segunda-feira, 30 de julho de 2012

Icó-CE: Acadêmico de medicina da FMJ encontrado morto em sua residência

O acadêmico Luis Guilherme Vieira Ramalho Abath, 30 anos de idade, que estudava Medicina na FMJ de Juazeiro do Norte-CE  teve o sonho de se tornar médico interrompido ao ser encontrado morto pelos seus pais no quarto de sua residência localizada a Rua Ilidio Sampaio, nº 1974, centro da cidade de Icó  na tarde desse domingo (29).  Abath como era conhecido por colegas de faculdade,  estava sem vida em cima de uma cama.
O acadêmico era filho do conceituado casal  Guilherme Abath Ferreira Luna, médico, e Glória de Fátima Vierira Ramalho Abath advogada que até o momento não sabem a causa de sua morte.
 O corpo do estudante apresentava manchas roxas na pele, e ao lado da cama, uma garrafa de vinho, refrigerante, energético, seringas, e medicamentos de nomes: wellbutrin, belcomplex, eferor xr e dordente . Tudo foi recolhido a delegacia de policia civil daquela cidade, onde serão periciados
Outras  informações dão conta, que Luis, estaria depressivo ultimamente com acompanhamento de um psiquiátrica o que poderá ser confirmado devido dois dos medicamentos encontrados ao lado do corpo o Wellbutrin sr ser indicado no tratamento da depressão aguda ou na prevenção de recidivas e rebotes de episódios depressivos após resposta inicial satisfatória como também o Wellbutrin sr também poder ser usado como adjuvante no tratamento da dependência da nicotina, de acordo com a orientação médica. Tudo  são apenas conjecturas a serem confirmadas pela família que encontrasse em estado de choque.
O veiculo rabeção do IML da cidade de Iguatu recolheu o corpo e está trazendo para o IML de Juazeiro do Norte para ser necropsiado devido a ausência de perito naquele instituto.

Policiais do Ronda efetuam prisão por tráfico de drogas e associação ao tráfico em Icó

Na noite deste último sábado (28), por volta das 20h30, na cidade de Icó, os policiais Militares do Ronda do Quarteirão, Souza e Ediglê, após denúncia via 190,  realizaram a prisão de dois homens de iniciais E.A.C, e G.N.C, ambos de 18 anos e uma mulher de iniciais, M.S.F., 19 anos, os quais se encontravam de posse de 09 (nove) papelotes de maconha, a quantia de R$ 3,00 (três reais) e 01 (um) aparelho celular de marca NÓKIA.
Os acusados foram conduzidos à Delegacia Regional local juntamente com o material apreendido, onde foram autuados no tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Nos últimos dois dias Saboeiro vive mais um pesadelo: a morte do jovem Jonh Lennon Roque, filho do comerciante Zé Roque e da Neide (in memoriam). Essa família que há 11 meses viveu uma tragédia familiar, hoje sofre a perca do segundo filho do casal, um lindo jovem de 17 anos. Jonh Lennon, ou simplesmente Lennon ou Leninho, como era chamado, foi atingido com um tiro na cabeça, disparado pelo seu amigo Yuri Cavalcante, em seu próprio quarto. Ninguém sabe ainda o que aconteceu, se o tiro foi acidental ou se estamos diante de um crime. As histórias são muitas, opiniões diversas, mas compete à polícia e à justiça apurar os fatos. O que mais entristece a população saboeirense é o fato de termos duas famílias arrasadas pela dor, pais de família do bem, que não mediram esforços pra ciar seus filhos com todo amor e conforto que sua razoável condição financeira lhes permitiram; e uma situação que marcará para sempre o destino das duas famílias. Que pelo menos tudo isso possa servir pra nossos jovens refletirem, principalmente se afastar de algumas coisas que só levam à destruição, que possam ouvir mais os conselhos e orientações de seus pais. Outra questão a se refletir á posse de armas de fogo em casa. A posse de uma arma, ainda que legalizada ou na mão de uma pessoa coerente, pode resultar numa tragédia. Que nós pais e mães possamos estar mais atentos ao mundo dos nossos filhos, as amizades que o cercam, e que pais e filhos procurem dialogar mais!! Estamos todos inconformados com a perda do Lennon. Muitos estão assustados com a violência, o aumento do consumo de álcool e drogas, uma realidade estarrecedora que nos últimos cinco anos vem mudando totalmente o estigma de cidade pacata e nos colocando aí no rol das cidades pequenas com acentuado índice de violência, uma violência que deixou de ser algo restrito às camadas populares e hoje está também na classe média-alta. Nossos sentimentos à familia do Zé Roque e um abraço solidários aos pais de Yuri Cavalcante, amigos de minha alta estima, aos quais sou sabedora do amor que devotam aos filhos e da excelente criação que deram aos mesmos. Infelizmente a tragédia aconteceu, e que Deus possa estar no comando de tudo, para que não haja julgamentos precipitados, nem injustiça, nem essa tragédia possa gerar mais violência, a paz seja selada, os destinos dos outros três filhos do Zé Roque sejam de paz e superação, que o fato acontecido sirva de base pra nosso jovens refletirem e mudar seus destinos e seu modo de vida, e Deus possa estar curando as feridas do coração de cada um, abrigando a todos no seu caloroso e medicinal abraço de Pai! Afinal, se analisarmos bem, todo o contexto desse lamentável acontecimento, todos são vítimas!!

No Brasil, 122 cidades já sabem o resultado da eleição municipal de outubro mais de dois meses antes da contagem dos votos. Nestes municípios, há apenas um candidato a prefeito, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo. O Estado com o maior número de candidatos únicos é Minas Gerais, seguido pelo Rio Grande do Sul, e os partidos mais dominantes são o PMDB e o PSDB.
Mato Queimado (RS), com menos de 2 mil habitantes, é um dos municípios que estão nessa situação. O prefeito da cidade gaúcha, Orcelei Dalla Barba, disse que a comunidade local “não quer disputa”. Desde que o o município foi criado, a eleição é decidida desta maneira, com apenas um candidato à prefeitura, mas com um revezamento de partidos no comando da cidade.
Segundo o TSE, os candidatos das cidades onde vai haver disputa declararam a intenção de gastar R$ 11,9 bilhões para ser eleitos. O orçamento das campanhas de prefeitos é equivalente à metade dos gastos do programa Bolsa Família durante o ano. “Isso é quanto os candidatos declaram, para cumprir uma exigência da lei, mas o valor real gasto nas campanhas é infinitamente maior”, afirma Ziulkoski.Os dados do TSE mostram que a candidatura única atinge 2,2% dos municípios brasileiros nas eleições de 2012. Nas últimas eleições a prefeito, em 2008, eram 180 cidades. Os números mudam a cada eleição, sem tendência de crescimento ou de queda. De acordo com o Estadão, é um fenômeno suprapartidário, já que os candidatos únicos desta eleição estão filiados a nove partidos diferentes.
Disputam as eleições deste ano 15.261 candidatos, sendo 12,4% do sexo feminino.

TRAJÉDIA COM JOVEM DE 17 ANOS ABALA SABOEIRO

Nos últimos dois dias Saboeiro vive mais um pesadelo: a morte do jovem Jonh Lennon Roque, filho do comerciante Zé Roque e da Neide (in memoriam). Essa família que há 11 meses viveu uma tragédia familiar, hoje sofre a perca do segundo filho do casal, um lindo jovem de 17 anos. Jonh Lennon, ou simplesmente Lennon ou Leninho, como era chamado, foi atingido com um tiro na cabeça, disparado pelo seu amigo Yuri Cavalcante, em seu próprio quarto.

Ninguém sabe ainda o que aconteceu, se o tiro foi acidental ou se estamos diante de um crime. As histórias são muitas, opiniões diversas, mas compete à polícia e à justiça apurar os fatos.

O que mais entristece a população saboeirense é o fato de termos duas famílias arrasadas pela dor, pais de família do bem, que não mediram esforços pra ciar seus filhos com todo amor e conforto que sua razoável  condição financeira lhes permitiram; e uma situação que marcará para sempre o destino das duas famílias.

Que pelo menos tudo isso possa servir pra nossos jovens refletirem, principalmente se afastar de algumas coisas que só levam à destruição, que possam ouvir mais os conselhos e orientações de seus pais. Outra questão a se refletir á posse de armas de fogo em casa. A posse de uma arma, ainda que legalizada ou na mão de uma pessoa coerente, pode resultar numa tragédia.

Que nós pais e mães possamos estar mais atentos ao mundo dos nossos filhos, as amizades que o cercam, e que pais e filhos procurem dialogar mais!!

Estamos todos inconformados com a perda do Lennon. Muitos estão assustados com a violência,  o aumento do consumo de álcool e drogas, uma realidade estarrecedora que nos últimos cinco anos vem mudando totalmente o estigma de cidade pacata e nos colocando aí no rol das cidades pequenas com acentuado índice de violência, uma violência que deixou de ser algo restrito às camadas populares e hoje está também na classe média-alta. 

Nossos sentimentos à familia do Zé Roque e um abraço solidários aos pais de Yuri Cavalcante, amigos de minha alta estima, aos quais sou sabedora do amor que devotam aos filhos e da excelente criação que deram aos mesmos. Infelizmente a tragédia aconteceu, e que Deus possa estar no comando de tudo, para que não haja julgamentos precipitados, nem injustiça, nem essa tragédia possa gerar mais violência, a paz seja selada, os destinos dos outros três filhos do Zé Roque sejam de paz e superação, que  o fato acontecido sirva de base pra nosso jovens refletirem e mudar seus destinos e seu modo de vida, e Deus possa estar curando as feridas do coração de cada um, abrigando a todos no seu caloroso e medicinal abraço de Pai! Afinal, se analisarmos bem, todo o contexto desse lamentável acontecimento, todos são vítimas!!

Plantão Policial: Mortes, acidentes, assaltos e lesões durante o fim de semana

O Plantão Policial do final de semana registrou várias ocorrências em Tauá e Municípios da Região. Na 14ª DP, dois flagrantes foram lavrados, um por porte ilegal e disparos em via pública e o outro por embriaguez ao volante.
Policiais do Ronda do Quarteirão prenderam um rapaz por volta das 3:30h da madrugada deste domingo, 29,  após denúncia anônima, efetuou disparos quando trafegava pela BR 020 no trajeto entre o Rancho Amoroso e a cidade de Tauá. De posse da informação, os policiais montaram uma barreira no Portal, mas o condutor do Fiat Uno Mille, cor cinza, placas JPN 5651, furou o bloqueio, houve perseguição e o rapaz foi preso na Travessa Carmina Feitosa, próximo à sua residência. Ele ainda tentou se desfazer da arma, mas os PMs perceberam e deram-lhe voz de prisão.
Na Delegacia, o acusado disse que foi seguido por dois indivíduos numa moto que efetuaram disparos atingindo seu veículo por duas vezes numa possível tentativa de assalto e por isso revidou. A arma apreendida em seu poder é um revólver calibre 38 com 3 munições intactas e 3 deflagradas. O rapaz permanece preso.
Agricultor preso e enquadrado na Lei Seca
O agricultor Lúdio Henrique Brasil, 26 anos, natural de Pedra Branca, foi flagrado na tarde do último sábado, 28, com sintomas de embriaguez quando pilotava uma moto no Bairro Bezerra e Souza em Tauá. Submetido ao teste do bafômetro ele foi reprovado e autuado em flagrante na 14ª DP.
Como o crime é afiançável, o Delegado Dr. Osmar Berto estabeleceu o valor de R$ 2.500,00 e como até agora a fiança não foi paga, o agricultor permanece atrás das grades.
Dois assaltos seguidos em Santa Tereza
Dois assaltos foram praticados na noite do último sábado, 28, contra postos de combustíveis na Vila de Santa Tereza, a cerca de 48km da cidade de Tauá. O primeiro alvo foi o Posto Massilon de onde os elementos levaram R$ 300,00 após renderem o frentista. Em seguida foram ao Posto LG e também levaram um valor não informado.
Em seguida a dupla fugiu tomando rumo ignorado.
Acidentes
Dois acidentes ocorreram nas rodovias que cortam o Município de Tauá. Um deles foi uma queda de moto na BR 020, próximo ao Rancho Amoroso, deixando feridos Francisco Cavalcante Vieira, 43 anos, que pilotava a moto e o garupeiro Etevânio Gonçalves de Souza, 22 anos, que foram socorridos pelos Agentes de Cidadania.
Já na CE 363 (Tauá-Mombaça), um rapaz identificado apenas pelo nome de Cleuton sofreu ferimentos ao colidir com um jumento nas proximidades da Localidade Zacarias, Distrito de Inhamuns. O animal morreu na hora e o motociclista foi levado para o Hospital.
Um casal não identificado, saiu ferido numa colisão entre uma moto e um Corolla em Tauá.
Rabecão acionado duas vezes
O Rabecão da Perícia Forense de Tauá foi acionado na manhã do último sábado, 28, para o Município de Quiterianópolis, onde um feto foi sepultado sem o conhecimento das autoridades. Segundo familiares, a mãe da criança teria sofrido um aborto espontâneo, mas não comunicou o fato aos órgãos de saúde, optando pelo sepultamento.
Ao tomar conhecido do caso, o Delegado Regional de Polícia Civil de Tauá, Dr. Osmar Berto acionou o Rabecão e determinou que o feto, de 28 semanas, fosse desenterrado e encaminhado para o IML.
O caso aconteceu na Localidade Sobrado, zona rural de Quiterianópolis.
Achado de cadáver
O corpo do agricultor Valdeci Costa Avelino, 41 anos, que estava desaparecido há alguns dias, foi encontrado neste final de semana na Localidade Varzea do Touro, no Município de Independência. Como já encontrava-se em estado de putrefação, somente o laudo do IML poderá determinar a “causa mortis”.
Rapaz lesionado à faca
O jovem Lucas Jefferson, 20 anos, foi lesionado à faca na madrugada desta segunda-feira, 30, durante uma desavença na Vila de Vera Cruz. Na confusão, ele sofreu lesões na mão e costelas.
O autor não foi identificado.

Falta milho da Conab para os produtores rurais no Estado

Iguatu Produtores rurais no Interior do Ceará reclamam da demora para aquisição de milho do Programa de Vendas em Balcão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em decorrência da seca, a demanda pelo grão aumentou em cerca de 300% e os armazéns da Conab enfrentam obstáculos operacionais para atender a clientela. A situação agravou-se há cerca de 10 dias porque houve descontinuidade do programa. Os estoques acabaram nas unidades e a greve dos caminhoneiros atrasou a entrega de novas remessas para a região Nordeste. Atualmente, os armazéns estão vazios no Estado.
O milho vendido pelo Programa de Vendas em Balcão da Conab, com preços abaixo do mercado, foi insuficiente para a crescente demanda FOTO: HONÓRIO BARBOSA Os criadores de aves, bovinos, ovinos e suínos necessitam de milho para alimentar o rebanho. O setor agropecuário enfrenta neste ano uma grave crise por causa da seca que se abateu sobre o Estado. Resultado: a demanda pelo grão cresceu consideravelmente. Neste mês, a Conab no Ceará começou a operacionalizar o programa especial em caráter emergencial com preços diferenciados para atender os produtores rurais cadastrados na Agência de Desenvolvimento Agropecuário (Adagri) e na Conab.

Na cidade de Iguatu, que é polo de distribuição de milho para nove Municípios da Região Centro-Sul, são atendidos, em média, 50 produtores por dia, mediante distribuição de senha. "Alguns chegam pela madrugada e não conseguem ser atendidos porque o número de senha já se esgotou", contou o produtor Luís Gonçalves. "É preciso tentar novamente no dia seguinte".

Nos dias de atendimento no início deste mês houve muitas reclamações por parte dos produtores rurais. Na cidade de Maracanaú, na Grande Fortaleza, o problema se repete. Um produtor da cidade de Pentecoste, que pediu para não ser identificado, disse que alguns agricultores precisam dar duas ou três viagens para conseguir obter o milho. "Isso traz prejuízo porque muitos vêm em carro alugado", explicou. "O programa é bom, tem preço reduzido que beneficia os produtores, mas a burocracia está prejudicando o andamento".

Após o cadastro, o produtor recebe um boleto para efetuar o pagamento no sistema bancário. Na maioria das vezes, não dá para receber o grão no mesmo dia, tendo que retornar ao armazém no dia seguinte. O que se observa na maioria dos escritórios da Conab no Interior do Estado é o reduzido número de funcionários para atender uma demanda sempre crescente. "Não é só entregar o milho, mas precisamos gerir o sistema de emissão de nota fiscal e realizar outros serviços internos", explica a gerente substituta em Iguatu, Lúcia Araújo. "Sabemos das reclamações e estamos tentando melhorar o atendimento".

O polo de Crateús foi beneficiado com a abertura de uma unidade de distribuição de milho em Tauá. O escritório firmou parceria com a Ematerce, Secretaria de Agricultura do Município e com a Federação das Associações de Moradores e de Produtores. "Dividimos o atendimento por cidades e por isso não temos reclamação quanto à demora para entrega do produto", disse o gerente do armazém regional da Conab, Josemar Martins. "Aqui a reclamação é por causa da falta de estoque de milho".

Atraso

A superintendência da Conab no Ceará não esperava que ocorresse a descontinuidade do programa. A estimativa do órgão era que, até o próximo dia 30, todos os armazéns estivessem com estoque regularizado. "A greve das transportadoras e o milho safrinha direcionado para a região Centro-Sul do País atrasaram a vinda do milho para o Ceará", explicou o superintendente regional substituto, Anastácio Fontelles. "A nossa expectativa é de que o milho comece a chegar até o fim da próxima semana".

Quanto às queixas por parte dos produtores rurais na demora da entrega do milho, Fonteles esclareceu que houve um aumento significativo na demanda. "Passamos de dez mil cadastros para trinta mil em um mês", disse. "A tendência é de crescimento e deve chegar a 80 mil produtores cadastrados por causa da seca", estimou.

Fontelles frisou que a Conab está realizando um planejamento para melhorar o atendimento nos armazéns do órgão e que há uma equipe de fiscalização para observar o andamento do serviço e colher sugestões.

"Estamos no primeiro mês de operacionalização do programa e a demanda foi superior à capacidade instalada, mas vamos enfrentar esse desafio e melhorar o atendimento", disse. "Remanejamos servidores, firmamos parcerias com outros órgãos e temos buscado apoio nos Municípios e no Estado", afirmou.

Na cidade de Iguatu, que é polo de distribuição para nove Municípios da Região Centro-Sul, são atendidos 50 produtores por dia

Alguns chegam pela madrugada e não conseguem pegar senhas porque a quantidade é insuficiente para a crescente demanda

Dificuldades

A Conab vai ampliar o número de polos de atendimento avançados. Hoje são dois: Tauá e Brejo Santo. "Enfrentamos um período de emergência que deve ser mais crítico em outubro e novembro e, por todas as dificuldades, não teremos um atendimento excelente, mas vamos melhorar", observou Fontelles. "Estamos também preocupados com o período eleitoral para evitarmos qualquer tipo de influência ou benefício no Interior".

No mercado, o preço da saca de 60 quilos do milho já chegou a R$ 40,00. Na Conab, o valor é reduzido e varia de acordo com a quantidade vendida. Os produtores têm direito a uma determinada quantidade segundo o plantel. Até três mil quilos, a saca de 60kg custa R$ 18,12; entre mil quilos e 7 mil quilos, custa R$ 21,00; já entre sete mil quilos e 14 mil quilos, custa R$ 24,60.

Mais informações:

Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Escritório no Ceará

Gerência de Operações

Telefone: (85) 3252. 1722
 

Concurso Abertas inscrições para agentes rurais

De hoje até o próximo dia 3 de agosto, estão abertas as inscrições para a seleção de 366 agentes rurais, feita pela Secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA). As vagas destinam-se a profissionais de níveis médio e superior para prestar assistência técnica aos agricultores familiares do Ceará. Os selecionados vão atuar nos escritórios da Ematerce e promover a transferência de conhecimentos tecnológicos aos beneficiários do projeto de ampliação da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Ceará e do Pacto Federativo.

Serão oferecidas bolsas que variam de R$ 1.254,00 (nível médio) a até R$ 2.700,00 (nível superior). O prazo de vigência das bolsas é de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite máximo de 36 meses. Os selecionados atuarão em 112 municípios. São agrônomos, veterinários, zootecnistas, engenheiros civis e de pesca, biólogos, geólogos, geógrafos, tecnólogos de irrigação e em agroempreendedorismo, pedagogos, assistentes sociais, sociólogos e profissionais de nível médio com formação em agropecuária.

A seleção terá duas etapas: prova objetiva e análise curricular. A prova será dia 12 de agosto, em locais que serão informados até o dia 8 de agosto no site www.sda.ce.gov.br.

Ronivaldo Maia está incluído na Lei da Ficha Limpa e não pode ser candidato

O juiz Mário Parente, responsável pelos registros de candidatos em Fortaleza, indeferiu o registro da candidatura à reeleição do vereador Ronivaldo Maia (PT), líder da prefeita Luizianne Lins na Câmara Municipal, por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa. A decisão foi publicada neste domingo. O vereador pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A candidatura de Ronivaldo Maia foi impugnada pelo Ministério Público em razão de o vereador, quando foi auxiliar da prefeita, nos anos 2005 e 2006, ter suas contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), inclusive com nota de improbidade administrativa. Agora, em 2012, um dos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios deu uma liminar ao vereador suspendendo os efeitos das decisões, mas a Justiça não aceitou essa liminar.
Segundo o juiz Mário Parente, a Lei da Ficha Limpa só fala em decisão judicial para suspender os efeitos de uma condenação que impeça o registro de candidatura. Assim, as decisões do Tribunal de Contas, suspendendo os efeitos de suas condenções, não são aceitas para garantir o registro de candidaturas.

Valdeci Cunha, do PRTB, não pode ser candidato a prefeito de Fortaleza

Antônio Valdeci Cunha, apresentado pelo PRTB como candidato a prefeito de Fortaleza teve a sua candidatura indeferida pelo juiz da 114ª Zona Eleitoral, Mário Parente Teófilo Neto. De acordo com a decisão, o prefeiturável teria deixado de prestar contas de sua campanha eleitoral de 2010, quando se candidatou ao cargo de deputado federal.
 O candidato ainda pode recorrer da decisão. Com o julgamento, Professor Valdeci se torna o único candidato a Prefeito de Fortaleza, entre os nove que já tiveram suas candidaturas julgadas, a ser considerado inapto para disputar a sucessão municipal da Capital.
 Entre os dez candidatos a Prefeitura de Fortaleza, apenas Elmano de Freitas (PT) ainda aguarda o julgamento de seu registro.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

 Até agora, cerca de R$ 3,4 bilhões foram arrecadados pelos dez municípios mais populosos do Estado

 O economista Carlos Manso analisa que a ineficácia nos investimentos causa um "efeito cascata", afetando a oferta de serviços sociais básicos FOTO: FRANCISCO VIANA

Em Fortaleza, até ontem 48,6% da receita prevista para 2012 havia sido arrecadada. Os dados estão disponíveis no Portal da Transparência da Secretaria Municipal de Finanças. Do Orçamento anual de R$ 5 bilhões, foram arrecadados R$ 2,4 bilhões.

A maior fonte de receita em Fortaleza, assim como em outras cidades, é oriunda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), seguida de outros impostos como ICMS, ISS e IPVA, enquanto as despesas que ocupam o topo do ranking são pagamento de pessoal e serviços de terceirização.


Até agora, aproximadamente R$ 3,4 bilhões foram arrecadados pelas prefeituras dos dez municípios mais populosos do Ceará, segundo dados do Portal da Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Os recursos correspondem a 45% da receita total prevista para o exercício de 2012, que, nas referidas cidades, é de R$ 7,4 bilhões. O maior volume de gastos desse montante arrecadado é com pagamento de pessoal.
Na cidade de Fortaleza, já foram gastos R$ 617 milhões com Vencimentos e Vantagens Fixas de Pessoal Civil de uma previsão de R$ 1,2 bilhão. Já o valor empenhado em obras e instalações atingiu R$ 114 milhões, apenas 15% do que está previsto para ser injetado em 2012, um montante de R$ 733 milhões. O Imposto sobre Serviços (ISS) foi responsável por R$ 241 milhões da arrecadação, enquanto o IPVA, que ocupa a sétima posição, somou R$ 122 milhões.



Instalações

O Município de Caucaia, que possui a segunda maior população do Estado, arrecadou R$ 180 milhões, o que representa 39% dos R$ 455 milhões previstos. Caucaia já desembolsou R$ 66 milhões para pagamento de pessoal, incluindo vencimentos e vantagens fixas, e R$ 8,6 milhões em obras e instalações. Os números se referem ao Portal da Transparência, atualizado em 27 de junho.

A cidade de Juazeiro do Norte arrecadou 43% da receita prevista para o exercício de 2012, o que equivale a R$ 137,9 milhões do total de R$ 321 milhões. Até o final de maio, o valor empenhado para a Secretaria Municipal de Habitação foi apenas 8% da verba prevista. Dos R$ 7,2 milhões estimados, o Município empenhou somente R$ 595 mil. Na Secretaria Municipal de Cultura, estão assegurados apenas 17% dos recursos da previsão anual, de R$ 5,7 milhões.





Atraso




Em Maracanaú, as arrecadações também caminham a passos lentos. Da receita anual de R$ 470,4 milhões, só constam no Portal da Transparência do TCM, até junho, R$ 171,8 milhões, 37% do Orçamento para 2012. A exemplo de Juazeiro do Norte, os recursos para a habitação lideram o atraso nas despesas. Apenas 3% foi liberado. Dos R$ 5,5 milhões que deveriam ser destinados ao Fundo Municipal Habitação de Interesse Social, só foi empenhado R$ 182,4 mil.
No quinto município mais populoso do Estado do Ceará, Sobral, a receita aprovada em 2012 é de R$ 424 milhões, mas, até ontem, a Prefeitura só havia prestado contas, no Portal da Transparência do TCM, de R$ 166,7 milhões, 39% do Orçamento total. Com Vencimentos e Vantagens Fixas de Pessoal Civil, foram desembolsados R$ 21,6 milhões e para obras e instalações, R$ 8,6 milhões.

Com 120 mil habitantes e receita anual de R$ 178,4 milhões, o Município de Crato arrecadou 36% do previsto, um valor de R$ 64,3 milhões. Até o final de maio, o Fundo Municipal de Desenvolvimento Ambiental só havia empenhado R$ 23,5 mil, 9% do esperado, R$ 248,5 mil.

Já o sétimo Município mais populoso do Ceará, Itapipoca, arrecadou R$ 91,8 milhões, ou seja, 57% do que está previsto para 2012, de R$ 160 milhões. É o que garante o Portal da Transparência da Prefeitura do Município. Da receita tributária anual, que é de R$ 3,7 milhões, já foi arrecadado R$ 2,2 milhões. Para despesas fixas de pagamento de pessoal, o valor chega a R$ 19 milhões, que lidera o ranking de gastos. Em obras e investimentos, que ocupa o segundo lugar nas despesas, o valor pago foi de quase R$ 8 milhões.

Contrário

No Município de Maranguape, da receita anual prevista, R$ 138 milhões, foram arrecadados R$ 69,9 milhões. Iguatu apresenta um número atípico em relação aos demais. Os gastos com obras e instalações, R$ 14,2 milhões, lideram o topo dos gastos, ao contrário do que ocorre em outras cidades, cujas despesas são prioritariamente voltadas para pagamento de pessoal. Da receita de R$ 157,5 milhões, foram arrecados R$ 63,8 milhões.

Interesses
No décimo Município mais populosos do Estado, Quixadá, só havia sido empenhado, até o mês de junho, menos de 6% do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O valor previsto para o ano é de R$ 130 mil, enquanto apenas R$ 7,5 mil está assegurado. A receita anual no Município é de R$ 110,6 milhões, mas só foi arrecadado, até agora, R$ 54 milhões.

De acordo com o economista Carlos Manso, o baixo fluxo de investimentos nas prefeituras sinalizam uma economia com reduzido dinamismo e pouco voltada para o desenvolvimento. Além disso, acrescenta o economista, o motivo das altas despesas com pagamento de pessoal nos municípios, em detrimento de outros investimentos, poderia ser justificado por interesses políticos.

"Infelizmente, isso está muito relacionado à questão eleitoral, porque as prefeituras mantêm um quadro grande de pessoas com o intuito de gerar empregos numa região que não consegue gerar renda por outros mecanismos característicos do desenvolvimento econômico", explana.

Impactos

Para Carlos Manso, falar em falta de planejamento das prefeituras já é até "clichê", tendo em vista que muitos gestores não possuem uma equipe técnica qualificada para avaliar e monitorar os programas sociais. "Antes de decidir os investimentos, é preciso planejar os impactos e monitorar, para que a realidade seja próximo do planejado. O caminho natural seria a parceria das prefeituras com as universidades e com o setor privado", destaca.

Outro aspecto levantado pelo economista Carlos Manso é o "efeito cascata" que essa ineficácia nos investimentos pode acarretar, pois afeta temas fundamentais para o desenvolvimento. "A gestão pública ainda tem muito a ousar, pois a má gestão pública interfere diretamente em educação e saúde, por exemplo", questiona.

Carlos Manso avalia também que as gestões públicas poderiam se utilizar de alguns métodos incorporados no setor privado, como metas e programas na administração. "As instituições funcionam corretamente quando criam um ambiente propício para o desenvolvimento econômico", justifica o economista. As prestações de contas de todos os municípios do Estado do Ceará estão disponíveis no Portal da Transparência do TCM, através do endereço eletrônico www.tcm.ce.gov.br.

TRÊS MORTES NA REGIÃO, NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

rês mortes foram registradas nas últimas 24 horas, na Região dos Inhamuns. O primeiro aconteceu na cidade de Crateús, quando lá, praticou suicídio por enforcamento, Raimundo Nonato Sabino, de 37 anos, residente na Rua Francisco Mariano. O corpo foi levado para o IML de Iguatu.
MENOR MORRE VÍTIMA DE TIRO ACIDENTAL, EM AIUABA O menor de idade Francisco Ronilson Rodrigues Siqueira, de 17 anos de idade, solteiro, estudante, filho de Vanusa Rodrigues Siqueira e pai não declarado, residente na Rua Dodó Alexandrino, Bairro Camarão Um, em Aiuaba, morreu por volta das 19 horas e 30 minutos de segunda feira, dia 23, após um disparo acidental, efetuado por ele mesmo Ronilson. Segundo a polícia deAiuaba, Ronilson manuseava uma espingarda tipo rifle, quando a arma caiu ao chão e disparou contra seu peito direito. Avítima teve morte imediata. O corpo de Ronilson também foi levado para o IML.
ASSASSINATO À BALA, EM INDEPENDÊNCIA Já no município de Independência, por volta de uma hora e quinze minutos desta terça feira, dia 24, nas proximidades do Clube de Shows Palácio do Forró, naquela cidade, dois indivíduos ocupantes de uma motocicleta mataram com três tiros na cabeça, o Antônio Cleilson Alves Bem, de 19 anos, filho de Antônia Maria Alves Militão e Manoel Silva bem, solteiro, natural de Independência e residente na Rua Cel. Luis Miguel, 852, Independência. Os motivos da execução ainda são desconhecidos. Na madrugada de hoje, o rabecão fez novo deslocamento para o IML, para conduzir o corpo.
TAUAENS E MORRE VÍTIMA DE ATROPELAMENTO, NO INTERIOR DE SÃO PAULO O tauaense Francisco Valdeci Rodrigues dos Santos, de 42 anos de idade, morreu vítima de atropelamento, na semana passada, na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Ele era filho de Francisco Rodrigues dos Santos e Francisca Rodrigues dos Santos, casal que morava no Distrito da Barra Nova. O corpo se encontra no IML daquela cidade, desde o dia em que ele morreu. A vítima não tinha familiares por lá e uma vizinha de nome Fernande foi comunicada do fato e está a procura dos familiares de Valdeci, na região. Se ninguém da família for localizado, ele deverá ser enterrado como indigente. Valdeci, a muito tempo estava para Campinas e dificilmente dava notícias a seus familiares. Quem tiver alguma informação dos familiares do mesmo, favor manter contato com nossa emissora.

Agricultor morre afogado no Distrito de Marrecas

O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado na madrugada desta sexta-feira, 27, para localizar o corpo do agricultor Cassemiro Pereira, 74 anos, que desapareceu na noite anterior quando fazia a travessia do Açude da Fazenda Cajazeiras, no Distrito de Marrecas, em uma canoa.
Segundo familiares, ele tinha ido para o outro lado do reservatório verificar uma varzante e não retornou. “Ele não sabia manusear bem a canoa”, disse um filho da vítima. Populares iniciaram as buscas e encontraram a embarcação.
Por volta das 8:30h da manhã desta sexta-feira, 27, o corpo foi encontrado e o Rabecão da Perícia Forense de Tauá foi acionado para removê-lo até o IML de Iguatu. 
Agricultor morre e corpo vai para o IML
O corpo do agricultor Francisco de Lima Castro, 37 anos, conhecido por Dr. Feitosa, foi encaminhado ao IML de Canindé nesta quinta-feira, 26, depois de dar entrada no Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, em Tauá, com sintomas convulsivos. A equipe médica que atendeu a vítima, foi informada por familiares, que ele havia sofrido um acidente de moto há pelo menos 4 dias, o que levantou dúvidas sobre a “causa mortis”.
O médico legista do IML disse a uma filha da vítima, que a causa da morte não foi o acidente sofrido. Um laudo mais preciso será divulgado nos próximos 30 dias.
O corpo do Dr. Feitosa, que era proprietário de um Parque de Vaquejada na Localidade Riacho dos Cavalos, será sepultado às 17h desta sexta-feira, 27, no Cemitério da Vila Joaquim Moreira.

Acidente de moto na avenida Perimetral mata jovem de 22 anos em Iguatu

Uma colisão envolvendo duas motos, na manhã desta quinta-feira (26), deixou um mototaxista ferido e matou uma jovem de 22 anos. O acidente ocorreu na Avenida Perimetral, num retorno em frente ao antigo Brisa do Lago. 
 
Segundo informações de testemunhas, a jovem, identificada como Paloma Amorim Teixeira, residente no conjunto Filadélfia, em Iguatu, transitava na garupa da moto de seu pai, quando o mesmo fez sinal que entraria no retorno e no entanto seguiu em frente. 
 
O mototaxista Antonio Rodrigues Alves, 55 anos, que vinha atrás e no mesmo sentido, não conseguiu desviar e acabou atingindo a garota, que acabou caindo, se ferindo gravemente. 
 
O Corpo de Bombeiros foi chamado ao local e socorreu a vítima para o Hospital Regional, mas a mesma não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.
Iguatu Notícias

Homem é morto na estrada ao descer para fazer necessidades fisiológicas


Por volta das 19h30 da última quinta-feira (26), um homem foi morto a tiros em Quixelô, a 393 km de Fortaleza, quando fazia necessidades fisiológicas na estrada.
De acordo com a polícia, José Erondir de Souza Lemos, 36, desceu do carro em que estava para fazer suas necessidades na estrada. Subitamente, ele foi abordado por uma dupla em uma moto, que disparou vários tiros, levando o homem a óbito imediato no local.
A vítima estava na companhia de outro homem no momento do crime. A polícia não tem ainda a identificação dos suspeitos, e segue em busca da solução do caso. 
DN Online

Residência do promotor de Justiça de Pedra Branca é atingida por tiros durante a madrugada



A sexta-feira começou com susto para o promotor de Justiça do município de Pedra Branca, João Pereira Filho. A residência do promotor foi atingida por pelo menos cinco tiros. A ação ocorreu na madrugada desta sexta-feira (27), por volta das 00h10.  
Segundo o batalhão provisório da Polícia Militar de Pedra Branca, João Pereira Filho chegou a ouvir barulhos fora da casa e não deu muita importância. Pela manhã, foram encontrados projéteis deflagrados na entrada. A fachada da residência e o carro do promotor apresentaram marcas de tiros.
De acordo com informações da Polícia, populares ouviram barulho de moto no momento da ação. Uma perícia já foi realizada no local. A Polícia investiga o caso. O autor dos disparos ainda é desconhecido.


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Acidente deixa dois mortos em Icó; Duas vítimas são levadas para Fortaleza

Nesta terça-feira [24], por volta das 10h30, na BR-116, na localidade de Malhada Vermelha, em Icó, um grave acidente deixou dois mortos edoisferidos.
Uma colisão envolveu um Fiat Uno de placas NUS-3433 e um caminhão baú Volkswagem de placa IMN-2946, de Campo Bom-RS.
O caminhão transportava produtos inflamáveis e era conduzido por Francisco Claudemir da Silva Oliveira, residente em Quixeramobim. O Fiat era guiado pelo aposentado Manoel Pereira Parnaíba, 65, que residia na Rua Jaime Almeida Alencar, no Centro de Icó.
Os veículos vinham no mesmo sentido quando ocorreu o acidente no trecho da Rodovia Santos Dumont, onde funcionários do DNIT estavam fazendo a operação Tapa Buracos. O carro, que ficou totalmente destruído, engavetou no caminhão, deixando Manoel e sua irmã Geralda Pereira Parnaíba, 61, presos as ferragens e com os corpos mutilados.
Ainda estavam no carro a esposa do motorista, Maria Bezerra Alencar, 63, conhecida por “Dadá” e o neto Enzo Manuel Alencar, 6 anos, que saíram gravemente feridos e foram socorridos ao Hospital Regional de Icó e posteriormente levados para um hospital em Fortaleza. As últimas informações colhidas dão conta de que asvítimas encaminhadas para a capital estão em uma UTI do Instituto José Frota [IJF] e em situação estável.
Os policiais Rodoviários Federais Aguiar Júnior e Rodolfo Moura, policiais militares e o Corpo de Bombeiros de Iguatu fizeram o resgate. Os corpos foram levados ao Insituto Médico Legal [IML] de Iguatu e deverão chegar ao Icó nas próximas horas. O enterro está previsto para Baixio, nesta quarta-feira [25].
O motorista do caminhão se apresentou ao delegado de polícia civil de Icó, Marcos Sandro Nazaré de Lira, e em seguida foi liberado. Segundo o caminhoneiro, ele tinha parado no trecho em obras da BR e estava aguardando a passagem de uma carreta que estava na sua frente, quando escutou um enorme barulho e ao descer do veículo se deparou com a tragédia. O caso chocou a população de Icó, pois as vítimas tinham um grande círculo de amizades.
Com informações do site Miséria e foto de Richard Lopes

Café da manhã reúne candidatos a prefeito em Iguatu

Um momento histórico na tensa campanha eleitoral na cidade de Iguatu, na região Centro-Sul. Por iniciativa do bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa, os quatro candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Iguatu, participaram de café da manhã, hoje, dia 25, no Centro de Treinamento da Diocese.
Participaram do evento, os candidatos Aderilo Alcântara (PRB), da situação, e os opositores, Miriam Sobreira (PSB), Murilo Braga (PPS). Augusto Correia representou o irmão Paulo Correia Lima, que disputa cargo no Executivo.
O bispo dom João Costa conclamou todos os candidatos a realizarem uma campanha marcada pelo respeito aos eleitores e aos adversários, com ética e pautada na apresentação de propostas, sem agressão mútua e sem violência. “É preciso que tenhamos uma campanha de paz”, disse dom João Costa. O vigário geral da diocese, padre Queiroga, também, participou do evento.
O pleito de outubro de 2010 foi considerado pela Polícia Federal como o mais violento do Ceará. Por enquanto, o clima é de tranquilidade. Os candidatos aprovaram a iniciativa do bispo e concordaram em promover uma campanha respeitosa.
Do DN Centro Sul

PM acusado de matar irmãos em Iguatu será levado a júri popular

O juiz Josué de Sousa Lima Júnior determinou que o policial militar Pedro Alves de Souza seja submetido a júri popular.
O PM é acusado de assassinato e de tentativa de homicídio cometidos durante abordagem equivocada em Varjota, no Município de Iguatu.
De acordo com a denúncia do Ministério Público do Ceará [MP-CE], os crimes ocorreram no dia 20 de setembro de 2007, por volta das 21h30. Os irmãos Sharles Reinam do Nascimento e Antônio Josemar do Nascimento Júnior estavam em uma motocicleta, quando foram abordados por policiais militares.
Os ocupantes da moto não obedeceram a ordem dos PMs para estacionar e, naquele momento, Pedro Alves de Souza começou a efetuar os disparos de fuzil calibre 5.56. Segundo o acusado, foram quatro tiros e a intenção dele era atingir o pneu da moto. Um dos disparos atingiu os dois irmãos, causando a morte de Sharles Reinam e ferindo Antônio Josemar Júnior. Os outros policiais que participaram da operação não fizeram uso das armas.
Ainda conforme o MP-CE, naquele dia, foram registrados dois crimes [homicídio e assalto] praticados por dois homens que fugiram em uma motocicleta. Em razão de informações passadas via rádio, as viaturas da região procuravam os autores dos delitos. Os irmãos, que não tinham nada a ver com os crimes, foram confundidos e abordados. Eles portavam uma espingarda, mas não fizeram nenhuma ameaça ao policiais.
Ao analisar a denúncia do Ministério Público, o juiz Josué de Sousa Lima Júnior, titular da 1ª Vara de Iguatu, decidiu submeter o policial a júri popular. A sentença de pronúncia foi disponibilizada na última sexta-feira [20] no Diário da Justiça Eletrônico. A data do julgamento ainda será definida.
Com informações do TJCE

Candidato à prefeitura de Nova Russas é preso por formação de quadrilha e assalto

O candidato à prefeitura de Nova Russas, no interior do Ceará, Francisco Armando Marques Bezerra, foi preso nesta terça-feira (24), suspeito de formação de quadrilha, assalto e roubo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Segurança Social do Ceará (SSPDS).
 
A prisão foi decretada pela comarca de Sobral, na Região Norte do Ceará. Contra o suspeito, também há mandados abertos das comarcas de Nova Russas e Maracanaú. Francisco Armando é candidato à prefeitura da cidade pela coligação "Mudança com Compromisso e Seriedade", formado pelos partidos PSDC e PMN.
 
A prisão foi feita em parceria entre a Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Social e Polícia Civil do Ceará, e o suspeito era investigado há pelo menos um mês, de acordo com a Polícia Civil.
 
A família do acusado diz que não vai se pronunciar sobre o assunto, e o prefeito ainda procura um  advogado que irá defendê-lo da acusação. O suspeito foi levado para a delegacia de Crateús, no interior do Ceará.
 
Iguatu Notícias

Internacional Saúde Mundial: Laboratório anuncia 1ª vacina contra dengue

A OMS conta 100 milhões de novos casos anuais, mas experts dizem que essa cifra, da década de 1990, é irreal
Paris/Londres A primeira vacina do mundo contra a dengue, desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi S/A, demonstrou a capacidade de proteger contra três das quatro cepas virais causadas pela doença, de acordo com resultados de um aguardado exame clínico feito na Tailândia.
 A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, ameaça quase 3 bilhões de pessoas no mundo, sendo milhões delas no Brasil FOTO: REUTERS
A Sanofi disse ontem que a prova de eficiência é um marco importante nestas sete décadas de luta para desenvolver uma vacina viável contra a dengue, e que os resultados também confirmam que a fórmula é segura.

Outros laboratórios estão trabalhando em vacinas contra a doença, mas o produto da Sanofi está anos à frente.

A dengue, transmitida por mosquito, ameaça quase 3 bilhões de pessoas no mundo, sendo milhões delas no Brasil. O Ceará, inclusive, enfrentou epidemia da doença em 2012. A contaminação por uma cepa viral não garante imunidade contra as outras três.

A vacina da Sanofi gerou uma resposta imunológica às quatro cepas, mas só houve comprovação da sua eficácia contra três delas. A Sanofi disse estar realizando análises para entender a resistência do quarto tipo, e que a Fase 3 do teste clínico poderá indicar se isso tem relação com alguma situação mais específica da Tailândia.

O estudo da Fase 2B, envolvendo 4.002 crianças tailandesas de 4 a 11 anos, foi realizado durante um surto de dengue, o que pode explicar o resultado inesperado do teste.

O analista Mark Clark, do Deutsche Bank, disse que a falta de proteção contra o quarto tipo do vírus significa que o lançamento comercial da vacina é mais provável em 2015, pois a Sanofi aguardará a Fase 3 antes de protocolar o pedido de registro em alguns países.

"Mais positivamente, como a proteção contra pelo menos três dos quatro tipos virais foi demonstrada, os dados amparam a possibilidade de lançamento dessa enorme necessidade clínica não-atendida", disse Clark em nota. A Sanofi Pasteur já investiu 350 milhões de euros (423 milhões de dólares) em nova fábrica na França para produzir a vacina, administrada em três doses.

A empresa prevê um faturamento anual de 1 bilhão de euros com o produto. Os dados completos do estudo estão sendo revistos por especialistas e autoridades de saúde, e devem ser divulgados ainda neste ano. A Fase 3 do estudo, com 31 mil participantes, está sendo realizada em dez países da Ásia e América Latina. Nos últimos 50 anos, o número de casos da dengue no mundo se multiplicou por 30.

Criminosos Capturados: Bando planejava 2 sequestros no CE

José orlando Evangelista da Silva, 42; e Bruna de Pinho Landim, 22 (namorada do chefe da quadrilha), foram presos numa operação da Polícia do Rio Grande do Norte. O bando mantinha um empresário sequestrado há 37 dias fotos: tribuna do norte
O sequestrador, identificado como Paulo Victor Lopes Monteiro, 25, foi preso no Rio Grande do Norte juntamente com a namorada, a jovem Bruna de Pinho Landim, 22. Os dois teriam sido os ´cabeças´ do plano para o sequestro de duas pessoas no Ceará (identidades preservadas), mas foram apanhados pela Polícia potiguar quando mantinham em cativeiro há 37 dias, o filho de um empresário de vaquejadas, de Mossoró (RN).

Além de Paulo Victor e Bruna Landim, também foram detidos outros dois membros do bando, identificados como Anderson de Sousa Nascimento, 25; e José Orlando Evangelista da Silva, 42. O quinto homem do grupo era José Erisvan de Sousa, conhecido por ´Cabeção´, que morreu em um tiroteio com a Polícia potiguar na hora do ´estouro´ do cativeiro do empresário mossoroense. A prisão da quadrilha logo foi comunicada às autoridades policiais cearenses, já que o bando era procurado neste Estado há várias semanas.

O ´cabeça´
As investigações revelaram que a rotina das pessoas que estavam na ´mira´ dos criminosos já vinha sendo acompanhada de perto por ´olheiros´ do bando.

Um dos sequestros seria perpetrado na cidade de Aracati (148Km de Fortaleza), no litoral Leste do Ceará; e o segundo, na Capital cearense.

Pesa também contra Paulo Victor a suspeita de participação no duplo homicídio ocorrido na noite de 20 de setembro de 2011, na cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri (493Km de Fortaleza), quando foram mortos em plena praça pública, no Triângulo Crajubar, o policial civil aposentado José Alves Bezerra, o ´Dedé Bezerra´; e o policial militar afastado, advogado e também vereador daquele Município, Amarílio Pequeno da Silva. Ambos foram executados com diversos tiros de pistola.

 A quadrilha, presa no Rio Grande do Norte, já havia escolhido seus ´alvos´. Os crimes seriam em Fortaleza e Aracati
Paulo Victor Lopes Monteiro, 25, era caçado no Ceará e havia fugido com a amante para a cidade de Mossoró

Quatro cearenses, presos na última terça-feira, no Rio Grande do Norte, são suspeitos de planejar dois sequestros que iriam acontecer, nos próximos dias, neste Estado. A quadrilha também teria participado de um duplo assassinato em Juazeiro do Norte, em setembro do ano passado. O homem tido como chefe do grupo vinha sendo investigado pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil.
Um trabalho sigiloso da Polícia apontou para um crime de ´encomenda´ que envolveria negócios fraudulentos e milionários no ramo de imóveis e também agiotagem. Paulo Victor, ao saber que era um dos suspeitos nas investigações, teria fugido com seu grupo para o Rio Grande do Norte, onde, na última terça-feira, foi apanhado pela equipe da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), da Polícia Civil potiguar.

Sequestro
O homem que era mantido sequestrado há 37 dias pela quadrilha cearense era o jovem Porcino Fernandes da Costa Segundo, o ´Popó Porcino´, 19, bastante conhecido na região de Mossoró por sua participação e organização de vaquejadas. Ele é filho de um empresário.

O sequestro aconteceu no dia 17 de junho último, na cidade de Ceará-Mirim (RN). O rapaz retornava de uma vaquejada junto com o seu tratador de cavalos. Os dois foram arrebatados pelo grupo armado e levados em um carro preto. Cerca de 40 quilômetros dali, já no Município de Santa Rita, o tratador foi libertado e o bando seguiu com o ´alvo´. O cativeiro fora montado em uma casa de veraneio na Praia do Pitangui, em Extremoz.

A quadrilha acabou presa quando a Polícia potiguar localizou o cativeiro de um empresário sequestrado há 37 dias em Ceará-Mirim

O refém foi solto sem o pagamento do resgate. Os cinco cearenses foram identificados, quatro presos e um morreu durante a operação

terça-feira, 24 de julho de 2012

Lista do Bolsa Estiagem será analisada e modificada pela comissão do CMDS de Catarina

O Ministério do Desenvolvimento Agrário enviou a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Município de Catarina uma lista com cerca de 350 nomes de pessoas  que seriam beneficiadas com cinco parcelas no valor de R$ 80.00 referente ao Bolsa Estiagem, beneficio destinado aos agricultores que não foram inclusas no Garantia Safra.  
Pessoas que não se enquadram no programa estavam na lista que passa agora por uma revisão. De acordo co o titular da pasta da SDA  local, Paulo Roberto novos cadastros serão feitos em Catarina.
 
Reportagem – Diomar Araújo

ACIDENTES E PRISÕES, NO PLANTÃO DE POLÍCIA

Reportagem - Tomaz Júnior
Mais uma morte provocada por acidente de trânsito, na Região dos Inhamuns. O fato aconteceu no sábado, dia 21 por volta das 13 horas, no cruzamento das ruas Antônio Henrique e Miguel Noronha, no Centro de Parambu, quando o jovem José Filho Alexandre Torres, de 31 anos de idade, filho de José Francisco Alexandre Torres e Maria do Socorro Valter Oliveira, residente na Rua João da Costa Caracas, Bairro Beleza, em Parambu, bateu sua moto Titan, 125, de cor vermelha, de placa DHL-8841, contra a moto Dafra, de cor prata, de placa IPF-3102, de Sapiranga, Rio Grande do Sul, guiada por Eduardo Pereira de Sousa, de 16 anos, residente na Rua Antônio Henrique. José Filho teve ferimentos graves, deu entrada no hospital de Parambu, vindo a ser transferido, mas faleceu à altura do município de Boa Viagem. Já Eduardo Pereira foi atendido em Parambu. Após ser levado para o IML de Iguatu, somente na noite de domingo, dia 22, o corpo de José Filho chegou a aquela cidade para ser velado. 
OUTRO ACIDENTE EM PARAMBU També m no município de Parambu, no domingo, dia 22, por volta das 13 horas e 30 minutos, Antônio Reginaldo de Oliveira, de 38 anos, residente no Bairro Alto Bela Vista, ficou ferido e foi transferido, após bater sua moto CG, Titan, de cor roxa, ano 96, de placa HUN-3255, contra um poste. A vítima teve ferimentos, principalmente na cabeça. 
TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM QUITERIANÓPOLIS Em Quiterianópoles , na localidade de Barra dos Ricardos, na noite de domingo, por volta das 19 horas, Francisco Jarles Pereira de Lacerda, de 23 anos, residente na localidade de Gavião, tentou atirar contra Lucas Lima daCosta, de 20 anos, residente lá mesmo na Barra dos Ricardos, mas foi contido por populares. O fato aconteceu na praça daquela localidade. Não houve disparos e o autor não foi localizado. Segundo Lucas, há uma rixa antiga de Jarles com ele Lucas, por conta de uma namorada. 
FLAGRANTE POR USO DE DOCUMENTO FALSO EM TAUÁ Na noite de sábado, por volta das 21 horas, no Posto da Polícia Rodoviária Estadual, CE 363, Tauá a Mombaça, Francisco Carlos da Costa Neto, de 29 anos, residente no Conjunto Habitacional Domingos Gomes Aguiar, no Bezerra e Sousa, foi preso após ser abordado pelos policiais e apresentar uma carteira nacional de habilitação falsa. Ele disse ter comprado a carteira a cerca de um ano, por RS 850,00, de um homem que se dizia funcionário do DETRAN, em Fortaleza. O crime é afiançável somente em juízo.

Em Tianguá uma candidata a vereadora milionária surpreendeu eleitores

No cartório de Tianguá, chamou atenção a fortuna da candidata a vereadora pelo PRB, Hozana Aragão Cavalcante, conhecida como “Hozana do povão”. A notícia logo se espalhou. “Hozana do povão” simplesmente é dona de R$ 1.552.420,96 e de uma frota de caminhões de fazer inveja. Tem ainda Hilux, Mercedes esportiva, motos, terrenos, dinheiro em espécie e uma cota de participação em um posto de gasolina de R$ 30 mil.
Em Tianguá o assunto é a fortuna da jovem vice-prefeita e candidata a vereadora de apenas 38 anos de idade. O assunto em Tianguá é a fortuna da “Hozana do povão”. Documentos com o blog ou no Divulgacand, o site da Justiça Eleitoral.

Farias Brito-CE: Jovem mata o seu padrasto com um tiro de espingarda na presença da mãe

O agricultor Antonio Gomes dos Santos, de 40 anos, que morava no Sítio São João em Farias Brito, foi assassinado com um tiro de espingarda efetuado pelo seu próprio enteado. O crime aconteceu por volta das 10h30min desta segunda-feira no Sitio Várzea na zona rural daquele município. O também agricultor Adriano Marciano Batista, de 22 anos, residente no Sítio São João, foi preso em flagrante, momentos após matar o padrasto.

A mãe do acusado, Antônia Francilene Batista, vivia maritalmente com a vítima e disse à polícia ter feito de tudo para evitar o crime acrescentando que o seu filho sofre de problemas mentais. Segundo ela, Adriano chegou à sua residência com uma espingarda calibre 20 marca CBC querendo saber onde Antonio estava e dizendo que queria encontrá-lo, pois soube que este havia contratado umas pessoas para matá-lo.

Tratando de convencer o filho que não havia qualquer ameaça à sua pessoa, Antonia procurou estabelecer um diálogo. Todavia, Adriano foi invadindo casa adentro até encontrar Antonio cuidando de uns legumes que tinha colhido e, sem qualquer conversa, disparou. A vítima foi alvejada no lado esquerdo do abdômen e ainda tentou fugir, mas caiu alguns metros depois dentro de um matagal e morrendo. A polícia foi avisada e o Sargento Linésio esteve no local com o Soldado Edésio.

Não foi difícil localizar e prender em flagrante o autor do homicídio, bem como a arma usada no crime com dois cartuchos, sendo um destes deflagrado. A mãe dele garantiu aos PMs que seu companheiro não tinha provocado nenhum fato que justificasse a atitude do filho. Adriano foi conduzido para a Delegacia de Farias Brito e apresentado à autoridade policial. Posteriormente, recolhido à cadeia pública do município.

SUS distribuirá novo remédio contra câncer de mama

O Ministério da Saúde informou ontem que vai incorporar o medicamento Trastuzumabe, utilizado no combate ao câncer de mama, ao Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio de alto custo reduz as chances de reincidência da doença e diminui em 22% o risco de morte das pacientes no País.
De acordo com a pasta, o medicamento é considerado um dos mais eficientes no combate ao câncer de mama e também um dos mais procurados. Em 2011, o governo federal gastou R$ 4,9 milhões para atender a um total de 61 pedidos judiciais que determinavam a oferta do remédio. Este ano, já foram gastos R$ 12,6 milhões com a compra do Trastuzumabe por ação judicial.
Para disponibilizar o remédio em unidades públicas de saúde, serão necessários R$ 130 milhões ao ano. A incorporação foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) para o tratamento de câncer de mama inicial e avançado e integra as ações do Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, lançado no ano passado.
A partir da publicação no Diário Oficial da União, o SUS tem prazo de 180 dias para iniciar a oferta do medicamento.
Segundo o ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo tipo mais comum no mundo e o mais frequente entre mulheres, com uma estimativa de mais de 1,15 milhão de novos casos a cada ano. A doença é responsável ainda por 411.093 mortes anualmente.
No Brasil, a estimativa é que 52.680 novos casos sejam detectados de 2012 a 2013. Em 2010, foram notificadas 12.812 mortes por causa da doença no País.

Ficha Suja não pode; Deputado Perboyre é inelegível

O deputado estadual Perboyre Diógenes (PMDB) é a primeira vítima da Lei da Ficha Limpa no Ceará. A candidatura dele à Prefeitura de Saboeiro foi indeferida pelo juiz da 80ª zona eleitoral, Ricardo Alexandre da Silva, porque teve contas da sua gestão como prefeito, naquele Município, desaprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE).
A sentença do juiz foi proferida na última quinta-feira (19) e ontem no sistema de divulgação de candidaturas do TSE a situação do candidato constava como Inapto (indeferido). Este é o primeiro pedido de registro de um candidato a prefeito, no Ceará, indeferido.
Se o candidato recorrer da decisão para instâncias superiores da Justiça Eleitoral poderá permanecer na disputa. Perboyre Diógenes é candidato à Prefeitura de Saboeiro pela Coligação Renovação e Participação Popular (PP/PMDB/PSL/PSC/PSB). A postulação dele foi impugnada pelo Ministério Público (promotor de Justiça) e pela Coligação Avante Saboeiro (PSDB/PTB/PCdoB/PDT/PPS/PRB).
Em seu relatório diz o juiz que o impugnado foi notificado e apresentou contestação argumentando, referente à impugnação do Ministério Público Eleitoral, que: “a) o nome do candidato não consta na lista confeccionada pelo TCU, porque as irregularidades mencionadas na impugnação não tiveram atribuição de nota de irregularidade insanável ou com prática de ato doloso ou de improbidade contra a administração; b) em nenhuma das condutas descritas nos acórdãos que embasaram a impugnação, o candidato se beneficiou indevidamente do erário; c) recolheu todos os valores de multas a ele impostas, demonstrando sua boa-fé.
Do DN

AGU quer impedir que candidatos vinculem nomes a órgãos públicos


 Candidatos estão proibidos de usar o nome, símbolos, frases ou imagens associadas ou semelhantes a de entidades públicas em suas campanhas eleitorais.

A Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer, hoje (23), à Justiça Eleitoral para impedir que candidatos a vereadores e prefeitos disputem as próximas eleições municipais relacionando seus nomes aos de autoridades e fundações públicas federais.
Segundo nota divulgada pela AGU, 210 casos de registros indevidos já foram identificados nesta segunda-feira. Em destaque com o maior número de mensões está o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com 93 registros. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) aparece em seguida com 32 casos. Já o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), aparece com 23, o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), com 17, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Nacionais Renováveis (IBAMA), com 12 menções. De acordo com os registros, os nomes de universidades federais foram usados indevidamente 15 vezes.
A Constituição Federal e a legislação eleitoral proíbem que os candidatos usem o nome, símbolos, frases ou imagens associadas ou semelhantes a de entidades públicas em suas campanhas eleitorais, declarou a AGU.
A medida tem o objetivo de preservar as entidades públicas e evitar que os políticos se beneficiem com o uso dos nomes de órgãos responsáveis por administrar políticas públicas em prol do eleitorado. Que descumprir a regra será penalizado com seis meses de detenção ou com prestação de serviços comunitários.

5 candidatos a vereador impugnados pelo Juiz Eleitoral em Tauá

O Juiz Eleitoral da 19ª Zona, Dr. Adriano Pontes Aragão divulgou no final da tarde desta segunda-feira, 23, o resultado dos pedidos de impugnação de candidaturas solicitadas pelo Ministério Público Eleitoral de Tauá. Das 6 impugnações solicitadas pelo Promotor Dr. Bráulio Fernandes, 5 foram confirmadas pelo Juiz e uma ainda não foi julgada.
As contestações apresentadas pelos candidatos impugnados não foram suficientes para convencer ao magistrado, que preferiu manter o que havia sido solicitado pelo MPE. Com essa decisão, só falta julgar o pedido do candidato a vereador Raimundo Nonato Olanda, impugnado por não ter filiação prtidária, segundo o Promotor.
Os impugnados poderão recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral e seguir fazendo campanha normalmente.
Veja a lista dos candidatos impugnados pelo Juiz Eleitoral em Tauá
Candidatos a Vereador
- Helena Veríssimo, PRB
Motivo: Não apresentou comprovante de desincompatibilização do cargo;
- Maria Adaltiva Cidrão Rocha, PMDB
Motivo: Situação irregular perante a Justiça Eleitoral, por não ter justificado ou pago a multa referente a ausência às urnas nas eleições de 2002;
- Francisca Raquel Uchôa Castelo, PP
Motivo: Sem filiação partidária;
- Abraão Scarcela de Carvalho Filho, PSDB
Motivo: Não apresentou comprovante de desincompatibilização
- Luis Alves Neto, PMDB
Motivo: Conta desaprovada pelo TCM

Latrocínio Policial militar é morto em Tianguá

O soldado da Polícia Militar Estanley Lima, 36, foi morto, ontem, em Tianguá (a 335 Km de Fortaleza), quando, supostamente, fazia a escolta do carro pagador de um supermercado. Quatro suspeitos do crime foram detidos. Neste ano, nove PMs foram mortos no Ceará.

De acordo com o delegado Gilk Santos, da Delegacia Regional de Tianguá, no fim da manhã de ontem, o militar seguia no automóvel dele, atrás de um carro que transportava valores para um supermercado. Em um semáforo, o carro pagador e o do PM foram interceptados por quatro homens em duas motos, que roubaram a quantia de, aproximadamente, R$ 20 mil.
 Somente neste ano, nove policiais militares foram assassinados no Estado do Ceará. Em 2011, foram 16. A maioria tombou fora de serviço FOTO: MIGUEL PORTELA

Durante o roubo, os bandidos efetuaram vários disparos, dois deles atingiram a cabeça do PM. Estanley, que estava há 14 anos na Corporação, foi levado para o hospital, mas não resistiu.

Presos
Após a morte do policial, uma operação foi realizada na região para capturar os acusados. Policiais civis e patrulhas do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do Ronda do Quarteirão, sob o comando do tenente-coronel Gilvandro Oliveira e do major PM Paulo de Tasso, prenderam os acusados e apreenderam uma arma, três motos e a quantia de R$ 17.680,00, que teria sido roubado do carro pagador.

O delegado divulgou apenas os primeiros nomes dos suspeitos. Segundo ele, três homens identificados como Dário, Breno e Victor foram autuados pela participação direta no crime. Breno teria feito os disparos. Um irmão de Dário, identificado como Romário, também foi detido, mas segundo Santos, foi ouvido na condição de testemunha e deverá ser liberado.

De acordo com o major PM Paulo de Tasso, o primeiro a ser preso foi Breno. Ele foi detido na localidade do Cipó, entre Tianguá e Viçosa. Romário foi detido em seguida e, posteriormente, mais dois suspeitos (Dário e Victor) acabaram sendo capturados pela Polícia. Conforme o oficial, Dário teria reagido à abordagem e baleado na coxa.

O oficial negou a informação de que o PM fazia a escolta do carro-pagador quando foi morto. O delegado Gilk Santos disse que não falaria sobre esse fato.

Eleições 2012 TRE ainda sem recursos sobre as impugnações

Embora juízes já tenham tomado decisões sobre esses casos, até domingo ninguém havia recorrido ao Tribunal
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não recebeu, até domingo último, nenhum recurso em relação às 1.054 candidaturas impugnadas no Ceará. O número de impugnações corresponde a 7% de todos os pedidos de registro de candidatos no Ceará. Muitos desses casos já foram julgados em primeira instância, pelos juízes eleitorais, mas o Ministério Público não tem como precisar a quantidade total porque cada processo é acompanhado de forma descentralizada pelo promotor da respectiva zona eleitoral. Até agosto, conforme o calendário eleitoral, todas as decisões sobre os registros precisam estar publicadas.

O coordenador da Caopel, Raimundo Filho, explicou que cada caso é acompanhado de forma descentralizada pelos promotores FOTO: MARÍLIA CAMELO
O coordenador o Centro de Apoio às Promotorias Eleitorais do Ministério Público Estadual, Raimundo Filho, afirma que, das 1.054 candidaturas impugnadas, grande parte representa ações propostas à Justiça pelos promotores eleitorais. As demais foram interpostas por partidos, candidatos ou coligações. Raimundo Filho explica que não tem dados sobre a quantidade dessas ações de impugnação que já foram julgadas porque, em cada zona, há um promotor acompanhando os procedimentos para, se for o caso, entrar com recursos na Justiça.

Julgamentos

"O Caopel coordena, mas a gente não tem esses dados (de julgamentos em primeira instância). (O acompanhamento) não obrigatoriamente tem que ser centralizado. Cada zona tem um promotor, e é ele quem deve atuar em cada caso", salienta o promotor Raimundo Filho.

Sobre os casos de impugnação de candidatura baseada na chamada Lei da Ficha Limpa, o assessor da Procuradoria Regional Eleitoral, Franco Nóbrega, lembra que, no primeiro momento de requerimento do registro de candidatura, o Ministério Público eleitoral ficou atento para definir "quem era ficha limpa" e pedir a impugnação dos fichas sujas. "O final vai ser julgado pelo juiz. Se entender que não é ficha limpa, indefere o pedido. Se a decisão for contrária, partidos, coligação ou Ministério Público vão recorrer", diz.

Quando os recursos chegam ao TRE, explica Franco Nóbrega, o Tribunal imediatamente abre vistas para o procurador regional eleitoral, no caso do Estado do Ceará é o procurador Márcio Torres, emitir o parecer. A partir daí, o processo retorna ao TRE para o julgamento.

Publicados

Até o dia 5 de agosto, segundo o calendário eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "todos os pedidos originários de registro, inclusive os impugnados, deverão estar julgados e publicadas as respectivas decisões perante o juízo eleitoral". Além disso, ainda de conformidade com esse calendário, todos os registros deverão estar julgados em definitivo até o dia 23 de agosto.

Resultado

Isso significa dizer que mesmo as situações que motivaram recursos das partes sobre o registro de candidatura devem estar julgados até essa data. Apesar das datas estipuladas, o coordenador da Caopel, Raimundo Filho, afirma que não há como dizer quando terá o resultado final sobre todos os registros.

"Não tem como ter ideia de em quanto tempo vai sair o resultado final. Não tem como saber porque os processos vão tramitar na primeira instância até começo de agosto. Vai depender da demanda. Alguns casos podem ir para Brasília e aí não tem como analisar o prazo", afirma.

Prazo
O último dia 5 de julho marcou o prazo final para pedido dos registros de candidatura nos cartórios eleitorais. A partir da publicação dos editais referentes ao registro, partidos, coligações, candidatos e Ministério Público tiveram um prazo de cinco dias para pedir impugnação das candidaturas. Agora, os juízes eleitorais estão julgando essas impugnações. Logo que as decisões sejam publicadas, há um prazo de três dias para as partes recorrerem da decisão.

Em caso de recurso, o processo vai para julgamento no TRE. Se ainda houver recurso sobre a decisão do Tribunal em um prazo de também três dias, a matéria segue para a instância superior, o Tribunal Superior Eleitoral. A previsão, conforme o calendário estabelecido para o pleito deste ano, é que até o dia 23 de agosto as decisões estejam todas tomadas. 

Irmãos matam homem a facadas no município de Alto Santo

Um homem foi morto nesta terça-feira (24), por volta das 00h10, na localidade de Sítio Cabrito, na zona rural do município de Alto Santo, a 203 quilômetros de Fortaleza. De acordo com informações da Delegacia Municipal  de Alto Santo, o corpo de Gildevan da Silva Bandeira, 24, foi encontrado morto com cerca de 12 perfurações de facas.
Segundo a polícia, o assassinato seria motivado por um possível envolvimento da vítima no roubo da moto de um dos acusados. O crime foi realizado pelos irmãos Rafael de Jesus Cunha, 26, e Manoel de Jesus Cunha, 30. 
A vítima e Rafael de Jesus Cunha tinham antecedentes criminais. Os irmãos, até 09h17 desta terça-feira (24), continuavam foragidos.
Independência
Um homicídio a bala foi registrado na madrugada desta terça-feira, por volta das 00h10, no município de Independência, a 300 quilômetros da Capital. De acordo com informações do Comando de Policiamento do Interior, dois homens em uma moto não identificada abordaram Antônio Geilson Alves Bem e efetuaram diversos disparos. A polícia não tem informações do paradeiro dos suspeitos e nem o que motivou o crime.

Construção Caixa reduz taxa para material


 A Caixa Econômica Federal anunciou ontem a redução das taxas de juros e a ampliação do prazo do Construcard - linha de financiamento disponibilizada pelo banco para compra de materiais de construção. Com a nova redução, a taxa mínima passa de 1,96% para 1,4% ao mês, e a máxima, de 2,35% para 1,85% ao mês, dependendo do prazo escolhido pelo cliente. Antes limitado a 60 meses, o prazo de pagamento do produto foi estendido para até 96 meses, com opção de seis meses de carência para execução das obras.

Com a nova redução, a taxa mínima passa de 1,96% para 1,4% ao mês, e a máxima, de 2,35% para 1,85% ao mês, dependendo da escolha do cliente Foto: Thiago Gaspar

As alterações no Construcard ocorrem em meio ao fraco desempenho das vendas de materiais de construção no País. Os resultados ruins fizeram com que as associações que representam o varejo e a indústria de materiais diminuíssem suas projeções de crescimento das vendas para 2012. Segundo essas entidades, o principal entrave estava nas condições de crédito pouco atrativas para famílias comprarem materiais para as obras residenciais.

Com o Construcard, os usuários também podem comprar móveis e sistemas de aquecimento solar. Segundo a Caixa, o cartão atendeu a 1,2 milhão de famílias nos últimos cinco anos, com volume de financiamentos de cerca de R$ 15 bilhões.

Cidade Superlotação no HGF 104 pacientes são atendidos precariamente nos corredores

emergência da unidade é chamada pelos funcionários de "piscinão de Ramos", devido à superlotação
O nível de superlotação da emergência do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) atinge estado crítico. De acordo com o hospital, 104 pacientes eram atendidos ontem, nos corredores da unidade. A situação é delicada, tanto que os pacientes e os próprios funcionários apelidaram o local de "piscinão de Ramos".




 Nos corredores da unidade, se amontoam pessoas com doenças de diferentes tipos e, cada vez que um precisa deixar a maca para se ausentar a fim de usar o banheiro, por exemplo, corre o risco de perder a vaga FOTO: NATINHO RODRIGUES

Acompanhantes dos pacientes relatam que, vista de cima, a impressão que se tem é de que a emergência é um "piscinão". A diferença é que, ao invés de água, existe uma centena de pacientes amontoados, uns em cima dos outros, sendo atendidos de forma precária e desumana.

A equipe de reportagem é proibida de ter acesso ao local e até mesmo de fotografar do lado de fora da unidade. O clima entre os funcionários é de tensão. Mas, apesar de toda "segurança" para esconder a situação caótica, não precisa ir longe. Da porta de entrada dava para ver, ontem, através do vidro, uma maca com uma idosa que aguardava atendimento antes da recepção.

A todo instante, ambulâncias, vindas de vários municípios do Estado, estacionavam trazendo pessoas com os mais diversos tipos de problemas de saúde. Sobral, Barreira e Canindé eram algumas delas. Carros particulares também chegavam a todo instante, praticamente todos com problemas emergenciais. Entre os usuários, o sentimento é de indignação com o descaso do poder público e com a forma precária de acomodação e de atendimento aos pacientes.

A doméstica Alcina Alves, 49, tentava encontrar, ontem, na emergência, uma prima que sofreu uma trombose, mas teve de sair, após passar mal. "Isso é uma calamidade, que Deus me dê saúde para não ter nunca que me internar aqui. A situação está horrível, muito lotado. A gente não tem onde pisar, as pessoas estão umas em cima das outras. Parece formiga num formigueiro. Já passei por muito hospital lotado, mas que nem esse eu nunca tinha visto", comenta. Mesmo sem encontrar a prima, ela teve de sair por causa do mal estar.

A costureira Graça Costa, 40, é outra que se diz revoltada com a superlotação do HGF. Ontem, ela estava acompanhando a sogra, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e estava na sala de ressuscitação. "Médico tem, mas as pessoas são atendidas no chão. Estava lá dentro (da emergência), mas me colocaram para fora, porque eu reclamei da situação", conta.

Macas
Familiares denunciam a falta de macas e cadeiras para os pacientes. Francisco Cléber Chaves, 42, motorista da prefeitura de Barreira, região Norte do Estado, disse que o hospital só recebe o doente se deixarem a maca. Por isso, perderam três delas. Já aconteceu, inclusive, de ter de trazer um paciente para a Capital num colchão, porque não tinham mais nenhuma maca.

A comerciante Elizanete Farias Pereira, 38, afirma que a situação está tão crítica que, no último domingo, foram dar banho em seu filho, que está "internado" nos corredores do HGF, e quase levaram a maca dele. "Os outros acompanhantes tiveram que segurar, senão os funcionários levavam", denuncia.

Cenário de guerra
José Maria Pontes, presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), comenta que o HGF é um bom hospital, mas que o seu grande problema é a emergência, que está um caos.

"Claro que é melhor ficar lá do que morrer em qualquer lugar, mas é muito chocante o visual de quem vai à emergência do Hospital Geral. Os pacientes, de várias enfermidades, ficam todos juntos. É uma maca alta e outra baixa e, por causa da superlotação, a gente tem que andar com cuidado para não pisar nos pacientes. Parece hospital de guerra", frisa o presidente do Simec.

Mas o que considera mais crítico e degradante é o fato de os pacientes terem, muitas vezes, de fazer o asseio no próprio corredor, em meio a outros tantos pacientes e acompanhantes. "É uma falta de respeito com o ser humano", afirma Pontes. O sindicalista cita que, em dez anos, 44 hospitais que tinham convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) fecharam. Critica, ainda, a construção do Hospital da Mulher, quando se precisa muito mais de um hospital de trauma.

Rommel Araújo, coordenador geral da emergência do HGF, afirma que a emergência da unidade está sempre em situação crítica e que essa é uma realidade de conhecimento de todos, já que é abordado, frequentemente, pela mídia. Ainda assim, reclama que nada é feito pelos gestores da área de saúde. O coordenador atribui a superlotação dos hospitais terciários à falta de leitos de retaguarda. "Não temos leitos clínicos, cirúrgicos e nem de UTI".

Acrescenta que 87% dos pacientes atendidos na emergência do Hospital Geral são da Capital e que o setor primário e secundário precisam se organizar para que os hospitais terciários possam atender os pacientes de forma humanizada.

Cenário

87%
dos pacientes atendidos na emergência do Hospital Geral são de Fortaleza, conforme dados de Rommel Araújo, coordenador geral da emergência

44 hospitais, em dez anos, que tinham convênio com o Sistema Único de Saúde fecharam, diz o presidente do Sindicato dos Médicos, José Maria Pontes

Irmão de Mução é preso e transferido para Recife

O irmão do humorista e radialista Rodrigo Vieira Emerenciano, o Mução, foi preso, na tarde desta segunda-feira (23),  pela Polícia Federal, no Bairro Meireles. Bruno Vieira Emereciano foi transferido para Recife ás 14h, de acordo com o advogado de defesa Paulo Quezado.
Bruno Emerenciano é suspeito de integrar uma rede internacional de pedofilia, segundo a Polícia Federal. Após a liberação de Mução, no dia 29 de junho, as investigações passaram a ser sobre a participação do irmão nos crimes. Bruno ainda confessou ter utilizado a senha do humorista para disseminar e receber as imagens de crianças.
O caso
Mução foi preso durante a Operação DirtyNet, que teria 160 envolvidos, entre estrangeiros e brasileiros. No dia 28 de junho, a PF cumpriu 50 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão em doze estados.

Quatro municípios cearenses terão verbas federais fiscalizadas

A Controladoria-Geral da União (CGU) fiscalizará as verbas federais de quatro municípios do Ceará, por meio do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos. Sobral, Pacoti, Groaíras, Limoeiro do Norte e mais 56 cidades foram sorteadas nesta segunda-feira (23) pela CGU.
Nas cidades com até 50 mil habitantes, os auditores vão focar a aplicação de recursos federais nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social, assim como apurar denúncias e representações contra os municípios que tenham sido feitas à CGU.
Já os municípios com população de 50 mil a 500 mil habitantes vão ser fiscalizados os recursos repassados pelo governo federal que devem ser aplicados nas áreas de educação e desenvolvimento social.
Programa de Fiscalização
O programa da CGU visa a inibir desvios de verbas na administração pública. A controladoria analisa também falhas de gestão, como casos de divergências nas prestações de contas. As capitais e os municípios com mais de 500 mil habitantes não entram no sorteio.
De acordo com o sorteio, serão fiscalizados: sete municípios (um por estado) em Alagoas, no Amazonas, no Amapá, no Espírito Santo, em Mato Grosso do Sul, no Rio de Janeiro e no Tocantins; 12 municípios (dois por estado) no Maranhão, no Mato Grosso, na Paraíba, no Piauí, em Santa Catarina e em Sergipe; 15 cidades (três por estado) em Goiás, no Pará, no Paraná, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. Além disso, serão fiscalizadas quatro no Ceará, quatro no Rio Grande do Sul, cinco na Bahia, seis em São Paulo e sete em Minas Gerais.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Acidente de trânsito com vítima fatal em Iguatu

Momento em que a vítima é socorrida por militares do Corpo de Bombeiros
Noite de domingo em Iguatu e a Rua José de Alencar nas proximidades do Parque de Exposição foi palco de um acidente de trânsito que teve como resultado a morte de uma pessoa.
A tragédia aconteceu por volta das 21h35min. quando o ciclista Marcos Rodrigo de Melo saia de um estabelecimento comercial e foi atingido por uma moto CB 300 preta de placa OCI-4214 de Maracanaú que era guiada por Manoel Damião de Araújo, 21.
O impacto foi tão forte que o ciclista teve morte imediata, já o motoqueiro foi socorrido para o Hospital Regional de Iguatu e lá foi identificado que o mesmo sofreu um TCE, fratura no maxilar, também no antebraço direito e politraumatismo. Manoel Damião de Araújo foi levado para o Hospital de Barbalha em estado grave.
Momento em que o Manoel Damião era atendido pelos militares do Corpo de Bombeiros

Catarina: três candidatos a vereador tiveram candidaturas impugnadas

O Juiz da 60ª Zona Eleitoral Dr. Leonardo Afonso, impugnou os registros de três candidatos a vereador de Catarina.  Os candidatos com registros indeferidos foram Maria de Fátima Custodio de Souza (Fátima) PTB; Antonio Idalécio Feitosa (Idalécio) PSB e Francisco Subervan Silva (Subervan)   PSDB.
Em relação aos registros de candidatos a  prefeito, a COLIGAÇÃO “ CATARINA NO CAMINHO CERTO NO CAMINHO DO BEM” encabeçada pelo candidato Cel. Gomes e a vice Celina Araújo  ainda aguardando  julgamento  do TRE .
 A COLIGAÇÃO “ PRA FRENTE É QUE SE ANDA “  tem como candidato a prefeito Dr. Rafael e o vice Neném do Boza teve seu registro deferido (aceito)  pela Justiça Eleitoral.

49% seguem Lula, mas 76% não votam com Luizianne Pesquisa O POVO/Datafolha mostra o efeito positivo e o negativo causado pelos apoios de Lula, Dilma, Cid, Luizianne e Tasso Jereissati

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá definir a eleição a favor do candidato que apoiar em Fortaleza, segundo mostra pesquisa O POVO/Datafolha, a primeira consulta de intenções de voto após o início da campanha. O respaldo da prefeita Luizianne Lins (PT) também é capaz de decidir o pleito, mas contra aquele que tiver seu apoio.

O paradoxo, todavia, é que o mesmo candidato reúne o apoio tanto de um quanto de outra. Saber qual deles irá prevalecer poderá definir o rumo da candidatura de Elmano de Freitas (PT), talvez com efeito direto para o resultado da eleição.

Os números do Datafolha mostram que a força de Lula como cabo eleitoral é incomparável. Houve 49% de eleitores entrevistados que responderam que o apoio do ex-presidente os levaria a votar, com certeza, nesse candidato. Outros 18% admitiram a possibilidade de escolher em função do respaldo do líder petista. Entretanto, 32% disseram não votar no candidato de Lula.

Luizianne e Dilma
O impacto positivo do apoio de Luizianne é bem menor, segundo o Datafolha. Responderam que certamente votariam no candidato da prefeita 11% dos eleitores. Outros 13% disseram que talvez optassem pelo candidato em função da ligação com ela. Mas a maioria – 76% - afirmou não votar em quem estiver ao lado de Luizianne na disputa.

Outra apoiadora de Elmano, a presidente Dilma Rousseff (PT) divide opiniões. A maior parcela de eleitores ouvidos na pesquisa disse que não votaria em quem fosse apoiado por ela: 45%. Os que disseram que seguramente escolheriam o aquele que estivesse vinculado à presidente da República somam 28%, enquanto 26% admitem a hipótese de talvez aderir a essa candidatura.

O apoio do ex-presidente, da atual governante do País e da prefeita de Fortaleza são os principais trunfos de Elmano, que apareceu com 3% das intenções de voto na pesquisa O POVO/Datafolha. Foi o menor percentual entre os sete candidatos mais competitivos, embora tecnicamente empatados com Roberto Cláudio (PSB), que tem 5%, e com Marcos Cals (PSDB) e Renato Roseno (Psol), com 6%.

Apoio do governador
O apoio do governador Cid Gomes (PSB) a um candidato a prefeito de Fortaleza também divide opiniões. A maioria, 52%, respondeu que não votaria em quem recebesse o respaldo do chefe do Poder Executivo estadual. Os que responderam que certamente definiriam o voto em função da posição de Cid somam 22%. Outros 25% admitem a possibilidade de escolher o concorrente aliado ao governador.

A aliança com Cid é o principal trunfo de Roberto Cláudio (PSB), que aparece com 5% das intenções de voto na pesquisa.

Fator Tasso
Segundo os eleitores ouvidos pelo Datafolha, a presença do ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) ao lado de um candidato a prefeito de Fortaleza tem mais impacto em afastar que em atrair adesão. Responderam que não votariam em quem recebesse o apoio dele 62% dos pesquisados.

Os percentuais tanto dos que disseram que com certeza escolheriam o postulante em função do apoio de Tasso quanto o dos que talvez se definissem com base nesse critério ficaram iguais: 19%.

Metodologia
O Datafolha ouviu 831 eleitores de Fortaleza nos dias 18 e 19 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número CE-00004/2012.
Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

Os apoios são determinantes para as candidaturas de Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT). Um pouco menos para a de Marcos Cals (PSDB). Os demais não estão atrelados a grandes apoiadores.

Multimídia

A pesquisa O POVO/Datafolha para as eleições municipais é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (AM 1010), o tema será discutido no programa Grande Jornal, apresentado pelo jornalista Nonato Albuquerque, às 9 horas.

Para ver: Os números da pesquisa serão analisadas no programa Jogo Político, hoje, às 20h30min, na TV O POVO (canal 48 - UHF, 23 - Net, e 11 - TV Show). O jornalista Fábio Campos entrevistará o candidato Roberto Cláudio (PSB). Veja a reprise do programa na terça-feira, às 7 horas. O programa estará também na página da TV O POVO no Youtube. www.youtube.com/user/tvopovo
 
Para ler, navegar e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook (www.facebook.com/OPOVOOnline), na página de política do portal O POVO Online (www.opovo.com.br/politica) e no blog Segunda Leitura (blog.opovo.com.br/segundaleitura)

Eleições 2012: Juiz Eleitoral defere 44 pedidos de registros de candidatos em Tauá. Veja a lista

O Cartório Eleitoral da 19ª Zona publicou às 18h desta sexta-feira, 20, as sentenças do Juiz Eleitoral Dr. Adriano Pontes Aragão, deferindo os pedidos de registros de candidaturas de 44 postulantes aos cargos de Prefeito, Vice-prefeito e Vereador do Município de Tauá. Com exceção de 6 candidatos à Câmara Municipal que foram impugnados pelo Ministério Público, estão registrados os 3 candidatos a prefeito, as 4 coligações e 24 candidatos a vereador.
Confira a lista dos candidatos que tiveram pedidos de registros deferidos pela Justiça Eleitoral:
PREFEITO
- Patrícia Aguiar-Júlio César (PMDB, PSB, PSD, PMN, PT, PSL, PSC, PTB, PC do B, PHS, PRB, PP, PDT ) Nº 15
- Carlos Windson-Amauri Cavalcante (PR, PV e DEM) Nº 22
- Josevaldo Alves-Expedito Júnior (PSDB, PPS e PRTB) Nº 45
VEREADOR
Coligação JUNTOS NO CAMINHO CERTO – PMDB, PSB, PSD, PMN, PT, PSL, PSC, PTB, PC do B, PHS, PRB, PP, PDT
- Franciberg de Souza Silva……………………………………………….Nº 10.222
- Marcos Caracas…………………………………………………………….Nº 15.444
- Dra. Fátima Veloso………………………………………………………..Nº 55.123
- Ana Lúcia (L. Eufrasino)………………………………………………….Nº 10.000
- Audic Bibiano………………………………………………………………..Nº 15.123
- Fábio Alexandrino………………………………………………………….Nº 12.000
- Ananias Mota………………………………………………………………..Nº 14.123
- Williana Bezerra…………………………………………………………….Nº 33.333
- Vony Alexandrino…………………………………………………………..Nº 13.222
- Nezinho Loiola……………………………………………………………….Nº 13.333
- Ataciso Filho………………………………………………………………….Nº 15.615
- Felipe Veloso…………………………………………………………………Nº 14.000
- Cícero Pescador……………………………………………………………..Nº 14.456
- Antonio do Chaga…………………………………………………………..Nº 15.222
- Fátima Guedes……………………………………………………………….Nº 55.444
- Antonio Coutinho…………………………………………………………..Nº 15.000
- Wellinghton Cavalcante………………………………………………….Nº 55.555
- Cemar Pedrosa……………………………………………………………………..Nº 15.999
- Ademilde Sabóia………………………………………………………………….Nº 15.888
- Victor Veríssimo……………………………………………………………Nº 17.000
- Laurineide Gomes Loiola………………………………………………..Nº 15.612
- Marco Aurélio……………………………………………………………….Nº 15.111
- Luis Tomás Dino…………………………………………………………….Nº 15.333
- Wellington Júnior…………………………………………………………..Nº 40.400
- Agenor Mota…………………………………………………………………………Nº 20.123
- Alaor Mota……………………………………………………………………………Nº 20.111
Coligação O FUTURO JÁ COMEÇOU – PR, PV, DEM
- José Ribeiro Rodrigues…………………………………………………..Nº 22.333
- Eutácio Noronha………………………………………………………………Nº 22.555
- Bruna Karoline Reis…………………………………………………………..Nº 22.500
- Fca. Fátima Benevides………………………………………………………Nº 22.666
- José Ribamar Cidrão Souto………………………………………………..Nº 22.000
- Fco. da Costa Feitosa(Chico Neto)………………………………………Nº 22.123
- Sulanir Alves……………………………………………………………………Nº 22.300
- Ronaldinho……………………………………………………………………..Nº 22.222
- Adim Rufino…………………………………………………………………….Nº 25.000
- João Alexandrino……………………………………………………………..Nº 22.111
- Maria Auxiliadora Alves Araújo………………………………………….Nº 43.123
- Antonio Pedrosa Sobrinho………………………………………………..Nº 43.000
Coligação OPOSIÇÃO COM COMPROMISSO – PSDB, PPS, PRTB
- Estevão Moreira………………………………………………………………Nº 23.111
- Sidnéia Castelo………………………………………………………………..Nº 23.333
- Inácia Setúbal………………………………………………………………….Nº 23.456
Impugnados apresentam defesa
Dos 6 candidatos a vereador que tiveram seus pedidos de registros impugnados pelo Promotor Eleitoral, 5 encaminharam documentação contestando o Ministério Público. “Somente o candidato Abraão Filho, PSDB, não apresentou documentação”, informou o Chefe do Cartório Eleitoral, Dr. Humberto Mourão.
Os candidatos que apresentaram suas defesas foram: Luis Alves, PMDB; Adaltiva Cidrão, PMDB; Raquel Castelo, PP; Raimundo Olanda, DEM e Helena Veríssimo, PRB.
O Juiz Eleitoral terá um prazo de 3 dias para analisar a documentação e decidir se acata ou não o pedido do Ministério Público Eleitoral.

Banco Central lança novas cédulas

Na próxima segunda-feira o Banco Central (BC) vai lançar as cédulas de R$ 10 e R$ 20 da segunda família do real.
Em 2010, o BC já havia lançado as cédulas de R$ 50 e R$ 100, da segunda família. Na época, a instituição informou que o lançamento era necessário para dar às cédulas recursos gráficos e elementos antifalsificação mais modernos.
As notas de R$ 2 e R$ 5 serão lançadas em 2013, ainda sem data definida. De acordo com o BC, a segunda geração de cédulas do real terá circulação simultânea com as cédulas antigas, que serão substituídas à medida do envelhecimento natural das notas.
Acessibilidade
Para facilitar o manuseio por deficientes visuais e dificultar o trabalho dos falsários, as notas terão tamanhos diferentes, de acordo com o valor. Confira as dimensões:
R$ 100 – 15,6cm x 7,0cm
R$ 50 – 14,9cm x 7,0cm
R$ 20 – 14,2cm x 6,5cm
R$ 10 – 13,5cm x 6,5m
R$ 5 – 12,8cm x 6,5cm
R$ 2 – 12,1cm x 6,5cm