segunda-feira, 21 de abril de 2014

"Se for candidato, Tasso vai perder de novo", diz presidente do PT-CE



O peso político de Tasso Jereissati no Ceará pode prejudicar os planos de PT e PCdoB, que pretendem disputar o Senado em 2014; mesmo assim, partidos não demonstram preocupação e relembram a derrota tucana em 2010.
A disputa pela única vaga para o Senado em 2014 começa a tomar ares de acirramento entre partidos ante a possibilidade de o ex-senador e ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) entrar na briga. Apesar de pressionado pela cúpula nacional do PSDB, Tasso ainda não se pronunciou favorável ao pleito. Mesmo assim, o PT instiga que, caso o tucano tope uma nova empreitada eleitoral, sairá derrotado – como aconteceu em 2010, quando o peessedebista disputou cadeira com Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT).
Segundo o presidente estadual do PT, Francisco de Assis Diniz, o  partido não mudará de estratégia caso Tasso decida ser candidato. A maioria petista do Ceará decidiu, em encontro de tática eleitoral em março, que a prioridade é eleger o atual deputado federal José Nobre Guimarães para o Senado em 2014. “Quem quer ser vitorioso não tem medo de candidato. Nossa estratégia é a mesma quer o Tasso entre quer não”, afirmou.
De Assis pontuou que a militância petista realizará caravanas no Estado para divulgar o objetivo do partido e reunir correligionários a partir do dia 26 de abril.
“Quccccccccc em quer ser candidato não pode escolher seus adversários. Cabe a nós escolher nosso candidato, e isso nós já fizemos. Se Tasso vai ser candidato, que bom, que seja”, disse o presidente. “O Tasso já foi derrotado quando tinha 62% das intenções de voto e vai ser derrotado de novo”, completou, referindo-se ao pleito de 2010, quando o ex-senador foi derrotado pela primeira vez em sua carreira política, com duas vagas disponíveis para o Senado.

PCdoB
No Ceará, Tasso é peça fundamental para o palanque do PSDB no Estado, devido à pretensão de eleger o senador Aécio Neves para a Presidência da República. A hesitação do tucano tem preocupado a cúpula do partido e feito Aécio cobrar insistentemente a candidatura do correligionário. 

Além do PT, mais um nome para o Senado atinge também o PCdoB, que buscará reeleger o atual senador Inácio Arruda. “Tasso governou o Estado em três ocasiões. É um nome muito forte em qualquer disputa, mas também exigirá um bom debate para a eleição”, afirmou Inácio. Conforme o senador, manter-se no cargo é uma necessidade do partido, que lutará, segundo ele, para aumentar a bancada no Senado. “Existe a reivindicação do PT e a nossa. A do PSDB também é justa”, frisou. “Tem candidato que acha melhor ganhar sem disputa, mas não é o mais interessante”, ressaltou Inácio. Leia mais na 16.

Frases
“QUEM QUER SER CANDIDATO NÃO PODE ESCOLHER SEUS ADVERSÁRIOS. CABE A NÓS ESCOLHER NOSSO CANDIDATO, E ISSO NÓS JÁ FIZEMOS. SE O TASSO VAI SER CANDIDATO, QUE BOM, QUE SEJA”.
Francisco de Assis Diniz, presidente do PT no Ceará 

Saiba mais
Pesquisa 2014
Na última pesquisa estimulada para o Senado em 2014, Tasso Jereissati aparece na liderança, com 47% das intenções de voto, seguido de Inácio Arruda, com 22%, José Guimarães, com 5%, e Geovana Cartaxo (PSB/Rede), com 3%. A pesquisa foi realizada pelo Ibope e divulgada no começo de abril.

Derrota histórica
Em 2010, apesar de liderar as pesquisas de intenção de voto, Tasso foi derrotado por Eunício Oliveira e José Pimentel. Eunício obteve 36,32% dos votos válidos, Pimentel, 32,39% contra 23,70% do tucano.
 
Vitória em 2002
Em 2002, Tasso foi o senador mais votado do Ceará, quando obteve a marca de 1,9 milhão de votos, 31,5% dos votos válidos, seguido de Patrícia Saboya – com 30,7% dos votos.

Serviço
PT Ceará
Site: www.ptceara.org.br
Telefone: (85) 3454-1313 
PCdoB Ceará
Site: pcdob.org.br/estados/ce/
Telefone: (85) 3281-921

Nenhum comentário:

Postar um comentário