sábado, 20 de setembro de 2014

PESQUISA: Eunício Oliveira derrota Camilo Santana no 1º turno, revela O Povo/Datafolha






Na reta final, nova pesquisa O Povo/Datafolhadivulgada neste sábado (20.09), confirma que  Eunício Oliveira (PMDB) lidera a disputa pelo governo do Ceará e vence no primeiro turno. O peemedebista se mantém na ponta, com 41%. Com 51% dos votos válidos, Eunício poderia hoje ser eleito no 1º turno. O Datafolha traz, pela primeira vez, a projeção de votos válidos, excluindo eleitores indecisos e votos brancos e nulos, maneira pela qual as eleições são decididas oficialmente.
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor escolhe em quem pretende votar sem a lista com os nomes dos candidatos, Eunício cresce seis pontos acima da margem de erro e passa de 19 para 25 pontos.
O Datafolha ouviu 1,2 mil eleitores com em 47 municípios do Ceará, entre os dias 18 e 19 de setembro. Desde a realização das primeiras pesquisas, Eunício tem mantido a preferência junto ao eleitorado cearense, comprovando a consolidação do apoio da população ao projeto que o Candidato da Coligação "Ceará de Todos" tem defendido e construído em reuniões, visitas e caminhadas nos municípios por onde tem andado.
A cada dia, Eunício 15 Governador testemunha o crescimento da manifestação popular espontânea em apoio ao projeto de um Ceará realmente melhor para todos. Foi assim na última noite quando milhares de sobralenses foram às ruas afirmar que querem a mudança que o Estado precisa
 
Eunício Oliveira - 41%
Camilo Santana 34%
Eliane Novaes - 3%
Ailton Lopes 1%
Não sabe - 13%
Brancos/ Nulo - 8%
Segundo turno

A pesquisa simula ainda cenário de segundo turno entre Eunício e Camilo. Pela projeção, o peemedebista venceria com 45% das intenções de voto, contra 37% do petista. Já brancos e nulos somam sete pontos. 11% dos eleitores se declararam indecisos. Os dados acima integram a pesquisa estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma lista com os nomes dos candidatos. Neste tipo de pesquisa, 8% dos entrevistados disseram ainda votar em branco ou nulo e outros 13% se afirmaram indecisos.

Já na pesquisa espontânea, quando o eleitor diz em quem pretende votar sem ver lista com nomes, Eunício cresce acima da margem de erro e passa de 19 para 25 pontos. Já Camilo oscila positivamente um ponto, alcançando 19%. Apesar de não disputar eleição, o governador Cid Gomes (Pros) foi outro nome a ser lembrado pelos eleitores, alcançando 1%.

Além de liderar as intenções de voto, Eunício Oliveira também aparece com a menor taxa de rejeição, que permanece estável em 17%. Nessa pesquisa, onde os eleitores dizem em qual candidato não votariam de jeito nenhum, Ailton Lopes e Eliane Novais lideram, com 30% cada. Camilo aparece com 21% de rejeição.

Essa é a terceira pesquisa de uma série realizada pelo O POVO em parceria com o jornal Folha de S. Paulo. Ela ouviu 1,2 mil eleitores com em 47 municípios do Ceará, entre os dias 18 e 19 de setembro .

A pesquisa foi registrada no TSE sob os números CE-00022/2014 e BR-00695/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário