sábado, 19 de novembro de 2011

INSEGURANÇA NO TRÂNSITO: MORTES EM ACIDENTES COM MOTOS AUMENTAM 49,5%



Em outubro passado foram apreendidas mais de 100 motos irregulares na Zona Norte. Ainda sem número oficial fechado, o Detran estima que, em todo Estado, esta quantidade seja superior a mil motos no mesmo período. As blitze estão sendo realizadas em todo o Estado. A tolerância é zero para as motos irregulares. A meta é reduzir os números de acidentes envolvendo motos. A última estatística do Detran aponta que este ano, até agosto, 502 pessoas morreram em acidentes de motos no Ceará.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, o número de acidentes fatais com motos aumentou 49,5%. Em 2010, de janeiro a agosto foram 336 mortes com motos. Dados do Detran indicam que de 2002 até agosto de 2011 as motos tiraram a vida de 3.847 pessoas no Ceará. Neste mesmo período, as motos feriram 44.074 pessoas. O maior número de feridos por motos aconteceu no ano passado - 5.971. Agora em 2011, até agosto já foram 3.486 feridos em acidentes de motos.

Blitze constantes estão sendo realizadas para apreender motos que estão sem documentação. A fiscalização também pretende evitar que pessoas não habilitadas estejam no trânsito. O trabalho conjunto da Coordenadoria de Transporte e Trânsito Urbano (CTTU) de Sobral, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem surtindo efeito.

As motos representam hoje mais de 60% dos veículos usados em Sobral. E o pior é que muitas são usadas para cometer crimes. Qualquer moto suspeita é parada para averiguação. O uso obrigatório de capacete é outro cuidado que os fiscais do trânsito exigem. Motociclista sem capacete é multado e a moto recolhida ao Detran.

Acidentes

Outra preocupação é o uso de motos principalmente por jovens embriagados. O número de acidentes fatais com motos devido à embriaguez no volante delas tem aumentado.

A emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral está sempre lotada com jovens acidentados por motos. No mês passado, mais de 30 pessoas morreram devido a quedas de motos, na Zona Norte. A maioria dos acidentes vem de Reriutaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário