sexta-feira, 31 de outubro de 2014

50% dos pacientes do IJF ainda vêm do Interior do Ceará


Image-0-Artigo-1731714-1O acidente de moto ocorreu a 87 Km de Fortaleza, no município de Paracuru, mas vítima, o operário Jorge Araújo, 28 anos, teve de ser transferida, imediatamente, para o Instituto Dr. José Frota (IJF), na Capital. Procedimentos do tipo ainda sobrecarregam a unidade. A abertura dos Hospitais Regionais - em Sobral e Juazeiro - amenizou um pouco a situação. Por outro lado a carência de uma unidade de alta complexidade na Região Metropolitana (RM) continua agravando a lotação. Hoje, 50% das internações no hospital são de pessoas do Interior. Na emergência, 29% dos 6.635 pacientes atendidos, neste ano, não são de Fortaleza. Deste total, 70% são oriundos da Região Metropolitana.
"Lá nunca atendem esse tipo de trauma. É preciso correr para Fortaleza", lamenta o mototaxista Edivanilson Albuquerque, tio do operário que no último sábado (25), após dirigir-se ao Hospital de Paracuru, com o dedo do pé quebrado, foi encaminhado ao hospital em Fortaleza. A situação é recorrente. Em 2013, dos 79.235 atendimentos feitos na emergência do IJF, 28% deles foram de pacientes oriundos do Interior. Das 16.579 internações no ano passado, relacionadas, sobretudo, ao tratamento de traumas, 47% foram de pessoas de fora de Fortaleza.
Apesar de não dispor ainda do balanço da quantidade de internações realizadas em 2014 que, conforme a assessoria do IJF, só serão disponibilizados ao setor no fim do ano, o superintendente do IJF, Walter Frota estima que a relação de internações permanece a mesma entre pacientes do Interior e da Capital. "Neste ano, metade das pessoas internadas são de outros municípios com destaque para Caucaia e Maracanaú", ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário