terça-feira, 15 de abril de 2014

Uece confirma adesão ao Enem e ao Sisu a partir de 2015



Universidade adotará sistema misto: no processo seletivo de 2015.1, metade das vagas vai para o Sisu, enquanto as 50% demais serão mantidas para o vestibular. Percentuais para cotas ainda serão definidos, diz reitor.
O Conselho Universitário aprovou, na tarde de ontem, e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) vai aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para aprovação dos candidatos. A mudança valerá no processo seletivo de 2015.1 para 50% das vagas.
Será um sistema misto, já que a outra metade será mantida para o vestibular tradicional. O aluno terá que escolher entre concorrer por meio das provas da Uece ou as do Enem. Já na seleção do meio do ano (2015.2), ocorre apenas o vestibular tradicional.
“Vamos oficiar a decisão ao Ministério da Educação (MEC) para que o nome da Uece conste nas futuras ofertas. Nossa tarefa interna é preparar o edital da seleção a partir de agosto, setembro”, estima o reitor da Uece, Jackson Sampaio.
A instituição ainda vai decidir os percentuais que serão destinados dentro do sistema de cotas por renda e perfil étnico-racial. Esses detalhes constarão no edital.
O reitor explica que, entre os motivos que influenciaram na decisão da Uece, está a “relevância social” do Sisu. “Por toda a discussão que se faz no sentido de reparar dificuldades históricas que se acumularam sobre certos segmentos”, afirma.
Ele cita também a necessidade de a Uece se incluir na política de cotas. “Já está fazendo uma década desde as primeiras experiências no Brasil. Os fantasmas de que as pessoas tinham medo, de baixar o nível da qualidade, tudo isso está afastado”.
Além disso, o reitor ressalta que a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) prepara o aluno da escola pública para o Enem. “Não fazia sentido a secretaria estar com essa política e a universidade estadual não ter adotado”.
Ao aderir ao sistema, relembra Sampaio, a instituição pode se candidatar para ganhar recursos federais. “Será um apoio importante, a Uece tem 18.500 estudantes de graduação. Serão recursos para a nossa política de assistência estudantil, como bolsas e auxílio estudantil”, explica.

Prova regional
Jackson Sampaio defende a manutenção do vestibular pelas características da prova. “Nós temos uma história que precisa ser preservada. Não quero alienar os conteúdos regionais em detrimento aos conteúdos genéricos do País”, explica, na comparação com o estilo do Enem. 

Para a seleção do meio deste ano, a Uece mantém o vestibular. As inscrições estão abertas. Serão oferecidas 1.639 vagas, sendo que 1.211 destinam-se para Fortaleza e 428 para unidades do Interior.
Serviço 
Vestibular 2014.2
Inscrições: até 27 de abril
Provas: primeira fase - 8 de junho / segunda fase - 20 e 21 de julho

Saiba mais

Sisu no CE
A Uece será a quarta instituição de ensino superior do Ceará a utilizar o Sisu como um dos métodos para seleção de candidatos. Já adotam o sistema: Unilab, IFCE e UFC, esta a única a destinar 100% das vagas para o sistema.

Durou um ano e meio, segundo o reitor da Uece, o processo de discussão para adoção do sistema misto na instituição. “Foram três seminários, censo discente e uma oficina com a presença de reitores de universidades estaduais que já aderiram ao Sisu”, explica.
 
A adoção do sistema misto é definitivo, mas não permanente. O reitor explica: “posso rever proporções, o modelo de adesão e posso inclusive rever a adesão. Mas creio que é uma política de êxito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário