terça-feira, 23 de julho de 2013

Maior assentamento do Ceará sofre com falta de água



Sertão cearense sofre com falta de água - (Foto: Felipe Sahd)
Na cidade de Madalena, no sertão central do Ceará, o maior assentamento rural do estado, existente há 24 anos, sofre constantemente com a falta de água. A cidade tem 18 mil habitantes e no assentamento 25 de maio vivem cerca de duas mil pessoas, ocupando 23 mil hectares de terra, divididas em 14 comunidades.

Durante o mês de julho a Funceme registrou até esta segunda-feira (22), 106,3mm de chuva no município, um valor muito acima da média histórica de 19mm, apesar das precipitações acima da média na região durante julho, no acumulado dos últimos seis meses as chuvas em Madalena alcançaram apenas 260,5mm, enquanto a média histórica do município para o período é de 570mm.

A cidade foi tema de várias reportagens da TV Jangadeiro, que mostravam a esperança e as dificuldades dos sertanejos, mas as previsões de seca se confirmaram e agora o município depende de políticas paliativas paracombater a seca, como o uso de uma retroescavadeira, utilizada para cavar poços profundos nos leitos dos rios secos.

Os integrantes da comunidade Paus Brancos, por exemplo, conseguiram salvar parte de seu rebanho graças às cacimbas. De acordo presidente da Associação Comunitária de Cooperação Agrícola, Eduardo Braga, 43 anos, dez cacimbas dão conta de aproximadamente 400 animais.

Com informações do MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário