terça-feira, 7 de agosto de 2012

Após um mês de propaganda eleitoral, TRE divulga balanço: 26 veículos apreendidos e 669 autuações



A um mês os muros da capital cearense são decorados pela propaganda eleitoral e os moradores começaram a escutar ae trilhas sonoras das eleições 2012. Na ânsia de marcar território na memória do eleitor alguns candidatos ultrapassam os limites da legislação e acabam notificados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O órgão divulgou nesta segunda, 6, o balanço das infrações nesses últimos 30 dias.
Só em Fortaleza foram registrados 669 processos administrativos contra as coligações e candidatos que são flagrados com propaganda irregular. Uma das principais queixas dos cidadãos é o incômodo provocado pelos carros de som. Por anunciarem seus candidatos em volume acima do permitido, 26 veículos já foram apreeendidos pelos fiscais da Comissão da Propaganda Eleitoral em Fortaleza, desde o início da campanha.
Conforme vai ganhando corpo a campanha,  aumenta o número de apreesões. só no último final de semana, 14 veículos foram interceptados pelo TRE. Na maioria dos casos, os veículos faziam propaganda para candidatos a vereador. cinco carros entretanto, eram usados em prol dos candidatos a prefeito. No sábado, foram apreendidos um veículo da candidatura de Elmano de Freitas (PT), um de Roberto Cláudio (PSB) e um de Heitor Férrer (PDT). Eles faziam propaganda em frente ao Hospital Gonzaga Mota, em Messejana. No domingo mais dois candidatos a prefeito tiveram carros apreendidos: Inácio Arruda (PDdoB) e mais uma vez Elmano de Freitas.
Pintiuras irregulares
A maioria das infrações (95%) se dá ainda por conta da pintura em muros acima das dimensões permitidas (4m² de área). Os fiscais do TRE consideram também como irregulares as pinturas repetidas e próximas uma da outra, que embora isoladamente não excedam os 4m², em conjunto provocam um “efeito outdoor”.
A Comissão da Propaganda Eleitoral em Fortaleza é composta por três juízes, três promotores e 28 servidores da Justiça Eleitoral, que recebem denúncias da população através do telefone 3219-1074 e do e-mail: denuncie2012@tre-ce.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário