terça-feira, 22 de abril de 2014

Futuro político de Tasso pode ser decidido hoje



O ex-governador e o presidente estadual do PSDB, Luiz Pontes, estarão em Brasília para discutir estratégias da campanha eleitoral de Aécio Neves. Candidatura de Tasso ao Senado é fundamental para fortalecer a disputa no CE.
Da reunião da executiva nacional do PSDB, em Brasília, nesta terça-feira, pode sair a decisão do futuro político do ex-governador Tasso Jereissati. Além da chance de a cúpula nacional manter a pressão para Tasso entrar na disputa pelo Senado, informações dão conta de que o ex-senador já teria uma resolução, com anúncio programado para hoje. 
O objetivo do PSDB é formar palanque forte no Ceará para o pré-candidato tucano à Presidência da República, o senador Aécio Neves. Principal aproximação é com o PR, de Lúcio Alcântara e Roberto Pessoa. Aliança com o PMDB do senador Eunício Oliveira, no entanto, não está desconsiderada.
O presidente do PSDB no Ceará, Luiz Pontes, descarta, no entanto, que ofoco da reunião seja a definição do posicionamento de Tasso, apesar de reafirmar que a candidatura é um desejo do partido. “Ele (Tasso) tem as razões dele para não querer entrar na disputa. As pessoas ficaram especulando que ele estava esperando a saída de Cid, mas isso não mudou nada”, destacou o presidente.
Segundo Pontes, o encontro reunirá os presidentes dos diretórios estaduais do PSDB e discutirá as estratégias para a candidatura do presidente nacional do partido, Aécio Neves, à sucessão da presidente Dilma. O posicionamento de Tasso é fundamental para fortalecer a sigla e a imagem do mineiro no Ceará. Por isso, Aécio não tem poupado elogios ao ex-senador e reafirmado o desejo de ter Tasso disputando o Senado.

O colunista do O Globo Ilimar Franco publicou, na última quinta-feira, que Tasso teria, inclusive, confirmado que será candidato ao Senado durante jantar com Aécio na terça-feira, 15. O anúncio oficial estaria, portanto, previsto para hoje, segundo Franco.

Alianças
desafio do PSDB, após convencer Tasso a disputar o Senado, será formar alianças contra o projeto político do governador Cid Gomes (Pros) e da presidente Dilma Rousseff. Entre as possibilidades estão o PR, que teria o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, na chapa para o Executivo, e o PMDB do senador Eunício Oliveira, pré-candidato ao Governo do Estado. 
 Quase sem espaço no grupo de Cid, Eunício tem ido atrás de diferentes partidos para tentar viabilizar seu nome na sucessão estadual, inclusive nomes que fazem oposição a Cid e ao PT, como o PSDB. O senador também tentaria atrair Tasso para a vaga ao Senado de sua chapa.

A costura entre Eunício e Tasso deverá ter novo capítulo nesta semana, com provável reunião em Brasília. A políticos próximos, porém, o peemedebista diz temer que a eventual aliança com o PSDB desagrade a cúpula do PT nacional. (Com agências)
Saiba mais
No último domingo, o presidente do PT Ceará, Assis Diniz, disse que, se entrar na disputa, Tasso “vai perder de novo”. Em contrapartida, Luiz Pontes disse que o PT “não deveria se preocupar com as eleições dos outros, mas em explicar os roubos da Petrobras e arranjar novas penitenciárias para prender outros petistas”, disse Pontes, referindo-se ao mensalão.
 O cuidado do senador
Eunício Oliveira (PMDB) quanto à possível aliança com PSDB é para não ser visto como rival pelos petistas, o que o ajudaria a neutralizar o possível apoio de Dilma ao candidato de Cid, ainda indefinido. 
 Serviço
 Encontro da executiva nacional do PSDB
Quando: hoje, às 11 horas
Onde: Sede do partido, Brasília
Outras informações: www.psdb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário