quarta-feira, 1 de outubro de 2014

FALTAM 4 DIAS: Pesquisa Datafolha traz Eunício com 39% e Camilo Santana com 37%





Ailton Lopes e Eliane Novais seguem apagados com 1% cada um.
Pesquisa O Povo/Datafolha, há quatro dias da eleição, registra empate técnico entre os candidatos ao governo do Estado Eunício Oliveira (PMDB), com 39% das intenções de votos, e Camilo Santana (PT), com 37%. O peemedebista, dentro da margem de erro, fica entre 36% e 42%, enquanto o rival tem entre 34% e 40%. Ailton Lopes (PSOL) e Eliane Novais (PSB) empataram com 1%. Brancos e nulos somam 7%, e os indecisos são 14%.

Na consulta estimulada, às vésperas da eleição, os indecisos ainda somam 14%. Mas o percentual é bem maior na consulta espontânea, onde os eleitores não têm acesso à lista de candidatos, chegando a 37%, pouco mais de um terço do total de pessoas entrevistados. Nesse cenário, Eunício marca 27%, e Camilo fica com 23%.

A indecisão do eleitorado pode acabar beneficiando o candidato Eunício, que, considerando apenas os votos válidos, chega a 50%, contra 47% de Camilo. Mesmo com tão pouca diferença entre os dois candidatos, a eleição pode ser definida no primeiro turno, uma vez que, para o resultado final, só são considerados os votos válidos e que, se um candidato alcançar 50% dos votos mais um, ele é eleito. Os votos válidos excluem os brancos, nulos e indecisos.

Diferença aumenta em segundo turno

Em relação a pesquisa anterior, o peemedebista caiu 2%, enquanto Camilo subiu 3%, porém, numa possível disputa de segundo turno, a rejeição de Camilo (20%) parece fazer a diferença e a vantagem de Eunício subiria para 7%. No quadro, o candidato ligado ao governador Cid Gomes (PROS) teria 38% dos votos, contra 45 do rival.

A pesquisa foi contratada pelo O POVO em parceria com Folha de S. Paulo. Foram ouvidos 1.280 eleitores em 29 e 30 de setembro. A pesquisa está registrada com os números CE-00025/2014 e BR-00905/2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário