segunda-feira, 11 de março de 2013

Secretaria de Justiça diz que rebelião deixou 7 mortos e 13 feridos


A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará informa que, por volta da 0h15min desta segunda-feira, uma briga entre internos na Casa e Privação Provisória de Liberdade I, em Itaitinga, resultou na morte de 7 presos e 13 feridos. Os feridos foram levados ao Instituto Dr. José Frota, no Centro, e 10 ficaram internados. A briga foi contida por policiais militares do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), da 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (CPG) e pelos agentes penitenciários da Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe) e do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP).
Segundo as apurações da Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe), a briga foi motivada porque os internos da rua F, do Pavilhão 1, teriam descumprido uma das regras da própria cadeia, feita pela convivência entre eles, que é de “respeitar o dia de visitas”. No último domingo, o preso Carlos Pitombeira da Silva, de 21 anos, da Rua F teria sido lesionado pelos companheiros da mesma Rua em frente aos seus familiares. Em retaliação, às 0h15min, os presos das Ruas E, G e H, do Pavilhão 1, iniciaram um motim contra a Rua F, quebrando grades e ferindo internos.
Dos sete mortos, apenas cinco foram identificados até o momento, sendo eles: Antônio Maurício dos Santos Aguiar, Benedito Freitas Vieira, Jonathan de Oliveira Albuquerque, José Reinaldo de Lima e Paulo Roberto Pinto de Oliveira. Todos estes presos são do Pavilhão 1, Rua F1. Uma chamada será feita até o final da manhã na Rua  e a Perícia Forense também já está trabalhando na identificação dos corpos.
Dez presos permanecem internados no IJF, sendo eles: Anderson Pinheiro Rocha, Cassio da Cunha Cavalcante, Egnaldo Alves Soares, Estenio Pereira Carneiro, Francisco Alexsandro Felix do Nascimento, Igor de Lima Aquino, Ítalo Leite da Silva, Jose Fernando de Abreu Freitas, Raimundo Nonato Silva de Lima Junior e Wesley Lopes do Nascimento. Segundo informações do Núcleo de Saúde da Sejus, eles não correm risco de morte.
O preso Carlos Pitombeira da Silva, lesionado na tarde de domingo, encontra-se em isolamento na própria CPPL I e passa bem.
A Cosipe informa que, por conta do incidente, está suspenso o mutirão de atendimentos jurídicos da Defensoria Pública do Estado que aconteceria durante toda a semana na unidade e que deve continuar as investigações para apurar os responsáveis por liderar a briga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário