quarta-feira, 24 de abril de 2013

Maciço de Baturité tem maior chuva



A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitação em 103 municípios na madrugada de ontem. A maior ocorreu em Aracoiaba (74mm), seguida de Umirim (70mm) e Baturité (63mm). As chuvas ocorreram com maior frequência no Maciço de Baturité e Litoral. De acordo com a Funceme, esse quadro favorável deve permanecer até hoje.

Tempo fechado e com chuvas é verificado na maioria dos municípios do Interior, trazendo esperança para os trabalhadores rurais FOTO: HONÓRIO BARBOSA

O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, explicou que essas precipitações registradas nos últimos dois dias são decorrentes de um sistema de formação de alta umidade relativa do ar em convergência com ventos oriundos do Oceano Atlântico Leste sobre o Ceará. "Esse modelo facilita a formação de nuvens de chuvas e provoca precipitações localizadas ao longo do Estado", disse. "É uma formação que muda rapidamente, mas que deve permanecer nas próximas 24 horas".

Os meteorologistas da Funceme acompanham diariamente as condições atmosféricas, pressão, formação de nuvens, a localização da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) principal sistema formador de chuvas no Nordeste, e a temperatura das águas superficiais dos oceanos Atlântico e Pacífico.

Essa última formação de nuvens de chuvas foi favorecida por elevada umidade relativa do ar, convergência de ventos, sistema de baixa pressão atmosférica e aquecimento de águas oceânicas na costa Nordeste. "Nós aqui da Funceme estávamos torcendo para que houvesse algum sistema que favorecesse a formação de nuvens de chuva", disse Fritz. "Infelizmente, no geral, não temos boas condições de precipitações".

Nenhum comentário:

Postar um comentário