segunda-feira, 31 de março de 2014

Com o aval de Dilma, Eunício Oliveira será o candidato da base: Afirma jornal Estado de S. Paulo.

Reportagem publicada na edição deste domingo (30) do jornal OEstado de S. Paulo revela que a possibilidade da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na Petrobrás levou o Palácio do Planalto e o comando da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff a começar um processo de reaproximação com o PMDB, após semanas de uma intensa disputa política com o principal aliado. O objetivo é consolidar apoios no Congresso Nacional que ajudem a blindar Dilma durante a investigação. Em troca, o PT cede espaços na elaboração dos palanques regionais.
O primeiro caso a ser revisto foi justamente onde as negociações estavam mais complicadas: Ceará. No Estado, a crise na Petrobrás pôs fim ao impasse de meses entre os irmãos Cid e Ciro Gomes e o senador Eunício Oliveira (PMDB), que reivindicava o direito de disputar o governo. Eunício, que chegou a ser convidado para assumir o Ministério da Integração Nacional para abrir caminho para os irmãos Gomes, rejeitou a oferta feita por Dilma e afirmou que só aceitaria a candidatura ao governo. Passou, desde então, a frequentar todas as reuniões de grupos dissidentes. Mas os problemas na estatal aceleraram a solução. Com o aval da presidente, ele será o candidato da base.
*Reportagem do Estado de S. Paulo.

RENÚNCIA DE GOVERNADORES: Possibilidade de Cid sair gera expectativa no CE

Caso Cid Gomes confirme, até 5 de abril, que renunciará ao mandato para viabilizar acandidatura do irmão Ciro Gomes ao Senado, será o quinto governador cearense a deixar, nos últimos 50 anos, a gestão antes do previsto em prol de interesses políticos. Para especialistasconsultados pelo Diário do Nordeste, é incerto o impacto de uma possível saída do chefe do Executivo Estadual ao andamento do Governo, mas, na hipótese de renunciar, Cid continuaria atuando nos bastidores do Palácio da Abolição.
coordenador do mestrado de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Horácio Frota, enfatiza que a frágil oposição no Estado acaba fortalecendo a figura do governador cearense, mesmo desligado do cargo. Para o professor universitário, Cid só tomará qualquer decisão com a chancela do Governo Federal para minimizar o desgaste da gestão.
"Tudo que está sendo feito aqui é negociado com a (presidente) Dilma, os investimentos... Eu não acredito que ele vá sair rompido com o PT, porque seria o fim dele", ressalta. O docente pontua: "Se olhar para a vinda da presidente Dilma (ao Ceará), o fato de ela estar se referindo a ele como senador. Isso pressupõe resultado de uma negociação".
O cientista político Josênio Parente afirma que, até os anos 1960, algumas lideranças renunciavam para derrubar partidos da oposição. Ele minimiza os impactos da saída de Cid ao andamento dos projetos tocados pela atual gestão. "Um bom administrador consegue fazer a continuidade, independentemente da pessoa que esteja lá, para o eleitor ficar cada vez mais fiel", diz.
Entrosamento
Professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) e cientista político, David Fleischer pondera que o futuro do Governo do Estado depende do entrosamento entre Cid e o vice-governador Domingos Filho, que seria o primeiro sucessor. "Se (a ligação) é bastante forte, esses últimos nove meses de mandato teriam continuidade", analisa.
Fleischer pondera que as articulações com as agremiações também vão influenciar no futuro doGoverno cearense. "Depende da coligação que eles vão montar com os outros partidos, que vão querer um pedaço maior do bolo, (vai depender) se vão apoiar o PMDB ou não", explica o cientista político.
O professor da UnB pondera que, se o governador renunciar ao cargo, terá de ficar atento ao cumprimento dos prazos das obras e execução de orçamento, sob a pena de ser questionado judicialmente. "Tem a Lei de Responsabilidade Fiscal, que no ano eleitoral sempre é mais complicada. Ele sai e fica nos fundos, tentando tutelar o vice", esclarece.
O historiador Márcio Soares explica que, antes dos anos 1960, não havia possibilidade factível de os gestores fazerem os sucessores, porque ainda não estava consolidado o cenário de alianças entre os partidos, tal qual nos moldes atuais. Nos anos 1950, ele compara o caso de Cid Gomes ao governador Raul Barbosa, que renunciou para concorrer ao Senado e, posteriormente, foi convidado para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Cid já declarou mais de uma vez que deseja passar uma temporada no BID.
De acordo com o professor de História do Ceará, foi depois da eleição do governador Virgílio Távora, em 1962, que o Ceará passou a se articular mais fortemente através de alianças. O coronel cearense foi eleito com apoio da UDN, PSD e PTN, com a chancela do ex-governador Parsival Barroso. A proposta era derrotar o senador Carlos Jereissati, do PTB. "A política continuava tradicional, com currais eleitorais, mas a novidade é que se combina agora a um projeto desenvolvimentista", explica.
A partir dos anos 1970, Márcio Soares alega que fica evidente que a pouca expressividade da política cearense amplia a pressão para que as lideranças concorram a cargos federais como modo de aumentar a visibilidade dos pleitos do Estado. "Depois do Tasso, passou a se construir um novo cenário político no Ceará, sem perder a lógica de que o que o político fala não se escreve por conta de interesses superiores", contextualiza.
Para o historiador, antes era mais facilmente identificada a troca de favores como fio condutor das relações políticas, avaliando que hoje a questão é mais complexa. "Os prejuízos podem ser grandes como interrupção de projetos. O governador arrisca manchar sua gestão em apenas um ano, caso não complete as obras", opina, exemplificando a Copa do Mundo deste ano.
DN

domingo, 30 de março de 2014

José Almir, ex-deputado e ex-prefeito de Crateús, diz que Domingos Filho não renuncia

O ex-prefeito e ex-deputado, José Almir, é um amigo de primeira hora do vice governador Domingos Filho. Domingos o colocou no DNOCS.
José Almir já comunicou em todas região dos Inhamuns que Domingos Filho não sai do cargo, não renuncia, vai cumprir todo o seu mandato. Se o Cid quiser sair, saia e o Domingos cumpre o restante do mandato.

Domingos Filho está incomunicável

domingos filho
Não tem lugar melhor no mundo para se desligar do mundo que o sertão dos Inhamuns. Lá não tem telefone, internet e nem campo de pouso.

Domingos saiu em retirada e está curtindo a fazenda da família, longe do debate sobre a saída ou permanência de Cid do Governo.
Domingos só volta a falar quando Cid decidir se fica ou sai. Domingos foi convidado a renunciar para abrir espaço para a saída de Cid Gomes. Avisou que não deixa o cargo e que renunciar é uma decisão unilateral.

Apoio a Dilma vai rachado PMDB, PCdoB, PR, Solidariedade e PRB podem se juntar e enfrentar o PROS, PDT e PSD

Do jeito que caminha a movimentação política, Dilma pode sair no prejuízo. A aliança que a elegeu vai ser desfeita, sem que signifique perda de apoio para sua reeleição. O problema é que o racha abre caminho para a oposição.
Dilma ainda não conseguiu equacionar o futuro do senador Inácio Arruda (PCdoB), mais bem avaliado entre os candidatos ao Senado. Inácio já foi descartado para a reeleição pelo PROS e o PT. Eunício e Cid não se entendem e o PR do Ceará já avisou que vai para o lado oposto de Cid.
O Solidariedade só fica na aliança com o PROS, se Domingos Filho for o candidato e o PRB já rompeu com Cid faz tempo

Gerardo Brígido governador?

Desembargador Brígido
O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Luiz Gerardo Brígido, é uma pessoa admirável e um profissional do direito respeitável, com bagagem invejável.
Numa roda de colegas desembargadores, perguntaram se era verdade que vai assumir o governo. Bem ao seu estilo, abriu um sorriso e mais nada. É tudo que ele não deseja.

Dilma terá dois palanques?

Dilma
O encontro do PT que decidiu por formalizar a exigência da presença de Guimarães na chapa dos partidos aliados na vaga de senador pode ser avaliado como um fato novo. Está aberta a possibilidade de Dilma Rousseff ter dois palanques no Ceará.
Dilma sabe da dificuldade que Cid tem para apoiar um candidato fora do seu núcleo de poder e da família. Eunício é uma liderança nacional, não seria fácil para Cid controlar seu governo, como pretende o governador. Na verdade, Cid pretende continuar cortando as faixas e recebendo homenagens

Exclusivo: Eunício vai lançar pré-candidatura ao governo

O senador Eunício Oliveira (PMDB) vai se livrar logo da pressão de aguardar decisão do governador Cid Gomes para manutenção ou não da aliança. Eunício estuda a possibilidade de promover o lançamento da pré-candidatura ao governo do Ceará no encontro programado para a cidade de Russas, em abril.
O senador Eunício Oliveira vai aguardar até o dia 4 de abril, uma sinalização do governador Cid Gomes sobre as definições, de acordo com o acertado na reunião política da última sexta-feira (28).

Domingos Filho, sondado para deixar governo, diz que fica

No Abolição, começaram as movimentações para a montagem do Governo que vai tocar o Estado até dezembro. Domingos Filho foi sondado para sair,mas avisou que foi eleito vice e segue até o fim. Ele teria alegado que renúncia é uma decisão unilateral. Domingos Filho vai avaliar cenários, consultar amigos e correligionários que esperavam ele assumir o Governo e, agora, sabem que não vai acontecer. Isso no cenário de hoje.

Leônidas Cristino é o nome de Cid

Calado, sumido, conversando com prefeitos e vereadores, Leônidas Cristino nunca falou do seu futuro. Deixou o cenário de disputa interna dentro do PROS e foi buscar diálogos longe do Abolição. Levou a parada. É o candidato de Ciro, Cid e da família. O outro nome é Zezinho Albuquerque.

Eunício sobre o encontro com Cid: “Ele foi gentil, me levou ao carro e abriu a porta, não sei se foi gentileza ou despedida”

O ex-prefeito de Santa Quitéria, Tomás Figueiredo, passou a manhã de sábado com o senador Eunício Oliveira. Disse ele, que os dois conversaram longamente e sentiu Eunício forte e sorridente após a conversa com Cid Gomes.
“O Eunício me disse que entregou 38 certidões negativas do TRE, TSE e Supremo Tribunal Federal para mostrar que é limpo. Disse que entregou pesquisas que mostram que ele está na frente, com 35% a mais de intenção de votos que os demais concorrentes. Entregou um histórico da aliança de 2006 pra cá, onde o PMDB cedeu tudo, inclusive prejudicou vereadores na eleição passada. Ele informou que pretende disputar a eleição e pediu o apoio. Eunício também disse que nunca pediu nada ao Governo, até os secretários foram escolhidos por Cid  e nem cargos das secretarias ele indicou. Eunício me disse também que ao final da conversa, Cid o levou até o carro, abriu a porta para ele entrar e não sabe se o ato foi uma gentileza ou despedida”.
FONTE:http://blogs.diariodonordeste.com.br/robertomoreira/

sábado, 29 de março de 2014

Grupo do PT que aceitaria qualquer lugar na chapa é derrotado. PT quer Guimarães no Senado

Votação encerrada. Encontro estadual do PT aprova indicação de Guimarães para candidato ao Senado, em aliança com candidato de partido da base.  Na seqüência do encontro, será elaborada resolução, texto que oficializará a decisão do encontro.

ACIDENTE DE MOTO EM CATARINA: JOVEM FRATURA A PERNA



Foi registrado hoje a tarde em Catarina por volta das 4 horas da tarde um grave acidente de moto. O jovem Marcondes Tomé de Sousa de 26 anos, residente no Bairro Vila Nova perdeu o controle de uma moto Titan Fan, de cor preta e caiu. O acidente aconteceu na Avenida capitão Epaminondas, no cruzamento com a Rua Cosmo Siqueira. Segundo testemunhas o jovem vinha em alta velocidade e ao passar na tartaruga construída no asfalto para a diminuição de velocidade perdeu o controle da moto. Marcondes Tomé de Sousa teve fratura exposta na tíbia e depois de ser atendido no Hospital Municipal Dr. Gentil Domingues foi transferido para Iguatu, onde será submetido a uma cirurgia.  

FOTOS E REPORTAGEM: MARCOS BAIANO

Roberto Claudio convida Tasso para ser senador de Cid, se Ciro desistir


O governador Cid Gomes está preparado até mesmo para o que ele não acredita que irá ocorrer: uma briga do PROS com o PT do deputado José Guimarães no Ceará. Mas, se isso acontecer, os estrategistas do PROS já articularam uma solução para esse rompimento. Numa missão sigilosa, o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio visitou o ex-senador Tasso Jereissati. O encontro foi solicitado por Roberto a Tasso.
Na reunião, Tasso imaginava que os dois iriam discutir assuntos relacionados a administração de Fortaleza. Nunca passou pela cabeça do ex-senador do PSDB o real motivo da presença do prefeito de Fortaleza em seu escritório. Roberto Claudio foi sondar a Tasso sobre as chances dele apagar o passado recente de conflito com o governador Cid Gomes e seu irmão Ciro Gomes, e ser o candidato deles ao Senado, caso Cid desista de se desincompatibilizar inviabilizando a candidatura de Ciro senador.
Tasso Jereissati reafirmou para o prefeito Roberto Claudio que não é candidato ao Senado nas eleições deste ano. Diante das insistências de Roberto Claudio para que refletisse melhor e depois voltariam a debater novamente esse assunto, Tasso garantiu que sua decisão era definitiva. Estava descartando qualquer chance de fazer dobradinha com o ex-ministro Leônidas Cristino nas eleições ao Abolição este ano.
E O LULA ACEITARIA?

Cid e Eunício têm encontro inconclusivo e tensão na base aumenta

Cid e Eunício vistos pela janela do Palácio da Abolição
Em encontro inconclusivo, Eunício informou oficialmente a Cid interesse em disputar o Governo. Encontro foi permeado por rumores de tensão.
A reunião de ontem entre Cid Gomes (Pros) e Eunício Oliveira (PMDB) aprofundou ainda mais as tensões na base aliada. O senador informou oficialmente a pretensão do PMDB em disputar o Governo, mas não recebeu sinalização sobre a intenção de Cid. O POVO apurou que, até ontem, não havia no Palácio da Abolição perspectiva de apoiar o peemedebista. Com o PT fincando pé na busca pelo Senado, a síntese do dia de reuniões de ontem foi de impasse ainda maior entre aliados.

Eunício e Cid se reuniram na tarde de ontem, no Palácio da Abolição. Na conversa, o peemedebista lembrou que apoia o governador desde 2006 e disse que gostaria de contar, em volta, com apoio do Pros neste ano. Segundo o Blog do Eliomar, Cid teria pedido prazo para 4 de abril para definir posição e lamentou “antecipação” da questão eleitoral pelo peemedebista.

Após o encontro, senador e governador saíram por entradas diferentes do Palácio, sob justificativa de que carro de Eunício estaria em lado oposto à saída de Cid. O chefe do Executivo evitou comentar o assunto: “Entendo que como foi o senador que pediu a audiência, seja ele quem deve falar”, acrescentando que foram discutidos temas diversos, “desde inverno até interesses do Estado”.

Sem falar com a imprensa, o peemedebista deixou o Palácio e foi para sua residência, no Meireles. Lá, encontrou-se com pessoas próximas de seu grupo político, entre elas o deputado estadual Danniel Oliveira e o vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena.

Tensões
Nos bastidores, fervilharam rumores de tensionamento entre Cid e Eunício no encontro de ontem. O senador, no entanto, nega. “Foi uma conversa boa, tranquila. Apresentei o desejo do PMDB em disputar, mas não seria decente da minha parte exigir resposta imediata, sabendo que ele possui diversas questões para tratar”, diz.

Questionado sobre qual teria sido, então, resposta do governador sobre a possível indicação, desconversou: “Isso tem que se perguntar para ele”. Eunício negou ainda ter recebido prazo de Cid para uma resposta. “Ninguém dá prazo para senador ou governador”, disse.

Já sobre qual será a posição do PMDB sobre candidatura a partir de agora, Eunício afirmou que a legenda aguardará os prazos eleitorais. “Ainda temos até junho para as convenções. A questão da candidatura do PMDB está nas ruas, é pública”.

Ele ainda disse que o encontro com aliados após a conversa com Cid foi apenas um almoço entre amigos. “Eu fui só me encontrar de novo com essa turma, com quem eu já estava antes. O Danniel (Oliveira) sempre me busca no aeroporto e fica comigo enquanto estou aqui, é como se fosse um irmão”, disse.

Segundo Eunício, após falarem de eleição, ele e Cid teriam falado ainda de entrega de obras no Estado.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Com o PMDB reivindicando o Governo e o PT querendo posição no Senado, falta espaço para acomodação de aliados no arco de aliança que governa o Ceará desde 2006 - criando hoje o maior impasse entre seus principais sustentadores. Líder do Pros, maior partido do Estado, Cid Gomes evita antecipar decisões sobre o processo eleitoral.
 
Saiba mais

Eunício Oliveira chegou ontem ao Palácio da Abolição por volta do meio dia, acompanhado por assessores. Ele deixou o local logo após o encontro, pouco antes das 15hs.

O senador foi recebido pelo chefe de gabinete do governador, Danilo Serpa, e levado até Cid. Segundo Eunício, reunião de ontem foi fechada, com apenas ele e o governador presentes na sala.

Negando rumores de tensionamento, Eunício Oliveira destaca que, após o encontro, ele foi acompanhado até o seu carro pelo próprio Cid. Segundo ele, todas as informações no sentido de tensionamento ou exaltação de ânimos são “completamente mentirosas”.

Leônidas Cristino, o candidato de Cid se Ciro não disputar o Senado

O desejo hoje do governador Cid Gomes é renunciar ao cargo para que Ciro concorra ao Senado. Ciro está empolgado com a política e entusiasmado com o projeto de ser senador da República. Há empecilhos imprevisíveis no caminho traçado por Cid. Primeiro foi a resistência do PT capitaneada pelo deputado federal José Guimarães. Depois, surgiram as dificuldades para convencer o vice-governador Domingos Filho a desistir de assumir o Governo e disputar um mandato de deputado estadual.
Se esses problemas obrigarem Cid a mudar seus planos, forçando-o hoje a adotar uma medida que ele não quer: permanecer à frente do Abolição – sua bagagem está toda sendo encaixotada na Residência Oficial e seu apartamento na rua José Lourenço está sendo preparado para seu retorno a partir do dia 6 de abril – o Governador já tem um plano B. Seu candidato ao Governo seria do PROS, e já estaria escolhido desde sua último descanso na Serra da Meruoca. Seria seu aliado de Sobral, o ex-ministro Leônidas Cristino.
Para ser escolhido candidato a governador do PROS, Leônidas tem o respaldo para  da mãe de Cid, Dona Maria José, de seus irmãos Ciro e Lúcio Gomes, de sua irmã Lia Gomes. O deputado estadual Ivo Gomes defende a candidatura da secretaria Izolda Cela e o governador Cid é voz minoritária a favor do nome do presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque. E Leônidas conta também com o respaldo de vários deputados federais e estaduais do PROS.
Até mesmo a atitude de Leônidas Cristino de fugir dos holofotes, evitando conceder entrevistas, retrata sua segurança que ele seria o ungido pelo governador Cid. A novidade é que Cid quer também interferir na escolha do PT para o Senado. Mesmo sem usar a palavra veto, o Governador preferiria que os petistas indicassem no caso de Ciro desistir de disputar o Senado, o deputado Nelson Martins ou Camilo Santana para fazer dobradinha com Leônidas Cristino. Essa possibilidade inexiste dentro do PT. Nem Nelson nem Camilo terão o apoio do PT para serem candidatos a senador

“Minha candidatura ao Governo é irreversível”, avisa Eunício a Cid

O rompimento do governador Cid Gomes com o PMDB do senador Eunício Oliveira é hoje uma realidade incontestável da política cearense. Na conversa que Cid e Eunício tiveram de mais de duas horas na tarde de ontem no Palácio Abolição, o governador quis saber do seu ainda aliado, senador Eunício,” sua candidatura ao Governo do Ceará tem volta?”.
Eunício após fazer uma longa explanação sobre toda a sua lealdade a Cid nos últimos sete anos, disse: “ é desejo do meu partido, PMDB, ter um candidato a governador nas eleições deste ano. Sempre fui leal, e é hora de reciprocidade, Governador Cid. Não há motivos que impeçam o senhor de me apoiar. Mas, se esse apoio não puder ser dado, minha candidatura ao Governo é irreversível”.
Cid Gomes não demonstrou surpresa com a revelação de Eunício. O senador do PMDB deu um prazo até o dia 30 de abril para definir o cenário eleitoral no Ceará. Cid retrucou: “meu prazo é mais curto, acaba no dia 5 de abril. Até essa data tenho que decidir se fico no Governo ou se saio e Ciro é candidato ao Senado”.
Mesmo com Cid e Eunício se recusando a contar detalhes da conversa que tiveram, é possível afirmar categoricamente que o Governador comunicou ao senador peemedebista que deixará o cargo no próximo sábado para que seu irmão Ciro Gomes concorra a senador.
E se Ciro vem negando sua candidatura publicamente,  isso decorre da necessidade dele dar tempo a Cid para negociar com os partidos da base aliada, o PCdoB do senador Inácio Arruda, o PT do deputado federal José Guimarães e o próprio PMDB de Eunício. Ciro Gomes disputará o Senado e o candidato ao Governo de Cid não será Eunício Oliveira. Esse é o resultado do encontro de ontem no Abolição.
Outra conclusão da reunião no Abolição: o vice-governador Domingos Filho não tem o apoio do governador Cid para assumir o Governo do Ceará pelos próximos nove meses. Mesmo assumindo o compromisso de não disputar à reeleição, Cid exige que Domingos renuncie ao cargo e dispute um mandato de deputado estadual. Domingos resiste a ideia de renunciar. O nome que o governador Cid escolheu para assumir o comando do Estado pelos próximos 90 dias é do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gerardo Brígido. Ao final desse prazo, na eleição indireta da Assembleia Legislativa sai na frente para assumir o Governo do Ceará o chefe de gabinete Danilo Serpa

sexta-feira, 28 de março de 2014

Novo prognóstico confirma chuvas abaixo da média histórica

As chuvas na maior parte do Ceará devem ficar abaixo da média histórica no trimestre (abril, maio e junho), em uma área que se estende da Região Central ao Sul do Estado, segundo o novo prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Este é o terceiro documento que confirma a tendência de irregularidade nas precipitações até junho. Em 2014, o órgão já havia emitido dois prognósticos oficiais de chuva.
Segundo o órgão, os dados divulgados na quinta-feira (27) preocupam já que os primeiros meses do ano apresentaram déficit de precipitação no Estado. "A maior preocupação é com os níveis dos reservatórios, que apesar de discreta elevação, permanecem críticos", ressaltou o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.
No Noroeste, entre o Litoral Norte a Região da Ibiapaba, os modelos sugerem maior probabilidade de chuvas em torno da média histórica. A nova previsão climática abrange os dois últimos meses da quadra chuvosa e o primeiro mês da pós-estação (junho).
Chuvas abaixo da média histórica
Em janeiro, quando a média histórica é de 98,7 milímetros, choveu somente 46,7. A média em fevereiro é de 127,1mm e foram registrados 92,9mm. O mês de março ainda não terminou, mas a média mensal é de 206,2mm e houve precipitações de apenas 122,9mm em 27 dias.
A Funceme monitora semanalmente às condições oceânicas e atmosféricas globais na intenção de informar os tomadores de decisão sobre alterações ou permanência dos sinais.

Ex-prefeito de Mombaça é condenado por improbidade

Em decisão que acolheu o parecer do Ministério Público Federal (MPF) - emitido pela Procuradoria Regional da República da 5.ª Região -, o Pleno do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5) condenou José Wilame Barreto Alencar, ex-prefeito do município de Mombaça (CE), por improbidade administrativa.
O MPF - por meio da Procuradoria da República no Ceará - havia proposto uma ação de improbidade administrativa contra José Wilame, acusado de não inserir na Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) parte dos empregados segurados e contribuintes individuais que prestaram serviços à prefeitura no período de abril de 2004 a dezembro de 2009. A não declaração destes valores para fins de contribuição social gerou, para o município, um prejuízo de cerca de dez milhões de reais em multas.
O ex-prefeito foi condenado, em primeira instância, pela Justiça Federal no Ceará. A pena foi a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos durante três anos; proibição de contratar com o Poder Público, pelo mesmo prazo, e pagamento de multa no valor de 10 mil reais. José Wilame recorreu ao TRF5 para que a ação fosse julgada improcedente, e a Segunda Turma do tribunal, por dois votos a um, revogou a condenação, alegando não ser papel do prefeito - e sim do controle interno ou da corregedoria - supervisionar os encargos fiscais do município.
Como a decisão não foi unânime, o MPF pôde recorrer ao Pleno do TRF5, por meio de embargos infringentes. A apelação baseou-se no voto vencido do desembargador federal Fernando Braga, que posicionou-se favorável à condenação do prefeito por improbidade administrativa. A pena imposta pelo Pleno foi a mesma estabelecida em primeira instância, aumentando-se o valor da multa para 25 mil reais.
FONTE: MPF

Termina reunião entre Cid e Eunício

Terminou agora há pouco a reunião entre o senador Eunício Oliveira e o governador Cid Gomes. Os dois almoçaram juntos e conversaram sobre os cenários da sucessão estadual.
Eunício já deixou o Abolição, mas não foi visto pelos jornalistas. Já o governador Cid Gomes saiu e conversou rápido com os profissionais da imprensa. Ele disse que o senador deve informar o que foi discutido na reunião.

PREFEITO MUNICIPAL DE CATARINA PRORROGA CONCURSO POR MAIS 2 ANOS.


O Prfeito Municipal de Catarina Dr. Rafael Rufino Melo Paes de Andrade prorrogou o Concurso Público Municipal realizado na gestão do Ex-prefeito Dr. Jefferson Paes de Andrade Rodrigues por mais 2 anos. A portaria será publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará. Veja abaixo a portaria da prorrogação.
INFORMAÇÕES: Secretaria de Administração Municipal








Estado convocará 3 mil professores aprovados

Image-0-Artigo-1576855-1
O número de professores temporários no Ceará é o maior do Nordeste e o quarto do Brasil. Segundo a Seduc, o concurso vai eliminar uma série destes contratos

De acordo com a secretária da Educação, Izolda Cela, resultado deverá ser publicado na próxima semana

O Ceará tem o maior percentual de professores temporários (59,9%) no Nordeste, sendo o quarto colocado no País. A informação consta em relatório de uma auditoria doTribunal de Contas da União (TCU). Atualmente, são cerca de 13 mil professores efetivos na rede estadual de ensino, segundo a Secretaria da Educação (Seduc). Isso significa que há mais de 7,7 mil professores com contratos temporários no Estado. Para mudar este quadro, a Seduc afirmou que irá chamar, ainda neste semestre, os 3 mil aprovados no concurso público realizado ano passado.
Previsto inicialmente para ser divulgado no dia 6 de março e adiado para o último dia 12, o resultado da seleção deverá finalmente ser divulgado na próxima semana. "Nós estamos numa transição com relação à carência de professores porque estamos nestes dias, provavelmente no começo da próxima semana, publicando o resultado fim do nosso concurso para 3 mil vagas", afirmou a secretária estadual da educação, Izolda Cela. De acordo com ela, osnovos professores suprirão vagas de efetivos atualmente ocupadas por temporários. Com relação ao atraso, a gestora afirmou que a aguarda um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
"O concurso vai eliminar uma série de contratos temporários que existem hoje por conta de vagas definitivas, que existem por conta de alguém que se aposentou ou se afastou definitivamente", disse a secretária.
Entretanto, ela explicou que os professores temporários continuarão a suprir as vagas deixadas pelos efetivos que assumem outros cargos. "Há diretores e coordenadores com vagas que não podem ser substituídas em caráter definitivo. Então, vai ser sempre um professor temporário que vai substituir aquele professor que se afastou para exercer a direção da escola. Assim, nós temos aí um número grande de contratos temporários que sempre vão existir", completou.
A secretária esclareceu, em nota, que o concurso atenderá "às necessidades atuais existentes na rede estadual de ensino médio, decorrentes da reorganização curricular, aporte de agentes de suporte pedagógicos nas escolas, implantação da carga horária pedagógica para os professores em efetiva regência".
Convocação imediata
A Seduc garantiu ainda que "haverá convocação imediata dos aprovados" logo após a divulgação do resultado. As disciplinas de arte-educação, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química e libras serão as que receberão as 3 mil vagas do certame.
Foram 37 mil inscritos na seleção que começou em setembro do ano passado. Destes, 4.486 candidatos foram classificados para a fase seguinte, prática, realizada em novembro. Houve ainda uma terceira fase, constituída de análise de títulos. O salário para a carga horária de 40 horas semanais é de R$ 2.546,08, além do auxílio alimentação no valor mensal de R$ 220,00.
auditoria do TCU avaliou a oferta e a qualidade do ensino médio no País e, baseado em dados do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), apontou que há 3.802 professores fora da sala de aula, sendo que 3.651 atuam em atividades administrativas. Os dados são de 2012.
Projeto prepara alunos para Enem

A edição 2014 do Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem foi lançada ontem pela Secretaria da Educação. Com o objetivo de estimular os estudantes do ensino médio da rede estadual a fazerem o exame, os participantes são acompanhados em seis etapas, deste a emissão dos documentos necessários para a inscrição até o dia do teste e o ingresso no ensino superior.
De acordo com a secretária da Educação, Izolda Cela, "o programa se desenvolve ao longo do ano em ações de natureza pedagógica, motivacional e logística, para ajudar os alunos a chegarem no dia da prova", disse. Ao analisar os resultados do ano passado, a secretária se mostrou otimista. "Os números são animadores", completou.
Em 2013, 10.687 jovens da rede estadual ingressaram no ensino superior, segundo a Seduc. Um dos destaques foi Weslley Vieira, aprovado em 1º lugar no curso de Medicina da UFC/Sobral. Para ele, o programa é importante "porque abre portas, mostra como funciona o Enem". Contudo, não há segredo para conseguir a aprovação. "É estudar, se preparar e usar as ferramentas que você dispõe", disse

Quadrilhas presas aplicaram golpes de R$ 9 milhões a banco

Um ex-soldado da Polícia Militar do Ceará foi preso acusado de comandar um grupo criminoso especializada em fraudes bancárias, principalmente contra a Caixa Econômica Federal (CEF). Outra quadrilha, também com base no Ceará, foi desmantelada por agentes da Polícia Federal (PF). Os golpes causaram um prejuízo superior a R$ 9 milhões, somente contra a CEF, segundo a PF.

As investigações, que tiveram início no dia 17 de outubro do ano passado, resultaram no desencadeamento da Operação Cártula. Os agentes da PF cumpriram 10 mandados de prisão preventiva, 11 de busca e apreensão e 31 de condução coercitiva, além de sequestro de imóveis, veículos e contas bancárias.

Dos acusados que tiveram prisão preventiva decretada, um já estava recolhido a uma unidade prisional e outro tinha recebido o benefício da liberdade condicional. Os bandidos agiam em seis Estados e também no Distrito Federal.

Basicamente, o golpe consistia em ganhar dinheiro através de clonagem de cheques que eram compensados. Os criminosos abriam contas correntes com uso de documentos falsos ou aliciando terceiros para que cedessem as contas, nas quais seriam depositados os valores.

Presidente da Assembleia diz a aliados que Cid não renuncia ao Governo do Estado

Image-0-Artigo-1576777-1
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PROS), disse, ontem, a um grupo de deputados que Cid Gomes permanecerá no Governo do Estado até o último dia do mandato, já que o irmão do governador, Ciro Gomes, não pretende disputar uma vaga no Senado Federal. A declaração foi feita durante um almoço, com pouco mais de dez deputados, realizado em um restaurante da Avenida Beira-Mar, após a sessão ordinária da quinta-feira.

A reunião, a segunda realizada nesta semana (a primeira foi na última segunda-feira), que tinha o objetivo de discutir as principais demandas internas da Assembleia Legislativa durante o ano, se transformou num debate sobre o cenário eleitoral que envolve a sucessão do Governo do Estado. A imprensa não foi autorizada a acompanhar o encontro, mas segundo o vice-presidente do Legislativo estadual, deputado Tin Gomes (PHS), ele faz parte de uma série que a Mesa Diretora tem organizado para reunir todos os deputados para conversar, principalmente, sobre os assuntos da Casa.

DN Online

Estado convocará 3 mil professores aprovados em concurso de 2013

O Ceará tem o maior percentual de professores temporários (59,9%) no Nordeste, sendo o quarto colocado no País. A informação consta em relatório de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). Atualmente, são cerca de 13 mil professores efetivos na rede estadual de ensino, segundo a Secretaria da Educação (Seduc). Isso significa que há mais de 7,7 mil professores com contratos temporários no Estado. Para mudar este quadro, a Seduc afirmou que irá chamar, ainda neste semestre, os 3 mil aprovados no concurso público realizado ano passado.

Previsto inicialmente para ser divulgado no dia 6 de março e adiado para o último dia 12, o resultado da seleção deverá finalmente ser divulgado na próxima semana. "Nós estamos numa transição com relação à carência de professores porque estamos nestes dias, provavelmente no começo da próxima semana, publicando o resultado fim do nosso concurso para 3 mil vagas", afirmou a secretária estadual da educação, Izolda Cela. De acordo com ela, os novos professores suprirão vagas de efetivos atualmente ocupadas por temporários. Com relação ao atraso, a gestora afirmou que a aguarda um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

quinta-feira, 27 de março de 2014

Silêncio total: Vice-governador não fala sobre o quadro político do CE


Clique para Ampliar “O homem é senhor do seu silêncio e escravo de suas palavras”. A frase foi pronunciada pelo Vice-governador do Ceará, Domingos Filho na manhã desta quarta-feira, 26, na cidade de Canindé, aonde participou como palestrante, do I Ciclo de Debates promovido pela União dos Vereadores do Ceará, com a participação de cerca de 250 vereadores de 38 câmaras municipais do Estado.
Após proferir sua palestra, Domingos Filho foi assediado pelos vereadores que esperavam o momento de tirar uma foto com ele. Em seguida, repórteres de várias emissoras de rádio dos municípios das Regiões, Sertões de Canindé, Centro-sul, Inhamuns, Serra da Ibiapaba, dentre outras, interrogaram o Vice-governador sobre o quadro político do Estado.
Domingos Filho afirmou que não comentaria as últimas notícias divulgadas pela imprensa sobre a possibilidade de renúncia do Governador Cid Gomes e acrescentou que apoiará qualquer decisão que ele tomar.
Veja a entrevista
https://www.youtube.com/watch?v=FL4OGPiOOR8

BLOG DO WILRISMAR HOLANDA

15º ataque a banco em 2014: Grupo explode caixa eletrônico de banco em Palmácia


Assalto Banco Palmacia
Segundo pesquisa, o Estado do Ceará é o 4º em investidas contra agências e postos bancários resultados em morte
Foto: VCRepórter
Um grupo de cerca de 10 homens fortemente armados explodiu, na madrugada desta quinta-feira (27), um caixa eletrônico de uma agência do banco Bradesco em Palmácia, na região de Baturité, a 60 km da Capital. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a equipe da Polícia Militar da região, durante a madrugada os homens chegaram ao centro do município em dois veículos - um Fiat Siena prata e um Chevrolet Montana preto -, renderam um casal que passava próximo ao local e arrombaram a porta do banco. Depois que passaram pela entrada da agência, os homens instalaram as dinamites e explodiram os caixas, levando toda a quantia disponível nos terminais financeiros.

Segundo a PM, os caixas eletrônicos tinham sido abastecidos na terça-feira (25), e não há, ainda, informação da quantia levada pelo grupo. Após a ação os homens fugiram em direção ao município de Redenção e a Polícia segue, com equipes em diversos municípios próximos, em busca da quadrilha.
Conforme populares, a agência já foi atacada outras 4 vezes desde que foi inaugurada. Esse foi o 15º ataque a banco no Estado em 2014.
Mortes
Segundo Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, o Estado do Ceará é o 4º em investidas contra agências e postos bancários resultados em morte. Conforme o levantamento, o Estado teve 6 mortes durante as ações criminosas no ano de 2013 e ficou atrás somente de São Paulo, com 17 mortes, Rio de Janeiro, com 11 e Bahia com sete.
Com informações da TV Diário

CNI/Ibope aponta queda de 7 pontos na aprovação do governo Dilma


A mais recente pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope, mostra que o índice de aprovação ao governo da presidenta Dilma Roussef caiu sete pontos percentuais, para 36%.
O levantamento divulgado na manhã de hoje (27) revela a avaliação da população sobre o desempenho do governo federal e a atuação da presidente.
Na última pesquisa, divulgada em dezembro passado, 43% dos entrevistados aprovavam o governo Dilma.
Após a brusca queda na pesquisa de julho de 2013, feita após a onda de manifestações que tomou o país e a aprovação chegou a 34%, esta é a segunda queda na popularidade do governo na série histórica da pesquisa.
Ainda de acordo com a pesquisa, a aprovação à maneira de governar caiu de 56% para 51%
 Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 141 municípios, entre os dias 14 e 17 deste mês, para este levantamento. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número BR-00053/2014.

Cid tenta acordo com Eunício para governo, PT na vice e Ciro no Senado

A reunião desta sexta-feira (28) entre o governador Cid Gomes e o senador Eunício Oliveira, movimenta a sucessão estadual no Ceará.
De acordo com reportagem do Valor Econômico desta quinta-feira (27), Eunício fará a proposta de ficar apenas quatro anos no cargo, caso seja eleito governador com apoio de Cid.
Enquanto isso, Cid articula a candidatura ao Senado do irmão, Ciro Gomes, e para isso deve se desincompatibilizar do cargo.
O vice-governador Domingos Filho deve assumir apenas para concluir o mandato.
Pelo acordo que começa a ser esboçado, o PT ganharia o direito de indicar apenas o candidato a vice-governador e o PCdoB, hoje com o senador Eunício Oliveira, ficaria de fora da chapa majoritária.
O Valor Econômico destaca ainda que a candidatura de Eunício ao governo com apoio de Cid não é a solução preferida pelo PT local, que deve formalizar no próximo sábado (29) o lançamento da candidatura de José Guimarães ao Senado, uma hipótese que só se viabiliza em um cenário de ruptura da aliança local.
Segundo afirmou Cid em entrevista ao Valor, "o PMDB tem o desejo natural de ocupar a cabeça", ainda que tenha dito que para seu grupo político construir uma candidatura própria do zero, com um nome desconhecido "não seria uma dificuldade tão grande".
*Reportagem completa na edição desta quinta-feira do Valor Econômico.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Câmara aprova cota de 20% para negros no serviço público

Deputados comemoram aprovação de projeto que estabelece cota de 20% das vagas para negros na administração federal (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (26), por 314 votos a favor, 36 contra e 6 abstenções, projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos da administração federal para candidatos que se declararem negros ou pardos. O texto, que tramita em caráter de urgência desde novembro de 2013, é de autoria do governo federal e ainda precisa de aprovação do Senado antes de seguir para sanção presidencial.

A proposta limita a aplicação das cotas ao prazo de dez anos. De acordo com o texto, a reserva de vagas vale em concursos realizados para a administração pública federal, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União, como Petrobras, Caixa Econômica Federal, Correios e Banco do Brasil. O projeto não estende as cotas para os poderes Legislativo e Judiciário.

Leia mais...

Concurso Público: Prefeitura de Crateús divulga Edital. Confira aqui!




Clique para Ampliar A Prefeitura de Crateús abrirá nesta quarta-feira, 26, até o dia 11 de maio, as inscrições do concurso público para o preenchimento de 260 vagas em funções de níveis, superior e médio.
Segundo o Edital divulgado pela Fundação Vale do Piauí, os candidatos  que desejarem pedir isenção da taxa de inscrição, que custa R$ 30,00(Nível superior) e R$ 25,00(Nível médio), deverão encaminhar a solicitação até o dia 30 de maio.
Para pleitear a isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá inscrever-se no site www.funvapi.com.br e apresentar requerimento através de A.R. (Aviso de Recebimento) a FUNDAÇÃO VALE DO PIAUÍ, situada à Rua Benjamim Constant, nº 2082, Centro, Teresina-Piauí, CEP: 64.000-280.
As provas estão marcadas para o dia 20 de julho e a divulgação do resultado final prevista para o mês de agosto.

Veja o Edital

 http://funvapi.com.br/clientes/u_49265_e56a756136/imgRoot/Edital%20de%20Crate%FAs%20-%20CE.pdf

Sai o Gabarito do concurso público da Prefeitura de Arneiroz



Clique para Ampliar
A Universidade Patativa do Assaré divulga o Gabarito Preliminar da prova do concurso público da Prefeitura Municipal de Arneiroz, cujas provas foram aplicadas no último final de semana.

 Clique Aqui e veja o Gabarito
http://universidadepatativa.com.br/site/2014/02/concurso-publico-municipal-de-arneiroz-ce-edital-0012014/

Exclusivo: Cid Gomes concedeu entrevista para revista e jornal anunciando saída do Governo do Ceará



imagesCid Gomes passou cerca de duas horas, do feriado de terça–feira, gravando entrevista para jornalistas de São Paulo e Brasília. Cid disse para os jornalistas que vai deixar sim o Governo do Ceará. Pediu apenas para segurar até quinta-feira a publicação para evitar comentários. A revista circula no final de semana. No jornal paulista, a notícia sai na edição de sábado. Cid é amigo dos jornalistas e pode até pedir para não publicar a matéria, caso mude de opinião.

Candidatura de Ciro atrapalha PCdoB; Tasso não concorrerá, diz PSDB

Tasso já havia decidido não concorrer, diz presidente tucanoA possível entrada de Ciro Gomes na disputa altera o cenário para aliados como PCdoB, que tenta manter na vaga Inácio Arruda. Já a oposição aponta que Tasso já estava decidido desde antes: não será candidato


O anúncio de que o governador Cid Gomes (Pros) cogita renunciar ao mandato para viabilizar candidatura do irmão Ciro Gomes (Pros) ao Senado acendeu sinal de alerta para aliados e opositores. Para o aliado PCdoB, que deseja a reeleição do senador Inácio Arruda, o anúncio foi “uma surpresa” e pode comprometer expectativas de pré-candidatos ao cargo. Já para o PSDB, que poderia lançar o ex-senador Tasso Jereissati, não haverá mudança, porque “Tasso não quer ser candidato”.

A vaga única para o Senado em 2014 tinha quatro nomes apontados como postulantes: Inácio, Tasso, José Guimarães (PT) e Giovanna Cartaxo (PSB). A mudança no cenário com a entrada de Ciro pode pesar principalmente para PCdoB e PT - este último que se reúne sábado para definir seu rumo.

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) pontuou que o partido ainda não se reuniu para saber o que muda com a candidatura de Ciro e a renúncia de Cid. “Estamos aguardando um convite do governador para saber quais as intenções”, frisou. Para ele, a candidatura de Ciro prejudica qualquer pretensão ao Senado que se tenha apresentado até agora.

Para o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), a possível renúncia de Cid “pegou todo mundo de surpresa”. “Não podemos interferir nas decisões internas dos outros partidos, mas quando for para formar alianças, isso será discutido”.

Fora da disputa
O presidente estadual do PSDB, Luiz Pontes, é enfático ao afirmar que a deliberação de Cid “não muda nada” para os tucanos. O ex-governador Tasso Jereissati não tem intenção de ser candidato, afirma Pontes. Tasso já teria, inclusive, comunicado a decisão ao pré-candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves, e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Temos insistido muito para que ele seja candidato, mas não será decisão de ‘a’ ou ‘b’ que mudará o pensamento dele (Tasso)”, completou Pontes