Nesta terça-feira, 19, o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores deve propor que a presidente Dilma Rousseff envie ao Congresso Nacional uma proposta para redução de seu mandato e de convocações de novas eleições presidenciais ainda este ano, juntamente com as eleições municipais do país.
O intuito é que Dilma anuncie que abdica de dois anos de mandato mesmo que chegue a ser inocentada de crimes de responsabilidade pelo Senado, que irá julgar se a presidente é inocente ou não e se deve sofrer impeachment, sofrendo afastamento definitivo do cargo.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, no mesmo projeto seria estabelecido por Dilma que, assim como ela ficou seis anos na Presidência, o sucessor, escolhido por voto direto, teria seis anos de mandato, sem reeleição.
Dentro do PT há variações a respeito do tema. Alguns dirigentes do partido são contrários que a presidente inclua na proposta eleições de novo período para o mandato presidencial e o fim da reeleição.
Outros duvidam se é adequado que Dilma seja a autora da proposta ou se seria melhor ela somente encaminhar a sugestão do PT. A sugestão de redução do mandato da Presidente da República e da convocação de novas eleições diretas, se aprovada pelo PT, pode ser levada oficialmente a Dilma nos próximos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário