sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

HOSPITAL REGIONAL DE SOBRAL SERÁ INAUGURADO HOJE


      • Clique para AmpliarHospital Regional de Sobral vai atender Municípios da Região dos Inhamuns.
      • Será inaugurado nesta sexta-feira, 18, o Hospital Regional Norte (HRN) Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior, às 19 horas, com show da cantora baiana Ivete Sangalo, na Avenida John Sanford. O evento contará com a presença do secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos; o governador do Estado, Cid Gomes, o prefeito Veveu Arruda e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

        Com mais de 57 mil metros quadrados de área, o hospital será o maior do Interior do Nordeste e atenderá pelo Sistema Único de Saúde (SUS) casos de alta complexidade. Foram investidos R$ 227.157.069,67, com recursos do Governo do Estado e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na construção e aquisição de equipamentos para o Hospital que atenderá a população de toda Região Norte, abrangendo 1 milhão e 500 mil pessoas de 55 municípios.

        Serão 1.641 profissionais, aprovados em seleção pública, sendo 342 médicos. O Hospital conta com estrutura de assistência com 382 leitos. Deste total, 199 exclusivamente para internação. O número de leitos de UTI chega a 70, que somados aos 30 semi-intensivos da Unidade de Pediatria sobe para 100 leitos. Ele terá capacidade para realizar 60 cirurgias por dia e 1.300 internações por mês.

        Apesar de inaugurado em sua totalidade, o funcionamento pleno será feito por etapas, primeiramente serão realizados os procedimentos ambulatoriais, em seguida os exames mais elaborados, pequenos partos, cirurgias programadas e, enfim, os serviços de emergência.

        Para o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, esse é um equipamento de grande relevância. "Com ele, inauguramos um novo tempo na nossa região, porque é o primeiro hospital público estadual construído aqui", afirma ele.

        "Em toda a história do Ceará, é a primeira vez que o Governo Estadual implanta hospitais públicos no interior do Estado. O primeiro foi no Cariri, já em pleno funcionamento, e agora, o Hospital Regional Norte. Deve-se isto à visão estratégica de promover o desenvolvimento em todas as regiões cearenses. Este hospital garantirá melhorias fundamentais no atendimento da saúde da população de Sobral e de outros 54 municípios desta região, constituída de 1.600 mil pessoas. É um marco histórico para a saúde dos sobralenses", disse o prefeito.

        Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), dentre os equipamentos do hospital há um destaque para os de Ressonância Magnética, presente também no Hospital Regional do Cariri (HRC). Antes deles, a ressonância magnética em rede pública era feita apenas no Hospital Geral de Fortaleza, na Capital.

        Descentralização
        Outro ponto ressaltado pela assessoria é a Unidade de Saúde da Mulher e da Criança, este último com 30 leitos semi-intensivos, descentralizando a procura por esse atendimento na capital.

        Ele conta com quatro setores independentes que atenderão a saúde da mulher, psiquiatria, urgência e emergência, e pediatria, além de torre para internações e área de formação dos profissionais. Há ainda um espaço ambulatorial para realização de exames, como ressonância magnética, mamografia e tomografia. A inauguração será encerrada com show da cantora Ivete Sangalo.
        Rede completa de saúde
        O hospital faz parte de uma rede de assistência que o governo do Estado está construindo na macrorregião Norte. Além do HRN, a população de toda a região já começou a ser atendida por especialistas e a ter acesso a exames especializadas nas novas policlínicas entregues em Sobral e Camocim. Mais três policlínicas serão inauguradas em Crateús, Tianguá e Acaraú. Há ainda como parte da nova rede de assistência na macrorregião Norte cinco Centros de Especialidades Odontológicas já em funcionamento em Sobral, Ubajara, Crateús, Camocim e Acaraú. No atendimento à urgência e emergência, serão 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas), semelhantes às quatro construídas pelo governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, e que já funcionam em Fortaleza e duas que assistem a população de Maranguape e Caucaia. Na atenção básica, o Estado também investiu na macrorregião de Sobral, em 43 das 150 Unidades Básicas de saúde construídas no interior. A saúde está passando a ter um novo perfil de assistência em todo o Estado. Nas três macrorregiões de saúde do Ceará, além da Região Metropolitana, está em conclusão uma nova rede.

        Regiões e municípios atendidos no HRN
        Região de Saúde de Sobral - Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral, Uruoca e Varjota
        Região de Saúde de Acaraú - Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos.
        Região de Saúde de Camocim - Barroquinha, Camocim, Chaval, Granja e  Martinópole
        Região de Saúde de Crateús - Ararenda, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópoles e  Tamboril
        Região de Saúde de Tianguá - Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará
        DN Online/Site Governo do Estado
        S

Nenhum comentário:

Postar um comentário