sábado, 31 de março de 2012

Sexo com criança: Decisão ´banaliza a violência´


A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo a qual nem sempre o ato sexual com menores de 14 anos pode ser considerado estupro, pode banalizar a violência sexual contra crianças e adolescentes, de acordo com a secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves. "Acho que além de banalizar, vai autorizar (a prática do crime). O judiciário brasileiro está autorizando estupradores a fazerem isso. Este é um elemento grave", disse.

No início desta semana, um homem acusado de ter estuprado três menores, todas de 12 anos, foi inocentado pelo tribunal. O STJ entendeu que não se pode considerar crime o ato que não viola o bem jurídico tutelado, no caso, a liberdade sexual. Tanto o juiz que analisou o processo como o tribunal local inocentaram o réu com o argumento de que as crianças "já se dedicavam à prática de atividades sexuais desde longa data".

Revisão

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, afirmou ontem que a decisão do tribunal de absolver um homem acusado de estuprar três crianças de 12 anos ainda pode ser modificada. "É um tema complexo. Foi decidido por uma seção do tribunal. É a palavra do tribunal, mas, evidentemente, cada caso é um caso, e o tribunal sempre está aberto para a revisão dos seus julgamentos e talvez isso até possa ocorrer", disse.

sucessão municipal em Fortaleza: Cid ficou ferido com as ameaças de Luizianne


A prefeita vai continuar esperando, um bom tempo, pela ligação do governador para tratarem da aliança

O decorrer do tempo e declarações de representantes de um e outro lado só têm servido para alargar o fosso entre os dois principais atores da sucessão municipal em Fortaleza. O governador Cid Gomes (PSB) não escondeu sua irritação com a entrevista da prefeita Luizianne Lins, geradora da manchete principal do Diário do Nordeste no dia 13 de março passado. No jornal, está estampado: "Luizianne: sem aliança, PT será oposição a Cid", afirmação feita, no dia anterior, ao jornalismo da TV Diário.

O líder do Governo na Assembleia, deputado Antônio Carlos, um dos petistas mais próximos da prefeita, foi o portador de uma mensagem de Cid a Luizianne. O governador recomendou que a prefeita "calçasse a sandália da humildade" e não esperasse, "tão cedo", da parte dele, qualquer iniciativa de negociação sobre a continuidade ou não da aliança entre o PSB e o PT, para a sucessão de Fortaleza, neste ano. Alguns deputados ouviram o diálogo. Ele aconteceu no dia da inauguração de um novo prédio da Assembleia Legislativa, dia15 de março.

Reservadamente, essa irresignação de Cid foi comentada por vários petistas e não tardou a chegar aos ouvidos do chefe do Executivo manifestações de representantes de grupos, do PT, contrariados com as afirmações de Luizianne sobre fazer oposição ao PSB cearense. Um deles chegou a afirmar, para conhecimento do governador, que para a oposição a seu Governo, no caso de rompimento da aliança, a prefeita iria sozinha.

Manifestos

À exceção da tendência liderada por Luizianne, todas as demais, dentro do Partido dos Trabalhadores, pelos comentários ouvidos sob reserva, estão insatisfeitas com a condução do processo de escolha do candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza. Talvez por isso, na quinta-feira a direção estadual da agremiação tenha distribuído uma nota, com declarações atribuídas ao presidente nacional do PT, Rui Falcão, com quem Luizianne teria estado, naquele dia, afirmando estar o processo de escolha do candidato do partido, sendo conduzido "da maneira correta".

Coincidentemente, no mesmo dia, as redações dos meios de comunicação da Capital, recebiam um manifesto, de responsabilidade da Corrente Esquerda Popular e Socialista, liderada pelo deputado e ex-vice-governador do Estado, Professor Pinheiro, dizendo "não ao isolamento" da agremiação e enfatizando a necessidade de o grêmio "pautar-se pela manutenção da coerência programática e pelo debate aberto, franco e solidário", para permitir "o amadurecimento e o posicionamento da militância".

Preocupação

Antes dessa manifestação pública da tendência do Professor Pinheiro, uma outra, liderada pelo deputado federal José Guimarães já havia externado seu posicionamento em razão da condução do processo de escolha do candidato petista, também reclamando abertura para o debate com a base partidária. "Somente em Fortaleza, a principal cidade administrada pelo PT, a sucessão da prefeita Luizianne Lins vem causando preocupação. Até o momento, não se encontrou um caminho que leve o partido à unidade, possibilidade fundamental para abrir o diálogo com prováveis aliados externos".

A prefeita está conduzindo a escolha do seu candidato, apesar do discurso da existência de um debate democrático, com a força de quem detém o controle do diretório municipal, responsável pela homologação do nome a ser apresentado à Justiça Eleitoral como aquele que representará o partido na disputa. Desde o início de toda essa movimentação que ela se fixou em um nome. A lista de 13 pretensos candidatos, depois reduzida a cinco é uma fantasia.

Discurso igual

Quem conversa com o ex-ministro Ciro Gomes sobre a sucessão municipal, em Fortaleza, ouve o mesmo que disse Ivo Gomes, na última terça-feira, em seu espaço na Internet. Os dois são os principais defensores do fim da aliança com o PT na Capital, se a escolha do candidato ficar, como está sendo feita, sob o controle direto da prefeita. O discurso de ambos já contaminou quase todo o PSB, isolando cada vez mais o governador que, embora defensor da aliança faz exigências quanto à qualificação do petista a ser escolhido.

A última pesquisa do PSB, sobre a eleição em Fortaleza, reafirma alguns pontos da anterior, realizada no ano passado, com a mesma amplitude. Um desses pontos é o relacionado ao fato de o eleitor preferir que Cid e Luizianne tenham candidatos diferentes na disputa municipal.

DN

Programa Nacional de Habitação Rural será apresentado a prefeitos

A Secretaria das Cidades apresenta, na próxima segunda-feira (02), a prefeitos municipais o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que concede recursos a agricultores familiares ou trabalhadores rurais, para aquisição de materiais de construção para unidades habitacionais em áreas rurais.

O encontro será às 14 horas, na sede do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e será conduzido pelo titular da secretaria, Camilo Santana. A ação é uma parceria do governo estadual com a Aprece.

ACIDENTES E LESÃO CORPORAL, NO PLANTÃO DE POLÍCIA DAS ÚLTIMAS HORAS

O senhor Osvaldo Cassemiro, de 42 anos de idade, residente em Santo Antônio, Carrapateiras, sofreu um acidente de moto na tarde de sexta feira, dia 30, na BR 020, trecho próximo a entrada para o Santo Antônio. Ele foi socorrido por populares e depois pelo Corpo de Bombeiros, com suspeita de traumatismo craniano. Após dá entrada no hospital, seu Osvaldo foi transferido para Fortaleza. Em Parambu, Raimundo Ferreira Bezerra, de 27 anos, residente em Facundo 3, sofreu um acidente de moto próximo a localidade de Monte Sion e deu entrada por volta das 4 horas da manhã. O rapaz retornava de uma festa. Ele foi transferido, também com traumatismo craniano. Ainda em Parambu, Francisco Pereira de Sousa, de 30 anos, resdente em Campo Grande, foi ferido à faca à altura do ombro. O fato se deu lá mesmo em Campo Grande. Ele deu entrada no hospital Cícero Ferreira Filho, em Parambu, as 3 horas e 40 minutos da madrugada. A autoria é desconhecida pela polícia.

Comerciante é morta à bala em Acopiara


O plantao de policia registrou às 21 horas de hoje, próximo ao terminal rodoviário em Acopiara mais um homicídio à bala. A vitima foi a comerciante Maria de Lurdes Alves de Castro, casada, 39 anos.

Ela foi alvejada com dois disparos no interior de um bar, sendo um no pescoço e outro na cabeça. A comerciante chegou a ser socorrida mais não resistiu aos ferimentos.

O crime foi cometido por dois homens que chegaram em uma moto de cor preta e efetuaram os disparos.

Os autores do delito e o motivo são desconhecidos.

Maria de Lurdes era natural de Diadema-SP e residia na rua Francisco Alves Martins, no bairro Nova Acopiara.

Secretaria de Saúde confirma 524 novos casos de dengue no Ceará

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou 524 novos casos de dengue no Ceará na última semana. Conforme o boletim divulgado sexta-feira (30), a doença já atingiu 3.435 pessoas em todo o território cearense.

O destaque negativo vai para Fortaleza. A capital apresenta 1.850 casos confirmados, ou 54% do total. Logo atrás vem Juazeiro do Norte, com 16% dos casos confirmados do Ceará.

Em relação aos casos notificados, a dengue já atinge 184 municípios, com 8.973 relatos. Em 2011 a incidência de dengue no Ceará foi de 670,98 casos por 100.000 habitantes. Sessenta e três municípios apresentaram incidência acima de 300 por 100.000 habitantes.

Há casos de dengue notificados no Ceará desde 1986, com isolamento do sorotipo DENV 1 (Gráfico I).

Nesses últimos 25 anos o dengue se manifestou de forma endêmica com o registro de, pelo menos cinco epidemias nos anos de 1987, 1994, 2001, 2008 e 2011. Destacam-se as epidemias de 1994 pela confirmação dos primeiros casos hemorrágicos, o ano de 2008 pelo maior número de casos graves Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) + Dengue com Complicação (DCC) e o ano de 2011 pelo maior número de casos clássicos confirmados.

IBOPE realiza pesquisa de opinião em Acopiara


O IBOPE está realizando pesquisa de opinião pública em Acopiara para prefeito, avaliações de governos municipal, estadual e federal. O resultado deverá ser divulgado em breve.

Bandidos roubam motocicleta e fogem de canoa em Senador Pompeu

Dois assaltantes, um deles armado com um revólver, utilizaram uma canoa para roubar uma motocicleta, de marca Honda, modelo NXR 150 Bros Mix ES, ano 2010, de cor preta, placa NVF 8145. O assalto aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 30, na estrada do Sítio Patu, na zona rural de Senador Pompeu. Tão logo foram acionadas pela vítima equipes da Polícia Militar seguiram para o local.

Entretanto, os policiais não imaginavam que após roubarem a motocicleta os criminosos empreenderiam fuga atravessando o Açude Patu numa embarcação aquática, uma canoa. Eles utilizaram outra motocicleta, uma Honda Bros vermelha, sem placa, para praticar o roubo. Quando a viatura e o moto-patrulhamento conseguiram chegar do outro lado do açude, pela estrada, os assaltantes já haviam desaparecido. Continuam sendo procurados pelas equipes da PM.

DN Online

Homem tenta queimar ex-namorada de 16 anos em Iguatu

Uma adolescente de 16 anos sofreu queimaduras de 1º e 2º graus após o ex-namorado atear fogo à casa onde a jovem estava, na localidade de Cajás, em Iguatu, a 384 km de Fortaleza.

O crime, registrado como tentativa de homicídio pela Polícia Militar (PM), ocorreu na tarde desta sexta-feira, 30.

Segundo informações da PM, por volta das 15 horas, um homem identificado como Josa, que é ex-companheiro da estudante, ateou fogo no imóvel onde a jovem estava.

De acordo com declarações dadas pela família à Polícia, esta é a segunda agressão que a estudante sofre. O homem não estaria aceitando o fim do relacionamento.

A Polícia está realizando diligências para localizar e prender o autor da tentativa de homicídio.

O POVO Online

Sobrinho do cantor Wando é encontrado morto em Minas Gerais

Um sobrinho do cantor Wando foi encontrado morto, na manhã deste sábado (31), em Congonhas, na Região Central de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar, o corpo foi localizado com sinais de estrangulamento próximo a uma linha férrea.

Segundo a corporação, o jovem de 21 anos tinha envolvimento com o tráfico de drogas. Ele era filho de uma irmã do cantor, que morreu no dia 8 de fevereiro deste ano, em Belo Horizonte.

De acordo com a família, o corpo do sobrinho do artista foi levado para o Instituto Médico Legal de Conselheiro Lafaiete, também na Região Central do estado. A família não informou sobre onde será o enterro.

quinta-feira, 29 de março de 2012

MORRE ÉLIO RODRIGUES DA BAIXA GRANDE EM CATARINA

Morreu na noite de ontem no Hospital Municipal Dr. Gentil Domingues, o senhor Élio Rodrigues, mais conhecido como Élio da Baixa Grande. Élio tinha 92 anos e sofria de problemas de saúde. No entanto a família foi pega de surpresa, por que Élio estava aparentemente bem. Um quandro de insuficiência respiratório se agravou otem a noite e Élio não resistiu. Élio deixa 7 filhos; Darismar, Chiquinha, Deca, Marleide(Lelê), Marlene(Lalinha), Assis Neto e Auremar (In memoria). O corpo está sendo velado em sua residência. O seu sepultamento está previsto pata hoje às 4 horas da tarde no cemitério local.
VOTOS DE PESAR AO CONTERRÂNIO E AMIGO ÉLIO DA BAIXA GRANDE, QUE ME VIU CRESCER E BRINCAR NAQUELAS TERRAS.

Justiça apura desvios de R$1,8 milhão do Pasep em Senador Pompeu


A sequência de ´escândalos´ envolvendo gestores públicos cearenses em desvio de verbas ganha mais um capítulo, um dia após uma operação que culminou na prisão de 16 pessoas ligadas à Prefeitura de Paraipaba.

A Justiça Federal no Ceará acatou uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal contra o prefeito afastado do Município de Senador Pompeu (275Km de Fortaleza), Antônio Teixeira de Oliveira.

O prefeito afastado, que já passou cerca de seis meses preso preventivamente, por ordem do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, é acusado de vários delito, tais como formação de quadrilha e desvio de verbas públicas. Desta vez, vai responder de crime de improbidade administrativa pelo não recolhimento de valores do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (Pasep) e de não apresentar documentos sobre gastos de dinheiro oriundo do Governo Federal.

Rombo

Conforme a ação de improbidade administrativa formulada pela pelo Ministério Público Federal, e já acolhida pela juíza federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara, titular da 24ª Vara da Justiça Federal no Ceará, o então prefeito teria causado prejuízos da ordem de R$ 3,2 milhões aos cofres públicos, através de diversas irregularidades administrativas que resultaram no não recolhimento de contribuição do Pasep (R$1,8 milhão), juros pelo não recolhimento (R$ 437,1 mil), multa de ofício (R$ 832,8 mil) e, ainda, multa de mora (R$112,2 mil), perfazendo o total de R$ 3.229,674,43.

Conforme a Ação Civil do MPF, "o réu, na qualidade de prefeito do Município de Senador Pompeu, teria agido por má-fé, negligência ou intenção, ensejando a prática de irregularidades de natureza tributária".

O político, no entanto, pode ainda recorrer da decisão, muito embora esteja sendo também investigado na esfera estadual, através da Procuradoria Geral da Justiça (PGJ) e do próprio Tribunal de Justiça Estadual. Em fevereiro último, Teixeira foi posto em liberdade por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) depois de vários meses presos no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, em Fortaleza. Ao ser solto, teria mandado realizar uma festa de Carnaval em Senador Pompeu, fato que levou o Ministério Público a pedir providências ao TJCE.

Decisão do Superior Tribunal de Justiça fragiliza Lei Seca


O motorista brasileiro parado em blitz da Lei Seca e que se recusar a se submeter ao teste do bafômetro ou o exame de sangue está livre de ser acusado e punido pelo crime de dirigir embriagado, mesmo que haja sinais evidentes de embriaguez. Por decisão da 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, só é possível processar criminalmente o motorista se houver comprovação de que ele dirigia tendo concentração de álcool no sangue superior a 0,6 gramas por litro.

E isso, conforme parte dos ministros, só poderia ser confirmado com os testes previstos na lei: bafômetro ou exame de sangue. A decisão esvazia a Lei Seca porque o motorista está desobrigado a produzir provas contra si e pode recusar a fazer os exames. A resolução do STJ deverá ser adotada por todos os tribunais do País, já que o recurso julgado foi escolhido pelos ministros para pacificar a matéria e evitar decisões contraditórias pelos tribunais

Novo comandante da PM de Iguatu toma posse em cerimônia bastante prestigiada


A Polícia Militar do Ceará realizou nesta quarta-feira (28), às 14h, cerimônia para oficializar a troca de comando do 10º Batalhão provisório, com sede no município de Iguatu. O major Natanael Soares Cavalcante assumiu o cargo no lugar do Major Francisco Ricardo Paes Moura, que pediu sua transferência para Fortaleza para tratamento de saúde.

“O major Ricardo Moura deixa o comando desta instituição com a certeza de missão cumprida com
entusiasmo, disciplina, espírito empreendedor e êxito na atividade administrativa. Ao major Natanael Soares, que chega agora, estendo esse compromisso e parceria. E em meu nome e, especialmente, em nome do governador Cid Gomes, desejo sucesso nessa nova empreitada, que, tenho certeza, será cumprida com honradez”, saudou o chefe do Comando de Policiamento do Interior (CPI), Coronel Gomes Filho.

A solenidade foi realizada no auditório do colégio Liceu e contou com a presença de várias autoridades militares, dentre elas podemos destacar: Tenente Coronel Paiva; capitão PM José Adailton da Silva; delegado regional de Polícia Civil, Agenor Freitas de Queiroz; secretária de Educação de Iguatu, Benildes Uchoa (representando o prefeito Agenor Neto); Expedito José, prefeito de Piquet Carneiro, além de outras autoridades.



Em discurso, o novo comandante do 10º BPM, Natanael Soares, confirmou a sua grande satisfação em poder desempenhar seu trabalho no município de Iguatu. "Vim com o propósito de ajudar, de trabalhar e espero contar com o apoio não só do CPI, mas também do comando geral da corporação. Portanto é uma honra comandar o 10º batalhão. Sabemos das dificuldades, mas estamos nos antecipando e num trabalho conjunto com a Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário, imprensa e a própria comunidade, iremos proporcionar uma melhor segurança para que dessa forma a paz social possa reinar no município de Iguatu e em toda região", disse.

Iguatu Notícias

TCU aponta superfaturamento em transposição

Brasília - Auditoria do Tribunal de Contas da União apontou superfaturamento de R$ 29 milhões num dos trechos da obra da transposição do São Francisco, localizado no Ceará, e mandou rever os custos do negócio. As novas licitações deverão consumir R$ 2,6 bilhões, segundo previsão do Ministério da Integração.

As irregularidades encontradas no edital do lote cinco da obra foram consideradas graves, e incluem preços de até 143% acima dos cobrados pelo mercado, no caso da areia, além de suposta restrição à concorrência. O TCU mandou rever o edital antes do lançamento, previsto para abril. Mas, logo depois do anúncio da decisão do tribunal, o ministério informou que o edital já foi lançado no início de março. À revelia, portanto, do processo em curso no tribunal.

Agricultor tomba morto em Ibicuã, Piquet Carneiro, após ser alvejado com disparos de calibre 12



O plantão de polícia registrou ontem, por volta das 08 horas da manhã, um homicídio à bala no distrito de Ibicuã, em Piquet Carneiro. A vítima foi o agricultor João Saturnino Neto, 44 anos. Ele foi alvejado com vários disparos de calibre 12.

Segundo informações colhidas no local a vítima encontrava-se no interior de sua residência quando foi surpreendido pelos assassinos. O motivo do crime pode está relacionado a vingança. Os autores ainda não foram identificados.

Chuva irregular no Estado deixa homem do campo pessimista


Pessimismo, ansiedade ou experiência, o fato é que o agricultor cearense está preocupado. A irregularidade de chuvas e a perda de parte do plantio já configuram uma previsão do homem do campo: "o inverno neste ano vai ser fraco". Em Limoeiro do Norte, plantações de milho já foram perdidas. Onde o sabugo não ficou nanico foi a própria planta que nem cresceu. Em Quixeramobim já se fala em decretar situação de emergência. O IBGE deve divulgar na primeira semana de abril o balanço mensal para a safra agrícola de 2012. A estimativa de produção já sofreu um recuo entre dezembro e fevereiro, mas ainda há chances de avanço especialmente na produção de feijão de corda. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) considera cedo para falar em prejuízo da safra.

