domingo, 16 de junho de 2013

Rodovia bloqueada na Região dos Inhamuns por causa de disputa por água


  • Clique para AmpliarAçude Flôr do Campo fica em Novo Oriente e abastecerá a cidade de Crateús.
  • Manifestação em defesa do açude Flor do Campo, que fica no município de Novo Oriente, a 397 quilômetros de Fortaleza, fechará hoje a CE-075, na altura do quilômetro 4. Os realizadores do protesto têm o objetivo de protestar contra o desperdício das águas do açude. A rodovia será interditada a partir das 5 horas e a promessa é de só liberar a passagem de veículos quando o Governo do Estado encaminhar representante para negociar acordo.
    Segundo o coordenador do ato, Nascimento Rosendo Sales, que é do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Novo Oriente, a manifestação quer alterar o projeto a ser implementado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), para evitar desperdício de água e evaporação. Nascimento defende que o ideal seria levar a água para Crateús por meio de duas adutoras. Eles discordam que a transferência seja feita por meio do rio Poti até o açude de Carnaubal.
    “A gente nasceu e se criou dentro do rio Poti e a gente conhece o poder de infiltração dele. A água não vai chegar a Crateús e, se chegar, é muito pouca”. Outra preocupação dele é que o sistema a ser adotado pela Cogerh reduza muito o nível do açude e afete a qualidade da água. “Já não temos mais água boa no açude Flor do Campo. Se liberar seja quanto for, vamos ficar sem água para beber”.
    Nascimento destaca ainda que já houve audiências públicas com a participação de representantes do Governo do Estado, mas os pedidos não foram atendidos. Por isso, ele garante que o ato só será encerrado quando o Palácio da Abolição encaminhar ao local representante “com poder de decisão para negociar uma solução saudável, que não prejudique ninguém”. A manifestação agrega entidades e moradores também de Crateús e Quiterianópolis, diz.
    De acordo com a Cogerh, após a audiência pública, o projeto de transferência da água foi otimizado, com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, “reduzindo a quantidade de água a ser liberada do açude Flor do Campo”.

    A Cogerh afirma ainda que dará prosseguimento ao planejamento aprovado pelo governador Cid Gomes (PSB) e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús. Trata-se da única solução viável e, caso não seja executada, deixará a cidade de Crateús em situação de colapso, prevista para os próximos 50 dias, conforme o órgão.
    “Deixamos claro que a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos não é contra a manifestação pública e defende o direito da livre expressão”, informou em nota.
    Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário