quarta-feira, 30 de novembro de 2016

FERREIRA GOMES ROMPEM COM DOMINGOS FILHO

Aliado do conselheiro Domingos Filho exonerado durante audiência na Assembleia Legislativa


Em repressão a apoio a candidatura de Sérgio, Ciro e Camilo exoneram aliados de Domingos Filho.


Aliado do conselheiro Domingos Filho exonerado durante audiência na Assembleia Legislativa
Ciro e Cid Gomes querem destruir o conselheiro Domingos Filho. Não há mais chances de reconciliação. O rompimento ocorreu por determinação de Ciro ao governador Camilo Santana e ao prefeito Roberto Cláudio diante da recusa de Domingos retirar o apoio à candidatura de Sergio Aguiar.
Todos os aliados do conselheiro Domingos Filho do Governo e da Prefeitura de Fortaleza serão demitidos nas próximas horas. O primeiro foi o presidente da Adagri -Agência de Defesa da Agropecuária do Estado do Ceará- Augusto Júnior.
Augusto Júnior já estava exonerado e nem sequer foi comunicado pelo Governo. Participava normalmente de uma audiência pública na Assembleia sobre vaquejada. Lá, relatava o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo, quando o informaram de sua demissão. O episódio mostra o desejo dos irmãos Ferreira Gomes em humilhar Domingos Filho e seus aliados.
Leia mais
Cid e Ciro Gomes oferecem vaga de conselheiro do TCE em troca de voto na Assembleia

CCJ do Senado aprova fim do foro privilegiado

Medida ainda precisa ser aprovada em duas votações no Senado e mais duas na Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (30), parecer do senador Randolfe Rodrigues (Rede) favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que põe fim ao foro privilegiado em casos de crimes comuns, como roubo e corrupção.

A medida foi apoiada pelo senador Eunício Oliveira (PMDB), que usou as redes sociais para dar crédito à "mobilização da sociedade e do acolhimento do Senado" pela a aprovação da matéria, "demonstrando o amadurecimento da nossa democracia".
Para entrar em vigor, a proposta ainda precisa passar por duas votações no plenário principal do Senado e duas na Câmara Federal. O texto precisa de 49 votos de senadores e apoio de 308 deputados.

Úece divulga resultado do vestibular 2017.1

Clique para Ampliar
A Universidade Estadual do Ceará divulgou na noite desta terça-feira, 29, o resultado da 1ª etapa do vestibular 2017.1.
A 2ª etapa acontecerá nos dias 04 e 05 de dezembro.
Clique Aqui e veja o resultado em todos os núcleos da UECE, na capital e interior 

Funasa convoca Municípios para cadastrar propostas de melhorias em saneamento


04032016_saneamento_obras
Foi divulgada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 29 de novembro, a lista de Municípios convocados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) a cadastrar propostas para ações de Melhorias Sanitárias Domiciliares, referente ao exercício de 2016. 

Os Municípios convocados devem, em até cinco dias úteis a partir da data de publicação da portaria, cadastrar suas propostas no Sistema de Convênios (Siconv) do governo federal. Junto da proposta, devem estar anexados os seguintes documentos: ficha de Levantamento de Necessidades de MSD (LENE); Declaração de Capacidade Técnica e Gerencial; e o Plano Municipal de Saneamento Básico.

Conforme explica a publicação, a não a não observação do prazo ou a não apresentação dos documentos implicará em eliminação da proposta. No caso de eliminação, poderão ser selecionados novas propostas seguindo os preceitos da portaria.

A portaria também dispõe que serão empenhados os recursos e conveniadas as propostas selecionadas, respeitando o limite orçamentário disponível na Funasa para o ano de 2016 e a determinação de redução de valor da proposta até o valor máximo de R$ 500 mil.

Além disso, poderá ser solicitada ao Município selecionado, a qualquer tempo, a apresentação de documentos complementares ao processo que deverão ser entregues no local e prazo estabelecidos no momento da s

Pai de William Bonner morre e jornalista é substituído no 'Jornal Nacional'


Pai de William Bonner morreu nesta terça-feira, 29 de novembro de 2016, e jornalista será substituído por Heraldo Pereira no 'Jornal Nacional'
William Bonner perdeu o pai, William Bonemer, na manhã desta terça-feira (29), e foi substituído por Heraldo Pereira na bancada do "Jornal Nacional", que fez dupla com Giuliana Morrone, que ocupa o lugar de Renata Vasconcellos, de férias do noticiário. 

O telejornal também contou com a participação de Galvão Bueno, convocado devido à tragédia envolvendo o avião da Chapecoense. Alguns famosos, inclusive, lamentaram o acidente que ocorreu na Colômbia.

A Globo confirmou a licença do ex-marido de Fátima Bernardes, ausente da vinheta de final de ano da emissora carioca, e o falecimento do pediatra William Bonemer. Não há informações, no entanto, sobre a causa da morte.

TJ Ceará afasta prefeito de Paramoti (CE)


O desembargador Francisco Martônio Pontes de Vasconcelos suspendeu, até o dia 31 de dezembro, Samuel Boyadjian do cargo de prefeito do Município de Paramoti. A decisão foi proferida nesta terça-feira (29/11). Segundo denúncia do Ministério Público do Estado (MP/CE), o gestor teria descumprido os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, além de nomeado servidores para cargos inexistentes.

Ainda segundo o MP/CE, as infrações teriam ocorrido durante o exercício do mandato do prefeito, ocasionando atraso no pagamento do salário de servidores e a interrupção de serviços essenciais. Por essa razão, o MP/CE ingressou com ação cautelar inominada (nº 0001664-68.2016.8.06.0000), requerendo a suspensão do gestor do exercício da função.

O desembargador explicou que, “a presença de indícios suficientes de autoria está demonstrada nos autos, bem como a prova da materialidade dos delitos, consistente em diversos documentos e provas colhidas no curso da investigação”.

O magistrado também destacou que “evidencia-se a necessidade de afastamento do denunciado, diante das sólidas evidências de que a permanência do mesmo poderá agravar ainda mais o quadro de desordem financeira no Município de Paramoti”.

Durante a madrugada, deputados modificam pacote anticorrupção



Em uma votação que varou a madrugada desta quarta-feira, 30, o plenário da Câmara aprovou uma série de mudanças no pacote de medidas contra corrupção proposto pelo Ministério Público Federal. Para o relator do projeto, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), o pacote foi completamente desconfigurado. 
Apesar de terem desistido de incluir no pacote a anistia à prática do caixa 2, os deputados incluíram medidas polêmicas e retiraram do textos propostas consideradas essenciais do projeto. O projeto seguirá agora para a apreciação do Senado. 
"O objetivo inicial do pacote era combater a impunidade, mas isso não vai acontecer porque as principais ferramentas foram afastadas. O combate à corrupção vai ficar fragilizado e, com um agravante, que foi essa intimidação dos investigadores", disse o relator. 

Ao final da votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu o resultado e disse que se tratou de uma decisão "democrática do plenário". "Mesmo que não tenha sido o que alguns esperavam, isso foi o que a maioria decidiu", disse.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Veja os nomes de quem estava no voo da Chapecoense que matou mais de 70 pessoas


Cleber Santana foi um dos que morreu no acidente com a Chapecoense
Cleber Santana foi um dos que morreu no acidente com a Chapecoense

O voo que levava a Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana caiu antes de chegar ao destino, matando 72 pessoas entre jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas. Confira os nomes dos que estavam no voo. Eram 78 pessoas a bordo.

Eram para ser 81 nomes, mas Luciano Buligon, prefeito da cidade de Chapecó, Gelson Merisio, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e Plinio Filho, filho do presidente do Conselho Deliberativo da Chapecoense, deveriam estar no voo, mas não embarcaram. "A maior tragédia que Chapecó pode passar. Eu estava me deslocando para lá, mas tive um compromisso com os prefeitos eleitos de São Paulo. Meu nome estava na lista dos que iam para Colômbia. É por essas coisas que só Deus explica que acabamos ficando", disse Buligon.

De todos, seis pessoas conseguiram sobreviver: o goleiro Follmann, o lateral Alan Ruschel, o zagueiro Neto, o jornalista Rafael Henzel, o técnico da aeronave chamado Erwin Tumiri e a comissária de bordo identificada como Jimena Suarez. O goleiro titular Danilo, herói do time na semifinal, foi encontrado com vida, mas morreu no hospital.

Jogadores:

1. Danilo (goleiro)
2. Gimenez (lateral)
3. Bruno Rangel (atacante)
4. Marcelo (zagueiro)
5. Lucas Gomes (atacante)
6. Sergio Manoel (meio-campista)
7. Filipe Machado (zagueiro)
8. Matheus Biteco (meio-campista)
9. Cleber Santana (meio-campista)
10. Alan Ruschel (lateral - sobrevivente)
11. William Thiego (zagueiro)
12. Tiaguinho (meio-campista)
13. Neto (zagueiro - sobrevivente)
14. Josimar (meio-campista)
15. Dener Assunção (lateral)
16. Gil (meio-campista)
17. Ananias (atacante)
18. Kempes (atacante)
19. Follmann (goleiro - sobrevivente)
20. Arthur Maia (meio-campista)
21. Mateus Caramelo (lateral)
22. Aílton Canela (atacante)

Demais convocados e comissão técnica

23. Caio Júnior (técnico)
24. Eduardo de Castro Filho, o Duca (auxiliar técnico)
25. Luiz Grohs, o Pipe (analista de desempenho)
26. Anderson Paixão (preparador físico)
27. Anderson Martins, o Boião (preparador de goleiros)
28. Dr. Marcio Koury (médico)
29. Rafael Gobbato (fisioterapeuta)
30. Cocada
31. Sergio de Jesus, o Serginho
32. Adriano
33. Cleberson Silva
34. Mauro Stumpf, o Maurinho (vice-presidente de futebol)
35. Eduardo Preuss, o Cadu Gaúcho (diretor)
36. Chinho di Domenico (supervisor)
37. Sandro Pallaoro
38. Cezinha
39. Gilberto Pace Thomas, o Giba (assessor de imprensa)

Diretoria

40. Nilson Folle Júnior
41. Decio Burtet Filho
42. Edir de Marco (diretor)
43. Ricardo Porto (diretor)
44. Mauro dal Bello (diretor)
45. Jandir Bordignon (diretor)
46. Dávi Barela Dávi (empresário)

Convidado

47. Delfim Peixoto Filho (vice-presidente da CBF e presidente da Federação Catarinense)

Imprensa

48. Victorino Chermont (Fox Sports)
49. Rodrigo Santana Gonçalves (Fox Sports)
50. Deva Pascovich (Fox Sports)
51. Lilacio Júnior (Fox Sports)
52. Paulo Julio Clement (Fox Sports)
53. Mario Sergio Pontes de Paiva (Fox Sports e ex-jogador)
54. Ivan Agnoletto (rádio rádio Super Condá)
55. Guilher Marques (Globo)
56. Ari de Araújo Júnior (Globo)
57. Guilherme Laars (Globo)
58. Giovane Klein (repórter da RBS TV de Chapecó)
59. Bruno Mauro da Silva (técnico da RBS TV de Florianópolis)
60. Djalma Araújo Neto (cinegrafista da RBS TV de Florianópolis)
61. Adré Podiacki (repórter do Diário Catarinense)
62. Laion Espindula (repórter do Globo Esporte)
63. Rafael Henzel (rádio Oeste Capital - sobrevivente)
64. Renan Agnolin (rádio Oeste Capital)
65. Fernando Schardong (rádio Chapecó)
66. Edson Ebeliny (rádio Super Condá)
67. Gelson Galiotto (rádio Super Condá)
68. Douglas Dorneles (rádio Chapecó)
69. Jacir Biavatti (comentarista RIC TV e Vang FM)

Tripulação

70. Miguel Quiroga (piloto)
71. Ovar Goytia
72. Sisy Arias
73. Romel Vacaflores (assistente de voo)
74. Ximena Suarez (aeromoça - sobrevivente)
75. Alex Quispe
76. Gustavo Encina
77. Erwin Tumiri (técnico da aeronave - sobrevivente)
78. Angel Lugo

A Chapecoense jogaria a final de uma competição internacional pela primeira vez na sua história.

Ministra do TSE reforma acórdão e Vicente Júnior (PCdoB) tem registro de candidatura deferido


A Justiça Eleitoral terá de fazer um novo cálculo do coeficiente eleitoral para definir os 15 candidatos eleitos para vereador em Acopiara, porque uma decisão monocrática da ministra relatora Rosa Weber, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) favoreceu o candidato a vereador Vicente Pereira de Araújo Júnior (PCdoB). 

Com esta decisão, Vicente Júnior (PCdoB) garante o seu pedido de registro de sua candidatura e consequentemente os votos obtidos pelo mesmo nas últimas eleições passam a ter validade. 

Fonte: Blog do Lindomar 

terça-feira, 8 de novembro de 2016

PEC visa menos parlamentares na Câmara e no Senado


Image-0-Artigo-2155694-1
Foto: Agência Senado
Para além da discussão da Reforma Política, que deve ter novo desdobramento nesta semana, há uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que atende muito ao clamor da sociedade. Tramitando desde 2015 no Senado Federal, a matéria quer modificar a Constituição Federal para reduzir o número de membros da Câmara dos Deputados dos atuais 513 para 386, e do Senado Federal de 3 para 2 por unidade de Federação.
Mais atentos a outras discussões no Congresso Nacional, parlamentares cearenses não veem a proposta com bons olhos e destacaram a necessidade de maior debate sobre o tema. O senador Randolfe Rodrigues (REDE) é o relator da matéria, e ele já se posicionou favorável ao texto, que conta com o apoio de boa parte da população. Para se ter uma ideia, em consulta pública feita pelo portal do Senado (www12.Senado.Leg.Br/ecidadania/visualizacaomateria?id=122432), mais de 861 mil pessoas se disseram favoráveis à matéria, contra 5 mil que votaram contra.

PENTE-FINO NO BOLSA-FAMÍLIA - Até 1,1 mi benefícios têm irregularidades


Foto: Agência Brasil 
O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário encontrou irregularidades em 1,136 milhão de benefícios do Bolsa Família. Destes, 469 mil foram cancelados e 667 mil, bloqueados. No caso dos bloqueios, os usuários têm até três meses para comprovar que cumprem os requisitos do programa de distribuição de renda e podem voltar a receber o benefício. Considerando o número absoluto de cancelamentos, a lista inclui Fortaleza (5.383) e outras metrópoles populosas, como São Paulo (28.664 cancelamentos), Rio de Janeiro (11.887), Salvador (6.389), , Manaus (3.666), Brasília (3.606) e Recife (3.378).
A Pasta também convocou 1,4 milhão de famílias para fazer atualização cadastral em janeiro de 2017. Os dados são resultado de um pente-fino no Bolsa Família iniciado em junho, que envolveu diversas bases de dados nacionais. Os cancelamentos já começam a valer em novembro e terão impacto de R$ 1,024 bilhão na folha de pagamento do Bolsa Família. No caso dos bloqueios, o governo espera uma economia de R$ 1,428 bilhão.

MPF-CE pede suspensão da redação do Enem por suspeita de vazamento


Candidato estava com texto sobre o tema da redação do Enem (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
G1/CEARA
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) entrou com nova ação civil pública na Justiça Federal, na tarde desta segunda-feira (7), pedindo a suspensão da validade da redação do Enem, desta vez, por suspeitas de vazamento. A Polícia Federal prendeu candidatos no Ceará e no Amapá flagrados com o tema da redação do Enem neste domingo (6).
Na ação, o procurador da República Oscar Costa Filho requer – em caráter  liminar - a suspensão da validade jurídica da prova de  redação e, no mérito, a nulidade da prova de redação. Distribuída para a 8ª Vara Cível da Justiça Federal no Ceará, a ação será julgada pelo juiz titular Ricardo Cunha Porto.“O pedido é o mesmo, o que muda nesta ação é a fundamentação”, explica o procurador. Com a ação, o procurador quer  que a nota da redação só passe a valer como pontuação final caso a Justiça negue a ação proposta pelo MPF. Por outro lado, se a Justiça aceitar o argumento de que o esquema de segurança foi burlado e que candidatos tiveram acesso ao tema e, possivelmente, ao gabarito das provas, as notas de redação seriam descartadas e a nota final do Enem 2016 passaria a ser composta apenas pelas notas das provas objetivas.

GREVE DA POLÍCIA CIVIL - Governador reconhece defasagem nos salários de policiais civis, mas descarta reajuste


Foto: Ariel Gomes/Divulgação
O governador Camilo Santana (PT) disse que o acordo com os policiais civis - em greve desde setembro - já foi garantido com o Plano de Cargos de Carreiras e Salários firmado semanas antes da paralisação. As declarações foram dadas durante entrevista coletiva no Palácio da Abolição, na tarde desta segunda-feira, 7. O chefe do executivo estadual admitiu que há defasagem entre os ganhos de delegados e de inspetores e escrivães, uma das principais reivindicações da categoria paralisada, mas considera que o aumento já foi garantido no acordo firmado há dois meses.
 
“Implementei o novo Plano de Cargos e Salários, isso em setembro deste ano. Em média, o aumento foi de 25% no salário que eles já receberam em 1º de outubro. Isso, enquanto tem estado que não teve nem como pagar”, comentou Camilo. Em greve desde o dia 24 de setembro, os policiais reivindicam a diminuição da diferença salarial entre inspetores, escrivães e delegados, melhores condições de trabalho, o fim da custódia de presos nos chamados xadrezes e o reconhecimento do nível superior para a Polícia Civil.

Gestor municipal e mais três são presos no CE suspeitos de fraude


O secretário da Saúde de Alto Santo (a 241 km de Fortaleza), Antônio Diego Lima Rodrigues, de 34 anos, foi preso em Fortaleza suspeito de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O caso foi registrado ontem, segundo dia de prova, em uma faculdade no Centro da Capital.
A prisão foi feita pela Polícia Federal, que realizou duas operações no fim de semana para reprimir fraudes no Enem: a Jogo Limpo, no Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Tocantins, Amapá e Pará, e a Embuste, em Minas Gerais, mas com repercussão em outros estados, inclusive o Ceará. Em todo o País, 11 pessoas foram presas usando escutas durante a prova.
No Estado, o balanço da Polícia Federal apontou que quatro prisões de candidatos foram realizadas durante o exame. Todas ontem. Além de Fortaleza, houve casos nos municípios de Independência, Juazeiro do Norte e Cedro — as do Interior, foram parte da operação Jogo Limpo.
Prisão em Fortaleza
Antônio Diego estava com uma escuta à espera do começo da prova. Conforme O POVO apurou, a abordagem dele no local foi discreta, realizada pelo coordenador. O candidato foi convidado a sair da sala e, em outro local do prédio, foi submetido a um detector de metais. “Depois de encontrado o dispositivo foi dada a voz de prisão para não chamar atenção. Foi como uma abordagem de rotina, fora do local da prova”, relatou uma fonte.
Segundo a Polícia Federal, o envolvimento de outras pessoas no caso ainda está sendo investigado. O suspeito deve continuar preso. Não cabe pagamento de fiança. Ele deve responder na Justiça Federal por crimes contra a fé pública, patrimônio e paz pública.
Em reportagem publicada pelo portal O Dia, do Piauí, no dia 20 de maio de 2013, Diego é citado como um médico que tentava emprego ilegal em municípios daquele Estado. Ele é graduado em Medicina na Argentina, mas não possui registro no Brasil e já teria atuado como médico em Quiterianópolis, no Ceará. Na época, alegou que é médico em processo de revalidação de diploma.
Além disso, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) entrou com ações por improbidade administrativa contra ele, em outubro deste ano, referente à gestão de Diego na secretaria da Saúde de Crateús.
Operação Embuste
Na operação Embuste, foram cumpridos mandados de prisão simultâneos em todo o País, sendo 28 judiciais, quatro de prisão temporária e quatro de condução coercitiva. Os investigados estariam envolvidos em negociações criminosas e teriam fraudado processos seletivos em Goiás e na Bahia. O próximo passo seria fraudar o Enem 2016. No decorrer da investigação, a PF identificou o repasse de gabaritos por celular para candidatos situados em várias partes do Brasil.
Jogo Limpo
De acordo com a PF, no interior do Ceará foram registrados três casos de prisões de candidatos. No município de Independência, uma candidata foi presa com um segundo celular na bolsa. No equipamento estava o gabarito da prova. Outro flagrante foi em Juazeiro do Norte: uma candidata estava com o gabarito escrito na roupa. No Cedro, a Polícia Militar prendeu um candidato com dispositivo eletrônico. 
(com Agência Brasil)

Suplentes de deputados estaduais ocupam cadeiras em 2017


A Assembleia Legislativa do Ceará passará por mudanças em sua composição, a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano, quando os cinco deputados estaduais eleitos forem empossados prefeitos. O mesmo deve acontecer na composição da bancada cearense na Câmara Federal, por conta da eleição de Moroni Torgan (DEM) e Arnon Bezerra (PTB), eleitos, respectivamente, vice-prefeito de Fortaleza e prefeito de Juazeiro do Norte.
Fato curioso é que parlamentares que não conseguiram se eleger nem para a Câmara Municipal de Fortaleza, com a alteração dos quadros no Legislativo Estadual, assumirão assentos daqueles que deixam a Assembleia. Na Câmara dos Deputados assumirá Vaidon Oliveira, que sequer conseguiu 10 mil votos na disputa eleitoral de 2014.
O ex-deputado Mário Hélio, atualmente no PDT, por exemplo, foi o primeiro suplente da coligação entre PTdoB, PMN e PP e, com a saída de Zé Ailton Brasil (PP) da Assembleia, assume a vaga deixada pelo colega. Hélio foi candidato a vereador neste ano e não obteve êxito, ficando na suplência da coligação formada por PDT, PP, PTB e PRO, com somente 6.190 votos.
O suplente Leonardo Araújo, do PMDB, é outro que pode voltar aos quadros da Assembleia Legislativa, agora efetivado, com a saída de Carlomano Marques (PMDB) para administrar a Prefeitura de Pacatuba.
Com as vitórias de Naumi Amorim, Ivo Gomes e Laís Nunes, que fizeram parte da coligação PRB, PT, PTB, PSL, PHS, PV, PSD e PROS, se efetivam os seguintes deputados estaduais, que hoje são suplentes: Fernando Hugo (PP), Dedé Teixeira (PT) e Rachel Marques (PT).
Secretários
Teixeira, como é secretário de Governo, tende a se manter na função. Neste caso, chamaria Sineval Roque (PDT) e, em seguida, Artur Bruno (PT), que também é secretário. Com isso, entraria Gelson Ferraz (PR), que assim como Mário Hélio não conseguiu se eleger a vereador de Fortaleza no pleito deste ano.
Sobra mais uma vaga que seria preenchida pelo ex-secretário de Segurança do Governo Cid Gomes, Coronel Bezerra, que só obteve 18.365 votos em 2014. Tais vagas dizem respeito aos espaços deixados pelos três deputados efetivos que hoje são secretários do Governo Camilo Santana. São eles: Miriam Sobreira (PDT), Jeová Mota (PDT) e Odilon Aguiar (PMB).
Como dois deputados federais foram eleitos para cargos majoritários neste ano no Ceará, também haverá mudança na composição da bancada cearense na Câmara Federal. Na vaga de Moroni Torgan, vice-prefeito eleito, assume Vaidon Oliveira, que obteve pouco mais de 9 mil votos em 2014. Ele vai deixar o PMDB para ingressar no DEM, partido de Moroni.
Outros suplentes
Arnon Bezerra foi o único deputado federal que conseguiu vitória na disputa no primeiro turno, eleito prefeito de Juazeiro do Norte, uma das maiores cidades da Região do Cariri. Com a saída de Bezerra, o primeiro da linha sucessória na Câmara Federal seria Vicente Arruda, mas este já está em mandato na Casa, pelo PDT, como suplente.
Em seguida vem Ariosto Holanda, que, também na função de suplente, já atua na Câmara dos Deputados. Logo após Holanda vem Inácio Arruda, do PCdoB, atual titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo Camilo Santana.
Caso Arruda não seja exonerado para assumir a função parlamentar, assume Paulo Henrique Lustosa (PP), que em 2015 já esteve durante alguns meses na função parlamentar no lugar deixado por Adail Carneiro (PP), que havia se licenciado para atuar como assessor especial do Governo em Brasília.
Diário do Nordeste

Chove em Cariús e em mais três cidades do Ceará


As cidades de Altaneira, Cariús, Fortaleza e Redenção registraram chuvas isoladas nas últimas horas. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), "áreas de instabilidade vindas do Oceano Atlântico em contato com a brisa terrestre no fim da madrugada favoreceram a formação de nuvens de chuva sobre a Região Metropolitana de Fortaleza e o Maciço de Baturité", no início da manhã desta terça-feira (8). Foram 7 mm em Fortaleza e 3,6 mm em Redenção.
Nas outras duas cidades no sul do Estado, Altaneira e Cariús, precipitações isoladas foram provocadas pela instabilidade atmosférica causada por influência de uma frente fria que chega ao sul do Nordeste. Nesses municípios, as chuvas registradas foram de 24mm e 3mm, respectivamente.
Previsão
A previsão do tempo até o fim do dia é de céu parcialmente nublado a claro. Para amanhã, a Funceme prevê possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no Sul do Estado. Os meteorologistas esclarecem que as chuvas de hoje, de baixa intensidade e em poucos municípios, são resultado da atuação de sistemas secundários e não podem ser consideradas chuvas de pré-estação chuvosa, pois ainda não há vórtices ciclônicos ou cavados atuando sobre o Ceará.

Coelce muda de marca para Enel Distribuição Ceará


Coelce
A Coelce anunciou que passará a utilizar a marca Enel Distribuição Ceará, seguindo o padrão de seu acionista controlador.
Em comunicado ao mercado, o diretor financeiro e de Relações com Investidores Teobaldo José Cavalcante Leal explicou que está mantida a denominação social Companhia Energética do Ceará e que o controle acionário não foi alterado.

Bloco define candidatura a Presidência da Câmara em Quiterianópolis

Clique para Ampliar
O grupo político liderado pelo prefeito reeeleito de Quiterianópolis, Dr. José Barreto, já definiu o nome do candidato a Presidência da Câmara Municipal para a legislatura a se iniciar no dia 1º de janeiro de 2017.
Após reunião da bancada de situação, foi escolhido o vereador Valdir Moura, SD, para comandar o Poder Legislativo. Ele foi o 9º vereador mais votado nas eleições do último dia 03, com 660 votos.
Formada por 11 vereadores, a nova composição da Câmara Municipal de Quiterianópolis, tem 6 vereadores de situação e 5 de oposição. 
Valdir Moura já foi Presidente da Casa em legislaturas anteriores.

Banco do Brasil implantará terminal de autoatendimento em Arneiroz

Clique para Ampliar
A população do município de Arneiroz ganhará em breve um terminal de autoatendimento do Banco do Brasil. O caixa eletrônico começou a ser montado no Mercado Público da cidade e segundo informou o gerente da Agência do BB de Tauá, Juliano Campos, disponibilizará todos os serviços para os clientes, exceto, depósitos.
A implantação do terminal também permitirá que parte dos servidores da Prefeitura de Arneiroz também possa sacar seus salários.
O Banco do Brasil ainda não informou quando o caixa começará a funcionar.
Caixa eletrônico funcionará no Mercado Público de Arneiroz.

Agência de Defesa apreende 300 jumentos que seriam abatidos em fazenda

Clique para Ampliar
Cerca de 300 jumentos foram apreendidos, na segunda-feira (7), pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adab), e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia  (Inema), em uma fazenda na BA-210, a 7 km de Juazeiro, norte da Bahia. Após uma denúncia de que a propriedade traficava animais, os órgãos de fiscalização suspeitam que os jumentos seriam abatidos na região e a pele deles seria vendida para China.
Os animais estavam sem documentação de origem, conforme a Adab. "A fazenda não é cadastrada junto ao sistema de defesa, a Adab. Isso cabe uma multa. Os animais vieram para cá de forma ilegal. Estamos autuando o proprietário e ele vai ter 15 dias para responder a atuação ", diz fiscal da agência, José Arnaldo Cruz.
Segundo o fiscal, o dono da fazenda alega que um projeto social seria desenvolvido com o leite dos animais. A multa para o proprietário da propriedade rural será de R$ 13 mil reais. Ele preferiu não falar com a reportagem.
Na semana passada, três carretas com mais de 154 jumentos também foram apreendidas, na região norte do estado, perto da cidade de Casa Nova, na BR-235. Os veículos saíram de Remanso com destino à Minas Gerais. Os três motoristas foram multados em mais de R$ 8 mil.

Site: G1