quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Senado aprova empréstimo para combate à pobreza rural




Serão beneficiados 31 municípios com ações para reduzir a miséria no âmbito agrícola
Por: Marcela de Freitas
O Ceará terá US$ 80 milhões para combater à pobreza rural do Estado. Desse montante o empréstimo de US$ 40 milhões do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) foi aprovado pelo Senado Federal e recebeu o parecer favorável do Governo Federal, já a outra parte do investimento virá do Governo do Estado.

A aprovação aconteceu nesta terça-feira (18) e os recursos serão investidos no Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades Paulo Freire, que será executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e vai investir no semiárido cearense entre os anos de 2013 e 2019.

Serão atendidos pelo Projeto Paulo Freire 31 municípios cearenses com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), nos territórios do Cariri Oeste, Inhamuns-Crateús, Sobral e Vales do Curu-Aracatiaçu, beneficiando diretamente 60 mil famílias com ações de capacitação para que as famílias aumentem as suas produções e possam gerir os seus negócios. Dessas, 30 mil receberão projetos produtivos.

As ações para reduzir a miséria no âmbito agrícola tem foco principal em jovens e mulheres e o Estado terá 18 anos para pagar o empréstimo, além de contar com 3 anos de carência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário