segunda-feira, 18 de agosto de 2014

PESQUISA DATAFOLHA No segundo turno: Marina Silva 47%, Dilma Rousseff 43%



No primeiro turno, Dilma tem 36%, Marina Silva 21% e Aécio Neves aparece com 20%
A pesquisa realizada pelo DataFolha para o jornal Folha de São Paulo, divulgada nesta segunda-feira (18), traz a possível substituta de Eduardo Campos (PSB) na corrida presidencial, Marina Silva (PSB), com 21% das intenções de voto, afastando de vez o sonho de vitória no primeiro turno da presidenta Dilma Rousseff (PT).

Enquanto o PSB, que marcava 8% com Campos, saltou para 21%, Dilma Rousseff e Aécio Neves (PSDB) mantiveram os mesmos números registrados na pesquisa anterior, divulgada no dia 17 de julho: 36% para a petista e 20% para o tucano. Apesar de líderes do partido já darem como certa, a candidatura de Marina Silva ainda não foi confirmada pelo PSB.

A entrada de Marina na disputa pelo Palácio do Planalto deve ser confirmada na próxima quarta-feira (20), mas a pesquisa já traz os números de uma possível disputa de segundo turno entre PT e PSB e o resultado é ainda mais preocupante para a petista. Em disputa direta contra Dilma, Marina ficaria com 47% dos votos, enquanto a presidenta registra apenas 43%.

O resultado é visto como um empate técnico entre as duas, já que a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas os dados deixam ao menos a certeza que, caso seja confirmada como candidata, Marina entra no páreo com chances reais de vitória. Em disputa entre Dilma e Aécio, vence a petista, com 47% contra 39% do tucano.

Votos nulos

Antes mesmo de confirmar sua candidatura, Marina já entra nas pesquisas em situação de empate técnico com Aécio Neves, porém a ex-senadora não tira votos de seus rivais, o salto do PSB nas pesquisas vem dos eleitores indecisos ou que votariam em branco no cenário anterior à Marina. Antes, em julho, eram 13% de votos nulos e brancos, agora são 8%. O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar foi de 14%, hoje é de 9%.

O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00386/2014.

Confira os números:

Dilma Roussef (PT) - 36%
Marina Silva (PSB) - 21%
Aécio Neves (PSDB) - 20%
Pastor Everaldo (PSC) - 3%
Zé Maria (PSTU) - 1%
Em branco/nulo/nenhum - 8%
Não Sabe - 9%

Nenhum comentário:

Postar um comentário