quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ENEM 2012: Mulheres são maioria entre inscritos


O objetivo do governo é que as cotas nas universidades alcancem 50% das vagas ofertadas em quatro anos

São Paulo A maior parte dos candidatos que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 neste final de semana é composta por mulheres. De acordo com balanço divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), 3,4 milhões de brasileiras farão as provas, o que representa 59% dos 5,7 milhões de inscritos.

Um total de 3,4 milhões de brasileiras farão as provas, o que representa 59% dos 5,7 milhões de inscritos. Os homens somam 2,3 milhões (41%) FOTO: AGËNCIA BRASIL

Os homens somam 2,3 milhões (41%). O levantamento também mostrou que 2,42 milhões se declaram brancos, 2,4 milhões são pardos; 694 mil, pretos e 35 mil, indígenas. A distribuição por raças é um dos recortes previstos na Lei de Cotas, publicada há duas semanas.

Os novos critérios terão de ser incluídos nas regras de seleção para universidades públicas por meio do Enem.

A nova lei obriga instituições federais de ensino superior a destinar progressivamente uma parte das vagas para estudantes que frequentaram todo o ensino médio em escolas públicas.

O objetivo do governo é atingir o índice de 50% das vagas em quatro anos. Um dos fatores a serem considerados é a raça declarada pelo candidato. As provas do Enem serão realizadas em 1,6 mil municípios de todo o País no próximo fim de semana, entre os dias 3 e 4 de novembro. A edição atual tem recorde de inscrições e participações confirmadas. O Estado de São Paulo tem o maior número de inscritos, com 932,4 mil, seguido de Minas Gerais (653.074), da Bahia (421.731) e do Rio de Janeiro (408.902).

Do total de inscritos, 4 milhões foram isentos da taxa de R$ 35 por serem alunos de escolas públicas ou pertencerem a famílias de baixa renda. Dos mais de 5,7 milhões de participantes da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio, 2,4 milhões se declararam pardos; 694 mil, pretos e 35 mil, indígenas. Os dados fazem parte de balanço divulgado pelo Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame. A distribuição por raças é um dos recortes previstos na Lei de Cotas. Os novos critérios terão de ser incluídos nas regras de seleção para universidades públicas por meio do Enem. A nova lei obriga as federais de destinar uma parte das vagas para alunos que frequentaram todo o ensino médio em escolas públicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário