quinta-feira, 24 de abril de 2014

Vice-prefeita empossada no comando da Prefeitura de Aiuaba


Clique para Ampliar
A jovem acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, URCA, Germana Rafaela de Araújo Mendes, Vice-prefeita do município de Aiuaba, foi empossada no cargo de Prefeita, no final da tarde desta quarta-feira, 23, durante Sessão Extraordinária da Câmara Municipal.
Durante 180 dias, ela substituirá ao Prefeito Airton Araújo, que teve prisão preventiva e afastamento decretados pelo Desembargador Haroldo Máximo do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, que julgou uma Representação Criminal impetrada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, acusando o gestor e 5 assessores de praticarem vários crimes contra a administração pública, tais como: fraude a licitações, lavagem de capitais, peculato, quadrilha ou bando, desvio de verbas públicas e enriquecimento ilícito.
Antes da posse, o Assessor Jurídico da Casa fez a leitura do despacho do Desembargador Haroldo Máximo esclarecendo a motivação do afastamento do Prefeito. Em seguida, a nova Prefeita prestou o juramento de posse na presença de 10 dos 11 vereadores do Legislativo aiuabense e do público que assistiu à Sessão, que foi relativamente tranquila.

Alguns vereadores usaram a palavra para desejar boa sorte a Prefeita, mas não faltaram referências sobre o processo de afastamento do Prefeito Airton Araújo e a crise política em Aiuaba. A Presidente Cleide Morais interviu e pediu que os edis fossem cautelosos em seus pronunciamentos.
Em seu pronunciamento, a Prefeita Germana Rafaela disse que foi surpreendida com a determinação para que assumisse a Prefeitura, mas procurará conduzir os destinos do município pensando no bem estar da população, sem se envolver em disputas políticas.
Escolhidos do ex-prefeito Ramilson
Airton Araújo e Germana foi a dupla escolhida pelo então Prefeito Ramilson Morais para sucedê-lo após administrar o município por 8 anos. Muito bem avaliado pela população, ele não conseguiu encontrar dificuldade para eleger a chapa, que era totalmente desconhecida da população de Aiuaba por não ter qualquer atuação política no município.
Airton Araújo era comerciante e primo de Ramilson e Germana, filha da ex-Secretária Donsita Araújo.
Ramilson usou seu prestígio político e conseguiu transferir sua liderança para a chapa apresentada, que venceu o pleito de 2012 com 62,77% dos votos. Airton e Germana foram eleitos, Prefeito e Vice-prefeita, com 5.201 votos, derrotando o candidato de oposição, Clisanto Andrade, que obteve 3.085 votos.
No início de 2013, Airton e Ramilson romperam politicamente e o Prefeito se aliou o grupo de oposição em Aiuaba, dividindo a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário