O governador Cid Gomes (PSB) é o maior vitorioso na eleição municipal do Ceará. A vitória em Fortaleza na disputa contra a ex-aliada Luizianne Lins (PT) o permite desenhar com mais tranquilidade o cenário da eleição de 2014 quando estarão em jogo uma vaga ao Senado e a sua sucessão.
A conquista da Prefeitura da Capital não é apenas numérica é, também, histórica. Cid quebra um tabu de 24 anos em que o governador do Estado não conseguia eleger o prefeito da Capital. O último gestor eleito com a benção do governador foi justamente o seu irmão, Ciro.
Em 1988, Ciro, com o apoio do então Governador Tasso Jereissati, ganhou a eleição e, dois anos mais tarde, virou governador, abrindo, assim, as portas para o sucesso político e eleitoral da família Ferreira Gomes.
As eleições subsequentes – 1992, 1996, 2000, 2004 e 2008, tiveram vitórias de adversários do Chefe do Executivo, como, respectivamente, Antonio Cambraia (1992), Juraci Magalhães (1996 e 2000) e Luizianne Lins (2004 e 2008).
Com a Prefeitura de Fortaleza e tendo mais de 80% dos prefeitos como aliados diretos, Cid vai trabalhar com mais tranquilidade para a eleição de 2014. O cacife político terá reflexo, também, dentro do PSB nacional que enfrenta conflitos com o PT em outras capitais – como Recife e Belo Horizonte.
Se desejar, Cid tem a vaga de senador garantida nas eleições de 2014. Ele chegou a dizer em entrevistas que, ao encerrar o mandato, passará um tempo longe da política. Difícil, porém, acreditar nesse cenário. Cid passa a ocupar mais espaços no PSB liderado pelo governador de Pernambuco e pré-candidato ao Planalto, Eduardo Campos. Outros
Nenhum comentário:
Postar um comentário