quarta-feira, 23 de abril de 2014

Agropolos vai construir 200 cisternas de calçadão no município de Catarina.


A REUNIÃO ACONTECERÁ AMANHà (24) CÂMARA MUNICIPAL ÀS 9 HORAS DA MANHà

Técnicos do Instituto Agropolos participam de encontro para planejar a execução do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). O evento acontece deste quarta-feira(12/03) e termina nesta sexta-feira(14/03) em Gravatá no Pernambuco.
A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação Banco do Brasil (FBB), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), e a Prefeitura Municipal de Catarina através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário .
O projeto prevê a construção de dois tipos distintos de reservatórios, a depender do tipo da propriedade rural,  seis mil calçadão e seis mil enxurrada. Os dois modelos captam água da chuva, têm capacidade de armazenar até 52 mil litros de água e são construídas perto da casa das famílias. A diferença é que a enxurrada deve ser instalada no caminho por onde passa a enxurrada, enquanto a calçadão é um pouco maior para captar água em áreas em declive.
Em 2014, o Instituto Agropolos construirá 100 cisternas calçadão e 100 cisternas de enxurrada, beneficiando 200 famílias dos municípios de Catarina e Altaneira.
Para Francisco Marcelino, coordenador do Programa de Ações Estratégicas do Instituto Agropolos, o evento marca o início das ações para construção de cisternas que ampliam o acesso à água paraprodução de alimentos e criação de pequenos animais.
Antes da instalação do reservatório, as famílias irão passar por capacitação para obterem maior rendimento da água das cisternas para a produção de alimentos e a criação de pequenos animais. A identificação, mobilização e capacitação dos beneficiados, assim como a construção dos reservatórios e a assessoria técnica para os produtores ficarão sob a responsabilidade das entidades que foram habilitadas no edital do projeto lançado pela FBB em outubro do ano passado.
BM
Assessoria de Comunicação do Instituto Agropolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário