Líder tucano sinaliza que Tasso Jereissati pode ser confirmado como candidato ao Senado Federal na chapa de Eunício Oliveira.
|
Ellen Gracie e Aécio Neves | |
Em sua segunda visita ao Estado do ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE) em duas semanas, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) indicou no fim da noite deste sábado (27) que manterá em segredo o nome do escolhido –ou escolhida– para ocupar sua vice até segunda-feira (30). Em visita ao São João de Caruaru, no agreste de Pernambuco, Aécio disse que é possível haver "surpresas" no anúncio de quem ocupará a vice de sua chapa na disputa presidencial e afirmou que pode inclusive ser uma mulher. "Na segunda-feira, vamos identificar e anunciar o nosso ou a nossa vice", afirmou. "Pode ser um homem ou pode ser uma mulher", completou.
Na liderança das bolsas de apostas estão os nomes do ex-governador do Ceará Tasso Jereissati, do senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) e da ex-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Ellen Gracie, todos tucanos.
Segundo Aécio, a favor de Ellen Gracie pesa o fato de ela ser um nome que "agrada setores importantes do partido". Já Jereissati tem a seu favor a origem nordestina, região que tem merecido atenção especial do candidato mineiro por ter eleitorado cativo de seus adversários Dilma Rousseff e Eduardo Campos.
Questionado sobre o perfil de vice que desejava, Aécio disse preferir uma composição com alguém "complementar". "Acho que o vice é complementar. É muito difícil você ter um vice que você diga 'olha, esse vice decide a eleição'. Não é da tradição brasileira. As pessoas votam no candidato", afirmou.
"Gol de primeira"
A visita de Aécio à "capital do forró" durou menos de uma hora. O mineiro vinha de uma maratona que começou no Piauí, passou pela Paraíba, onde visitou o São João de Campina Grande, e terminou em Caruaru.
Se na Paraíba o senador posou de cangaceiro com direito inclusive a chapéu de couro, em Pernambuco ele foi recebido com fogos e quadrilha junina pelo prefeito José Queiroz (PDT), aliado de Campos.
O presidenciável circulou pela festa junina acompanhado de um grupo de tucanos.
Posou para fotos com frequentadores da festa de São João da cidade e até chutou uma bola. Ao fazer gol numa pequena barraca logo na primeira tentativa, um correligionário comemorou: "Fez de primeira? Então é vitória no primeiro turno".
Desconhecido
Mas nem todos sabiam quem era aquele homem que chamava a atenção pelo tamanho da comitiva.
"Quem é que está aí?", perguntou à Folha a funcionária pública Ivete Silva, 72. "É Aécio Neves", respondeu a reportagem. "E ele está onde?", indagou Ivete. Ao ser informada de que o candidato era o homem bem atrás dela, ela o abraçou.
"Conheci ele agora. Achei muito simpático", disse à reportagem após o encontro. Questionada sobre em quem votaria, desconversou. "Pelo amor de Deus, cala a boca. Não posso dizer. Sou funcionária pública", afirmou.
Outro que tinha dúvidas sobre quem era o presidenciável foi o estudante Yago dos Santos, 18. "É candidato a senador, é?", perguntou.
"O nome eu já sabia, mas não conhecia esse homem não. Vou votar nele. Achei gostoso. Gostei do que vi. Achei gato", disse o estudante.
* Com informações da Folha de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário