sexta-feira, 31 de maio de 2013

Prefeito de Santa Quitéria se envolve em acidente em Fortaleza


Fabiano Lobo
O prefeito de Santa Quitéria, Fabiano Magalhães, se envolveu em um acidente, na tarde desta quinta-feira (30), no cruzamento das rua André Dall’olio com Valdetário Mota, no Papicu, em Fortaleza.
Segundo testemunhas, uma mulher avançou a preferencial, colidiu no veículo do prefeito, que atingiu uma moto.

A mulher teve escoriações leves, o motoqueiro não teve ferimentos. Já Fabiano Magalhães, neste momento, está sendo socorrido para um hospital de Fortaleza.

Os primeiros atendimentos foram realizasdos pelo Samu. Após a ação, o carro do prefeito foi saqueado. Levraram notebook, ipad e a cardeira dele.
Blog do Roberto Moreira

Piloto pode ser o responsável pela tragédia em Guramiranga, no Ceará

 

A Agência Nacional da Aviação Civil, Anac, está investigando o acidente envolvendo um helicóptero na serra de Guaramiranga, no Maciço de Baturité, nesta quinta-feira.  
O acidente deixou o empresário José Carlos Pontes ferido. Uma das hipóteses seria falha do piloto. O comandante teria descido com a aeronave em funcionamento para fazer uma gentileza de abrir a porta para a família do empresário. 
Neste momento, a aeronave teria se movido e ele não conseguiu mais entrar para acionar o controle do helicóptero.

Engenheiro José Carlos Pontes sai do IJF em ambulância do Samu. 
Ele foi transferido para o hospital São Mateus.

O engenheiro José Carlos Pontes, 61 anos, presidente do grupo Marquise, passa por cirurgia no hospital São Mateus para tentar recuperar a perna amputada após acidente com helicóptero em Guaramiranga, a 102 km de Fortaleza, no fim da manhã desta quinta-feira, 30. O estado de saúde dele é estável. Mais cinco pessoas estavam no helicóptero, mas nada sofreram.

O ex-senador Tasso Jereissati conversa com médicos. Foto: Evilázio Bezerra
No IJF estavam o ex-senador Tasso Jereissati, o coronel Francisco Bezerra, titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e o secretário da Casa Civil, Arialdo Pinho.

Sítio em Guaramiranga onde ocorreu o acidente. Deivyson Teixeira/ O POVO


De acordo com o major George Girão, coordenador de Operações do Corpo de Bombeiros, a aeronave, particular, tombou à esquerda após o pouso no sítio Tibagi, de propriedade do empresário José Carlos Pontes, por volta das 11h45min.

Segundo informações de hóspedes de uma pousada em frente ao sítio, o helicóptero teria subido e tombado no momento em que o engenheiro descia da aeronave. Neste momento, a hélice teria batido no chão e depois decepado a perna de José Carlos. Ele tinha sido o último a descer do helicóptero.

Segundo o subtentente Alexandre Barroso, a Polícia Civil irá ao sítio ainda nesta noite para investigar o acidente. Ainda de acordo com Barroso, amanhã a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se deslocará ao local.

O sítio Tibagi, na região do Maciço de Baturité, é uma reserva ambiental particular, autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O POVO Online

Acusado de praticar mais de 20 assaltos é preso em Icó, no Ceará

Mais de 20 assaltos. Essa é a acusação que recai sobre José Airton Freitas Duartes, 21 anos, preso na tarde da última quinta-feira (30) nas proximidades da Faculdade Vale do Salgado, município de Icó.
Os policias Ediglêr, Diniz e Mardez faziam rondas pela região quando suspeitaram da atitude do acusado que guiava uma motocicleta Suzuki 125 cc. Ao ser abordado, Airton confessou ter um mandado de prisão e não esboçou resistência. O mesmo foi capturado e conduzido a Cadeia Pública da cidade.
De acordo com o delegado de polícia civil, Marcos Sandro, Airton é apontado com um dos principais assaltantes às casas lotéricas de Icó e estabelecimentos comercias circunvizinhos. Além desses crimes, ele agia, também, na conhecida ponte Piquet Carneiro. O “modis operandis” era sempre o mesmo, como explica Marcos.
“Airton é um homem frio, e bastante esperto. Além de roubos à estabelecimentos, ele também cometeu diversos roubos de veículos. Sempre observava com atenção os condutores que trafegavam pela ponte e, aqueles que ele julgava ser mais vulnerável, ataca de forma rápida e incisiva”, finaliza. 
Miséria

Governo publica decreto garantindo desconto na conta de energia elétrica

A presidente Dilma Rousseff publicou o decreto que assegura o desconto médio de 20% na conta de luz de consumidores residenciais e do setor produtivo. O documento está em edição extra do Diário Oficial da União da última quarta-feira, 29. 
O decreto permite à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizar a Eletrobras a repassar, antecipadamente, recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) a 64 distribuidoras de energia em todo o País. 
O valor será correspondente a sete meses de recursos, num total de R$ 2,8 bilhões. Esses recursos servirão para bancar o custo da não adesão de Cesp, Cemig e Copel ao pacote do governo de renovação antecipada das concessões do setor elétrico.

Homem passa mal e morre na sede do Detran-CE

Um homem, de 58 anos, identificado como Edmilson Regino da Silva, passou mal e faleceu na manhã desta sexta-feira (31) na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), na Maraponga, em Fortaleza.

De acordo com a assessoria do órgão, "ele se dirigia ao Setor de Habilitação e no jardim teria enfartado. O médico do Detran atendeu o senhor, realizou todos  procedimentos de ressuscitação, incluindo uso da medicação Isordil, mas ele não reagiu e faleceu".

Ainda segundo o Detran, o corpo foi levado à Perícia Forense para realização de necrópsia. Edenilson seria natural do Piauí.

Atendimento não foi prejudicado, diz Detran

Segundo populares, após o incidente o atendimento teria sido prejudicado. A informação foi desmentida pelo órgão. O fato teria ocorrido antes do horário oficial de atendimento.

No início da tarde, o Detran emitiu nota oficial à imprensa. Confira na íntegra:

O DETRAN-CE informa ao mesmo tempo em que lamenta o registro de óbito do Sr. Edmilson Regino da Silva, 58 anos, portador de Carteira Nacional de Habilitação e Carteira de Identidade emitidas pelo Estado do Piauí, quando se dirigia ao Setor de Habilitação do Órgão, em sua sede (Avenida Godofredo Maciel, 2.900, Maraponga). O caso ocorreu antes das 8 horas. Os médicos do DETRAN-CE, que chegavam para o expediente, prestaram os primeiros socorros, tentando, sem êxito, reanimar o paciente. Foi chamada equipe do Samu, que realizou o procedimento de ressuscitação. Uma equipe da Perícia Forense conduziu o corpo para o Serviço de Verificação de Óbito, onde será apurada a causa da morte. Pelo quadro do paciente, há suspeita de que ele tenha sido vítima de infarto agudo.
Fortaleza, 31 de maio de 2013
A Diretoria do DETRAN-CE

quarta-feira, 29 de maio de 2013

UVA é proibida de cobrar taxas de alunos e firmar convênios com instituições privadas

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) está proibida, por decisão da Justiça Federal, de cobrar taxas, mensalidades ou qualquer custeio de seus alunos matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação. A partir de agora, a instituição também não poderá mais firmar convênios com instituições privadas de ensino superior. A decisão judicial teve por base ação civil pública ajuizada em junho de 2009 pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE), em parceria com o Ministério Público Estadual (MP/CE).
Segundo a ação, a UVA obteve autorização indevida para que passasse a cobrar, ilegalmente, taxas de alunos dos cursos de graduação e extensão, mesmo sendo uma universidade pública, mantida pelo Estado. A cobrança era feita por meio de esquema de parceria firmada de forma ilegal com instituições de ensino superior sem autorização da União. Além disso, a universidade também atuava ilegalmente ao prestar serviços educacionais fora do Ceará, por meio de convênios firmados de forma irregular com instituições privadas de ensino de outros Estados.
De acordo com o procurador da República Alessander Sales, para burlar a proibição da cobrança de taxas aos alunos, a UVA alterou, indevidamente, a sua personalidade jurídica estabelecida na Constituição do Estado, passando a se identificar como "pessoa jurídica de direito privado", e não como instituição pública. Quando fundada, porém, a Universidade foi constituída como entidade de direito público, e, segundo o procurador, jamais poderia ter sua natureza jurídica alterada.
"A instituição age de forma absolutamente irregular e contrária ao ordenamento jurídico pátrio ao se beneficiar de todos os privilégios legais concedidos aos dois tipos de personalidade: público e privado", detalha trecho da ação civil pública, também assinada pela promotora de Justiça Elizabeth Maria Almeida de Oliveira.
Além de cobrar as taxas indevidas dos alunos, a UVA ainda firmou convênios com institutos privados que atuam sem autorização da União. "Assim, das duas, uma: ou os alunos são vinculados à UVA ou a estes institutos. Se forem vinculados à UVA, não poderia ser exigida cobrança, pela natureza pública da UVA. Caso os alunos sejam vinculados aos institutos, a UVA atuaria apenas como responsável pela expedição de diplomas, e, assim, o funcionamento do instituto é ilegal, já que não tem autorização da União", apontam os autores da ação.

Ex-jogador de basquete Oscar Schmidt trava luta contra câncer no cérebro

O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt trava uma batalha contra o câncer. No dia 30 de abril, o Mão Santa passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno do cérebro. O procedimento foi realizado no Hospital Albert Einstein.
 
A família de Oscar não divulgou a cirurgia e o fato veio a publico após o jornalista Fernando Vanucci publicar a informação em sua página no Facebook.
 
Atualmente, Oscar passa por sessões de quimioterapia para combater a doença.
 
Em 2011, o Mão Santa já havia passado por uma cirurgia no cérebro para a retirada de um outro tumor, aquele benigno. O nódulo foi descoberto após o ex-jogador passar mal e desmaiar dentro da banheira de um spa nos Estados Unidos.

Desvio de verbas: Operação do MP prende quadrilha por fraudes

As investigações do Ministério Público apontaram golpes nas licitações em São Gonçalo do Amarante

Uma megaoperação desencadeada, na manhã de ontem, pelo Ministério Público Estadual (MPE), com o apoio de dezenas de policiais civis, deu cumprimento à maior quantidade de mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos, de uma só vez, pelo Judiciário cearense no combate ao crime de desvio de verbas públicas. A operação, batizada de ´Vil Metal´, aconteceu na cidade de São Gonçalo do Amarante (55Km da Capital).

Na manhã de ontem, dezenas de policiais civis cercaram a cidade de São Gonçalo do Amarante, revistaram casas, empresas e órgãos públicos FOTO: NATINHO RODRIGUES

No total, 62 ordens judiciais para detenção de implicados no golpe e devassa contábil em residências, sedes de empresas e de órgãos públicos, e escritórios de assessorias jurídica e financeira.

As investigações realizadas nos últimos meses pelo MP teriam constatado que as fraudes somariam cerca de R$ 3,5 milhões, causando prejuízos aos cofres municipais.

Entre os investigados e presos durante a operação estão o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Walter Ramos de Araújo Júnior, que teria se beneficiado das fraudes em bloco; e o ex-tesoureiro da Prefeitura, Wagner Araújo de Farias. Ambos tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça no dia 21.

Coletiva

Conforme o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, em entrevista à Reportagem na noite passada, até por volta de 21h30, 25 das 28 pessoas que tiveram a preventiva decretada já haviam sido detidas.

Hoje, o Ministério Público deverá dar detalhes de toda a ação, em entrevista coletiva marcada para as 9 horas, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no Centro.

Em nota oficial distribuída à Imprensa, ainda na manhã de ontem, a Assessoria de Comunicação Social da PGJ explicou que a operação poderá se estender por outros Municípios cearenses (sem citá-los), e tem como objetivo, "o enfrentamento aos crimes contra a administração pública, desvio de recursos públicos, ´lavagem´ de dinheiro, evasão de divisas e contratos licitatórios fraudulentos".

À frente da apuração estão o promotor da Comarca de São Gonçalo do Amarante, José Ribeiro dos Santos Filho, e a equipe da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), além da Polícia Civil.

Conforme o Ministério Público, os promotores teriam descoberto indícios e provas de irregularidades em dezenas de contratos celebrados entre um grupo de oito empresas prestadoras de serviços e diversas prefeituras.

"O objetivo dessa operação é sufocar o eixo financeiro da quadrilha, cujos negócios envolvem diversas prefeituras, setores do Estado e até da União", relata a nota oficial da PGJ.

Xadrez
Vários empresários, contadores, ex-gestores municipais e outras pessoas foram capturadas no decorrer da operação e trazidas, imediatamente, para Fortaleza.

Os presos foram distribuídos na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil (DGPC), no prédio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), no Centro.

Georreferenciamento já cobriu 63 municípios do CE



2Plenário da Assembleia Legislativa deverá apreciar projeto de lei com parte do trabalho sobre divisas no Ceará

Iguatu. Parte do projeto de elaboração do Atlas de Divisas Municipais Georreferenciadas do Estado do Ceará, com os memoriais descritivos e mapas com os limites entre os municípios, já chegou à Assembleia Legislativa do Ceará e, em breve, será transformado em projeto de lei.

As localidades de Pontal da Serra, entre Brejo Santo e Abaiara, e Olho D´Água da Bica, entre Tabuleiro do Norte e Alto Santo, estão em disputa pelos municípios e constituem pendências ainda existentes no trabalho técnico FOTO: ANTO. VICELMO/ MELQUÍADES JR.

Até agora, o serviço já foi concluído em 63 municípios das macrorregiões de Planejamento do Litoral Leste/Jaguaribe, e Cariri/Centro-Sul.

Nessas duas macrorregiões, há duas pendências que somente serão resolvidas por meio de plebiscito (consulta direta aos eleitores), envolvendo os municípios de Brejo Santo e Abaiara, no Cariri, que disputam a localidade de Pontal da Serra; e Tabuleiro do Norte e Alto Santo na região jaguaribana, que disputam a localidade de Olho D´Água da Bica.

Para solucionar esses dois impasses, a Assembleia Legislativa deve elaborar um decreto legislativo autorizando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a realizar plebiscitos nos municípios envolvidos para definição das áreas em litígio. Preferencialmente, a consulta deve ser realizada por ocasião de eleições municipais ou estaduais.

A localidade de Pontal da Serra, legalmente, integra o território do município de Abaiara, mas há vários anos é assistida por Brejo Santo, que investe em saúde, educação e outros serviços. Do Pontal da Serra para Brejo Santo é distante apenas 18km, mas para Abaiara são 70km.

Situação semelhante ocorre entre Tabuleiro do Norte e Alto Santo. A localidade de Olho d´Água da Bica é assistida por Tabuleiro do Norte, em serviços básicos oferecidos pela por aquela prefeitura mas legalmente pertence a Alto Santo.

Curiosamente, nos dois casos, os municípios fazem despesas em área territorial pertencente a outro, e não recebem recursos para isso. Haveria ilegalidade praticada ao longo dos anos pelos gestores? Sem acordo entre os municípios, a forma de corrigir esse problema é através de plebiscito. Para isso, deputados estaduais já encaminharam pedido formal de agregação de área que tramita na Assembleia.

Atualmente, equipes de técnicos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trabalham na definição de limites dos 14 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e de 13 do Maciço do Baturité. Nessas duas áreas, os trabalhos técnicos (visita de campo, georreferenciamento, audiências públicas) já foram concluídos. Até a primeira quinzena de junho, todo o serviço que envolve os municípios da Região Metropolitana da Capital deve estar concluído. Pelo menos, essa é a previsão do presidente da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa, Luiz Carlos Mourão. "Precisamos reunir os prefeitos porque há pontos a serem definidos que envolvem tríplice junção", explicou. "É mais uma questão técnica, do que disputa territorial", explicou ele.

A equipe também já começou a fazer os levantamentos na região do Sertão Central, que incluem 21 municípios. Até agora, o trabalho de campo já foi concluído em 90 municípios. Em seguida, será a vez da região dos Inhamuns, Serra da Ibiapaba/Sobral e, por último, Litoral Oeste. "O trabalho deve ficar pronto em 2014", prevê Mourão. Havia uma previsão inicial de conclusão do Atlas de Divisas Municipais Georreferenciadas do Estado do Ceará para o fim de 2012. "O ano passado foi atípico, com eleições municipais, com deputados e prefeitos em campanha e o trabalho não avançou", disse.

A nova lei que vai definir os limites entre os 184 municípios cearenses a partir do Atlas de Divisas Georreferenciadas deverá corrigir pendências e divergências. "Não haverá mais definição por acidente geográfico, como por exemplo, uma pedra, que sequer existe mais, que é falho, mas por pontos georreferenciados", explicou Mourão. "O trabalho é de adequação e ajuste de divisa".

A elaboração do atlas é coordenada pela Assembleia Legislativa e envolve a participação de equipes de técnicos do IBGE, Idace, Ipece, em parceria com as prefeituras, União dos Vereadores do Ceará (UVC) e a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece).

Mais informações
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Telefone: (85) 3277. 2777/2932
Ipece
Telefone: (85) 3101. 3518

HONÓRIO BARBOSAREPÓRTER

Alerta aos municípios: Vistoria para o Garantia-Safra




Fortaleza. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado faz um alerta para os municípios cearenses quando às exigências para o Garantia-Safra. Isto porque, no Estado, 25 Prefeituras cearenses ainda não fizeram ou não concluíram a solicitação de vistoria e a indicação de técnico vistoriador para a aplicação dos laudos que devem ser postados no sistema próprio Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a verificação dos percentuais de perdas de safra.

Neste anos, muitos agricultores fizeram plantio, mas não tiveram as chuvas suficientes para o desenvolvimento das culturas FOTO: SILVÂNIA CLAUDINO

Os municípios que devem fazer esses procedimentos são Acarape, Barroquinha, Baturité, Bela Cruz, Frecheirinha, Groaíras, Icó, Massapê, Moraújo, Mucambo, Pacoti, Paraipaba, Parambu, Pentecoste, Pires Ferreira, Potengi, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá, Tabuleiro do Norte, Tianguá, Trairi, Ubajara, Varjota e Viçosa do Ceará.

Segundo o coordenador estadual do Garantia-Safra, Arimatéa Gonçalves, os municípios que não concluírem o trabalho em tempo hábil podem prejudicar os agricultores com adesão ao Programa.

"Não havendo a liberação dos laudos, os municípios podem ficar fora dos benefícios do Garantia-Safra, pois não haverá como o MDA avaliar as perdas para liberação dos benefícios", afirmou o coordenador.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através da Coordenação do Programa, realizou sete seminários regionais de capacitação, habilitando os atores municipais diretamente envolvidos com a implementação no acesso ao sistema de informação.

"É fundamental a parceria com os municípios, pois este programa depende da participação do Estado, da União e também dos agricultores familiares", afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

A previsão é que o Garantia-Safra comece a ser pago entre os meses de julho e agosto, em cinco parcelas, sendo uma de R$ 140,00 e quatro de R$ 155,00, perfazendo R$ 760,00.

O Estado do Ceará conta com 303.891 mil agricultores aptos a receber o Garantia-Safra, caso sejam confirmadas perdas maiores ou iguais a 50% da safra. Estados, municípios e também os agricultores contribuem para o pagamento do benefício.

No Ceará, os agricultores contribuíram com R$ 9,50, os municípios contribuem com R$ 28,50, o Estado já contribui com R$ 57,00 por agricultor, representando investimento de R$ 17,3 milhões

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Festival dos Inhamuns leva arte e alegria para o sertão

Além de destacar a cultura regional, evento promove intercâmbio com grupo de artistas de outros países
Arneiroz. Arte, música, cultura e diversão animaram o sertão cearense no final de semana por meio da sétima edição do "Festival dos Inhamuns, Circo, Bonecos e Arte de Rua", que começou na sexta-feira passada neste município. E a partir de hoje começa a percorrer os polos pelos municípios da região e nos distritos.

O VII Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Artes de Rua abriu o ciclo de apresentações em Arneiroz Palhaços, músicos e dançarinos animaram a noite em Arneiroz

Em todas as apresentações, sempre há a marca da graciosidade do humor leve e renovador, arejado por jovens comprometidos com a arte e também com um povo receptivo de alegre.

E para os organizadores não será diferente, quando, a partir das 18h no assentamento de Mucuim, aqui em Arneiroz acontece a abertura das comemorações dos 10 anos do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária com o grupo de teatro Carrapicho, do assentamento Todos os Santos (Canindé/CE). Encerra a programação a Companhia Cultural Cirandús, do município de Janduíns (RN). A organização estima um público de 25 mil pessoas durante o evento.

O VII Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Artes de Rua vai até o dia 1° de junho nos municípios de Arneiroz, Tauá, Aiuaba, Parambu, Quiterianópolis e Catarina. É uma realização da Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz - Arte Jucá e tem o apoio cultural do Governo do Estado do Ceara através da Secretaria da Cultural, patrocínio da Caixa, Banco do Nordeste, BNDES, Fundação Nacional de Artes - Funarte, através do Funarte/Petrobrás Carequinha de Estímulo ao Circo, Ministério da Cultura, Governo Federal. A produção é da Iluminura Produtora Cultural.

Conforme Robson Cavalcante, produtor do evento, o Festival dos Inhamuns é esperado o ano inteiro pela população de Arneiroz e da região. "Aqui o pessoal já tem uma relação estreita com o Festival, que mobiliza grande parte da população em torno da arte. É o maior evento da cidade e todos se envolvem", destaca.

Apresentações
A primeira apresentação do evento aconteceu no Circo do palhaço Trepinha, montado ao lado da Igreja Matriz. A honra da abertura ficou ao cargo do grupo Offsina, do Rio de Janeiro, que encenou o espetáculo "Oba! O Circo Chegou!". A dupla argentina Pato Mojado também participou do espetáculo. O encerramento da noite no picadeiro ficou por conta do humorista Robertinho do Chicote, conhecido pelas apresentações nas ruas de Fortaleza, que arrancou muitas gargalhadas do público que lotou o espaço.

A lotação também ficou esgotada na Arena, outro espaço de apresentações no VII Festival. Palhaços, músicos e dançarinos animaram a noite, que contou também com o espetáculo "As bolas de Balltazar", da Companhia Balltazar, da Bélgica. A apresentação elabora as técnicas de malabarismo, escada livre, corda bamba, acrobacia, mágica e teatro de marionetes e se destina a toda a família.

A arte também invadiu as ruas de Arneiroz, no segundo dia do VII Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Artes de Rua.

Cortejo
A programação começou com um cortejo que saiu do Bairro Silva Bezerra e seguiu até a Igreja Matriz, cujo patamar serviu de palco para apresentações do Reisado Mirim do Mestre Ema, projeto de Arneiroz, da Associação Arte Jucá, que reúne crianças de sete a catorze anos. Depois, foi a vez do Nóis de Teatro, de Fortaleza, com o espetáculo "A Granja. Por último, o grupo Epidemia de Bonecos, também de Fortaleza, trouxe seu Teatro Lambe Lambe, que trabalha com animação de bonecos.

O segundo dia terminou com a ousada encenação de Gisele vai ao bar, do ator e diretor cearense Silvero Pereira.

Além dos espetáculos foram realizadas várias oficinas dentro da programação do Festival aqui em Arneiroz. O premiado ator, diretor de teatro e teatrólogo mineiro Amir Haddad foi o convidado especial do Ciclo de Conversas sobre a Arte Pública e Teatro na Rua, que aconteceu no sábado e domingo.

Foram realizadas ainda as oficinas O figurino e sua função narrativa, Teatro de Rua, e Rastro - Expedição de Arte de WR.

Programação
Amanhã a festa da arte acontecerá no município de Catarina, em frente à sede da prefeitura, com as apresentações dos grupos Juká de Teatro - Arneiroz (19h), Mágico Tilim - Fortaleza (19h45), Robertinho do Chicote - Fortaleza (20h20), e Duo Morales do Rio de Janeiro (21h).

Na quarta-feira é a vez do município de Parambu receber a programação do Festival com as apresentações da companhia Epidemia de Bonecos (Fortaleza/CE), Mágico Tilim (Fortaleza/CE), Latin Duo (ARG) e Circo Nosotros (Itanhaém/SP). As performances começam a partir das 19horas.

Ainda na quarta-feira, em Quiterianópolis, a partir das 19h, na Igreja Matriz, tem as apresentações da companhia Talagadá (Itapira-SP), Lona Preta (SP), Palhaço Colorau (Fortaleza) e Pato Mojados (Argentina).

Na quinta-feira, o festival desembarca em Tauá com a programação se estendendo até o dia 1° de junho. Destaques para a Companhia Enviezada do Rio de Janeiro, Inventivos (SP), Baltazar (BEL), Tato Criações Cênicas (Brasília/Curitiba), Palhaço Tomate (SP) entre outros.

Em cada apresentação, há também um clima de confraternização entre artistas brasileiros e estrangeiros. A receptivamente do público, no entanto, não faz distinção seja qual a origem de quem se apresenta, destacando a alegria e a arte de emocionar, comover e fazer gente de todas as idades.

Mais informações: Festival dos Inhamuns - De 24 de maio a 1º de junho - Telefone (85)8723.1539 www.festivaldosinhamuns.wordpress.com

SILVÂNIA CLAUDINO
REPÓRTER

Festival dos Inhamuns leva arte e alegria para o sertão



Arneiroz. Arte, música, cultura e diversão animaram o sertão cearense no final de semana por meio da sétima edição do "Festival dos Inhamuns, Circo, Bonecos e Arte de Rua", que começou na sexta-feira passada neste município. E a partir de hoje começa a percorrer os polos pelos municípios da região e nos distritos.

O VII Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Artes de Rua abriu o ciclo de apresentações em Arneiroz Palhaços, músicos e dançarinos animaram a noite em Arneiroz

Em todas as apresentações, sempre há a marca da graciosidade do humor leve e renovador, arejado por jovens comprometidos com a arte e também com um povo receptivo de alegre.

E para os organizadores não será diferente, quando, a partir das 18h no assentamento de Mucuim, aqui em Arneiroz acontece a abertura das comemorações dos 10 anos do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária com o grupo de teatro Carrapicho, do assentamento Todos os Santos (Canindé/CE). Encerra a programação a Companhia Cultural Cirandús, do município de Janduíns (RN). A organização estima um público de 25 mil pessoas durante o evento.

O VII Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Artes de Rua vai até o dia 1° de junho nos municípios de Arneiroz, Tauá, Aiuaba, Parambu, Quiterianópolis e Catarina. É uma realização da Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz - Arte Jucá e tem o apoio cultural do Governo do Estado do Ceara através da Secretaria da Cultural, patrocínio da Caixa, Banco do Nordeste, BNDES, Fundação Nacional de Artes - Funarte, através do Funarte/Petrobrás Carequinha de Estímulo ao Circo, Ministério da Cultura, Governo Federal. A produção é da Iluminura Produtora Cultural.



Intervenção de Ciro na segurança ganha repercussão nacional


Ganhou repercussão nacional a presença do ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes como articulador de ações de combate à criminalidade no Ceará. Ciro tem sido conselheiro nessa área e atendeu a um chamado do irmão, Governador Cid, para ajudá-lo nos estudos e medidas voltadas a melhorar os resultados das ações de segurança.
Há mais de um mês, este site antecipou que Ciro passara a se reunir com o Secretário de Segurança Pública, Francisco Bezerra, e a cúpula da Polícia Civil para estudar os números e ações que precisavam ser adotadas para frear o avanço da violência. A presença de Ciro foi interpretada como uma intervenção na área
A oposição definiu o papel de Ciro como secretário informal. Indiferente a críticas e versão dos opositores, Ciro mergulhou na Segurança Pública e comprou briga com lideranças dos policiais que cobram do Governo do Estado melhorias salariais e de condições de trabalho.
Um dos principais alvos das críticas do ex-governador é o capitão Wagner, vereador pelo PR em Fortaleza, e liderado do ex-governador Lúcio Alcântara e do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. Wagner foi acusado por Ciro de liderar milícia dentro da PM. Lúcio e Pessoa são inimigos dos irmãos Cid e Ciro.
O assunto ganhou repercussão nacional e, neste sábado, a Folha de São Paulo dá destaque ao conflito entre oposição e Governo nessa área: "Ele oficialmente não faz parte do governo, mas age como se fizesse", declarou o deputado estadual Heitor Férrer, ao ser abordado sobre o assunto.
Uma nota da Secretaria de Segurança Pública admite o papel de conselheiro desempenhado pelo ex-governador Ciro Gomes. Segundo a nota, Ciro, "de forma voluntária, sem remuneração ou cargos, importante papel como conselheiro do governo do Ceará na área de segurança" e conta com "apoio irrestrito" do secretário.

Inscrições para Enem terminam nesta segunda-feira


Terminam nesta segunda-feira (27), às 23h59, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados em fazer a prova devem se inscrever no site do Enem. Aqueles que já fizeram a inscrição e ainda não pagaram têm até quarta-feira (29) para fazê-lo. A inscrição só será confirmada após o pagamento.
Segundo o último balanço do Ministério da Educação (MEC), mais de 5 milhões se inscreveram até esta sexta-feira (24). A expectativa é que o número de candidatos ultrapasse 6 milhões. Até o momento, o Ceará tem o terceiro maior número de inscritos.
Inscrição
Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda. No caso de isenção, a confirmação da inscrição ocorrerá após comprovados os dados fornecidos.
Ao finalizar a inscrição, o participante deve verificar se ela foi concluída com sucesso e guardar o número e a senha. Com essas informações o candidato poderá acompanhar o processo de inscrição e, além disso, consultar e imprimir o cartão de confirmação. Caso esqueça ou perca a senha, o candidato poderá recuperá-la pelo endereço do Enem. Alterações nos dados cadastrais, na cidade de provas e na opção de língua estrangeira são permitidas apenas até o fim do período de inscrição.

Fotógrafo do O POVO, André Salgado, morre ao cair de prédio em Natal



O fotógrafo do O POVO, André Salgado, morreu, na manhã deste domingo, 26, ao cair do 21º andar do Condomínio Jardins do Alto, localizado na zona Leste de Natal, no Rio Grande do Norte.


De acordo com informações do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), para onde o corpo foi levado, André, de 24 anos, estava fotografando amigos na sacada do 21º andar do edífício, quando, ao passar de uma laje para outra, se desequilibrou e caiu de uma altura aproximada de 100 metros. O acidente ocorreu por volta das 10h20min. Ele morreu instantaneamente.
A tia de André, Tânia Salgado, informou ao O POVO Online que o corpo já foi liberado pelo Itep, mas que ainda aguarda autorização do cartório para ser realizado o traslado pela funerária. Ela disse que o velório de André ocorrerá no Parque da Paz, provavelmente no fim da tarde desta segunda-feira, 27.
Dilson Alexandre, coordenador dos cursos de jornalismo e publicidade da Faculdade 7 de Setembro (Fa7), onde André cursava o último ano de publicidade, lamentou a morte do estudante, lembrando que ele era um jovem "muito alegre e criativo". "Amanhã será um dia de prestar homenagens ao André. Os colegas estão selecionando fotos tiradas por ele durante o curso para uma exposição, que será realizada em breve na faculdade", disse o coordenador.
 

Jovem é encontrada morta na cidade de Campos Sales


Maria Cibelle tinha 25 anos (Foto-Reprodução)
Uma moradora da cidade de Iguatu foi encontrada sem vida na madruga deste sábado, 25, por volta das 04h30 na cidade de Campos Sales localizada na Região do Cariri distante a 160 km do município de Iguatu. O fato com indícios de assassinato vitimou Maria Cibelle Da Silva Souza de 25 anos natural da cidade de Orós morreu com um disparo de arma de fogo em uma residência que estava hospedada.
O crime aconteceu na Rua Coronel Baleco, em um apartamento localizado no Bairro Centro, da cidade. Segundo as primeiras informações do caso e da testemunha, Albério Lourenço, Maria Cibelle, iria passar a noite em sua residência quando alguns colegas do mesmo conhecidos como “Eliomar” e “Dudu” chegaram à casa, momentos após, o mesmo percebeu uma discussão envolvendo “Eliomar” e “Maria Cibelle” foi quando ouviu-se um forte barulho.
Após o estampido, Albério foi verificar o que tinha acontecido e encontrou Maria Cibelle estendida ao chão próximo a escada que dá acesso ao apartamento em estado de óbito. Os principais suspeitos não foram encontrados no local.
A polícia segue na procura dos suspeitos já identificados por Eliomar De Sousa Bezerra, de 23 anos,  e Gercivan Ricardo Da Silva, “Dudu”, de 24 anos. O corpo de Maria Cibeli foi encaminhado e periciado no Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte, onde aguarda liberação. Até o momento, ninguém foi preso. As informações foram repassadas pela 4ªCIA/2ºBPM de Campos Sales.

Catarina encerra festejos em comemoração aos 56 anos de emancipação política.



Reportagem áudio e fotos
Blog do Diomar Araújo

A Prefeitura Municipal de Catarina através das secretarias municipais realizou um grande evento durante os festejos de emancipação política deste município. Prestação de serviços, eventos culturais e esportivos, palestras, homenagens,  inaugurações de obras, posse de presidentes de associações, entrega de máquinas, assinaturas de projetos e convênios nas esferas estadual e federal e uma grande festa no dia 24 de maio encerraram as festividades.

Durante toda semana, profissionais de diversas áreas prestaram serviços, atendimentos, apresentações e palestras na tenda do SESC/Iguatu, montada na Praça da Matriz.

O prefeito de Catarina Dr. Rafael Paes de Andrade e demais autoridades municipais entregaram oficialmente o Posto de Saúde do Bairro Lagoinha para a população. O PSF do Bairro já está em funcionamento desde o inicio do ano e foi construído na administração do ex-prefeito Dr. Jefferson Paes de Andrade, hoje médico do PSF, e equipado e entregue pelo atual prefeito Dr. Rafael Paes de Andrade.  Outro equipamento da área da saúde que também está em pleno  funcionamento  foi entregue a  população, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, que funciona no Bairro Três Poderes, no Centro da Cidade.


Máquinas como retroescavadeira e motoniveladora também foi entregue pelo prefeito de Catarina Dr. Rafael Paes de Andrade juntamente com o titular da pasta da SDA local Evandro Pedrosa.

A Secretaria Municipal de Esporte, através do secretário Flúvio Mota de Abreu, com apoio da Prefeitura Municipal de Catarina, homenagearam os atletas da década de 80, com a “Comenda Fausto Nogueira”. Vários jogadores da época prestigiaram o evento que aconteceu no salão de eventos da Loja Maçônica de Catarina Paz e Fraternidade nº 73.

Durante a solenidade, parentes representaram os atletas (in memória).


Quem também foi homenageado durante a semana do município de Catarina foi  José Pedrosa de Miranda, mais conhecido  por Zequinha Miranda. Se estivesse vivo, completaria 100 anos este ano. Seus filhos entregaram ao prefeito de Catarina Dr. Rafael Paes de Andrade um instrumento que foi usado por Zequinha Miranda, para fazer parte do acervo do município. 
A Secretaria Municipal de Esporte também realizou um dos maiores campeonatos de futsal nas categorias Máster e Aberto. A equipe do Frigorifico Pessoa foi campeã do Torneio Máster e o time do Vila Nova sagrou se campeã do Torneio Aberto.
A Secretaria Municipal de Juventude através do secretário Dineldo, realizou o Campeonato Sub-20 de futebol de campo com equipes da sede e zona rural do município. A equipe de São Gonçalo Venceu o Torneio da Emancipação, ficando como vice-campeã a representação de São Francisco.

A noite do dia 24 de maio foi marcada por uma grande festa. O prefeito de Catarina Dr. Rafael Paes de Andrade e o ex-prefeito Dr. Jefferson agradeceram  a presença de todos os catarinenses e visitantes alem de autoridades políticas que estiveram na cidade para prestigiar  o evento. Deputados Estaduais Danniel Oliveira e Perboeyre Diógenes, Monteiro Filho prefeito de Arneiroz dentre outros.

As atrações da noite foram: Wézio e Forró Pegador, banda revelação que tem os seguintes integrantes. Musico e vocalista Rozélio Sousa, Vocalista Wézio Rodrigues, Sanfoneiro Vandelson e Mairon, saxofonista. A segunda banda a se apresentar foi a Banda Vitinho e Forró Estouro. E pra encerrar os festejos de emancipação política deste município, a festa ficou por conta de Toca do Vale. De acordo com informações da organização do evento cerca de 5 mil  pessoas lotaram a Praça da Folia.

Nesta quarta-feira dia 28 de maio, a cidade de Catarina estará recebendo um dos maiores eventos culturais do Estado do Ceará.  O VII Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Artes de Rua.

Data - terça-feira, dia  28 de maio, a partir das 18h00, em frente a Prefeitura.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Filho do bispo Edir Macedo assume que é gay


Moyses Macedo, filho do bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, assumiu a homossexualidade. O jovem mora em Manhattan, distrito de Nova York, onde leva uma vida modesta e sem qualquer problema quanto à orientação sexual. Segundo o Mundalternativo, não é novidade para ninguém da vizinhança que ele seja gay.
A informação da homossexualidade de Moyses foi um dos assuntos mais comentados em sites gospel do Brasil. Dario Link, World GNews, Alvo na TV e Sistema MPA foram alguns dos veículos que publicaram a notícia.
O jovem Moyses cresceu nos Estados Unidos e já esteve envolvido em algumas polêmicas, como uma suposta gravação onde simula masturbação, joga a Bíblia para o alto e aponta o dedo do meio para o público

Cid Gomes garante que não cogita sair do PSB


O governador defendeu que o PSB deve ter um projeto nacional, mas, para 2014, deveria fortalecer os estados. Ele citou três governadores peessebistas que tentarão reeleição e precisam de palanques fortes
notícia 2 comentários

O governador Cid Gomes afirmou ontem que pretende continuar no PSB, apesar das divergências quanto à possibilidade de Eduardo Campos, presidente nacional da sigla e governador de Pernambuco, lançar candidatura à Presidência da República em 2014. “Não estou cogitando sair do partido”, garantiu o governador, na noite de ontem, no Centro de Eventos, durante o lançamento do livro “Ivens Dias Branco: simples, criativo, prático”, escrito pelo jornalista Sérgio Vilas-Boas.

A afirmação do governador é dada uma semana depois de o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em Fortaleza, ter colocado a sigla à disposição de Cid Gomes. Segundo o governador, tudo o que tem defendido é pensando no melhor para o partido. “Nem sempre uma candidatura própria é o melhor para o partido. Eu defendo que a gente tenha um projeto nacional, acho que, estrategicamente nesse ano que vem, em 2014, é melhor que a gente se fortaleça nos Estados”, disse.

Ele mencionou os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, do Amapá, Camilo Capiberibe e da Paraíba, Ricardo Coutinho, ambos do PSB, que tentarão reeleição. “Lançar candidatura nacional pode fragilizar os seus palanques. São três candidatos à reeleição que vão precisar de palanques fortes”, reforçou o governador.

Vice-governador
Já o vice-governador do Ceará, Domingos Filho, comentou especulações de que não estaria confortável com o PMDB, como afirmou semana passada o presidente estadual do PSD, Almircy Pinto. “Tenho uma relação com meu partido muito longa. Claro que vou esgotar todas as possibilidades legítimas dentro do partido. Tenho tido uma conversa muito clara, muito franca, com o senador Eunício Oliveira, presidente estadual, parceiro antigo”, disse. Ele afirmou ainda não ter ansiedade quanto ao tema.

SERVIÇO

Saiba mais sobre o PSB Nacional acessando o site:
www.psb40.org.br

Saiba mais sobre o PSB do Ceará acessando: www.psbceara.org.br

Bastidores

O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) comemorou o veto do prefeito Roberto Cláudio à emenda que criaria uma via paisagística no lotamento Jardim Fortaleza, no Cocó.

Ele comentou também a defesa feita pelo vereador Didi Mangueira (PDT), visando à aprovação da emenda. “É uma manifestação muito pessoal do parlamentar e do seu mandato sem estar atrelado ao que pensa o partido. Tanto é que o partido o chamou para dar as devidas explicações, por acharmos que a matéria é maléfica ao meio ambiente, ao Parque do Cocó”, disse.

O presidente estadual do PR, Lúcio Alcântara negou ter pressionado o deputado federal Eudes Xavier (PT) a fazer denúncia contra Cid Gomes de espionagem na Câmara Federal. “Sou correligionário do (ex-prefeito de Maracanaú) Roberto Pessoa e, portanto, amigo solidário. Vamos aguardar o desenrolar das apurações”.

O ex-senador TassoJereissati (PSDB) reforçou o discurso de renovação do partido para a sucessão estadual em 2014. “Eu acho que o grande mote do PSDB deve ser a renovação de pessoas e de ideias. Não dá para repetir mais do mesmo”.

Sertão dos inhamuns: Projeto debate identidade cultural

Oficinas são realizadas especialmente com estudantes para formar cultura de preservação patrimonial

Tauá. Disseminar a cultura e os valores da região. Esses são os principais objetivos da Fundação Bernardo Feitosa, com sede neste município, que vem executando o projeto "Inhamuns: Identidade e Preservação Patrimonial". A iniciativa visa, ainda, formar especialmente professores, mas também se volta para outros grupos e lideranças comunitárias como artesãos, radialistas, profissionais de cultura e de educação e principalmente estudantes, no sentido de cedo se formar uma consciência identificada com os valores regionais.

Com a presença de jovens estudantes das escolas municipais, as primeiras oficinas foram ministradas na sede de Tauá e no distrito de Marrecas FOTO: CARLOS RENÊ
A meta é mesclar o conhecimento de diferentes grupos e pessoas, no resgate da memória dos antepassados, seus valores culturais, éticos e sociais, entre outros. Para a execução do projeto, a Fundação Bernardo Feitosa conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Tauá e Coelce, através do IV Mecenas.

Sob a responsabilidade do corpo técnico da Fundação Bernardo Feitosa, com a coordenação das professoras Olga Paiva e Salete Vale, a aplicação das oficinas terão a duração de 10 meses, culminando com um seminário quando será apresentado o resultado final de todo o trabalho desenvolvido nos três municípios.

Metodologia
Segundo Olga Paiva, a iniciativa surgiu da necessidade de se trabalhar medidas de conscientização da importância do Patrimônio Cultural, na formação de agentes multiplicadores no seio da sociedade.

A professora disse que a metodologia do projeto "Inhamuns: Identidade e Preservação Patrimonial" tem como intuito fortalecer a relação das pessoas envolvidas direta ou indiretamente, por meio de suas heranças culturais, trazendo à percepção de cada um a responsabilidade comunitária pela valorização e preservação dos patrimônios culturais material e imaterial.

Oficinas

De acordo com Olga, o patrimônio cultural pode ser encontrado em formas de criações científicas, expressões artísticas, inventos tecnológicos, objetos, documentos, edificações, conjuntos urbanos, sítios de valor, bem como achados arqueológicos, paleontológicos, ecológicos e científicos.

A presidente da Fundação Dolores Feitosa (1ª à direita) e toda a equipe da instituição que tem como meta preservar a memória regional

 As primeiras oficinas foram ministradas na cidade de Tauá e no distrito de Marrecas. O projeto será levado para as localidades da zona rural do município: Bom Jesus, Barra Nova, Santo Antônio das Carrapateiras, Santa Teresa, Trici e Marruás. As oficinas do projeto também serão ministradas nas cidades de Parambu e Arneiroz, tendo cada etapa a duração de três dias.

"O público das oficinas tem sido bem diversificado, além dos professores e grupos específicos, contamos com a presença de jovens estudantes, universitários, agricultores, que por meio do trabalho de animação sócio cultural são sensibilizados a identificar na prática, objetos ou tudo aquilo que eles considerem que tenham um valor histórico cultural." Destaca a professora Olga Paiva. Segundo a professora, os objetos identificados durante os três dias de discussões nas oficinas, são catalogada para realização de uma exposição aberta a toda comunidade onde o projeto foi aplicado.

Resgate

"No distrito de Marrecas, após a realização da oficina, a exposição foi feita na abertura dos festejos de Jesus, Maria e José, que neste ano completa 300 anos, sendo os padroeiros de uma Igreja datada do século XVIII".

A Fundação Bernardo Feitosa, com 21 anos de existência, atua principalmente na região dos Inhamuns, tendo como principal missão resgatar e preservar a memória do patrimônio cultural como fonte para o conhecimento histórico. Com o passar do tempo, a entidade passou a ser uma referência de estudos e da preservação de valores culturais não apenas de Tauá, mas de toda a região dos Inhamuns.

Segundo a presidente da fundação, Dolores Feitosa, a entidade foi criada originalmente com o intuito de manter o museu regional dos Inhamuns, mas logo ampliou todo o seu campo de pesquisa e ação.

"Vemos hoje que as pessoas estão muito desagregadas, os vizinhos, as famílias, por isso nosso trabalho busca também elevar a autoestima das pessoas e agrupá-las em torno de sua própria identidade histórica; nossa região conta com uma riqueza histórica imensa por ser uma das mais antigas do estado do Ceará. Buscamos a preservação patrimonial não como um fim em si mesmo, mas cada vez mais com uma preocupação com as pessoas e com a qualidade de interação entre patrimônio e sociedade". Relata Dolores.

"A fundação agrupa pessoas interessadas no desenvolvimento cultural da nossa região, que conta com uma riqueza histórica imensa por ser uma das mais antigas do estado do Ceará; buscamos a preservação patrimonial não como um fim em si mesmo, mas cada vez mais com uma preocupação com as pessoas e com a qualidade de interação entre patrimônio e sociedade", afirmou Dolores.

Mais informações
Fundação Bernardo Feitosa
Município de Tauá
Sertão dos Inhamuns
Telefone: (88) 3437.2115
www.fbfeitosa.org

Confronto no interior: Polícia caça comparsas dos assaltantes mortos

A quadrilha saiu de Fortaleza em um carro roubado e foi assaltar na região de Tururu. Quatro morreram no tiroteio

Um dia após o tiroteio entre policiais militares e bandidos, que deixou o saldo de quatro mortos e três presos, a Polícia continuou, ontem, em diligências entre os Municípios de Tururu, Itapipoca e Uruburetama, na tentativa de localizar o restante do bando. Pelo menos, um dos assaltantes foragido já foi identificado e, segundo a Polícia, provavelmente ele também foi baleado durante o confronto com a PM, mas mesmo assim conseguiu se embrenhar num matagal e permanece desaparecido.

O confronto final entre bandidos e assaltantes ocorreu no quintal da residência onde a quadrilha foi cercada, no bairro Alto da Paz. Três revólveres de calibre 38, uma pistola e uma escopeta foram recolhidos no local pela Perícia FOTO: NAVAL SARMENTO
Dos quatro assaltantes que morreram no tiroteio com a PM, no começo da noite da última terça-feira, apenas dois foram, até a gora, identificados. Eram, Francisco Ernandes Santos Filho, 23; e José Alex Lopes Teodoro, 27. Ambos moravam em Fortaleza. Os outros dois mortos não portavam documentos e seus corpos foram recolhidos no local do confronto como indigentes. Em poder dos assaltantes que tombaram, a Polícia recolheu, pelo menos, cinco armas sendo três revólveres de calibre, uma pistola 380, além de uma escopeta de calibre 12.

Armados

Um dos assaltantes mortos estava com dois revólveres 38, um deles com todas as balas deflagradas e o segundo com seis cápsulas intactas. Outro bandido havia disparado tiros com a escopeta durante o cerco da PM.

O tiroteio entre assaltantes e a PM aconteceu por volta das 18 horas no bairro Alto da Paz. A Polícia havia sido avisada de que um grupo formado por, pelo menos, seis homens e duas mulheres, estava praticando assaltos em pontos comerciais, postos de combustíveis, residências e sítios em Tururu (124Km de Fortaleza). A Delegacia Regional de Itapipoca foi informada do fato por algumas vítimas e a PM iniciou, imediatamente, um cerco em toda a região. Logo, os assaltantes foram encontrados escondidos em uma residência.

Do lado de fora da casa estavam os veículos que os assaltantes vinham usando na fuga após o cometimento dos crimes, entre eles, um automóvel, modelo Fox, prata, de placas HVD-0066, de Fortaleza (CE), que havia sido roubado. Havia também duas motocicletas.

No cerco, ocorreu o confronto e quatro dos ladrões acabaram mortos e um PM baleado, identificado como cabo Valtenir. Além dos quatro mortos, a PM prendeu Romário da Silva César, 19, e duas mulheres que acompanhavam a quadrilha.

Nacional Mensalão José Dirceu pede saída de Barbosa da relatoria

A defesa de Dirceu parte para sua estratégia mais ousada e agressiva desde que o processo começou a ser julgado

Brasília. O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), condenado a 10 anos e 10 meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha no processo do mensalão, quer o afastamento de seu algoz, o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), da relatoria dos autos da ação penal 470 e sua redistribuição para outro ministro da Corte.

A defesa do ex-ministro pede a reforma do acórdão, atribuindo ao relator Barbosa, "contradições, omissões e supressões inadmissíveis" FOTO: AGÊNCIA BRASIL

Em recurso de embargos de declaração, protocolado no STF ontem, a defesa de Dirceu parte para sua estratégia mais ousada e agressiva desde que o processo começou a ser julgado, em agosto de 2012. A defesa pede a reforma do acórdão do Mensalão, atribuindo ao relator Barbosa, hoje presidente do STF, "contradições, omissões e supressões inadmissíveis".

"A supressão das manifestações dos ministros prejudicou imensamente a compreensão do acórdão, inviabilizando a plena ciência da fundamentação adotada pelos julgadores da causa", afirma a defesa, subscrita pelos criminalistas José Luís Oliveira Lima, Rodrigo Dall´Acqua e Ana Carolina Piovesana. A defesa pede a redução da pena-base pelo crime de formação de quadrilha imposta a Dirceu sob argumento de que é contraditória e ilegal. Alega a defesa "grave prejuízo causado pelas supressões". "O acórdão foi contraditório ao exacerbar a pena duas vezes pelo mesmo fundamento. Tal contradição é inadmissível e viola entendimento do Supremo Tribunal Federal".

A defesa também atribui a Barbosa contradição na fixação da pena a Dirceu pelo crime de corrupção ativa. O ex-ministro pede que sejam concedidos efeitos infringentes aos embargos de declaração, com "a consequente e necessária redução da pena base".

O recurso coloca como "questão preliminar" o deslocamento da relatoria. "Considerando que o ministro relator assumiu a Presidência do Supremo estes embargos de declaração devem ser redistribuídos para outro ministro, conforme interpretação dos artigos 38 e 75 do Regimento Interno do STF".

A defesa argumenta que "o acórdão não conteve a transcrição, na integra, das manifestações de todos os ministros, posto que houve supressão de diversas falas proferidas". No recurso de 46 páginas, a defesa cita que houve supressão da fala dos ministros Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Recorreu

Condenado a mais de 40 anos de prisão pelo STF no julgamento do mensalão, o publicitário Marcos Valério recorreu ontem à Suprema Corte. No recurso, assinado pelo advogado Marcelo Leonardo, são apresentados 11 embargos de declaração, onde pede a anulação do julgamento e responsabiliza "a pressão da mídia" e a atuação do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, por "omissões" do acórdão.

Homem é assassinado a pauladas por ex-mulher em Guaraciaba do Norte

Um homem de 35 anos foi assassinado a pauladas por sua ex-mulher e o companheiro dela no município de Guaraciaba do Norte, na região da Ibiapaba, distante cerca de 299 km da Capital. De acordo com informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), o crime ocorreu por volta das 19h30 da última quarta-feira (1º) e os suspeitos foram presos em flagrante.

O delito aconteceu após um conflito entre a vítima, Luiz Carlos Gomes Rodrigues, e os dois envolvidos.  Segundo testemunhas, o atual companheiro da ex-esposa, Antônio Carlos Alves Pereira, 21, teria atirado uma pedra na cabeça do homem, ferindo-o. Antônia Veras Coelho da Silva, 30, de acordo com a Polícia, desferiu então pauladas no ex-marido, que faleceu no local.

Os detidos foram encaminhados para a delegacia da região.

Aracati

Outro crime está sendo investigado pela Polícia no Interior do Estado. O corpo do caminhoneiro Aldemir Soares de Lima, 40, foi encontrado com uma perfuração de bala no rosto na manhã do feriado da última quarta-feira. Segundo o CPI, o crime ocorreu no km 50 da BR-304, localizado no município de Aracati, a cerca de 150 km da Capital.