sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ceará terá 2ª maior alta do País no quadro de vereadores



O quadro de vereadores no Ceará vai ter um aumento de 412 vagas a partir de janeiro do próximo ano. Esse acréscimo corresponde a 23,72% da quantidade atual e é o segundo maior do País, perdendo apenas para o Pará com 24,5%. As novas vagas foram criadas pelas câmaras municipais, com fundamento na Emenda Constitucional Nº 58 que estabeleceu parâmetros populacionais para a definição do número de cadeiras em cada câmara e isso possibilitou a criação de 5.390 vagas em todo o país.

Nos últimos quatro anos não foi criado nenhum município no Estado. Portanto, todas as vagas criadas são resultado de ampliação do quatro atual. Embora o aumento de vagas de vereador no Ceará seja de 23,72% em alguns municípios são registrados índices superiores a 70%.

Em Sobral, por exemplo o número de cadeiras no legislativo municipal sofrerá um acréscimo de 75%, sendo o maior do Estado. No município do Crato o índice é de 72,73% e, em Iguatu e Quixadá a ampliação é da ordem de 70%. Dos 184 municípios cearenses resolveram ampliar a quantidade de vereadores 126 câmaras e apenas 58 vão permanecer com a mesma quantidade de vereadores eleitos no último pleito.

A Câmara Municipal de Sobral é composta por 12 vereadores, mas nove vagas foram criadas e no dia 7 de outubro próximo deverão ser eleitos os 21 vereadores que vão compor o legislativo municipal a partir de 1º de janeiro, conforme dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em sua página na internet.

No município do Crato, em 2008, foram eleitos 11 vereadores e este ano serão 19 com a criação de oito vagas. A situação de Iguatu e Quixadá é semelhante porque em cada um desses municípios foram criadas sete vagas, passando a composição da câmara de 10 para 17 vereadores. Em Horizonte e Trairi o aumento foi de 66,67% passando a composição da câmara de nove para 15 vereadores.

Em Itapipoca a mudança é da ordem de 54,55% e em outros 20 municípios o aumento de cadeiras no legislativo municipal corresponde a 50 do número atual de vereadores. 
Os municípios que elevaram em 50% a quantidade de vagas de vereador são os seguintes: Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Crateús, Icó, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Quixeramobim, Russas, Tauá e Tianguá.
DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário