domingo, 31 de março de 2013

Juazeiro do Norte-CE: Em uma das maiores chuvas do ano, cidade vive dia de caos

Na Avenida Virgílio Távora, bairro Vila Fátima, a ponte caiu e duas pessoas ficaram levemente feridas (Foto: Chinês/Agência Miséria)
A lenda diz que o inverno tem grandes possibilidades de ser bom caso chova no dia de São José. Parece que, dessa vez, a lenda tornou-se realidade, pelo menos nas últimas semanas, que choveu de forma intensa no Cariri, registrando as maiores chuvas do Estado e superando sua própria marca histórica.
 
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), desde o último dia 19, a média de pluviosidade na região tem sido de 114 milímetros, quase o dobro da média dos últimos 30 anos, que é de 67 mm.
 
Mas a alegria e alivio de ver cair do céu aquela que será a salvadora para muitos gados que todos os dias morrem de fome e cede, ou para as plantações que atrofiam em meio a tanto calor, também gera caos nas cidades que não possuem infraestrutura para receber chuvas de médio porte, quiçá fortes tempestades como foi o caso dessa madrugada em Juazeiro do Norte.
 
Segundo a FUNCEME, a Capital da Fé teve uma das maiores chuvas do ano, com os marcadores apontando 100 milímetros na zona urbana e 67 na zona rural. Com isso, diversos bairros ficaram alagados e alguns deles, a situação foi ainda mais grave, com ruas interditadas, pontes caídas, buracos nas vias e carros submersos.
 
Na Avenida Virgílio Távora, no bairro Aeroporto, a via ficou alagada complicando o trânsito local (Foto: Chinês/Agência Miséria)

Na Avenida Virgílio Távora, bairro Vila Fátima, uma ponte caiu e duas pessoas ficaram levemente feridas, um motoqueiro e um ciclista que passavam pelo local no momento do desabamento, tiveram leves escoriações pelo corpo, sendo socorridos por populares.
 
Na mesma Avenida, entretanto, no bairro Aeroporto, a via ficou alagada complicando o trânsito local e causando dificuldades para aqueles que tentavam trafegar a pé. Situação parecida foi registrada na Domingos Sávio, bairro Pio XII, onde os alagamentos quase derrubaram outra ponte, a precariedade fez com que o Gestor Municipal, Raimundo Macedo, fosse até o local analisar as condições do bairro. Ele não gravar entrevista.
 
Na Lagoa Seca, mais precisamente na Avenida Plácido Aderaldo Castelo, a drenagem que havia sido realizada a poucos dias não suportou as novas chuvas e deixou a via totalmente inundada. Carros exposto em uma concessionaria, ficaram submersos com o rápido aumento do nível da água.
 
Entulhos e muita lama tomou conta da Avenida José Bezerra, que teve afundamento de algumas partes do asfalto e diversas buracos, já existente, foram agravados. A população, ecoa um só grito, e pede, de uma vez por todas, “melhorias na drenagem da cidade, e reparos urgentes na malha viária. O poder público não pode continuar nos enganando com promessas e medidas paliativas, temos direito de viver com dignidade, pagamos altos imposto para isso”, disse Lúcia Custódio, moradora que teve parte da sua casa invadida pelas águas.
 
Crato
 
Basta o inverno chegar e o “Fantasma do Canal” já assombra a população Cratense que, com as chuvas de ontem, tiveram mais motivos para se preocupar. A cidade do Crato registrou a segunda maior chuva de 2013, com 130 mm, sendo superada apenas por Jardim, que no dia 14 de Janeiro choveu 137 milímetros.
 
A situação precária de Juazeiro se assemelha com a do Crato, que teve vários pontos de alagamentos, vias tomadas por entulhos e alguns bairros deixando os moradores ilhados.  
















Grupo pesca pirarucu de 68 kg em Saboeiro, no interior do Ceará

Gotardo Martins, Uriel Martins e Ernani Júnior

Pescadores do sítio Mamoeiro, zona rural de Saboeiro, interior do Ceará, pescaram um peixe pirarucu de 1,60 metros na última quinta-feira (28).

O grupo de pescadores amadores diz que passou cerca de três horas para içar o peixe depois de fisgá-lo.

Os pescadores praticam a pesca por hobby em uma fazenda particular de propriedade do vice-prefeito de Saboeiro, Gotardo Martins.

O peixe estava com três anos e meio, e pesou 68 kg. 
Fotos: Aécia Leal
O peixe é natural da Amazônia e é bem maior que os peixes encontrados no Ceará, de acordo com o pescador.

O pirarucu, também conhecido com bacalhau, é um dos maiores peixes de água doce do mundo. Ele pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar 200 quilos.

Fotos; Aécia Leal

Grupo pesca pirarucu de 68 kg em Saboeiro, no interior do Ceará

Gotardo Martins, Uriel Martins e Ernani Júnior

Pescadores do sítio Mamoeiro, zona rural de Saboeiro, interior do Ceará, pescaram um peixe pirarucu de 1,60 metros na última quinta-feira (28).

O grupo de pescadores amadores diz que passou cerca de três horas para içar o peixe depois de fisgá-lo.

Os pescadores praticam a pesca por hobby em uma fazenda particular de propriedade do vice-prefeito de Saboeiro, Gotardo Martins.

O peixe estava com três anos e meio, e pesou 68 kg. 
Fotos: Aécia Leal
O peixe é natural da Amazônia e é bem maior que os peixes encontrados no Ceará, de acordo com o pescador.

O pirarucu, também conhecido com bacalhau, é um dos maiores peixes de água doce do mundo. Ele pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar 200 quilos.

Fotos; Aécia Leal

Exclusivo: Ciro Gomes poderá ser o novo secretário de segurança do Estado

O comentário é geral nos bastidores do poder e no jargão policial, acerca do interesse do ex-governador Ciro Gomes, irmão de Cid Gomes, quanto a sua atitude em ir buscar pessoalmente "os números" da segurança pública no Estado do Ceará na própria sede do órgão.
 
Já se fala, inclusive, que tal desejo pelos índices da segurança, se dá na verdade, pois Ciro Gomes já estaria se organizando para assumir o posto no lugar do coronel Francisco Bezerra, após a semana santa.
 
Competência tem de sobra, porém, Gomes tem temperamento difícil e, recentemente, chegou a chamar policiais militares de "bandidos fardados", face a greve ocorrida no ano passado em que lideranças sindicais, ligadas a PMCE, deram total apoio aos insatisfeitos com os salários dos servidores da área policial.

Educador social é fuzilado na rua em Messejana

O educador social Francinildo Nascimento Gomes, 35, foi assassinado, na manhã de ontem, na Rua 107, no Conjunto São Cristóvão, na Grande Messejana. O crime foi praticado por dois homens que estavam em uma motocicleta. A vítima retornava pra casa, após ter ido à padaria.

O corpo de Francinildo ficou estendido na calçada de uma residência na Rua 107. No local havia cápsulas de bala de pistola de calibre 380 FOTO: KLÉBER GONÇALVES

Apesar do movimento da rua, os criminosos não se intimidaram. A maior parte dos tiros atingiu Francinildo Gomes nas costas. No local do crime foram encontradas várias cápsulas de pistola calibre 380. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas encontrou a vítima já em óbito. O educador social caiu morto na calçada da casa 242.

Para a Polícia, a profissão da vítima pode ter sido o motivo do crime. Os educadores sociais trabalham nos centros de recuperação de adolescentes infratores.

Outros casos
Policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa estão investigando o misterioso caso de um adolescente que foi assassinado e seu corpo jogado no lixo. O caso ocorreu na manhã de sexta-feira, na Rua 20 d+e Janeiro. O cadáver de Tiago Alves Bezerra, 17, apresentava lesões praticadas a tiros e facadas.

Outro crime que está sendo investigado aconteceu no Lagamar, onde foi morto Jaime Ribeiro Lima Neto.

Bancos e carros-fortes: Polícia investiga ações de quadrilha

O chefe do bando tem uma extensa ficha de crimes desde o ano de 2000, mesmo assim tem obtido a liberdade

A Polícia Civil aprofunda as investigações em torno da quadrilha chefiada pelo assaltante de bancos e carros-fortes Antônio Carlos dos Santos, o ´Tornado´. Chama a atenção das autoridades da Segurança Pública não apenas o poderio de fogo do bando (que inclui até fuzis de guerra americanos), ou a ousadia e violência das ações do grupo, mas, principalmente, a facilidade com que o bandido e seus comparsas conseguem liberdade meses após serem presos.

Um dos últimos ataques da quadrilha aconteceu no dia 28 de janeiro último, na porta da agência do Banco do Brasil de Aquiraz, quando os ladrões abriram fogo contra um carro-forte e roubaram os malotes bancários FOTO: VIVIANE PINHEIRO

´Tornado´ é conhecido das autoridades policiais desde o dia 18 de abril de 2000, quando foi preso pela primeira vez e autuado em flagrante no 27º DP (João XXIII). Daquela data até hoje, já se passaram 14 anos, e o acusado tem, ano a ano, ´engordado´ sua ficha criminal. A lista de delitos é grande, assim como as vezes que passou pelo presídio, fugiu ou foi solto judicialmente.

Vida de crimes
A Reportagem teve acesso à ficha criminal do bandido na semana passada. Acusado de atacar agências bancárias na Capital e região metropolitana, assaltar carros-fortes e atirar contra vigilantes, praticar latrocínio (roubo seguido de morte) e portar armas de uso restrito ou proibido no País, além do roubo de veículos, ´Tornado´ tem desafiado as autoridades da Justiça cearense e passa pouco tempo na prisão.

Na extensa lista de crimes do suspeito, aparecem casos que foram de grande repercussão ma mídia local, como o assalto seguido de morte do empresário do ramo de música Joacir Belizário da Silva, 39, dono dos bandas de forró ´Líbanus´ e ´Forrozão Tropikália´, morto na porta de sua casa de veraneio, na Praia do Cumbuco, em Caucaia, no dia 19 de dezembro de 2006.

No dia 28 de junho de 2005, ´Tornado´ foi indiciado em inquérito policial pelo roubo de um malote contendo R$ 30 mil de uma mulher que saía da agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida Francisco Sá, no bairro Carlito Pamplona.

Há quase 15 anos, Antônio Carlos dos Santos, o ´Tornado´, pratica crimes no Estado do Ceará, desde roubos a bancos, a crimes de latrocínio FOTO: DIVULGAÇÃO/DRF

Ação semelhante ele teria praticado no dia 19 de setembro do mesmo ano (2005), ao roubar outro malote bancário, desta vez na agência da Caixa Econômica da Avenida Mister Hull, no bairro Antônio Bezerra A vítima do assalto foi o funcionário de uma rede de supermercados.

A sequência de crimes atribuído ao bandido aconteceu em 31 de janeiro de 2007, quando foi indiciado na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC).

Já no dia 6 outubro de 2008, por volta das 14h50, a quadrilha chefiada pelo bando metralhou um carro-forte da empresa Corpvs no Parque Araxá no momento em que eram recolhidos malotes de uma casa lotérica. Naquela ocasião, os assaltantes vestiam fardas da Polícia Militar.

Casa de shows
A lista de crimes aumentou na manhã do dia 5 de março de 2010, quando ´Tornado´ e seu grupo, usando armas de grosso calibre, invadiram as dependências da casa de shows ´Kukukaya´, situada na Avenida Pontes Vieira, no bairro Tauape, rendeu os seguranças e roubou todo o dinheiro que havia sido arrecadado na festa do fim de semana. O assalto foi todo filmado pelas câmeras da casa de shows e o bandido identificado e reconhecido.

No dia 1º de abril de 2010, finalmente, ´Tornado´ foi preso pela Polícia na cidade de Barreira (75Km de Fortaleza) e levado para a Delegacia Regional de Baturité, onde acabou autuado em flagrante por porte ilegal de armas e formação de quadrilha.

A partir dali, logo após ser solto através de habeas corpus, ´Tornado´ decidiu partir para ataques mais violentos e rendosos para ele e seu bando. Adquiriu armas de grosso calibre, como fuzis e submetralhadoras de fabricação estrangeira e iniciou uma sequência de assaltos de grande monta. E o primeiro deles dentro de um shopping center, o North Shopping, na Avenida Bezerra de Menezes, na manhã do dia 6 de agosto de 2011.

As imagens captadas pelas câmeras mostraram claramente quando o bando invadiu o shopping no momento em que uma equipe de vigilantes abastecia um caixa-eletrônico. Todos foram dominados, com pistolas e submetralhadoras apontadas em sua direção, e foram obrigados a deitar no chão, entregar coletes e armas, assim como os malotes com dinheiro. Cerca de um mês depois, ´Tornado´ foi detido pela Polícia na cidade de Paracuru (100Km de Fortaleza) usando documentos falsos.

Comparsas
Agora, após a prisão do chefe do bando, a Polícia faz diligências para capturar o restante do bando. Os comparsas de ´Tornado´ já foram identificados como, Francisco Gilson Lopes Justino, o ´Gilson Meia-Luz´; José Silvino Vieira Sales, Luciano Batista Viana, o ´Playboy´; e Paulo Ivan Vieira Coutinho, este último, segundo a Polícia, um dos homens de confiança do chefe do bando.

Polícia Homem é preso e adolescente apreendido por tráfico de drogas em Iguatu

Um homem foi preso e um adolescente apreendido, na manhã deste domingo (31), por tráfico de drogas no município de Iguatu (distante 380 km de Fortaleza).
De acordo com a Polícia, os acusados são Francisco Eronildes da Silva, vulgo "Buru, de 26 anos e J.H.L, de 16 anos. Com a dupla foram apreendidos 50 papelotes de cocaína, 02 celulares, 01 pote de fermento em pó, a quantia de R$ 164, 200 sacos de dindim, 01 cordão de prata, 01 fita gomada e 01 coldre.
Ambos foram encaminhados à Delegacia Civil de Iguatu, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Mais de 100 pessoas são detidas sob o efeito de álcool



O feriadão prolongado nem chegou ao fim e o resultado da fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE) já identificou que os condutores continuam ingerindo álcool antes de pegar a direção do veículo, apesar do rigor da Lei Seca.

Motoristas não estão respeitando Lei Seca durante a Semana Santa (Foto: Fabiane de Paula)
Somando a Sexta-feria Santa (29) com o Sábado de Aleluia (30), foram realizados 101 procedimentos somente nas rodovias de responsabilidade da PRE. O balanço foi de 45 ocorrências na sexta e 56 no sábado, com um total de 21 prisões.
O resultado do trabalho de fiscalização indica uma média superior a 2 pessoas por hora detida por ter ingerindo bebeida alcoólica antes de dirigir.
Esse número tende a aumentar com os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que só serão divulgados após o fim da operação de Páscoa, no domingo (31).

sábado, 30 de março de 2013

FELIZ PÁSCOA A TODOS



As mulheres afastaram-se depressa do sepulcro, cheias de medo e alegria, e correram para dar a notícia aos discípulos. Jesus saiu ao seu encontro e lhes disse: Alegrai-vos! Elas se aproximaram, abraçaram seus pés e se prostraram diante dele. Jesus lhes disse: Não temais; ide avisar meus irmãos que se dirijam á Galiléia, onde me verão”  ( Mt 28,8-10).



A mensagem de Páscoa é uma mensagem de alegria. O próprio Jesus diz: alegrai-vos. Assim como no dia de seu nascimento os anjos convidavam os pastores para a alegria, agora na conclusão do Evangelho somos novamente convidados à alegria. Tudo terminou bem. A vitória veio pela cruz. A cruz, o amor venceu o inferno. Jesus não foi derrotano, pelo contrário ele derrotou a morte e continua derrotando-a nos seus membros que somos nós, continuadores de sua missão na história: vencendo vem Jesus!
A mensagem da Páscoa é uma mensagem de coragem: não tenham medo disse Jesus. O medo nos paralisa, acovarda e impede de seguir Jesus. O medo é o contrário da fé. Nas águas do batismo fomos consagrados a Jesus, saibamos que Ele estará sempre conosco.
A mensagem da Páscoa é uma mensagem de perdão. Jesus chama seus discípulos (que o abandonaram) de “irmãos”, dando-lhes assim o perdão e re-convocando-os para a missão. Ele se mostrará a eles na Galiléia e os enviará com a missão de anunciar a vitória da vida sobre a morte.
Alegria, coragem e perdão, estas palavras resumem o Páscoa e indicam para nós a nova criação que Deus inicia com a ressurreição de Jesus. Com a vitória de Jesus Cristo todos que o seguimos nos tornamos capazes de Nele, vencermos a morte dia após dia.
Termino com uma palavra de apreço à juventude. Uma das prioridades pastorais de nossa Diocese é a juventude -  para que sejam discípulos e missionários de Jesus. A juventude é sentinela do amanhã. Na companhia de Jesus, não se deixem enganar pelos ídolos e promessas de prazeres falsos e vida fácil. Jesus vos chama a uma vida de amor-serviço, porque o amor vencerá.
A todos os que lerem esta mensagem, em nome de Jesus, abençoo de coração e desejo uma feliz e santa páscoa.

Catarina, e outros municipios da Região dos Inhamuns vão receber Motoniveladoras





Em sua visita ao Ceará na próxima terça-feira, a presidenta Dilma Roussef comandará cerimônia de entrega de 31 retroescavadeiras e 30 motoniveladoras para 59 municípios do Ceará. Informou, nesta quarta-feira, o líder do Governo no Congresso, senador José Pimentel (PT), adiantando que essa cerimônia será em frente ao Centro de Eventos. Outros 34 municípios cearenses também vão receber motoniveladoras nos próximos meses. No total, 64 cidades foram selecionadas pela terceira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) para receber essas máquinas. Já em relação às retroescavadeiras, além das 31 que serão entregues em abril, dentro do PAC 3, outras 110 já chegaram a municípios do interior cearense.
A expectativa do governo é que o total de 205 máquinas vão beneficiar 1,8 milhão de cearenses, entre eles mais de 185 mil agricultores familiares. A iniciativa de destinar os equipamentos aos municípios é do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A ideia é que as máquinas sejam usadas para recuperar e pavimentar estradas vicinais, que ligam os povoados e municípios do interior. Isso vai facilitar o escoamento da produção agrícola e a circulação dos moradores da área rural.
Os municípios selecionados para receber as máquinas foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: extensão da área rural, participação no PIB agrícola, localização no semiárido e número de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e indígenas. A participação do município nos programas Territórios da Cidadania e Brasil sem Miséria também foi levada em conta na seleção.
Confira os municípios que serão beneficiados com os equipamentos:
Retroescavadeiras (31): Acarape, Alto Santo, Antonina do Norte, Apuiarés, Baixio, Barroquinha, Beberibe, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Carnaubal, Cedro, Chaval, Croatá, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Ipu, Jaguaribe, Jijoca de Jericoacoara, Martinópole, Mulungu, Orós, Pacujá, Paracuru, Penaforte, Potiretama, São João do Jaguaribe, Senador Sá, Tejuçuoca, Umari e Uruoca.
Motoniveladoras (30): Aiuaba, Assaré, Aurora, Barreira, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caridade, Catarina, Farias Brito, Forquilha, Independência, Irauçuba, Itapagé, Jaguaruana, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Novo Oriente, Ocara, Pentecoste, Piquet Carneiro, Poranga, Quiterianópolis, Santa Quitéria, Senador Pompeu, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Uruburetama e Varjota.
Informações: Blog do Diomar Araujo

