domingo, 28 de outubro de 2012

SEGUNDO TURNO Eleitorado fortalezense define hoje o 49º prefeito da Capital





Os 1.612.155 eleitores aptos a votar em Fortaleza poderão ir às urnas, hoje, para escolher quem será o 49º prefeito da Capital. Estão em uma disputa acirrada pela administração da cidade os postulantes Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB). As últimas pesquisas de intenção de voto têm mostrado que os dois pleiteantes estão tecnicamente empatados e, portanto, disputam voto a voto até o final da tarde deste domingo.

O pessebista Roberto Cláudio e o petista Elmano de Freitas conquistaram, juntos, 48,76% dos eleitores que compareceram às urnas no primeiro turno da eleição deste ano em Fortaleza. Os votos dos dois somam 610.002 FOTO: ALEX COSTA

Desde que se instituiu o segundo turno no sistema político brasileiro, com a Constituição de 1988, esta é a terceira vez que o eleitorado da Capital é chamado a votar duas vezes para eleger o prefeito. Na primeira vez, no ano 2000, foi uma disputa entre Juraci Magalhães e Inácio Arruda. A segunda disputa, em 2004, aconteceu entre Luizianne Lins e Moroni Torgan. Agora, neste ano, é a vez de Elmano de Freitas e Roberto Cláudio. Esta é a sétima eleição desde que foi instituído o segundo turno.

No primeiro turno, eram dez candidatos a prefeito de Fortaleza. Além de Elmano de Freitas e Roberto Cláudio, participavam do pleito Heitor Férrer (PDT), Renato Roseno (PSOL), Moroni Torgan (DEM), Inácio Arruda (PCdoB), Marcos Cals (PSDB), Francisco Gonzaga (PSTU), Valdeci Cunha (PRTB) e André Ramos (PPL). Na primeira etapa da eleição deste ano, 83,98% das pessoas aptas a votar foram às urnas. Isso significa que 1.353.953 eleitores compareceram para confirmar seu voto. Já a abstenção ficou em torno de 16,02%, ou seja, de 258.202 eleitores fortalezenses.

Dos dez candidatos no primeiro turno, cinco declararam que votarão em Roberto Cláudio, inclusive ele. Três dos ex-postulantes votarão em Fortaleza, mas não declararam apoio a nenhum dos dois candidatos, consequentemente não se sabe se votarão ou não em algum candidato. Heitor Férrer preferiu ausentar-se da cidade para não deixar margem a especulações quanto ao seu voto. Ele vai justificar sua ausência. O pleiteante restante, Elmano, vota nele próprio.

Comparecimento
Do total de eleitores que compareceu às urnas no dia 7 de outubro último, 1.250.944 escolheu um dos dez candidatos a prefeito que estavam na disputa para votar. Outros 39.510 decidiram votar branco e, pelo menos, 63.499 votaram nulo. Para este segundo turno, a expectativa é de que seja significativa a quantidade de abstenções e de voto nulo. Conforme a pesquisa de intenção de votos realizada pelo Ibope e veiculada no último dia 25 de outubro, 11% dos eleitores declaram a intenção de votar branco ou nulo, enquanto 3% não opinaram a respeito.

Os 1.612.155 eleitores da Capital cearense estão distribuídos em um total de 13 zonas eleitorais. A quantidade de seções existentes na cidade de Fortaleza chega a 4.306, mas pelo menos 150 delas foram agregadas. Dessa forma, hoje devem ser instaladas 4.156 mesas receptoras de votos. São seis mesas de justificativa e 12 urnas de justificativa. Para garantir uma votação tranquila, 16.672 mesários estão distribuídos nos 591 locais de votação da cidade.

Estatísticas do eleitorado sobre grau de instrução retiradas do levantamento realizado pela Justiça Eleitoral em julho deste ano revelam que 4,926% dos eleitores fortalezenses têm ensino superior completo, 3,674% têm nível superior incompleto, 18,263% terminaram o ensino médio, 23,546% têm ensino médio incompleto, 7,463% terminaram o ensino fundamental, 7,545% têm ensino fundamental incompleto, 11,388% apenas lê e escreve e 3,006% são analfabetos. 0,190% não informou seu grau de instrução.

Mapeamento
Hoje, os candidatos Elmano de Freitas e Roberto Cláudio disputam o voto desses 1.612.155 eleitores de Fortaleza para tentar se eleger prefeito da 5ª maior capital do País. No primeiro turno, os dois prefeituráveis conquistaram, juntos, 48,76% dos eleitores que compareceram às urnas. Levando-se em conta o mapeamento dos votos dos dois prefeituráveis durante o primeiro turno, é possível interpretar que Elmano de Freitas mantém a preferência nas áreas mais periféricas da cidade, enquanto Roberto Cláudio lidera em bairros com melhor renda econômica.

Conforme dados veiculados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, dos 97 bairros em que foram instaladas seções para o primeiro turno de votação na Capital, Elmano de Freitas conseguiu mais votos que o seu adversário em 64 localidades. Enquanto isso, o postulante Roberto Cláudio ultrapassou a votação obtida pelo petista nos 33 bairros restantes.

O resultado utilizado para fazer esse mapeamento considera apenas os 48,76% dos dois candidatos que ainda estão na corrida pela administração de Fortaleza. Neste segundo turno, com a redução de 10 para apenas duas candidaturas, as pesquisas de intenção de voto têm apontado empate técnico entre os dois postulantes. A última pesquisa realizada pelo Ibope, por exemplo, aponta que tanto Elmano como Roberto Cláudio têm a preferência de 43% dos eleitores entrevistados na Capital.

Bairros
Em alguns bairros da cidade de Fortaleza, a diferença na quantidade de votos obtidas pelos prefeituráveis do PT e do PSB é bastante pequena. No bairro Dias Macêdo, por exemplo, Roberto Cláudio conseguiu apenas um voto a mais que Elmano. Em outras localidades, a diferença é maior, mas não chega a 100 votos. É o caso de bairros como Canidezinho, Damas, Jardim das Oliveiras, Parquelândia, Paupina, São Gerardo, Sapiranga e Planalto Ayrton Senna.

Em outras localidades, a diferença no número de votos computados para os dois candidatos foi bastante expressiva. Os três bairros em que Roberto Cláudio conseguiu maior vantagem do que o seu adversário são Aldeota, Edson Queiroz e Dionísio Torres. A diferença na votação para o pessebista, respectivamente, 4.639, 2.369 e 2.090 votos. Já Elmano de Freitas obteve maior vantagem sobre seu concorrente nos bairros Cristo Redentor, Barra do Ceará e Álvaro Weyne. A diferença na votação para o petista foi, respectivamente, 5.063, 4.915 e 3.110 votos.

Levantamento
O mapeamento dos votos de todos os dez candidatos a prefeito que disputaram o primeiro turno de votação mostra que apenas três deles conseguiram a maioria dos votos em alguns bairros da cidade. Neste levantamento, Elmano aparece com vantagem em 51 bairros, Heitor Férrer (PDT) em 27 e Roberto Cláudio em 19 localidades.

Analisando apenas o desempenho nos 27 bairros em que o candidato pedetista obteve maioria na votação durante o primeiro turno da eleição para prefeito de Fortaleza, observa-se que Roberto Cláudio teve mais votos em 15 desses bairros, enquanto Elmano de Freitas obteve vantagem nas outras 12 localidades.

Dos bairros vencidos por Heitor Férrer, Roberto Cláudio teve, na primeira etapa do pleito, mais votos que o PT nos seguintes locais: Aldeota, Centro, Cidade dos Funcionários, De Lourdes, Dionísio Torres, Engenheiro Luciano Cavalcante, Fátima, Joaquim Távora, José Bonifácio, Maraponga, Meireles, Parangaba, Parque Manibura, São Gerardo e São João do Tauape.

Vantagem
Já Elmano de Freitas obteve vantagem sobre o PBS, durante o primeiro turno, nos seguintes bairros vencidos por Heitor Férrer: Aerolândia, Amadeu Furtado, Benfica, Bom Futuro, Cajazeiras, Damas, Farias Brito, Jardim América, Monte Castelo, Montese, Parquelândia e Rodolfo Teófilo.

Os resultados do primeiro turno de votação foram importantes para que as campanhas dos dois candidatos a prefeito de Fortaleza intensificassem e, algumas vezes, até repensassem as estratégias para o segundo turno de votação. A disputa, neste momento, foi atrelada também aos outros 52,24% dos votos na Capital, que foram computados, na primeira etapa de votação, para os candidatos a prefeito Heitor Férrer (PDT), Inácio Arruda (PCdoB), Marcos Cals (PSDB), Renato Roseno (PSOL), Valdeci Cunha (PRTB), André Ramos (PPL), Moroni Torgan (DEM) e Francisco Gonzaga (PSTU).

Depois de uma série de debates e da apresentação das mais variadas propostas, as pesquisas de intenção de voto mostram uma disputa acirrada, que deve ser decidida de última hora. No diagnóstico realizado pelo Ibope na última semana antes do segundo turno, Elmano de Freitas e Roberto Cláudio aparecem, cada um, com 43%. O estudo ainda aponta que 11% dos eleitores pretendem votar nulo, e 3% do eleitorado não sabe ou não respondeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário