segunda-feira, 29 de julho de 2013

Joaquim Barbosa: Brasil não está preparado para um presidente negro



Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal
Foto: Camilla Maia / O Globo
Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal Camilla Maia / O Globo
RIO - Para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda há bolsões de intolerância racial não declarados no Brasil. Ele afirma não ser candidato e diz que seu nome tem aparecido com relevância em pesquisas eleitorais por causa de manifestações espontâneas da população. Segundo ele, que se define politicamente como alguém de inclinação social democrata à europeia, o Brasil precisa gastar melhor seus recursos públicos, com inúmeros setores que podem ser racionalizados ou diminuídos.
O senhor é candidato à presidente da República?
Não. Sou muito realista. Nunca pensei em me envolver em política. Não tenho laços com qualquer partido político. São manifestações espontâneas da população onde quer que eu vá. Pessoas que pedem para que eu me candidate e isso tem se traduzido em percentual de alguma relevância em pesquisas.


As pessoas ficaram com a impressão de que o senhor não cumprimentou a presidente.
Eu não só cumprimentei como conversei longamente com a presidente. Eu estava o tempo todo com ela.
O Brasil está preparado para um presidente da República negro?
Não. Porque acho que ainda há bolsões de intolerância muito fortes e não declarados no Brasil. No momento em que um candidato negro se apresente, esses bolsões se insurgirão de maneira violenta contra esse candidato. Já há sinais disso na mídia. As investidas da “Folha de S.Paulo” contra mim já são um sinal. A “Folha de S.Paulo” expôs meu filho, numa entrevista de emprego. No domingo passado, houve uma violação brutal da minha privacidade. O jornal se achou no direito de expor a compra de um imóvel modesto nos Estados Unidos. Tirei dinheiro da minha conta bancária, enviei o dinheiro por meios legais, previstos na legislação, declarei a compra no Imposto de Renda. Não vejo a mesma exposição da vida privada de pessoas altamente suspeitas da prática de crime.
Como pessoa pública, o senhor não está exposto a todo tipo de pergunta e dúvida dos jornalistas?
Há milhares de pessoas públicas no Brasil. No entanto os jornais não saem por aí expondo a vida privada dessas pessoas públicas. Pegue os últimos dez presidentes do Supremo Tribunal Federal e compare. É um erro achar que um jornal pode tudo. Os jornais e jornalistas têm limites. São esses limites que vêm sendo ultrapassados por força desse temor de que eu eventualmente me torne candidato.
Que partido representa mais o seu pensamento?
Eu sou um homem seguramente de inclinação social democrata à europeia.
Como ampliar o Estado para garantir direitos de quem esteve marginalizado, mas, ao mesmo tempo, controlar o controle do gasto público para manter a inflação baixa?
O primeiro passo é gastar bem. Saber gastar bem. O Brasil gasta muito mal. Quem conhece a máquina pública brasileira, sabe que há inúmeros setores que podem ser racionalizados, podem ser diminuídos.
O senhor disse que o Brasil está numa crise de representação política. O que quis dizer com isso?
Ela se traduz nessa insatisfação generalizada que nós assistimos nesses dois meses. Falta honestidade em pessoas com responsabilidade de vir a público e dizer que as coisas não estão funcionando.
Quando serão analisados os recursos dos réus do mensalão?
Dia primeiro de agosto eu vou anunciar a data precisa.
Eles serão presos?
Estou impedido de falar. Nos últimos meses, venho sendo objeto de ataques também por parte de uma mídia subterrânea, inclusive blogs anônimos. Só faço um alerta: a Constituição brasileira proíbe o anonimato, eu teria meios de, no momento devido, através do Judiciário, identificar quem são essas pessoas e quem as financia. Eu me permito o direito de aguardar o momento oportuno para desmascarar esses bandidos.
Por que o senhor tem uma relação tensa com a imprensa? O senhor chegou a falar para um jornalista que ele estava chafurdando no lixo.
É um personagem menor, não vale a pena, mas quando disse isso eu tinha em mente várias coisas que acho inaceitáveis. Por que eu vou levar a sério o trabalho de um jornalista que se encontra num conflito de interesses lá no Tribunal. Todos nós somos titulares de direitos, nenhum é de direitos absolutos, inclusive os jornalistas. Afora isso tenho relações fraternas, inúmeras com jornalistas.
A primeira vez que conversamos foi sobre ações afirmativas. Nem havia ainda as cotas. Hoje, o que se tem é que as cotas foram aprovadas por unanimidade pelo Supremo. O Brasil avançou?
Avançou. Inclusive, entre as inúmeras decisões progressistas que o Supremo tomou essa foi a que mais me surpreendeu. Eu jamais imaginei que tivéssemos uma decisão unânime.
Nos votos, vários ministros reconheceram a existência do racismo.
O que foi dito naquela sessão foi um momento único na história do Brasil. Ali estava o Estado reconhecendo aquilo que muita gente no Brasil ainda se recusa a reconhecer, e a ver o racismo nos diversos aspectos da vida brasileira.
Os negros são uma força emergente. Antes, faziam sucesso só nas artes e no futebol, mas, agora, eles estão se preparando para chegar nos postos de comando e sucesso em todas as áreas. Como a sociedade brasileira vai reagir?
Ainda não vejo essa ascensão dos negros como algo muito significativo. Há muito caminho pela frente. Ainda há setores em que os negros são completamente excluídos.
Como o Brasil supera isso?
Discutindo abertamente o problema. Não vejo nos meios de comunicação brasileiros uma discussão consistente e regular sobre essas questões.
Como superar a desigualdade racial, mantendo o que de melhor temos?
O que de melhor nós temos é a convivência amistosa superficial, mas, no momento em que o negro aspira a uma posição de comando, a intolerância aparece.
Como o senhor sentiu no carnaval tantas pessoas com a máscara do seu rosto?
Foi simpático, mas, nas estruturas sociais brasileiras, isso não traz mudanças. Reforça certos clichês.
Reforça? Por quê
Carnaval, samba, futebol. Os brasileiros se sentem confortáveis em associar os negros a essas atividades, mas há uma parcela, espero que pequena da sociedade, que não se sente confortável com um negro em outras posições.
O senhor foi discriminado no Itamaraty?
Discriminado eu sempre fui em todos os trabalhos, do momento em que comecei a galgar escalões. Nunca dei bola. Aprendi a conviver com isso e superar. O Itamaraty é uma das instituições mais discriminatórias do Brasil.
O senhor não passou no concurso?
Passei nas provas escritas, fui eliminado numa entrevista, algo que existia para eliminar indesejados. Sim, fui discriminado, mas me prestaram um favor. Todos os diplomatas gostariam de estar na posição que eu estou. Todos.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/joaquim-barbosa-brasil-nao-esta-preparado-para-um-presidente-negro-9224636#ixzz2aRwt6Zrc
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Bandidos incendeiam carros, trocam tiros com PMs e explodem cofre do BB em Baturité

Um grupo fortemente armado invadiu, na madrugada desta segunda-feira (29), uma agência do Banco do Brasil no Município de Baturité.
Durante a ação, o cofre da agência foi explodido e em seguida empreenderam fuga. Houve troca de tiros entre bandido e policiais, além de atentados, como carros incendiados nas proximidades do Quartel da 2ª Companhia da Polícia Militar.
Os bandidos usaram carros de alta potência, como Hylux, L 200, se dividiram em dois grupos, intimidaram os três policiais que estavam no plantão. Um dos grupos se dirigiu à sede da 2ª Cia da PM, incendiou dois carros de particulares e o outro se deslocou para o Banco do Brasil, próximo da Praça Santa Luzia. Mesmo com a ação dos PMs o grupo conseguiu fugir do local com vários malotes de dinheiro.
Um depoimento, ao vivo no Jornal Alerta Geral (FM 104.3 – Grande Fortaleza + 22 emissoras na RMF e Interior), feito pelo sargento Ailton, do Destacamento da Polícia Militar de Redenção, aponta que, pelo menos, entre 20 e 25 homens, participaram da ação criminosa.  Esse é o 41º assalto a agências bancárias no Ceará.
1000451_557062711020406_698795028_n 577140_557060707687273_2125495129_n    561801_498075286953010_552567502_n


PLANTÃO POLICIAL DO FIM DE SEMANA NOS INHAMUNS

Confusão em um bar termina com homem esfaqueado.
Foi registrada na tarde desse domingo,28,uma confusão no conhecido Bar do Douglas,localiz ado no bairro José Ózimo,em Tauá.Na confusão saiu gravemente ferido Charles Tarvin Benevides,40 anos,residente naquele bairro.Ele foi socorrido para o Hospital Dr. Alberto Feitosa,onde deu entrada em estado grave.Outro envolvido na confusão foi Laucimar Gomes Loiola,também residente no bairro José Ózimo.Ele sofreu lesões leves e após ser medicado foi conduzido para a 14ª Delegacia de Policia pela equipe do Ronda do Quarteirão. Já na tarde desse sábado foi registrado um acidente na rua Juviniano Barreto,em uma das pontes que ligam os bairros tauazinho e centro.A vitima foi Antonio Reinaldo Lopes de Sousa,25 anos,residente no bairro José Ózimo.Ele trafegava em uma moto Drean,de placa:HUN-6879, inscrição do Municipio de Senador Pompeu,caindo quando passava sobre a ponte.Acredita- se que ele tenha ido de encontro a varanda da ponte,evitando uma queda para baixo.Antonio Reinaldo foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com escoriações e a fratura de uma perna.
Moto tomada de assalto é recuperada.
Mais um comerciante foi vitima de assalto em Tauá.O fato aconteceu nessa sexta-feira,26, tendo como vitima o comerciante Sebastião Marcos Araújo Holanda,conheci do como Marcos ou Marquinhos,que trabalha no ramo de compra de queijos em Tauá,para revender em Fortaleza e também trazendo mercadorias diversas da capital para vender em Tauá.A sua residência,loca lizada na rua Sebastião Leitão,bairro José Ózimo,foi invadida por dois elementos armados.Eles chegaram ao local,tocaram a campainha e informaram que tinham ido pegar uma mercadoria.A moça que trabalha na residência,iden tificada como Daniela abriu a porta e foi logo rendida.Os dois elementos diziam que queriam dinheiro e foram até o quarto onde ficam guardadas diversas mercadorias.Nes se momento chegou a residência o rapaz identificado como Antonio Hélio,que vem deixar todos os dias o leite da fazenda do comerciante.Ele também foi rendido e trancado em um quarto,junto com a empregada.Os elementos resolveram deixar a residência levando cerca de R$ 51,00 e uma moto Bros,vermelha,a no 2010,de placa:NUV-3936 e o celular da jovem.A policia foi acionada e faz diligências na tentativa de localizar os elementos. De acordo com informações, a moto tomada de assalto foi encontrada abandonada na atrde desse sábado, 27, na estrada que dá acesso ao aeroporto de Tauá.
Acidente de Moto: jovem perdeu a vida em Parambú.
Foi registrado no inicio da madrugada desse sábado,27,mais um acidente com vitima fatal na cidade de Parambu.Morreu naquela cidade o jovem Idean Sousa de Alexandre,de apenas 20 anos de idade.Ele pilotava uma moto CBX,de placa:HON-9972, quando perdeu o controle e se chocou com uma árvore,vindo a falecer.Uma pessoa estava na garupa da moto,mas sofreu apenas escoriações.Idean foi visto desde cedo pelas ruas da cidade trafegando em alta velocidade e sem o uso do capacete.Segundo informação de populares o jovem já havia sofrido um acidente anteriormente e aproveitou o dinheiro da indenização que recebeu para comprar uma moto CBX.O rabecão da Pericia Forense foi acionado na madrugada para fazer a condução do corpo para os exames de necropsia.
Viatura da PM capotou.
A base do Pro cidadania de Tauá recebeu a comunicação na tarde desse sábado, 27, de que a viatura da Polícia Militar do município de Poranga sofreu um capotamento na estrada que os municípios de Paporanga e Ararendá. Três policiais que estavam no interior do veículo sofreram escoriações e foram levados para o Hospital de Poranga. A comunicação tinha como objetivo, acionar o perito para o local, mas como o perito Nunes está de férias, a base acionou a PRE – Polícia Rodoviária Estadual.
Prisão na Lei Seca.
A Autarquia Municipal de Transito com o apoio do Pro cidadania apreendeu às 17 horas, desse sábado, 27, na Rua Joaquim Julião – Alto Brilhante, uma moto Honda Titan, CG, verde, de placa HVQ 2734 que era guiada por Moreira dos Santos, 52. O condutor estava sem capacete e documentação da moto irregular. O condutor teria desacatado os agentes. A equipe do Ronda do Quarteirão foi acionada para o local e conduziu o homem e a moto para a Delegacia. Feito o teste do bafômetro constatou-se que ele tinha ingerido bebida alcoólica. O mesmo foi enquadrado na Lei Seca.
Homem é enquadrado na Lei Maria da Penha.
A equipe do Pro cidadania foi acionada por volta das 8h40 deste domingo, 28, para a vila de Castelo – Tauá através de uma denuncia de que uma mulher foi agredida pelo ex. companheiro. Trata-se de Cosma Soares do Nascimento, 35. O acusado das agressões, é Pedro Pereira da Silva, 36, natural de Trindade – Pernambuco, residente na Fazenda Jibóia. Ele foi conduzido para a DP e enquadrado na lei Maria da Penha.
Moto apreendida.
Às 8h00 de sábado, 27, a AMT conduziu para a base do Pro cidadania uma moto CG, titan, 125, de placa HVX 7297 – Tauá. O condutor estava com acompanhante sem capacete, moto sem retrovisor e documentação irregular.
Homem é espancado em tentativa de assalto.
Um homem identificado apenas por “Tin” foi espancado numa tentativa de assalto, na noite da ultima sexta-feira, 26, na estrada que liga Tauá ao distrito de Marrecas, mais precisamente há 3 km daquela vila. Três elementos tentaram tomar de assalto a moto que o mesmo pilotava. Mas naquele momento foi percebido um carro que passara no local, o que evitou a ação criminosa. Os elementos fugiram pelo matagal. Após o fato, a polícia foi comunicada e algumas diligências foram realizadas na região , mas ninguém foi identificado.
Polícia no combate ao tráfico de drogas em Tauá.
Mais uma boca de fumo foi estourada em Tauá,que funcionava no bairro Bezerra e Sousa.A ação conjunta foi realizada na tarde dessa sexta-feira,26, pois policiais da FTA(Força Tática de Apoio) e Ronda do Quarteirão.A venda de drogas funcionava na Rua A,bairro Bezerra e Sousa.No local foi preso o casal Rafael Lino do Nascimento e Andréia dos Santos do Nascimento.No local a policia apreendeu ainda vários objetos,na sua maioria,produto s de troca por drogas e suspeitos de furtos:01 facão,01 CPU,01 impressora,01 caixinha de som,01 pen drive,01 câmera digital,02 relógios de pulso,02 correntes prateadas,08 celulares,02 fones de ouvido,01 aparelho de DVD com diversos CDs e DVDs piratas,01 revólver calibre 32 Taurus, 01 cofrinho,25 pedras de crack, e R$ 118,90 em dinheiro (cédulas e moedas)

Acidente deixa 5 mortos na CE-060 em Maracanaú-CE


Cinco pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida devido a um acidente ocorrido no quilômetro 11 da CE-060, no distrito de Pajuçara, em Maracanaú. O desastre aconteceu por volta de 4 horas de ontem, quando o condutor do Corsa Classic, Giovane de Souza Santos, 30, perdeu o controle do veículo, subiu a calçada e bateu em um poste.

O motorista morreu na hora, bem como Alisson Dantas Costa e três mulheres ainda não identificadas. O sobrevivente foi encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), em estado muito grave. Ele deu entrada na unidade médica como desconhecido.

O carro ficou reduzido a um monte de ferro torcido. O poste ficou quebrado em duas partes. Pelo estrago causado, inclusive na estrutura de concreto, o condutor dirigia em alta velocidade. Na manhã de ontem, técnicos da Coelce providenciavam a troca dos postes, que ficaram apoiados somente pelos fios de alta tensão.

Até o fechamento desta matéria, as três mulheres ainda não haviam sido identificadas. A reportagem apurou que a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) iria realizar uma comparação das impressões digitais para realizar a identificação e, posteriormente, a liberação dos corpos. Duas das mulheres mortas no acidente eram parentes.
DN Online

Novas cédulas de R$ 2 e R$ 5 começam a circular nesta segunda

economia; cédulas (Foto: Divulgação)

Cédulas da nova família do real
(Foto: Divulgação)
 
Começam a circular nesta segunda-feira (29) as novas cédulas de R$ 2 e R$ 5, da segunda família do real, informou o Banco Central (BC). Com isso, o BC antecipa o cronograma, que previa o lançamento dessas notas no segundo semestre.
De acordo com comunicado do Departamento do Meio Circulante, as notas de R$ 2 mantém o padrão de cor predominante azul, mas terá novas dimensões. A nota de cinco segue com o tom predominante lilás e passa a apresentar um tamanho diferente do atual.
As novas cédulas do real têm tamanhos diferenciados, marcas táteis em relevo e novos itens de segurança. 
Os principais itens de segurança nas duas cédulas são a marca d'água, o "quebra cabeças", no qual o valor da cédula aparece quando examinada contra a luz, marcas em alto relevo e elementos fluorescentes, visíveis sob a luz ultravioleta.
Em julho de 2012, o BC colocou em circulação as novas cédulas de R$ 10 e R$ 20 – que deverão substituir as notas antigas, destes valores, até meados de 2014 – antes da Copa do Mundo. As cédulas de R$ 50 e R$ 100 da nova família do real já estão em circulação, e espera-se que as notas antigas, destes valores, sejam trocadas até o fim de 2013.
A previsão, anunciada em 2012, é que as novas notas de R$ 5 e R$ 2 sejam substituídas até meados de 2015, completando a troca para a segunda "família" do real. Desde 2010, a substituição das notas da primeira família do real ocorre gradualmente, à medida que elas são retiradas em decorrência de seu desgaste natural. As notas da primeira "família", no entanto, seguem válidas.
G1

Acidentes com vítimas fatais em Icó e Orós, interior do Ceará

Em Icó e Orós, distantes 358 e 352 Km de Fortaleza, respectivamente, outras três pessoas morreram também vítimas de acidentes envolvendo motos.

O primeiro caso ocorreu na noite de sábado, na CE-282, em Icó. A moto de placa JOE-8791,licença de Itabuna, na Bahia, que era guiada pelo pedreiro Pedro Mendes de Oliveira, 46, colidiu com um caminhão. A vítima teve morte imediata. Na mesma noite, o agricultor Damião Ferreira Nicolau, 49, perdeu o controle de sua moto no Distrito de Icozinho e morreu.

Na tarde de ontem, próximo ao Açude do Orós, o agente sanitarista Francisco de Borja, 45, que morava em Fortaleza, morreu após cair da moto. O filho da vítima, de dez anos, estava na garupa e ficou gravemente ferido (Colaborou, Richard Lopes)

Criação de municípios no Ceará esbarra em dificuldades


Pauta adotada pelos deputados estaduais há alguns anos, a polêmica sobre a criação de novos municípios ainda parece longe de chegar ao fim. Enquanto economistas alertam para o arrocho nas contas das prefeituras e inviabilidade financeira para a emancipação de distritos, parlamentares cearenses insistem em defender que é possível, através de plebiscito, transformar em municípios aproximadamente 30 distritos do Ceará.

O deputado Dedé Teixeira (PT) afirma ser "extremamente favorável à descentralização política e administrativa", portanto, reforça o coro dos defensores da ampliação dos municípios no Estado. O petista rechaça a tese de que a ampliação dos municípios ampliará a dependência dessas cidades em relação ao Governo Federal. "Isso é uma falácia de quem é contra a descentralização. O bolo tributário de cada região vai receber dependendo do nacional. Quando mais hospitais, melhor, é a atenção ao serviço de saúde".

Na avaliação de Dedé Teixeira, a emancipação dos distritos vai aproximar a população da prefeitura e facilitar a cobrança de prestação de serviços públicos. "Hoje há centralização no Governo Federal. Quanto mais fortalecer os municípios, melhor. O Estado e o Governo Federal são abstratos demais para a população. Quanto mais o poder de decisão estiver próximo, mais será fácil questionar a aplicação dos recursos públicos", defende.

No início deste mês, a Procuradoria Geral da República encaminhou Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ao Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a lei complementar 84/2009, aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará, que disciplina os estudos de viabilidade municipal.

O imbróglio não é recente. Desde 2009, deputados estaduais reivindicavam que, após a aprovação da lei complementar estadual, os distritos possam ser emancipados através de plebiscito nas localidades que seriam afetadas. Porém, acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) rejeitou a realização de plebiscito para a criação de 30 municípios no Estado, alegando que ainda não havia sido aprovada uma lei complementar federal regulamentando o tema. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral, que negou o recurso da Assembleia.

