terça-feira, 18 de junho de 2013
Homem mata agricultor após suposta traição de namorada
Uma troca de mensagens pelo celular terminou na morte de um agricultor no município de Cedro, distante 310 km de Fortaleza, na última segunda-feira (17).Um homem identificado apenas como Tico assassinou Adauto Alves de Araújo, de 49 anos, após ser supostamente traído pela namorada.
O acusado do crime viu algumas mensagens no celular da namorada direcionadas ao agricultor que indicavam a existência de um relacionamento entre eles, segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI).
Tico, então, dirigiu-se ao sítio Baixio dos Bentos, em Cedro, onde estava o agricultor e atirou no peito e no ombro esquerdo da vítima. O acusado continua foragido, segundo o balanço divulgado pelo CPI nesta terça-feira (18).
Prefeito dá coletiva para explicar redução salarial de professores
prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), concederá entrevista coletiva nesta terça-feira, 18, para prestar esclarecimentos sobre a redução dos salários de professores da rede pública do Município. O pronunciamento ocorre no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), às 9 horas.
No último dia 6 de junho, projeto do prefeito cortando uma série de benefícios da categoria foi aprovado na Câmara de Juazeiro. A votação ocorreu em sessão conturbada, que terminou em confronto entre professores e Polícia Militar – com uso de spray de pimenta e cassetetes.
Cid decreta ponto facultativo em Fortaleza e no Interior durante jogos da seleção em Fortaleza
Em nome da “paixão pelo esporte”, da “magnitude do evento” e do suposto “interesse público” da população, o Governo do Ceará decidiu decretar ponto facultativo em parte dos órgãos estaduais, amanhã e no próximo dia 27, quando haverá jogos da Copa das Confederações em Fortaleza. A folga vale para a Capital e todo o Interior do Estado. Na decisão publicada ontem no Diário Oficial, o Palácio da Abolição também argumenta que manter o expediente nos dias das partidas seria “contraproducente”.
A iniciativa é prevista na Lei Federal nº 12.633/2012, conhecida como Lei Geral da Copa, que dispõe sobre a Copa das Confederações e o Mundial de 2014. Em Fortaleza, a Prefeitura já havia aprovado feriado municipal nas datas dos jogos, como alternativa para reduzir o fluxo de trânsito na cidade e amenizar o impacto na mobilidade.
No caso do Estado, embora não haja jogos marcados para o Interior, a medida, segundo o Governo, também visa “garantir o conforto e o acesso da população estadual e dos visitantes em geral, além de promover a segurança e a melhor gestão na mobilidade urbana”.
Pela decisão, ficam assegurados o fornecimento de água e dos serviços das polícias Militar e Civil, e dos Bombeiros, além do atendimento médico-hospitalar e de ambulatórios especializados que atendem a pacientes com consultas previamente agendadas.
Também fica mantido o funcionamento do Sistema de Licitações da Procuradoria-Geral do Estado, o da Biblioteca Pública Menezes Pimentel, do Museu do Ceará, do Sobrado Dr. José Lourenço, do Museu Sacro São José do Ribamar, do Theatro José de Alencar e da Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria localizada em Canindé, além da campanha de vacinação contra a febre aftosa.
O POVO
Câmara Municipal de Pacoti afasta prefeito
O prefeito em exercício de Pacoti , Walmir Saraiva Maciel (PSB), foi afastado do cargo por maioria da Câmara Municipal. Isso, em razão de uma série de denúncias apresentadas por Edson Leite Araújo (PSB), que venceu as eleições, mas não assumiu por problema de contas desaprovadas pelo TCM e questiona junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
Assumiu a Prefeitura de Pacoti, em sessão da Câmara Municipal realizada nessa segunda-feira, a vereadora Maria Orquídea Jacaúna Lima (PDT), até que seja julgado o mérito de ações e recursos que envolvem a gestão municipal.
Prefeito e vice de Tururu têm mandatos cassados pelo TRE-CE
O prefeito de Tururu, Raimundo Nonato Barroso, e o vice Francisco Cidrão, ambos do PSDB, tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), na noite desta segunda-feira (17).
Eles haviam disputado a eleição de 2012, por força de liminar, diante de contas desaprovadas e notas de improbidade administrativa.
Apesar da decisão unâmime do Pleno do TRE-CE, o prefeito e o vice permanecem nos cargos, até o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Caso a decisão no Ceará seja mantida, uma nova eleição no município será marcada em um prazo de 40 dias. A ação contra o prefeito e o vice foi movida pelo advogado Irapuan Camurça.
32 comarcas do Ceará recebem novos juízes
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) realizou sessão pública, na manhã de ontem, para que os 35 juízes selecionados no concurso para juiz substituto no Estado escolhessem as comarcas onde irão trabalhar. Apesar dos novos magistrados, o Ceará ainda apresenta o déficit de cerca de 150 juízes, segundo o presidente do TJ-CE, desembargador Luiz Gerardo Pontes Brígido.
Foram disponibilizadas 39 comarcas, com escolha a partir da melhor colocação no resultado da seleção. “As comarcas foram definidas por um critério de necessidade nas diversas regiões do Estado. A gente fez um levantamento de onde havia comarcas importantes e vagas. Nós fizemos uma distribuição equitativa para essas áreas”, destaca Luiz Gerardo Brígido.
Dos 35 selecionados, três estavam ausentes da escolha: dois por terem assumido outro concurso, de acordo com o presidente da comissão organizadora do concurso, desembargador Antonio Abelardo Rodrigues de Morais. O terceiro deve ter a comarca escolhida pelo presidente do TJ-CE. Permanecem sem juiz as comarcas de Aiuaba, Ararendá, Hidrolândia, Itatira, Quiterianópolis, Saboeiro e Tabuleiro do Norte.
Déficit de juízes
A carência de juízes no interior do Ceará piorou nos últimos quatro anos, após ampliação da estrutura do Judiciário na Capital, quando magistrados que estavam em comarcas do interior foram convocados para assumir varas em Fortaleza.
A expectativa do Tribunal de Justiça é de que os novos juízes sejam empossados no dia 4 de julho. O órgão ainda ajusta datas para o curso de formação dos novos magistrados para que eles possam assumir o cargo de forma vitalícia e para um encontro com a ministra Eliana Calmon, responsável pelo Curso de Iniciação Funcional para Magistrados, em Brasília, quando os juízes poderão conhecer melhor o funcionamento dos tribunais superiores e demais órgãos de Justiça.
O POVO
Seca já matou mais de 5 mil animais em Iguatu
Foto: Honório Barbosa |
A seca que se abate sobre o Ceará, neste ano, já matou mais de cinco mil bovinos na região Centro-Sul. A estimativa é do gerente regional da Ematerce, Joaquim Virgulino Neto. “Em 2012, havia 63.690 animais para vacinar contra febre aftosa, mas neste ano, iniciamos a campanha com 58.403 animais”, observou Virgulino. “A diferença são 5.287 animais que infelizmente morreram durante a estiagem em Iguatu”.
O gerente regional da Ematerce acredita que os números da mortandade devem ser maiores, pois muitos criadores não comunicam à instituição a morte dos animais.
ABAIXO DA MÉDIA
Até agora, Iguatu só vacinou 81,5% do rebanho, abaixo da meta que é de 90%.
A situação de gravidade que afeta a pecuária repercutiu na Câmara de Vereadores. O parlamentar, Nelho Bezerra acredita que o quadro é ainda mais grave. “As chuvas apenas amenizaram a situação”, disse.
Diário Centro Sul
Corregedoria investiga suposta participação de juíza em fraudes no Ceará
O ministro Francisco Falcão, que responde pela Corregedoria
Nacional de Justiça, determinou início das investigações
A Corregedoria Geral de Justiça do Ceará (CGJ) investiga suposto envolvimento de magistrada em fraudes relativas a empréstimos consignados. De acordo com o corregedor-geral, Francisco Sales Neto, a investigação atende a ofício do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele afirma que há um juiz auxiliar realizando investigações dentro do 6º Juizado Especial Cível de Fortaleza. “Estamos apurando se houve desvio de conduta da juíza”, disse.
No dia 27 de maio, o corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, determinou a instauração de investigação, após notícias veiculadas pela imprensa, denunciando fraude que começaria com ações judiciais que questionam os juros cobrados pelo banco ou a validade do contrato.
Pelo empréstimo consignado, a renda mensal do cliente só pode ser comprometida num percentual pré-estabelecido, a “margem consignável”, que geralmente fica em torno de 30%. Pelo suposto esquema, como informa site do CNJ, os clientes alegam que não tiveram acesso ao contrato ou nunca solicitaram empréstimo. Os advogados pedem liminar na Justiça para suspender os pagamentos das parcelas da dívida e o desbloqueio da “margem consignável”. Com a liminar, novos empréstimos ficam liberados.
Ainda segundo o CNJ, o esquema teria se espalhado por pelo menos sete estados brasileiros, em diferentes regiões.
Após a decisão do ministro Francisco Falcão, o CNJ encaminhou ofício a todos os Tribunais de Justiça do País para que informem, em de 15 dias, a relação de todos os procedimentos em trâmite relacionados ao questionamento de valores pagos a título de dívidas com empréstimos consignados. As notícias que geraram a determinação referiam-se às varas de Picuí e Barra de Santa Rosa, na Paraíba, e ao 6º Juizado Especial Cível de Fortaleza.
No dia 27 de maio, o corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, determinou a instauração de investigação, após notícias veiculadas pela imprensa, denunciando fraude que começaria com ações judiciais que questionam os juros cobrados pelo banco ou a validade do contrato.
Pelo empréstimo consignado, a renda mensal do cliente só pode ser comprometida num percentual pré-estabelecido, a “margem consignável”, que geralmente fica em torno de 30%. Pelo suposto esquema, como informa site do CNJ, os clientes alegam que não tiveram acesso ao contrato ou nunca solicitaram empréstimo. Os advogados pedem liminar na Justiça para suspender os pagamentos das parcelas da dívida e o desbloqueio da “margem consignável”. Com a liminar, novos empréstimos ficam liberados.
Ainda segundo o CNJ, o esquema teria se espalhado por pelo menos sete estados brasileiros, em diferentes regiões.
Após a decisão do ministro Francisco Falcão, o CNJ encaminhou ofício a todos os Tribunais de Justiça do País para que informem, em de 15 dias, a relação de todos os procedimentos em trâmite relacionados ao questionamento de valores pagos a título de dívidas com empréstimos consignados. As notícias que geraram a determinação referiam-se às varas de Picuí e Barra de Santa Rosa, na Paraíba, e ao 6º Juizado Especial Cível de Fortaleza.
ACIDENTE OCORRIDO COM O ÔNIBUS DA GUANABARA NA SERRA DE CATARINA
Um ônibus da Empresa Guanabara que seguia de Catarina com destino à Acopiara hoje pela manhã perdeu o controle na Serra de Catarina (na altura da curva do sargento) e desceu descontroladamente pela serra. Segundo o agente de viagens, problemas nos freios devido a uma pancada que o ônibus acabara de levar num quebra-mola na saída da cidade poderia ter danificado o sistema de frenagem. Felizmente o ônibus não chegou a virar e nem um passageiro sofreu ferimentos.
domingo, 16 de junho de 2013
Rodovia bloqueada na Região dos Inhamuns por causa de disputa por água
- Açude Flôr do Campo fica em Novo Oriente e abastecerá a cidade de Crateús.
Manifestação em defesa do açude Flor do Campo, que fica no município de Novo Oriente, a 397 quilômetros de Fortaleza, fechará hoje a CE-075, na altura do quilômetro 4. Os realizadores do protesto têm o objetivo de protestar contra o desperdício das águas do açude. A rodovia será interditada a partir das 5 horas e a promessa é de só liberar a passagem de veículos quando o Governo do Estado encaminhar representante para negociar acordo.
Segundo o coordenador do ato, Nascimento Rosendo Sales, que é do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Novo Oriente, a manifestação quer alterar o projeto a ser implementado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), para evitar desperdício de água e evaporação. Nascimento defende que o ideal seria levar a água para Crateús por meio de duas adutoras. Eles discordam que a transferência seja feita por meio do rio Poti até o açude de Carnaubal.
“A gente nasceu e se criou dentro do rio Poti e a gente conhece o poder de infiltração dele. A água não vai chegar a Crateús e, se chegar, é muito pouca”. Outra preocupação dele é que o sistema a ser adotado pela Cogerh reduza muito o nível do açude e afete a qualidade da água. “Já não temos mais água boa no açude Flor do Campo. Se liberar seja quanto for, vamos ficar sem água para beber”.
Nascimento destaca ainda que já houve audiências públicas com a participação de representantes do Governo do Estado, mas os pedidos não foram atendidos. Por isso, ele garante que o ato só será encerrado quando o Palácio da Abolição encaminhar ao local representante “com poder de decisão para negociar uma solução saudável, que não prejudique ninguém”. A manifestação agrega entidades e moradores também de Crateús e Quiterianópolis, diz.
De acordo com a Cogerh, após a audiência pública, o projeto de transferência da água foi otimizado, com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, “reduzindo a quantidade de água a ser liberada do açude Flor do Campo”.
A Cogerh afirma ainda que dará prosseguimento ao planejamento aprovado pelo governador Cid Gomes (PSB) e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús. Trata-se da única solução viável e, caso não seja executada, deixará a cidade de Crateús em situação de colapso, prevista para os próximos 50 dias, conforme o órgão.
“Deixamos claro que a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos não é contra a manifestação pública e defende o direito da livre expressão”, informou em nota.
Jornal O Povo
Operação “Pouso da Arara”: Candidato a prefeito é preso acusado de integrar quadrilha responsável por mais de 20 homicídios
A operação policial intitulada “Pouso da Arara” prendeu na tarde de ontem, 13, dois suspeitos de integrarem a quadrilha de Luiz Mário da Silva Oliveira, acusado de cometer 23 homicídios nas regiões de Ararendá-CE e Nova Russas-CE. Um dos presos foi candidato a prefeito de Nova Russas nas últimas eleições. Francisco Armando Marques Bezerra, popularmente conhecido como “Chiquinho do Edgar”, pleiteou a gestão municipal pelo PSDC, tirando 798 votos (4,7%).
Chiquinho do Edgar foi preso por força do mandado de prisão expedido por Gonçalo Benício, juiz de direito da comarca de Ararendá. Contra o político, recai a acusação de “articular as execuções cometidas por Luiz Mário”. Dando continuidade ao cumprimento da ordem judicial, os policias civis e militares prenderam João da Silva Veras, 36 anos, de alcunha “João da Santa. No momento da captura o acusado estava em casa, na localidade de Santana dos Evangelistas (Ararendá).
A operação foi desencadeada há exatos dois meses, com a prisão de Luiz Mário, acusado de ser o principal executor na região. No momento da prisão, Luiz estava em posse de dois revolveres calibre 38 e 34 munições. Naquela mesma tarde do dia 15 de Abril, os policias prenderam Francisco Leonardo Sabino de Abreu, em posse de uma espingarda calibre 28, cano curto, várias munições e partes de motocicletas. Leonardo também é acusado por crimes de pistolagem.
No dia subsequente à prisão da dupla, militares estouraram uma academia clandestina na cidade de Crateús, usada “para treinamento de pistoleiros chefiados por Luiz Mario”, segundo o Delegado Gregório. No fundo da academia, várias motos e carros de procedência duvidosa foram apreendidos. A operação “Pouso da Arará” faz alusão ao nome do município de Ararendá, que significa na língua indígena Arara (ARAR) e Pouso (ENDÁ).
*Com informações do colaborador e radialista Richard Lopes.
Marina Silva festeja 500 mil assinaturas para criação do partido Rede Sustentabilidade
A ex-senadora Marina Silva participa de evento em São Paulo, neste sábado, para comemorar a marca de 500 mil assinaturas recolhidas para a criação do partido Rede Sustentabilidade. Marina é apontada como provável candidata à Presidência em 2014.
Para o registro oficial do partido no TSE são necessárias apenas 490 mil nomes. No entanto, calcula-se que até 30% dos apoios não possam ser aproveitados, por causa de erros no preenchimento dos formulários ou problemas na conferência das assinaturas pela Justiça.
Brasil estreia na Copa das Confederações com vitória em cima do Japão
O Brasil estreou na Copa das Confederações com vitória em cima da seleção do Japão. Jogando no estádio Mané Garrincha, na tarde deste sábado (15), a seleção de Felipão fez 3 a 0, com gols de Neymar, Paulinho e Jô.
Em menos de cinco minutos, o Brasil abriu o placar o estádio Mané Garrincha. Fred recebeu lançamento, dominou no peito e ajeitou para Neymar. O atacante brasileiro pegou de primeira e mandou no ângulo do goleiro Kawashima.
Na sequência da partida, a seleção brasileira passou a trocar passes de bola no meio de campo. O Japão chegou com perigo aos 18 minutos de jogo. Honda recebeu passe no meio, tirou de David Luiz e mandou uma bomba. A bola chegou a quicar antes de Júlio Cesar rebater. Na sequência, o goleiro conseguiu ficar com a bola.
O Brasil respondeu com Hulk aos 21 minutos. Atacante tabelou com Daniel Alves e chutou cruzado. Kawashima espalmou e ante de Paulinho chegar, a zaga japonesa afastou o perigo.
No fim do primeiro tempo, outras duas oportunidades de gol para o Brasil. A primeira foi com Hulk, que finalizou pela direita e levou muito perigo no gol de japonês. A segunda chance foi com Fred. Aos 42, Neymar lançou para o atacante, que fez o domínio e chutou cruzado. O goleiro Kawashima fez boa defesa e salvou o Japão.
Presidente da Fifa e Dilma Rouseff são vaiados na abertura da Copa das Confederações
O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, e a presidenta Dilma Rousseff declararam iniciada oficialmente a Copa das Confederações 2013, sob vaias da torcida.
A competição acontecerá em seis cidades brasileiras: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
Diante da reação do público, Blatter chegou a pedir fair play (que significa jogar limpo, ter espírito esportivo) à torcida. "Amigos do futebol brasileiro, onde está o respeito e o fair play, por favor?".
Em seguida, a presidenta Dilma declarou aberta a competição e todos os torcedores ficaram de pé para ouvir os hinos do Japão e do Brasil.
Seleção Brasileira
Logo no início do jogo, o principal jogador da Seleção Brasileira de Futebol, o jogador Neymar, marcou um gol contra o Japão, após o atacante Fred ajeitar a bola com o peito na entrada da grande área.
Mais de 60 mil torcedores acompanham o jogo no Estádio Nacional Mané Garrincha.
Déficit leva Estado a impor reforma na Previdência no Ceará
Sob a justificativa de equilibrar os cofres públicos, o Ceará está ensaiando uma reforma na previdência pública estadual. Somente em 2012, o Governo do Estado aportou R$ 1,5 bilhão para custear benefícios de pensionistas e aposentados. Em fevereiro deste ano, o Executivo enviou à Assembleia Legislativa projeto que altera as regras da previdência para servidores que recebam acima do teto estabelecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de aproximadamente R$ 4 mil. Caso seja aprovado, o novo modelo já vigora em 1º de janeiro de 2014.
Desse modo, o servidor público nomeado a partir do início do próximo ano que receba acima do teto do INSS não mais terá acesso à aposentadoria integral, que sempre foi considerada um dos grandes atrativos do serviço público, a menos que contribua em um regime compartilhado com o Estado. A proposta segue as mesmas diretrizes da reforma aplicada na esfera federal.
Para minimizar os prejuízos ao servidor, será oferecido um fundo de previdência complementar. Nesse caso, para cada real aplicado pelo funcionário, o Estado entrará com igual valor até o limite de 8,5% do salário base do beneficiário. De acordo com o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, o novo modelo não deve gerar impacto significativo aos servidores, porque 70% do funcionários públicos do Estado recebem abaixo do teto do INSS.
Pela proposta do Governo do Estado, serão criados três planos de custeio: previdenciário, financeiro e militar. Esses fundos serão autônomos e separados da conta do Tesouro Estadual. Na prática, funciona como poupanças sustentáveis que garantirão a aposentadoria dos servidores.
O parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) das contas do Governo Estadual de 2012 alerta para o aumento do déficit previdenciário no Estado. O relatório ainda recomenda a realização de concurso público, tendo em vista que "o crescimento com gastos com terceirizados, em termos nominais, foi da ordem de 37%, ao passo que com servidores ativos foi de 14%, em comparação com 2011".
O modelo de previdência no Brasil é baseado na repartição simples, em que a contribuição dos ativos, em tese, deveria financiar a aposentadoria dos inativos. Questionado se a não realização de concurso público contribui para o déficit da previdência, Eduardo Diogo justifica que o impacto das contribuições ao pagamento da previdência é tímido. Em 2012, por exemplo, enquanto o Estado aportou R$ 1,5 bilhão, as arrecadações dos servidores ativos somaram apenas R$ 350 milhões. "Esse foi o grande problema da previdência no Brasil, a repartição simples não é sustentável", declara Diogo.
Desse modo, o servidor público nomeado a partir do início do próximo ano que receba acima do teto do INSS não mais terá acesso à aposentadoria integral, que sempre foi considerada um dos grandes atrativos do serviço público, a menos que contribua em um regime compartilhado com o Estado. A proposta segue as mesmas diretrizes da reforma aplicada na esfera federal.
Para minimizar os prejuízos ao servidor, será oferecido um fundo de previdência complementar. Nesse caso, para cada real aplicado pelo funcionário, o Estado entrará com igual valor até o limite de 8,5% do salário base do beneficiário. De acordo com o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, o novo modelo não deve gerar impacto significativo aos servidores, porque 70% do funcionários públicos do Estado recebem abaixo do teto do INSS.
Pela proposta do Governo do Estado, serão criados três planos de custeio: previdenciário, financeiro e militar. Esses fundos serão autônomos e separados da conta do Tesouro Estadual. Na prática, funciona como poupanças sustentáveis que garantirão a aposentadoria dos servidores.
O parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) das contas do Governo Estadual de 2012 alerta para o aumento do déficit previdenciário no Estado. O relatório ainda recomenda a realização de concurso público, tendo em vista que "o crescimento com gastos com terceirizados, em termos nominais, foi da ordem de 37%, ao passo que com servidores ativos foi de 14%, em comparação com 2011".
O modelo de previdência no Brasil é baseado na repartição simples, em que a contribuição dos ativos, em tese, deveria financiar a aposentadoria dos inativos. Questionado se a não realização de concurso público contribui para o déficit da previdência, Eduardo Diogo justifica que o impacto das contribuições ao pagamento da previdência é tímido. Em 2012, por exemplo, enquanto o Estado aportou R$ 1,5 bilhão, as arrecadações dos servidores ativos somaram apenas R$ 350 milhões. "Esse foi o grande problema da previdência no Brasil, a repartição simples não é sustentável", declara Diogo.
Postado por Lindomar Rodrigues às 6/
sexta-feira, 14 de junho de 2013
Ladrões arrombam caixa do BB da cidade de Jaguaribe
Policiais da Delegacia Regional de Jaguaribe e da 3ª Companhia do 1º BPM
estão em diligências na tentativa de localizar e prender uma quadrilha
de ladrões de bancos. Na madrugada de ontem, o grupo invadiu a agência
do Banco do Brasil daquela cidade (300Km de Fortaleza) e violou um dos
caixas eletrônicos, através de maçarico.
O caixa eletrônico foi violado na madrugada de ontem. Os bandidos usaram um maçarico para fazer o buraco no equipamento e tirar o dinheiro FOTO: DIVULGAÇÃO
Segundo informações extraoficiais, os ladrões teriam furtado do equipamento eletrônico uma quantia aproximada de R$ 42 mil. O banco, porém, não confirmou o valor. A Polícia ainda aguarda da instituição as imagens que podem ter sido gravadas pelas câmeras de segurança do momento em que os criminosos agiram na agência.
Furto
Segundo registros da Polícia, a ação dos ladrões ocorreu durante a madrugada. Como a agência não possui vigilantes durante aquele período, não se sabe, ainda, o número de bandidos que praticaram o ato delituoso.
Quando a Polícia chegou no local, já pela manhã, encontrou alguns resquícios da ação da quadrilha. Espalhadas pelo chão, próximo ao caixa violado, havia várias garrafas pet, que teriam sido usadas para que os criminosos esfriassem o caixa no momento em que eram lançadas chamas do maçarico contra a gaveta onde ficam depositadas as cédulas. Uma equipe da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi acionada para fazer os levantamentos técnicos em busca de pistas no local.
O delegado-regional de Jaguaribe, Edmar Beserra Granja, determinou a abertura de inquérito policial para investigar a autoria do crime.
Quadrilhas
Desde o começo do ano, pelo menos, oito quadrilhas ligadas a assaltos ou furtos em bancos foram presas em investigações da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), em conjunto com a Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin), além de cercos policiais no Interior.
O caixa eletrônico foi violado na madrugada de ontem. Os bandidos usaram um maçarico para fazer o buraco no equipamento e tirar o dinheiro FOTO: DIVULGAÇÃO
Segundo informações extraoficiais, os ladrões teriam furtado do equipamento eletrônico uma quantia aproximada de R$ 42 mil. O banco, porém, não confirmou o valor. A Polícia ainda aguarda da instituição as imagens que podem ter sido gravadas pelas câmeras de segurança do momento em que os criminosos agiram na agência.
Furto
Segundo registros da Polícia, a ação dos ladrões ocorreu durante a madrugada. Como a agência não possui vigilantes durante aquele período, não se sabe, ainda, o número de bandidos que praticaram o ato delituoso.
Quando a Polícia chegou no local, já pela manhã, encontrou alguns resquícios da ação da quadrilha. Espalhadas pelo chão, próximo ao caixa violado, havia várias garrafas pet, que teriam sido usadas para que os criminosos esfriassem o caixa no momento em que eram lançadas chamas do maçarico contra a gaveta onde ficam depositadas as cédulas. Uma equipe da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi acionada para fazer os levantamentos técnicos em busca de pistas no local.
O delegado-regional de Jaguaribe, Edmar Beserra Granja, determinou a abertura de inquérito policial para investigar a autoria do crime.
Quadrilhas
Desde o começo do ano, pelo menos, oito quadrilhas ligadas a assaltos ou furtos em bancos foram presas em investigações da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), em conjunto com a Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin), além de cercos policiais no Interior.
Dois rapazes foram baleados durante à madrugada em Tauá
- Duas pessoas foram lesionadas à bala na madrugada
desta quinta-feira, 13, uma na mão e outra na perna esquerda, por volta
das 2h da madrugada no Bar da Paizinha, situado às margens da BR 020 no
Bairro Alto Brilhante.
Quando a Polícia chegou no local os feridos já tinham sido socorridos para o Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima. Os policiais da VT 2787 do Ronda do Quarteirão foram ao hospital em busca de mais detalhes sobre a ocorrência e foram informados de que um dos lesionados já tinha sido medicado e liberado.
Tratava-se do Antônio Francisco Valério, residente no Bairro Bezerra e Souza. A outra pessoa que foi ferida na perna esquerda, permanecia no hospital e foi identificada, como sendo Francisco Fernando Alves da Franca, nascido em 03/06/1984, natural de Tauá, residente no Bairro Bezerra e Souza.
A polícia ainda não sabe o que motivou a tentativa de homicídio, mas segundo relato de testemunhas, ao que tudo indica os tiros teriam sido direcionados ao Francisco Fernando, e como Antônio Francisco Valério, estava ao lado, acabou sendo atingido também.
O autor dos disparos fugiu em uma motocicleta.
Aposentado vítima de golpe
Um aposentado registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia, denunciando que foi vítima de estelionato. Trata-se do Sr. Joaquim Dias Fernandes, 67 anos, residente no Bairro Luis Antonio.
Segundo ele, na manhã desta quarta-feira, 12, ao foi fazer uma compra em uma loja de Tauá, foi informado que seu nome estava negativado no Sistema de Proteção ao Crédito.
Ao buscar informações mais detalhadas descobriu que alguém havia usado seu nome para fazer compras no valor de R$ 1.433,00 na Loja Luísa Credi, em São Paulo.
Carro foi periciado
O perito Nunes realizou na manhã desta quarta-feira, uma perícia no veículo Fiat Uno de cor azul de placas GVG 3509 Gurupi- TO, que foi apreendido no final da semana passada pela Polícia Rodoviária Federal.
O veículo encontra-se no pátio da Delegacia Regional de Polícia Civil de Tauá, desde o último sábado, 08, pois existe uma suspeita de adulteração de sinal identificador do veículo.
Depois da perícia realizada nesta manhã, a situação será esclarecida.
Furto em residência do Alto Nelândia
Uma moradora do Bairro Alto Nelândia procurou à Delegacia de Polícia, para registrou um Boletim de Ocorrência, informando que entraram em sua residência e furtaram um notebook.
Ela não forneceu mais detalhes sobre a ocorrência.
Pichador foi preso pelo Ronda
Os policiais Germano, Martins e Erivaldo, do Ronda do Quarteirão, prender em flagrante de um rapaz que fazia pichação na faixada de residências da Rua Júlio Gonçalves da Silva, no Bairro Alto Brilhante.
O pichador conduzido à DP onde foi identificado e flagranteado. Trata-se do Antônio Felipe Moreira de Souza, nascido em 12/09/1991, residente na Rua Hepaminondas Feitosa Ferro. Ao ser abordado, o acusado ainda proferiu palavras de baixo calão contra os policiais que fizeram a abordagem.
Na Delegacia foi feito um termo ciscunstanciado de ocorrência e o rapaz foi liberado. O TCO foi pelo desacato, porque as vítimas das pichações não apareceram para fazer o registro da ocorrência.
Outro rapaz que estava ao lado do Felipe também foi levado para à Delegacia e liberado nesta manhã.
Menina de 11 anos foi vítima de atropelamento
Uma menina de 11 anos, foi vítima de atropelamento, nesta quarta-feira, 12, por volta das 18h na Rua Júlio Gonçalves da Silva. A menor das iniciais A.B.T. que reside no Loteamento São Geraldo, sofreu escoriações e foi socorrida por populares para o Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima.
O autor do atropelamento que trafegava em uma moto Fan 125 de cor preta, foi identificado pelo nome Antônio Fábio Fernandes da Silva, que reside no Bairro Bezerra e Souza.
Além de permanecer no local do acidente onde ajudou a socorrer a vítima, ele apresentou-se na Delegacia onde prestou esclarecimentos sobre o fato.
Mulher presa por receptação
Policiais Civis prenderam na manhã desta quinta-feira, 13, uma mulher acusada de crime de receptação. Na residência dela foram encontrados alguns objetos que haviam sido furtados em uma residência do Bairro Bezerra e Souza.
A acusada já é bastante conhecida da Polícia, por já ter sido detida diversas vezes sob a mesma acusação. Francineuda Alves de Souza, nascida em 04/09/1970, residente no Bairro Bezerra e Souza teve sua casa vistoriada e a Polícia encontrou uma sanduicheira, um liquidificador e perfumes que tinham sido furtados por um rapaz, que é irmão da vítima.
Como não foi feita representação, o rapaz foi liberado. Já a Neta, vai ser indiciada por receptação dolosa.
Mano Menezes é o novo treinador do Flamengo e assina até o fim de 2014
Mano Menezes é o novo treinador do Flamengo. Após a empatia imediata em
um primeiro contato ao vivo, treinador e clube definiram questões mais
importantes, como salários e composição da comissão técnica, ainda no
início da semana e chegaram a um consenso em relação a detalhes do
contrato nesta quinta-feira as negociações.
O Rubro-Negro desejava um
acordo até o fim de 2015, mas o vínculo inicial será até 31 de dezembro
2014. O clube confirmará a contratação em breve, através do site
oficial.
Prazo de inscrição no Sisu termina às 23h59 desta sexta-feira
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
do meio de ano terminam às 23h59 desta sexta-feira (14). Quem fez o
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e quer concorrer a uma das
39.724 vagas em cursos de graduação em universidades federais e
institutos federais de ensino superior deve se inscrever no site do
Sisu. Quem já fez a inscrição pode até o último minuto mudar as opções
de curso.
Ministério Público denuncia deputado Osmar Baquit por destruição de rádios em Quixadá
O Ministério Público cearense denunciou o deputado estadual Osmar Baquit
(PSD) e mais quatro pessoas como responsáveis pelos atentados contra
emissoras de rádio e repetidora de TV, no Município de Quixadá, na
primeira quinzena do mês de março. A denúncia, contra o deputado, foi
feita na última quarta-feira ao Tribunal de Justiça do Ceará, em razão
de ele só poder ser processado, pela Justiça Cearense, naquela Corte.
Ontem, o deputado dizia não saber de absolutamente nada em relação a tal denúncia, nem tampouco esperava que isso acontecesse em razão de não ter envolvimento com os crimes cometidos contra as rádios Monólitos AM e Liderança FM, além dos transmissores de repetição da TV Cidade, nos dias 10 e 11 de março. Quatro pessoas chegaram a ser presas na ocasião.
Não são conhecidos todos os termos da denúncia contra o deputado. O Ministério Público não divulgou nada sobre o caso, contrariamente ao que sempre faz em todas as suas ações com envolvimento de políticos. O deputado disse ao Diário do Nordeste, à noite passada, só ter condições de buscar alguma informação durante o dia de hoje, pois havia sido tomado de surpresa com a informação, confirmada por um advogado amigo.
Ontem, o deputado dizia não saber de absolutamente nada em relação a tal denúncia, nem tampouco esperava que isso acontecesse em razão de não ter envolvimento com os crimes cometidos contra as rádios Monólitos AM e Liderança FM, além dos transmissores de repetição da TV Cidade, nos dias 10 e 11 de março. Quatro pessoas chegaram a ser presas na ocasião.
Não são conhecidos todos os termos da denúncia contra o deputado. O Ministério Público não divulgou nada sobre o caso, contrariamente ao que sempre faz em todas as suas ações com envolvimento de políticos. O deputado disse ao Diário do Nordeste, à noite passada, só ter condições de buscar alguma informação durante o dia de hoje, pois havia sido tomado de surpresa com a informação, confirmada por um advogado amigo.
Homicídios aumentam quase 70% no Nordeste em sete anos. Ceará é o 4º em casos
Dados estatísticos do Ministério da Saúde mostram que, em sete anos, o
número de assassinatos na Região Nordeste aumentou 68%. Se em 2004 a
região teve 11.546 homicídios, em 2011, após sete anos de aumento
contínuo da violência, esse número passou para 19.405. O crescimento do
indicador entre 2010 e 2011 foi 2,8%. Os números levantados pela Agência
Brasil no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério
da Saúde mostram ainda que, em 2011, oito dos nove estados da região
tiveram aumento no número de homicídios, enquanto o total no país caiu,
ainda que somente em 0,12%. Apenas a Bahia fugiu à tendência regional,
apresentando queda de 5,4%.
Com 1.042 homicídios, o Rio Grande do Norte foi o estado brasileiro
onde a violência mais se acentuou entre 2010 e 2011, com um aumento de
27,9% nos casos de assassinato. Ali, como na Região Nordeste, os
registros de morte violenta por agressão vêm crescendo nessa unidade há
sete anos. Entre 2004 e 2011, os assassinatos no Rio Grande do Norte
triplicaram. Em 2011, pela primeira vez, a região ultrapassou a marca de
mil homicídios.
A Paraíba aparece em segundo lugar com crescimento de 11,1% no número de homicídios, seguida por Alagoas (8,7%), Ceará (7,2%),
Sergipe (7,1%), Maranhão (5,4%) e Piauí (5,4%). Segundo o coordenador
do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio
de Janeiro (Uerj), Ignacio Cano, não existe nenhuma resposta conclusiva
sobre o aumento dos homicídios no Nordeste.
Espanha é a seleção mais valiosa da Copa das Confederações
A seleção da Espanha é a
equipe mais valiosa que irá disputar a Copa das Confederações, que
começa no próximo sábado, segundo relatório da Pluri Consultoria. O
valor somado dos jogadores da Fúria alcança R$ 1,8 bilhão. A Seleção
Brasileira aparece na segunda colocação, com valor estimado em R$ 1,3
bilhão.
Na outra ponta, a seleção do Taiti aparece como a de menor valor. A equipe da Oceania valeria algo em torno de R$ 7 milhões.
Comparando
com o valor de mercado dos clubes, a Espanha teria cifra semelhante à
do Barcelona (R$ 1,7 bilhão), enquanto o Brasil estaria no patamar do
Manchester United (R$ 1,2 bilhão). Curiosamente o Taiti tem valor de
mercado semelhante ao do Águia de Marabá, do Pará (R$ 6,8 milhões).
Outras
duas seleções possuem elencos com valores de mercado parecidos com de
clubes brasileiros. O elenco do México, com os seus R$ 255 milhões, vale
um pouco menos que o do Corinthians (R$ 261 milhões). Já o da Nigéria é
equivalente ao do Grêmio (em torno de R$ 189 milhões).
O atacante
Neymar, que acaba de ser contratado pelo Barcelona, é apontado pelo
relatório como o jogador mais valioso da Copa das Confederações. O valor
de marcado do brasileiro está em R$ 191 milhões.
Ranking dos valores de mercado das seleções (em reais):
1)
Espanha R$ 1,8 bilhão
2) Brasil R$ 1,2 bilhão
3) Itália R$ 946 milhões
4)
Uruguai R$ 608 milhões
5) Japão R$ 307 milhões
6) México R$ 255 milhões
7)
Nigéria R$ 189 milhões
8) Taiti R$ 7 milhões
Jogador mais valioso de cada seleção:
Espanha:
Iniesta (Barcelona/ESP) - R$ 174,9 milhõesBrasil: Neymar
(Barcelona/ESP) - R$ 191 milhõesItália: Marchisio (Juventus/ITA) - R$
83,5 milhõesUruguai: Cavani (Napoli/ITA) - R$ 160,2 milhõesJapão: Kagawa
(Manchester United/ING) - R$ 63 milhõesMéxico: Hernández (Manchester
United/ING) - R$ 60,5 milhõesNigéria: Obi Mikel (Chelsea/ING) - R$ 68,4
milhõesTaiti: Vahirua (Panthrakikos/GRE) - R$ 1,2 milhão
Descarga das 30 mil toneladas de milho termina hoje
Governador Cid Gomes ajuda a descarregar o milho |
Do Terminal de Múltiplo Uso (Tmut), Berço 5, do Porto do Pecém, está
sendo finalizado hoje o descarregamento de 30 mil toneladas (t) de milho
para abastecer agricultores no Ceará até o final de julho de 2013.
O
recebimento da carga foi oficializada ontem entre o governador Cid Gomes
e o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e
Abastecimento (Mapa), José Gerardo Fontelles, no armazém de ensacamento
do porto.
Conforme Cid Gomes, no máximo, em 15 dias, os grãos
estarão entregues em 30 pontos de distribuição no Ceará. A partir daí,
serão entregues, com ajuda das prefeituras, aos agropecuaristas que
solicitaram ou ainda pediram a compra.
quinta-feira, 6 de junho de 2013
PMs são remanejados do Interior para a Copa das ConfederaçõesAo todo, 24 municípios tiveram o efetivo reduzido para beneficiar o reforço no policiamento da Capital na Copa das Confederações. Medida deve durar um mês
O reforço no policiamento de oito bairros de Fortaleza, anunciado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) no último dia 24 de maio, está desfalcando o efetivo da Polícia Militar no Interior. Conforme documento de comunicação interna da PM ao qual O POVO teve acesso, somente o Ronda do Quarteirão teve 23 homens realocados para a Capital, causando baixas em 24 cidades.
Os policiais remanejados pertencem a 11 companhias de três batalhões de policiamento comunitário diferentes. Elas respondem pelos municípios de Sobral, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Russas, Crato, Iguatu, Icó, Quixadá, Quixeramobim, Itapipoca, Itapajé, Trairi, Santa Quitéria, Boa Viagem, Tianguá, Canindé, Viçosa, Camocim, Granja, Acaraú, Tauá, Acopiara, Crateús e Juazeiro do Norte, sendo esta última cidade a cidade mais atingida pela medida, ficando com quatro homens a menos.
Datado de 21 de maio, o documento estabelecia que os policiais se apresentassem na Capital três dias depois, às 8 horas. Recentemente, a SSPDS anunciou incremento no combate à violência em Fortaleza acrescendo apenas um PM por viatura do Ronda do Quarteirão em bairros com elevados índices de criminalidade.
Na opinião do sociólogo e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Marcos Silva, o remanejamento de policiais, além de desfavorecer os municípios onde atuavam, faz parte de um conjunto de fatores que está “minando a eficiência das políticas públicas” do Estado na área da segurança.
“Não se pode, dentro de uma conjuntura de segurança pública já fragilizada, retirar policiais de uma localidade para tapar buracos em outra. Embora eventos de grande porte mereçam um aumento de efetivo, essa medida revela a intenção de passar uma sensação de segurança para os visitantes. Sensação que tem prazo de validade. Dura até o evento acabar”, considera Marcos Silva.
O outro lado
Procurado pelo O POVO, o comandante do Ronda do Quarteirão, coronel Paulo Sérgio Braga, se recusou a comentar o assunto. Afirmou que solicitaria a abertura de inquérito policial para descobrir como a reportagem havia conseguido o documento interno. “Vou tomar providências e vamos ver em que vai dar. Quero saber como essa informação vazou. Essa medida é uma atribuição interna da PM e não diz respeito a terceiros”, adiantou.
Relações públicas da Polícia Militar, o tenente-coronel Fernando Albano não revelou o efetivo das companhias do Ronda nos municípios atingidos, por “razões de segurança”. A PM também não informou o contingente de outros batalhões que tiveram policiais realocados para a Capital.
ENTENDA A NOTÍCIA
Para aumentar o contingente de policiais na Capital, o comando do Ronda do Quarteirão desfalcou destacamentos de 24 municípios do Interior. A medida deve durar, no mínimo, 30 dias
.
.
Polícia do Ceará nega prisão de suspeitos do assalto ao Bradesco de Parambu
- Comandantes da Polícia Militar no Ceará negam prisão de suspeitos de assalto ao Bradesco de Parambu.
Os Comandantes do CPI, Comando de Policiamento do Interior, e do 13º BPM, Batalhão de Polícia Militar de Tauá, negam informações publicadas pela imprensa piauiense sobre as prisões de dois suspeitos de participação no assalto à Agência do Bradesco do Município de Parambu na tarde da última sexta-feira, 31.
Os Tenentes-coronéis Macedo Filho e Giovane Guedes, respectivamente, disseram em entrevista ao Programa Tribuna Popular da RÁDIO DIFUSORA, nesta terça-feira, 04, que a notícia divulgada no site do Grupo Meionorte, não procede. “A Polícia do Ceará desconhece a prisão de qualquer um dos envolvidos no assalto”, disse o Comandante do CPI, que telefonou para a Unidade da Polícia Militar do Estado do Piauí, no Município de Valença, que também negou a informação.
Outra notícia publicada que também foi negada, se referiu a uma possível troca de tiros entre assaltantes e policiais. “Não houve qualquer confronto com os integrantes da quadrilha”, afirmou o Cel. Macedo, acrescentando que a caçada continua em operação conjunta das polícias dos dois Estados.
Assaltantes passaram em barreira policial
Já o Cel. Geovani disse que os membros da quadrilha só não foram capturados em virtude de uma desatenção dos policiais do Estado do Piauí que estavam em uma barreira montada numa rodovia que corta o Município de Pimenteiras.
“Os PM’s estavam aguardando a passagem de um veículo Polo de cor preta e permitiram a passagem de quatro pessoas em duas motos e até orientaram por onde eles deveriam passar. Eram os assaltantes”, lamentou o Comandante do 13º BPM, que chegou ao local cerca de 15 minutos depois.
Verificada a falha, as viaturas saíram em perseguição e os assaltantes ainda foram avistados, mas um disparo feito por um policial chamou a atenção dos fugitivos, que abandonaram as motos e embrenharam-se no matagal. Houve buscas no local, mas ninguém foi encontrado até agora.
Quadrilha identificada
Os integrantes da quadrilha que assaltou o Bradesco de Parambu já foram todos identificados, segundo informaram os dois comandantes. “São dois do município de Independência, um de Pedra Branca e outro de Quiterianópolis”, disse o Cel. Geovani, acrescentando que todos já estiveram presos em 2011 pela prática de assalto a banco.
A Polícia não revelou os nomes ainda porque aguarda a decretação da prisão preventiva pela Justiça de Parambu.
O valor levado da Agência até agora não foi informado.
Sogro mata genro após bebedeira em Sobral
Um homem de 21 anos foi assassinado com uma facada no peito na noite da última quarta-feira (5) em Sobral, a 240 km de Fortaleza. O acusado é o sogro, Antonio Teixeira da Silva, 55, de acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI).
Por volta das 19h30, Antonio Pereira de Lima, 21, participava de uma bebedeira com seu sogro, quando iniciou-se o desentendimento. No meio da discussão, o acusado desferiu um golpe certeiro no peito direito da vítima, que faleceu no local.
Rixa termina em morte
Também em Sobral, Antonio Ansatasio da Silva, idade não informada, desentendeu-se com Ozanan Ferreira Silva, idade não informada, e o matou com um golpe de foice. De acordo com populares, os dois mantinham uma rixa antiga. O acusado está foragido.
Já em Jaguaruana, a 183 km da Capital, o corpo do agente de endemias Aureliano de Oliveira Silva, 33, foi encontrado sem vida em um terreno baldio. Populares informaram, por volta das 6h45 da manhã de quinta-feira, e a polícia verificou a situação. Aureliano apresentava 5 perfurações de bala pelo corpo. Não há informações sobre suspeitos do cometimento do crime.
Em Tabuleiro do Norte, a 211 km de Fortaleza, João de Deus Maia Florenço, 49, foi encontado morto, com marcas de violência na cabeça e nas mãos. O corpo estava jogado na localidade de Aldo do Valdo, zona rural daquele município. A polícia também não possui informações sobre suspeitos.
Na cidade de Morada Nova, a 168 km da Capital do Estado, 2 indivíduos em uma motocicleta efetuaram disparos contra a agricultora Brígida Stefânia Queiroz Melo, 32, que teve morte imediata. O crime aconteceu por volta das 18h, no Centro da cidade.
Ao todo, foram realizadas 36 prisões no Interior, e 8 armas foram apreendidas.
EM UM ANO Reclamações contra Cagece aumentam 375%
Moradores do bairro Dunas reclamam do crescimento do valor cobrado nas contas de água, apesar da rotina das residências não ter mudado. Em um dos casos, a cobrança chegou a aumentar 136% Foto: Waleska Santiago
Em seguida, serviços realizados em desacordo com a lei (35), dúvida sobre cobrança ou valor (16), resolução de demandas - ausência de resposta, excesso de prazo, não suspensão imediata de cobrança (6), serviço não fornecido (6), entre outros (20). Das reclamações registradas neste ano, em apenas 11 casos houve acordo entre as partes (2%). O expressivo crescimento no número de queixas contra a Cagece se deve, principalmente, pela alteração de cálculo, o que fez com que as contas disparassem.
Impasse
Em dezembro do ano passado, as contas de milhares de clientes passaram a ser feitas pela média de consumo dos últimos meses. A mudança gerou uma série de protestos. Entretanto, ao que parece, o problema ainda não foi solucionado. No bairro Dunas, moradores continuam reclamando das cobranças abusivas nas contas de água, apesar da rotina nas residências continuar a mesma. Um empresário que preferiu não se identificar denuncia que a sua conta, que era de aproximadamente R$ 220,00, no mês passado subiu para R$ 520,00, representando 136% de aumento.
O caso não é isolado. A demanda de queixas deste tipo contra a Cagece no Procon é tão grande que, desde dezembro de 2012, o órgão disponibiliza funcionários para atenderem a população diretamente no Procon, no Centro. O serviço havia sido suspenso mas, desde ontem, retornou.
Registros
Através da assessoria de comunicação, a Cagece diz que, atualmente, não existem registros no órgão de reclamações em massa dos moradores do bairro Dunas. Em nota, o órgão afirma que o que deve estar acontecendo são casos pontuais, que devem ser tratados de forma isolada. "A Companhia indica que os clientes que se sintam prejudicados na cobrança das faturas procurem uma de nossas lojas de atendimento ou entrem em contato com a central de atendimento através do 0800.2750195".
O órgão acrescenta que, no fim do ano passado e início deste ano, a Companhia passou a ter problemas relacionados à leitura e faturamento imediato. Contudo, ressalta que todas as contas faturadas no período de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013 foram devidamente reanalisadas e reenviadas aos clientes. Para que não restem dúvidas, o órgão explica que os clientes podem verificar a medição que consta na fatura com os números indicados no medidor de seus imóveis, para constatar se a cobrança está sendo feita de maneira adequada. Outra dica que dá é procurar a Companhia para verificar se existem vazamentos ocultos, que podem interferir no valor da conta.
A mudança na forma de calcular a fatura da conta de água dos consumidores foi o que gerou a confusão. No entanto, conforme a Cagece, tratou-se de uma medida temporária - adotada até março deste ano - em decorrência do fim do contrato e não renovação da empresa que era de responsável pela leitura dos medidores nas residências. O processo licitatório para contratação da nova empresa está em curso. A previsão é de que a vencedora seja anunciada no próximo mês de julho. Ela será responsável por fazer o faturamento imediato da conta do cliente.
Índices
82% das reclamações registradas neste ano, de janeiro a junho, no Procon Fortaleza, dizem respeito a queixas por cobranças indevidas ou abusivas.
99 foi o total de reclamações registradas contra a Companhia de Água e Esgoto, de janeiro a junho do ano passado, sendo 85% por cobrança indevida ou abusiva.
Em seguida, serviços realizados em desacordo com a lei (35), dúvida sobre cobrança ou valor (16), resolução de demandas - ausência de resposta, excesso de prazo, não suspensão imediata de cobrança (6), serviço não fornecido (6), entre outros (20). Das reclamações registradas neste ano, em apenas 11 casos houve acordo entre as partes (2%). O expressivo crescimento no número de queixas contra a Cagece se deve, principalmente, pela alteração de cálculo, o que fez com que as contas disparassem.
Impasse
Em dezembro do ano passado, as contas de milhares de clientes passaram a ser feitas pela média de consumo dos últimos meses. A mudança gerou uma série de protestos. Entretanto, ao que parece, o problema ainda não foi solucionado. No bairro Dunas, moradores continuam reclamando das cobranças abusivas nas contas de água, apesar da rotina nas residências continuar a mesma. Um empresário que preferiu não se identificar denuncia que a sua conta, que era de aproximadamente R$ 220,00, no mês passado subiu para R$ 520,00, representando 136% de aumento.
O caso não é isolado. A demanda de queixas deste tipo contra a Cagece no Procon é tão grande que, desde dezembro de 2012, o órgão disponibiliza funcionários para atenderem a população diretamente no Procon, no Centro. O serviço havia sido suspenso mas, desde ontem, retornou.
Registros
Através da assessoria de comunicação, a Cagece diz que, atualmente, não existem registros no órgão de reclamações em massa dos moradores do bairro Dunas. Em nota, o órgão afirma que o que deve estar acontecendo são casos pontuais, que devem ser tratados de forma isolada. "A Companhia indica que os clientes que se sintam prejudicados na cobrança das faturas procurem uma de nossas lojas de atendimento ou entrem em contato com a central de atendimento através do 0800.2750195".
O órgão acrescenta que, no fim do ano passado e início deste ano, a Companhia passou a ter problemas relacionados à leitura e faturamento imediato. Contudo, ressalta que todas as contas faturadas no período de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013 foram devidamente reanalisadas e reenviadas aos clientes. Para que não restem dúvidas, o órgão explica que os clientes podem verificar a medição que consta na fatura com os números indicados no medidor de seus imóveis, para constatar se a cobrança está sendo feita de maneira adequada. Outra dica que dá é procurar a Companhia para verificar se existem vazamentos ocultos, que podem interferir no valor da conta.
A mudança na forma de calcular a fatura da conta de água dos consumidores foi o que gerou a confusão. No entanto, conforme a Cagece, tratou-se de uma medida temporária - adotada até março deste ano - em decorrência do fim do contrato e não renovação da empresa que era de responsável pela leitura dos medidores nas residências. O processo licitatório para contratação da nova empresa está em curso. A previsão é de que a vencedora seja anunciada no próximo mês de julho. Ela será responsável por fazer o faturamento imediato da conta do cliente.
Índices
82% das reclamações registradas neste ano, de janeiro a junho, no Procon Fortaleza, dizem respeito a queixas por cobranças indevidas ou abusivas.
99 foi o total de reclamações registradas contra a Companhia de Água e Esgoto, de janeiro a junho do ano passado, sendo 85% por cobrança indevida ou abusiva.
PRB-CE disposto a conversar com PMDB
Para a sucessão estadual de outubro do próximo ano, o PRB está aberto para conversar com Eunício Oliveira (PMDB), Cid Gomes (PSB) e outros pretendentes a entrarem na disputa do cargo.
O convite é do presidente estadual em exercício do partido, deputado Ronaldo Martins. Ele lembra que a sigla, atualmente, está na base de apoio do governador, mas isso não significa que tenha obrigação de apoiar um possível candidato do PSB ao cargo. Martins disse que o partido tem projeto de lutar para aumentar a bancada estadual.
Fonte: O Estado CE
Comissão do Senado aprova perdão a agricultores prejudicados pela seca
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou, nesta terça-feira, 4, o Projeto de Lei que autoriza o perdão de dívidas de crédito rural de até R$ 35 mil (no valor original), contratadas por agricultores familiares na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
De autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), a proposta foi aprovada com 15 votos favoráveis e nenhum contrário e beneficia mini, pequenos ou médios agricultores, suas cooperativas ou associações não só no Nordeste, mas em alguns municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo, que também fazem parte da Sudene.
Com a medida, ficam suspensas as execuções judiciais, e os beneficiados não podem ser inscritos em quaisquer sistemas de registro de inadimplência. O perdão é válido para empréstimos contraídos até 31 de dezembro de 2001. Aqueles que contrataram empréstimo entre 1º de janeiro de 2002 até a data de publicação da lei, poderão liquidar sua dívida mediante a contratação de nova operação com juros de 3% ao ano, com redução de 65% do valor da operação original e prazo para sua amortização de até dez anos.
O PLS 688 já havia sido aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e agora segue para a Câmara dos Deputados.
Fonte: Agência Senado
Assinar:
Postagens (Atom)