Os editais dos concursos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) serão publicados ainda neste semestre, segundo confirmou o secretário-interino Henrique Javi, após reunião na Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) com deputados, representantes da sociedade civil e sindicato dos médicos na noite de ontem.
O número de vagas dos certames não foi informado pelo secretário, porque, segundo ele, está sendo realizado estudo técnico para definir a quantidade necessária. Durante a reunião, a Sesa abordou que, para o Samu, deverão ser 1.500 novos profissionais contratados e 120 para o SVO.
Pelos próximos 60 dias, conforme estimativa de Javi, deverá estar em funcionamento um comitê focado na judicialização dos processos envolvendo a Saúde, com uma programação intersetorial. “Queremos que funcione como uma entidade, uma câmara técnica de assessoramento, para dar uma compreensão melhor das necessidades da população e aquilo que o sistema pode efetivamente garantir”, disse o secretário.
Ele explicou que o comitê já está envolvendo informalmente, desde março, juízes, procuradores, promotores de saúde e técnicos da secretaria. Só em 2014, R$ 90 milhões do orçamento estadual foram gastos para garantir o cumprimento de ações judiciais movidas contra o Estado com relação a medicamentos, tratamentos e outros serviços.
Site: O POVO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário