segunda-feira, 1 de setembro de 2014

MST invade, no Estado de Goiás, fazenda de Eunício Oliveira


Uma fazenda do senador e candidato ao governo do Ceará Eunício Oliveira (PMDB) foi invadida na madrugada de ontem por 3.000 famílias do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Com 20 mil hectares (equivalente a 20 mil campos de futebol), a fazenda Santa Mônica fica em Goiás, numa região entre os municípios de Abadiânia, Alexânia e Corumbá (120 km de Goiânia).

Em nota, o MST justificou a invasão com o argumento de que as terras do senador seriam improdutivas e arrendadas para a produção de soja e milho. Segundo a entidade, esta seria a maior ocupação de terras em Goiás dos últimos dez anos.

A Agropecuária Santa Mônica, empresa de propriedade do senador que administra a fazenda, afirmou em nota que a invasão “é um ato surpreendente por se tratar de uma área totalmente produtiva” e seguir “as normas da legislação trabalhista, tributária e ambiental”.

“Confiamos na atuação das autoridades, em todas as esferas de responsabilidade, no sentido de, o mais rápido possível, apresentarem soluções pacíficas para o caso”, afirmou Ricardo Augusto, diretor administrativo da Agropecuária Santa Mônica.

A assessoria de imprensa de Eunício Oliveira informou que o caso será tratado no âmbito administrativo e que o senador não falaria sobre o assunto.

Crítica
Em nota oficial, o MST criticou o que chamou de “profundos vínculos” do Estado brasileiro com o agronegócio e a ampla presença de parlamentares ruralistas no Congresso Nacional.

“Com essa ocupação, o MST reafirma seu compromisso com a sociedade brasileira de lutar pelo fim do latifúndio, contra o agronegócio e pela produção de alimentos saudáveis para o povo da cidade e do campo”, diz a nota.

Procurada pela reportagem, a assessoria do MST afirmou que nem dirigentes da entidade, nem representantes das famílias que invadiram a fazenda falariam sobre o assunto. (das agências)

20 mil
hectares, o equivalente de 20 mil campos de futebol, é o tamanho da propriedade invadida

3 mil
famílias participaram da invasão, segundo estimativa oficial anunciada pela entidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário