terça-feira, 27 de maio de 2014

Vistoria de produção: Técnicos do MDA apontam perda de safra de apenas 15%


Em Várzea Alegre, a safra de milho já é considerada elevada, mesmo em área menor
Image-0-Artigo-1621612-1Iguatu. Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) participaram de reuniões em cidades polos do Interior, com o objetivo de orientar os escritórios da Ematerce e das Secretarias de Agricultura dos municípios. Em Iguatu, reunidos no auditório do Sebrae, a orientação dada foi de que seria inútil solicitar do MDA o laudo de produção. "Não há sentido em pedir esse laudo porque a perda é localizada e em torno de 15%, pelo menos na região Centro-Sul", disse o gerente regional da Ematerce, Joaquim Virgulino Neto.
De acordo com o gerente da Ematerce, em Icó, Francisco Pereira Alencar, que participou da reunião em Iguatu, os técnicos da SDA e do MDA afirmaram de que não será aceito argumento por parte do agricultor de que não fez plantio por falta de chuva nos municípios. "Choveu bem para a agricultura, mas faltou água suficiente para a recarga dos reservatórios", confirmou Alencar.
O gerente do escritório da Ematerce, em Crateús, Raimundo Lira Galvão, disse que apenas o município de Novo Oriente deve solicitar o laudo de vistoria da safra. "Em Crateús e Ipaporanga não houve prejuízo significativo de produção agrícola e por isso não vão solicitar o laudo ao MDA", frisou.
A SDA não apresentou ainda um balanço sobre a produção agrícola de sequeiro neste ano no Ceará. Há uma expectativa de ampliação do número de vagas no Garantia Safra, mas oficialmente a SDA não recebeu comunicado do MDA. Diante do quadro atual da safra agrícola de sequeiro é provável a redução significativa de desembolso do Garantia Safra com relação a 2014, no Ceará.
Está prevista para a próxima sexta-feira, dia 30, segundo a coordenadora do Grupo de Estatísticas Agropecuárias do IBGE, Regina Dias, no relatório mensal referente a maio sobre a safra agrícola no Estado. "As equipes técnicas estão em campo. Até o momento, não há indicativo de perdas superior a 30%, mesmo nas regiões mais críticas, como Sertões de Canindé e Sertão Central", afirmou ela.
O Garantia Safra é liberado somente quando ocorre perda igual ou superior a 50%. Com os atuais dados, há forte indicativo de que a maioria dos municípios não terá necessidade deste aposte de recurso federal.
Com a aproximação do fim da quadra chuvosa no Ceará, no próximo sábado, dia 31 de maio, técnicos das Secretarias de Agricultura e gestores municipais analisam se devem ou não solicitar do Ministério do Desenvolvimento Agrária (MDA) o laudo de vistoria da produção agrícola. Esse documento é indispensável para a liberação do Garantia Safra referente à produção agrícola de 2014, caso ocorra perda igual ou superior a 50%.
O quadro atual é de que, na maioria dos municípios, não houve perda significativa, mas sim redução de área de cultivo, em torno de 20% em relação a 2013, segundo dados já apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base em pesquisa sobre a produção agrícola.
Pelo menos nas regiões Centro-Sul e Sul do Ceará (Cariri), o quadro atual é de safra acima da expectativa inicial, com boa colheita de milho e feijão e, consequentemente, de não solicitação de laudos de produção agrícola de sequeiro (aquela que depende exclusivamente de chuva).
A realidade mostra que as chuvas favoreceram o setor agrícola e a formação de pastagem para o gado, apesar de ser crítico o nível dos reservatórios. "O problema neste ano não é a produção agrícola, mas a falta de água nos reservatórios para o abastecimento humano", observou o gerente da Ematerce, em Icó, Francisco Pereira Alencar.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, anunciou que o número de vagas no programa seria ampliado, beneficiando a região Nordeste, por ocasião do lançamento, na manhã de ontem, em Brasília, do Plano Safra para a Agricultura Familiar.
O Plano Safra da Agricultura Familiar tem por objetivo estimular e ampliar a produção do setor. A novidade é que o seguro agrícola, a partir de agora, vai valorizar a receita esperada pelo agricultor, em vez do custo de produção.
No Ceará, o pagamento do Garantia Safra foi concluído neste mês para 304 mil produtores rurais da agricultura familiar cadastrados no programa, referente a safra de 2013.
Esses produtores agora vivem a expectativa de recebimento de parcelas mensais no valor de R$ 80,00 do Auxílio Emergencial Financeiro (Bolsa Estiagem) a partir do mês de maio.
A medida foi anunciada recentemente pela presidente Dilma Rousseff, que encaminhou Medida Provisória autorizando o pagamento até dezembro próximo.
Aftosa
O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Nelson Martins, está em Paris, participando do Congresso Internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Também integram a comitiva o presidente da Adagri, Augusto Júnior, e o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta. O Ceará vai receber o reconhecimento internacional por ter alcançado o status de região livre de aftosa por vacinação.
O evento prossegue até o próximo dia 30. O titular da SDA demonstra otimismo com o reconhecimento internacional. "Cumprimos todas as exigências da OIE e do Mapa e esperamos, junto aos demais estados do Nordeste e o Norte do Pará receber este reconhecimento", afirmou.
O Ceará agora poderá exportar para a Europa, América do Norte, Ásia e África os produtos de origem bovina (carne e leite), através dos Portos do Pecém e Mucuripe. Daí a importância dos produtores continuarem vacinando o rebanho. A vacinação contra a febre aftosa prossegue até 31 de maio, com confirmação posterior junto à Adagri.

Mais informações
Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA)
(85) 3101.8105
Ematerce
(85) 3217.7872

Nenhum comentário:

Postar um comentário