Em junho deste ano, a Câmara Federal finalmente aprovou o projeto de lei 416/08, que regulamenta a criação de municípios. Apesar da decisão ter sido comemorada na Assembleia Legislativa, a votação obriga a Casa a apresentar um novo projeto de lei para se adequar às exigências da legislação federal. A pressão agora é para que o Senado aprove o projeto que passou na Câmara dos Deputados.

Uma das poucas vozes contrárias à criação de municípios na Assembleia Legislativa, o deputado Heitor Férrer (PDT) aponta a emancipação de distritos como uma "distribuição de pobreza", porque ocasionaria a redução do repasse de ICMS, tributo estadual, e Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que são transferências federais, às prefeituras desmembradas.

Conveniências
Na avaliação do pedetista, o apoio dos deputados à criação de municípios é ocasionado principalmente por conveniências políticas. "Há um interesse de lideranças, tanto municipais como estaduais, em ter mais controle de novas prefeituras. São mais colégios para expandir", alfineta. Ele acrescenta que a opção para atenuar a precariedade de serviços nos distritos seria se o prefeito atendesse às demandas dos distritos de forma isonômica. "Hoje, existe a centralização na sede em detrimento de distritos que precisam de atenção do gestor, e aí cria o sentimento de liberdade", diz.

Por sua vez, o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Aguiar (PSB), diz acreditar que a criação de novos municípios levanta a necessidade de uma reforma tributária, "tendo em vista que há uma concentração muito grande de recursos nas mãos do Governo Federal", segundo justifica.

Aguiar também declara que a Adin encaminhada pelo Ministério Público Federal não traz mudança significativa porque, com a aprovação da lei federal, a Assembleia Legislativa já havia sido obrigada a adequar a legislação estadual às regras aprovadas em junho. Ele avalia que, com as adaptações, a lista de 30 distritos que aguardam por emancipação no Ceará deve ser reduzida em até 30%, caindo para aproximadamente 20.

Já o deputado Tin Gomes (PHS) afirma que não quer adiantar nenhuma opinião antes que sejam concluídas todas as pendências judiciais, referindo-se à Adin contra a lei complementar de 2009. "Não adianta avançar (na discussão) e criar mais expectativas do que já foram criadas", resume. Ele explica que a Assembleia vai avaliar individualmente a situação de cada distrito, atentando se respondem aos critérios exigidos.

O coordenador do grupo que trata da criação de novos municípios na Assembleia Legislativa, deputado Neto Nunes (PMDB), afirma que o tema é quase "unânime" entre os deputados, acrescentando que, somente após o Senado aprovar o texto votado na Câmara Federal, a Casa retomará as discussões para rever a lista de distritos com viabilidade de emancipação. Ao contrário do que opinou Sérgio Aguiar, ele diz acreditar que é possível manter a lista de criação de 30 municípios no Ceará, mesmo com as mudanças da lei federal.

Dependência

Reconhecendo a dependência dos municípios em relação ao Governo Federal, Neto Nunes ressalta que "emancipar é distribuir renda". O parlamentar diz que tem pressa na tramitação do desenrolar do processo e defende que o ideal é realizar os plebiscitos juntamente com as eleições do próximo ano para evitar gastos com a consulta.

Apesar do discurso político em defesa da criação de novos municípios, o economista Andrei Simonassi, professor da Universidade Federal do Ceará, é enfático ao dizer que não há viabilidade financeira para a emancipação dos distritos. "É fato que os municípios vivem de transferências. Quem defende a criação de municípios fala dos benefícios da comunidade, evolução, mas financeiramente as localidades não teriam condições sequer de manter as câmaras dos vereadores", avalia.

Andrei Simonassi diz que, desde os anos 1990, antes mesmo na aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, os economistas já alertam para a falta de condições de emancipação. "Se avaliar friamente, sem viés político, a conta não fecha", pontua. Para o especialista, uma alternativa para aliviar a situação dessas comunidades seria o voto distrital para vereadores, de modo que as demandas dos distritos fossem representadas nas câmaras municipais.

Já o economista Carlos Eduardo Marino, pesquisador do Laboratório de Estudos da Pobreza da UFC, reconhece que a emancipação dos distritos aproxima a população dos serviços públicos, mas adverte que essa conta é dividida com os demais municípios desmembrados. Marino lembra que 80% da receita dos municípios depende de transferências da União e dos estados. Para ele, o ideal é que seja estudado "caso a caso".
Diário do Nordeste

No ‘Fantástico’ Papa pede simplicidade e fala sobre escândalos

Francisco defendeu punição a quem ‘agiu mal’ na Igreja e relatou que cardeais discutiram problemas

O programa “Fantástico”, da Rede Globo, exibiu ontem, entrevista exclusiva do papa Francisco, a primeira desde que foi escolhido para o cargo. “Penso que temos que dar testemunho de uma certa simplicidade – eu diria, inclusive, de pobreza. O povo sente seu coração magoado quando nós, as pessoas consagradas, são apegadas a dinheiro”, afirmou o pontífice ao jornalista Gérson Camarotti, da GloboNews.

Papa Francisco concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Gérson Camarotti, da GloboNews, a primeira desde que assumiu o cargo FOTO: REUTERS
O papa também tratou de temas delicados, como os escândalos no Vaticano. “Agora mesmo, temos um escândalo de transferência de US$ 10 ou 20 milhões de monsenhor. Belo favor faz esse senhor à Igreja, não é? Mas é preciso reconhecer que ele agiu mal, e a Igreja tem que dar a ele a punição que merece”, defendeu Francisco.

Ele relatou, ainda, que, antes do último conclave, houve congregações gerais, que são reuniões entre os cardeais. Na ocasião, acrescentou o pontífice, os religiosos conversaram sobre todos os problemas enfrentados pela Igreja. “Mas também havia os santos. Esses homens que deram sua vida para trabalhar pela Igreja de maneira silenciosa no Conselho Apostólico”, destacou.

O papa admitiu que não tem como explicar o fenômeno da perda de fiéis católicos. “Vou levantar uma hipótese. Para mim, é fundamental a proximidade da Igreja. Porque a Igreja é mãe, e nem você nem eu conhecemos uma mãe por correspondência. A mãe dá carinho, toca, beija, ama. Quando a Igreja, ocupada com mil coisas, se descuida dessa proximidade, se descuida disso e só se comunica com documentos, é como uma mãe que se comunica com seu filho por carta. Não sei se foi isso o que aconteceu no Brasil. Não sei, mas sei que, em alguns lugares da Argentina que conheço, isso aconteceu”, teorizou.

Segurança

Sobre sua proximidade com a população, aparentemente se descuidando da segurança, Francisco declarou que não sente medo. “Ninguém morre de véspera. Quando acontecer, o que Deus permitir, será. Eu não poderia vir ver este povo, que tem um coração tão grande, detrás de uma caixa de vidro. As duas seguranças (do Vaticano e do Brasil) trabalharam muito bem. Mas ambas sabem que sou um indisciplinado nesse aspecto”.

Polícia Grupo armado explode banco em Baturité

Mais um banco foi explodido por grupo armado no Ceará. Dessa vez, a agência do Banco do Brasil de Baturité, a 93 km de Fortaleza, foi o alvo dos criminosos. Com este, já são 41 bancos atacados somente neste ano de 2013. 
Um grupo formado por cerca de 20 indivíduos portando fuzis e coletes à prova de balas explodiu a agência, danificando e comprometendo todo o prédio.
A ação aconteceu na madrugada desta segunda-feira (29). Além dom banco, dois carros ainda foram incendiados próximo ao destacamento policial.
Após atacar o banco, o grupo fugiu em pelo menos 3 veículos. A quantia levada não foi revelada. A polícia realiza diligências na região na tentativa de localizar e capturar os indivíduos.

sábado, 27 de julho de 2013

Capotamento de veiculo na CE-277 Catarina / Cachoeira de Fora deixa uma pessoa gravemente ferida


Reportagem – Diomar Araújo
Fotos – Marcos Baiano
Por volta das 16h45 da tarde de ontem, sexta-feira (26) a nossa reportagem foi informada de um capotamento na CE – 277 que liga o município de Catarina a localidade de Cachoeira de Fora, Município de Arneiroz, nas proximidades de Lagoa de Pessoa,  deixou uma pessoa gravemente ferida.
Segundo populares, o veiculo capotou e saiu da pista. O motorista do veiculo, Agile,  de cor preta, placas EMM – 4868 de São Paulo, era conduzido por uma pessoa conhecida por Dedé do Jaime, residente em Catarina, e o passageiro que saiu gravemente ferido, trata-se de Luiz Alberto Feitosa, 41 anos, também residente nesta cidade.  Ele foi socorrido na ambulância da comunidade de Chatinho até o hospital municipal de Catarina onde recebeu os primeiros atendimentos.
De acordo com informações da equipe médica do hospital de Catarina, o mesmo quebrou uma perna, um braço e uma forte pancada na cabeça e foi transferido para o hospital regional de Iguatu.
Clique na imagem para ampliar as fotos 






flagrante - Falsa médica detida após atender em 4 hospitais

Uma mulher que se passava por médica no Hospital Municipal de Guaramiranga (102Km de Fortaleza) foi presa, ontem, pela Polícia Civil. Vanessa Maria Sampaio Goularc, 34, foi detida no fim da tarde de ontem, quando trabalhava dentro da instituição. Segundo informações da titular da Delegacia de Guaramiranga, Janaína Braga, as investigações começaram depois que colegas de trabalho desconfiaram dos diagnósticos feitos por Vanessa, que era plantonista.

A Secretaria de Saúde denunciou o caso e a Polícia passou a investigá-la. Foi descoberto que Vanessa já trabalhou nos Municípios de Chorozinho, Pindoretama e Barreira. A delegada informou que a suspeita trabalhava como plantonista e recebia cerca de R$ 1 mil por cada plantão trabalhado. A Polícia apreendeu uma carteira de trabalho provisória do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) falsificada e um requerimento de Carteira de Identidade Médica (CIM) em nome de outra pessoa. Vanessa foi autuada em flagrante por exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica, falsidade de documento público e uso de documento falso

Com câncer, Oscar Schmidt recebe bênção do Papa

oscar_schmidt
Em sua passagem pela prefeitura do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (25), o papa Francisco deu uma bênção especial em um dos maiores atletas do basquete brasileiro, Oscar Schmidt, que luta contra um câncer no cérebro.

Após cumprimentar esportistas como Zico (futebol), Torben Grael (vela) e Fabi (vôlei), o pontífice se deparou com o ex-jogador de basquete, que, muito emocionado, se ajoelhou. 

O papa tocou em sua cabeça e lhe abençoou. Oscar, campeão pan-americano com a seleção brasileira em 1987, não escondia sua felicidade. “Se não resolver desta vez, não resolve mais”, afirmou Oscar, segundo reportagem. “A maior bênção que você pode ter é a bênção do Papa. Ele veio em um momento muito importante para o Brasil. O povo brasileiro é muito sofrido. A vinda dele é a cereja do bolo.”

Revista Época

Os professores da rede municipal de ensino da cidade de Cariús estão em GREVE

Professores exigem pagamento imediato dos salários em atraso. Foto: Honório Barbosa
Professores exigem pagamento imediato dos salários em atraso. Foto: Honório Barbosa
Os professores da rede municipal de ensino da cidade de Cariús, localizada na região Centro-Sul do Ceará, decidiram, nesta sexta-feira, dia 26, em assembléia geral da categoria, não retornar às salas de aula, na próxima semana, até que a administração municipal efetue o pagamento dos salários atrasados. O clima entre os docentes é de revolta.

A reunião para debater o atraso no pagamento dos salários dos docentes durou mais de duas horas e foi realizada no Sindicato dos Servidores Municipais de Cariús, na manhã de hoje. Centenas de professores participaram do encontro. Os vereadores Clébio de Ribinha e Veroneide Ferreira foram solidários à categoria.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Cariús, todos os professores não receberam um terço de férias e a diferença do piso salarial. Os docentes contratados estão com salário atrasado desde maio passado e os concursados não receberam o mês junho. “A nossa situação é de dificuldade, pois dependemos dos vencimentos para o pagamento de nossas despesas, como aluguel, mercantil e outras necessidades”, disse a professora, Eudilene Silva.

secretária de Finanças do Município, Maria do Carmo Oliveira, que participou da assembleia, só havia disponível até 30 de junho passado, na conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), R$ 548 mil e atualmente esse valor caiu para R$ 44 mil. Ela, entretanto, não explicou o porquê do atraso salarial e a aplicação dos recursos.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cariús, Widerlando Barbosa Gomes, considerou a situação grave. “Vamos formar uma audiência e tentar conversar com o secretário de Educação, Francisco José, e com o prefeito, Gilvan Oliveira, na próxima quarta-feira”, disse. “Queremos encontrar uma solução para esse impasse”.

DN Centro Sul

FNE libera R$ 2,725 bilhões de crédito para produtores atingidos pela seca

Os produtores de municípios atingidos pela seca na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) receberam, até o momento, a quantia de R$ 2,725 bilhões por meio de contratações pelas linhas emergenciais do Fundo Constitucional de Financiamento da região, o FNE.

O valor corresponde a aproximadamente 99% do total de R$ 2,75 bilhões disponibilizados pelo governo em maio do ano passado, como parte das medidas de apoio aos afetados pela estiagem. O crédito especial, com juros de 1% a 3,5% ao ano, atende moradores de municípios com situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Os números da Secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais (SFRI), do Ministério da Integração Nacional, mostram que foram realizadas 390.920 contratações com os recursos das linhas emergenciais, sendo que 95% delas (374.215) foram para financiar agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A Bahia é o estado com maior número de contratações (84.062), seguida do Ceará (66.008), Pernambuco (62.365) e Piauí (45.995). Paraíba, Maranhão e Ceará registram contratações em 100% dos municípios com emergência reconhecida. O total de municípios atendidos até o momento é de 1.395, sendo que 1.274 deles localizados nos nove estados nordestinos e os demais em Minas Gerais (120) e Espírito Santo (1) – que têm parte de seus territórios na área de abrangência da Sudene

Menores de 18 anos estão probidos de participarem de festas em Acopiara desacompanhados dos pais ou responsável


O juiz Welithon Alves de Mesquita, respondendo pela 1ª Vara da Comarca de Acopiara, a 345 km de Fortaleza, estabeleceu regras disciplinando a entrada e permanência de menores de 18 anos em locais públicos desacompanhados dos pais ou responsável. A medida foi publicada recentemente.

Se não estiverem acompanhados, só podem permanecer em praças e vias públicas até as 23h. 

Também ficam impedidos de entrar em bailes, shows, boates e estabelecimentos. De acordo com o documento, a portaria foi expedida, por causa do número de denúncias sobre crianças e adolescentes em situação de risco na Comarca.

Em tempo

Em relação aos eventos festivos no município de Acopiara o Conselho Tutelar já está autorizado a realizar o trabalho de fiscalização. Quem não obedecer ao Conselho pode ser penalizado pela justiça

Fórmula 1: Hamilton larga na primeira posição no Grande Prêmio da Hungria


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Eunício Oliveira lidera pesquisas de rádio


Eunício
Os programas políticos são comuns nas emissoras de rádio do Ceará. A grade das emissoras que costumam pontuar muito pouco no Ibope é formada por programas políticos. Nas últimas 24 horas, a pergunta é: qual o melhor nome para governar o Ceará? Eunício vence todas as enquetes com o eleitor votando ao vivo, por telefone. 

No programa do jornalista Renato Abre, na Ceará Rádio Clube, o placar foi: Eunício Oliveira 16 e Mauro Filho 2. Os outros nomes colocados não foram votados, nem receberam votação espontânea.

Crime passional - Jovem é morta com 50 pedradas


Um adolescente de 14 anos foi apreendido suspeito de matar uma jovem de 18 anos com cerca de 50 pedradas e facadas. O crime, que teve requintes de crueldade, ocorreu no Município de Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza).

Segundo informações de parentes da vítimas, Francisca Silviane Ferreira da Silva, conhecida como ´Silvinha´, era amiga do adolescente que, inclusive, frequentava a residência da vítima.

Ainda de acordo com os familiares, o jovem seria apaixonado por Silviane, que tinha um relacionamento com outro adolescente. O delegado de Horizonte, Bruno Veras, informou que o suspeito confessou o assassinato e afirmou que matou a vítima sem nenhuma motivação.

"O adolescente confessou que assassinou a garota para satisfazer seu desejo de matar, e ainda afirmou durante o depoimento, que sentiu satisfação ao praticar o homicídio".

O assassino ainda foi até a casa da tia da vítima e pediu uma faca. Ele afirmou que estava sendo seguido por dois homens e precisava da arma branca para se defender. A mulher, sem saber o que estava acontecendo, entregou a faca ao adolescente. O delegado ressaltou que o suspeito cortou os pulsos da jovem, em cima de uma tatuagem com o nome do namorado dela. "Foi uma maneira que ele encontrou de cortar o laço do relacionamento que a moça tinha com o outro rapaz", explica Veras.

O delegado encaminhou à Justiça um pedido de internação do adolescente, que se apresentou à Delegacia com o avô. Veras acredita que o rapaz tem problemas psicológicos

EX-AGENTE DO PRÓ-CIDADANIA DE ARNEIROZ MORRE VITIMA DE DESCARGA ELÉTRICA



A Jovem Francisca Josenice Alves Sampaio  faleceu por volta das 17h40 desta quarta-feira, em Arneiroz vítima de descarga elétrica.Ela  tinha 25 anos, era casada e mãe de três filhos, sendo 2 meninos e uma menina. Segundo informações preliminares ela teria ido até um poço onde existe uma bomba mergulhão com sistema elétrico e acidentalmente a mesma teria sido atingida.
 
 A mesma residia no sitio Chifre de Pau - Fazenda Formoso 2 km da cidade de Arneiroz. O pai dela conhecido como Zé Sampaio é vigia do Hospital de Arneiroz e também mototaxista naquela cidade. Ele foi avisado e acionou a ambulancia do HMA para o local. A ex. agente de Cidadania de Arneiroz, conhecida com Agente Sampaio, nome de guerra, foi socorrida ainda com vida, ou seja, estava desacordada, mas segundo informações ela não resistiu e veio a óbito. 
 
De acordo com a policia militar,  Josenice costumava fazer a manutenção da referida bomba, mas como a chave que faz a ligação da mesma fica na casa, ele teria esquecido de desliga-la, sofrendo o choque elétrico.

Repórter Flaviano Oliveira

HOMEM EXECUTADO NO DISTRITO DE MARRUÁS


Um crime de morte foi registrado por volta das 6 horas da manha desta quarta-feira, 24, na comunidade de Lages – Marruás – zona rural do município de Tauá. A vítima Nilton Teles da Silva, 25, foi alvejado e morto com pelo menos dois tiros de escopeta calibre 12 e vários de revolver 38, o atingindo a altura do tórax. 
 
No momento do crime ele saia de casa para a roça e o mesmo estava em casa somente com sua esposa. Nilton respondia por crime de homicídio ocorrido há aproximadamente dez anos e era foragido da justiça do município de Pedra Branca. 
 
Segundo informações do Coronel Deladier Feitosa, comandante do Pro Cidadania de Tauá, a polícia trabalha na hipótese de crime de vingança ou passional, pois a vitima vivia maritalmente com uma mulher, relacionamento este, que não tinha a aceitação do ex. marido da mesma. O assassinato teria sido premeditado, ou seja, o (os) acusado (os) sabia (m) do trajeto que a vítima fazia diariamente. 
 
A polícia Militar através do comando do Capitão Valdevan está em campo na tentativa de identificar e localizar os acusados do crime. O corpo de Nilton se encontra no necrotério do Hospital Regional Dr. Alberto Feitosa Lima aguardando a chegada do Rabecão da Perícia Forense de Iguatu que já Foi acionado. 
 
De acordo com informações do pai da vítima, eles moravam naquela comunidade há pelo menos 01 (um) ano. O senhor Francisco Diassis da Silva que reside a aproximadamente 200 metros da casa do seu filho chegou a ouvir os disparos. Ao conversar com a nossa reportagem o mesmo pediu justiça.

Repórter Flaviano Oliveira

Agricultor é vítima de tentativa de homicídio no Distrito de Flamengo, em Saboeiro


O agricultor Luiz Viana da Silva, conhecido por Luiz Vicente, foi vítima de tentativa de homicídio a bala na manhã desta quarta-feira (24) , no Distrito de Flamengo, no município de Saboeiro, no Centro Sul do Ceará. A vítima recebeu três disparos de arma de fogo quando estava sentado na calçada de uma farmácia da localidade. Ele foi socorrido para o hospital de Saboeiro, e em seguida foi conduzido para Fortaleza. Seu estado de saúde é grave. 
Segundo informações, o autor dos disparos é o agricultor identificado por Antonio Neto, primo da vítima. Após cometer o delito, o acusado fugiu, tomando rumo ignorado.
Luiz Viana atualmente cumpre pena em regime semi-aberto na cadeia pública de Saboeiro, após ser condenado pela Justiça a uma pena de seis anos de prisão pela morte do seu primo, Antonio André Pinheiro, vulgo "Coquinho", irmão de Antonio Neto.

Atlético/MG bate Olimpia no tempo normal e nos pênaltis e ganha a Taça Libertadores


Não há missão impossível para o Atlético Mineiro. Depois de se classificar no último minuto das quartas de final e reverter grande desvantagem na semifinal - com vitória nos pênaltis -, o time do técnico Cuca chegou ao maior feito de sua história na noite de ontem.

O Galo reverteu a vitória do Olímpia por 2 a 0, no jogo de ida, com um triunfo pelo mesmo placar no tempo normal, um 0 a 0 na prorrogação e o salvador 4 a 3 nos pênaltis. 

A mais nova virada histórica do Atlético assegurou o inédito e sonhado título da Copa Libertadores, no Mineirão.

Programa Mais Médicos – Inscrição de municípios termina nesta 5ª feira

Termina nesta quinta-feira (25) o prazo para inscrição de municípios no Programa Mais Médicos. No estado do Rio, até a última segunda-feira (22), 27 dos 92 municípios cadastraram-se no projeto – quatro deles prioritários, ou seja, com carência de profissionais da saúde. Em todo o Brasil, inscreveram-se, até agora, 1.874 cidades. Segundo o Ministério da Saúde, em todo o país, estão sendo investidos R$ 15 bilhões na infraestrutura da rede pública de saúde. Deste valor, R$ 7,4 bilhões serão usados na construção de 818 hospitais, 601 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e de 16 mil unidades básicas de saúde, R$5,5 bilhões na reforma e ampliação de unidades básicas e UPAs e R$ 2 bilhões em 14 hospitais universitários.

Nota do ministério informa que já foram investidos no estado do Rio R$ 160 milhões, para obras de reforma e ampliação em 655 unidades de saúde e R$ 6,5 milhões na compra de equipamentos para 276 unidades. Além disso, R$ 20,6 milhões foram gastos na construção de dez UPAs e R$164,6 milhões na reformas de 28 hospitais.

O Programa Mais Médicos criará cerca de 11,5 mil vagas para médicos e 12 mil para residentes, em todo o Brasil, diz a nota. O objetivo do projeto é fortalecer a atenção básica, resolvendo, assim, 80% dos problemas de saúde sem que as pessoas precisem recorrer a hospitais. “O que faz a diferença no atendimento à população é o médico presente na unidade básica de saúde perto de casa”, enfatizou, em nota, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Ibope divulga pesquisa de intenção de voto para governo e senado no Ceará

Ibope divulgou nesta quarta-feira (24) pesquisa de intenção de voto para os cargos de governador e senador noCeará. Na pesquisa espontânea, em que não são sugeridos nomes de candidatos, 69% dos eleitores disseram não saber em quem votar. Outros 17% afirmaram votar em branco ou nulo.

Dos 14% que citaram algum nome espontaneamente, a maioria (6%) citou o nome do atual governador, Cid Gomes, que não pode mais se reeleger por estar no segundo mandato. Outros nomes lembrados foram Domingos FilhoEunício OliveiraTasso JereissatiHeitor FerrerLuizianne Lins, todos com 1% de intenções de voto. A pesquisa não computou os nomes citados por menos de 1% dos entrevistados.

Para senador, o número de indecisos é ainda maior. 77% dos entrevistados não saberiam em quem votar se as eleições fossem hoje. O percentual de votos brancos e nulos é o mesmo do registrado para o governo: 17%. Apenas três nomes foram citados de forma expressiva na pesquisa espontânea para o senado: Tasso Jereissati (2%), Eunício Oliveira (1%) e Inácio Arruda (1%).

Pesquisa estimulada para governador

O Ibope também analisou a intenção de votos em cenários onde são propostos alguns nomes de candidatos. No primeiro, Tasso Jereissati tem o voto de 45% dos entrevistados, Eunício Oliveira conta com 20%, Mauro Filho com 6% e Leônidas Cristino, juntamente com Domingos Filho, têm 4% dos votos, cada. Votos brancos e nulos somam 14% e os indecisos 7%.

Num segundo cenário, com uma disputa ente Tasso, Eunício e Leônidas Cristino, as intenções de voto são de 49%, 26% e 4%, respectivamente. Mais uma vez, brancos e nulos são 14% e indecisos, 7%.

Considerando como candidatos Tasso Jereissati, Eunício Oliveira e Mauro Filho, o resultado é 50%, 25% e 6%, respectivamente. Votos brancos e nulos somam 13% e não saberiam em quem votar 7%.

Entre Tasso, Eunício e Domingos Filho, o primeiro tem 51% das menções, enquanto o segundo tem 26% e o último 4%, com 13% votando branco ou nulo e 6% de indecisos.

Pesquisa analisa o embate direto

O Ibope também perguntou aos eleitores em quem votariam em três situações de embate direto, com o senador Eunício Oliveira enfrentando ou Leônidas Cristino, ou Mauro Filho ou ainda o vice-governador Domingos Filho.

No primeiro, o senador tem 50% dos votos, contra 10% do ministro dos portos. O total de votos não válidos soma 26% e os indecisos 15%.

Contra Mauro Filho, o senador venceria com 47% dos votos, enquanto o secretário aparece com 16%. Brancos e nulos são 23% e indecisos 13%.

Eunício também venceria contra Domingos Filho com 50% das menções, enquanto o vice-governador tem 11%. Neste cenário, brancos ou nulos são 14%, enquanto os que não definiram o voto chegam a 26% dos entrevistados.

Votos estimulados para o senado

O instituto de pesquisa apresentou duas possibilidades para o Senado. Na primeira, Tasso Jereissati vence com 43% dos votos os outros candidatos, que são Inácio Arruda (19%), Heitor Ferrer (18%) e José Guimarães (5%). Votos brancos e nulos são, neste caso, 10% e indecisos, 6%.

No outro cenário, Tasso tem 44% menções, enquanto Inácio tem 19%, Heitor Ferrer 18% e Luizianne Lins aparece com 4%. 10% votam branco ou nulo e 6% não responderam nenhum dos nomes apresentados.

Ibope pesquisou a satisfação dos cearenses e o interesse pelas eleições

A pesquisa revelou também que 83% dos cearenses diz estar satisfeito com “a vida que vem levando hoje em dia”. Com relação ao interesse pela política, a população aparece dividida. Enquanto 47% dos entrevistados têm muito ou médio interesse pelas eleições, 52% afirmou ter pouco ou nenhum interesse pelo pleito.

Eleitores avaliam influência dos apoios nas eleições

O Ibope perguntou ainda qual o grau de influência que o governador Cid Gomes, a presidente Dilma Roussef, o ex-ministro Ciro Gomes e o ex-presidente Lula têm sobre os eleitores.

No caso de Cid Gomes, 43% dos entrevistados disseram que o apoio dele a um candidato aumentaria muito ou pouco a vontade dos eleitores em votar no apoiado. Para 35%, a manifestação de Cid seria indiferente, enquanto 19% afirmaram que o apoio do governador diminuiria a intenção de voto.

No hipótese da presidente Dilma apoiar um candidato, 53% disseram que a intenção de voto aumentaria muito ou pouco. 27% se mostraram indiferentes ao apoio e 19% que afirmaram que o interesse diminuiria.

Já com relação ao apoio de Ciro Gomes, o interesse pelo voto aumentaria muito ou pouco para 37% dos eleitores cearenses. A indicação seria indiferente para 36% e 24% disseram que interesse diminuiria.

Quanto o apoio citado foi o do ex-presidente Lula, 67% afirmaram que a intenção de voto aumentaria muito ou pouco. 21% se disseram indiferentes e 11% expressaram que o apoio de Lula diminuiria o interesse de voto.

O IBOPE Inteligência entrevistou 812 eleitores, com idade a partir de 16 anos, entre os dias 13 e 16 de julho. Segundo o instituto, o intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Diário do Nordeste

Papa diz que liberar uso da droga não vai reduzir impacto da dependência


O Papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (24), durante inauguração do Hospital São Francisco, na Tijuca, Zona Norte do Rio, que deixar livre o uso das drogas não vai "reduzir a difusão e a influência da dependência química".

A visita ao centro para tratamento de dependentes na capital fluminense foi a segunda agenda de Francisco no dia. Pela manhã, ele esteve em Aparecida e celebrou missa no Santuário Nacional.

De volta ao Rio, encontrou mais de mil convidados que aguardavam, debaixo de chuva e frio, a cerimônia de inauguração do centro médico. Francisco foi recepcionado por ex-dependentes e discursou pedindo apoio para aqueles que caíram na "escuridão da dependência".
 
Francisco foi enfático ao condenar o debate sobre a liberação do uso das drogas. "Não é deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química", afirmou.

"É necessário enfrentar os problemas que estão na raiz no uso das drogas, promovendo uma maior justiça, educando os jovens para os valores que constróem a vida comum, acompanhando quem está em dificuldade e dando esperança para o futuro", afirmou.

"Não deixem que vos roubem a esperança. Mas digo também, não roubemos a esperança."

Na solenidade, o estudante Francisco entregou uma imagem de São Francisco feita por um ex-dependente que se tratou no hospital. O prédio desativado, de 1947, vai comportar 80 leitos, mas só deve ser reaberto em agosto.

G1

Morre Candeeiro, último cangaceiro de Lampião


candeeiroMorreu nesta quarta-feira o último cangaceiro do bando de Lampião, Manoel Dantas Loiola, de 97 anos, mais conhecido como Candeeiro. Ele faleceu na madrugada de hoje no Hospital Memorial de Arcoverde onde estava internado desde a semana passada, após sofrer um derrame. O sepultamento ocorreu hoje as 16h, no cemitério da cidade de Buíque.

Pernambucano de Buíque (a 258 quilômetros do Recife), Manoel ingressou no bando de Lampião em 1937, mas afirmava que foi por acidente. Trabalhava em uma fazenda em Alagoas quando um grupo de homens ligados ao famoso bandido chegou ao local. Pouco tempo depois, a propriedade ficou cercada por uma volante e ele preferiu seguir com os bandidos para não ser morto.

No final da vida, atuava como comerciante aposentado na vila São Domingos, distrito de sua cidade natal. Atendia pelo nome de batismo, Manoel Dantas Loyola, ou por outro apelido: seu Né. No primeiro combate com os “macacos”, quando era chamado de Candeeiro, foi ferido na coxa. O buraco de bala foi fechado com farinha peneirada e pimenta.

Teve o primeiro encontro com o chefe na beira do Rio São Francisco, no lado sergipano. “Lampião não gostava de estar no meio dos cangaceiros, ficava isolado. E ele já sabia que estava baleado. Quando soube que eu era de Buíque, comentou, em entrevista concedida ao Diario: ‘sua cidade me deu um homem valente, Jararaca’”.

Joaquim Barbosa nega descortesia com Dilma

Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (24), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou que o presidente da corte, Joaquim Barbosa, foi "deselegante" com a presidente da República, Dilma Rousseff, na cerimônia de recepção ao Papa Francisco na última segunda (22), no Rio de Janeiro.

A nota, assinada pela Secretaria de Comunicação Social do STF, rebate notíciasde que Barbosa cumprimentou o Papa e ignorou Dilma - veja a íntegra da nota no fim da reportagem.

O Supremo afirmou ainda que as notícias causaram "grande surpresa" a Joaquim Barbosa, uma vez que ele mantém "relacionamento institucional de alto nível" com a presidente Dilma.

"Com base em imagens de TV captadas a partir de determinado ângulo, foram criadas versões sobre o comportamento do ministro que não encontram amparo na realidade. O ministro repudia interpretação de que teria sido deselegante com a presidente e ratifica seu respeito pelos poderes constituídos", diz a nota.

A nota relata ainda que Barbosa se encontrou com Dilma no Palácio do Planalto por duas ocasiões nos últimos dois meses, a primeira para tratar de reforma política e a segunda para discutir a situação do sistema prisional.

O Supremo explicou também que Joaquim Barbosa não cumprimentou Dilma porque já havia conversado com ela na sala privativa de autoridades, e citou que o presidente do STF trocou "discreto sorriso" com a presidente.

"Por ocasião dos cumprimentos, o ministro apertou respeitosamente a mão do Santo Padre, e trocou discreto sorriso com a presidente. Isso porque avaliou não ser necessário novo cumprimento protocolar, uma vez que isso já havia ocorrido por ocasião de sua chegada ao Palácio."

Veja a íntegra da nota divulgada:

"Nota sobre a cerimônia de recepção ao Papa Francisco

Causou grande surpresa ao Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Joaquim Barbosa, a divulgação de suposta descortesia dele com a Presidente da República, Dilma Rousseff, por ocasião da cerimônia com o Papa Francisco no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Com base em imagens de TV captadas a partir de determinado ângulo, foram criadas versões sobre o comportamento do Ministro que não encontram amparo na realidade. O Ministro repudia interpretação de que teria sido deselegante com a Presidente e ratifica seu respeito pelos Poderes constituídos.

Na condição de Presidente do STF, o Ministro Joaquim Barbosa tem mantido relacionamento institucional de alto nivel com a Presidente Dilma. Em um espaço de dois meses, foram realizadas duas audiências no Palácio do Planalto, sendo a primeira convocada pela Presidente da República e a segunda solicitada pelo Presidente do Supremo. Nesses encontros foram discutidos temas de grande relevância para a vida do País. Em uma dessas ocasiões, foi feito o convite para que o Presidente do STF comparecesse à cerimônia de recepção ao Papa Francisco, convite que foi prontamente aceito.

No dia da cerimônia, logo ao chegar ao Palácio da Guanabara, o Ministro Joaquim Barbosa depois de cumprimentar outras autoridades presentes, foi convidado a dirigir-se à sala privativa onde se encontrava a Presidente, o Governador Sérgio Cabral, além dos Presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Alves. Permaneceu lá por mais de uma hora. Depois, dirigiu-se junto com as demais autoridades até o local que lhes fora destinado na cerimônia.

Por ocasião dos cumprimentos, o Ministro apertou respeitosamente a mão do Santo Padre, e trocou discreto sorriso com a Presidente. Isso porque avaliou não ser necessário novo cumprimento protocolar, uma vez que isso já havia ocorrido por ocasião de sua chegada ao Palácio.

Secretaria de Comunicação Social do STF