Prefeituráveis de Iguatu mostraram otimismo com a campanha iniciada praticamente há uma semana
Iguatu. A pesquisa de opinião pública sobre a sucessão municipal realizada pelo Ibope e publicada, ontem, pelo Diário do Nordeste obteve ampla repercussão nesta cidade, na região Centro-Sul do Ceará. Os candidatos a prefeito de Iguatu avaliaram os números e demonstraram otimismo com o andamento da campanha, que praticamente começou há uma semana.
O primeiro colocado na pesquisa do Ibope, Aderilo Alcântara, disse ter a expectativa de crescer ainda mais junto ao eleitorado FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Por todo o dia de ontem, os moradores comentaram os resultados da pesquisa, e as emissoras de rádio e as redes sociais na Internet repercutiram amplamente a iniciativa do Diário do Nordeste. Houve intensa queima de fogos, já pela manhã cedo, e carros de propaganda volante repercutiram o resultado.
O candidato da situação, Aderilo Alcântara (PRB), lidera a pesquisa com 57% das intenções de votos em questionamento estimulado. É também o postulante que apresentou menor índice de rejeição: 16%. "Avalio como positiva a pesquisa, que reflete um trabalho de oito anos da atual administração que deu ênfase para obras de infraestrutura e para o social", disse.
Aderilo Alcântara defendeu a manutenção de uma campanha limpa, de apresentação de propostas e discussão de ideias. "Esperamos que a campanha continue nesse clima de paz, pois sempre marquei a minha vida política pelo diálogo entre as pessoas". O postulante disse que pretende intensificar mais o trabalho a partir da próxima semana. "Vamos continuar firmes, mostrando as nossas ideias, realizando visitas e reuniões para colhermos sugestões".
Crescer
Aderilo tem expectativa de crescer ainda mais junto ao eleitorado. "Temos a menor rejeição e, a partir do momento em que as pessoas conhecerem as nossas propostas, com certeza vão aderir à nossa candidatura", disse. "Vamos melhorar o atendimento de saúde, priorizar a agricultura, qualificar a mão de obra dos jovens com cursos profissionalizantes, apoiar a implantação de uma faculdade de medicina e dar continuidade às obras de infraestrutura", prometeu.
A deputada estadual e candidata a prefeita, Mirian Sobreira (PSB), observou que a pesquisa mostra o atual momento da campanha política. "Até o dia da eleição, levarei minhas propostas a cada residência do Iguatu e assim veremos o julgamento do povo na abertura das urnas", disse. "Na pesquisa espontânea percebemos que 32% do eleitorado ainda não sabem em quem votar, e são nesses indecisos, ou os que não podem se manifestar, que eu sempre surpreendo meus adversários", afirmou.
A candidata do PSB disse que vai intensificar ainda mais a campanha. "Continuo muito otimista com relação esta eleição, tenho muita fé em Deus e tenho certeza que seremos vitoriosos". Mirian Sobreira elencou uma relação de propostas para o setor de saúde, transporte público e geração de oito mil postos de emprego nos próximos quatro anos, além de realizar cursos de qualificação de mão-de-obra. Destacou o atendimento diário até 22 horas nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e transporte gratuito permanente para locomoção de pacientes da zona rural. Revitalizar e melhorar o atendimento no Hospital Regional de Iguatu, dentre outras ações.
Preferência
O candidato Murilo Braga, do PPS, que apareceu com 1% da intenção dos votos na pesquisa, avalia que o índice do candidato que lidera a preferência dos eleitores em Iguatu está elevado e estima que tem pelo menos 4%. "Não questiono diretamente o resultado da pesquisa, mas observo que está um pouco exagerado", disse. "A margem de erro de 6% é muito elevada e pode esconder outra realidade".
Murilo Braga afirmou que sua rejeição está caindo e que permanece candidato até o fim do pleito. "A nossa expectativa é de chegarmos ao final com pelo menos dez por cento dos votos", frisou. Ele destacou suas propostas em defesa do meio ambiente e avaliou que Iguatu oferece adequada estrutura, mas faltam incentivos e apoio para o setor industrial. "Temos potencial de crescimento, mas é preciso atrair novas indústrias e apoiar os empreendedores locais".
O candidato do PTC, Paulo Correia, disse não acreditar nos índices obtidos pelos postulantes à Prefeitura de Iguatu. Ele frisou que é conhecido por Paulo Correia e não Lima, como fora publicado na pesquisa. "Acreditamos que vamos crescer com o andamento da campanha". A chapa do PTC foi impugnada pela Justiça Eleitoral, mas o partido recorreu da decisão ao TRE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário