O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, informa: a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa deste ano será lançada oficialmente nesta quarta-feira, às 9 horas, na Fazenda de Experimentação Agropecuária da Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada em Guaiuba (26 km de Fortaleza). A meta para esta etapa é superar os números da primeira fase, quando o Ceará bateu todos os recordes estabelecidos pelo Ministério da Agricultura vacinando mais de 93% do rebanho.
Isso significa a cobertura de cerca de 2 milhões e 500 mil cabeças do total de quase 2 milhões e 700 mil animais (bovinos e bubalinos) do Ceará. “Nós precisamos do compromisso dos produtores e dos municípios para que possamos atingir esta meta”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.
A dose da vacina continua com preço médio de R$ 1, 50. A multa para quem não vacinar o rebanho ainda é de R$ 13, 43 por cabeça. Os animais podem ser vacinados até 30 de novembro. De acordo com o presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, a segunda etapa da campanha é mais um marco da campanha da aftosa no Ceará para alcançar o status de zona livre. “Estamos empenhados em cumprir as exigências do MAPA para sermos reconhecidos como Zona livre de aftosa ainda este ano”, concluiu.
Com todos os requisitos do MAPA sendo cumpridos, desde a contratação de novos servidores, através de concurso, até a vacinação exigida, o Ceará deve sair da zona de risco médio e alcançar o status de livre com vacinação este ano.
Eliomar de Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário