sexta-feira, 29 de março de 2013

Municípios encenam a Paixão


Aos fiéis que procuram reforçar a sua fé durante esta Páscoa, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) tem programação religiosa que convida os cristãos a vivenciar a milenar história da Paixão e morte de Jesus Cristo. O objetivo de algumas cidades é levar mensagens de emoção e fé durante cada cena que marca o calvário de Jesus Cristo em favor da humanidade.

A cidade de Pacatuba realiza neste ano a 39ª edição da encenação da Paixão de Cristo e espera receber 15 mil visitantes. Um total de 200 atores está no elenco

A cidade de Pacatuba, distante 25Km de Fortaleza, por exemplo, celebra, neste ano, a sua 39ª edição do evento. O espetáculo é uma das maiores representações da Semana Santa no Estado do Ceará. E a encenação, que já ocorreu ontem e também será realizada hoje, a partir das 19h, espera reunir 15 mil espectadores por dia, segundo informou a organização do evento.

O local onde a cidade cenográfica está montada é na Praça do Anfiteatro, projetada exclusivamente para a atração. Em 2012, foram 180 atores envolvidos. Neste ano, são 200 que ensaiam desde janeiro para representar a história de amor e compaixão mais comovente narrada na Bíblia Sagrada.

Para a titular da Secretaria de Cultura e Turismo de Pacatuba, Marcília Soares, a Paixão de Cristo é importante para o município devido à grande visibilidade que propicia. "Além disso, temos a geração de emprego e renda e também o incentivo a cultura".

Praças

Já em Maracanaú, há 33 anos, a Paixão atrai turistas de cidades vizinhas e moradores da região. A celebração ocorre em dois endereços: no Campo da Boa Vista, às 18h, e na Casa Rodolfo Teófilo, em Pajuçara, a partir das 17h. Além disso, a malhação do Judas acontecerá no sábado (30), também em dois endereços, na Praça da Liberdade, no bairro Acaracuzinho, às 19h, e na Rua 18, no Jereissate às 19h.

No ano passado, Maracanaú recebeu 5 mil pessoas no evento. Para este ano, a expectativa é de que compareça cerca de 8 mil. A perspectiva de visitantes cresceu após o investimento feito por parte do governo Estadual e Municipal, que destinaram R$ 17mil para realização da atração.

Fora isso, o trabalho de divulgação deste ano foi muito satisfatório, informou o coordenador geral do grupo Maracanaú da Paixão, professor Celso Custódio, que lidera a equipe desde 1980. "O diferencial da encenação nesta edição é a inclusão de novas cenas, quando Lázaro é ressuscitado, a queda de Lúcifer, a tentação de Cristo no Monte e outras, totalizando 32 cenas", comentou o organizador. O espetáculo será representado por 170 atores e coadjuvantes e promete comover e emocionar a plateia.

Outra opção para acompanhar a representação da saga de Cristo fica no município do Eusébio. No lugar, a Paixão vai ser encenada pelo segundo ano consecutivo, em dois dias diferentes, nesta sexta-feira e amanhã às 19 horas. O palco é a cidade cenográfica Eusebelém, localizada na Av. Eusébio de Queiroz, 4600, Centro. Cerca de 480 atores estão envolvidos na representação da trajetória de Jesus, desde o seu nascimento até sua crucificação e ressurreição.

O espectador vai acompanhar a encenação, que é dividida em 13 cenas, em dois blocos de arquibancada e dois de camarote, com acomodações para 3 mil pessoas. Além das arquibancadas, na Praça do Polo, terá um telão de LED, que fará a transmissão simultânea para mais de 2mil pessoas sentadas. O espetáculo terá 1h40 de duração.

Na cidade de Caucaia, a 15 Km de Fortaleza, a praça da Igreja Matriz também vai receber, hoje, às 19h, a encenação da Paixão de Cristo. O grupo de teatro Mensageiros de Cristo se apresentará em cinco palcos distribuídos pelo local.

Em Maranguape, a 30 Km da Capital, o grupo Renascido do Espírito Santo e a Fundação Viva Maranguape de Turismo Esporte e Cultura (Fitec) fazem, hoje, às 17h, a 22ª edição da Paixão de Cristo. O evento será na Praça da Capela do Divino Espírito Santo, com elenco de 160 integrantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário