O sistema, chamado de Pardal Eletrônico, foi lançado em 4 de maio pelo TRE do Espírito Santo. Por meio do site daquele Tribunal, o eleitor pode enviar fotos, vídeos, páginas da internet, ou qualquer outro documento em formato eletrônico que comprove propaganda eleitoral irregular.
Segundo o juiz ouvidor do TRE-CE, Raimundo Nonato Silva Santos, autor da proposta, a ideia é adaptar a ferramenta para ser utilizada no Ceará já para as eleições deste ano. "Há uma grande possibilidade de a gente implantar esse sistema ainda para as eleições de 2012. O Tribunal já aprovou a implantação desse sistema. E está faltando só umas adequações técnicas", diz.
De acordo com Raimundo Nonato, após o recebimento da denúncia, de qualquer crime eleitoral, a ouvidoria irá analisá-la para que ela seja encaminha ao juízo competente. "O cidadão pode contribuir e muito para a Justiça Eleitoral. É um exercício de cidadania pura", ele avalia.
Na última terça-feira foi realizada uma reunião para discutir a implantação do sistema no Ceará, da qual participaram o procurador Regional Eleitoral, Márcio Andrade Torres, o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Cléber de Castro Cruz, o juiz da Propaganda Eleitoral, Sérgio Luiz Parente, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-CE, Carlos Sampaio, além do ouvidor Regional Eleitoral, juiz Raimundo Nonato.
Segundo Raimundo Nonato, o desembargador presidente do TRE-CE, Ademar Mendes Bezerra enviará um ofício à presidência do TRE-ES pedido apoio para instalar o sistema no Ceará.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário