terça-feira, 30 de abril de 2013

Eunício Oliveira defende anistia para dívidas de agricultores nordestinos


A anistia total das dívidas dos micro, pequenos e médios produtores rurais do Nordeste foi defendida em Plenário, ontem, pelo senador Eunício Oliveira (PMDB). Eunício afirmou que, se as dívidas dos agricultores continuarem sendo executadas como estão, o sertão nordestino irá se transformar em um “aglomerado de terras pertencentes aos bancos”.
O senador explicou que o semiárido nordestino, principalmente em seu Estado, o Ceará, enfrenta uma das maiores estiagens dos últimos 50 anos. Os lavradores sertanejos estão temerosos de verem suas roças irem a leilão por conta do não pagamento das dívidas rurais. O problema, afirmou, é que as dívidas não estão sendo pagas não por opção dos produtores rurais, mas em decorrência dos enormes prejuízos causados na região pela seca.
“Logo chegará a vez da equipe econômica do governo abandonar, ao menos por uma vez, sua ótica tecnocrática e ver as coisas como elas realmente são: um desastre humano de gigantescas proporções e seriíssimas repercussões sociais”, alertou o senador, que também cobrou que a assistência técnica seja mais amplamente difundida na região.
ICMS
Em seu pronunciamento, Eunício Oliveira também pediu que a votação do projeto de resolução que uniformiza as alíquotas de ICMS interestadual, seja adiada para depois das eleições de 2014.
O senador argumentou que a proposta apresentada pelo governo deixaria “à míngua” os governos estaduais, sem sua principal fonte de receita, além de privá-los de um dos pouquíssimos instrumentos para políticas de atração de investimentos produtivos capazes de gerar emprego e renda nas regiões menos desenvolvidas.
Eunício reconheceu que o projeto em discussão no Senado, o substitutivo do senador Delcídio Amaral (PT-MS), já seria uma “proposta mais suave”, mas ainda assim teria consequências perigosas para os estados mais pobres do País. Segundo o senador, somente no Ceará, existem 299 empresas em funcionamento graças a incentivos estaduais, gerando mais de 140 mil empregos diretos no Estado.
Com a aprovação das mudanças no ICMS, seria difícil garantir a essas empresas que os incentivos estaduais seriam mantidos assim como assegurar a segurança jurídica ideal para seus investimentos de longo prazo.
Além de tudo, ressaltou o senador, as mudanças não beneficiarão em nada a população, já que terão “efeito zero” no produto final a que tem acesso. Em apartes, os senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Romero Jucá (PMDB-RR) concordaram com a importância de defender os estados prejudicados com as medidas.

Fonte: O estado CE

IGUATU: Jovem mata a namorada e joga corpo no lixão

Depois de três horas de investigação, a Polícia descobriu o autor da morte da jovem Keila Cibele Queiroz Davi, 17, cujo corpo foi encontrado, na manhã de ontem, no Lixão de Iguatu (384Km de Fortaleza). O acusado é o namorado dela, Yaslan Moreira da Silva, 20 anos, que foi preso no começo da tarde.

O capitão Oliveira, subcomandante do 10ºBPM (Iguatu), disse que o acusado confessou o crime. Por volta das 10 horas de ontem, policiais militares confirmaram a existência de um corpo no Lixão, no bairro Chapadinha.

O corpo foi levado para necropsia no IML de Iguatu e a família reconheceu como sendo Keila Davi, que estava desaparecida desde sexta-feira passada.

A suspeita inicial da família da vítima confirmou-se. O namorado dela, Yaslan Silva, confessou que o crime foi praticado com requintes de crueldade e motivado por ciúme. A jovem foi levada para a residência dele e morta com uma marreta. Depois, o acusado levou o corpo em um saco até o lixão. O acusado já responde por dois furtos qualificados (Honório Barbosa).

Assassino da jovem Keila Cibely Queiroz já está preso em Iguatu. “Matei a golpes de martelo”, diz ex-namorado



O suspeito de ter assassinado Keila Cibely Queiroz, 17 anos, se apresentou no final da manhã desta segunda-feira (29) na Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu. 

Yaslan Moreira da Silva, 20 anos, tecnico em refrigeração, prestou depoimento e assumiu a autoria do crime.

De acordo com o delegado Regional de Polícia Civil de Iguatu, Agenor Freitas de Queiroz, ele ainda tentou negar a autoria, mas depois assumiu, contando detalhes de como tudo aconteceu.  

“Fui busca-la na casa dela por volta de 1 hora do sábado e fomos para casa da minha tia [situada no bairro Vila Centenária]. Depois tivemos uma discussão, eu a empurrei e ela caiu no chão já desmaiada. Fiquei nervoso, e fui até o quintal, peguei um martelo e dei alguns golpes na cabeça dela, acho que dois, não tenho certeza”, descreve com frieza o técnico em refrigeração. 

Aids: Cura para HIV pode ser anunciada em alguns meses


Cientistas dinamarqueses estão no aguardo de um experimento que, se der certo, significa a cura  para o vírus HIV, causador da Aids.

Estão sendo conduzidos ensaios clínicos pelos pesquisadores, onde uma nova estratégia está sendo testada. Nessa estratégia, o vírus é despojado do DNA humano, onde se multiplica e é destruído permanentemente pelo sistema imunológico do paciente.

 O método tem como objetivo envolver a libertação do vírus HIV de "reservatórios" que estes formam no DNA das células, levando-o para a superfície das mesmas. 

Uma vez "exposto" na superfície da célula, vírus pode ser eliminado de forma natural pelo sistema imunológico, capaz de criar uma vacina contra ele. 

Teste em humanos 

Atualmente os cientistas estão realizando testes em humanos, na esperança de provar que ele é eficaz. Os testes já estão sendo realizados de forma bem sucedidos em laboratório.

Os estudos in vitro, aqueles nos quais são usadas células humanas em laboratório, a nova técnica foi tão bem sucedidada que, no começo do ano, que os pesquisadores receberam um prêmio do Conselho de Pesquisa dinamarquês, cerca de R$ 5 milhões para darem prosseguimento na pesquisa, desta vez em humanos.

De acordo com Dr. Ole Sogaard, pesquisador sênior do Hospital da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, que lidera o estudo, os primeiros sinais são promissores. “Estou quase certo de que teremos sucesso. O desafio será fazer o sistema imunológico dos pacientes reconhecer o vírus, depois de exposto, e destruí-lo. 

Isto depende da força e da sensibilidade dos "sistemas imunes individuais”, afirmou. 15 pacientes estão participando dos ensaios e, se eles forem considerados curados do HIV, o tratamento será testado em uma escala mais ampla.

DN Online

Câmara de Acopiara deixa de votar reajuste dos professores e abertura de crédito especial para beneficiar universitários com transporte escolar



A Câmara Municipal de Acopiara deixou de votar na sessão ordinária de ontem (29), dois Projetos de Lei de suma importância do Poder Executivo. 

O primeiro tratava sobre reajuste salarial dos professores com percentual da ordem de 8,5% sobre o vencimento. Para os profissionais do magistério que oferecem suporte pedagógico e que constam na Estrutura Organizacional da Secretaria da Educação o reajuste seria de 5%. "A margem de aumento é muito boa, porém, só posso votar em consonância com o pensamento dos professores", disse Vicente Júnior que presidiu os trabalhos da Câmara na noite de ontem.

O segundo projeto que deixou de ser votado, mesmo sendo em caráter de Urgência, Urgentíssima foi o que dispõe sobre a abertura de crédito especial para o transporte escolar dos alunos do ensino superior que estudam em Iguatu. Os dois projetos foram encaminhados para as comissões. Resta saber se a mesa diretora da Câmara vai colocá-los para votação na próxima sessão, sexta-feira. Os universitários prometem lotar o plenário da casa para acompanhar os trabalhos.

Em tempo

O primeiro projeto não foi votado porque segundo alguns vereadores a classe de professores não estaria satisfeita com o percentual proposto e que só aceitaria a proposta mediante o pagamento do mês de dezembro.

Já o segundo projeto não foi votado porque alguns vereadores entenderam que não havia pressa na votação do transporte escolar dos universitários e que o projeto deveria ser melhor analisado por se tratar de abertura de crédito.


Segundo o vereador Lindomar Rodrigues é por isso que a maioria dos vereadores votou contra um requerimento para que as sessões fossem transmitidas ao vivo. Eles não querem que a população fique sabendo quem difuculta a votação de projetos no poder legislativo.

Agricultor é assasinado pelo irmão a pauladas

Um agricultor de 37 anos foi assassinado pelo irmão ao ser atingido por pauladas após uma discussão entre os dois na última segunda-feira (29), na localidade de Aroeira, no município deSantana do Acaraú, distante 230 quilômetros de Fortaleza.

A vítima, identificada como Pedro Dias do Nascimento, foi encontrada com as marcas dos golpes. O principal acusado do crime é o irmão, conhecido como Raimundo Rufino, que está foragido, segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI).

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Garota é encontrada morta em Iguatu dentro de um saco e com as pernas amarradas no lixão



Adolescente, iguatu, morta






O corpo de uma adolescente foi encontrado por volta das 9 horas desta segunda-feira, 29, no Lixão do município de Iguatu, distante cerca de 380 quilômetros de Fortaleza. Catadores faziam a varredura no local quando se depararam com um corpo de uma jovem em avançado estado de putrefação.


A vítima foi encontrada com a parte superior do corpo dentro de um saco plástico, com as pernas amarradas e uma forte lesão na cabeça. Nele não continha marcas de perfurações bem como abusos sexuais. O rabecão foi acionado para fazer a remoção do corpo junto ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade, onde passará por exame de necropsia para revelar sua identidade e as causas da morte.


Contudo, o Comandante do Ronda do Quarteirão da Região Centro-Sul, Tenente Arquênio revela que há fortes indícios de que esse corpo pode ser o da adolescente de iniciais K. C. Q. D., 17 anos, desaparecida desde da última sexta-feira (26).
“Devido ao estado de putrefação, não podemos ratificar a informação, mas, apesar de não descartamos nenhuma linha de investigações, temos fortes indícios de que o crime poderia ter sido cometido pelo ex-namorado da jovem, que terá sua identidade preservada para não atrapalhar o curso das investigações”, ressalta.


De acordo com a polícia, a garota saiu de casa na noite do último dia 26, na garupa de uma motocicleta de placas e características não anotadas e até então não mais manteve contato com parentes ou amigos. O Delegado Regional de Polícia Civil, Agenor Queiroz, também esteve no local para garantir à preservação do local que foi tomado por curiosos e dar início as buscas ao suspeito.
Miséria

Adolescente mata padrasto em legitima defesa na cidade de Pedra Branca


A Polícia Militar do município de Pedra Branca registrou mais um homicídio, dessa vez, no bairro Santa Maria. O motivo do crime seria uma rixa entre a vítima e autor do homicídio, por questão familiar, tendo em vista que, a mãe do assassino vivia, maritalmente, com a vítima e, a mesma já teria denunciado o seu amasio, com base na Lei Maria da penha.
Celso Morais da Silva Filho, 27 anos, respondia por crime na tipificação da Lei Maria da Penha, por agressões à sua companheira. Segundo populares, a vitima  tentou invadir a residência de sua companheira, na tarde deste sábado, (27), para tentar agredi-la e teria sido retirado pelos vizinhos, porém, voltou no início da noite, por volta da 19h40min e, após arrombar a porta da residência, entrou em luta corporal com o filho de sua amasiada, o menor, de iniciais L.F.S, 15 anos, desferiu uma facada mortal no peito esquerdo, não resistindo ao golpe, o homem veio a óbito no local.
O adolescente fugiu do local, vindo ser apreendido, após denúncia de que o mesmo havia saído com destino a uma festa. A polícia, tendo as informações e as características do indivíduo em mãos, conseguiu capturar o acusado do homicídio, nas proximidades do clube do Vaqueiro. O Mesmo, está sob os cuidados do Conselho Tutelar do município, onde será apresentado ao delegado, para ser tomada as medidas cabíveis.
Revista Central

Termina amanhã o prazo para o contribuinte declarar o imposto de renda

O contribuinte tem até amanhã, dia 30, para a entrega da declaração de 2013. O horário-limite, porém, varia de acordo com a forma de entrega. Pela internet, é às 23h59min59s (horário de Brasília), que vale também para declarações feitas por meio de aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets). 
Em mídia removível (pendrive, CD, disquete), a entrega deve ocorrer no horário de expediente normal das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. No dia 30 vencem também a cota única ou primeira cota do imposto a pagar e ainda, se for o caso, o recolhimento da doação a fundos da Criança e do Adolescente feita diretamente na declaração.

TCM faz plano de ação para fiscalizar prefeituras e câmaras do Ceará

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) está preparando um plano de ação para fiscalizar, a partir de 27 de maio, os municípios e câmaras municipais quanto ao cumprimento da Lei da Transparência e da Lei Geral de Acesso à Informação. 
Uma inspetoria ficará responsável por esse tipo de fiscalização. Como não vai ser possível fiscalizar os 184 municípios cearenses ao mesmo tempo, o acompanhamento será feito por amostragem, mas nenhum município deixará de ser fiscalizado, informa o diretor geral do TCM, Juraci Muniz Júnior.
Além de fiscalizar e aplicar as sanções que se fizerem necessárias, que variam de recomendação à aplicação de multa, o Tribunal também fará um trabalho de orientação para que as leis sejam cumpridas e nenhum município argumente a falta de conhecimento ou de recursos para viabilizar os meios pelos quais sejam cumpridas.

Icó-CE: Aposentado é encontrado morto após 19 dias desaparecido


Quase 20 dias após sair de casa, no Sítio Olho D´água, zona rural de Icó, e ser dado como desaparecido pela família, o aposentado Adálio Caetano da Silva, de 89 anos foi achado morto, na tarde de ontem (28), com estado avançado de putrefação, em um matagal, nas margens do Sítio Maia, na mesma cidade.

Após informações anônimas a cerca da possível localização de onde estava Adálio, os policiais Canabarro e Vitor se deslocaram até a região supracitada na companhia de dois cães farejadores que, após minuciosa busca, acharam a vítima sob galhos. Devido ao estado em que o corpo se encontrava, não foi possível analisar se havia marcas de tiros ou lesões cometida por terceiros, entretanto, seu filho Manoel Caetano da Silva, o “Damião”, antecipa:

“Ele não tinha inimigos; sempre foi um senhor muito educado e reservado. Por volta de três semanas atras, ele saiu de casa dizendo que iria para o Sítio Coqueiro e desde então, não foi mais visto”. A polícia seguirá duas linhas de investigações, latrocínio (roubo seguido de morte) ou morte natural.

O rabecão do município de Iguatu foi acionado para remanejar o corpo ao Instituto Médico Legal (IML), onde será submetido ao exame de necropsia. O delegado regional de Icó, Marcos Sandro, acredita que o exame do IML contribuirá com o avanço das investigações.
Miséria

Caso Eliza: Defesa de Bola diz que vai recorrer

Belo Horizonte. A defesa de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, condenado na noite de sábado a 22 anos de prisão em regime fechado pelo homicídio e ocultação de cadáver de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes de Souza, afirmou, ontem, que irá recorrer da decisão dos jurados.

Acusado de homicídio e ocultação do cadáver da ex-amante do goleiro Bruno, o policial aposentado foi condenado a 22 anos de prisão FOTO: DIVULGAÇÃO

Os advogados de Bola vão argumentar que houve irregularidades durante o processo do júri, e que a decisão foi contrária às provas que constam nos autos.

O principal advogado de Bola, Ércio Quaresma, disse que "obviamente já manejou recurso", e atribuiu à imprensa influência na condenação do réu.

"A imprensa tem que repensar seu comportamento, o prejulgamento tem uma influência monumental no resultado que está aqui", disse.

De acordo com as atuais regras de progressão de regime prisional, Bola poderá pedir para cumprir pena em regime semiaberto após cumprir dois quintos de sua pena, o que corresponde a aproximadamente nove anos. Enquanto aguardava o julgamento, ele já cumpriu três anos.

Eliza desapareceu em junho de 2010 e seu corpo nunca foi encontrado. O ex-policial civil Bola, apontado como o executor do assassinato da ex-modelo, foi o quinto réu julgado pelo crime.

Antes, foram julgados Luiz Henrique Romão, o Macarrão, ex-secretário do ex-goleiro do Flamengo, e Fernanda Castro, ex-namorada do jogador. Depois deles foram julgados Bruno e sua ex-mulher, Dayanne Souza - a única absolvida.

Na sentença, a juíza Marixa Fabiane Lopes classificou Bola como "agressivo" e "impiedoso", e afirmou que o réu "tinha plena consciência da gravidade de seu ato" e "agiu amparado pela certeza da impunidade". Interrogado no sábado (27), Bola chorou e disse ser inocente. "Eu jamais mataria alguém", afirmou.

PORTE de ARMA: Policiais civis prendem ex-vereador com pistola

A equipe da Polícia Civil de Quixeramobim, tendo à frente o delegado Eduardo Tomé, prendeu o ex-vereador Raimundo Januário da Silva com uma pistola P calibre 380, municiada com 17 capsulas intactas. Segundo o inspetor Ringo de Holanda Gomes a arma de fogo estava no carro do ex-vereador. No momento da prisão ele num bar, na localidade de Algodões, na zona rural deste Município do Sertão Central. Ao ser preso Raimundo Januário alegou que portava a pistola apenas para sua defesa.
Raimundo Januário de Lima...Art 14 do Estatuto do Desarmamento..

Falha da Justiça coloca assaltante em liberdade

Também envolvido em sequestros, Francisco Fernandes, o ´Irmão´, foi liberado da Penitenciária em Pacatuba mesmo com preventiva

Um bandido considerado de altíssima periculosidade, envolvido em casos de sequestros e assaltos bancos, com explosões de caixas fortes, ganhou a liberdade por conta de uma falha na comunicação entre a Justiça e o Sistema Penitenciário local. Francisco de Assis Fernandes da Silva, conhecido pelos apelidos de ´Barrinha´ ou ´Irmão´, saiu pela porta da frente de um presídio da Região Metropolitana de Fortaleza mesmo tendo contra si um mandado de prisão preventiva.

O assaltante de bancos e sequestrador Francisco de Assis Fernandes da Silva, o ´Irmão´ ou ´Barrinha´, saiu da cadeia pela porta da frente no dia 15 FOTO: DIVULGAÇÃO
O fato só foi descoberto pelas autoridades policiais na semana passada. No entanto, ´Irmão´ havia sido libertado no último dia 15, quando saiu pela porta da frente da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba. Contra ele existe, em pleno vigor, um mandado de prisão preventiva decretado na Comarca de Milhã (303Km de Fortaleza). No ano passado, segundo apurou a Polícia, ´Irmão´ comandou o ataque a agência do Banco do Brasil daquela cidade, ocasião em que os caixas eletrônicos foram destruídos com a detonação de bananas de dinamite. Em consequência, disso, o prédio praticamente ruiu.

Falhou

Segundo o delegado Romério Moreira de Almeida, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), ´Irmão´ ou ´Barrinha´ havia sido preso, em flagrante, no dia 16 de janeiro último, depois de uma troca de tiros com a PM.

Por conta desse episódio, ele foi autuado em flagrante no 3º DP (Otávio Bonfim), pelo crime de tentativa de homicídio contra os policiais. No entanto, o Ministério Púbico analisou o caso e decidiu não oferecer a denúncia contra o bandido. Diante dessa decisão, a Justiça expediu o alvará de soltura para que o acusado fosse posto em liberdade.

No dia 15 último, ´Irmão´ saiu da Penitenciária. Quando as autoridades foram informadas de sua libertação, e comprovaram que contra ele havia um mandado de prisão em Milhã, o bandido já tinha desaparecido. Desde então, buscas estão sendo feitas para reencontrá-lo.

"Vamos prendê-lo novamente", afirmou, ontem, o delegado Romério Almeida, lamentando o episódio. Cauteloso, ele, no entanto, preferiu não tecer críticas à Justiça ou ao Sistema Penal. "O que houve foi uma falha. Não sei como esta coisa funciona, mas vamos agora empreender diligências visando à recaptura do preso", afirma Almeida.

O histórico criminal de Francisco de Assis Fernandes da Silva é extenso. Ainda em junho de 2007, ele foi capturado durante uma operação sigilosa montada pela Divisão Antissequestro (DAS), da Polícia Civil que, na época, era chefiada pelo delegado Jaime Paula Pessoa Linhares.

Sequestrador

Conforme a Polícia naquela ocasião, ´Barrinha´ ou ´Irmão´ comandou, pelo menos, três crimes de sequestro no Ceará, sendo dois em 2006 e outro em 2007. As investigações da Polícia revelaram que, em fevereiro de 2007, a quadrilha chefiada pelo bandido sequestrou o empresário do ramo de postos de combustíveis João Stênio Ayres Correia.

Em 2006, o mesmo grupo realizou outros dois sequestros, tendo como vítimas o advogado Fernando Bacelar e o empresário Luís de França. Os dois crimes ocorreram em Fortaleza.

Preso por sequestro, ´Irmão´ passou pouco tempo na cadeia e, no ano passado, voltou a agir, dessa vez, comandando o violento ataque à agência do BB da cidade de Milhã.

Conforme a Polícia, o ataque em Milhã foi protagonizado por uma quadrilha formada por, pelo menos, 12 bandidos. Nos dias seguintes ao assalto, a PM fez diversas prisões e a DRF comprovou, através de investigações compartilhadas com a Coordenadoria de Inteligência (Coin), que ´Irmão´ foi um dos responsáveis pela colocação dos explosivos nos caixas. ´Irmão´ tinha como principais comparsas os bandidos Felipe Emanuel de Oliveira Viana, o ´Copada´; e Valdenízio Costa do Nascimento, o ´Val´, que permanecem presos.

BR 020: Mais um acidente com vítima fatal em Tauá


  • Clique para Ampliar 
  • Colisão frontal entre Gol e Moto provocou a morte do motociclista. Foto: Wilrismar Holanda.
  • Uma colisão frontal por volta das 17h deste sábado, 27, na BR 020, à cerca de 5km de Tauá, sentido a Parambu, envolvendo um Gol, cor preta, placas NYM 7991, Vitória da Conquista-BA, dirigido por uma rapaz identificado pelo nome de Tiago e uma moto Honda Titan 150, cor preta, placa HVX 5612, Tauá-CE, guiada pelo marceneiro Antonio José Bezerra da Silva, residente Rua Mons. Francisco Assis Feitosa, no Bairro Tauazinho, provocou a morte imediata do motociclista, que sofreu fraturas múltiplas.

    Levantamentos feitos pela Polícia e Perícia, com base em informações de populares e até de testemunhas do acidente, contaram que o acidente teria sido provocado pelo motorista do carro que invadiu a contramão e colidiu frontalmente com o motociclista no acostamento.

    Antonio José todas as tardes de sábado faz um percurso de Tauá à Fazenda Monte Alegre levando comida para um criatório de porcos. Ele trabalhava em uma Serraria ao lado do Posto Rabeca. Ele era casado, filho de Expedita Bezerra e Antonio Enoque da Silva.

    O corpo foi levado para o Hospital enquanto aguarda a chegada do Rabecão do IML. Já o motorista do Gol evadiu-se do local em outro veículo em direção à cidade de Tauá. 

    3 veículos roubados em Tauá em menos de 10 horas
    Três veículos foram roubados na manhã deste sâbado, 27/04 em Tauá. Dois foram tomados de assalto, quando estavam estacionados em frente a RJ DISTRIBUIDORA, na Rua Dondo feitosa, e outro foi furtado quando estava estacionado por trás da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, no centro de Tauá. 

    O primeiro caso aconteceu por volta das 3h desta madrugada, deste sábado, 27, quando quatro indivíduos fortemente armados, chegaram ao prédio do estabelecimento comercial denominado de RJ distribuidora, que comercializa cigarros, produtos da Gillete, e bomboniere, abordaram três funcionários, e anunciaram o assalto. Depois fugiram levando dois veículos, um Fiesta de cor preta, e um Fiat Uno de cor branca.

    Os veículos estavam carregados com os produtos que seriam distribuídos em Tauá e municípios da Região. Logo no início da manhã o Fiat Uno, foi encontrado abandonado próximo ao loteamento Planalto Quinamuiú. A Polícia foi informada diligências estão sendo feitas, mas até o presente momento, não existem pistas que possam levar ao paradeiro do Fiesta e também dos assaltantes. 

    No final da tarde a Polícia informou ter encontrado o Fiesta.

    Outro caso aconteceu por volta de 11:50h desta manhã, quando foi furtado uma camioneta D 20 de cor preta, placas NQV 3781-Tauá-CE, em nome de Velenilde Rodrigues da Silva, filha do proprietário do veículo, o comerciante Vicente Rodrigues Lima, que faz o transporte de alunos e passageiros da região do massapê no Trici.

    Segundo informações de populares até por volta das 11:50h o carro estava estacionado no local que havia sido deixado, dez minutos depois o veículo tinha sumido.

    Cartãozeiro morto em Crateús
    A Polícia de Crateús, investiga um crime com características de pistolagem acontecido por volta das 8:30h da manhã deste sábado, 27, no lava-jato do Posto Rio Poty, naquela cidade. 

    A vítima foi o cartãozeiro Cleiton Araújo Vianna. Segundo informações prestadas à Polícia pela sogra do mesmo, ele juntamente com a esposa chegaram na tarde desta sexta-feira de Fortaleza, onde passariam o final de semana ao lado de familiares em Crateús.

    Hoje cedo quando estacionou sua Pajero no lava-jato, foi abordado por dois indivíduos em uma motocicleta, que efeturam vários disparos contra a vítima que foi atingida com pelo menos cinco balaços e morreu no local.

    Os matadores fugiram sem ser identificados.

2014: Eunício e Domingos Filho tratam de sucessão em Tauá



  • Clique para Ampliar 
  • Eunício e Domingos Filho conversaram durante quase 2h na residência do Vice-governador em Tauá. Foto: Camila Lima.
  • O presidente da Executiva Regional do PMDB, senador Eunício Oliveira, e o vice-governador Domingos Filho acompanharam, na noite de sábado, no Distrito de Marrecas, em Tauá, a tradicional festa religiosa de Jesus, Maria José e deram uma demonstração de convivência harmoniosa dentro do PMDB. Os dois são pré-candidatos ao Governo do Estado em 2014.
    A conversa entre Eunício e Domingos chamou a atenção de muitas lideranças políticas que em alguns momentos os vêem distantes como pré-candidatos a governador. Essa distância, porém, na opinião de lideranças do PMDB, é curta diante do projeto de poder que o partido tem para o Ceará. Eunício quer a permanência de Domingos no PMDB.
    Eunício e Domingos são aliados do Governador Cid Gomes e ocupam espaços para viabilizar a candidatura ao Governo do Estado.Outros dois nomes - Mauro Filho (Secretário da Fazenda) e Leônidas Cristino (Ministro dos Portos), estão na condição de pré-candidatos a governador.
    Mauro e Leônidas são filiados ao PSB. Os dois tendem a deixar o PSB se permanecer o conflito entre Cid Gomes e o governador de Pernambuco e pré-candidato ao Palácio do Planalto, Eduardo Campos. Cid defende o apoio do PSB à reeleição da presidente Dilma Rousseff e se opõe à candidatura de Eduardo Campos.
    O quadro pré-eleitoral exige habilidade política e, por essa razão, Eunício Oliveira e Domingos Filho dialogam para o PMDB se manter unido. Cada um, ao seu estilo, busca, porém, marcar posições e conquistar simpatias dentro e fora do PMDB.
    A postura adotada no tabuleiro da sucessão será decisiva na atração de apoio do Governador Cid Gomes e dos partidos que hoje apoiam o Governo do Estado. Na passagem por Tauá, Eunício não escondeu o desejo de ver o partido unido e mais fortalecido no Ceará.
    Ao lado de Domingos Filho, o presidente regional do PMDB participou das comemorações do aniversário do deputado federal e Secretário Municipal da Copa, Domingos Neto.
    O vice-governador reuniu, em um jantar, no Distrito de Marrecas, prefeitos, vereadores e correligionários políticos de cidades do Interior do Estado. Mais de 1.500 pessoas participaram do evento.
    Vice-governador vai ao aniversário de Cid Gomes em Sobral

    O Governador cearense Cid Gomes celebrou seu aniversário neste sábado, 27, na Serra da Meruoca, em Sobral, ao lado de familiares, amigos mais chegados e alguns políticos.

    A Família Gomes Aguiar, Domingos Filho, Patrícia e Domingos Neto, apesar de toda a programação movimentada do final de semana em Tauá, tirou um tempinho para abraçar o grande amigo e aliado político, participando do almoço e em seguida retornando para Tauá onde cumpriu agenda, recebeu amigos e participou do encerramento dos festejos de Marrecas.
    PR anuncia dobradinha Roberto-Lúcio nos Inhamuns

    Lideranças do PR, sigla de oposição em Tauá e no Estado, se reuniram na manhã deste sábado, 27, na residência do ex-prefeito Zé Lima, para discutir sobre as eleições de 2014 e definir candidaturas proporcionais para a Região.

    Segundo o ex-prefeito Roberto Pessoa, os membros do partido em Tauá decidiram apoiar a dobradinha, Lúcio Alcântara para Deputado Federal e Roberto Pessoa para a Assembléia Legislativa.

    O médico tauaense Dr. Carlos Widson não será candidato em 2014 e trabalhará para eleger a dupla que o ajudou na campanha para prefeito em 2012.

    Com relação à sucessão estadual, nem Lúcio e nem Roberto Pessoa falaram em nomes, limitando-se a afirmar que vão aguardar primeiro a conjuntura nacional. O ex-governador não descartou a possibilidade de uma aliança com o Senador Tasso Jereissati, apesar de dizer que foi traído pelo líder tucano, mas é capaz de perdoá-lo.

    Roberto Pessoa e Lúcio descartaram qualquer possibilidade de acordo com os Ferreira Gomes para a sucessão estadual do ano que vem.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Câmara adia análise de PEC que opõe Congresso ao STF

O presidente da Câmara, Henrique Alves (esq.) preside sessão em homenagem aos 30 anos da emenda Diretas Já (Foto: Luis Macedo / Agência Câmara) 
O presidente da Câmara, Henrique Alves (esq.)
preside nesta quinta sessão em homenagem aos
30 anos da emenda Diretas Já (Foto: Luis Macedo
/ Agência Câmara)
 
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou nesta quinta-feira (25) que não pretende instalar imediatamente comissão especial para analisar Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que dá ao Congresso poder de derrubar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
A proposta, de autoria do deputado Nazareno Fontelles (PT-PI), prevê que, quando o STF decidir pela inconstitucionalidade de uma emenda à Constituição, o Congresso poderá reavaliar o ato do tribunal.  Se parlamentares discordarem da posição do Supremo, a questão, segundo o projeto, será decidida em um plebiscito popular. A proposta também estabelece que, para o STF declarar a inconstitucionalidade de uma norma, serão necessários os votos de nove dos 11 ministros. Atualmente, bastam seis.
Henrique Alves afirmou que, sem uma "definição muito clara" sobre a legalidade da PEC, não instalará a comissão especial para avaliar a proposta. Pelo Regimento Interno da Câmara dos Deputados, depois de aprovada na CCJ e antes de ser votada pelo plenário, uma proposta de emenda constitucional precisa ter a admissibilidade e o mérito analisados por uma comissão especial, formada especificamente para esse fim.

Câmara Municipal de Acopiara será estimulada a abrir um procedimento contra o vereador Mundoca por ter pego carro da câmara sem autorização do presidente para dar ao filho menor vir para Catarina

Ccarro da Câmara de Acopiara

Há 38 dias o Fiat Uno, placas, HXH 5444,  pertencente a Câmara Municipal de Acopiara está numa oficina local. Pouca gente na cidade sabe o que motivou a ida deste carro para o conserto.

O blog explica o que houve.

Pois bem: simplesmente o vereador Mundoca, sem autorização da presidenta da Câmara, Lara Teixeira,  pegou o veículo na garagem do poder legislativo e entregou-o para um filho de menor ir a uma festa dançante no município da Catarina acompanhado de amigos e do próprio vereador.
Na volta pra casa, na madrugada do dia 19 de março, o veículo capotou antes da entrada do distrito de São Paulinho danificando a parte da frente e a lateral do motorista.

O caso não foi registrado na polícia e nem no Sttrans. O vereador Mundoca ainda não deu nenhuma explicação e muito menos satisfação sobre o ocorrido.

O Regimento Interno da Câmara Municipal de Acopiara é bem claro no seu Art. 16: O vereador que proceder de modo incompatível com a dignidade da Câmara pode perder o mandato. 

Em tempo

O vereador Mundoca infringiu 100% o artigo acima, levando-se em consideração que ele pegou sem a devida autorização, um veículo oficial, placa branca, para participar de uma festa dançante em outro município e como se não bastasse, entregou o veículo a um menor e sem habilitação.

Para algumas pessoas mais próximas o parlamentar frisou que na hora do acidente quem estava dirigindo era ele.

A Câmara Municipal de Acopiara será estimulada a abrir um procedimento contra o vereador Mundoca de São Paulinho.

Recursos Hídricos: Reserva de água nos açudes é considerada preocupante

Funceme registrou ontem chuvas em 93 municípios cearenses, porém o volume de água no Estado ainda é 43%
As condições atuais de armazenamento de água nos açudes do Estado ainda é extremamente preocupante e bem inferior em relação ao ano passado. Os longos períodos de estiagem têm feito com que o pouco de água acumulada evapore, não possibilitando as condições necessárias de reposição. Em invernos considerados normais, a renovação hídrica chega a até 60%.

No Açude Castanhão, no Vale do Jaguaribe, o volume de água está reduzido, a ponto de poderem ser vistas construções da antiga Jaguaribara, que foi inundada durante a construção do reservatório. FOTO: ELLEN FREITAS

Na estação deste ano, está em menos de 10%, o que representa uma recarga insignificante. O volume de água total no Estado tem praticamente se mantido, em pouco mais de 43%, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh).

Em algumas cidades do Ceará, os riscos ainda são iminentes de colapso no abastecimento. Nos maiores açudes do Estado, a exemplo do Castanhão, Orós, Truçu, Banabuiú e Araras, a reserva é considerada satisfatória, mesmo para abastecimento em dois anos de seca, de acordo com a avaliação da Cogerh.

Segundo o assistente da diretoria de operações da Companhia, Gianni Lima, membro do Comitê Integrado de Combate à Seca, a reserva que se tem até o momento na maioria dos açudes do Ceará é preocupante e grande parte se encontra com o volume abaixo da média. Em 14 municípios já foi registrada situação de colapso no abastecimento em 2012. Nessas áreas, localizadas nas regiões do Alto Jaguaribe, Inhamuns, Crateús e Curu, foram necessárias ações emergenciais com a atuação de carros-pipa no abastecimento.

Segundo o técnico, a região da Bacia do Salgado, na qual se insere o Cariri, é a que está em condições mais confortáveis, mas a previsão é que até o final do ano, caso não haja armazenamento, a situação se agrave bem mais do que durante o segundo semestre do ano passado.

"Podemos perceber com essa realidade que temos hoje uma situação crítica, em todo o Estado", avalia.

Pluviometria
Ontem, foram registradas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) chuvas em 93 municípios do Estado. As maiores precipitações ocorreram em Aracati, com 86 milímetros, e Pacatuba, com 69 mm. A região Jaguaribana registrou as maiores chuvas. Segundo o meteorologista do órgão, Raul Fritz, as chuvas dos próximos dias não devem se prolongar muito e poderão estar direcionadas ao litoral, Jaguaribe, Ibiapaba, Cariri e com possibilidades em outras regiões do Estado.

De acordo com a Funceme, o percentual de chuvas desde o começo do ano já chega a ser 60% abaixo da média e praticamente se entrou na reta final da quadra invernosa. A média elevada de chuvas acontece normalmente entre os meses de março e abril, época em que os reservatórios obtém maior acúmulo de água. Somente ontem, após uma chuva de 55,8 milímetros, em Alto Santo, o açude Figueiredo chegou a pegar volume de água pela primeira vez.

O Castanhão está atualmente com a capacidade de 51,8%, segundo a Cogerh. Para o técnico Gianni Lima, essa é uma reserva satisfatória e o volume tem se mantido. Já em relação a outros grandes açudes como o Orós, o volume atual chega a 65%. Ele atribui essa boa condição de acúmulo de água, graças à construção do Castanhão, que fez com que a utilização do reservatório fosse reduzida e as chuvas também registradas, até o momento, nas regiões Centro-Sul e Sul do Estado, vêm auxiliado. O açude Araras está com a capacidade de 41,5% e o Banabuiú, com 42%. O Trussu está em melhor situação, com 70,5%, na região do Alto Jaguaribe.

Colapso
Mesmo com uma realidade melhor em relação aos reservatórios em algumas regiões do Estado, Gianni Lima destaca municípios com risco iminente de colapso no abastecimento como Irauçuba, Itapajé e Milhã. A cidade de Salitre, mesmo com fortes chuvas no começo do ano, não possui reservatórios e o abastecimento está comprometido, por meio de poço da cidade de Araripe, que deverá ser administrado pela Cagece. Outras cidades como Beberibe, Pacoti, Paracuru, Itatira e Acopiara, além de Caridade e Trairi, também estão em risco. Nas cidades litorâneas, essa realidade pode ser afastada, caso haja registros de chuvas por mais dias.

Nas cidades de Crateús e Tauá a situação, segundo o membro do comitê, deverá ser minimizada com a estruturação de uma adutora em caráter emergencial, a partir de açudes com reservas satisfatórias. Ele afirma que todas as propostas de minimizar os problemas relacionados às dificuldades de abastecimentos, vêm sendo acompanhadas e estudadas por órgãos como a Cogerh, Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, Cagece e Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).

Quanto aos municípios que ele classifica em risco de colapso até o final do ano estão Pacujá, Palmácia, Antonina do Norte e Catunda, Coreaú, Parambu, Potiretama, Canindé, Uruoca, Caririaçu, Itapipoca, Nova Russas, Senador Sá e Potengi. Estes município, conforme avaliação da Cogerh, estão com situação pior na zona rural.

Sertão dos Inhamuns Dívida leva 600 produtores rurais à Justiça no Interior

Casos contabilizados são de empréstimos realizados pelos agricultores desde a década de 1990
Fortaleza. Em pleno período de uma das maiores secas das últimas décadas no Nordeste, cerca de 600 pequenos e médios agricultores cearenses da região dos Inhamuns ainda podem ficar sem o pouco que lhes restam. Eles brigam na Justiça para não perder os bens por conta de dívidas adquiridas em empréstimos junto às instituições financeiras realizados ainda nos anos 90.

Agricultores reclamam que cobrança de juros é exorbitante. FOTO: HONÓRIO BARBOSA

De acordo com a Associação Nacional de Amparo Jurídico ao Produtor Rural (Andar), que contabilizou o levantamento, cerca de 90% dos casos, contabilizados desde a década de 1990 até agora, são de execuções judiciais realizadas pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Procuradoria de Geral da Fazenda Nacional do Ceará.

O agricultor Francisco Alves Rodrigues, mais conhecido na região dos Inhamuns como Chico Mariano, está prestes a entrar nessa lista. Ele se antecipou à execução judicial e procurou o escritório regional da Andar em Tauá para obter informações de como proceder.

"Fiz três empréstimos, todos na década de 1990. Um de R$ 33 mil, um de R$ 15 mil e outro de R$ 7 mil. Já paguei R$ 22 mil e estão me cobrando R$ 285 mil no final das contas por causa dos juros", afirmou o agricultor, lamentando a situação.

Segundo Chico Mariano, a proposta da instituição financeira foi de efetuar o pagamento com entrada de R$ 80 mil e parcelar o restante da dívida em mais dez anos. "Como vou pagar isso. Não tenho condições. Estamos vivendo uma seca muito violenta aqui. Todo mundo está vendendo seus rebanhos por ninharia", afirma.

"Não sei como fazem uma lei em que até R$ 35 mil concedem desconto de até 80%, mas se for de R$ 36 mil não há um só real de rebate sobre a dívida. Isso tinha que ser repensado de uma forma melhor", desabafa.

O representante da Andar nos Inhamuns, Francisco de Assis Barroso, orientou o agricultor a procurar novamente a entidade quando ele for notificado da execução judicial. "Muitos já estão protegidos com uma sentença no Tribunal de Justiça do Ceará. À medida que o BNB e a Procuradoria botam na Justiça, nós conseguimos embargar a execução", conta Barroso.

Juros sobre juros
De acordo com o representante da Andar nos Inhamuns, a maior reclamação por parte dos agricultores é o crescimento do valor da dívida. "É uma fábrica de juros. Todos os meses, são mora, multas e isso só aumenta. Vira uma bola de neve", conta, ressaltando que poucos agricultores chegaram a pagar, mas que a maioria não tem condições de fazer o mesmo.

"Para quem não tem, que é a maior parte, sem dúvida, estamos conseguindo estender a execução na Justiça. Depois do TJ-CE, temos ainda como recorrer ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal. É como se fosse um comprimido que vai prorrogando a morte", compara.

Segundo ele, após a chegada da notificação, a associação tem apenas 15 dias como tempo hábil para ingressar no Judiciário com pedido de anulação da dívida. Todos os pedidos feitos até hoje ainda aguardam julgamento. "Esses 600 agricultores que cadastrados aqui são de Tauá, Parambu, Arneiroz, Aiuaba, Catarina, Pedra Branca, Quiterianópolis, e outros municípios da região. Mas a Andar atende a todas as demais áreas no Estado", explica.

Barroso diz que o maior problema das dívidas rurais é justamente o anatocismo, ou seja, a cobrança exagerada de juros sobre juros. Contudo, o representante da Andar elenca outros fatores que em conjunto prejudicam a vida do pequeno e médio produtor no Interior.

"Para você ter uma ideia, uma moto hoje equivale ao preço de três vacas. Para você adquirir uma motocicleta, você pode pagar em até 60 vezes, com juros e parcelamentos decrescentes. É a maior facilidade do mundo pois existem várias agentes financiadores interessados. Mas se for comprar uma vaca, é o maior sacrifício do mundo, com parcelas iguais desde a primeira até a última e juros que só crescem", desabafa. "Faltam os mesmos incentivos que existem para os setores do comércio e da indústria", ressalta.

Respostas
A Procuradoria de Geral da Fazenda Nacional do Ceará foi procurada, todavia até o fechamento desta edição não havia se pronunciado sobre o assunto.

O Banco do Nordeste informou que a instituição está autorizado a renegociar as dívidas de produtores rurais, inclusive as de interesse de clientes representados pela Associação de Amparo Jurídico dos Produtores Rurais (Andar).

"As novas medidas anunciadas interessam a todos os que tiveram prejuízos provocados pela estiagem, na medida em que permitem a renegociação com prazos de até dez anos, possuem juros inferiores a 4% ao ano, e dispensam qualquer amortização da dívida", destacou em trecho da nota à imprensa.

Desigualdade"Infelizmente, faltam os mesmos incentivos que existem para os setores do comércio e da indústria."Francisco de Assis BarrosoRepresentante da Andar nos Inhamuns

Mais informaçõesAssociação Nacional de Amparo Jurídico ao Produtor Rural
Rua Coronel Ferraz, 72, Centro, Fortaleza
(85) 3032.0688 / 3032.6688


Rebate pode ir até 80%
O Banco do Nordeste antecipou que os pequenos produtores terão um desconto maior de acordo com as novas normas. "Os agricultores familiares enquadrados terão direito a bônus de 80% sobre a parcela, se pagarem pontualmente", explica em nota, a assessoria de comunicação do BNB, ressaltando que, em relação "à cobrança judicial, é possível a suspensão, desde que o produtor formalize o interesse à agência do BNB".

Banco do Nordeste diz que novas medidas para regularizar dívidas serão viabilizadas para atender aos agricultores FOTO: ALCIDES FREIRE
Dentre as novas medidas para regularização de dívidas de clientes afetados pela seca, de acordo com o BNB, estão ações de prorrogação ou quitação de dívidas com até 85% de rebate.

O banco acrescenta, na nota, que "já promoveu diversos eventos para divulgar os benefícios da Lei 12.249, e está iniciando mais uma rodada de reuniões e renegociações com os produtores visando esclarecer os benefícios e possibilidades de regularização".

Segundo a instituição, os produtores rurais cadastrados na Andar poderão ser enquadrados no pacote de medidas recém-lançado para regularização das dívidas dos agricultores afetados pela seca. Um dos benefícios seria dividir o saldo devedor em dez parcelas anuais.

"Por meio das resoluções, agricultores familiares localizados em municípios com situação de emergência decretada poderão renegociar o saldo devedor em dez parcelas anuais, com o primeiro vencimento em 2016. Cada parcela paga até o vencimento terá bônus de adimplência de 80%, mesmo percentual de desconto aplicado em caso de liquidação da dívida", explica a assessoria da instituição financeira.

Conforme o banco, os produtores rurais não classificados como agricultores familiares também poderão parcelar suas dívidas em dez vezes, com primeiro vencimento para 2015.

Mototaxista condenado por executar ex-secretário de Quixadá

Quixadá: O mototaxista Francisco Reginaldo Feitosa Sousa foi condenado, ontem, a 13 anos de reclusão pelo assassinato do ex-secretário de Esportes e Participação Popular deste Município (158Km de Fortaleza), José Jean da Silva Pereira.

O crime ocorreu no dia 12 de janeiro do ano passado. A vítima foi morta a bala, atingida por seis tiros, quatro deles na cabeça. O mototaxista foi preso logo em seguida. O crime ganhou repercussão na cidade. Na época, houve até passeata de protesto contra a violência no Município.

Ontem, o réu chegou no Fórum José Avelar Rocha com uma Bíblia na mão. Chorou durante o interrogatório e alegou que, um dia antes do crime, tomou conhecimento que uma filha dele estava sendo abusada sexualmente pelo ex-secretário.

Ao procurar o ex-secretário para tomar satisfação, os dois homens acabaram discutindo e brigando. O mototaxista ainda disse que a arma pertencia à vítima. Na discussão, acabaram se agarrado e após tomar a arma esta disparou. Reginaldo disse que, após o tiro, ficou transtornado e não se lembrava de mais nada. A versão do réu não convenceu o representante do Ministério Público e nem o Conselho de Sentença. (Alex Pimentel)

Políci: Acopiara Decretada preventiva de implicado em golpe

Já está preso o quarto acusado de envolvimento em um golpe milionário aplicado contra os clientes da agência do Banco do Brasil da cidade de Acopiara (345Km de Fortaleza). Jansei dos Reis , gerente de um posto de combustíveis daquela cidade, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça a pedido da Polícia Civil. Depois de ser considerado fugitivo e passar a ser caçado pelo delegado Luiz Gonzaga Soares Neto, Reis decidiu se apresentar diretamente no Fórum e já está recolhido no presídio.

O golpe na agência do BB de Acopiara já resultou na prisão de quatro pessoas suspeitas do caso FOTO: DIVULGAÇÃO

Antes, a Justiça havia decretado a prisão de outras três pessoas, o ex-gerente operacional do BB de Acopiara, Cleones César Bezerra Piancó, tido como o ´cabeça´ da quadrilha; o ex-gerente geral Deusimar Alves Cavalcante; e Antônia Marlúcia Gonçalves de Lima, funcionária da Prefeitura de Acopiara, acusada de repassar para o grupo papéis em branco da Prefeitura para a falsificação de documentos.

Reis teria sido cooptado clientes a contrair empréstimos consignados, pessoas humildes que não sabiam a extensão da operação bancária e da dívida.

Presos 4 envolvidos nos atentados a emissoras de Quixadá

Quatro envolvidos nos atentados a emissoras de rádio e TV de Quixadá, no Sertão Central, a 158 km de Fortaleza, foram presos durante uma operação da Polícia Civil que ocorreu na tarde da última quarta-feira (24).
Foram presos Arcleison de Sousa Herácio, de 19 anos, o "Babidi", que responde à Justiça por três homicídios e formação de quadrilha. Marcos Martins Pereira, de 19 anos, "Marquinho", que responde por um homicídio e seis tentativas. Além de Eberson Emídio, de 28 anos, o "Bebel", que já responde por três homicídios e formação de quadrilha e  Wagner Bezerra Rodrigues, de 53 anos, conhecido como "Wagner Marcondes", que responde por dois homicídios.
"Babidi" e "Bebel" foram localizados e presos em suas residências em Quixadá. Já "Wagner de Marcondes" foi preso no estabelecimento comercial de sua filha, também localizado no município. "Marquinhos" foi preso na cidade de Brejo Santo, a 500 km de Fortaleza.
Os quatro homens foram identifacados nas investigações como os responsáveis pelo atentado, sendo que Wagner é apontado como o autor intelectual do crime, segundo informações do títular da Delegacia Regional de Quixadá, George Monteiro. A motivação dos crimes ainda está em fase de investigação.
Atentados destruiram transmissores
Os atentados ocorreram nos dias 9 e 11 de março. O primeiro na rádio monólitos AM com a destruição dos transmissores. Cerca de 48 horas após a primeira ação, o transmissor da rádio Liderança foi incendiado e o transmissor de uma TV foi destruído.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Secretária da Educação de Acopiara anuncia aumento salarial de 8,5% para os professores


O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar autorizou aumento salarial linear de 8,5% para a classe de professores da rede municipal de ensino. 
O anúncio foi feito pela secretária da Educação do Município, Luiza Aurélia em evento realizado na manhã de hoje no Centro Pastoral. Os professores aplaudiram o aumento proposto pela Prefeitura.

O Projeto de Lei que autoriza o aumento ainda será votado pela Câmara Municipal de Acopiara, provavelmente na próxima sessão. O prefeito Dr. Vilmar deve surpreender os professores com outra informação positiva.

O aumento proposto pelo prefeito acopiarense é superior ao estabelecido pelo Governo Federal que é de 7,97%.

Deputado federal apresenta PEC da Posse dos prefeitos eleitos e dos vereadores

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera a data da posse dos Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores para o dia 1º de novembro do ano das respectivas eleições. Atualmente, os eleitos tomam posse  no início do ano seguinte ao processo eleitoral.
João Ananias destaca que  o intervalo de tempo existente entre o resultado das eleições e a posse dos detentores de cargos nos Poderes Executivo e Legislativo nos Municípios,  vem-se mostrando muito grande. “Como a posse só ocorre no início do ano seguinte ao das eleições, essas unidades da Federação permanecem aproximadamente três meses sem a supervisão daqueles que foram eleitos democraticamente, o que vem acarretando o desmonte das finanças desses entes, além de angustia e instabilidade para a população”.

Câmara de João Pessoa aprova título de 'persona non grata' para Neymar

Câmara de João Pessoa aprovou por unanimidade título de 'persona non grata' para Neymar (Foto: Renata Vasconcellos/Globoesporte.com) 
Câmara de João Pessoa aprovou por unanimidade título de 'persona non grata' para Neymar (Foto: Renata Vasconcellos/Globoesporte.com)
 
A Câmara de Vereadores de João Pessoa aprovou na manhã desta quarta-feira (24) o título de “persona non grata” para o jogador Neymar, do Santos e da seleção brasileira, após o atleta ter supostamente se referido aos jogadores do Flamengo do Piauí como “paraíbas” de maneira preconceituosa. O caso aconteceu no jogo em que o Santos venceu o Flamengo do Piauí por 2 a 0, no dia 17, no estádio da Vila Belmiro, em Santos. O título foi aprovado por unanimidade na casa legislativa da capital. Na terça-feira (23), a Câmara de Vereadores de Campina Grande aprovou um “voto de repúdio” contra o jogador, também por unanimidade, pelo mesmo motivo.
O requerimento do parlamento municipal de Campina Grande é apenas simbólico, serve apenas para registrar indignação. Por sua vez, o título de “persona non grata” dado pela Câmara de João Pessoa, impede que o jogador possa ser eventualmente homenageado pela cidade, de acordo com regimento da Casa. O voto de repúdio aprovado em Campina Grande foi de autoria do vereador Alexandre do Sindicato, que em suas justificativas criticou o “tom pejorativo” usado pelo atleta. “Ai daquele povo se não fossem os nordestinos. Isto tudo é lamentável”, comentou o parlamentar.

TRAÇOS DA HISTÓRIA DE ZEQUINHA MIRANDA

TRAÇOS DA HISTÓRIA DE ZEQUINHA MIRANDA


José Pedrosa de Miranda, Zequinha Miranda ou, simplesmente, Zequinha, nosso pai, filho de Antônio Leitão de Mendonça, mais conhecido como Antônio Miranda ou “Seu Miranda”, e de Rita Pedrosa e Sá, era natural do povoado de Cachoeira de Fora, no município de Arneiroz-CE, onde nasceu em 02 de fevereiro de 1913. Logo em 1914, foi batizado na recém-construída capela de São José, da vila de Santa Catarina, hoje Catarina, onde seus pais fixaram residência definitiva, fugindo da seca grande de 1915. Aí nasceram seus irmãos Manoel Pedrosa de Miranda (Neo Miranda), in memoria, Maria Neuza Pedrosa (in memoria) e Francisca Zenilda Pedrosa, sendo esta a estrela remanescente a brilhar.

 Seu pai encaminhou Zequinha, ainda menino, para estagiar e trabalhar na loja de tecidos local do Sr. Manoel Domingues, popularmente chamado de Manoel Balbino, que o capacitou na função de caixeiro (comerciário). Como o estagiário era dotado de inteligência extraordinária, carisma e habilidades pessoais para relacionar-se bem com as pessoas, conseguiu dentro de poucos anos demonstrar competência no ofício, ao ponto de seu patrão decidir apresentá-lo aos seus credores em Fortaleza-CE, indicando-o como um jovem talentoso e honesto para iniciar o próprio comércio, sendo então seu avalista.
Após esse inestimável apoio, o muito jovem Zequinha encheu-se de coragem e instalou rapidamente a loja São José, no ramo de tecidos, em 1928, com apenas quinze (15) anos de idade. A partir daí, pôde prestar assistência digna a seus pais e apoiar seus irmãos.         


Com grande senso de responsabilidade e extrema dedicação, expandiu e consolidou  sua  atividade comercial, incluindo-se a compra e venda de algodão, mamona e de outros produtos oleaginosos, manteve bom relacionamento com seus fregueses e com os fornecedores tradicionais, na capital cearense,  Abrahão Otoch, Álvaro Dias e Jean Jereissati, durante  quase trinta e cinco (35) anos. Por sua vez, junto a esses credores, em 1951, avalizou seu cunhado José Martins de Oliveira (Zé Capistrano), irmão de sua esposa, sendo-lhe solidário, propiciando a que transformasse, com sucesso, sua pequena mercearia em loja de tecidos, na localidade de Baixio dos Fumaças, no município de Jucás-CE. Com efeito, quem se aproximava de Zequinha, recebia invariavelmente um gesto fraterno, uma palavra amiga ou até uma oportunidade de trabalho, como foram os casos dos saudosos caixeiros Expedito Geraldo de Carvalho e Francisco Nunes de Souza (Chico Alceu), que prestaram serviços na  tradicional loja de sua propriedade, por anos a fio, um em cada etapa, e de seu outro cunhado Francisco Assis Martins de Araújo, tendo este atuado no ofício de cobrança, a cavalo, no setor externo.   

       Por ser uma pessoa de grande potencial, desenvolveu também a bovinocultura de corte e leiteira em terras do Sítio Campos, inseridas já no município de Tauá-CE, originárias de herança da família de seu pai, tornando-se fazendeiro, em parceria com familiares moradores, tendo sido seu primo Miranda vaqueiro por muitos anos.

       Concomitantemente, atendendo ao seu lado romântico, dedicou-se com paixão à música, tocando o instrumento de sopro bombardino, de início sob a orientação do Sr. Francisco Pereira Lima, mestre Chico Baião, e depois do seu irmão Neo, que foi capacitado em música, em Crato-CE, com seu apoio, pelo mesmo mestre Chico e pelo professor padre Ágio Moreira, tocando muito bem o clarinete e o saxofone, e que se tornou o maestro da banda local, constituída também por outros integrantes, como Chico Domingues, Jesus Moreira, Virgílio Holanda Lima, Pedro Avelino e Chico Mariano, dentre outros. Referido grupo musical era afamado por promover festas, eventos e as famosas serenatas, desde a metade da década de 1930 até o final dos anos de 1940, tanto em Catarina, como nos municípios vizinhos, apaixonando inclusive os corações de muitas jovens. Realmente, quando a banda tocava, Catarina abria suas portas, tanto de dia, como de noite!

       No dia 11 de janeiro de 1941, Zequinha casou-se com Antônia Martins Pedrosa (Respecina), proveniente de Saboeiro-CE, não resistindo aos encantos da bela “galega” que viera em 1937, juntamente com as irmãs Rita Martins de Araújo e Josefa Martins de Araújo, a convite do irmão comerciante Antônio Capistrano Martins, que já estava estabelecido em Catarina. Com a sua vinda do município vizinho, começou o romance entre eles. E haja simpatia mútua, serenatas, o namoro e, enfim, o enlace matrimonial dos dois! Com ela teve uma união de amor, fidelidade e alegria, em paixão recíproca, até o fim de sua vida, gerando os nove (09) filhos Maria do Socorro Pedrosa Queiroz , José Wellster Pedrosa Martins, Landry Pedrosa Martins, Francisco Dermeval Pedrosa Martins, Maria de Fátima Pedrosa Dantas, Maria Gorete de Oliveira Pedrosa, Maria José Martins Pedrosa, Rita Pedrosa Martins de Miranda Moreira e Maria Verônica Pedrosa Fernandes, aos quais amou muito, deu-lhes bons exemplos e com   responsabilidade encaminhou-os nos estudos e para a vida, transformando-os em bons cidadãos.

       De total confiança da comunidade e do reverendíssimo padre Valentim Gynter, vigário de Saboeiro e depois de Arneiroz, Paróquia a que Catarina pertencia, Zequinha Miranda foi escolhido tesoureiro da então Capela de São José, depois Matriz de São José, permanecendo no cargo por quase vinte (20) anos, entre as décadas de 1950 e 1960. Nessas circunstâncias e com muita determinação e perseverança, construiu a citada Matriz, um dos símbolos do município, com o auxílio e apoio dos fiéis e demais colaboradores, demonstrando responsabilidade social, bem como comprovando ser religioso e devoto ardoroso de São José, padroeiro da cidade, como gostava de ressaltar.

       Como líder comunitário de grande articulação e mobilização, participou ativamente do desenvolvimento de Catarina, incentivando, viabilizando, promovendo e realizando obras e benfeitorias, como a cessão de uma faixa de terra para o Balneário coletivo, comumente chamado de Banheiro dos homens e das mulheres, no açude Velho da então Vila, espaço este ainda hoje utilizado como bebedouro de animais e acesso a pescadores; a cessão de outra faixa de terra para ampliação do Cemitério público, no começo de 1973; o início do loteamento em terreno próprio do antigo prado, local de corrida de cavalos, hoje rua José Pedrosa de Miranda; início do loteamento do atual bairro Vila Holanda, deixando ao centro a área destinada à praça, atualmente denominada de Praça Virgílio Holanda Lima; atuação como Juiz Especial de casamentos civis (Juiz de Paz ou Juiz Ad Hoc) nos períodos de 02/02/1968 a 03/03/1972 e de 30/08/1972 a 20/07/1973; e participação da luta pela criação do município, em 25/05/1957, emancipando-se de Saboeiro. Era, por conseguinte, um homem de  visão e integrado à comunidade, buscando efetivamente o desenvolvimento social..

       Como político, atendendo a um apelo mais popular, foi vereador na primeira legislatura, de 1959 a 1962, e vice-prefeito no período de 1963 a 1967, contribuindo bastante para a eleição dos dois primeiros prefeitos, João  Vieira Cavalcante e Lourival Paes de Andrade, respectivamente. Nesse período, o vice-prefeito era votado, tendo Zequinha Miranda obtido mais votos que o prefeito eleito Lourival. Nesses mandatos eleitorais, desenvolveu esforços para o progresso do torrão querido, deixando um legado de abnegação, exemplo e dedicação, em prol da causa pública. 

       No início dos anos de 1970, já se encontrava com a saúde fragilizada, vindo a falecer no dia 23 de outubro de 1973, numa terça-feira, precisamente às 09:40 h, aos sessenta (60) anos de idade, após um ano e oito meses de sofrimento. Sua esposa Respecina e os filhos Landry e Maria José presenciaram sua despedida, seu derradeiro suspiro, oportunidade em que tentou em angústia escrever uma mensagem ao filho jornalista presente, registrando apenas a letra “L” no papel. Era o ponto final de uma vida de retidão. Nessa data, abalaram-se profundamente as estruturas emocionais da sua esposa, que quase sucumbiu, e de seus filhos e familiares, restando em nós os sentimentos de gratidão plena e saudade imorredoura, que nos acompanham até os dias atuais.

       Finalmente, deixou-nos o nosso inesquecível Zequinha, grande vulto e referência respeitável em Catarina, que acolhia as pessoas com sua generosidade peculiar, caridade e firmeza de caráter, virtudes que praticou, com o testemunho de familiares e de muitos, ressaltando-se  também seu modo afetuoso e, ao mesmo tempo, firme de conduzir a família e de conviver bem com os munícipes, ao construir consensos e amizades. A propósito, o saudoso José Deir Mota dissera “o progresso de Catarina a ele muito ficou a dever. Era considerado pelos amigos e parentes um patriarca, um benfeitor”, em matéria jornalística de sua autoria “Catarina Sepulta Zequinha Miranda”.

       Sem dúvida, José Pedrosa de Miranda esteve à frente de seu tempo! Sua história de vida foi constituída de muitas conquistas nos campos profissional, político e pessoal, bem como de muito trabalho e de grandeza interior, deixando em Catarina uma legião de compadres, comadres, amigos e admiradores e uma vasta folha de serviços prestados ao povo, em especial, aos mais necessitados. Efetivamente, ficou conhecido pela sua honestidade, companheirismo, honra, solidariedade e  amor dedicado à sua família e à querida Catarina, tendo se credenciado, dessa maneira, merecedor do respeito e carinho de todos.


 fevereiro de 2013.

Icó: advogados espalham outdoors na cidade para protestar contra falta de juíz


advogados outdoors icó juiz

A falta de juiz titular na Comarca de Icó, na região do Vale do Salgado, já completou três anos e nos últimos 60 dias, não há sequer um juiz de direito para dá seguimento inicial a qualquer demanda judicial. Aos poucos a situação tem se agravado, e o resultado não poderia ser outro: mais de 10 mil processos acumulados à espera de um julgamento.
Diante desta situação, uma comitiva de advogados, liderados pelo advogado Kerginaldo Cândido Pereira, resolveram colocar numa atitude de protesto, vários outdoors na entrada da cidade com dizeres: "Procura-se um Juiz de Direito Titular Para Comarca de Icó". O objetivo é chamar atenção das autoridades judiciais para o grave problema que ora se apresenta no município.
De acordo com o advogado Fabrício Moreira, além da falta de magistrados já reclamado pela comunidade há um bom tempo, o Tribunal de Justiça não tem dado resposta alguma a caótica situação vivenciada em Icó, que já acumula milhares de processos em andamento no Juizado Especial e na Vara Única. “Queremos uma definição do Tribunal de Justiça. A situação em Icó vem de muito longe", disse Fabrício Moreira.