sábado, 20 de julho de 2013

Inhamuns - Desabastecimento se agrava no Sertão



Crateús. O iminente colapso de água que enfrenta este município e vários outros desta região preocupa os trabalhadores rurais. Além da quase total perda de safra e dificuldades para alimentar o rebanho, que já afligem os trabalhadores, produtores e criadores desde o ano passado, a maior preocupação do momento é a falta de água.

Na cidade, a situação já declarada há meses preocupa a cada dia. O açude Carnaubal está no fim de suas reservas, contando com apenas com 0,19% de sua capacidade, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Os carros-pipas continuam sendo o socorro de várias comunidades interioranas e a tendência é que no último semestre do ano o quadro se agrave ainda mais, com a evaporação e o fim das reservas hídricas dos reservatórios. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) cobra mais investimentos dos governantes com respeito à situação caótica de falta de água no município. Aponta como saída a perfuração de poços profundos.

"A água é que é um problema grave no momento, o mais grave e vai ficar pior a partir de setembro. Tem lugar que já não tem água de jeito nenhum. O carro-pipa é que está socorrendo, mas os reservatórios estão no fim. O Governo tem que investir urgente em perfurar e instalar poços profundos. O socorro neste sentido está fraco", alerta o presidente Antônio Ximenes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário