quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Servidores de 30 categorias aceitam proposta do Governo Federal



O Ministério montou um plantão para receber as adesões até a madrugada desta quarta-feira (29).
Trabalhadores de 30 categorias assinaram um acordo ou sinalizaram que vão aceitar a proposta do governo de 15,8% de reajuste salarial, fatiado em três parcelas de 5% ao ano de 2013 a 2015, na madrugada desta quarta-feira (29). O número representa 90% dos servidores que sentaram à mesa de negociação.
Nesta terça-feira (28) o prazo para que as categorias em greve aderissem à proposta do governo foi encerrado. E para, o próximo dia 31, a presidente Dilma Rousseff irá mandar ao Congresso a proposta de Orçamento. As categorias que não assinaram a adesão ficarão sem reajuste em 2013.
Entre os rebelados estão os agentes e servidores administrativos da Polícia Federal, os auditores e analistas da Receita e os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) convocou assembleia para o próximo dia 30, em Brasília, com os sindicatos em todos os estados para definir o novo calendário de greves e protestos até o final do ano em defesa do plano de carreira.
Conforme informou a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o governo não irá alterar a sua proposta. O reajuste dos servidores deverá fazer parte da proposta de Orçamento para 2013, que tem que ser enviado ao Congresso Nacional até o final da semana.
Enquanto isso, as ministras chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, e da Articulação Política, Ideli Salvatti, afirmaram que o Congresso Nacional deve ao País um debate e uma decisão sobre a lei para regulamentar o direito de greve.
Atualmente, a Constituição inclui o direito de greve para os servidores públicos federais. Mas até hoje, não há uma lei regulamentando em detalhes como deve ser exercido esse direito.
Fonte: Portal Estadão.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário