
Será sepultado às 9h da manhã desta segunda-feira, 03, no Cemitério São Judas Tadeu, em Tauá, o corpo do ex-prefeito Pedro Pedrosa de Castro Castelo. “Seu” Castro ou Fuscão Preto, como era carinhosamente chamado, tinha 81 anos de idade e faleceu por volta de 01:05h da madrugada deste domingo, 02, no Hospital Geral de Fortaleza. O corpo está sendo velado no plenário da Câmara Municipal de Tauá desde o início da tarde após o traslado da capital.
O ex-prefeito se queixou de dores abdominais na última sexta-feira, 31, e foi levado ao Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, onde foi submetido a exames, sendo diagnosticada umainfecção urinária. No mesmo dia, a equipe médica decidiu encaminhar o paciente para realizar nova avaliação médica em Fortaleza.
Castro Castelo foi internado no HGF e recebeu visitas normalmente no sábado, 02, chegando inclusive a falar algumas palavras. Durante a noite seu quadro se agravou, ele sofreu 3 paradas cardíacas e os médicos não conseguiram reanima-lo.
“Foi um conjunto de fatores que contribuíram para o falecimento do seu Castro, que já tinha 5 pontes-safena e 2 pontes-mamárias”, disse o genro do ex-prefeito, vereador Cláudio Régis, acrescentando que a paralisação do funcionamento dos rins exigiram maior esforço do coração, que já estava fragilizado e ele não resistiu.
Desde o momento da chegada do corpo no prédio da Câmara Municipal, centenas de pessoas foram ao velório para o último adeus ao político, que sempre manteve uma identidade muito forte com as pessoas mais humildes do município de Tauá.
Vice-governador Domingos Filho esteve no velório

O Vice-governador do Ceará Domingos Filho esteve na tarde deste domingo, 02, em Tauá, para visitar os familiares do ex-prefeito Castro Castelo onde prestou solidariedade. Ele disse que visitou seu aliado político neste sábado, 01, no Hospital Geral de Fortaleza, que se queixava de dores abdominais.
Domingos Filho lamentou a morte do ex-prefeito e lembrou sua trajetória política no município, ressaltando que “seu Castro foi um dos maiores políticos de Tauá”.
O Vice-governador estava ao lado da Prefeita Patrícia Aguiar, Dep. Federal Domingos Neto, ex-prefeito de Tauá, Odilon Aguiar e do ministro Ubiratan Aguiar.
Prefeita Patrícia Aguiar decreta Luto Oficial e divulga Nota de Pesar
Ao tomar conhecimento da morte do ex-prefeito Castro Castelo, a Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar divulgou Nota de Pesar e decretou Luto Oficial no Município por três dias.
A Prefeita esteve no velório para levar a solidariedade à família Castelo que possui fortes ligações familiares e políticas com a Família Gomes. Ela lembrou também que ao se eleger vereadora em Tauá para o seu primeiro mandato, em 1992, recebeu o convite do então Prefeito Castro Castelo, para ocupar o cargo de Secretária de Ação Social do Município, e aceitou.
Patrícia Aguiar disse que sempre ouviu do ex-prefeito que era necessária uma maior atenção do poder público para com os mais humildes e nunca esqueceu esse ensinamento.
A Prefeita afirmou que imortalizará a memória do ex-prefeito Castro Castelo com a construção de um equipamento público de destaque para servir o povo de Tauá. “Quero prestar essa homenagem até o final do meu governo”, disse a Prefeita.

Veja a Nota de Pesar
“NOTA DE PESAR
É com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Pedro Pedrosa de Castro Castelo, o “Seu” Castro, como era popular e carinhosamente conhecido.
Como homem público, “Seu” Castro sempre manteve seu estilo de humildade e simplicidade. Com imensa popularidade, foi eleito vereador, vice-prefeito e, por duas vezes, prefeito de Tauá. Em sua última vitória, em 1992, tive o privilégio de ser eleita vereadora na mesma coligação partidária. Em seguida, a seu convite, assumi o cargo de secretária de Ação Social, quando tivemos a oportunidade de implantar políticas públicas em favor, principalmente, das pessoas mais necessitadas.
Nossa relação de amizade e de convergência política, fortaleceram meu apreço e reconhecimento à pessoa simples, digna e trabalhadora que o era. “Seu” Castro deixou essa vida terrena, mas com um legado de grandes gestos e realizações ao longo de sua vida pública em nosso Município, algo que é reconhecido pelos tauaenses.
Neste momento de dor e de irreparável perda, envio meus votos de pesar a toda família enlutada e a sua vasta legião de amigos.
Em nome do povo tauaense, registro, portanto, tributo a esse grande líder e, certamente, um dos maiores homens públicos da história de Tauá de todos os tempos: Pedro Pedrosa de Castro Castelo".
Castro Castelo ocupou os principais cargos públicos em Tauá
O agropecuarista Castro Castelo foi um dos poucos políticos a ocupar os principais cargos públicos do Município de Tauá e após deixar de disputar eleições, sempre teve participação ativa nas campanhas eleitorais.
Nascido em 27 de outubro de 1932, no distrito de Carrapateiras, filho do Sr. José Fernandes Castelo e Ana Pedrosa Castelo, Castro Castelo foi vereador de Tauá pela primeira na legislatura de 1963-1966. Entre os anos de 1971-1972, ocupou o cargo de Vice-prefeito na gestão do Prefeito Dr. Alberto Feitosa Lima. Na eleição seguinte, foi novamente eleito vereador no período entre 1977-1982, e tornou-se Presidente da Câmara Municipal de Tauá biênio 1981-1982.
A atuação política, a liderança e a articulação de Castro Castelo, o fizeram Prefeito de Tauá, no período de 1982-1988, numa composição com o então grupo liderado pelo Deputado Júlio Rêgo.
Já em 1993, ele voltou a ocupar a Prefeitura de Tauá numa composição com o grupo liderado pelo Dep. Antônio Câmara e seu sucessor, o advogado Domingos Filho, que elegeu-se Deputado Estadual em 1994. Seu Castro não conseguiu cumprir seu mandato devido ter sido afastado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. O Vice-prefeito Marco Aurélio assumiu o cargo por 8 meses e desincompatilizou-se. O mandato foi concluído pelo Presidente da Câmara, vereador Luis Tomás que assumiu a Prefeitura por 9 meses.
O ex-prefeito Castro Castelo ainda carrega em seu currículo, uma candidatura a Deputado Estadual mas sem sucesso. Em 1996, lançou uma candidatura independente numa disputa com os grupos políticos tradicionais de Tauá, que tinham a frente os deputados, Domingos Filho e Idemar Citó. Seu candidato foi o ex-vereador Francisco Cidrão Bezerra, o Chico Branco, que ficou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de Tauá. Naquela ocasião, o médico Dr. João da Luz foi eleito Prefeito, vencendo a candidata Dra. Patrícia Aguiar.
Seu Castro continuou participando das campanhas políticas em Tauá e por último, em 2012, trabalhou pela eleição de seu genro Cláudio Régis, na disputa por uma cadeira de vereador e apoiou à candidatura da ex-prefeita Patrícia Aguiar, eleita para seu terceiro mandato consecutivo.
Agropecuarista
Além da política, outra paixão de Castro Castelo, era a agropecuária. Proprietário de várias fazendas no Distrito de Carrapateiras, ele se notabilizou na criação de caprinos da raça Anglo-nubiano, mas explorava também a ovinocaprinocultura e bovinocultura.
Pela qualidade dos animais que possuía, ele tornou-se uma referência em criação em toda a Região dos Inhamuns.
Vá com Deus, “Seu” Castro!

Com Informações do Repórter Wilrismar Holanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário