Ao apostar na renovação na corrida pela Prefeitura da Capital, Cid Gomes saiu como grande vitorioso. A montagem do cenário de 2014 dependerá, também, da organização e força dos partidos de oposição ou de eventuais divisões na base partidária aliada ao Governo do Estado. Divisões consideradas pouco prováveis uma vez que o grupo político de Cid se mantém com o poder e a perspectiva de poder.
Conhecidos os resultados das eleições municipais, uma nova disputa já está no mapa político do Ceará: o Governo do Estado em 2014. Três nomes, entre os aliados do Governador Cid Gomes (PSB), irão intensificar ações para ocupar espaços e se credenciar para a sucessão estadual.
Os nomes dos pré-candidatos estão no noticiário: Eunício Oliveira e Domingos Filho (PMDB) e Leônidas Cristino (PSB). Eunício não esconde o sonho de concorrer ao Governo do Estado, trabalha com esse objetivo, mas o resultado da eleição municipal, em termos numéricos, não o foi tão favorável.
Discreto, Domingos trabalha ao seu estilo e espera a sua hora. Os dois, porém, tem um concorrente direto: o secretário dos Portos, Leônidas Cristino, nome de confiança dos irmãos Cid e Ciro Gomes. Cristino é ex-prefeito de Sobral, saiu do cargo para, por indicação do ex-ministro Ciro Gomes, ocupar a Secretaria de Portos.
O quadro de hoje poderá, no entanto, ser diferente em 2013 e 2014. A exemplo do que aconteceu nas eleições deste ano em Fortaleza, a renovação não é descartada. Com todas as cartas em mãos, Cid vai montar o tabuleiro da sua sucessão com muita paciência, sem pressa, sem atropelar as etapas de discussões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário