terça-feira, 23 de dezembro de 2014

VITÓRIA DA OPOSIÇÃO POR 9 A 8 NA CÂMARA DE IGUATU; RUBENILDO CADEIRA É O NOVO PRESIDENTE; O POVO FOI AS RUAS, COM OS NOVE VEREADORES, COMEMORAR EM CAMINHADA


Vereador Rubenildo Cadeira é eleito o novo presidente da Câmara de Vereadores de Iguatu


Com nove votos a oito, o vereador Rubenildo Cadeira (PRB), da bancada oposicionista foi eleito o novo presidente da Câmara de Vereadores de Iguatu. A eleição para a mesa diretora do biênio 2015/16 aconteceu na manhã desta terça-feira, 23 de dezembro.
Com o afastamento do atual presidente da Câmara, requerido pelos Promotores de Justiça e atendido pelo Juiz Luis Eduardo Girão Mota, o vereador Bandeira Júnior (PMDB) deu lugar ao vice-presidente do legislativo, vereador Pedro Lavor, o qual ficou com a incumbência de presidir a eleição iniciada pontualmente às 10 horas.
O vereador Antônio Alves do Carmo, o Antônio Baixinho, abriu a votação. Em seguida, atendendo a ordem alfabética, Bandeira Júnior deu prosseguimento à votação. Duas chapas disputaram a mesa diretora. Pela situação, o candidato escolhido foi Ronald Bezerra. Pela oposição o candidato a presidente foi Rubenildo Cadeira, que até recentemente integrava a base de situação.

A votação aconteceu de forma tradicional, isto é, sem a utilização de uma carimbo, como previa o edital de número 002/2014. Assim como da primeira vez, a sala de imprensa foi o local escolhido para votação, no entanto, os vidros não mais foram cobertos, possibilitando a visão de todos os presentes no plenário – imprensa, autoridades civis e polícia. Não fora permitido o ingresso da população.

Novo imbróglio

Após o imbróglio que envolveu a primeira eleição – cancelada após o surgimento de uma cédula falsa – a nova votação teve outro momento de acusação. De acordo com a chapa da situação, a candidatura do vereador Bandeira Júnior, concorrendo para o cargo de Vice-Presidente era ilegal. Durante 43 minutos, vereadores e advogados de cada chapa discutiram a procedência da alegação feita pelo parlamentar Ronald Bezerra.

As 10h45, o presidente da eleição, Pedro Lavor, desconsiderou a acusação e determinou que a votação seria iniciada. A votação aconteceu de forma rápida, durando pouco menos de 30 minutos e com apenas um incidente. Quando Bandeira Júnior se dirigiu para cabine de votação, o mesmo solicitou uma nova cédula, alegando problemas com a atual. Lavor mas uma vez pediu para que fosse dado prosseguimento e ressaltou: “Vereadores, não estou aqui a favor da chapa A ou B. Vamos prosseguir a eleição em Paz, o povo de Iguatu merece isso”.

Após 10 minutos de recesso, a eleição foi retomada com o abrimento da urna. Um representante de cada chapa, na posição de fiscal, separaram as cédulas para a contagem, feita pelo Presidente Pedro Lavor.

Aparato policial

Um grande aparato policial foi deslocado para realizar a segurança dentro e no entorno da Câmara. Cerca de 50 policiais militares, somaram-se aos Guardas Municipais e Agentes do Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN. As ruas que dão acesso ao prédio foram bloqueadas logo no início da manhã.

Redação Iguatu.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário