segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Cúpula do PT quer expulsar senador Delcídio do Amaral


A cúpula do PT quer expulsar o senador Delcídio do Amaral (MS) do partido e deve deliberar sobre o caso na reunião do Diretório Nacional da sigla, na sexta (26), no Rio.
Inicialmente, o caso de Delcídio, que está suspenso do PT, não estava na pauta do encontro, mas como o senador foi solto e retorna ao Senado, os dirigentes petistas avaliaram que seria melhor decidir logo.
Segundo artigo do estatuto do PT, o Diretório Nacional pode convocar a Comissão de Ética do partido para analisar as acusações contra o senador, que tem pelo menos dez dias para apresentar sua defesa. Em seguida, a comissão elabora um relatório recomendando à cúpula do PT expulsar ou não o parlamentar, ou a adoção de outras medidas disciplinares.

Rejeição a Lula cresce 6 pontos desde outubro, diz Ibope


Nos últimos quatro meses, quando a crise econômica se aprofundou e o noticiário imobiliário sobre o ex-presidente se generalizou, o potencial de voto de Lula caiu de 41% para 33%. Hoje, só um terço dos eleitores brasileiros diz que votaria com certeza (19%) ou poderia votar (14%) no petista. O resto não respondeu ou disse não conhecê-lo o suficiente para opinar.
Sua maior perda de cacife eleitoral foi no Nordeste, onde, pela primeira vez em dez anos, o potencial de voto do ex-presidente (47%) se equivale tecnicamente à sua rejeição (48%).
Se uma onda gravitacional antecipasse 2018 para amanhã, Lula estaria condenado eleitoralmente? Depende do ponto de vista.
Pela ótica petista, Lula, mesmo sob bombardeio, mantém 19% de eleitores que “com certeza” votariam nele, o que é sempre um atalho para chegar ao segundo turno de qualquer eleição. Nenhum outro presidenciável tem um capital inicial desse tamanho.
Na perspectiva anti-petista, Lula seria praticamente “inelegível”, pois, como 61% dizem que não votariam nele de jeito nenhum, o petista não alcançaria a necessária maioria absoluta dos votos válidos para conquistar o terceiro mandato.
Há que se relativizar ambas as conclusões.
Os 19% de votos “certos” de Lula hoje eram 23% quatro meses atrás e 33% há menos de dois anos. Vê-se que “certeza” não é um conceito absoluto em política. A convicção do eleitor é tão volúvel quanto o PMDB. E como a crise econômica só faz piorar, a curva descendente de Lula pode afundar ainda mais.
Um petista poderia argumentar que, do mesmo modo, a rejeição também pode diminuir, como diminuiu em 2006. Em tese, sim, mas reverter uma tendência é sempre mais difícil. E a sangria de Lula dessa vez é muito maior do que na época do mensalão.
O melhor argumento dos lulistas é que o eleitor não rejeita apenas Lula. A rejeição aos seus potenciais adversários varia dos 42% de Marina Silva aos 52% de José Serra, com Aécio Neves (44%), Geraldo Alckmin (47%) e Ciro Gomes (45%) no meio – incluídos aí os 7% de eleitores que rejeitam todos os seis.
Toda eleição é uma comparação. E, em especial no segundo turno, uma comparação negativa: a escolha do mal menor.
Portanto, tão importante quanto quem o eleitor mais aprecia é quem ele mais rejeita. Hoje, há muito mais demonstrações públicas de ódio a Lula do que a qualquer outro presidenciável. Tais amostras representam todo o eleitorado? As pesquisas conhecidas não comparam intensidades de ódios múltiplos.
O que a pesquisa Ibope mostra é que a rejeição a Lula foi a única que cresceu desde outubro. A de Marina caiu oito pontos; a de Ciro, sete; a de Alckmin, cinco; as de Aécio e Serra oscilaram negativamente, dentro da margem de erro.
Porém, nenhum dos cinco conseguiu transformar essa menor rejeição em simpatizantes. Todos continuam com taxas de votos “certos” e “potenciais” equivalentes às que tinham em outubro: 41% (13% de “com certeza” mais 28% de “poderia votar”) para Marina, 40% (15% + 25%) para Aécio, 32% (8% + 24%) para Serra, 30% (23% + 7%) para Alckmin, e 19% (4% + 15%) para Ciro.
Onde foram parar os eleitores que deixaram de rejeitá-los? No muro. Agora, dizem que não os conhecem o suficiente para opinar.
Afinal, Lula está vivo eleitoralmente? Ele tem 13% de eleitores exclusivos, que votariam “com certeza” só nele, contra 8% de Aécio e 7% de Marina. O petista pode estar “inelegível”, mas ainda tem cacife para influir decisivamente na eleição.

Estadão

HOMEM É BALEADO E TEM MOTO TOMADA DE ASSALTO EM PARAMBU


O agricultor Francisco Firmo de Araújo (Assis), 58 anos, residente na Rua Severino Alves Pereira, foi vítima de assalto neste sábado, 20, por volta das 20:00hs. Assis estava em sua residência, quando foi surpreendido com a chegada de dois homens em uma moto, usando jaqueta e capacete, que anunciaram o assalto levando a sua moto Fan, 125, cor preta, ano 2007/2008, placa HYM-1402 – Tauá.Os assaltantes ainda chegaram a efetuar dois disparos dentro da residência, atingindo a vítima no pé esquerdo. Os assaltantes fugiram tomando rumo ignorado. A vítima foi socorrida para o Hospital Dr. Cicero Ferreira Filho, aonde foi atendida e encontra-se internada.A polícia foi comunicada e realiza diligências.

Blog:Lenno Barbosa

MAIS UMA EXECUÇÃO EM TAUÁ


FOTO - BLOG DO EDY FERNANDES
Mais um assassinato à bala foi registrado em Tauá. O fato aconteceu na tarde desse sábado, 20,no bairro Bezerra de Sousa,próximo ao centro de Nutrição. A vítima foi o jovem Antônio Igor Hans Fernandes,19 anos,filho de Silvânia Fernandes, residente no conjunto Domingos Gomes.Ele passava no local quando apareceram dois homens em uma moto e um efetuou vários disparos. Antônio Igor morreu no local.A dupla fugiu tomando rumo ignorado.A vítima tinha passagens pela polícia, desde quando era menor de idade,por envolvimento com tráfico de droga e porte ilegal de arma de fogo.O corpo já foi Conduzido pelo rabecão para o IML de Tauá.

EM MENOS DE 24 HORAS MAIS UM ASSASSINATO EM TAUÁ


FOTO - BLOG DO EDY FERNANDES
Mais um homicidio à bala foi registrado em Tauá,em menos de 24 horas do último ocorrido.O fato aconteceu no inicio da tarde desse domingo,21,na rua Alfredo Ferreira Vale,no bairro Alto Brilhante.O modus operandi foi o mesmo,dois homens chegaram em uma motocicleta de cor escura e um deles efetuou disparos contra o rapaz que foi atingido por pelo menos um tiro à altura do peito.Ele foi socorrido para o Hospital Dr. Alberto Feitosa,pela equipe do Ronda do Quarteirão, ainda com vida,mas logo veio a óbito.A vitima não portava qualquer documento,mas foi identificada.Trata-se do menor Lucas Teles Nonato,conhecido como Telinha,17 anos,residente na rua Zezinho Lima,bairro Meireles,filho de Antonio Nonato Neto e Maria da Conceição Teles.Segundo a informação de familiares,ele estava na rua Alfredo Ferreira Vale,onde aconteceu o fato,cuidando da residência,tarefa que estava exercendo há cerca de duas semanas.Telinha já tinha sido apreendido várias vezes por envolvimento com furto e droga.O rabecão da pericia forense foi acionado para conduzir o corpo para o IML de Tauá. 

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Criança com microcefalia morre em Ipaumirim

Bebê Isaac no colo da mãe, Sabrina, e ao lado do pai, Wallison Dantas. Foto: divulgação
Foto: Fabiane de Paula
O bebê José Isaac, que nasceu com microcefalia, em 30 de outubro passado, morreu nesta quinta-feira (18), na cidade de Ipaumirim, no Centro-Sul cearense. De acordo com o hospital local, a causa foi uma parada cardiorrespiratória.O caso obteve ampla repercussão na cidade. O enterro está marcado para as 17 horas.A família está abalada, mas mantém firme confiança em Deus. Isaac era o primeiro filho do jovem casal.“Estamos arrasados, mas Deus nos dá o conforto”, disse o pai do bebê, José Wallison Dantas, 24 anos. A mãe Kelly Sabrina Gonçalves da Silva, 23, permanece ao lado do filho, no velório, em casa. Havia expectativa de na próxima terça-feira, Isaac começar o tratamento de fisioterapia. “Às duas horas da madrugada acordei e vi que meu filho não se mexia, levamos de imediato para o hospital, tentaram reanimá-lo, mas ele teve uma parada cardíaca”, contou Wallison Dantas.

Ceará hoje tem confirmado 24 casos de microcefalia em 15 municípios, com nove óbitos e outros três em investigação, conforme o último boletim publicado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
Pais e Isaac.
Pais e o pequeno Isaac
CASO
Isaac é um dos bebês que nasceram com microcefalia no Brasil no ano passado. Kelly Sabrina, mãe de Isaac, fez o pré-natal em um posto de saúde e teve acompanhamento de um médico em Icó.
Aos três meses de gestação ela teve sintoma dos vírus da zika, mas logo as manchas foram embora. “Teve febre, ficou vermelha, mas foi medicada e liberada em seguida”, contou a mãe de Sabrina, Socorro Pereira. “Não se sabia de nada, não houve diagnóstico”.
A família solicitou um exame de ultrassom e depois uma ressonância. Mais dois exames de ultrassom foram realizados, na rede privada. Os sinais de malformação só foram detectados aos oito meses de gestação. “Os médicos diziam que era uma síndrome ou malformação”, contou Socorro Pereira.
Socorro Pereira se queixa da falta de atenção da secretaria de Saúde do município que não conseguiu vaga em um hospital de referência em Fortaleza. Kelly foi transportada para Fortaleza na noite do dia 29 de outubro, quando já estava em trabalho de parto.
Viajou em um carro comum com motorista da Prefeitura, ao lado da mãe e do marido. A criança nasceu na capital cearense na manhã do dia 30, com cerca de 1,5 kg e foi direto para a UTI e em seguida para uma unidade de médio risco, no Hospital César Cals. Isaac teve alta em 24 de dezembro e permaneceu na casa de parentes em Fortaleza até 17 de janeiro, quando retornou para Ipaumirim.
Depois de confirmada a microcefalia, o caso foi notificado às autoridades, que ainda averigua a causa da má formação no bebê.

Criança com microcefalia morre em Ipaumirim

Bebê Isaac no colo da mãe, Sabrina, e ao lado do pai, Wallison Dantas. Foto: divulgação
Foto: Fabiane de Paula
O bebê José Isaac, que nasceu com microcefalia, em 30 de outubro passado, morreu nesta quinta-feira (18), na cidade de Ipaumirim, no Centro-Sul cearense. De acordo com o hospital local, a causa foi uma parada cardiorrespiratória.O caso obteve ampla repercussão na cidade. O enterro está marcado para as 17 horas.A família está abalada, mas mantém firme confiança em Deus. Isaac era o primeiro filho do jovem casal.“Estamos arrasados, mas Deus nos dá o conforto”, disse o pai do bebê, José Wallison Dantas, 24 anos. A mãe Kelly Sabrina Gonçalves da Silva, 23, permanece ao lado do filho, no velório, em casa. Havia expectativa de na próxima terça-feira, Isaac começar o tratamento de fisioterapia. “Às duas horas da madrugada acordei e vi que meu filho não se mexia, levamos de imediato para o hospital, tentaram reanimá-lo, mas ele teve uma parada cardíaca”, contou Wallison Dantas.

Ceará hoje tem confirmado 24 casos de microcefalia em 15 municípios, com nove óbitos e outros três em investigação, conforme o último boletim publicado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
Pais e Isaac.
Pais e o pequeno Isaac
CASO
Isaac é um dos bebês que nasceram com microcefalia no Brasil no ano passado. Kelly Sabrina, mãe de Isaac, fez o pré-natal em um posto de saúde e teve acompanhamento de um médico em Icó.
Aos três meses de gestação ela teve sintoma dos vírus da zika, mas logo as manchas foram embora. “Teve febre, ficou vermelha, mas foi medicada e liberada em seguida”, contou a mãe de Sabrina, Socorro Pereira. “Não se sabia de nada, não houve diagnóstico”.
A família solicitou um exame de ultrassom e depois uma ressonância. Mais dois exames de ultrassom foram realizados, na rede privada. Os sinais de malformação só foram detectados aos oito meses de gestação. “Os médicos diziam que era uma síndrome ou malformação”, contou Socorro Pereira.
Socorro Pereira se queixa da falta de atenção da secretaria de Saúde do município que não conseguiu vaga em um hospital de referência em Fortaleza. Kelly foi transportada para Fortaleza na noite do dia 29 de outubro, quando já estava em trabalho de parto.
Viajou em um carro comum com motorista da Prefeitura, ao lado da mãe e do marido. A criança nasceu na capital cearense na manhã do dia 30, com cerca de 1,5 kg e foi direto para a UTI e em seguida para uma unidade de médio risco, no Hospital César Cals. Isaac teve alta em 24 de dezembro e permaneceu na casa de parentes em Fortaleza até 17 de janeiro, quando retornou para Ipaumirim.
Depois de confirmada a microcefalia, o caso foi notificado às autoridades, que ainda averigua a causa da má formação no bebê.

Mudança de partido: Senado promulga PEC abrindo a janela partidária para as eleições de 2016

Clique para Ampliar
O Congresso Nacional promulgou nesta quinta-feira, 18, a Emenda Constitucional 91, que abre espaço para que políticos detentores de mandatos eletivos proporcionais (deputados e vereadores) possam mudar de partido sem a perda do cargo. A emenda cria a chamada “janela partidária”, um prazo de 30 dias para que os políticos mudem de legenda sem punição por infidelidade partidária.
O texto é derivado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 113/2015, originária da Câmara dos Deputados (onde tramitou como PEC 182/2007). A promulgação ocorreu em rápida sessão no Plenário do Senado, dirigida pelo 1º vice-presidente da Mesa do Congresso, deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA). A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), 2ª vice-presidente, fez a leitura oficial do texto da emenda promulgada.
A janela partidária era apenas um dos pontos da PEC 113/2015, que trata mais amplamente da reforma política. O restante dos itens foi desmembrado e continua tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Entre os pontos a serem analisados, está a possibilidade do fim de reeleição para presidente, governador e prefeito.
O relator da matéria na CCJ, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), explicou à época que só havia consenso para que fosse votado ainda em 2016, na comissão, o artigo referente à janela eleitoral.
Pela legislação atual, os parlamentares só podem mudar de legenda, sem correr risco de perder o mandato, se forem para um partido recém-criado. O entendimento é de que o mandato pertence ao partido que elegeu o candidato. Senadores, prefeitos e governadores, no entanto, não estão sujeitos a essa regra, pois são titulares de cargos majoritários.
Segundo informação da Secretaria Geral da Mesa do Senado, o prazo começa a contar a partir da publicação da EC 91/2016 no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nesta sexta-feira (19).

Fundo Partidário

A troca partidária, porém, não será considerada para fins de distribuição do dinheiro do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão. Esse cálculo é proporcional ao número de deputados federais de cada legenda.
Na prática, portanto, os partidos contemplados agora com filiações de novos deputados federais não vão se beneficiar com mais recursos nem adicional de tempo de rádio e televisão nos dois próximos pleitos — as eleições de outubro próximo (prefeitos e vereadores) e o pleito geral de 2018 (presidente, governadores, deputados federais e estaduais).
Um dos interesses na troca de partido nesse momento são as eleições de outubro desse ano. Os atuais deputados federais e estaduais, por exemplo, ganham condições de viabilizar suas candidaturas ao cargo de prefeito por meio de legendas mais estruturadas ou que estejam mais afinadas com suas ideias.
Site: Senador Federal

Ceará deve ter chuva em todas as regiões na sexta e sábado

Chuva causa alagamentos em Fortaleza (Foto: Reprodução/ TV Verdes Mares)
Chuva causa alagamentos em Fortaleza (Foto: Reprodução/ TV Verdes Mares)
Deve chover em todas as regiões do Ceará na sexta (19) e sábado (20) segundo previsão do tempo divulgada nesta quinta-feira pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Entre 0h e 15h desta quinta (18), choveu 43 milímetros em FortalezaA chuva ocorreu especialmente nos municípios da Região Metropolitana deFortaleza (RMF),  na Região Centro Norte do Ceará. Municípios como Caucaia, Pacatuba, Maranguape e Maracanaú também tiveram registros. A Zona de Convergência Intertropical  é o principal sistema meteorológico que atua durante a quadra chuvosa no Estado. De acordo com os meteorologistas, ela deve permanecer trazendo eventos de chuva no Ceará até, pelo menos,

o próximo sábado (20), principalmente no Centro Norte do Estado.
Segundo Ferran, a previsão para esta sexta-feira (19) é de neblina variável com eventos de chuvas isoladas na Região Centro-Norte do Estado. Na terça-feira (23), a instituição fará a divulgação do prognóstico para os meses de março, abril e maio,. Veja nas imagens do radar a incidência de chuvas em tempo real no Ceará.
Transtornos
A chuva do início da tarde, apesar de rápida, causou transtornos na capital. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), foram registradas duas quedas de árvores, dois pontos de alagamento e um semáforo intermitente até as 14h45

De acordo com a AMC, carros da empresa foram enviados para checar as ocorrências de quedas de árvore nas Ruas Coronel Antonio Gadelha, no Bairro Messejana; e na Rua Guilherme Perdigão, no Bairro Parangaba. O ponto de alagamento registrado na AMC foi no cruzamento da Avenida Heráclito Graça com a Rua Antonio Augusto. A instituição também alerta para o cuidado com o trânsito por conta de um semáforo intermitente na Rua Porto Velho, no Bairro Henrique Jorge.

PARAMBUENSE PRATICA O SUICIDIO NO ESTADO DO MARANHÃO


Foto - Blog Lenno Barbosa 
Praticou suicídio por enforcamento, na madrugada desta quarta-feira, 17, em sua residência, na cidade de Riachão-Maranhão, o parambuense Joseliano Gomes da Silva, solteiro, 26 anos, filho de Jucelino Gomes da Silva e Maria Gomes (Já falecida). A família não soube informar qual motivo teria levado a Joseliano praticar o suicídio. O mesmo já residiu na Localidade de Ipueiras-Parambu, aonde possui muitos familiares.
 O corpo está sendo velado na cidade de Riachão–Maranhão e será sepultado hoje, na cidade de Porto Franco-Maranhão.

Blog:Lenno Barbosa

CNJ cobra manifestação do TJCE sobre corte de gratificação


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, na terça-feira, 16, o prazo de 48 horas para que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) se manifeste sobre o corte da Gratificação por Alcance de Metas (GAM) dos oficiais de justiça. A ação é movida pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus) que critica a retirada da gratificação, alegando que não houve direito a ampla defesa e devido processo legal. Em nota, o TJCE informou que encaminhou a manifestação para o CNJ acerca do Procedimento de Controle Administrativo.
Os oficiais de justiça do Estado estão em greve desde 3 de agosto do ano passado. Eles não pedem reajuste salarial, mas cobram o enquadramento de concursados de nível médio em nível superior, o aumento de 180% na Indenização de Transporte, congelado desde 2010, segundo a categoria; e o enquadramento de analistas judiciários em isonomia regimental com vigência em orçamento futuro.
O Sindojus critica que a suspensão da gratificação fere a Constituição e prejudica o andamento dos processos judiciais, “em virtude da desmotivação e do desrespeito com a categoria, contribuindo para agravar ainda mais a morosidade do Judiciário”.
O POVO

STF: Receita pode acessar dados bancários sem autorização judicial


A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) (6 a 1) votou nesta quinta-feira (18) pela manutenção da validade da Lei Complementar nº 105/2001, que permite à Receita Federal acessar informações bancárias de contribuintes sem autorização judicial. O julgamento foi interrompido e será retomado na semana que vem, com os votos dos quatro ministros que ainda não votaram.
Até o momento, votaram a favor de continuidade do acesso os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber e Dias Toffoli. Somente o ministro Marco Aurélio votou pela inconstitucionalidade da norma, por entender que o compartilhamento dos dados entre o Fisco e as instituições bancárias trata-se de quebra de sigilo fiscal. “No Brasil pressupõe-se que todos sejam salafrários, até que se prove o contrário. A quebra de sigilo não pode ser manipulada de forma arbitrária pelo poder público”, disse.
A Receita Federal defende o acesso aos dados fiscais para combater a sonegação fiscal. De acordo com o órgão, o acesso a informações bancárias junto do Banco Central e às instituições financeiras não é feito de forma discriminada e ocorre somente nos casos estabelecidos pela lei. Segundo nota técnica divulgada pela Receita, os dados financeiros do contribuinte são acessados após abertura de procedimento fiscal e com conhecimento dele.
A Corte julgou um recurso de um contribuinte que defendeu a necessidade da autorização judicial prévia para que a Receita possa acessar os dados bancários.

PT pede arquivamento de ação contra Dilma e Temer no TSE


O PT pediu ontem (18) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o arquivamento da ação na qual o PSDB pede a cassação dos mandatos da presidenta Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer. Os tucanos alegam que houve irregularidades fiscais na campanha presidencial petista relacionadas a doações de empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato.
O PT sustenta que as contas da campanha eleitoral da Dilma e Temer foram aprovadas pelo tribunal em dezembro de 2014 e que, por isso, os fatos alegados pelo PSDB já foram julgados. Na manifestação, o PT também alega que o PSDB apresentou apenas ilações sobre supostas irregularidades nas contas eleitorais da campanha presidencial.
A defesa petista afirma que a coligação oposicionista também recebeu doações de empresas que foram citadas na Lava Jato. De acordo com levantamento do partido, os tucanos receberam 31,38% de empreiteiras do total de receitas arrecadadas em 2014.
“Não é crível imaginar que as empresas investigadas na operação policial por fraude à licitação e formação de cartel tenham condições de diferenciar dinheiro de corrupção e dinheiro sem corrupção. Se as doações ocorridas ao Partido dos Trabalhadores por estas empresas são consideradas como de corrupção, logicamente que as doações ocorridas ao partido PSDB, à Coligação Muda Brasil, também o são”, argumentam os advogados.
Mais cedo, os advogados da presidenta Dilma Rousseff entregaram ao TSE a defesa na ação de investigação. De acordo com os advogados da presidenta, o PSDB pretende obter no TSE “aqueles inúmeros votos que não conseguiu nas urnas.

Pancada de chuva com fortes ventos derrubam árvore e estrutura metálica em Tauá

Clique para Ampliar
Foto do Blog do Wilrismar
Uma pancada de chuva com fortes rajadas de ventos e trovões foi registrada na tarde desta quinta-feira, 18, em Tauá, e recebida com euforia pela população tendo em vista que há cerca de duas semanas não há registro de chuvas no município. A precipitação também provocou alguns pontos de alagamentos nas Avenidas, José Waldemar Rêgo(Parque da Cidade), Cel. Vicente Alexandrino de Souza e na Rua Bernardo de Castro, locais percorridos pela reportagem. No centro da cidade o sistema de drenagem ainda em construção, funcionou bem.

Os fortes ventos derrubaram a estrutura metálica do estacionamento do Hotel Maria Bastos, às margens da BR 020 e provocaram a queda de uma árvore na Rua Bernardo de Castro.
O pluviômetro da Rádio Difusora no centro da cidade registrou 22 milímetros.
Ninguém se feriu.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

SECA - Chuvas diminuem em fevereiro

IMAGEM - DN ONLINE
A alegria que se espalhou em quase todo Estado com a chegada das precipitações na segunda quinzena de janeiro passado, começa a se transformar em preocupação para os moradores do sertão. Há vários municípios que não registram chuva há mais de dez dias. Outros tiveram precipitações muito reduzidas em fevereiro. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva, no fim de semana, em apenas 12 cidades. De acordo com a Funceme, só choveu em nove municípios neste domingo. Os cinco maiores registros
foram em: Porteiras (31mm), Chaval (25mm), Missão Velha (19mm), Lavras da Mangabeira (10mm) e Brejo Santo (8mm). No sábado, só houve registro em três cidades: Tamboril (37mm), Porteiras (9mm) e Araripe (4mm).
Nebulosidade
A Funceme prevê para hoje dia com nebulosidade variável com possibilidade de ocorrência de chuvas isoladas no Noroeste e Sul do Ceará. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Para a terça-feira (16), a previsão é de tempo com nebulosidade variável, com possibilidade de chuvas isoladas no Noroeste, Centro-Sul e região Jaguaribana. Nas demais regiões, céu com poucas nuvens.
O volume de água acumulado nos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) voltou a cair. Agora a média é de 12,8%. Só um está sangrando (Caldeirões, em Saboeiro) e 129 permanecem com volume inferior a 30%.

CRISE HÍDRICANO CEARÁ - Arce aponta medidas de racionamento de água

Foto: JL Rosa / Diário do Nordeste
Diante do prognóstico de 65% de probabilidade de que as chuvas fiquem abaixo da média histórica no Ceará durante a quadra chuvosa (fevereiro a maio) e da situação hídrica do Estado, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) elaborou resolução com diretrizes para iniciar medidas contingenciais e de racionamento de água no Estado, inclusive em Fortaleza, caso seja necessário. As normas relativas às dimensões técnicas, econômicas e sociais
de prestação dos serviços já estão disponibilizadas no endereço eletrônico da Arce, mas ainda podem sofrer alterações a partir de consulta pública que começa hoje.
Pela resolução inicial, estão previstas interrupções no abastecimento de água e até utilização de carros-pipa, não só no Interior, mas também na Capital. O estabelecimento da norma é uma exigência da Lei Nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que determina diretrizes nacionais para o saneamento básico.
Em atendimento a essa obrigação, a Coordenadoria de Saneamento Básico da Arce (CSB) propôs, com apoio da Procuradoria Jurídica do órgão (PRJ), essa resolução que dispõe sobre a gestão de riscos dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
O documento tem como objetivo estabelecer condições mínimas para implantação das medidas de contingência e enfrentamento de situações emergenciais nos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário operados pelo prestador de serviços, no caso a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
Uma das medidas da resolução é a criação do Plano de Emergência e Contingência, que tem como foco orientar, disciplinar e determinar os procedimentos a serem adotados em situações de emergência, de calamidade ou em eventos programados que impliquem anormalidade nos sistemas de abastecimento de água e esgoto. A intenção é, segundo a resolução, propiciar as condições necessárias para o pronto atendimento aos usuários, por meio de ações rápidas e seguras.
O engenheiro sanitarista Alexandre Caetano da Silva, analista de regulação da Arce, considera que não há alternativa de não implantar a resolução, haja vista que é uma imposição da política nacional de saneamento básico. "A resolução aumenta a transparência na prestação do serviço público e contribui para evitar, mitigar ou tratar os efeitos danosos decorrentes de situações de emergência", pontua.
Alexandre Caetano ainda informa que, considerando a complexidade e diversidade das eventuais situações de risco, é difícil estabelecer o grau dos impactos positivos, se implantadas as medidas segundo os procedimentos disciplinados pela proposta de resolução.
Medidas
De acordo com a resolução da Arce, a implantação do racionamento será baseada no Plano de Emergência e Contingência que propõe que as interrupções no abastecimento de água ocorram de forma mais homogênea possível, observadas as condições técnicas de cada sistema e evitando ao máximo a interrupção por períodos e frequências muito superiores em algumas regiões em detrimento de outras.
O documento indica o abastecimento de água potável, por meios regulares ou alternativos (carros-pipa), a usuários essenciais, que são as creches, escolas, instituições públicas de ensino, hospitais, atendimentos destinados à preservação da saúde pública e estabelecimentos de internação coletiva.
A resolução ainda estabelece que o abastecimento residencial deve ser priorizado, com os menores períodos e frequências de interrupção possíveis, em detrimento das zonas estritamente comerciais ou industriais. De acordo com o documento, também deverão ser feitas campanhas visando o uso racional e moderado da água.
Segundo o Artigo 13, os horários e datas de interrupção no abastecimento de água devem ser avisados com antecedência mínima de 72h, em todos os meios de comunicação disponíveis, como internet, rádios, jornais, carros de som, postos de atendimento, em locais de grande concentração de pessoas, como igrejas, escolas, centros comunitários e outros.
Conforme está disposto na resolução, para que qualquer ação de racionamento seja tomada, a Cagece deve repassar um plano a ser submetido à apreciação da Arce, que poderá solicitar, a qualquer tempo, esclarecimentos sobre a proposta do prestador de serviços. A Companhia terá, então, prazo de 15 dias para se manifestar.
Analisada a proposta, a Cagece poderá adotar as medidas de racionamento, observando as diretrizes estabelecidas no Plano de Emergência e Contingência em vigor e as normas de comunicação das interrupções aos usuários e ao regulador. Em caso de descumprimento do Plano, a Cagece fica sujeita à penalidade de multa por parte da Arce.
Cagece diverge
Em nota técnica publicada na última sexta-feira, no endereço eletrônico da Arce, a Cagece contesta pontos da resolução. Na comunicação, datada do dia 23 de dezembro de 2015, a Companhia sugere uma série de modificações na resolução, como o cancelamento de dez incisos e oito artigos do documento, além de alterações a serem incorporadas ao texto.
Segundo declarações da Companhia de Água e Esgoto à Arce, "a elaboração dos planos e a formação de equipes para gestão dos planos, para atender o nível de complexidade exigido na minuta de Resolução, gerarão, para a Companhia um custo elevado, apesar de ainda não existir nenhum modelo e princípio de gestão de risco de operação e nem estimativa do montante de recursos necessários para sua implantação".
A reportagem procurou a Cagece para obter esclarecimentos e o posicionamento da instituição sobre as medidas da Resolução da Arce. Por meio da assessoria de imprensa, o órgão informou que não irá se pronunciar sobre o assunto.
Mais informações:
Arce - Av. Santos Dumont, 1789 - Ed. Potenza - 14º andar - Aldeota
- Fortaleza - CEP: 60.150-160
Telefone: (85) 3101-1014
 por João Lima Neto - Repórter

BANDIDOS PRATICAM ASSALTOS EM SÉRIE EM QUITERIANÓPOLIS

Dois elementos armados e encapuzados praticaram uma série de assaltos, na noite desse domingo (14), em Quiterianópolis. A primeira ocorrência foi registrada no Bairro Santa Clara e teve como vítima o professor Cleyton Sousa (Cleiton Padre). O professor estava em seu carro, um corola preto, ano 2011, quando foi abordado por um elemento armado e encapuzado. O assaltante tomou o veículo e saiu em direção a localidade São Gonçalo e, em seguida, a estrada que dá acesso a vila de Santa Rita. Conforme informação de populares, em Santa Rita, os assaltantes entraram no Bar do Tevaldo, abordaram algumas pessoas que estavam no local, levando dinheiro e pertences como celulares e joias. Em seguida, a dupla saiu em alta velocidade.


Já na localidade Pombo, os assaltantes abandonaram o Corola com a chave na ignição e tomaram a moto de um jovem que estava com familiares, na calçada da própria residência. O jovem é filho do Sr. Cição (já falecido).
Após abandonar o carro e pegar a moto, os elementos seguiram em direção ao Besouro. A Polícia foi acionada e fez diligências, mas não conseguiu colocar as mãos nos bandidos.

Repórter:Cicero Lacerda

Zika pode provocar alteração neurológica até a idade escolar, acreditam médicos


Microcefalia e graves problemas oculares podem não ser as únicas consequências do zika vírus em crianças infectadas na barriga da mãe. Com o avanço de casos no Brasil, especialistas passaram a afirmar que, no futuro, outros prejuízos neurológicos, como atraso intelectual ou perda auditiva, poderão ser associados à infecção e detectados somente no início da vida escolar.
O diagnóstico, no entanto, só poderá ser feito com propriedade se os bebês nascidos de meados do ano passado para cá, quando teve início a epidemia no País, receberem acompanhamento médico rotineiro.
Especialistas ouvidos pelo Estado afirmam que todas as crianças de mulheres que tiveram suspeita ou confirmação de zika durante a gestação devem ter seus filhos monitorados, independentemente de quadros associados de microcefalia.

Em dois dias, 30 pessoas são assassinadas no Ceará


Trinta pessoas foram assassinadas na última sexta-feira, 12 e no sábado, 13, em todo o Ceará, segundos os dados do boletim da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Somente na sexta, foram 19 homicídios, oito deles na capital cearense. Com isso, a média de assassinatos nos últimos dois dias fica de 15 mortes por dia – maior que a média do fim de semana de Carnaval.
Em Fortaleza, os crimes de sexta-feira, 12, foram registrados nos bairros Passaré, Jardim Iracema, Planalto do Pici, Pici (três casos), Demócrito Rcha (rua Paulo Frontin) e Paupina. Os crimes no Pici foram registrados em um intervalo de menos de 15 minutos, entre às 22h47min e às 22h56 min.
No último sábado, 13, foram contabilizados sete assassinatos na capital Cearense. Cinco dos crimes ocorreu em áreas próximas, em um intervalo de uma hora e 22 minutos. A primeira morte foi registrada às 21h46min na rua Cláudio Manuel, no Pici. Em seguida, ocorreram assassinatos às 21h49min na Barra do Ceará, às 22h01min no Jardim Iracema e às 23h08min no Elllery (duas mortes). O restante dos homicídios foi mais cedo, nos bairros Antônio Bezerra (18h31min) e Messejana (19h35min).
Na Região Metropolitana, foram registrados setes homicídios no sábado e um no domingo, em Maranguape. Os crimes na RMF, no sábado, ocorreram em Caucaia (três casos), Chorozinho, Itaitinga (dois casos) e Pacajus.
O dia mais violento no Interior foi na sexta-feira, 12, quando seis pessoas foram assassinadas em Limoeiro do Norte, Brejo Santo, Quixadá, Morada Nova, Mulungu e Santa Quitéria. No último sábado, 13, foram quatro assassinatos no interior Sul, em Caririaçu, Altaneira (duplo homicídio) e Senador Pompeu.
O POVO Online

Moto roubada em Tauá estava em poder de quadrilha desbaratada em Pedra Branca

Clique para Ampliar
Uma motocicleta encontrada com a quadrilha desbaratada em Pedra Branca, tinha sido tomada de assalto em Tauá. O veículo pertencente ao mototaxista José Rodrigues Cavalcante, residente no Bairro Meireles em Tauá, foi vítima de assalto, quando fazia um frete para um desconhecido que armado de revólver anunciou o assalto e se apoderou da motocicleta Honda, CG 150 Fan, placa ORP 0450, fato ocorrido no dia 23 de outubro do ano passado.
O veículo foi recuperado na última quinta-feira, 11, na localidade de Canabrava, na Zona Rural do município de Pedra Branca, onde houve troca de tiros entre policiais do Cotar e da Ciopaer e assaltantes e durante o confronto 3 bandidos morreram e 1 ficou ferido, armas foram apreendidas e 4 motocicletas recuperadada, entre as quais a do mototaxista de Tauá.
A acão policial foi em represália a onda de assaltos que vinha ocorrendo na BR 020 no trecho Tauá/Pedra Branca e Boa Viagem, onde passageiros dos vários ônibus que passavam no local foram assaltados.
Como a identificação da quadrilha ainda não foi divulgada pela Polícia de Pedra Branca, ainda não é possível saber se existem tauaenses envolvidos nos assaltos na BR 020.
Repórter Lindon Jonhson

Dupla pratica assaltos em série no município de Quiterianópolis

Clique para Ampliar
Dois elementos armados e encapuzados praticaram uma série de assaltos, na noite desse domingo (14), em Quiterianópolis. A primeira ocorrência foi registrada no Bairro Santa Clara e teve como vítima o professor Cleyton Sousa (Cleiton Padre).
O professor estava em seu carro, um corola preto, ano 2011, quando foi abordado por um elemento armado e encapuzado. O assaltante tomou o veículo e saiu em direção a localidade São Gonçalo e, em seguida, a estrada que dá acesso a vila de Santa Rita.
Conforme informação de populares, em Santa Rita, os assaltantes entraram no Bar do Tevaldo, abordaram algumas pessoas que estavam no local, levando dinheiro e pertences como celulares e joias. Em seguida, a dupla saiu em alta velocidade.
Já na localidade Pombo, os assaltantes abandonaram o Corola com a chave na ignição e tomaram a moto de um jovem que estava com familiares, na calçada da própria residência. O jovem é filho do Sr. Cição (já falecido).
Após abandonar o carro e pegar a moto, os elementos seguiram em direção ao Besouro. A Polícia foi acionada e fez diligências, mas não conseguiu colocar as mãos nos bandidos.
Repórter: Cícero Lacerda

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

COMARCA DE CATARINA CONHECERÁ HOJE JUIZ TITULAR


Aprovados em concurso de juiz escolhem nesta sexta comarcas onde irão atuarOs 76 aprovados no concurso para juiz substituto do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) escolhem, nesta sexta-feira (12/02), as comarcas de Entrância Inicial onde assumirão as funções. O ato ocorrerá a partir das 10h, durante sessão pública no auditório Dom Aloísio Lorscheider, localizado no subsolo do Palácio da Justiça, no Cambeba.
A ordem de classificação final do candidato no concurso definirá a sequência de escolha da comarca. Aqueles impossibilitados de comparecer poderão apresentar procuração. Já os ausentes renunciarão automaticamente à possibilidade de escolha da comarca para provimento inicial.
Todos assumirão as funções em comarcas do Interior, no cargo de juiz substituto. A medida integra uma série de ações da atual administração do Tribunal para aproximar o Judiciário da população e ampliar ainda mais a atuação da Justiça estadual. Todas as informações constam no Edital de Convocação nº 3/2016, publicado Diário da Justiça do dia 14 de janeiro.
POSSE
A posse está prevista para o dia 25 de fevereiro, durante sessão do Pleno do TJCE. No próximo dia 23, às 14h, no referido auditório, a chefe da Corte, desembargadora Iracema Vale, dará as boas-vindas aos novos magistrados.
Em seguida, haverá palestra sobre a importância da Justiça para o sistema democrático brasileiro. O palestrante será o doutor em Ciências Sociais e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Gustavo Raposo Pereira Feitosa. Os debatedores serão o desembargador Heráclito Vieira e o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Marcelo Roseno.
VITALICIEDADE
Os novos juízes farão Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos, que será promovido pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). A capacitação decorre da necessidade de qualificar os magistrados para o melhor desempenho das funções judicante e administrativa.
Além disso, constitui-se etapa obrigatória do processo de vitaliciamento, nos termos do artigo 93, IV da Constituição Federal, do artigo 157, do Código de Divisão e Organização Judiciária do Estado (Lei Estadual nº 12.342/94), bem como dos atos normativos editados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
COMARCAS
Aiuaba
Alto Santo
Amontada
Antonina do Norte
Ararendá
Araripe
Aratuba
Assaré
Baixio
Barro
Barroquinha
Bela Cruz
Campos Sales
Caririaçu
Cariús
Carnaubal
Catarina
Chaval
Croatá
Cruz
Farias Brito
Forquilha
Frecheirinha
Graça
Groaíras
Guaraciaba do Norte
Hidrolândia
Ibiapina
Ibicuitinga
Icapuí
Ipaporanga
Ipaumirim
Ipueiras
Iracema
Irauçuba
Itapiúna
Itarema
Itatira
Jaguaretama
Jaguaribe
Jati
Jijoca de Jericoacoara
Jucás
Madalena
Marco
Mauriti
Meruoca
Milagres
Monsenhor Tabosa
Morrinhos
Mucambo
Mulungu
Novo Oriente
Orós
Palmácia
Paracuru
Parambu
Pedra Branca
Pereiro
Piquet Carneiro
Poranga
Porteiras
Quiterianópolis
Quixelô
Quixeré
Redenção
Reriutaba
Saboeiro
Santana do Acaraú
Santana do Cariri
Solonópole
Tabuleiro do Norte
Tamboril
Umirim
Uruoca
Varjota
Ceará Agora

Capitão Wagner declara apoio à greve de professores e critica rede de ensino do Estado


Capitão Wagner declara apoio à greve de professores e critica rede de ensino do Estado
O deputado Capitão Wagner (PR) declarou, nesta quinta-feira (11), apoio ao anúncio de greve, prevista para esta sexta-feira (12), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute), voltou a criticar, nesta quinta-feira (11/02), a situação da educação pública em Fortaleza. O parlamentar manifestou apoio ao anúncio de greve do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute).
O deputado afirma que a educação municipal de Fortaleza enfrenta problemas relacionados à falta de infraestrutura e de valorização do professor. Os professores reivindicam reajuste do piso salarial e o repasse de 60% da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundeb).
“Os problemas também podem ser expandidos quando avaliamos a educação em âmbito estadual, pois algumas escolas do Estado ainda não tiveram suas aulas iniciadas porque o Governo do Estado dispensou três mil professores temporários, deixando várias crianças totalmente desamparadas”, salientou o republicano.
Defesa
O líder do Governo na Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), defendeu que o Governo do Estado tem realizado obras no setor e obtido sucesso. “Temos exemplos de sucesso nas últimas administrações do Estado, que representam a valorização da educação, como a construção de escolas profissionalizantes, o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que é referência nacional, os nossos índices no Instituto de Divulgação Educacional Brasileiro (Indeb), entre outros”, pontuou o pedetista.
Em relação à questão dos professores temporários, Evandro Leitão esclareceu que o Governo do Estado não está dispensando profissionais. “O professor temporário assina um contrato que tem período de início e de término. O que aconteceu é que alguns destes contratos acabaram e não foram renovados, o que não configura demissão”, ressaltou o líder do Governo.
Ceará News 7

Acopiara: Jovem perde a vida em acidente de trânsito

Jovem perde a vida em acidente de transito em Acopiara
Foto -  Acopiara News
Um acidente de transito ocorrido por volta de 21 horas da noite desta quinta feira dia 11, provocou a morte do jovem Antonio Lucas Pereira de 16 anos. O acidente ocorreu na Avenida Emidio Calixto, centro de Acopiara. De acordo com informações o jovem andava em uma moto Honda 150 vermelha na companhia de Marcos Alan Batista Silva, 16 anos, ambos vieram a se chocar com uma Honda Pop de cor branca. Na queda o jovem bateu fortemente a cabeça no meio fio, tendo morte imediata. Já o seu companheiro Marcos Alan foi socorrido ao Hospital Julia Barreto pelo SAMU e passa bem.

O condutor da Honda Pop, relatou que estava parado quando foi surpreendido com a pancada. Até o momento não temos a informação de quem estava conduzindo a motocicleta na qual andava a vítima fatal. O Rabecão foi acionado e esteve no local fazendo a remoção do corpo ao IML de Iguatu.
Fonte Acopiara News

Campanha da Fraternidade em 2016 foca em ações de saneamento básico no país

Clique para Ampliar
No momento em que o País enfrenta uma epidemia de casos de zika -e o aumento do registro de crianças com microcefalia- a Campanha da Fraternidade de 2016 terá como foco a necessidade de saneamento básico para toda a população.
A iniciativa foi lançada ontem em parceria entre a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e o Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs). “A falta de saneamento básico mata. A nossa família comum está sofrendo e morrendo por causa das enfermidades transmitidas pelo mosquito”, disse Dom Sergio da Rocha, presidente da CNBB.
O esgoto a céu aberto, o lixo nas ruas e o armazenamento incorreto da água são apontados por especialistas como principais fatores para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya.
O ministro Gilberto Kassab (Cidades) reconheceu que o Brasil “ainda está aquém” da oferta adequada de saneamento básico. “Por mais que nos últimos anos tivemos melhorias, ainda deixamos a desejar”, disse o ministro, presente à cerimônia. Ele ponderou que, hoje, o combate ao mosquito é a “prioridade absoluta” do governo.
A mobilização nacional contra o mosquito, defendida pela presidente Dilma Rousseff, inclui a participação de entidades religiosas. “O contexto em que estamos vivendo mostra que falar e mobilizar para o saneamento básico se torna cada vez mais necessário e urgente”, disse Dom Flávio Irala, presidente do Conic.
Em mensagem encaminhada à campanha no Brasil, o papa Francisco defendeu o envolvimento de “governantes e toda a sociedade”. “Todos nós temos responsabilidades com nossa casa comum”, diz o texto. O lema da campanha deste ano é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.
Dilma pede ajuda
A presidente Dilma Rousseff fez ontem um apelo a todas as igrejas cristãs para que mobilizem os fiéis no combate ao mosquito transmissor do vírus zika.
Dilma recebeu, no Palácio do Planalto, líderes de diferentes denominações religiosas para pedir que ajudem na orientação à sociedade sobre o trabalho para eliminar os criadouros do Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a febre chikungunya.
A presidente destacou que as lideranças religiosas possuem credibilidade para engajar os fiéis no combate ao inseto, evitando o acúmulo de água parada em casa. Segundo o governo, dois terços dos focos do mosquito estão localizados em residências.
Diante do aumento dos casos de microcefalia em bebês filhos de mulheres que contraíram o vírus zika, o debate sobre o aborto voltou à tona entre especialistas e religiosos. As lideranças das igrejas disseram que o tema não foi tratado na reunião com Dilma, mas concordaram com a urgência de se aprofundar no assunto. 

Site: O Povo Online

Morre o terceiro assaltante baleado pelo COTAR em Pedra Branca. Polícia divulga os primeiros nomes

Clique para Ampliar
Uma quadrilha especializada em ataques a ônibus intermunicipais foi desarticulada durante uma operação do Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Choque, com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), na tarde desta quinta-feira,11 , em uma fazenda no município de Pedra Branca.

De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Lauro Prado, a ação terminou com três mortos , dois presos e dois foragidos. Dois morreram no local do tiroteio e o terceiro veio a óbito ao dar entrada no Hospital de Pedra Branca.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 2 horas da madrugada a quadrilha atacou e desviou o ônibus na BR-020, que fazia o trajeto Campo Sales/Fortaleza.

 Foram rendidos 41 passageiros, todos levados para um matagal. Entre as vítimas existiam quatro policiais militares que acabaram identificados pela quadrilha, mas não houve reação. Pelo menos duas armas foram levadas, além de dinheiro e pertences dos passageiros.

O major Barreto Araújo diz que há um mês o grupo interceptava coletivos na BR-020, faziam reféns e roubavam todos os pertences. "Eles utilizavam motocicletas, que foram apreendidas. Eles também usavam as motos para interceptar os ônibus, surpreendiam o motorista, que se via obrigado a parar. Os veículos eram levados para matagais e eles utilizavam máscaras e balaclavas, que também foram apreendidas", relatou o oficial do Cotar.
120 vítimas nas ações 

O oficial ainda diz que outros dois ônibus foram atacados durante a madrugada, sendo um total de pelo menos 120 vítimas. "Recebemos informações de que eles estavam escondidos em uma fazenda entre Pedra Branca e Tauá, fomos recebidos com vários disparos e nos defendemos. Infelizmente, dois deles foram a óbito”, relatou.

Os policiais recuperaram as armas roubadas e apreenderam uma pistola .40, revólveres calibre 38 e um rifle 44Quatro motocicletas e celulares foram apreendidos. Foram presos Ovenilson Marcos da Silva Nascimento, 31, Francisco Joelio Vieira da Silva, 34 e Antônio Lucivando Ferreira da Silva, 28.

Conforme o coronel Lauro Prado, entre os suspeitos foragidos existe um lesionado.  Os presos seriam encaminhados à sede da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), em Fortaleza.
Site: Jornal O Povo

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

BAIXA GRANDE PERDE UM DE SEUS FILHOS ILUSTRES: MORREU PACHICO!

Faleceu na manhã desta quarta-feira  de cinzas (10/02) em Catarina o agricultor Francisco Adelino Silva, popularmente conhecido como Pachico da Baixa Grande. Pachico tinha 80 anos de idade e era casado à 56 anos com Maria Bento da Silva. Da união conjugal dos dois nasceram 10 filhos. O agricultor lutava a mais de 4 anos contra um cancer de estômago. Seu sepultamento acontecerá na manhã desta quinta-feira dia 11 na locaidade de Baixa Grande, lugar onde viveu grande parte de sua vida. O corpo está sendo velado na sua residência, localizada à Rua Vicente Gato, próximo ao Hospital Municipal. A celebração de corpo presente acontecerá hoje a noite às 8:00h na sua casa na cidade de Catarina. Homem simples e de bom coração, Pachico deixa um legado de honestidade, trabalho e dedicação à família e aos amigos. Nossos votos de pesar a toda família enlutada.