quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Num Estado e num país sério ele seria homegageado como herói. Ele acertou 95% do ENEM.



Ver João Vitor falar sobre a recente conquista é assistir à luta entre a timidez do garoto mais acostumado aos livros do que a grandes conversas e o orgulho de quem está vendo o esforço recompensado. O número da vitória é de impressionar: João Vitor acertou 172 questões das 180 que compõem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O equivalente a 95,5% de acertos. Mas João Vitor Claudiano dos Santos, 16, aluno do 2º ano da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, ainda não consegue mensurar o significado do feito.
O menino agora espera o resultado oficial, que deve sair em janeiro de 2015, mas, em um comparativo, João Vitor ultrapassou os 164 acertos da estudante mineira Mariana Drummond, que conquistou o primeiro lugar no Enem 2013. A nota final ainda depende do desempenho na Redação, que João acredita ter sido a mais difícil das avaliações.
“Sempre ouvi falar da dificuldade que é o Enem e tinha medo. Mas quando vi, sinceramente, achei muito fácil. Quando corrigi pelo gabarito, não fiquei assustado, apenas lamentei pelas oito (questões erradas)”, diz com a simplicidade de quem dormia em média quatro horas por dia para garantir o bom desempenho, que ele credita também ao apoio recebido dos professores.
A ficha da biblioteca, lugar preferido de João, já vai na segunda folha e ultrapassa os 40 livros. A leitura assídua é o segredo dele. “O que tem de cansativo no Enem são os textos grandes. Então, minha estratégia foi me adaptar à leitura, ler livros grandes, alguns com linguagem rebuscada”.
João, cujo maior orgulho é ter estudado a vida toda em escola pública, ainda não sabe se irá cursar o 3º ano, mas quer fazer Ciências Biológicas e sonha em viajar para o Reino Unido pelo Ciência Sem Fronteiras. Aos 16 anos, ele tem muito bem traçados os planos da vida. “Sempre me vejo fazendo especialização em


João vai caminhando da casa onde mora, no bairro Vila União, até a Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra. O trajeto, com pouco menos de um quilômetro, não levaria mais de 20 minutos para ser percorrido pelo garoto de passos largos. Mas, na última semana, depois que virou notícia, o estudante de escola pública João Victor Claudiano do Santos, 16, viu os minutos se multiplicarem. As pessoas o reconhecem, querem cumprimentá-lo. Moradores do mesmo bairro sentem-se parte da história do menino que viu ser replicado em sites e jornais o feito de ter acertado 172 questões das 180 que compõem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Dia desses, ouvi um rapaz dizer que agora sentia orgulho do lugar onde nasceu”, conta João.

Ser notado no bairro é apenas uma parte da repercussão. “O nerd que acertou 95% do Enem virou substantivo próprio, é quase o meu novo nome”, relata João, lembrando do título da matéria publicada no O POVO, no dia 19 deste mês. Depois da primeira entrevista, João conversou com mais seis equipes de reportagens, atendeu em média 30 telefonemas por dia, foi aplaudido em um ônibus e procurado por professores de universidades. Até mesmo da Escócia, na Europa, veio mensagem. “A matéria sobre o João estava por toda parte em meu Facebook”, comentou a antropóloga Michele Wisdahl, que estuda o Enem e que, por e-mail, parabenizou o feito do garoto.

Pelos corredores da Adauto Bezerra, não há quem agora não conheça o João. Professora de História, e considerada “mãe” pelo garoto no ambiente escolar, Anna Karina não se surpreendeu com o resultado de João no Enem, pelo empenho com que o menino tratava os estudos. “Ninguém na escola o conhecia e agora as pessoas me pedem para apresentar o João, o têm como exemplo”, conta a professora, destacando o foco e dedicação do estudante.

“Vi que o País inteiro estava falando dele em páginas no Facebook e foi muito bom porque ele é nordestino e a gente sofre preconceito só por ser daqui”, opina a amiga Monique Rodrigues, 17. Foi lendo comentários nas matérias sobre ele que João disse ter atentado para o preconceito contra nordestinos. “Como as pessoas não veem que no Nordeste existe gente inteligente? Acho que é uma pessoa que nunca leu Rachel de Queiroz na vida”, acredita.

Das coisas que emocionaram João “nessa semana que pareceu muito mais tempo”, foi ouvir do avô, João Nonato dos Santos, do orgulho que ele sentia. “Ele nem acreditava, quis chorar, ligou pra mim falando que isso era o que a pessoa ganhava quando corria atrás de um sonho”, relembra.

Para a mãe, Ana Maria dos Santos, a conquista do filho foi do tamanho da sua dedicação. “É como se eu tivesse ganhado na loteria, mas eu sempre tinha o prêmio dentro de casa. Precisou que ele aparecesse na primeira página do jornal para entenderem que o dinheiro não é tudo, que o maior prêmio são as conquistas”, sentencia.

Saiba mais

A matéria mais lida, compartilhada e comentada do dia 19 deste mês no portal O POVO Online, “O ‘nerd’ que acertou 95% do Enem” teve, até a noite de ontem, 26, 227.556 acessos e foi compartilhada no Facebook 72.369 vezes.
 
“Linda história de vida e de persistência. Assim somos nós, nordestinos, transformamos nossas dificuldades em coisa boa. Boa sorte João, parabéns a você, à tua família e aos teus abnegados professores”, comentou o leitor Fernando. O cometário foi um dos 119 que a matéria recebeu.

Multimídia

A matéria “O ‘nerd’ que acertou 95% do Enem” pode ser lida no
O POVO Online pelo link: http://goo.gl/LonDhG

Nenhum comentário:

Postar um comentário