UECE abre inscrições para o Vestibular 2013.2


A Universidade Estadual do Ceará (UECE) por meio da Comissão Executiva do Vestibular (CEV) abre a partir desta segunda-feira, 1º de abril, até 23h59 do dia 14 de abril, as inscrições para o Vestibular 2013.2, exclusivamente pela internet. As inscrições para o vestibular destinam-se a selecionar candidatos para os cursos de graduação do segundo período letivo de 2013. Estão sendo oferecidas 1.640 vagas, das quais 1.150 sao aos cursos da Capital e 490 vagas para as Unidades da UECE no Interior do Estado. Informa o presidente da CEV, professor Cleiton Batista Vasconcelos, a inscrição via internet será para candidato pagante integral ou isento 50%.
A partir das 24h do dia 14 de abril de 2013, o acesso à internet para geração da ficha eletrônica de inscrição e do boleto bancário será bloqueado. O boleto bancário que poderá ser gerado até às 23h59 do dia 14 de abril (domingo), terá vencimento no dia 15 de abril de 2013, último dia em que o candidato poderá pagá-lo.
As provas serão aplicadas no dia 26 de maio, a 1ª Fase (domingo), das 9h às 13h, com uma Prova de Conhecimentos Gerais de múltipla escolha: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia.  A 2a. Fase acontecerá nos dias 16 e 17 de junho, respectivamente (domingo e segunda-feira), com a realização de quatro Provas: uma de Redação e três Específicas, de acordo com o curso de opção do candidato.
Na ficha Eletrônica de inscrição, o candidato indicará o curso e a língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) de sua escolha.
A taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 poderá ser paga na rede bancária ou nos estabelecimentos por ela credenciados, através de boleto bancário emitido via internet, até o dia 14 de abril, com vencimento no dia 15 de abril de 2013. Ao candidato será atribuída total responsabilidade pelo correto preenchimento dos campos da ficha eletrônica de inscrição e do boleto bancário.

30,4% dos municípios estão sem reserva de água para consumo humano


Relatório da Ematerce aponta que 30,4% dos municípios cearenses estão, ao mesmo tempo, sem reserva de água para consumos humano e animal – como cacimbas, córregos, poços profundos – e também sem pastagem suficientes para o rebanho por conta dos efeitos da estiagem prolongada. O levantamento foi realizado pelos técnicos do órgão ao longo da primeira quinzena de março e lançado no último dia 15.
O Vale do Jaguaribe é a região mais afetada. São 12 cidades nessa situação de calamidade. Entre elas, Iracema, Jaguaribara e Limoeiro do Norte. O Sertão Central vem logo em seguida, com 10 municípios, como Milhã, Mombaça e Quixeramobim. Também com 10 cidades, o Sertão dos Inhamuns e de Crateús – como exemplos, Tamboril, Independência e Quiterianópolis. Ao todo, esses 56 municípios prejudicados estão divididos em oito regiões.
Em todas as 13 regiões do Ceará, segundo o relatório, são registradas cidades em que tanto reservas hídricas para humanos e para animais quanto pastagem estão se esgotando ainda em março ou sob risco de esgotamento até maio. “Nosso desespero é água para consumo animal. Estamos pensando em propor carro-pipa para alimentar os bichos, mas sabemos que não têm tantos pipas disponíveis para fazer o serviço”, pontua o diretor técnico da Ematerce, Walmir Magalhães. “A estimativa é que o Estado tenha perdido 5% do rebanho, de 100 a 130 mil cabeças em todo o Ceará até o final de 2012 por causa da seca”, completa. Ele afirma que as populações sem reservas hídricas têm sido abastecidas por carro-pipa ou saído de suas terras.
De acordo com Magalhães, o relatório é feito quinzenalmente. No próximo dia 30, uma atualização deverá ser divulgada. Apenas em abril, entretanto, seria possível ter uma noção mais detalhada da situação, porque a quadra chuvosa já estará estabilizada.
Saiba mais
O relatório da Ematerce destaca ainda área estimada de plantio em hectares e sua efetivação no Estado. Os números foram coletados na primeira quinzena de março.
Os dados apontam que, dos 1.215.251 hectares em que poderia haver plantio, apenas 28,65% está sendo utilizado.
O diretor técnico da Ematerce, Walmir Magalhães, avalia que já se esgotaram as possibilidades de plantio na região dos Sertão dos Inhamuns e de Crateús. “A gente espera que chova, pelo menos, para fazer água para os animais”.
Ao contrário, no Cariri, houve uma espécie de corrida em busca de sementes nos escritórios da Ematerce pelos agricultores da região depois das chuvas dos últimos dias. “Já no Sertão Central continua seco”, sublinha

Policial Militar sofre acidente na BR 020 e é transferido para o IJF. Confira o Plantão do feriado da Semana


    PolicialMilitarsofre

    • Clique para AmpliarSd. Teixeira Jr. foi transferido para o IJF após capotamento na BR 020.
    • Um policial militar lotado no 13º BPM de Tauá ficou ferido durante o capotamento de um veículo Gol, cor prata, Placas OIK 4377, no início da noite desta sexta-feira, 29, na BR 020 próximo à localidade de Cachoeirinha do Pai Senhor.
      O acidente envolveu o Soldado Egídio Carlos Teixeira Júnior, 24 anos, do Policiamento Ostensivo Geral (POG), que após dar entrada no Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, foi transferido para o IJF em Fortaleza.  O policial estava consciente por ocasião da transferência, apesar dos ferimentos que sofreu no braço e na perna.
      Segundo populares, o acidente teria sido provocado por animais na pista, pois ao tentar desviar alguns jumentos que estavam na rodovia, o policial perdeu o controle do veículo, que capotou caindo em um barranco. Além do Policial, outros dois familiares do mesmo, estavam no veículo, um sofreu uma luxação no ombro e o outro escoriações leves.
      Embriaguez ao volante em Quiterianópolis               
      Foi preso na cidade de Quiterianópolis, o agricultor João Wilson Martins Filho, residente no Conjunto Habitacional daquela cidade. Depois da prisão, ele foi conduzido para Tauá, sendo autuado por embriaguez ao volante e por desobediência.
      O Escrivão Arraes que fez a lavratura do flagrante, disse que João Wilson trafegava na Av. Laurindo Gomes na motocicleta Yamaha YBR, cor preta,  placa HXL 0026, quando se deparou com uma blitz da Polícia Militar.
      O motociclista furou a barreira policial, foi perseguido e ao ser preso ficou constatado que havia ingerido bebida alcóolica. Ele deixou a Delegacia depois de pagar uma fiança de um salário mínimo.
      Feriado da Semana Santa em Parambu deixou 7 feridos
      O feriado da semana Santa em Parambu apresentou um balanço trágico, com sete pessoas feridas em acidentes no trânsito e uma  lesionada a golpes de faca.
      Na quinta feira, 28, um acidente registrado na Divisa, deixou três feridos, dois em estado greve, que precisaram ser  transferidos para Fortaleza. Na sexta-feira, 29, mais dois acidentes envolvendo motocicletas deixaram outras três pessoas se feriram.
      Um desses acidentes aconteceu no final da  tarde desta sexta-feira, 29, na Serra dos Paus envolvendo duas motocicletas. Uma era guiada por um rapaz identificado por Jânio, que sofreu um ferimento no pé, e foi socorrido para o Hospital de Parambu. O condutor da outra moto era o aposentado Valdemar Bezerra de Oliveira, nascido em 22-02-1949, residente na Fazenda Poderosa, na Zona Rural de Parambu, que sofreu fratura exposta no pé esquerdo.
      Lesão à faca em Parambu 
                
      Também em Parambu o agricultor Francisco Henrique da Silva, 40 anos, residente no Bairro Santa Rita, foi atingido com uma perfuração à faca, no lado esquerdo do abdômen e precisou ser transferido para Fortaleza.
      O crime ocorreu durante uma bebedeira na Vila Santa Rita. O agressor é um indivíduo conhecido por Rôla, que bebericava em companhia da vítima e depois de uma discussão  banal, sacou uma faca e atingiu o companheiro de farra.  
      A Polícia fez diligência mas não conseguiu localizar o autor da agressão.
      Violência doméstica
      Ainda em Parambu uma mulher acionou a Polícia Militar, após ser agredida à socos pelo marido. O fato aconteceu por volta das 17:30h na Localidade de Queimada Grande, na Zona Rural do Município,  tendo como vítima, a doméstica Francisca Freitas de Oliveira, nascida em 22-03-1965.
      O acusado é o Venuildo Carlos Souza, conhecido por Bil, residente no mesmo endereço da vítima. Após a denúncia, a Polícia foi ao local, mas o autor da agressão evadiu-se e não foi localizado.
      Homicídio em Crateús
      Uma discussão motivada por vingança terminou em morte na noite desta  sexta-feira, 29, na cidade Crateús. O fato aconteceu na Rua Gustavo Barroso e teve como vítima, Gilberto Ferreira Do Nascimento, 29 anos, filho de Gilberto Miguel Ferreira e Antônia Ferreira do Nascimento, que residia na Rua José Albano, no Bairro Fátima l.
      O acusado é o menor de 15 anos F.M.A.L que fugiu do local após a prática do crime. Segundo o Sd. Júnior do Ronda do Quarteirão, a vítima anteriormente havia agredido o menor à socos e o mesmo motivado por vingança, armou-se com uma faca e desferiu uma única perfuração atingindo a vítima no pescoço.
      Quando a Polícia chegou no local da ocorrência, encontrou o Gilberto, ainda com vida, porém, quando o socorro estava sendo feito para o Hospital São Lucas, daquela cidade, ele veio a óbito.
      O corpo foi levado para o IML de Canindé. O autor permanece foragido.

Cid processa jornalista Ricardo Boechat por comentário em que governador foi chamado de canalha



O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), move processo judicial contra o jornalista Ricardo Boechat, da emissora de rádio Bandnews. Em comentário no último mês de janeiro, Boechat chamou Cid de canalha devido à contratação da cantora baiana Ivete Sangalo para a inauguração do Hospital Regional Norte, em Sobral.

Na manhã desta quarta-feira, 27, Boechat informou, na Bandnews, que foi notificado da ação por oficial de justiça. Ouça o que ele disse que levou o governador a mover o processo:

No comentário que provocou a ação, o jornalista questiona a postura da cantora baiana por ter aceito fazer o show e, embora ressalte que ela faz jus ao cachê, a artista deveria observar a natureza do contrato. E aí passa a se deter sobre a postura de Cid. “Será que a saúde pública do Ceará pode dispor desse dinheiro prum espetáculo? Será que eu (Ivete, ao aceitar fazer o show) não tô entrando, sem perceber, na lógica canalha desses políticos, que acham que dinheiro público é pra isso? Como canalha é esse governador do Ceará. Porque isso é uma canalhice”

CENTRO-SUL: Lideranças se mobilizam para pavimentação de rodovias

Os trabalhos vêm sendo solicitados ao governo do Estado, no sentido de melhorar a malha rodoviária da região

Cariús. Lideranças políticas e comunitárias de seis cidades da região Centro-Sul estão mobilizadas para tentar sensibilizar o Governo do Estado a implantar a pavimentação asfáltica no trecho de 22km da CE-284, entre a cidade de Cariús e a CE-060, na localidade de Umarizeiras.

Compareceram à audiência prefeitos e representantes de Cariús, Saboeiro, de Cedro, Jucás, Várzea Alegre e Tarrafas, além de parlamentares FOTO: HONÓRIO BARBOSA

O mais recente ato foi a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal que contou com a participação de prefeitos, deputados e vereadores, além da população.

A construção do trecho da rodovia estadual é um sonho dos moradores desde o início da década de 1980. A obra vai facilitar o acesso dos moradores do distrito de Caipu à sede municipal e terá um impacto positivo para o deslocamento da população das cidades de Cariús, Jucás, Tarrafas e Saboeiro para a região do Cariri, reduzindo o percurso atual em 40km.

Quem mora naqueles municípios precisa vir a Iguatu para seguir pela CE-060 para a região do Cariri em busca de serviços nas áreas de saúde, educação e comércio. "É uma volta de 70km, mas com a conclusão desse trecho, iria ser reduzido para 30km", observa a presidente da Câmara Municipal de Cariús, Edna Elma Pereira.

"Esperamos que o governador Cid Gomes seja sensível à nossa luta, que é justa, e vai trazer enormes benefícios para milhares de pessoas", salientou.

Compromisso

Os prefeitos de Cariús, Gilvan Oliveira, de Saboeiro, Marcondes Ferraz, de Cedro, Nilson Diniz, e representantes dos gestores de Jucás, Várzea Alegre e Tarrafas, além do deputado estadual, Sineval Roque, e do deputado federal, Paulo Henrique Lustosa, compareceram à audiência pública. Na ocasião, assumiram o compromisso de juntos encaminharem o pleito ao Governo do Estado.

O gestor de Cariús, Gilvan Oliveira, disse que espera a união e o esforço de todos. "Até hoje não entendo porque essa obra ainda não foi feita", disse. "Durante a reunião do governo itinerante, apresentei a solicitação ao governador". Oliveira frisou que o município não tem condições de elaborar o projeto de Engenharia.

O prefeito de Cedro, Nilson Diniz, observou que o trecho de 22km reivindicado é de curta extensão e vai trazer enormes benefícios. "Essa realidade precisa ser apresentada ao governador, que vai dar prioridade a essa obra", disse. "Esse é um movimento que tem de contar com a participação de todos os políticos", destacou o gestor.

"Mais de 60% das obras de infraestrutura já foram concluídos", lembrou o ex-prefeito, Pedro Leandro. O vereador Clébio Barros pediu às lideranças políticas que esquecessem as diferenças partidárias e defendessem a luta para o desenvolvimento da região. O deputado estadual, Sineval Roque, comparou que luta semelhante obteve resultado favorável para a construção da rodovia que liga a cidade de Tarrafas a Assaré. "Vamos fazer um documento e encaminhar ao Governo do Estado", sugeriu.

O engenheiro do 9º Distrito Operacional do DER, José Edvan Teixeira, lembrou que, em 1983, o trecho da CE-284 começou a ser implantado por um Batalhão de Engenharia do Exército, que trabalhava na região. De lá para cá, não houve mais continuidade. "Depois, a obra foi abandonada e até hoje não foi concluída", disse. "É uma estrada necessária, importante para a região, viável tecnicamente e economicamente".

Ao final do encontro, por sugestão do deputado federal, Paulo Henrique Lustosa, ficou decidido que seria encaminhada, ao Departamento Estadual de Rodovias (DER), a solicitação de elaboração de um projeto de construção do trecho da CE-284 para ser apresentado posteriormente ao governador. "Esse é um compromisso que assumo com vocês", disse o parlamentar. "Vamos marcar uma audiência e apresentar o projeto".

Esclarecimento

A assessoria de Imprensa do DER informou que não há projeto para construção de obra de asfalto no trecho entre a cidade de Cariús e a localidade de Umarizeiras. Também esclareceu que foi feito um serviço de recuperação da via de terra com uso de máquina Patrol.

Moradores do distrito de Caipu são prejudicados com a falta de acesso para a sede do município de Cariús. No período invernoso, o trecho de estrada de terra fica intransitável. "É preciso ir até Iguatu e de lá voltar para Cariús, aumentando o percurso em mais 40 quilômetros", disse o ex-vereador, Lirone Pereira. "Os doentes e aposentados são os mais prejudicados".

Os pacientes de Caipu conduzidos em ambulância e transferidos para o Hospital Regional de Iguatu precisam ir até Cariús para colher uma guia de encaminhamento e referência, passando por Iguatu, e depois retornando para essa cidade. "Isso é uma situação grave", observou Pereira. "Essa é uma rodovia que reclama ser feita". Recentemente, o governo do Estado construiu um trecho da CE-284 no município de Cedro interligando a CE-153 ao distrito de Santo Antonio.

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER
 

SERTÃO DOS INHAMUNS: Ambientalistas alertam contra cultivo do nim

Planta se mostrou incompatível com a flora e a fauna da caatinga existente no semiárido do País

Crateús. O Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns (Parisc) se mobiliza contra a proliferação do plantio do nim (Azadirachta indica A. Juss) em municípios dessa região. A preocupação é no sentido de evitar a proliferação, em vista dos danos ambientais já verificados naquela região.

O cultivo da espécie e sua proliferação estão provocando prejuízos a outras espécies vegetais e até animais, uma vez que possui também propriedades repelentes

Na última semana, o Pacto enviou documento ao Ministério do Meio Ambiente, ao Governo do Estado e para pesquisadores da espécie que atuam em universidades brasileiras. O objetivo foi informar acerca do elevado aumento no plantio da espécie exótica, vinda da Índia, alegando que prejudica o bioma caatinga. Afirma que a ação agrava ainda mais o processo de desertificação no Estado. Solicita que o órgão determine pesquisa urgente sobre os efeitos da espécie no País, especialmente no semiárido brasileiro.

Iniciativa

"Tomamos a iniciativa de enviar esse documento para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e esperamos atitudes concretas por parte do Ministério em relação a esse fato. Isso vem agravando ainda mais a situação do processo de desertificação no Estado do Ceará", explica Jorge de Moura, secretário executivo do Pacto.

No documento, o Pacto relata a preocupação com a introdução de espécies oriundas de outros países no bioma caatinga, alertando que não há controle no Estado, e que as espécies nativas da caatinga estão perdendo espaço para as árvores exóticas.

Diz ainda que ações como essa trarão grandes prejuízos ao meio ambiente e ao bioma em um futuro próximo, com base em cinco justificativas: "a espécie nim se alimenta dos microrganismos da terra, é repelente natural de proporções desastrosas para a fauna e a flora, tem poder extraordinário de reprodução que já está sem controle, é árvore invasora, é abortivo natural que já ocasiona danos na região", defende o documento.

Experiências

O Pacto cita no documento exemplos de agricultores da região que tiveram experiências negativas com a espécie. Narra que o proprietário da Fazenda Veneza, no município de Tauá, plantou há quatro anos duas mudas de nim em seu pomar próximo a um cacimbão.

"Todas as árvores fruteiras do seu sítio morreram e até parece que atearam fogo, a água está contaminada. Se algum canteiro de verduras ou mesmo árvores forem regadas com essa água, a mortandade é de imediato".

Outro caso relatado é o do agricultor Luiz de Miranda, no município de Parambu, que plantou apenas duas mudas da planta e rapidamente ela se proliferou pela sua propriedade invadindo um córrego e todo o espaço do entorno.

Para o Pacto, a espécie tem potencial benéfico, desde que controlada. "Manipulada de forma correta tem inúmeros benefícios. Deveria ser restrita aos laboratórios e universidades para trabalharem seus produtos. O que não concordamos é a forma como essa árvore está sendo incorporada no bioma caatinga, de forma incontrolada", destaca Jorge Moura.

Ele lembra que, em 2011, o Parisc realizou uma audiência pública com a presença dos 12 municípios que compõem o Pacto, ocasião em que tratou sobre a questão. Mostrou aos 12 municípios integrantes que a plantação da árvore nim como arborização das cidades é um crime ambiental de graves proporções.

Plantio

Salienta que, após a audiência, alguns municípios da região seguiram as orientações e iniciaram processos e campanhas de arborização e plantios com espécies nativas.

Para o botânico e engenheiro agrônomo Antônio Sérgio Farias, a preocupação do Pacto Ambiental é muito válida. Explica que, nos últimos dois anos, é que os efeitos da espécie estão sendo percebidos no Ceará.

"O plantio do nim é relativamente novo no Ceará, em torno de 10 anos, e quem plantou agora é que sente os efeitos". Salienta o botânico que as pesquisas ainda são poucas para se saber exatamente os efeitos prejudiciais ao bioma. Porém, enfatiza o seu poder invasor e prejudicial ao ecossistema.

"Não é adequado para arborização e jamais para o reflorestamento, que tem que ser feito com plantas nativas".

Eveline Lanzillotti, bióloga que realizou pesquisas acerca da invasão de plantas exóticas quando atuava como professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) na região dos Inhamuns, também chancela o documento do Pacto.

"O nim assim como outras espécies (algaroba, sempreverde, entre outras) estão em quantidade excessiva na caatinga e invadem o bioma, competem com as nossas espécies e ganham. Propagam-se rápido e tem fácil poder de adaptação. Já podemos afirmar que o bioma caatinga está descaracterizado, especialmente no que se refere à flora", alerta da pesquisadora da Uece.

Segundo avalia, o documento do Pacto tem grande relevância. "Se não tomarmos providências, em curtíssimo prazo, as espécies do bioma caatinga desaparecerão", alerta a pesquisadora.

Com a sinalização dos pesquisadores da área, os ambientalistas esperam maior critério no cultivo da planta na região.

Debate
2011 foi o ano que o Parisc realizou uma audiência pública alertando sobre os efeitos do plantio da espécie para o bioma caatinga no semiárido brasileiro

CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS: Assembleia recorre da decisão do TSE

Pela sentença da ministra do TSE, tudo fica dependendo da Lei Complementar para dar competência ao Estado
A Assembleia Legislativa já encaminhou recurso para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), solicitando que o pleno daquela Corte reveja a decisão monocrática da ministra Nancy Andrighi que negou seguimento ao recurso especial interposto pela Casa contra o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que indeferiu o pedido de realização de plebiscito para a criação de novos municípios no Ceará. O coordenador da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios, Neto Nunes (PMDB), afirmou que a sentença da magistrada tem afetado negativamente o processo.

Fac-símile do dia 19 de março deste ano, que noticia decisão da ministra do TSE de barrar a realização de plebiscito para a criação de novos municípios no Ceará
A informação de que o recurso já foi encaminhado para o TSE foi repassada pelo procurador-geral do Legislativo cearense, Paulo Hiran, Segundo ele, em reunião na semana passada, a Mesa Diretora decidiu por recorrer da decisão de Andrighi, por achar ser necessário uma avaliação do pleno, visto que em outros estados o plebiscito já foi aceito. "O recurso já foi encaminhado, pedindo para que o restante dos ministros reavaliem essa decisão", afirmou.

Já o presidente da Casa, o deputado José Albuquerque (PSB) afirmou que os critérios adotados no Ceará para que um distrito se torne um Município são muito rígidos e que por isso se fazia necessário que a decisão fosse revista. Ele defende ainda que o Congresso Nacional defina, imediatamente, a Lei Complementar dando garantias para que as assembleias legislativas decidam sobre a criação de novos municípios.

As análises para que os 30 distritos cearenses fossem escolhidos pela Assembleia Legislativa como municípios foram feitas baseadas nas cidades já existentes, como critérios de número de habitantes, arrecadação, prédios públicos, áreas territoriais, educação, escolas de ensino fundamental e médio, dentre outros. O deputado Neto Nunes disse ter achado um absurdo a decisão da ministra, apesar de concordar ser essa a decisão superior.

Ele defende que a sentença seja revista pelo pleno do TSE, visto que é notório em todo o País veredictos para autorizar plebiscitos para a criação de novos municípios em outros estados. "Isso vem contrário a um sonho da população desses 30 distritos. A Assembleia vai colocar outro advogado para acompanhar isso para tentar reverter essa decisão no pleno", afirmou.

Comunidades

Segundo ele, é necessário que se julgue esta ação da melhor maneira possível para que haja maior distribuição de renda para as pessoas das comunidades em questão, visto que muitos municípios, conforme disse, têm extensões territoriais grandes e os gestores não têm condições de administrar tais áreas como deveria. "O prefeito acaba gastando recursos em parte dos municípios e outra parte é marginalizada. A população necessita dessa mudança e eu vejo que emancipar é redistribuir renda e mais justiça social, desde que o distrito tenha renda própria e característica de Município", afirmou o peemedebista

De acordo com o parlamentar, esta marginalização de alguns distritos acontece porque os recursos da Prefeitura só são levados para a sede da cidade e os distritos, mesmo tendo condições de receber repasses, acaba não acontecendo. Ele afirmou que a Assembleia irá, sim, recorreu da decisão da ministra, e que, ainda no dia 19 de março, conversou com o presidente da Mesa Diretora, José Albuquerque (PSB), para que designasse um especialista para tentar agilizar o processo em Brasília.

"É uma verdadeira frustração, pois as pessoas ficam preocupadas, assim como os que pretendem entrar com processo de emancipação, e nos perguntam para saber o que iremos fazer a respeito. No Ceará, temos várias cidades que são menores que esses distritos, e por que dois pesos e duas medidas, se em outros estados isso já aconteceu?", questionou. Ele afirmou que entrará em contato com a bancada federal do Ceará para tentar obter apoio dos deputados federais.

Mulher grávida de oito meses morre em triplo homicídio, mas bebê é salvo


Três pessoas foram assassinadas a tiros, na tarde da última sexta-feira (29), por volta das 13h, em Juazeiro do Norte, distante 493 km de Fortaleza. Entre as vítimas, estava uma grávida de oito meses. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), ainda foi possível realizar oparto do bebê, que conseguiu sobreviver.
Sebastião Oliveira da Silva, de 33 anos, Maria Priscila Garcia Silva, de 19 anos, e um adolescente, de 12 anos, estavam em uma calçada quando três homens, ainda não identificados, chegaram em duas motocicletas e efetuaram vários disparos contra as vítimas.
Após o crime, as vítimas chegaram a ser levadas ao Hospital Regional do Cariri (HRC), mas não resistiram aos ferimentos. O bebê, que Maria Priscila esperava,  foi salvo após uma cesariana.
Além dos três, Gerlane Araújo da Silva, de 35 anos, também foi atingida com um tiro de raspão, mas passa bem. 
O alvo dos suspeitos, segundo a Polícia, seria Sebastião Oliveira, que tinha passagem pela polícia por porte ilegal de armas.
Ainda não há informações se as vítimas tinham algum parentesco. Até o momento ninguém foi preso.

Funceme registra chuva de 130 milímetros no Crato e 100mm em Juazeiro do Norte


A região do Cariri mais uma vez registrou a maior quantidade de precipitações no Estado.
Juazeiro do Norte e Crato foram as cidades com maior volume de chuvas nas últimas 24 horas, no Estado (Foto: Elizângela Santos)
 Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), choveu em 16 municípios da região Sul do Estado, entre 7h  da última sexta-feira (29) e 7h sábado (30).
Em três cidades, os registros apontaram volume acima de 50 milímetros. No Crato, foram 130 mm de chuva. Juazeiro do Norte registrou o maior índice pluviométrico, com 100 milímetros neste período. Em Lavras da Mangabeira, a quantidade foi de 52,8mm. Também houve precipitações em Cedro (35,9mm), Granjeiro(32,2mm), Caririaçu (31mm), Ipaumirim (30,2mm), Missão Velha (25mm), Santana do Cariri(22,2mm), Várzea Alegre (20,4mm), Farias Brito (14mm), Aurora (13mm), Barro (3,2mm),Brejo Santo (2,4mm), Jati (1,4mm) e Mauriti (1mm).  
A Funceme registrou chuva em outros 46 municípios nas demais regiões do Estado. De acordo com o órgão, a previsão para as próximas 24 horas é de trempo nublado com possibilidade de chuvas em todo o Ceará. "Em virtude da proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) o céu permanecerá parcialmente nublado a claro com chuva em todas as regiões do Estado", informa a Funceme.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Governo prorrogará Bolsa Estiagem até julho


A presidenta Dilma Rousseff informou hoje (25) que se reunirá no dia 2 de abril com todos os governadores do Semiárido atingido pela seca, para discutir propostas e ações destinadas a reduzir as consequências da estiagem, que afeta principalmente a Região Nordeste.
O governo federal anunciará a prorrogação até julho do Bolsa Estiagem e o Garantia-Safra. Mas, segundo a presidenta, poderá haver novas prorrogações porque os benefícios serão pagos enquanto durar a seca. A Bolsa Estiagem assiste agricultores familiares com renda até dois salários mínimos em municípios em situação de emergência ou calamidade pública. O Garantia-Safra ajuda os agricultores cuja produção foi prejudicada pela seca.
Além dos nove governadores nordestinos, foram convocados para a reunião, que será realizada em Fortaleza, no Ceará, os governadores de Minas Gerais e do Espírito Santo, estados que são beneficiados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Dilma Rousseff garantiu que o governo ampliará as ações em andamento, como o trabalho do Exército na operação carro-pipa de abastecimento e a venda de milho aos pequenos produtores a preços mais baixos que os de mercado, mas ressaltou que é preciso discutir o futuro pós-seca.
“Eu acredito que temos que avançar e assegurar que os mecanismos de combate à seca sejam permanentes. Não é, de jeito nenhum, que vamos ficar com a mesma história todo o tempo, mas na hora que acabar a seca e vier a chuva, nós vamos ter de criar mecanismos que durem e assegurem que as pessoas não sejam atingidas”, disse a presidenta durante inauguração da primeira etapa do Sistema Adutor Pajeú, no município de Serra Talhada, em Pernambuco.
A presidenta Dilma voltou a afirmar que o governo federal terá um programa de recomposição do rebanho morto em decorrência da maior seca da região nos últimos 50 anos, mas ressaltou que precisam ser tomadas ações para que as perdas de animais não voltem a acontecer com tanta intensidade. “Vamos ter que tratar de uma questão que é o estoque da alimentação dos rebanhos, como garantirmos que haja permanentemente um estoque de segurança de garantia dos rebanhos aqui na região”.
Durante a inauguração da adutora que capta água do rio São Francisco, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, disse que o governos federal e os dos estados precisam “construir a saída desta seca” e garantir a segurança hídrica da população.
“Nessa seca não se vê o drama social da fome, da morte das crianças, não se vê o desespero por comida das pessoas, mas estamos assistindo algo que não conseguimos proteger ainda, que é a economia. Protegemos as pessoas, que é o fundamental, e vamos aprender neste momento, a fazer a um só tempo, a proteção das pessoas e a proteção da economia, e vai ser exatamente nesta reunião [do dia 2 de abril]”, disse o governador.
Segundo Eduardo Campos, a reunião focará não mais na emergência, mas na articulação de ações que estão sendo feitas. “Precisamos, olhando para o futuro, buscar na nossa experiência de vida e de formação política os pontos que devem nos unir para sair deste momento duro, para deixar nosso povo independente”, disse o governador, lembrando que, por muitos anos, a água foi usada por políticos como moeda de troca por votos na região.

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil