sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Cid Gomes sorteia ingressos para o show da Beyoncé em rede social

“Para incrementar a quantidade de pessoas que acompanham a página, sortearei dez ingressos do show da Beyoncé entre os curtidores.”
O autor do sorteio, anunciado nessa quinta-feira (29), é o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), em página pessoal recém-criada no Facebook.
Desde a última segunda-feira (26), Cid ganhou 14 mil seguidores e já motivou polêmica: publicou foto em que aparenta estar guiando um carro sem cinto de segurança e com um bebê no colo.
O governador retirou a foto diante da repercussão e publicou outra, da criança sentada no banco de trás em uma cadeirinha de criança e com cinto. Na legenda da imagem, escreveu: “Sem comentários”.
Cid escreveu que a página é “pessoal, não é do governo”, mas tem publicado informações sobre obras e ações de sua gestão.
O sorteio dos ingressos para o show da cantora Beyoncé, que ocorrerá em Fortaleza no dia 8 de setembro, provocou comentários irônicos dos usuários.
“Sorteia dez UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] aí, governador”, afirmou Italo Sena.
Outro usuário comentou: “Sorteia aí uns dez contingentes policiais que aqui em Jaguaruana [189 km de Fortaleza] o negócio tá brabo [sic]“.
O governador não disse quando será o sorteio e não deu detalhes sobre os ingressos, mas cerca de 1.200 usuários já estavam concorrendo até ontem.
Cid tem aumentado sua participação nas redes sociais. No mês passado, conversou ao vivo com usuários da internet pela plataforma Twitcam, fazendo piadas e rebatendo críticas.
A adesão dele ao Facebook foi uma sugestão feita por sua equipe de assessoria, que o alertou para a importância da rede social para o contato com os eleitores.
Procurada, a assessoria informou que não tinha conhecimento sobre o sorteio.
Fonte: Folha de S.Paulo

Município que trocar profissional será excluído do Mais Médicos, diz Ministério da Saúde

O Governo Federal reagiu à ameaça de prefeituras brasileiras de trocarem médicos com salários mais elevados pelos profissionais de saúde contratados dentro do Programa Mais Médicos. Entre as cidades brasileiras com essa ameaça, segundo o Jornal Folha de São Paulo, edição desta sexta-feira, estão Cascavel, Canindé e Barbalha.
Após a repercussão da reportagem, o Ministério da Saúde mandou um duro recado aos prefeitos: Os municípios que substituírem médicos pagos pelas prefeituras por profissionais pagos pelo Mais Médicos podem ser excluídos do programa.
“Os municípios que insistirem nessa questão [de substituição] nós vamos visitar e, se observada essa prática, os médicos serão remanejados e esses municípios serão excluídos do programa”, afirmou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.
As cidades estão no Amazonas (Coari, Lábrea e Anamã), Bahia (Sapeaçu, Jeremoabo, Nova Soure e Santa Bárbara), Ceará (Barbalha, Cascavel, Canindé) e Pernambuco (Camaragibe).
Segundo as prefeituras, essa substituição significa economia, já que a bolsa de R$ 10 mil do Mais Médicos é totalmente custeada pela União.
“A substituição pura e simples de um profissional pelo outro, até a título de redução de despesas, como está na matéria da Folha de S. Paulo é inadmissível”, disse Sales ao acompanhar a visita de médicos cubanos a uma unidade de saúde no Recife.
“Vamos ter uma atuação muito rigorosa. Está no edital, está no termo de compromisso que não é possível a substituição”, disse o representante do ministério.
Durante uma audiência na Câmara, no dia 14, o ministro Alexandre Padilha afirmou que as prefeituras seriam monitoradas para evitar as substituições.
“Esse programa é Mais Médicos, não troca de médico”, afirmou à época.
13241786 Hoje, em nota, o ministério disse que os municípios estão “proibidos” de trocar profissionais.
Abaixo, nota do Ministério da Saúde:
*
O Ministério da Saúde esclarece que os municípios que se inscreveram no Mais Médicos são proibidos, por força do termo de adesão e compromisso e da portaria interministerial, de demitir profissionais já contratados para substituí-los por participantes do programa. Os municípios que descumprirem esta regra serão excluídos do programa, com remanejamento dos médicos participantes para outras cidades, e serão submetidos a auditoria do Ministério da Saúde.
Para assegurar o cumprimento desta regra, o Ministério da Saúde estabeleceu um conjunto de filtros preventivos:
1) A prefeitura é obrigada a manter a quantidade de médicos na Atenção Básica que já tinha antes da adesão ao programa, sem ocupar estes postos com profissionais remunerados pelo Ministério da Saúde. Ou seja, os profissionais do Mais Médicos só podem ser incluídos para expandir a capacidade de atendimento naquela cidade, formando novas equipes de Atenção Básica ou preenchendo vagas naquelas em que faltava médico. O controle desta trava é feito online no sistema do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), impedindo que o médico participante do projeto seja direcionado a postos que estavam ocupados antes da adesão do município.
2) Todos os médicos que já estavam cadastrados na Atenção Básica de um determinado município foram impedidos de se inscrever no programa para atuar nesta mesma localidade, o que impede a migração de profissionais para a bolsa do Mais Médicos dentro de uma mesma cidade.
Enquanto participarem do Mais Médicos, os municípios só poderão desligar médicos da Atenção Básica em situações excepcionais justificadas à coordenação nacional do Programa Mais Médicos, como, por exemplo, descumprimento comprovado de carga horária e/ou outra falha ética ou profissional do médico.

Com informações da Folha.

Brasil ainda tem 25 milhões de fumantes

Dados do Ministério da Saúde mostram que 17% dos brasileiros são fumantes, o que equivale a 25 milhões de pessoas. Para tentar conscientizar as pessoas, são feitas, hoje, ações educativas em praticamente todo o país desde 1986, quando foi sancionada a lei que instituiu 29 de agosto como o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
O pneumologista da Divisão de Controle do Tabagismo, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ricardo Meirelles, alerta que o tabagismo é uma doença que pode ocasionar outras 50. Vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), além de menopausa, infertilidade e envelhecimento precoces são alguns dos problemas de saúde que podem ser ocasionados pelo fumo.
Meirelles explica que, logo depois de deixar o cigarro, o ex-fumante já sente melhora na qualidade de vida. “Ele sente uma melhora dentro de dois, três dias no fôlego, se não tiver uma doença respiratória, já dá pra subir uma escada melhor, fazer exercícios”, disse o especialista.

Sete parlamentares cearenses não votaram na sessão para cassar o deputado Natan Donadon; veja as justificativas


Dos 22 deputados federais do Ceará, apenas 15 votaram na sessão desta quarta-feira (28) que negou a cassação do mandato de Natan Donadon (ex-PMDB-RO), preso desde 28 de junho no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde cumpre pena por peculato e formação de quadrilha. Sete parlamentares não votaram. Três deles chegaram a marcar presença, mas não se manifestaram sobre a decisão da cassação. Todos justificaram a ausência.

Como a votação foi secreta, não é possível afirmar quem votou contra, a favor ou se absteve. Apenas 233 deputados votaram pela cassação, número insuficiente para a perda do mandato, que exige ao menos 257 votos. Outros 131 votaram pela manutenção do mandato e 41 se abstiveram. A quantidade de ausências (108 ao todo) contribuiu para livrar da cassação o deputado-presidiário, primeiro parlamentar preso desde a volta do país à democracia, em 1985.

Através do simples cruzamento de informações do site da Câmara Federal, entre as presenças registradas e os deputados que votaram, é possível afirmar quem não votou. Três parlamentares cearenses se registraram no painel, mas não votaram: Genecias Noronha (PMDB), José Linhares (PP) e Vicente Arruda (PR). Os que estiveram ausentes da sessão foram: Antonio Balmann (PSB), Artur Bruno (PT), Manoel Salviano (PMDB) e Mário Feitosa (PMDB).

Deputados justificam ausência na votação

Procurados pela reportagem, os parlamentares cearenses justificaram porque não votaram:

Genecias Noronha (PMDB): O deputado disse que marcou a presença quando o painel abriu, às 14h. Entretanto, a votação se iniciou apenas 21h. O deputado informou também que ficou no plenário até às 17h40, quando precisou sair para viajar à Belém (PA), onde tinha um compromisso. Genecias Noronha lamentou a ausência e enfatizou que a não cassação foi um erro. “Os 131 votos e as abstinências foram um absurdo. Eu era a favor da cassação. Eu teria sido mais um voto a favor da cassação”, disse.

José Linhares (PP): A assessoria informou que o deputado marcou presença no painel às 14h. Entretanto, precisou sair às 17h para resolver problema familiar.

Vicente Arruda (PR): Segundo a assessoria, o parlamentar se ausentou da Câmara antes da votação porque precisou viajar para o interior do Ceará.

Antonio Balmann (PSB): O deputado está doente há dois dias, com diagnóstico de dengue, segundo a assessoria.

Artur Bruno (PT): A assessoria informou que Artur Bruno não compareceu às sessões da Câmara dos Deputados na terça-feira (27) e quarta-feira (28) por estar doente, em Fortaleza. Em nota, o parlamentar afirma que tem feito campanha pelo fim do voto secreto e que teria votado a favor da cassação de Donadon. Para o deputado, “todas as votações da Casa deveriam ser abertas para que sociedade saiba como seus representantes estão se posicionando no Congresso”.

Manoel Salviano (PMDB): Segundo a assessoria, no dia da votação o deputado estava no Ceará em reunião com diretórios municipais do PSD.

Mário Feitosa (PMDB): O parlamentar é presidente da subcomissão do sistema financeiro e se ausentou devido a uma reunião com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), segundo a assessoria. Mário Feitosa disse que não sabia sobre a votação nesta quarta-feira (28), pois lideranças partidárias teriam informado que a sessão aconteceria na próxima semana.

DN Online

Tragédia em Assaré: namorado mata ex e em seguida pratica suicídio. Os dois eram de Cariús, no Ceará


Terminou de forma trágica o rapto da vendedora, Keilene Batista de Souza, 24 anos, pelo ex-namorado, José Antonio da Silva Júnior, 36 anos, representante comercial. Os corpos dos dois foram encontrados na tarde de hoje, dia 29, no sítio Pitombeira, zona rural de Assaré.
De acordo com informações do Destacamento da Polícia Militar de Assaré, Silva Júnior raptou a ex-namorada na manhã desta quarta-feira, no distrito de São Sebastião, zona rural de Cariús, na região Centro-Sul do Estado. Uma testemunha contou que ele colocou um revólver na cabeça da ex-namorada e a obrigou a entrar no carro, Pálio Cinza, placas, HXS 8999, inscrição de Iguatu.
O caso foi comunicado ao 10º Batalhão da Polícia Militar em Iguatu. Uma testemunha contou que Keilene Souza saia para o trabalho na companhia de duas colegas, quando foi abordada por Silva Júnior. “Ele obrigou que ela entrasse no carro e mandou as outras duas irem embora”, contou uma testemunha.
     
Por volta das 14 horas de hoje, dia 29, a Polícia localizou os corpos dos dois, em uma estrada carroçável que dá acesso ao distrito de Aratama, no município de Assaré. “Os corpos estavam um ao lado do outro, próximo ao veículo”, contou o soldado da PM, Gilvan Dutra.
Segundo a perícia, Keilene Souza apresentava marca de perfuração à bala, na cabeça, e Silva Júnior, uma perfuração a bala na testa. As evidências apontam para um homicídio seguido de suicídio, por motivação passional. Silva Júnior não aceitou o fim do relacionamento amoroso. Os corpos foram encaminhados no início da noite de hoje para o IML de Juazeiro do Norte. O crime obteve ampla repercussão na cidade de Cariús.

Partidos acionam STF para anular sessão que manteve Donadon

O PSDB e o PPS protocolaram na noite de ontem (29) um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação da sessão da Câmara nesta quarta que livrou o deputado preso Natan Donadon (sem partido-RO) da cassação do mandato. Faltaram 24 votos para a perda do mandato, e o deputado acabou afastado por decisão do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Na ação, os dois partidos alegam que a condenação de Donadon a 13 anos de prisão por formação de quadrilha e peculato já pressupõe a perda de mandato, sem a necessidade de votação de deputados. A posição já era definida pelo PSDB quando a cassação do deputado estava em discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara (CCJ).

Prefeituras vão demitir médicos para receber equipes do governo

Para aliviar as contas dos municípios, médicos contratados por diferentes prefeituras no país serão trocados por profissionais do Mais Médicos, programa do governo Dilma Rousseff (PT) para levar estrangeiros e brasileiros para atendimento de saúde no interior e nas periferias.
Na prática, a medida anunciada por prefeitos e secretários de saúde pode ameaçar a principal bandeira do plano: a redução da carência de médicos nesses lugares.
A reportagem identificou 11 cidades, de quatro Estados, que pretendem fazer demissões para receber as equipes do governo federal. Segundo as prefeituras, essa substituição significa economia, já que a bolsa de R$ 10 mil do Mais Médicos é totalmente custeada pela União.
As cidades que já falam em trocar suas equipes estão no Amazonas (Coari, Lábrea e Anamã), Bahia (Sapeaçu, Jeremoabo, Nova Soure e Santa Bárbara), Ceará (Barbalha, Cascavel, Canindé) e Pernambuco (Camaragibe).
Hoje, as prefeituras recebem da União cerca de R$ 10 mil por equipe no programa Saúde da Família. Complementos de salários e encargos, porém, são pagos com recursos de cada cidade.

Termina nesta 6ª feira a campanha para atualizar caderneta de vacinação

A campanha nacional para atualização da caderneta de vacinação infantil termina hoje (30). Os pais devem levar as crianças menores de cinco anos aos postos de saúde com a caderneta para a que elas sejam avaliadas e o esquema de imunização atualizado. O público nessa faixa etária é estimado em 14,4 milhões de crianças. 
Na campanha, são oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). As vacinas oferecidas são as mesmas da rotina.
Desde o último sábado (24), está disponível o aplicativo Vacinação em Dia para tablets e smartphones. A ferramenta é uma forma de acompanhar o calendário de vacina de crianças e adultos. No aplicativo, ficam disponíveis todas as vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o usuário poderá cadastrar até dez carteiras de vacinação.
As crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos que moram nas regiões Norte e Nordeste e em municípios prioritários do Plano Brasil sem Miséria poderão também receber suplementação de vitamina A. O complemento contribui para reduzir o risco de morte por diarreia e ajuda no desenvolvimento da criança.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Blog divulga em primeira mão números de habitantes dos municípios cearenses. Catarina agora tem 19.676 e Iguatu 100.053

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou ontem (28) no Diário Oficial da União as estimativas de populações de todos os municípios brasileiros tendo como data de referência 1º de julho de 2013.
Na nova estimativa o município de Acopiara, localizado na região Centro Sul do Estado Ceará possui 52.661 habitantes.

Veja os outros municípios cearenses. Em destaque os municípios que fazer fronteira com Acopiara na região Centro Sul:

ORDEM - MUNICÍPIOS - POPULAÇÃO

0001 Abaiara 11.089
0002 Acarape 16 .011
0003 Acaraú 60.137
0004 Acopiara 52.661
0005 Aiuaba 16.784
0006 Alcântaras 11.171
0007 Altaneira 7.196
0008 Alto Santo 16.767
0009 Amontada 41.227
0010 Antonina do Norte 7.172
0011 Apuiarés 14.397
0012 Aquiraz 76.186
0013 Aracati 71.749
0014 Aracoiaba 25.988
0015 Ararendá 10.723
0016 Araripe 21.170
0017 Aratuba 11 .482
0018 Arneiroz 7.766
0019 Assaré 22.988
0020 Aurora 24.716
0021 Baixio 6.165
0022 Banabuiú 17.775
0023 Barbalha 57.818
0024 Barreira 20.371
0025 Barro 22.104
0026 Barroquinha 14.771
0027 Baturité 34.512
0028 Beberibe 51.442
0029 Bela Cruz 31.804
0030 Boa Viagem 53.608
0031 Brejo Santo 47.218
0032 Camocim 61.918
0033 Campos Sales 27.030
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou ontem (28) no Diário Oficial da União as estimativas de populações de todos os municípios brasileiros tendo como data de referência 1º de julho de 2013.
Na nova estimativa o município de Acopiara, localizado na região Centro Sul do Estado Ceará possui 52.661 habitantes.

Veja os outros municípios cearenses. Em destaque os municípios que fazer fronteira com Acopiara na região Centro Sul:

ORDEM - MUNICÍPIOS - POPULAÇÃO

0001 Abaiara 11.089
0002 Acarape 16 .011
0003 Acaraú 60.137
0004 Acopiara 52.661
0005 Aiuaba 16.784
0006 Alcântaras 11.171
0007 Altaneira 7.196
0008 Alto Santo 16.767
0009 Amontada 41.227
0010 Antonina do Norte 7.172
0011 Apuiarés 14.397
0012 Aquiraz 76.186
0013 Aracati 71.749
0014 Aracoiaba 25.988
0015 Ararendá 10.723
0016 Araripe 21.170
0017 Aratuba 11 .482
0018 Arneiroz 7.766
0019 Assaré 22.988
0020 Aurora 24.716
0021 Baixio 6.165
0022 Banabuiú 17.775
0023 Barbalha 57.818
0024 Barreira 20.371
0025 Barro 22.104
0026 Barroquinha 14.771
0027 Baturité 34.512
0028 Beberibe 51.442
0029 Bela Cruz 31.804
0030 Boa Viagem 53.608
0031 Brejo Santo 47.218
0032 Camocim 61.918
0033 Campos Sales 27.030
0034 Canindé 76.439
0035 Capistrano 17.470
0036 Caridade 21.236
0037 Cariré 18.629
0038 Caririaçu 26.821
0039 Cariús 18.815
0040 Carnaubal 17.282
0041 Cascavel 68.926
0042 Catarina 19.676
0043 Catunda 10.218
0044 Caucaia 344.936
0045 Cedro 24.958
0046 Chaval 12.865
0047 Choró 13.195
0048 Chorozinho 19.187
0049 Coreaú 22.653
0050 Crateús 74.103
0051 Crato 126.591
0052 Croatá 17.569
0053 Cruz 23.344
0054 Deputado Irapuan Pinheiro 9.360
0055 Ererê 7.041
0056 Eusébio 49.455
0057 Farias Brito 19.015
0058 Forquilha 22.998
0059 Fortaleza 2.551.805
0060 Fortim 15.603
0061 Frecheirinha 13.402
0062 General Sampaio 6.591
0063 Graça 15.281
0064 Granja 53.435
0065 Granjeiro 4.569
0066 Groaíras 10.668
0067 Guaiúba 25.310
0068 Guaraciaba do Norte 38.832
0069 Guaramiranga 3.909
0070 Hidrolândia 19.882
0071 Horizonte 60.584
0072 Ibaretama 13.155
0073 Ibiapina 24.458
0074 Ibicuitinga 11 . 8 9 0
0075 Icapuí 19.129
0076 Icó 66.885
0077 Iguatu 100.053
0078 Independência 25.946
0079 Ipaporanga 11 . 5 0 0
0080 Ipaumirim 12.256
0081 Ipu 41.190
0082 Ipueiras 38.159
0083 Iracema 1 4 . 0 11
0084 Irauçuba 23.202
0085 Itaiçaba 7.567
0086 Itaitinga 37.705
0087 Itapagé 5 0 . 2 11
0088 Itapipoca 122.220
0089 Itapiúna 19.409
0090 Itarema 39.494
0091 Itatira 19.861
0092 Jaguaretama 18.040
0093 Jaguaribara 10.892
0094 Jaguaribe 34.683
0095 Jaguaruana 33.174
0096 Jardim 27.067
0097 Jati 7.764
0098 Jijoca de Jericoacoara 18.292
0099 Juazeiro do Norte 261.289
0100 Jucás 24.351
0101 Lavras da Mangabeira 31.435
0102 Limoeiro do Norte 57.372
0103 Madalena 19.017
0104 Maracanaú 217.922
0105 Maranguape 120.405
0106 Marco 25.944
0107 Martinópole 10.693
0108 Massapê 36.854
0109 Mauriti 45.640
0110 Meruoca 14.377
0111 Milagres 28.487
0112 Milhã 13.207
0113 Miraíma 13.259
0114 Missão Velha 35.056
0115 Mombaça 43.493
0116 Monsenhor Tabosa 16.984
0117 Morada Nova 62.287
0118 Moraújo 8.393
0119 Morrinhos 21.561
0120 Mucambo 14.335
0121 Mulungu 12.196
0122 Nova Olinda 14.908
0123 Nova Russas 31.692
0124 Novo Oriente 28.075
0125 Ocara 24.829
0126 Orós 21.503
0127 Pacajus 66.510
0128 Pacatuba 77.723
0129 Pacoti 11 . 8 5 7
0130 Pacujá 6.131
0131 Palhano 9.126
0132 Palmácia 12.624
0133 Paracuru 32.919
0134 Paraipaba 31.413
0135 Parambu 31.462
0136 Paramoti 11 . 5 1 7
0137 Pedra Branca 42.643
0138 Penaforte 8.666
0139 Pentecoste 36.442
0140 Pereiro 16.063
0141 Pindoretama 19.733
0142 Piquet Carneiro 16.169
0143 Pires Ferreira 10.556
0144 Poranga 12.203
0145 Porteiras 15.108
0146 Potengi 10.651
0147 Potiretama 6.278
0148 Quiterianópolis 20.505
0149 Quixadá 83.990
0150 Quixelô 15.046
0151 Quixeramobim 75.565
0152 Quixeré 21.241
0153 Redenção 27.088
0154 Reriutaba 19.281
0155 Russas 73.436
0156 Saboeiro 15.835
0157 Salitre 15.976
0158 Santa Quitéria 43.358
0159 Santana do Acaraú 31.133
0160 Santana do Cariri 17.445
0161 São Benedito 45.653
0162 São Gonçalo do Amarante 46.247
0163 São João do Jaguaribe 7.829
0164 São Luís do Curu 12.663
0165 Senador Pompeu 26.656
0166 Senador Sá 7.210
0167 Sobral 197.663
0168 Solonópole 18.025
0169 Tabuleiro do Norte 30.018
0170 Tamboril 25.675
0171 Tarrafas 8.949
0172 Tauá 57.246
0173 Tejuçuoca 18.083
0174 Tianguá 7 2 . 11 0
0175 Trairi 53.561
0176 Tururu 15.224
0177 Ubajara 33.205
0178 Umari 7.660
0179 Umirim 19.349
0180 Uruburetama 20.768
0181 Uruoca 13.348
0182 Varjota 18.024
0183 Várzea Alegre 39.651
0184 Viçosa do Ceará 57.719

Os demais municípios brasileiros aqui... 0034 Canindé 76.439
0035 Capistrano 17.470
0036 Caridade 21.236
0037 Cariré 18.629
0038 Caririaçu 26.821
0039 Cariús 18.815
0040 Carnaubal 17.282
0041 Cascavel 68.926
0042 Catarina 19.676
0043 Catunda 10.218
0044 Caucaia 344.936
0045 Cedro 24.958
0046 Chaval 12.865
0047 Choró 13.195
0048 Chorozinho 19.187
0049 Coreaú 22.653
0050 Crateús 74.103
0051 Crato 126.591
0052 Croatá 17.569
0053 Cruz 23.344
0054 Deputado Irapuan Pinheiro 9.360
0055 Ererê 7.041
0056 Eusébio 49.455
0057 Farias Brito 19.015
0058 Forquilha 22.998
0059 Fortaleza 2.551.805
0060 Fortim 15.603
0061 Frecheirinha 13.402
0062 General Sampaio 6.591
0063 Graça 15.281
0064 Granja 53.435
0065 Granjeiro 4.569
0066 Groaíras 10.668
0067 Guaiúba 25.310
0068 Guaraciaba do Norte 38.832
0069 Guaramiranga 3.909
0070 Hidrolândia 19.882
0071 Horizonte 60.584
0072 Ibaretama 13.155
0073 Ibiapina 24.458
0074 Ibicuitinga 11 . 8 9 0
0075 Icapuí 19.129
0076 Icó 66.885
0077 Iguatu 100.053
0078 Independência 25.946
0079 Ipaporanga 11 . 5 0 0
0080 Ipaumirim 12.256
0081 Ipu 41.190
0082 Ipueiras 38.159
0083 Iracema 1 4 . 0 11
0084 Irauçuba 23.202
0085 Itaiçaba 7.567
0086 Itaitinga 37.705
0087 Itapagé 5 0 . 2 11
0088 Itapipoca 122.220
0089 Itapiúna 19.409
0090 Itarema 39.494
0091 Itatira 19.861
0092 Jaguaretama 18.040
0093 Jaguaribara 10.892
0094 Jaguaribe 34.683
0095 Jaguaruana 33.174
0096 Jardim 27.067
0097 Jati 7.764
0098 Jijoca de Jericoacoara 18.292
0099 Juazeiro do Norte 261.289
0100 Jucás 24.351
0101 Lavras da Mangabeira 31.435
0102 Limoeiro do Norte 57.372
0103 Madalena 19.017
0104 Maracanaú 217.922
0105 Maranguape 120.405
0106 Marco 25.944
0107 Martinópole 10.693
0108 Massapê 36.854
0109 Mauriti 45.640
0110 Meruoca 14.377
0111 Milagres 28.487
0112 Milhã 13.207
0113 Miraíma 13.259
0114 Missão Velha 35.056
0115 Mombaça 43.493
0116 Monsenhor Tabosa 16.984
0117 Morada Nova 62.287
0118 Moraújo 8.393
0119 Morrinhos 21.561
0120 Mucambo 14.335
0121 Mulungu 12.196
0122 Nova Olinda 14.908
0123 Nova Russas 31.692
0124 Novo Oriente 28.075
0125 Ocara 24.829
0126 Orós 21.503
0127 Pacajus 66.510
0128 Pacatuba 77.723
0129 Pacoti 11 . 8 5 7
0130 Pacujá 6.131
0131 Palhano 9.126
0132 Palmácia 12.624
0133 Paracuru 32.919
0134 Paraipaba 31.413
0135 Parambu 31.462
0136 Paramoti 11 . 5 1 7
0137 Pedra Branca 42.643
0138 Penaforte 8.666
0139 Pentecoste 36.442
0140 Pereiro 16.063
0141 Pindoretama 19.733
0142 Piquet Carneiro 16.169
0143 Pires Ferreira 10.556
0144 Poranga 12.203
0145 Porteiras 15.108
0146 Potengi 10.651
0147 Potiretama 6.278
0148 Quiterianópolis 20.505
0149 Quixadá 83.990
0150 Quixelô 15.046
0151 Quixeramobim 75.565
0152 Quixeré 21.241
0153 Redenção 27.088
0154 Reriutaba 19.281
0155 Russas 73.436
0156 Saboeiro 15.835
0157 Salitre 15.976
0158 Santa Quitéria 43.358
0159 Santana do Acaraú 31.133
0160 Santana do Cariri 17.445
0161 São Benedito 45.653
0162 São Gonçalo do Amarante 46.247
0163 São João do Jaguaribe 7.829
0164 São Luís do Curu 12.663
0165 Senador Pompeu 26.656
0166 Senador Sá 7.210
0167 Sobral 197.663
0168 Solonópole 18.025
0169 Tabuleiro do Norte 30.018
0170 Tamboril 25.675
0171 Tarrafas 8.949
0172 Tauá 57.246
0173 Tejuçuoca 18.083
0174 Tianguá 7 2 . 11 0
0175 Trairi 53.561
0176 Tururu 15.224
0177 Ubajara 33.205
0178 Umari 7.660
0179 Umirim 19.349
0180 Uruburetama 20.768
0181 Uruoca 13.348
0182 Varjota 18.024
0183 Várzea Alegre 39.651
0184 Viçosa do Ceará 57.719

Os demais municípios brasileiros aqui...

Novo levantamento estima população do Ceará em 8,78 milhões de habitantes

A população estimada do Ceará é 8.778.575 habitantes, segundo dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a junho deste ano. De acordo com o levantamento, há 172.570 habitantes a mais do que o registrado em julho de 2012. Os dados foram publicados nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial da União. Assim como no ano passado, o Estado ainda é o terceiro do Nordeste mais populoso, ficando atrás de Bahia e Pernambuco, e o oitavo do País.

Em 2012, a população era de 8.606.005, segundo os dados do IBGE FOTO: DIVULGAÇÃO
Ao todo, os dados IBGE mostram que a marca de 200 milhões foi ultrapassada no País. A população estimada é 201.032.714 habitantes. São Paulo é o estado mais populoso com 43,6 milhões de habitantes, seguido por Minas Gerais com 20,5 milhões de residentes e Rio de Janeiro com 16,3 milhões de pessoas que declaram moradoras da região.
A Bahia registra 15 milhões de habitantes, o Rio Grande do Sul 11,1 milhões e o Paraná, 10,9 milhões de residentes. Em seguida aparecem Pernambuco com 9,21 milhões de habitantes, Pará com 7,97 milhões, Maranhão com 6,79 milhões, Santa Catarina com 6,63 milhões e Goiás com 6,43 milhões.
Com menos de 5 milhões de habitantes, estão Paraíba (3,91 milhões), Espírito Santo (3,84 milhões), Amazonas (3,81 milhões), Rio Grande do Norte (3,37 milhões), Alagoas (3,3 milhões), Piauí (3,18 milhões), Mato Grosso (3,18 milhões), Distrito Federal (2,79 milhões), Mato Grosso do Sul (2,59 milhões), Sergipe (2,19 milhões), Rondônia (1,73 milhão) e Tocantins (1,48 milhão).
A Região Norte, tem três estados com menos de 1 milhão de habitantes. Roraima é o menos populoso, com 488 mil habitantes. O Acre tem 776,5 mil habitantes e o Amapá, 735 mil.

Governo propõe salário mínimo de R$ 722,90




O novo valor do salário mínimo deverá ser R$ 722,90. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Ela esteve no Congresso para entregar ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), a peça orçamentária de 2014. O texto deve ser votado pela Câmara e pelo Senado até o fim do ano. O reajuste passa a valer em 1º de janeiro de 2014.

Salário deverá ter novo valor em 2014. FOTO: TUNO VIEIRA
“O novo valor incorpora a regra de valorização do salário mínimo que tem sido uma política importante de alavancagem da renda das famílias no Brasil, que tem nos levado a patamares de qualidade de vida muito superiores”, disse Belchior.

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DOS INHAMUNS SERÃO BENEFICIADOS COM ADUTORAS PARA ZONA RURAL.

ARNEIROZ ESTÁ DE FORA DA RELAÇÃO
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI), libera em solenidade no Palácio da Abolição, na segunda-feira (26), às 9h30min,  151 Projetos de Abastecimento de Água do Programa Água para Todos. Cada representante da comunidade beneficiada com o Sistema, que tem de 15 a 150 famílias, receberá um certificado de que a comunidade será assistida. As comunidades beneficiadas com os sistemas foram escolhidas através do comitê municipal, que é formado por representantes dos órgãos do Município, sindicato, Federação, Estado e Igreja. Os integrantes do comitê são formados 70% pela sociedade civil e 30% pelo poder público.
Os 58  municípios que serão  favorecidos com os projetos são: Acopiara (1), Amontada (5), Apuiarés (3), Ararendá (7), Aratuba (1), Assaré (1), Baixio (2), Banabuiú (2), Barbalha (2), Bela Cruz (1), Campos Sales (2), Canindé (3), Capistrano (1), Caridade (3), Caririaçu (4), Cariús (2), Cascavel (1), Catarina (4), Cedro (1), Choró (1), Crateús (3), Crato (3), Cruz (5), Frecheirinha (3), Guaraciaba (2), Iguatu (6), Independência (1), Itapajé (3), Itapiúna (2),  Juazeiro (1), Lavras da Mangabeira (4), Martinópole (1), Massapê (6), Mauriti (1), Missão Velha (1), Mombaça (3), Mucambo (1), Mulungu (1), Novas Russas (2), Ocara (5), Pacatuba (2), Paramoti (3), Pedra Branca (1), Pentecoste (1), Quixelô (1), Quixeré (1), Redenção (1), Reriutaba (5), Russas (8), Saboeiro (5) Santa Quitéria (1), Santana do Acaraú (2), São Luís do Curu (6), Senador Pompeu (3), Sobral (1), Tabuleiro do Norte (3), Tauá (1) e Viçosa do Ceará (5).
O Governo do Estado e o Ministério irão investir no projeto R$ 29.135.847.,84 ( vinte e nove milhões, cento e trinta e cinco mil, oitocentos e quarenta e sete reais e oitenta e quatro centavos), beneficiando 6.391 ( seis mil, trezentos e noventa e uma) famílias, que terão água de qualidade nas suas residências e não dependerão mais de outras fontes de abastecimento.“ As famílias beneficiadas não precisarão mais carregar latas de água na cabeça, abastecer suas residências com água de carros pipa, além de diminuir os riscos de contaminação por doenças que tenham como veículo a água”, afirma o coordenador de Programas e Projetos Especiais da SDA, Wanderley Guimarães.
O “Água para Todos” é um projeto que faz parte do programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal, que em convênio com o Ministério da Integração e a SDA implantarão 1.350 sistemas de Abastecimento de Água no Estado do Ceará.
Serviço
Data: 26 de agosto de 2013
Horário: 9h30min
Local: Auditório do Palácio da Abolição- Avenida Silva Paulet, n° 400- Meireles , Fortaleza/CE
Site: Governo do Estado

Projeto que cria cargos efetivos junto ao executivo de Arneiroz é aprovado por unanimidade pelos vereadores em sessão ordinária.



A Câmara Municipal de Arneiroz apreciou e aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, 27, em reunião ordinária, realizada às 17 horas,  o Projeto de Lei enviado pelo Poder Executivo, através do prefeito Monteiro Filho, sobre a  criação de cargos de natureza efetiva para provimento junto ao respectivo órgão.
Os novos cargos públicos serão acrescidos ao quadro de pessoal do poder executivo municipal de Arneiroz, mediante aprovação em concurso público de provas e/ou títulos, sendo lotados de acordo com as necessidades administrativas em qualquer parte do território municipal.
A sessão contou com a participação da população e também das secretárias, de Ação Social, Ilda Monteiro e Educação, Inês Feitosa. Todos os vereadores estiveram  presentes, Robécio Monteiro (presidente), Airton Novinho, Paz Loureiro, Fabrício Nunes, Feitosa Pinheiro, Morais Sobrinho, Eraldo de Lima, Iracildo Vieira  e Hozanéria Petrola.
O concurso público de Arneiroz será para as áreas de saúde e educação. O edital ainda não foi publicado.

CONFIRA A RELAÇÃO DOS CARGOS, VAGAS OFERECIDAS, VENCIMENTOS E CARGA HORÁRIA:

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Duas mortes em acidentes nas estradas da REGIÃO

  • Clique para AmpliarFoto: Wilrismar Holanda/ Reprodução
  • Dois acidentes aconteceram na noite desta terça-feira, 27, nos Municípios de Arneiroz e Parambu, deixando dois mortos e dois feridos.
    Por volta das 20:40h, Um animal na pista provocou o primeiro acidente. Foi na CE 176, à cerca de 4km da cidade de Arneiroz, quando o motociclista Francisco das Chagas Lucas, 41 anos, conhecido por Chico da Oficina, residente na Rua José de Alencar, não conseguiu desviar um cavalo que estava no leito da rodovia e houve a colisão.
    O condutor da moto, uma Honda NX 200, cor vermelha, placa HWP 6013-Tauá, foi transferido em estado grave para Fortaleza. Já o garupeiro, Bento Galdino Pereira, 82, residente no Assentamento Mucuim II, teve morte no local.
    Já por volta das 21h, outro acidente de moto deixou duas vítimas. Sr. Luis Pereira da Silva, 38 anos, agricultor, natural de Parambu/Ce, casado, pai de 3 filhos, filho de Francisco Noronha da Silva Oliveira e de Rita Pereira da Silva, Residente na Rua São Pedro na Vila de Mont Sion, teve morte imediata ao sofrer uma queda.
    Na garupa da moto trafegava Marcio Ferreira Costa, 25 anos, solteiro, filho de Francisco Ferreira Sobrinho e Francisca Leuza Costa Ferreira, também morador da Vila de Mont Sion, que está internado no hospital de Parambu após sofrer escoriações.
    As vítimas trafegavam em uma moto Titan 150, ano 2005, cor vermelha, Placa KFR 3696 de Recife/PE e faziam o trajeto sede à vila de Mont Sion, quando perderam o controle da motocicleta e caíram na estrada que está sendo asfaltada.

Sindicato dos Médicos afirma que protesto não foi contra estrangeiros e, sim, contra governo

O Sindicato dos Médicos do Ceará se defendeu, nesta terça-feira (27), das acusações de demonstração de intolerância e xenofobia durante manifestação realizada, ontem, na Escola de Saúde Pública. No ato, médicos contrários ao programa “Mais Médicos” do governo federal chamaram os profissionais estrangeiros, principalmente, cubanos, que vieram ao Ceará para trabalhar no interior, de “incompententes” e “escravos”
Segundo José Maria Pontes, presidente do sindicato, a vaia e o protesto não foram para os profissionais e, sim, para os gestores públicos que representam o programa. Ele explicou que os médicos cubanos são bem-vindos, mas a categoria cearense não aceita que eles não se submetam ao exame “revalida”. O presidente confirmou, ainda, que o sindicato considera o trabalho que eles vão desenvolver aqui “escravo” porque os cubanos não teriam direitos trabalhistas, não receberiam o valor devido e estariam sujeitos a um regime que proíbe a vinda da família, o casamento com brasileiros e a saída do local de trabalho. Ele negou que tivesse ocorrido atos de hostilidade contra os estrangeiros.
Hoje, inclusive, o sindicato deu entrada no Ministério Público do Trabalho em ação contra exploração dos médicos cubanos no Brasil. As declarações do sindicatos dos médicos do Ceará foram feitas em resposta ao Conselho Estadual de Saúde que, hoje, pediu a retratação do órgão e divulgou nota de repúdio durante treinamento dos médicos estrangeiros.

Presidenta assina decreto do Vale-Cultura

A presidenta da República, Dilma Rousseff, assinou o decreto do Vale-Cultura, publicado na edição desta terça-feira (27) no Diário Oficial da União. Com a publicação, fica estabelecido que o Ministério da Cultura (MinC) fará a gestão do benefício em articulação com outros órgãos federais. O Vale-Cultura é o maior Programa de incentivo ao consumo da Cultura já realizado no Brasil.
“Agora falta pouco para o Vale-Cultura chegar à mão dos trabalhadores. Com o decreto assinado, o Vale se torna uma realidade. Vamos fazer uma força-tarefa para finalizar os procedimentos internos e disponibilizar este alimento para a alma, que é o acesso à Cultura, até o fim do ano”, comemorou a ministra da Cultura, Marta Suplicy.
O próximo passo é publicar a instrução normativa que vai regular todo o funcionamento do Vale Cultura. A previsão é de que a IN seja publicada até o dia 6 de setembro. Enquanto isso, o grupo de trabalho do MinC fará uma reunião com empresas que tem interesse em operar o vale. Quando credenciadas, serão elas que vão distribuir os cartões.
O MinC também está desenvolvendo o sistema que vai credenciar as empresas beneficiárias, ou seja, aquelas que poderão oferecer o benefício aos seus funcionários.
Ainda no segundo semestre, o Vale-Cultura deve estar disponível aos trabalhadores brasileiros. Com o benefício, os trabalhadores poderão receber R$ 50 mensais para assistir a peças teatrais, ir ao cinema, comprar livros, CDs, DVDs, entre outros. E o melhor é que os créditos serão cumulativos, com isso o trabalhador poderá poupar e comprar produtos culturais acima deste valor, como por exemplo, um instrumento musical.
O benefício será dado prioritariamente a empregados que ganham até cinco salários mínimos. A estimativa é que cerca de 42 milhões de brasileiros poderão ser beneficiados. Com isso, o potencial de recursos a serem injetados na cadeia produtiva cultural pode chegar a R$ 25 bilhões.

CRISE NO CEARÁ: Açudes estão com apenas 39% da capacidade total

Faltando ainda seis meses para uma possível estação das chuvas, os reservatórios continuam secando
 Dois açudes com volume hídrico acima dos 90%, e outros 81 com volume inferior a 30%, estando 29 deles em situação considerada crítica, com carga inferior a 10%. Este é o diagnóstico atual dos 145 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado (Cogerh) no Ceará. Dos 18 bilhões disponíveis para captação de água, o conjunto de bacias hidrográficas do Estado conta apenas com 7,4 bilhões de metros cúbicos. Esses números representam 39,7% da capacidade total.

Perfuração de poços na zona rural dos municípios é alterantiva à crise FOTO: WALESKA SANTIAGO

A escassez de água já causa sofrimento a muitas comunidades, especialmente na zona rural dos municípios. Uma alternativa lançada pelo Estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Agrário (SDA) e dos Recursos Hídricos (SRH) está sendo a escavação de poços artesianos por todo o Estado. De acordo com o diretor do Departamento de Águas Subterrâneas da Sohidra, ligada à SRH, Borges Neto, já foram perfurados 202 poços no Interior do Estado. "A meta da Sohidra é perfurar 300 poços por ano", disse ele.

Na avaliação do diretor de Operações da Cogerh, o engenheiro civil Ricardo Adeodato, a atual situação no Ceará é estável. Os números vêm se mantendo nos 32 municípios com necessidade de complementos para garantir abastecimento.

Outros 11 deverão entrar na lista até setembro. Mas além dos poços artesianos e das decisões de planejamento estratégico, como a da liberação de água do açude Flor do Campo, em Novo Oriente, para o açude Carnaubal, em Crateús, percorrendo o leito do Rio Poty, adutoras de engate estão surgindo como alternativas à escassez.

"Na mais pessimista das hipóteses, nenhum cearense ficará com sede. Essa é a meta do Governo do Estado", explicou.

Conforme o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado, Nelson Martins, o próprio governador Cid Gomes, está monitorando continuamente a situação do abastecimento de água no Interior.

As áreas mais críticas são o Inhamuns, principalmente em Crateús, onde está concentrada a maior população da região, com mais de 72 mil habitantes, conforme o censo do IBGE de 2010. Também em crise a cidade de Aracatiaçu, no Vale do Curu, a leste de Sobral, e o Sertão Central. A alternativa está sendo a aceleração dos planos emergenciais, justificou, se referindo aos poços.

Na última quinta-feira, a SDA realizou licitação para a construção de 395 poços profundos. As regiões serão atendidas a partir da demanda estipuladas a partir das solicitações dos Comitês Municipais da Seca.

Além dos Poços, o Governo do Estado está realizando 255 projetos de abastecimento simplificado, atendendo 100 municípios. Através do São José III, estão sendo desenvolvidos 81 projetos de abastecimento e outros 131 já foram licitados. Juntamente com eles estão sendo implantados até módulos sanitários, com banheiros e fossas. Mais de 26 mil famílias estarão sendo beneficiadas. Essas ações são para minimizar os efeitos da pior seca das últimas três décadas no Ceará e Nordeste.

As comunidades da zona rural dos municípios do Interior são as mais afetadas com a falta de chuvas. Além da dificuldade de água para consumo humano, o recurso para a agricultura é praticamente inexistente.

Agricultores do Vale do Jaguaribe acreditam que, enquanto não chover, somente a perfuração de poços profundos amenizariam o problema.

A água que chega na cisterna do agricultor Lucimar de Souza, morador da localidade de Canto Grande da Baixa, distante a 15 quilômetros da sede de Limoeiro do Norte, vem da Estação de Tratamento de Água (ETA), gerenciada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

O carro-pipa chega duas vezes por semana para depositar 16 mil litros de água em cada entrega, para atender a demanda de 16 famílias da localidade.

Porém, ontem, Lucimar não pôde contar com mais um abastecimento, porque o único carro-pipa que atende as 34 comunidades do município, quebrou pela manhã. Ontem mesmo o veículo só conseguiu chegar a duas, das quatro comunidades que deveriam ser abastecidas no dia.

"Quem planta de roçado sofre muito com a seca, mal tem água pra beber, imagina pra plantar. Se quiser trabalhar, tem que buscar serviço fora", lamenta.

Castanhão
O recurso hídrico que abastece as cidades do Baixo Jaguaribe é captado no leito do Rio Jaguaribe. Em épocas de seca, o seu leito recebe um reforço maior do açude Castanhão, o maior reservatório do Estado, localizado no município de Alto Santo, também na mesma região.

O reservatório está atualmente com menos da metade de sua capacidade total, ou seja 48,56%. Mas, segundo garantiu o coordenador geral do complexo do Castanhão, José Ulisses de Souza, o açude tem condições de atender à atual demanda por mais dois anos de seca, caso não haja recarga satisfatória. "A água está sendo usada de forma disciplinada", disse ele.

Mais informaçõesCogerh, Rua Adualdo Batista, 1550 Telefone: (85) 3218.7020
Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), (85) 3101.8002
Av. Bezerra de Menezes, Fortaleza


ALEX PIMENTEL/ ELLEN FREITAS
COLABORADORES


Licitação da barragem Fronteiras

Crateús
 O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) realizará licitação para contratação de empresa para executar as obras e serviços de implantação da barragem Fronteiras, neste município. O órgão publicou no Diário Oficial da União, do último dia 21, o Aviso do Edital de Licitação, em Regime Diferenciado de Contratação (RDC) presencial de nº 001/2013, que tem como objeto a contratação da empresa.

Na estação de chuvas passadas, técnicos visitaram o local onde será feito o barramento do rio Poty, para identificar como o acúmulo de água se verificava na área. A capacidade total do reservatório será de 488 milhões de m³ FOTO: SILVANIA CLAUDINO

O edital está disponível e pode ser adquirido na Divisão de Licitação do órgão ou pelo site. A licitação, que será a primeira na modalidade RDC, no âmbito do Dnocs, está marcada para o dia 17 de setembro de 2013, às 15h, no auditório da Administração Central do Departamento.

A barragem Fronteiras vai represar o Rio Poty. Sua capacidade de armazenagem é de 488 milhões de metros cúbicos, com o potencial de irrigar seis mil hectares, e beneficiará cerca de 100 mil pessoas, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida dos habitantes, além de alavancar a economia da região.

O reservatório terá capacidade de acumulação de 488 milhões de metros cúbicos de água proporcionando o abastecimento de cerca de 40% da população urbana de Crateús e 20% da população rural. O volume é o sexto maior do Ceará.

Segundo o diretor administrativo, Ivan Monte Claudino, essa barragem será a sexta maior, no estado do Ceará.

"A implantação desse empreendimento vem atender os anseios dos habitantes do Sertão de Crateús, no que se refere à solução dos problemas ocasionados pela falta d´água", completou Ivan Claudino.

Segundo o Dnocs, o orçamento inicial, para construção dessa obra, era de R$ 171,3 milhões, em valores de maio de 2012, hoje, esse montante, ultrapassa a ordem de R$ 200 milhões.

O rio Poti nasce no Ceará e deságua no Piauí como principal afluente do rio Paraíba, depois de cortar Teresina. Uma das contribuições do Fronteiras será a perenização do Poty, com a contenção de enchentes e regularização do curso d´água. Isto será reforçado pela barragem Castelo, no Piauí, também do Dnocs, mas ainda em projeto.

Desde 2010, a população aguarda a realização do processo licitatório da obra, que trará impacto hídrico de grandes proporções ao município e região.

"Consideramos a Barragem Fronteiras como a redenção da região, que com a obra vislumbrará um crescimento e desenvolvimento nunca vistos na região da Ibiapaba e de Crateús como um todo", diz o secretário da Defesa Civil de Crateús, Teobaldo Gonçalves.

Ele participou dos primeiros levantamentos feitos para a obra, em 1993. Segundo Gonçalves, com a construção será possível o controle de enchentes, a garantia do abastecimento de água em caso de seca prolongada da sede de Crateús. Entende ainda que a obra precisa ser realizada com urgência, dada a necessidade da região, que enfrenta sucessivas estiagens.

Prevista inicialmente para março de 2011, a construção da barragem atrasou em função de ajustes na pré-qualificação das empresas no processo licitatório e problemas nas desapropriações, segundo informou o Dnocs na época.

Desapropriações
O órgão publicou em setembro do ano passado o edital nº 002/2012, que trata de desapropriação, benfeitorias e coberturas vegetais, inseridas em área rural, abrangidas pela construção do açude Fronteiras.

Estão cadastradas 29 propriedades, em um total de 2.202 hectares, com 43 famílias impactadas. São terras declaradas de utilidade pública, e estão sendo desapropriadas segundo os critérios do Decreto-Lei 3.356/41 e normas afins.

Ministério Público abre investigação sobre condições de trabalho de médicos cubanos

O Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal abriu hoje (27) uma investigação para apurar as condições de trabalho oferecidas aos médicos cubanos que vão trabalhar no Brasil. Eles vão atuar em locais que não atraíram nenhum profissional do Programa Mais Médicos do governo federal.
Segundo o MP, o objetivo do inquérito civil é analisar se as normas internas e internacionais de proteção aos direitos humanos estão sendo cumpridas. Para embasar a investigação, o MPF pediu aos ministérios da Saúde e da Educação e à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informações sobre o programa. O prazo para o envio é 15 dias, após a notificação.
De acordo com o Ministério da Saúde, 4 mil médicos cubanos devem chegar ao país. Na primeira etapa do acordo, que começou na segunda-feira (26), 400 profissionais desembarcaram no Brasil e mais 2 mil são aguardados no dia 4 de outubro. Os profissionais não vão precisar fazer o exame para revalidar o diploma de medicina.
O governo federal vai pagar uma bolsa de R$ 10 mil aos profissionais cubanos. O valor será repassado ao governo de Cuba, com a intermediação da Opas para posterior pagamento aos médicos.
Agência Brasil

Quadrilha que explodiu o caixa do Bradesco de Aiuaba foi presa no Piauí

    Clique para Ampliar
    A Polícia Militar do estado do Piauí prendeu nesta terça-feira, 27, seis homens integrantes de uma quadrilha, que no último dia 24, dinamitou o caixa eletrônico do posto avançado do Bradesco da cidade de Aiuaba. A prisão do bando aconteceu depois que o grupo, explodiu o caixa eletrônico do Bradesco do município piauiense de Caridade, fato acontecido na madrugada do dia 26. Após a ação, houve perseguição e em menos de 24h todos os bandidos foram presos e identificados.
    Cícero de Deus Lima, 27, cearense, residente em Campos Sales, Francisco da Silva Sá, 35, piauiense, residente em Araripina-PE, João Alfredo de Souza, 46, residente em Jacobina-PI, Paulo Ricardo Soares dos Santos, 29, residente em São Raimundo Nonato-PI, e Willian da Silva, 24, alagoano, residente em Fronteiras-PI, e Wellington José Fialho, 25, também residente no município piauiense de Fronteiras. Ao ser preso um dos integrantes do bando confessou que a quadrilha já se articulava para praticar um assalto no município piauiense de Jacobina, fato que ocorreria na sexta-feira, 31.
    Também já está evidenciado que a quadrilha é a mesma que estourou o caixa eletrônico do Bradesco do município cearense de Aiuaba na madrugada do sábado, 24.
    Em poder do bando a polícia apreendeu R$ 35.575,00 levados do caixa do Bradesco do município piauiense de caridade, 12 bananas de dinamites, estopins, e artefatos de detonação, três pistolas, sendo um calibre 380, uma cal.9 ml, e uma mod. 765. Ainda foram apreendias trinta munições intactas, três revólveres calibre 38, uma escopeta calibre 12, com 7 cartuchos intactos. Foram apreendidos também dois carros, e uma motocicleta.
    Fonte:  Rádio Difusora

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

AL aprova pedidos de informação sobre despesas com aviões e buffet

Requerimentos de Heitor Férrer (PDT) que pedem mais informações sobre gastos do Governo com contratos de buffet e com aeronaves foram aprovados de forma consensual nesta quinta-feira, 22, pela Assembleia Legislativa. As propostas, apresentadas pelo pedetista nas últimas semanas, foram votadas em bloco – em unanimidade e sem qualquer discussão - junto com dezenas de outros pedidos de deputados.
A aprovação tranquila provocou surpresa nos bastidores da Assembleia, pois requerimentos polêmicos como os de Férrer costumam ser destacados do bloco pelo líder do governo na Casa, Dr. Sarto (PSB), e derrubados. Somente neste ano, seis pedidos de informação do pedetista foram destacados e rejeitados pela base aliada do Governo na Casa.
Entre matérias aprovadas conjuntamente com o polêmico pedido de Heitor, estão dezenas de votos de pesar para pessoas falecidas e pelo menos cem votos de congratulação diversos. Um deles, por exemplo, parabeniza o governador Cid Gomes pela “semana do servidor público”.
O POVO

AL aprova pedidos de informação sobre despesas com aviões e buffet

Requerimentos de Heitor Férrer (PDT) que pedem mais informações sobre gastos do Governo com contratos de buffet e com aeronaves foram aprovados de forma consensual nesta quinta-feira, 22, pela Assembleia Legislativa. As propostas, apresentadas pelo pedetista nas últimas semanas, foram votadas em bloco – em unanimidade e sem qualquer discussão - junto com dezenas de outros pedidos de deputados.
A aprovação tranquila provocou surpresa nos bastidores da Assembleia, pois requerimentos polêmicos como os de Férrer costumam ser destacados do bloco pelo líder do governo na Casa, Dr. Sarto (PSB), e derrubados. Somente neste ano, seis pedidos de informação do pedetista foram destacados e rejeitados pela base aliada do Governo na Casa.
Entre matérias aprovadas conjuntamente com o polêmico pedido de Heitor, estão dezenas de votos de pesar para pessoas falecidas e pelo menos cem votos de congratulação diversos. Um deles, por exemplo, parabeniza o governador Cid Gomes pela “semana do servidor público”.
O POVO

AL aprova pedidos de informação sobre despesas com aviões e buffet

Requerimentos de Heitor Férrer (PDT) que pedem mais informações sobre gastos do Governo com contratos de buffet e com aeronaves foram aprovados de forma consensual nesta quinta-feira, 22, pela Assembleia Legislativa. As propostas, apresentadas pelo pedetista nas últimas semanas, foram votadas em bloco – em unanimidade e sem qualquer discussão - junto com dezenas de outros pedidos de deputados.
A aprovação tranquila provocou surpresa nos bastidores da Assembleia, pois requerimentos polêmicos como os de Férrer costumam ser destacados do bloco pelo líder do governo na Casa, Dr. Sarto (PSB), e derrubados. Somente neste ano, seis pedidos de informação do pedetista foram destacados e rejeitados pela base aliada do Governo na Casa.
Entre matérias aprovadas conjuntamente com o polêmico pedido de Heitor, estão dezenas de votos de pesar para pessoas falecidas e pelo menos cem votos de congratulação diversos. Um deles, por exemplo, parabeniza o governador Cid Gomes pela “semana do servidor público”.
O POVO

AL aprova pedidos de informação sobre despesas com aviões e buffet

Requerimentos de Heitor Férrer (PDT) que pedem mais informações sobre gastos do Governo com contratos de buffet e com aeronaves foram aprovados de forma consensual nesta quinta-feira, 22, pela Assembleia Legislativa. As propostas, apresentadas pelo pedetista nas últimas semanas, foram votadas em bloco – em unanimidade e sem qualquer discussão - junto com dezenas de outros pedidos de deputados.
A aprovação tranquila provocou surpresa nos bastidores da Assembleia, pois requerimentos polêmicos como os de Férrer costumam ser destacados do bloco pelo líder do governo na Casa, Dr. Sarto (PSB), e derrubados. Somente neste ano, seis pedidos de informação do pedetista foram destacados e rejeitados pela base aliada do Governo na Casa.
Entre matérias aprovadas conjuntamente com o polêmico pedido de Heitor, estão dezenas de votos de pesar para pessoas falecidas e pelo menos cem votos de congratulação diversos. Um deles, por exemplo, parabeniza o governador Cid Gomes pela “semana do servidor público”.
O POVO

AL aprova pedidos de informação sobre despesas com aviões e buffet

Requerimentos de Heitor Férrer (PDT) que pedem mais informações sobre gastos do Governo com contratos de buffet e com aeronaves foram aprovados de forma consensual nesta quinta-feira, 22, pela Assembleia Legislativa. As propostas, apresentadas pelo pedetista nas últimas semanas, foram votadas em bloco – em unanimidade e sem qualquer discussão - junto com dezenas de outros pedidos de deputados.
A aprovação tranquila provocou surpresa nos bastidores da Assembleia, pois requerimentos polêmicos como os de Férrer costumam ser destacados do bloco pelo líder do governo na Casa, Dr. Sarto (PSB), e derrubados. Somente neste ano, seis pedidos de informação do pedetista foram destacados e rejeitados pela base aliada do Governo na Casa.
Entre matérias aprovadas conjuntamente com o polêmico pedido de Heitor, estão dezenas de votos de pesar para pessoas falecidas e pelo menos cem votos de congratulação diversos. Um deles, por exemplo, parabeniza o governador Cid Gomes pela “semana do servidor público”.
O POVO

Iniciada construção da nova Delegacia Regional de Iguatu

Foto: Luiz Vasconcelos
Após vários anos de espera, finalmente Iguatu passará a contar com uma Delegacia Regional da Polícia Civil com estrutura modernizada. A obra, no valor de R$ 834.759,73, está sendo realizada pela Constram Construções LTDA. O prazo de entrega é de 180 dias. A nova unidade está sendo erguida na nova Avenida Juscelino Kubitschek, próximo ao Corpo de Bombeiros. 
 
A nova delegacia, tipo III, contará com circuito interno de TV, duas celas, depósito de material apreendido, custódia, alojamentos para os policiais, cartório, sala de audiência, sala para delegados adjuntos e titular, sala do inspetor chefe, depósitos de armas, recepção, banheiros, copa e pátio interno. 
 
O terreno para construção da nova Delegacia Regional de Polícia Civil foi doado pela prefeitura de Iguatu.
 
Iguatu Notícias

Aprovado em concurso da Políca Civil é assassinado por engano no São João do Tauape

Um geógrafo, recém aprovado em concurso da Polícia Civil do Ceará, foi assassinado ao ser atingido por dois tiros nas costas, em um salão de beleza, no bairro São João do Tauape, na noite da última quinta-feira (22).
A vítima tinha 24 anos e recentemente tinha sido aprovado em um concurso da Polícia Civil. FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Átila Rocha dos Santos, de 24 anos, estava no estabelecimento do seu irmão, quando um homem entrou no local e efetuou vários disparos na tentativa de acertar um dos funcionários do salão, que já sofria ameaças de morte.
Para se defender, o homem ameaçado correu para dentro da estabelecimento. Com a movimentação, Átila também correu, mas acabou sendo atingido nas costas.
Átila ainda foi encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital. A vítima havia passado recentemente em um concurso para a Polícia Civil e iria começar o curso de admissão no próximo mês.
O funcionário que seria alvo do bandido também levou dois tiros, mas passa bem. A Polícia acredita que o motivo do crime é passional, já que a ex-esposa do principal acusado de efetuar os disparos teria se envolvido com o empregado do salão. A Polícia ainda está a procura do suspeito, que está foragido.
O velório do jovem acontecerá nesta sexta-feira, a partir das 14h, no cemitério Parque da Paz.

Em 6 meses, pelo menos 100 pessoas entraram na Justiça contra o Estado para requerer cirurgias

Após mais de 2 anos na espera para ser submetido a uma cirurgia no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o aposentado Reginaldo Fernandes Madeira, 45, precisou acionar a Justiça para tentar conseguir que o Governo do Estado custeie todas as despesas com o procedimento em alguma unidade que tenha condições de realizar a cirurgia.

Após não conseguir a realização da cirurgia no HGF, o aposentado precisou acionar a Justiça FOTO: JOSÉ LEOMAR
Assim como Reginaldo, pelo menos 100 processos desse tipo foram submetidos na Justiça pelo Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública Geral do Estado desde fevereiro deste ano. Do total de ações ajuizadas pelo órgão, cerca de 30% são para solicitar o custeio de cirurgia.
"Diariamente, chegam pessoas no Núcleo para reclamar do tempo na fila de espera e solicitar o custeio de cirurgia. E em 95% dos casos, as liminares são concedidas pela Justiça. Como os procedimentos cirúrgicos costumam ser de alta complexidade, a maioria dos requerimentos é para o Governo do Estado pagar", explica o defensor público Dani Esdras Cavalcante.
Mesmo com uma decisão judicial que intimou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) a pagar pela cirurgia de Reginaldo, ele denunciou que o órgão descumpre a determinação, enquanto o aposentado perde a visão, devido às lesões causadas por uma complicação chamada de Retinopatia Diabética.
De acordo com o defensor Dani Esdras,  é comum o Governo do Estado não cumprir a decisão judicial nesses casos. A Sesa, no entanto, alegou por meio de nota que a rede pública do Ceará não é  capaz de fazer o tratamento de Reginaldo e desmentiu a denúncia feita pelo aposentado. O órgão informou que o caso do paciente já foi encaminhado para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e falta somente o agendamento da cirurgia.
“Além de de custear as despesas do paciente, também são pagas as despesas de passagem e hospedagem do acompanhante durante o tempo de todo o tratamento. A Secretaria da Saúde do Estado fez o encaminhamento para hospital público fora do Estado e está aguardando o agendamento do procedimento cirúrgico”, declarou em nota.

Reginaldo é portador de diabetes e a doença, desde 2010, compromete a visão do aposentado. O problema fez o ex-entregador de uma panificadora ser aposentado por invalidez. Atualmente, ele não enxerga com o olho direito e o esquerdo está com a visão bastante comprometida.
"Meu caso é de urgência. Estou quase ficando cego. Isso é um absurdo. Mesmo com o Governo do Estado sendo obrigado a pagar minha cirurgia, ele não faz isso. Tenho apenas 45 anos e já sou aposentado por invalidez. E isso aconteceu porque a cirurgia não foi realizada quando ainda havia tempo para evitar o pior", lamentou Reginaldo.
Em 2012, ele procurou a Defensoria Pública e o órgão acionou a Justiça, obtendo a liminar já em março deste ano. Diante do descumprimento, um multa diária de R$ 1.000 passou a ser cobrada do Governo. A partir do dia 17 de junho, o valor foi dobrado. Devido ao problema, a Defensoria Pública chegou até entrar com uma petição no último dia 15 de agosto pedindo o bloqueio dos recursos da Secretaria da Saúde do Estado.
Com a justificativa da Sesa, o defensor público Dani Esdras esclareceu, porém, que a multa gerada pela prazo descumprido no caso de Reginaldo pode ser perdoada caso a Justiça ache necessário. “Se a Justiça entender que o prazo de 10 dias dado por ela não foi suficiente já que o Governo do Estado precisou acionar um hospital público fora do Ceará, a dívida pode ser perdoada”, ressaltou.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Prefeitos de Iguatu e da região reúnem-se para debater saúde


Os dez prefeitos que compõem o Consórcio Regional de Saúde do Centro Sul do Ceará estiveram reunidos nesta segunda-feira (19), na sede da APRECE -  Associação dos Prefeitos do Ceará. 

A reunião foi conduzida pelo presidente do consórcio, Aderilo Alcântara, prefeito de Iguatu. Além dele estavam os prefeitos da região. Vilmar Felix Martins (Acopiara), Expedito José do Nascimento (Piquet Carneiro), Ecildo Filho (Mombaça), Fátima Gomes (Quixelô), Raimundo Luna Neto (Jucás), Marcone Braz (Saboeiro), Risoleta Pinheiro (Irapuã Pinheiro) e Willy Iury (vice de Cariús). O encontro contou com a presença da presidenta da APRECE, Adriana Pinheiro. 

De acordo com Aderilo Alcântara que preside o consórcio, essa reunião é a continuidade da reunião anterior realizada em Iguatu na semana passada com a presença da Congregação Camiliana que administra vários hospitais no país. 

O objetivo era continuar o debate sobre a gestão dos camilianos que retomam as negociações para administrar o Hospital Regional de Iguatu. 

Segundo Aderilo, o HRI é um hospital polo da região Centro Sul e nada melhor do que debater com os municípios da região que fazem parte do consórcio e "eu quis compartilhar com todos eles essa ação já que o nosso hospital serve à todos esses municípios que compõem o consórcio. Vamos mudar a gestão do hospital e queremos que eles (os prefeitos) conheçam o sistema de administração hospitalar dos camilianos", frisou.

Esse modelo de gestão participativa da administração do prefeito Aderilo também está presente no debate da gestão do HRI quando há uma participação segmentada da sociedade. Nesta quarta-feira haverá uma reunião com os médicos do município e também com o Conselho Municipal de Saúde. É um processo bastante democrático como sinaliza Aderilo. Mais de R$ 4 milhões de investimentos serão utilizados na reforma do hospital, construção da Casa da Gestante e implantação de equipamentos como UTI's e queremos a participação de todos, através de sugestões visando a melhoria da Saúde do nosso município e da região", destacou Aderilo. 

Durante essa viagem à Fortaleza, o prefeito de Iguatu cobrou mais uma vez empenho do secretário de Saúde do Estado, na questão da entrega da Policlínica e da UPA - Unidade de Pronto Atendimento já que são equipamentos que estão prontos e que serão muito úteis ao povo de Iguatu e da região Centro Sul e que a população tanto espera para que possam entrar em funcionamento o quanto antes.