Ver na televisão o tanto de chuva que tem caído em Fortaleza, enquanto só pinga no Interior tem causado desalento a muito agricultor do regime de sequeiro. "Cadê a chuva" é a frase em uníssono de muita gente. Em Limoeiro passa a maior parte do dia com céu nublado. "Mas chuva que é bom...", retruca Ananias Damasceno, que planta feijão e milho. Passado um mês e meio do início oficial da estação chuvosa no Ceará, o agricultor João de Sousa Lima ficou em desalento porque na semana do dia de São José (19 de março) precisou carregar baldes de água para sua plantação de milho e de feijão. "Mas sem ter muita água não deu muito certo não. Eu já arranquei milho murcho, já perdido, plantei de novo, mas tô vendo que essas plantinhas vão ficar na minha cintura", afirma o agricultor. Outro João, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro, avalia que em outras áreas também já há prejuízo porque as chuvas estão irregulares. Na região do Cariri há vários hectares de terra em fase de replantio. A expectativa da SDA é que a nova colheita já seja bem melhor que a do primeiro trimestre. "As chuvas estão irregulares, mas o agricultor tem que aguardar mais um pouco, ainda estamos no mês de março. Se melhorar em chuvas entre este fim de março até início de maio, teremos garantia de safra", afirma Itamar Lemos, coordenador de Agricultura Familiar da SDA. Ele considera precipitado que os Municípios já tenham que falar em situação de emergência, pois ainda que chova pouco estão em campo outros projetos de convivência com o semiárido.

Reunião

Hoje acontece reunião na SDA para tratar da instalação de mais de quatro mil cisternas e 1.500 barragens subterrâneas. "O secretário Nelson Martins está trabalhando recursos no Governo Federal para instalar vários quintais produtivos", acrescenta.

O último Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, uma divulgação mensal do IBGE, apontou um recuo na expectativa de produção para 2012. Enquanto em janeiro se falava em 1.438.395 toneladas de grãos, o relatório de fevereiro apontou para 1.435.804 toneladas, ou 0,18% a menos que a projeção inicial. A preocupação dos agricultores é que, passado mês e meio de quanto deveria já estar chovendo de forma razoável, o novo balanço reflita essa previsão de queda. O Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA) do IBGE aponta que a perspectiva de um bom inverno ainda permanece. O próximo levantamento de safra deve ser divulgado na semana que vem com a indicação de um incremento na produção de feijão de corda.

Por enquanto, a estimativa é de que a produção nacional de grãos seja 160,3 milhões de toneladas, maior que de 2011. Mas a estiagem verificada no Nordeste deve provocar atualização deste quadro. No Ceará, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário tem 300 mil vagas para o recebimento do Seguro-Safra. Mas por enquanto, avaliam os especialistas, é preciso aguardar o que o céu reserva para o mês de abril.

Em Quixeramobim, maior Município do Sertão Central, o quadro de instabilidade pluviométrica já declina para estiagem. Por esse motivo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) solicitou visita da equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec), com o objetivo de decretação de estado de emergência.

A reunião estava agendada para a tarde de ontem, na sede da Comdec. Segundo o coordenador do Comdec, Marcos Machado, a situação já é de calamidade. Nenhuma comunidade rural produziu ainda nenhum legume, nem mesmo feijão ou milho, principais cultivos da região.

Recebendo o aval da Cedec, a coordenação da Defesa Civil de Quixeramobim pretende recomendar ao chefe do Poder Executivo municipal a decretação de estado de emergência por estiagem. Acrescentou o coordenador local a situação como irreversível. Os danos também já são visíveis tanto na falta de água para consumo humano como pela insegurança alimentar.

A alternativa para assistência às 106 comunidades rurais afetadas está no aumento do número de carros-pipa e na liberação de auxílio econômico para as famílias e distribuição de cestas básicas. Atualmente estão sendo feitas dez rotas de abastecimento de água. Há necessidade de mais oito rotas destas.

A coordenação estadual da Defesa Civil recomenda prudência quanto à intenção dos Municípios decretarem situação de emergência tendo por motivo a estiagem. Todo decreto nesse sentido, ainda que realizado pela Defesa Civil municipal em consonância com a Prefeitura, precisa da legitimação pela coordenação estadual.

Lula volta ao cenário político após remissão do câncer


O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, de 66 anos, anunciou nesta quarta-feira, 28, seu retorno à vida política depois de receber a notícia de que o câncer de laringe diagnosticado há cinco meses teve uma remissão completa.

“Vou voltar à vida política porque creio que o Brasil tem que continuar crescendo, desenvolvendo-se, gerando emprego, melhorando a vida de milhões e milhões de brasileiros que conseguiram chegar a ser classe média e não querem voltar atrás, e a daqueles que sonham em chegar à classe média”, disse Lula em uma mensagem de vídeo gravada.

Lula foi submetido nesta quarta-feira a exames de ressonância magnética e a uma laringoscopia que mostraram “a ausência de tumor visível”, indicou o hospital Sírio-Libanês, em que Lula é tratado, em um comunicado.

Os exames indicam “apenas um leve processo inflamatório nas áreas submetidas a radioterapia, como era esperado”, acrescentou o hospital.

“É uma remissão completa” do câncer, disse à AFP José Chrispiniano, porta-voz do Instituto Cidadania, criado por Lula.

“Hoje recebi a notícia mais importante que um ser humano pode receber depois de cinco meses de tratamento contra o câncer. Recebi a notícia de que conseguimos vencer o câncer. E gostaria neste momento de agradecer a Deus, porque sem ele possivelmente isto não teria ocorrido”, afirmou Lula na mensagem, difundida pelo Instituto Cidadania em seu site (http://www.institutolula.org).

Lei Geral da Copa é aprovada na Câmara


O projeto da Lei Geral da Copa suspendendo a proibição presente no Estatuto do Torcedor da venda de bebidas alcoólicas em estádios durante o período das Copa das Confederações de 2013 e do Mundial de 2014 foi aprovado foi nessa quarta-feira. Com o texto aprovado, estados e municípios que tem legislação próprias sobre o tema, podem ter de alterá-las para atender à exigência da Fifa de que o comércio do produto seja permitido. O projeto seguirá agora para o Senado Federal.

A decisão sobre a bebida foi tomada em duas votações nominais. Na mais apertada, o governo venceu por 237 votos a 178. O debate foi o principal na reta final da tramitação do projeto. O governo federal chegou a negar a existência de um acordo com a Fifa sobre o tema. Recuou depois, mas se negou a apoiar o texto do relator, Vicente Cândido (PT-SP), que liberava expressamente o comércio do produto nos estádios. Na visão dos próprios líderes governistas, estados e municípios que tem lei contra a venda de bebida terão de mudar suas regras. “Minha interpretação é que vai ter que mudar”, diz Jilmar Tatto (SP), líder do PT.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, porém, acredita que o problema está resolvido. Na visão dele, as leis estaduais e municipais estariam subordinadas à norma federal. O ministro, inclusive, disse ontem que a Fifa nunca reclamou da decisão do governo no tema. (Com Agência)

TCM – Ação no Supremo questiona nomeação do conselheiro Chico Aguiar que foi Nomeado para o TCM com o ENSINO MÉDIO


“A nomeação do ex-deputado estadual Francisco Aguiar para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Ceará é alvo de questionamento no Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado Edmilson Barbosa Francelino Filho entrou com ação cautelar e argumenta que a nomeação do conselheiro, teria ocorrido em desacordo com a Constituição Federal.

Para o autor da ação, o então deputado estadual não atenderia os requisitos exigidos para a função, como por exemplo, conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública.

Além disso, o advogado sustenta que deveria ter sido respeitada a exigência constitucional de mais de 10 anos de exercício em função ou atividade profissional que exija os conhecimentos especificados.

De acordo com o advogado, o ex-deputado estadual não preenche tais requisitos, por ter concluído apenas o ensino médio, não tendo nenhuma formação profissional. Ao O POVO, Aguiar afirmou ainda não ter sido informado sobre a ação. “Vou me informar e conversaremos novamente amanhã”. O autor da ação já havia ingressado com ação popular em 2005. Como o caso não foi julgado em definitivo, recorreu ao STF.”

(O POVO)

Eleições 2012 – Prefeita tem reunião em Brasília com presidente nacional do PT


A prefeita Luizianne Lins terá reunião nesta quinta-feira, a partir das 10 horas, em Brasília, com o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Vai expor, na condição de dirigente estadual petista, a situação eleitoral do partido e a agenda de reuniões que vêm promovendo dentro do objetivo de definir o candidato do partido à Prefeitura de Fortaleza.

Luizianne, como se sabe, tem preferência pelo seu secretário municipal da Educação, Elmano Freitas. Além dele, estão como pré-candidatos petistas Acrísio Sena, que preside a Câmara Municipal, o deputado federal Artur Bruno, Camilo Santana, que é secretário estadual das Cidades, e o vereador Guilherme Sampaio.

Ainda em Brasília, a prefeita participará de uma mesa de debates sobre desenvolvimento sustentável promovido pelo Fórum dos Prefeitos das Capitais. Luizianne vai expor a situação de Fortaleza e, em especial, a geração de empregos com carteira assinada. A Prefeitura divulga que desde 2005 já contribuiu para gerar mais de 200 mil empregos de carteira assinada.

Gravações falam de supostos repasses de Cachoeira para Demóstenes Torres


A coisa está complicando ainda mais para o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e sua relação com Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso por exploração de jogos ilegais em Goiás. Segundo reportagem do O Globo desta quinta-feira, Cachoeira pode ter repassado mais de R$ 3 milhões a Demóstenes.

A matéria informa que gravações da Polícia Federal revelam que Cachoeira, o contador Giovani Pereira Silva e o sócio Cláudio Abreu conversaram, ano passado, sobre várias cifras e, em meio à contabilidade, fizeram referências a supostos repasses a Demóstenes Torres. Trechos dos diálogos foram divulgados pelo “Jornal Nacional” nesta quarta-feira.

As conversas foram interceptadas ano passado, no começo da Operação Monte Carlo. Cachoeira, Abreu e Silva estão fazendo contas de movimentação financeira da organização. Num determinado momento, Abreu pergunta a Cachoeira quanto ele reteve.

55 mil reais desaparecem da conta de cliente bancário em Tauá


Crime de estelionato em Tauá. O Sr. João Lima dos Santos, 41 anos, residente no Bairro Tauazinho, denunciou à Polícia, que no último dia 23 de março, sacaram um valor de R$ 55.930,00 de sua conta bancária na Agência do Bradesco de Tauá. A vítima só tomou conhecimento 5 dias depois e chegou a passar mal, sendo levado para o Hospital

O saque foi feito com um cheque clonado. O dinheiro era fruto da venda de terrenos.

Casal é vítima de golpe em Arneiroz

O casal Erisnaldo Nunes de Araújo e Laudimar Florentino Sampaio, residente na cidade de Arneiroz, caiu no golpe da lista telefônica. Depois de assinar um contrato, o casal vem recebendo cobranças em valores que variam de R$ 700,00 a R$ 4.000,00.

A promessa era de que a empresa receberia uma publicidade na lista telefônica, mas ao contrário do que foi prometido, o casal foi parar na lista de inadimplentes do Serasa.

O B.O foi registrado na 14ª DP em Tauá.

Mulher vai a DP e recebe voz de prisão em Tauá

A sra. Francisca Regimária dos Santos, 29 anos, residente no Bairro Cidade Leste, em Tauá, foi presa nesta quarta-feira, 28, ao procurar a Delegacia Regional de Polícia Civil.

A mulher passou 4 anos fora de Tauá trabalhando no corte de cana e deixou de comparecer às audiências na Justiça local, em um processo que apura crime de furto, no qual o marido dela havia sido preso em 2007.

Ao ser comunicada do Mandado de Prisão, a doméstica disse que nunca foi notificacada sobre o processo. Ela já se encontra no Presídio.

Denúncia de trabalho escravo

3 jovens oriundos do Município de Camocim estiveram na Delegacia Regional de Polícia Civil de Tauá nesta quarta-feira, 28, denunciando que foram vítimas de trabalho escravo em uma Fazenda situada no Município de Juazeiro do Norte. Além de não receberem a remuneração, eles ainda estavam sendo ameaçados.

Os rapazes conseguiram fugir da fazenda e pegaram uma carona até Tauá. Segundo eles, trabalharam 42 dias na Fazenda, cuja localização exata eles não souberam especificar.

Repórtagens: Lindon Jonhson

Assembléia aprova o Piso Salarial para os professores do Estado


Os deputados aprovaram, ontem, por unanimidade, a mensagem do Governo do Estado que reajusta o valor do piso vencimental para os servidores do Grupo Ocupacional Magistério da Educação Básica (MAG). De acordo com o líder do Governo na Casa, deputado Antônio Carlos (PT), nenhum professor da rede estadual cearense receberá menos que R$ 1.451 de vencimento-base inicial. Conforme o parlamentar, o reajuste é retroativo a janeiro.

Outra matéria do Executivo aprovada pelos deputados autoriza o Estado a ceder, mediante Termo de Cessão, ao Município de Ibiapina, o direito de uso do imóvel localizado na rua Padre Ibiapina, 474, no centro da Cidade. Conforme o projeto, o imóvel será utilizado para o desempenho das funções da administração pública do município.

O aumento dos professores foi aprovado em regime de urgência e nenhum dos deputados opôs qualquer reação. A matéria foi lida na sessão da última terça-feira e imediatamente depois foi aprovado um requerimento do líder do Governo solicitando a votação em regime de urgência.

Todas as votações ocorreram ontem mesmo. Hoje, o autógrafo da lei já deve ser encaminhada ao governador Cid Gomes para a sanção a fim de que a folha suplementar dos professores possa ser feita imediatamente em razão de o pagamento do mês de março dos servidores estaduais já está com toda folha feita pela secretaria de Planejamento.

Ao contrário do último aumento concedido aos professores, ontem nenhuma manifestação foi registrada nas galerias da Assembleia. O Estado, ao majorar os salários dos seus professores está cumprindo o que foi definido pelo Governo Federal ao estabelecer o piso dos professores da escola pública de todas as esferas de Governo: federal, estaduais e municipais.

A preocupação de alguns políticos cearenses, agora, é com a situação da maioria das prefeituras do Estado que não tem condições de atender as exigências da lei que definiu o piso salarial dos professores. Alguns ações já estão sendo pensadas no sentido de que conseguir, do Governo Federal, através do Ministério da Educação, recursos para ajudar os municípios.

Alguns estados também dizem não ter recursos para atender os professores, inclusive o Rio Grande do Sul, como alegou publicamente o seu governador ao dizer que o Governo Federal tinha que ajudar aos que precisam de recursos para tal.

DN Online

quarta-feira, 28 de março de 2012

POEMA RELEMBRA APELIDOS DE CONTERRÂNEOS: COISAS DE MEIRE DO DODÓ


Escrevi este cordel / Pois me veio à lembrança
Alguns dos nossos apelidos / Desde os tempos de criança
Cada um mais engraçado / Risadas pra todo lado está feita a lambança.

Isso aqui é só o começo, ninguém pode achar ruim
Feitosa virou FERRUADO e o Demir virou PETIM
CHAVE DE OURO é o Evandro e o CHEFE é o Luizim
Não podemos esquecer o JECA do finado Espeditim.

Quebrei muito minha cabeça / Tentando sempre lembrar
É tanto nome de animal / que não dá nem pra acreditar
Lembrei-me dos passarinhos / e veio logo o SABIÁ
CANÁRIO e a CHICA ROLA, não podia deixar faltar.

Tem BURREGA e tem CARNEIRO tem também ZÉ BACURIM
Tinha até o JOÃO GATO e o inesquecível BODIM
Tem PREÁ e tem TATU e um monte de PATIM
Tem ainda o PANGARÉ e o querido CORROZIM.

Tem também o ZÉ DO PIFE e o afamado BIQUIM
E o nosso prefeito Jeferson é o popular DOTORZIN
A Irmar virou MAMAR e o Tonho virou POZIM
E como não lembrar BALECO, BICO FINO e COQUIM

Têm outros que agora lembrei / Fico rindo só em pensar
Os Mendonça que não se casam são chamados LACUÁ
A MOCINHA e a NOVINHA velhas não hão de ficar
GOGÔ e CHUPETINHA não deixam o NENEM chorar.

Tinha também o “BROCA VÉI” foi ele um grande amigão
O nosso seresteiro “CALERO” e o saudoso “QUETÃO”
O “GALEGO” e “NEINHA” quanta admiração!
O “QUINEM” também se foi/ mas não foi esquecido não.

Chico do Juvino era o POCÓ / Lindoval é o BIRAU
Meire virou BEOCA / De todos o menos mau
A Elza é a ÉIÉ / este sim é bem legal
Gostaram dos apelidos? / CATARINA é sempre assim
Autêntica e original.

Tem ainda ‘FAÍSCA” e tem ZÉ PEIDÃO”
“RESSACA” e “PUERINHA”
“ZÉ PREGO” e “RAIMUNDO OIÃO”
“ZÉ BALAIO” e o “BOGUINHA”

Tem “MELEGA” e tem “PIODA”
“BIGUDO” e “CHICO TABAQUIM”
“ESFOLADO” e “ROSA BILOTO”
“CHIQUINHA BORÓ” e o “BUTIM”

ESSA É PRA RIR :Senador diz que tem pena de quem vive apenas com R$ 19 mil de salário líquido de parlamentar

Para Cyro Miranda, senador tucano pelo estado de Goiás, a situação do parlamentar brasileiro é digna de pena. Mesmo tendo votado a favor da proposta que elimina o 14º e o 15º salários, pagos todos os anos aos senadores, Miranda foi não hesitou em externar seu desapontamento. "Eu tenho pena daquele que é obrigado a viver com R$ 19 mil líquidos com esta estrutura que temos aqui", criticou o senador.

Já o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que o benefício, criado para ressarcir despesas dos parlamentares com a transferência de suas famílias para a sede do Poder Legislativo, não se justifica mais. Mesma opinião manifestou o senador Sérgio Souza (PMDB-PR): "hoje Brasília está perto de qualquer capital do Brasil", argumentou.

De acordo com a proposta, que foi aprovada nesta terça, 27, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, a verba extra só deve ser paga no início e no final de cada legislatura, e não todo ano, como atualemente.

Inês Feitosa Volta a Assumir Cadeira de Vereadora na Câmara Municipal de Arneiroz


Em sessão ordinária do legislativo arneirozense realizada nesta terça-feira, dia 27 de março de 2012, às 16:00h, a vereadora Inês Feitosa que assumiu em 2011 a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Arneiroz, voltou ao comando da sua cadeira no legislativo municipal.
O prefeito Monteiro Filho deverá posteriormente nomear outro (a) secretário (a) Para a pasta de cultura e turismo do município.
Inês Feitosa deverá postular nas eleições municipais deste ano, mais uma vez pelo PSC (Partido Social Cristão), a uma vaga na Câmara Municipal de Arneiroz.

Ano passado a vereadora se afastou do legislativo para assumir o cargo de secretária municipal e com isso o 4º suplente de vereador pelo PSDB ( Partido Social da Democracia Brasileira),José Loureiro Lino assumiu a cadeira de vereador.
José Loureiro que deixou ontem o cargo de vereador, aproveitou para agradecer ao prefeito Monteiro Filho pelo apoio e aos demais companheiros parlamentares pelo período que esteve como vereador na Câmara Municipal de Arneiroz. Ele deverá assumir uma secretaria municipal.

FLAVIANO OLIVEIRA

Comissão de Habilitação do Detran vem a Tauá em Abril


O Diretor da Autarquia Municipal de Trânsito participou de reunião em Crateús nesta terça-feira, 27, quando ficou definida para o período de 14 a 18 de abril, a data da vinda da Comissão de Habilitação do Detran ao Município de Tauá.

Outra decisão é que apartir da segunda quinzena do próximo mês, o Detran de Tauá disponibilizará o serviço de renovação da CNH, que atualmente é feito Regional de Crateús.

O Escritório Regional do Detran começou na semana passada, a emitir o DUT de veículos. O serviço era feito no Município de Mombaça.

Chuva em Fortaleza é a maior desde 1974. Iguatu choveu 97mm


Fortaleza amanheceu debaixo de um céu cinzento e sob a maior chuva do ano na cidade, até hoje. A precipitação na Capital atingiu o volume de 197,5 milímetros (mm), até as 9h da manhã, segundo dados da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme). Trata-se do segundo maior registro da série histórica, iniciada em 1974, ficando atrás apenas do dia 29 de janeiro de 2004, quando choveu 250mm.

Segundo a Funceme, o que provocou a intensa precipitação foi a atuação de dois sistemas. “A Zona de Convergência Intertropical – uma linha organizada de nuvens que oscila entre o Oceano Atlântico e o Norte/Nordeste do Brasil – é o principal causador de chuvas no Ceará nesta época do ano. Durante a madrugada ela foi atraída por um vórtice ciclônico – uma circulação de ventos em níveis elevados da atmosfera – que acabara de se formar sobre o Nordeste e trouxe nuvens carregadas para o litoral de Fortaleza”, explica a chefe da Divisão de Meteorologia da Fundação, Meiry Sakamoto.

Nas outras regiões do Estado, conforme o órgão, as chuvas ocorreram de forma irregular. Houve registros no litoral, na área da Ibiapaba, e zonas próximas a Iguatu e Icó. Quase não choveu nas regiões do Sertão Central, Inhamuns, Jaguaribana e Cariri. No total, foram registradas precipitações em 75 municípios. Em São Gonçalo do Amarante, choveu 113mm e em Iguatu 97mm.

DN Online

Concurso da Urca pode ser realizado



A seleção pública para contratação de professores temporários da instituição da Fundação Universidade Regional do Cariri (Urca) poderá ser retomado pela instituição. O processo estava suspenso por medida cautelar desde o último dia 13 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em decorrência de falhas identificadas no edital.

A decisão da liberação do concurso foi votada durante reunião do pleno do Tribunal, nesta terça-feira, 27. Segundo informações do TCE, a Urca irá publicar um novo edital com as correções apontadas e as informações da reabertura do concurso no Diário Oficial de hoje.

A Urca iniciou a realização do concurso para contratar 168 professores temporários paras as unidades de Iguatu, Campos Sales e Missão Velha, em diferentes áreas do conhecimento. Os salários previstos aos cargos de professores graduados, especialistas, mestres e doutores com 20 e 40 horas iriam de R$ 656,43 a R$ 3.751,06.

O TCE havia suspendido o concurso público por entender que houve falhas na divulgação do conteúdo programático, nas informações sobre os meios para apresentação de recursos e no formato da prova da seleção, bem como critérios de desempate.

O POVO Online

Deputado no Ceará foi eleito sem filiação partidária


O Ministério Público eleitoral, a pedido da direção estadual do PSDB, segundo documento de dezembro de 2011, está investigando a situação da filiação partidária do deputado estadual Teodorico José Barreto Menezes (Téo Menezes) aos quadros do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), pelo qual disputou todas as suas eleições para o Legislativo estadual.

O parlamentar foi candidato à reeleição em 2010, obteve o registro da sua candidatura, foi eleito, suas contas de campanha foram aprovadas pelo TRE, que também o diplomou, foi empossado pela Assembleia Legislativa, onde ocupa a 4ª secretaria na Mesa Diretora, mas desde novembro 2009 não estava filiado ao partido, conforme informação fornecida pela corregedoria regional eleitoral.

Sem filiação partidária, pelo menos, um ano antes do pleito, como exige a legislação eleitoral, não é permitido a nenhum pretenso candidato obter o registro da postulação na Justiça Eleitoral.

A filiação deve ser comprovada no pedido de registro e antes, nas informações do partido.

Vereador preso com droga é liberado‏

O vereador de Ipaumirim, sertão do Vale do Salgado do Ceará, Vanderlan Jorge, depois de ter sido preso em flagrante pela polícia federal - PF, por permitir plantação de alta quantidade de maconha em sua fazenda, naquele município, após um ano preso, foi liberado ontem através de Habeas Corpus -HC.

O parlamentar foi capa das revistas e jornais mais importantes do Brasil, além de manchete dos ancoras dos jornais locais e da Globo.

Porém, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, através do Desembargador Francisco Pedrosa, concedeu ao edil LIMINAR e o mandou pra casa e pra Câmara de Vereadores de Ipaumirim.

Seu retorno a edilidade ocorrerá hoje, com muita bomba e gritos de ordem: "viva a justiça Cearense".

Presidente de entidade homossexual denuncia `colega´ que estaria disseminando o vírus da AIDS em Juazeiro-Ce


O presidente da UTC (União dos Travestis do Ceará) e cabeleireiro, Deíldo Neris Silva, de 35 anos, a Débora, compareceu à 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil na tarde desta terça-feira para denunciar um suposto crime contra a saúde pública. Segundo ele, o homossexual que conhece apenas pelo nome de Yara, residente na Vila Dom Bosco perto do cruzamento com a Rua José Marrocos (Santa Tereza), estaria disseminando o vírus da AIDS em Juazeiro do Norte.

O cabeleireiro disse que teria ouvido do colega com quem conviveu por quatro anos que iria morrer, mas levaria um bocado de gente consigo. Débora reside na Rua Universitária, 7 (Bairro Zé Geraldo da Cruz) e concedeu entrevista à Imprensa cobrando “consciência” por parte de Yara a qual teria ameaçado ainda “encher Juazeiro do vírus HIV”. O presidente da UTC garantiu ter visto dois exames com resultados positivos e ouvido a insinuação da mesma de cortar o pulso e passar o sangue em “certas pessoas”.

Só que a acusada nega ser soropositiva e respondeu as acusações com ameaças de processo na justiça e até assassinato.

Miséria

Comissão do Senado aprova fim dos 14º e 15º salários dos parlamentares federais

“A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira, 27, o fim dos chamados “14º e 15º salários” recebidos por deputados federais e senadores. O corte foi estabelecido em projeto de decreto legislativo da senadora licenciada Gleisi Hoffmann (PT-PR), atual ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, e limita o pagamento dessa ajuda de custo ao início e final do mandato parlamentar.

Relator do projeto, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) votou favoravelmente ao projeto, argumentando que ele significará redução de despesas. Atualmente, os congressistas recebem o benefício duas vezes ao ano: uma vez no início e outra no fim de cada sessão legislativa; o novo texto determina que o benefício será concedido apenas no início e no fim de cada mandato.

Segundo explicou Lindbergh, esse auxílio financeiro foi criado com o objetivo de compensar despesas dos deputados federais e senadores com mudança e transporte dos locais onde residiam para Brasília. O relator avaliou que o pagamento do benefício nesses moldes se justificava “na época em que os transportes eram precários e os parlamentares se deslocavam para a capital do país a cada ano e lá permaneciam até o final da sessão legislativa, quando, só então, retornavam aos seus estados, para se reunir com os seus eleitores”.

(Agência Senado)

Prefeito e vereadores de Acaraú são denunciados por propaganda eleitoral antecipada


“O prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles dos Santos (PT), e os vereadores Raimundo Euder Rocha Fontenele (PSDB) e Antônio Edson Brandão (PCdoB) foram denunciados por propaganda eleitoral antecipada.

De acordo com o Ministério Público Estadual, em 15 de outubro de 2011, Dia do Professor, o prefeito participou de evento em restaurante do Município, onde teria pedido votos “para os nossos vereadores” que “votaram contra a minha cassação”, em 2010.

No evento, ainda segundo o MP, houve sorteio de mo-tocicleta e quinze notebooks.

O ato foi testemunhado por equipe da 30ª Zona Eleitoral que, coincidentemente, estava presente no restaurante Castelo. Eles fizeram registro do áudio. Nos últimos dias, a Justiça Eleitoral já puniu prefeito e vice de Coreaú e o vice-prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça. Até o fechamento da matéria, Pedro Fonteles não estava disponível para contato.!

(O POVO)

De 11 secretários, 8 são presos em Paraipaba


“Quase todos os secretários municipais de Paraipaba foram presos acusados de fraudar licitações. De 11 secretários, 8 foram presos. Segundo o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil, que realizaram operação contra desmandos administrativos, o valor desviado teria sido de R$ 2 milhões.

No total, ação dos órgãos prendeu 16 pessoas, mas uma obteve alvará de soltura.

As prisões são resultado de operação desencadeada no início da manhã desta terça-feira, 27, para investigar crimes de desvio de verba pública, licitações fraudulentas, improbidade administrativa e corrupção passiva.

De acordo com a Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), a operação, encabeçada pelo Ministério Público e Polícias Civil e Militar, teve por objetivo cumprir 16 mandados de prisão e 30 mandados de busca e apreensão em municípios do Litoral Oeste do Ceará.

Até agora, além dos presos, foram encaminhados à sede da Polícia Civil diversos documentos que indicam o envolvimento dos gestores nos crimes. Todos os envolvidos passam por exames de corpo delito e poderão responder, também, por formação de quadrilha. Ainda não foram divulgados os nomes dos presos.

De acordo com a Procap, a operação foi desencadeada em Paraipaba pela Promotoria de Justça desse município, com alvo na ação de gestores em licitações fraudulentas. As informações levantadas deram origem a um processo judicial e à operação que alcançou também empresários de outras cidades, envolvidos nas transações irregulares. “A conclusão da operação é que a comissão de licitação e secretários de Paraipaba compõem um grupo para fraudar licitações”, resumiu o promotor de Justiça do município, Igor Pinheiro.”

(Com O POVO)

Justiça decide: Oi não pode cobrar pelo serviço do 102


“O Tribunal Regional Federal (TRF) determinou que a empresa de telefonia Oi pare de cobrar pelas consultas ao número 102, enquanto não fornecer listas telefônicas para os assinantes. O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE) entraram com ação na Justiça Federal, em 2007, contra a Telemar Norte Leste, com pedido de liminar para que a empresa parasse de cobrar pelo acesso ao serviço de auxílio à lista.

A liminar foi indeferida em primeiro grau, mas o procurador da República Claudio Gheventer recorreu e obteve a decisão do TRF, que impede a Oi de cobrar pelo serviço, sob pena de multa diária.

A reportagem da Agência Brasil procurou empresa que, em nota, informou que não comentaria o assunto. “A Oi não comenta o conteúdo de processos sob apreciação da Justiça e acrescenta que as ligações feitas a partir de terminais da Oi para a central 102 não são tarifadas. O serviço de fornecer a informação não é cobrado do usuário do serviço de telefonia fixa que não receba a lista telefônica”.

(Agência Brasil)

Representantes de Catarina e Parambu recebem capacitação do Proares II


Durante esta terça (27) até quinta-feira (29), o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), através do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), capacita 27 representantes de municípios cearenses com a realização do curso de Capacitação da Estratégia de Supervisão aos Equipamentos Sociais do Proares II.


A medida visa esclarecer a metodologia de aplicação dos instrumentos de supervisão, com definição de fluxo e periodicidade de coleta de informações que irão possibilitar mais objetividade na sistematização dos resultados alcançados pelo programa.

O Proares II tem como propósito financiar a construção de Centros de Referência da Assistência Social (Cras), de Educação Infantil (CEIs), de Esporte, Ginásios Poliesportivos, Polos de Convivência e Bibliotecas. Além disso, disponibiliza às unidades de ação social já existentes, equipamentos e material permanente. O programa promove, ainda, a qualificação dos técnicos prestadores de serviços nas novas unidades.

Ao todo, são disponibilizadas 70 vagas para o curso: 58 para representantes dos municípios de Amontada, Barroquinha, Bela Cruz, Caririaçu, Croatá, Choró, Graça, Granja, Itarema, Itatira, Madalena, Maranguape, Salitre, Tejuçuoca, Tururu, Uruoca, Viçosa do Ceará, Catarina, Parambu, Saboeiro, Pereiro, Santana do Cariri, Ipueiras, Trairi, Aratuba, Miraíma e Tarrafas; e outras 12 para representantes da UGP/Proares II, da STDS, da Seplag, da Seduc e da Sesporte.

*Com informações da assessoria da STDS

Escola Pedro Jorge, em Catarina, comemora Festa Anual das Árvores em grande estilo


Numa parceria entre os governos estadual e municipal de Catarina, através do prefeito municipal Dr. Jefferson, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento agrário e Meio Ambiente, o Núcleo de Preservação e Defesa do Meio Ambiente, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM), aconteceu na manhã desta terça-feira (27), no pátio da E.E.M Pedro Jorge Mota, evento alusivo a Festa Anual das Árvores 2012, que substitui a data comemorativa ao tradicional ‘Dia da Árvore’, que era tradicionalmente comemorado no dia 21 de setembro.

A Festa Anual das Árvores tem por objetivo divulgar ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos, sendo que este ano, o certame acontece em 73 municípios cearenses.

O encontro foi aberto pela diretora da Escola Pedro Jorge Mota; Maria Agarista Feitosa de Matos,que iiniciou suas palavras falando aos educandos presentes sobre a importância da conservação ambiental e o papel social da escola no desenvolvimento desse processo. Em seguida falou aos presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente,Paulo Roberto da Silva destacou a árvore homenageada durante toda essa semana, ou seja, a espécie Ipê-Branco, conhecido em nossa região como Pau Darco. Falou também o quanto é importante zelarmos o meio ambiente, inclusive com cada um de nós fazendo a nossa parte. Em seguida duas técnicas do COPOM falaram aos alunos e professores presentes.

terça-feira, 27 de março de 2012

SERAP DIVULGA LISTA DOS CANDIDATOS APTOS A FAZER O CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE CATARINA


SERAP DIVULGA LISTA DOS CANDIDATOS APTOS A FAZER O CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE CATARINA
LISTA DISPONÍVEL NO LINK ABAIXO:
CLIK E VEJA SUA SALA, O HORÁRIO E A ESCOLA QUE VC FARÁ A PROVA.

http://www.serap.com.br/administrador/imagens/Serap2012326104830.pdf

LEI PRPOSTA PELO SENADOR EUNÍCIO OLIVEIRA PRORROGA PRAZO DE QUITAÇÃO DE DÍVIDAS


A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12599/12, que renegocia a dívida de pequenos e médios produtores rurais e prorroga o prazo de quitação dos débitos até 29 de março de 2013. A nova lei abrangerá todos os nove estados do Nordeste, além do norte de Minas Gerais e todo o Espírito Santo. A informação foi dada ontem pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), que relatou a matéria no Senado.

A nova lei, segundo o senador cearense, deverá refinanciar um total de 1,6 milhão de operações de crédito estabelecidas por agricultores. Ainda de acordo com Eunício, a renegociação destas dívidas rurais, tendo como base o valor originário do empréstimo, não terá a incidência de juros. A nova legislação foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União.

“Serão renegociadas as operações de crédito rural que tenham sido realizadas com base nas leis publicadas em 2006 e 2010 e que não foram quitadas. Também serão suspensas as execuções judiciais e os respectivos prazos processuais referentes à contratação”, informou. De acordo com ele, a nova legislação é o resultado do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 03/2012 aprovado há semanas pelos senadores.
OPERAÇÕES INDIVIDUAL
Eunício especificou ainda que com a nova lei fica permitida a individualização das operações de crédito rural, sejam elas individuais, de grupos ou coletivas, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A renegociação vale para as dívidas rurais contraídas por um período adicional de cinco anos feitas entre 2006 e 2011. “Isso permite, por exemplo, que um agricultor associado a uma cooperativa renegocie sua dívida separadamente”, complementou Eunício.
O senador lembrou que foi através de um relatório seu, aprovado na Câmara, quando ele ainda era deputado em 2006, que deu início ao processo de renegociação de dívidas agrícolas de mais de 340 mil famílias. “Mais uma vez, tenho a oportunidade de defender um texto que, tenho certeza, irá beneficiar os pequenos produtores rurais do Ceará, do Nordeste e de todo o Brasil”, disse o cearense.
CINEMA PERTO DE VOCÊ
A nova lei estabelece ainda o “Programa Cinema Perto de Você” que prevê as linhas de crédito e o investimento para implantação de salas de cinema nos municípios carentes. Para Eunício, as medidas de estímulo tributário referentes ao programa de áudio-visual possibilitarão a expansão e à modernização do parque exibidor nacional.
“O programa irá ampliar os espaços e as condições de oferta de serviços de exibição buscando aproximar o público brasileiro ao cinema. A iniciativa ajudará a tirar as crianças e adolescentes da marginalização, criminalidade e das drogas”, pontuou.

Além dos incentivos tributários, a nova legislação estabelece que a implantação de salas de cinema nos municípios poderá contar com recursos da União através do projeto ‘Cinema da Cidade’. (com informações da Agência Política Real)

Agenor Neto se prepara para anunciar o nome de seu pré-candidato a prefeito de Iguatu

O mistério vai acabar! O prefeito de Iguatu Agenor Neto vai anunciar oficialmente no próximo dia 10 de abril o nome de seu pré-candidato nas eleições deste ano.

Alguns nomes aparecem com grandes possibilidades de indicação, dentre eles, João Alencar, atual vice-prefeito; Aderilo Filho, vereador; Joab Soares, secretário da Saúde; Célia Freitas, secretária de Gestão e Francigleuba Aragão, secretária de Administração e Finanças. No mesmo dia existe a possibilidade do nome do vice ser divulgado.

Os interessados em disputarem vagas no legislativo municipal também devem se manifestar neste evento.

Ciro Gomes já é avô


Nasceu Maria Clara, a primeira neta do ex-ministro Ciro Gomes e da sua ex-mulher, a deputada estadual pedetista Patrícia Saboya.

Ela é a primeira filha de Lívia Gomes e Jorginho Albuquerque.

CATARINA JÁ CONTABILIZA 8363 ELEITORES APTOS A VOTAREM NAS ELEIÇÕES DESTE ANO



De acordo com dados fornecidos pelo TRE - Tribunal Regional Eleitoral o município de Catarina conta até o momento com 8363 eleitores aptos a votarem nas eleições deste ano.

O número pode aumentar consideravelmente levando-se em conta que o prazo final para regularizar e tirar novos títulos termina no final de maio. O total de eleitores aptos a votarem nas eleições de 2008 foi de 8.186, porém votaram apenas 6.835. cerca de 83,5%, a abstenção foi de 16,5%
Nas eleições de 2010 o total de eleitores aptos era de 8.421, votaram 5.759. cerce de 68,39%. Portanto tivemos 2.662 eleitores aptos que não compareceram. Uma abstenção de 31,61%
Em todo o Estado do Ceará o número de eleitores aptos a votar já atinge a marca de 6.016.697.

Municipios da região Centro Sul

Acopiara: 34.895
Iguatu: 69.093
Quixelô: 12.289
Orós: 17.768
Cedro: 19.709
Jucás: 18.797
Cariús: 15.766

22 assaltos a bancos em três meses no Ceará


Vinte e dois crimes contra unidades bancárias, entre agências, caixas eletrônicos e carros fortes, já foram registrados este ano no Ceará. A número de roubos, furtos e arrombamentos, na Capital e no interior, assusta a população.

Nesses três primeiros meses de 2012, o Ceará já tem acumulado metade do total de roubos a banco no ano passado, quando foram registradas 44. Os números são da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), da Polícia Civil.

Ano passado, a DRF registrou a prisão de 64 pessoas envolvidas com este tipo de crime. Somente este ano, já foram presos 26 acusados de envolvimento com os crimes.

Eleitores que vão às urnas em 2012 têm 45 dias para regularizar título


Os eleitores de mais de 5,5 mil municípios brasileiros que irão eleger novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em outubro deste ano têm até o dia 9 de maio para regularizar a situação de seu título eleitoral.

Dentro dos próximos 45 dias, os cidadãos que irão votar pela primeira vez também devem solicitar o documento e os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida precisam pedir sua transferência para uma seção eleitoral especialmente adaptada.

O prazo é determinado pela Lei 9.504/97, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral com 150 dias de antecedência da eleição.

Eleitores jovens
Até os 18 anos o voto é facultativo e quem tem 15 anos, mas fará 16 até o dia da eleição também poderá pedir o documento para votar pela primeira vez.

Tanto para o alistamento eleitoral quanto para a regularização ou solicitação de atendimento especial, basta comparecer ao cartório eleitoral com um documento de identidade com foto e comprovante de residência.

As eleições deste ano estão marcadas para o dia 7 de outubro.

CHOVE 113 MILÍMETROS EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE


Choveu, até as 8 horas desta terça-feria, em 50 municípios cearenses. Segundo a Funceme, a maior chuva foi registrada em São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza), com 113 milímetros.

Ainda choveu forte edm Meruoca, 77 milimetros; Lavras da Mangabeira, 71 milímetros; Trairi, 56 milímetros; e Tianguá, 56 milímetros. A Funceme ainda não informou o volume de chuvas registrado na Capital cearense.

http://www.serap.com.br/ver_concursos.asp?cod=44


SERAP DIVULGA LISTA DE CANDIDATOS DO CONCURSO DE CATARINA


ACESSE O LINK ABAIXO E VEJA A LISTA
http://www.serap.com.br/ver_concursos.asp?cod=44

segunda-feira, 26 de março de 2012

PREFEITO DR. JEFFERSON IMPLANTARÁ PROJOVEM RURAL NO DISTRITO DE SÃO GONÇALO


CATARINA GANHARÁ 2 SALAS DO PROJOVEM RURAL NO DISTRITO DE SÃO GONÇALO
O distrito de São Gonçalo, situado a 18 km da sede de Catarina, ganhará 2 salas de aula do PROJOVEM RURAL.
O Programa oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental.
O Projovem Rural, que tem como objetivo preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas de renda beneficiará toda a comunidade rural de Catarina
Depois de formar 251 jovens, que participaram durante seis meses de cursos de qualificação profissional na zona urbana, o Prefeito Dr. Jefferson anuncia a realização do programa na área rural.
De acordo com a Secretaria de Educação, jovens com idades entre 18 e 29 anos, residentes na zona rural, que tenham sido alfabetizados, mas não concluíram o Ensino Fundamental, terão a oportunidade de completar os estudos, através do Projovem Rural. Após a conclusão do curso os jovens receberão certificação em Ensino Fundamental com Qualificação Profissional Inicial em Produção Rural Familiar.

Banco do Brasil abre novo concurso


A seleção visa preencher cargos nas áreas de segurança e medicina do trabalho com salários até R$ 7,5 mil

O edital de um novo concurso público do Banco do Brasil foi publicado com o objetivo de formar cadastro reserva em diversos cargos, para todas as capitais do país, além do município de Ribeirão Preto (SP).

As carreiras de auxiliar de enfermagem do trabalho e técnico em segurança do trabalho, ambas com carga horária de 40 horas semanais, são para candidatos com diploma de curso técnico ou qualificação na área de atuação. Os vencimentos são de R$ 3.163,73 e R$ 4.089,79, respectivamente.

São oferecidas também oportunidades de enfermeiro do trabalho, médico do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho. Para concorrer a estes cargos, no entanto, é preciso ter nível superior completo na área. As remunerações são de R$ 4.921,35 para enfermeiros, R$ 5.800,33 para médicos e R$ 7.499,75 para engenheiros, com carga horária de 40 horas para enfermeiros e engenheiros e 30 horas para médicos.

Inscrição e seleção

A Fundação Carlos Chagas, empresa escolhida pelo órgão para organizar a seleção, receberá inscrições a partir das 10h do dia 26 de março, por meio de sua página na internet (http://www.concursosfcc.com.br), cobrando taxas de R$ 47 para os cargos de nível técnico e de R$ 87 para os de nível superior. Será possível se candidatar até as 14h do dia 13 de abril. Quem não tiver acesso à Internet pode se inscrever na Microlins da Rua Floriano Peixoto, 1040, no Centro de Fortaleza.

A isenção do pagamento da taxa de inscrição poderá solicitada, entre 21 e 23 de abril, pelos inscritos no CadÚnico.

A prova objetiva e a redação serão aplicados no dia 13 de maio, em todas as capitais, além de Ribeirão Preto (SP).
A seleção visa preencher cargos nas áreas de segurança e medicina do trabalho com salários até R$ 7,5 mil

O edital de um novo concurso público do Banco do Brasil foi publicado com o objetivo de formar cadastro reserva em diversos cargos, para todas as capitais do país, além do município de Ribeirão Preto (SP).

As carreiras de auxiliar de enfermagem do trabalho e técnico em segurança do trabalho, ambas com carga horária de 40 horas semanais, são para candidatos com diploma de curso técnico ou qualificação na área de atuação. Os vencimentos são de R$ 3.163,73 e R$ 4.089,79, respectivamente.

São oferecidas também oportunidades de enfermeiro do trabalho, médico do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho. Para concorrer a estes cargos, no entanto, é preciso ter nível superior completo na área. As remunerações são de R$ 4.921,35 para enfermeiros, R$ 5.800,33 para médicos e R$ 7.499,75 para engenheiros, com carga horária de 40 horas para enfermeiros e engenheiros e 30 horas para médicos.

Inscrição e seleção

A Fundação Carlos Chagas, empresa escolhida pelo órgão para organizar a seleção, receberá inscrições a partir das 10h do dia 26 de março, por meio de sua página na internet (http://www.concursosfcc.com.br), cobrando taxas de R$ 47 para os cargos de nível técnico e de R$ 87 para os de nível superior. Será possível se candidatar até as 14h do dia 13 de abril. Quem não tiver acesso à Internet pode se inscrever na Microlins da Rua Floriano Peixoto, 1040, no Centro de Fortaleza.

A isenção do pagamento da taxa de inscrição poderá solicitada, entre 21 e 23 de abril, pelos inscritos no CadÚnico.

A prova objetiva e a redação serão aplicados no dia 13 de maio, em todas as capitais, além de Ribeirão Preto (SP).
INSCRIÇÕES E EDITAL:

(http://www.concursosfcc.com.br)

POLICIA MILITAR DE CATARINA NÃO REALIZARÁ MAIS REGISTRO DE BOLETIM DE OCORRÊNCIA – BO


De acordo com Sargento Antônio Valentim, comandante do destacamento de Policia de Catarina, a Policia Militar de Catarina não realizará mais registros de Boletins de Ocorrências (B.O.) . Dessa forma todos os registros de ocorrências só poderão ser feitos agora na 14ª Delegacia de Policia Civil de Tauá, a 70 km de distância.
De acordo com o sargento PM Valentim toda quarta – feira, O ESCRIVÃO MARCOS da 14ª Delegacia de Policia Civil de Tauá estará vindo realizar os registros de BO aqui em Catarina. Ainda segundo o sargento PM Valentim não é da competência da Polícia Militar realizar BOLETIM DE OCORRÊNCIA. Esssa prerrogativa é da competência da Polícia Civil.

FONTE: SARGENTO PM VALENTIM

PAI E FILHOS SÃO FLAGRANTEADOS POR EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO E ROUBO no DISTRITO DE MARRUÁS



A polícia militar prendeu no início da tarde deste domingo o senhor Franscisco Vanderlan Rodrigues conhecido por Vanderlan Mariano de 52 anos e seus filhos Antonio Laércio Gonçalves Rodrigues e o menor J.L.G.R de 17 anos ambos residentes na localidade São João dos Cândidos, Marruás.
Os três são acusados de manterem em cárcere privado durante aproximadamente dois dias o senhor Marcos Sobrinho de 56 anos tambem residente naquela localidade. Segundo a vítima, ele foi obrigado a entregar seu cartão bancário com a senha ao senhor Vanderlan e depois trancado em um quarto em um clube pertencente a Vanderlan. Laércio fez três saques com o cartão de Marcos, que era vigiado pelo menor de idade.
Ouvido pela reportagem da Rádio Cultura, o senhor Vanderlan negou as acusações e disse que havia ficado com o cartão porque tinha pedido um dinheiro emprestado a Marcos que preferiu entregar-lhe o cartão para que ele mesmo Vanderlan fizesse o saque do dinheiro a ser emprestado. Vanderlan e Laércio ficaram presos por extorsão mediante sequestro e roubo e o menor foi ouvido em alto de apreensão em flagrante e depois entregue a equipe do Conselho Tutelar.
CULTURA DOS INHAMUNS

Acidentes deixam 2 mortos em Parambu e Quiterianópolis


Um grave acidente de moto foi registrado no início da madrugada deste domingo, 25, na CE 187 entre as Localidades, Riacho, no Município de Quiterianópolis e Santa Tereza, em Tauá. Dois rapazes que trafegavam em uma moto Honda (dados não informados), sofreram uma queda, quando se deslocavam para Santa Tereza. No local do acidente morreu o condutor da moto, Virismar Rodrigues da Silva, 24 anos, casado, residente na Vila de Santa Tereza. O garupeiro, Antonio Valentino da Silva Neto, 22 anos, residente na Localidade Riacho-Quiterianópolis, foi encontrado agonizando no leito da pista. Ele é cunhado da vítima fatal.
O corpo do rapaz e o garupeiro foram levados para o Hospital de Quiterianópolis. Valentino disse que ele e seu cunhado bebiam desde a última sexta-feira, 23.
O Rabecão do IML foi acionado mas até a manhã deste domingo, 25, o corpo de Virismar ainda se encontrava no Hospital de Quiterianópolis. Os dois não usavam o capacete.
Segundo a portaria do Hospital de Quiterianópolis, somente neste final de semana, 9 pessoas derão entrada na emergência vítimas de acidentes de moto.
ACIDENTE FATAL TAMBÉM EM PARAMBU
Acidente em Parambu com vítima fatal. Fredimar Ferreira de Amorim, trafegava na moto de placa KHI 9963, quando bateu em um poste no bairro Vila Nova e morreu no local. Fredimar era Filho de Luis Rodrigues Amorim e Antonia Ferreira, residente na vila isabel.
O fato aconteceu hoje por volta de 03:00 horas da madrugada.
Radialista Denilson Fernandes
FAMÍLIA TAUAESE SOFRE ACIDENTE NA BR 020
Susto! Acidente na BR 020 por volta das 11h da manhã deste sábado, 24, próximo a Boisa, envolvendo tauaenses. O casal Luis Gonçalves da Silva e Eulândia Lima acompanhado dos 2 filhos menores, capotou o veículo Fiat Siena, quando se deslocava de Tauá para Fortaleza.
Chovia forte no local e Luis perdeu o controle do veículo devido a pouca visibilidade. O Siena ficou destruído, mas a família já se encontra em casa, em Fortaleza.
Luis tinha vindo a Tauá para o sepultamento de sua mãe, Francisca Siqueira Silva, D. Fransquinha, que morreu vítima de infarto.

Ministro das Cidades é acusado de ter pago tratamento em hospital com verba pública



O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, recebeu junto com o pai e uma irmã, em 2008 e 2009, quando era deputado estadual (PP), quase R$ 137 mil da Assembleia Legislativa da Paraíba. O dinheiro, segundo reportagem do O Globo desta segunda-feira, teria sido usado para pagar tratamento no Hospital Sírio-Libanês, revelou ontem reportagem do “Fantástico”.

A constatação é de auditoria do Tribunal de Contas da Paraíba. Segundo conclusão do órgão de fiscalização, por não fazer parte do contingente de pessoas carentes do Estado, o hoje ministro não precisaria ter recebido recursos públicos para custear tratamento médico. Aguinaldo Ribeiro não se pronunciou sobre o caso.
DN

Garota estuprada e morta no Parque Ecológico das Timbaúbas, na cidade de Juazeiro do Norte



A violência deixou mais uma vítima no Cariri, região sul do Estado. Na tarde do último sábado, o corpo de uma menina de 11 anos, que estava desaparecida, foi encontrado em meio a um matagal, no Parque Ecológico das Timbaúbas, na cidade de Juazeiro do Norte (493Km de Fortaleza). A vítima foi identificada como Vandieri Lima dos Santos, conhecida por ´Bebê´.

Segundo apurou a Polícia, a garota pode ter sido vítima de um crime sexual. Havia indícios de que ela morreu em consequência de asfixia mecânica causada por estrangulamento, bem, como sinais de que foi estuprada. Ela foi vista com vida, pela última vez, por volta das 23 horas de sexta-feira passada, na residência dos pais, localizada na Rua Farias Brito, no bairro João Cabral.

Rapidamente, a PM deteve o suspeito do crime. Trata-se de Marcônio Francisco da Silva, 25. Ele teria confessado o crime no momento em que foi detido por uma patrulha da Companhia de Polícia Ambiental (CPMA), sob o comando do sargento Calixto.
DN

Ladrões violam caixas na Câmara Municipal de Fortaleza

Durante seis horas, o grupo permaneceu no interior do prédio com cinco reféns, entre eles, dois guardas municipais

Uma quadrilha armada invadiu, no começo da manhã de ontem, a sede da Câmara Municipal de Fortaleza, situada no cruzamento da Avenida Rogaciano Leite com a Rua Thompson Bulcão, no bairro Patriolino Ribeiro, e arrombou dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Os ladrões tomaram como reféns cinco pessoas, entre elas, dois guardas municipais responsáveis pela segurança do prédio. Também foram dominados dois funcionários e o filho de um deles.

Durante cerca de seis horas, os criminosos agiram de forma planejada e paciente. Utilizaram maçaricos e outros apetrechos para abrir os caixas eletrônicos e roubar todo o dinheiro que havia nas gavetas. O valor roubado ainda não foi divulgado pela Polícia. Porém, sabe-se que os dois terminais haviam sido abastecidos na última sexta-feira.

Quadrilha

O ataque teve início por volta de 6h30 e se estendeu até quase o meio-dia, sem que ninguém percebesse o que estava acontecendo na sede do Legislativo estadual. Os primeiros dominados foram os guardas municipais que estavam de serviço em uma guarita junto ao portão da entrada principal, que dá acesso ao estacionamento e ao Plenário.

Rendidos e desarmados, os dois guardas foram algemados e levados para uma sala, onde também ficaram os outros reféns. Segundo apurou a Polícia, ninguém ficou ferido.

Com os reféns colocados na sala, e sendo vigiados por dois dos ladrões, o restante da quadrilha teve o tempo suficiente que precisou para agir com calma. Utilizando maçaricos e outras ferramentas como martelos, eles fizeram buracos nos caixas.

"Ficamos como reféns por mais de seis horas. Eles disseram que tinham informações sobre os caixas", contou um dos funcionários. "Mandavam o tempo inteiro que a gente ficasse de cabeça baixa", completou um dos guardas municipais.

Os assaltantes praticaram o crime ´de cara limpa´, isto é, não usavam máscaras ou outros disfarces. Alguns portavam revólveres e pistolas. Porém, nenhum tiro foi disparado durante a ação. "Fizeram muitas ameaças", disse um guardas, preso com suas próprias algemas.

Somente depois da fuga dos ladrões, os reféns puderam, então, ligar para a Polícia. Logo, várias patrulhas do Ronda do Quarteirão e da 4ª Companhia do 5º BPM (Tancredo Neves) se dirigiram para o local.

Segundo o relato dos guardas municipais, aparentemente, os ladrões chegaram à pé. Mas, para a Polícia, certamente havia pelo menos um veículo dos bandidos nas proximidades.

A ação dos assaltantes na manhã de ontem se assemelhou a outros furtos e roubos em caixas eletrônicos ocorridos já neste ano e em 2011.

Outros

Na manhã do último dia 7, uma quadrilha atacou um posto de combustível localizado na Praia do Icaraí, em Caucaia, às margens da rodovia de acesso ao Cumbuco, dominou o vigia do estabelecimento, e furtou todo o dinheiro que havia nas gavetas do terminal do BB, instalado em um quiosque.

Já no dia 13 passado, a ação dos ladrões foi na cidade de Choró (155Km de Fortaleza). Os bandidos violaram um caixa do Banco do Brasil instalado na sede da Prefeitura daquele Município, depois de fazer o único vigia do prédio como refém.

Quadrilhas agem na Capital e no Interior

A ação de quadrilhas especializadas em arrombamento de caixas eletrônicos vem sendo investigada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), em Fortaleza, com o apoio da Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin) e do Serviço Reservado do Comando Geral da PM. No ano passado, vários grupos acabaram sendo desarticulados.

Os ladrões agem sempre em bandos, formados por, no mínimo, quatro integrantes, e usam técnicas já conhecidas das autoridades; o uso de maçaricos.

No ano passado, os criminosos conseguiram violar diversos caixas, na Capital, Região Metropolitana e no Interior. Um deles ocorreu nas dependências da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na Praia de Iracema. O fato aconteceu na manhã do dia 7 de setembro, em pleno feriado da Independência.
DN

Kelly é eliminada do BBB 12 com 57% dos votos


A assistente comercial Kelly, de 28 anos, foi eliminada do Big Brother Brasil 12, na noite do domingo (25), com 57% dos votos do público. Ela enfrentou o modelo Jonas no décimo segundo paredão do programa.

Emocionada, ela abraçou a família antes de conversar com Pedro Bial. "Estou muito feliz, independente de ter saído. Foram muitos anos buscando isso aí. Quem tem fé sempre alcança", disse.

O campeão deste ano irá ganhar um prêmio de R$ 1,5 milhão, enquanto o segundo e terceiro lugar receberão, respectivamente, R$ 150 mil e R$ 50 mil.

domingo, 25 de março de 2012

Mulher aborta e cachorros devoram metade do feto em Quixeramobim


Quixeramobim Seria uma estória bizarra de cinema não fosse verídica; uma mulher abordando uma criança num matagal e em seguida o bebê sendo devorado por cães. Essa tragédia aconteceu na Serrinha de Santa Maria, uma localidade situada há cerca de 30 Km do Centro de Quixeramobim, na região Centro do Ceará. O feto foi encontrado pelo marido da agricultora grávida. Foi ele quem procurou a Polícia e relatou o ato grotesco praticado pela companheira de 20 anos. Não havia motivo para o infanticídio. Ele era o pai, assegurou à Polícia. Ela já é mãe de uma menina de três anos.

Segundo o diretor do Núcleo de Perícia Forense (Pefoce) de Quixeramobim, Marcos Ferreira, a mãe estava escondendo a gravidez. Ao receber a visita do médico da Saúde da Família ela disse apenas ser um inchaço na barriga, mas estava bem. Na madrugada desta sexta para o sábado o marido deu pela falta dela, não estava dormindo. Ao procura-la a encontrou retornando para casa, toda ensanguentada. Ela já tinha feito o mesmo com outro filho, mas a família chegou a tempo de socorrer a criança. Dessa vez os cachorros chegaram primeiro.

Ainda de acordo com o diretor da Pefoce de Quixeramobim, apesar de terem sido encontrados apenas os membros inferiores do feto, a necropsia poderá efetuar os levantamentos necessários para definir o estado de gestação, provavelmente já no nono mês, bem próximo do parto. O restante do corpo continua sendo procurado na localidade, situada próximo de onde foi instalado o radar meteorológico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O delegado Leonardo Ferreira, titular da Delegacia Municipal, é quem vai apurar o caso.

DN

Alonso faz o impossível e leva Ferrari à vitória na Malásia; Bruno Senna é 6º


Nem o mais otimista dos ferristas poderia imaginar o que aconteceu no GP da Malásia deste domingo. Nem o próprio Fernando Alonso. Em uma corrida tumultuada no circuito de Sepang, o bicampeão mundial deixou os rivais para trás, segurou a pressão de um surpreendente Sergio Pérez, da Sauber, e levou o tão criticado carro da Ferrari a uma improvável vitória. O espanhol, que chegou a sugerir o encerramento da prova durante a paralisação pela forte chuva, satisfeito com a quinta colocação, guiou com perfeição na pista molhada e manteve o ritmo no piso seco para cruzar em primeiro lugar. Com o resultado, o espanhol assumiu a liderança do campeonato com 35 pontos, cinco à frente de Lewis Hamilton, terceiro colocado na prova.

O brasileiro Felipe Massa teve um domingo bem mais complicado que o do companheiro de Ferrari. O brasileiro chegou apenas na 15ª posição. Mas o país teve motivos para festejar. Bruno Senna fez uma boa corrida e se aproveitou das confusões dos rivais ao longo da prova para levar sua Williams ao sexto lugar, somando oito pontos na classificação. O pódio foi completado por Pérez, que fazia corrida brilhante, mas errou a poucas voltas do fim, quando pressionava Alonso, e Lewis Hamilton, que largou na pole mas só conseguiu chegar em terceiro.

Confira o resultado final do GP da Malásia, em Sepang:

1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 2h44m51s812
2 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - + 2s263
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - + 14s591
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - + 17s688
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - + 29s456
6 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - + 37s667
7 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - + 44s412
8 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - + 46s985
9 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - + 47s892
10 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - + 49s996
11 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - + 1m15s527
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - + 1m16s826
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - + 1m18s593
14 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - + 1m19s719
15 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - + 1m37s319
16 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - + 1 volta
17 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - + 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - + 1 volta
19 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - + 2 voltas
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - + 2 voltas
21 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - + 2 voltas
22 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - + 2 voltas
Não completaram:
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 11 voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 52 voltas