Começam nesta segunda-feira, 19, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem participar aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não tiraram nota zero na redação. As inscrições serão feitas online na página do Sisu até o dia 22.
A lista de cursos que serão ofertados neste processo seletivo está disponível na página do Sisu. Ao todo serão 205.514 vagas no ensino superior público em 5.631 cursos de 128 instituições. Neste ano, o número de vagas aumentou 20% em relação ao processo seletivo do primeiro semestre de 2014. Houve um acréscimo de vagas no curso de medicina que passou de 2.925 na primeira edição de 2014, para 3.758 no mesmo período de 2015. Os cursos de engenharia também tiveram ampliação na oferta de vagas de um ano para o outro, passando de 25.128 em 2014 para 30.749 em 2015.
Esta edição do Sisu terá apenas uma chamada. O resultado será divulgado no dia 26. Também a partir do dia 26 serão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas integrais e parciais em instituições particulares. Os estudantes podem inscreverem no Sisu e ProUni.
A nota individual no Enem está disponível no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Telemática: IFCE de Tauá oferece 35 vagas
O campus de Tauá, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), está com vagas no Sisu 2015.1. São 35 vagas para o curso superior de Tecnologia em Telemática, oferecido em tempo integral. As inscrições são gratuitas e ocorrem nos dia 19 a 22 de janeiro, em uma única etapa, feita pela internet no site do MEC (http://www.sisu.mec.gov.br/). Os resultados serão divulgados no dia 26, em uma única chamada.
Podem concorrer no Sisu 2015.1, alunos e egressos (pessoas que já concluíram) do Ensino Médio que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e obtiveram nota acima de zero na redação. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso de interesse. Para os candidatos de Tauá e Região dos Inhamuns, há a opção do curso superior Tecnologia em Telemática do IFCE, campus de Tauá.
Das 35 vagas ofertadas, metade é reservada a candidatos beneficiados pelo sistema de cotas sociais, seguindo critérios de raça (negro/pardo/indígena/branco) e renda (inferior a 1,5 salário mínimo per capita e superior a 1,5 salário mínimo per capita). O candidato que optar por uma vaga de cotista terá que apresentar os comprovantes de estudo em escola pública e renda condizente.
O curso de Telemática é uma graduação tecnológica de curta duração, de 6 semestres (3 anos). Ao se formar, o profissional está apto para trabalhar com redes de computadores, internet, telefonia, desenvolvimento de programas e eletrônica.
Vale ressaltar que o estudante pode continuar seus estudos com Especializações, Mestrados e Doutorados oferecidos nas instituições de ensino superior, incluindo os já ofertados pelo próprio Instituto Federal. Assim, após concluir o curso superior no IFCE, o estudante pode ingressar em cursos de pós-graduação na própria instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário