terça-feira, 21 de outubro de 2014

Candidatos a governador sobem o tom na reta final da campanha





Em entrevista ao Jornal do Cariri, Camilo e Eunício mostram que já entraram na fase do “tudo ou nada”.
 




A disputa pelo Governo do Ceará está ainda mais acirrada neste segundo turno. Após o surpreendente resultado, no último dia 5, que contrariou as pesquisas eleitorais e levou Camilo Santana (PT) para o segundo turno, em estreita vantagem sobre Eunício Oliveira (PMDB), os candidatos puderam repensar suas estratégias de campanha para a fase do “tudo ou nada”, que terminará no dia 26 de outubro.

Como uma das prioridades dos pares é conquistar a confiança dos eleitores da região do Cariri, que na primeira fase votou massivamente no petista, os oponentes intensificaram as alianças com lideranças políticas locais e ampliaram suas propostas para os mais diferentes setores. A poucos dias do ‘grand finale’, os caririenses comemoram a maior vitória das eleições de 2014: independente do nome escolhido nas urnas, no próximo domingo, o sonho de ter um filho da terra eleito governador já é realidade. As recentes pesquisas apontam uma diferença de menos de 2% de intenção de votos entre os candidatos, o que indica uma corrida dura, disputada palmo a palmo. Se na reta final do primeiro turno não faltaram acusações mútuas entre Camilo Santana e Eunício Oliveira, nesta fase do “tudo ou nada”, a troca de farpas se tornou o ingrediente mais brutal usado pelos adversários.

Leia, abaixo, entrevista com os candidatos Camilo Santana e Eunício Oliveira:

JORNAL DO CARIRI: Por que os eleitores do Cariri devem confiar seus votos aos senhores?

Camilo Santana: Primeiramente, gostaria de agradecer ao povo do Cariri pelos votos que me confiaram no primeiro turno. Tive a honra de ter sido o mais votado na maioria dos municípios da região. Isso se deve ao fato de conhecer muito bem o Cariri, não só por ter nascido na região, mas também por ter sido secretário do Desenvolvimento Agrário e das Cidades, quando pude trabalhar para levar diversos programas e obras para melhorar a vida da população. Garanti o papel da terra para milhares de agricultores, ampliei o “Minha Casa, Minha Vida”, que já atende a milhares de famílias em diversas cidades, como Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda, Aurora, Antonina do Norte, Barro e Farias Brito. Além disso, levei o programa “Garantia Safra” para muitos agricultores que sofriam com a estiagem, garanti o maior programa de cisternas de placas do País e implantei o programa “Cidades do Ceará” no Cariri, com o qual fizemos muitas obras estruturantes e de requalificação em vários municípios.

Eunício Oliveira: Os eleitores do Cariri e de todo o Ceará me conhecem há 16 anos, trabalhando como deputado federal, com três mandatos, como ministro do presidente Lula e, agora, como Senador. Eles sabem, também, que só entrei para a vida pública depois de conquistar independência financeira e sucesso profissional como empresário. Aprenderam a reconhecer a minha independência política, pois sou um candidato que não tem padrinho e não terei chefe, a minha capacidade de trabalho e a minha experiência. Assim como entenderam que, nesse tempo todo, eu sempre trabalhei para o desenvolvimento do Estado e do nosso povo, e que só coloquei o meu nome como candidato quando percebi, nas ruas, que chegou o momento de trazer um novo jeito de administrar o nosso Estado. O Ceará não pode continuar pertencendo a um grupo político capitaneado por uma família que já deu o que tinha que dar e agora quer eleger uma proposta para continuar mandando na vida das pessoas.

JC: O que de concreto consta da sua pauta, relativo aos investimentos para os caririenses, nos setores de infraestrutura, saúde e educação?

Camilo: Pretendo fortalecer a rede de saúde ajudando os municípios na atenção básica e construindo UPAs 24h naqueles que tem acima de 50 mil habitantes. Na educação, vamos fortalecer o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), levar escolas profissionalizantes em tempo integral para todos os municípios, além de fortalecer e realizar concurso para as universidades estaduais, incluindo a Urca. Vou, também, garantir a conclusão do Anel Viário, que vai desafogar o trânsito da região, além de colocar para funcionar o distrito industrial do Cariri.

Eunício: Há muitas prioridades que têm que ser contempladas no Cariri. O saneamento, por exemplo, é uma obra urgente, que além de contribuir para a saúde da população é uma obra de defesa do aquífero, que está ameaçado pela falta de tratamento de esgoto. Valorização da atividade econômica, incentivando o crescimento da indústria, a revitalização dos centros comerciais. Na saúde é necessário colocar o hospital regional para funcionar corretamente, contratando mais profissionais. Além de complementar a rede de atenção primária de consultas e exames.

JC: As obras do Aeroporto do Cariri, da Drenagem e o Anel Viário, em Juazeiro, são prioridades dentre as suas propostas?

Camilo: Vou trabalhar para garantir junto ao Governo Federal a conclusão das obras de ampliação do Aeroporto do Cariri. Também vou apoiar o município de Juazeiro para garantir a drenagem da cidade. Com relação ao Anel Viário, é compromisso concluir esta importante obra.

Eunício: Sobre o aeroporto, eu lutei por verbas, como parlamentar, e tratei com a Presidenta Dilma Rousseff, que me garantiu os recursos e foi assim que começamos as obras e pagamos as indenizações. Como governador, vou continuar intercedendo junto ao governo federal e junto à Infraero para fazermos mais melhorias.

JC: Como vocês avaliam a atual estrutura das romarias e o uso dos paus-de-arara como meio de transporte dos romeiros?

Camilo: Como secretário das Cidades já iniciei o roteiro da fé, que requalifica os principais pontos de encontros dos romeiros. Pretendo me reunir com todas as entidades que participam e organizam as romarias, para estabelecer metas que garantam uma melhor estrutura para receber os romeiros de todo Brasil. Além delas, também o incentivo às múltiplas potencialidades de turismo que a Região
contém. Além do turismo religioso, que traz visitantes do mundo inteiro, temos o turismo
científico, o ecológico e o turismo cultural.

Eunício: As romarias são uma marca maravilhosa desta região e as condições para receber os peregrinos têm que ser permanentemente melhoradas, assim como as estruturas de hospedagem, de alimentação e a oferta de transporte seguro e confortável. É um destino de fé, que terá toda a atenção do meu governo, oferecendo permanente modernização das condições de recepção, como acontece em Aparecida do Norte, em São Paulo, e em tantos lugares onde esse maravilhoso sentimento de fé do nosso povo se fortalece e se renova.

JC: O nosso índice de crimes ao gênero feminino é alto. Uma das principais reclamações é escassez de políticas públicas de combate. Quais providências os candidatos tomarão para reduzir o quadro?

Camilo: A violência contra as mulheres deve ser combatida com toda força possível. Vou abrir delegacias 24h, fortalecer a delegacia da mulher e ampliar os espaços de acolhimento. Além disso, devemos trabalhar na educação e informação para evitar que mais crimes como esses aconteçam e garantir apoio para que as mulheres possam denunciar qualquer violação de seus direitos. O diálogo com todas as entidades de defesa da mulher, incluindo o Poder Judiciário e o Ministério Público, também é fundamental para garantir mais e melhores políticas públicas.

Eunício: Com a ampliação de delegacias especializadas para todas as regiões do Estado, com plantão 24 horas, casas abrigos e a oferta de oportunidades de trabalho para essas mulheres seguirem a sua vida com independência. A nossa campanha criou o Comitê das Mulheres, que percorreu o Ceará. Além do grave problema da violência, que se combate também com educação, recebemos sugestões fundamentais sobre cuidados básicos que não são prioridade para o atual governo, como os projetos para a primeira infância, com a criação de creches, o combate às drogas.

JC: O que vocês mudariam da atual gestão do Governo do Estado?

Camilo: Vou trabalhar para garantir uma melhor segurança pública, valorizando os profissionais, investindo em delegacias 24h, na ampliação do efetivo das polícias militar, civil e do corpo de bombeiros, e abraçando as áreas mais críticas com serviços públicos, como escola profissionalizante em tempo integral, áreas de lazer, esporte e cultura. Vou, também, trabalhar para melhorar o atendimento nas unidades de saúde, implantando um sistema de avaliação que garantirá gratificações para aquelas equipes melhor avaliadas pela população.

Eunício: A primeira coisa que eu vou mudar são as prioridades e a forma de governar. Meu governo não vai jogar dinheiro público fora, em obras faraônicas ou bonitas só por fora, construídas por mania de grandeza, e que, quando não despencam, só funcionam no dia de inauguração. O dinheiro do povo não pode ser usado para satisfazer o gosto pessoal dos governantes, sem discussão de prioridades. Eu garanto, desde o primeiro dia da minha campanha, que o meu governo terá uma coisa fundamental, mas que infelizmente os cearenses esqueceram pela falta de prática, que é o diálogo com a sociedade, hoje, extinto no Ceará.

* Leia a íntegra desta matéria na edição desta semana do Jornal do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário