segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ronda apreende ladrão beijoqueiro


O acusado que estava sendo procurado era, na verdade, um adolescente de 17 anos. Ele foi detido, ontem, pela PM

Quixadá. O autor dos assaltos, onde além de roubar suas vítimas ainda as obrigava a lhe beijarem, foi capturado na tarde de ontem, em Quixadá. O infrator havia acabado de roubar mais uma jovem quando foi perseguido e apreendido por uma patrulha do Ronda do Quarteirão.

Segundo a equipe da RD 1244, eles foram acionados pela própria vítima, uma estudante de 18 anos de idade (identidade preservada). Com as descrições do criminoso os policiais localizaram o assaltante logo em seguida, nas imediações da praça Coronel Nanam, no Centro da cidade, no perímetro onde as outras vítimas foram roubadas.

Quando o assaltante foi apresentado na Delegacia Regional de Polícia Civil, ao observar as características físicas dele, o inspetor Ulisses Guanabara, plantonista, detectou serem as mesmas do bandido beijoqueiro, o qual vinha agindo nas imediações de uma faculdade particular roubando alunas.

A maior semelhança estava no ´bigodinho estilo Don Juan´ conforme o policial civil. Outra vítima foi localizada e o reconheceu como sendo a pessoa que, além de roubá-la, ainda a obrigou a beija-lo na boca.

Adolescente

Para surpresa dos policiais, e das vítimas, o bandido beijoqueiro é menor de idade. Ele completará 18 anos somente no dia 20 do próximo mês. Apesar de reconhecido pelas estudantes o adolescente R.S.S. negou a autoria dos crimes. Ele confessou, porém, ser foragido do Centro Educacional São Miguel, em Fortaleza. O próprio menor confessou a autoria de um roubo, em Quixadá. O delegado Leonardo Ferreira, respondendo pela Delegacia Regional de Quixadá, deverá solicitar a internação do adolescente infrator ao Juizado da Infância e da Juventude.

Segundo a Polícia, pelo menos cinco mulheres foram vítimas este mês dos assaltos praticados pelo adolescente. O primeiro caso foi registrado no dia 12 e o último neste domingo. Identificado pelo bigode ralo e pelo ato de beijar, ele foi comparado ao sedutor personagem histórico e literário, Don Juan, onde muitos até levaram a situação na brincadeira.

Mas para as jovens que foram abordadas, tendo celulares roubados e até constrangidas por conta da obrigação excêntrica, a preocupação agora é com a possibilidade de ele retornar rapidamente às ruas, por ser menor de idade. O caso do assaltante beijoqueiro repercutiu entre os moradores da região e causou medo entre as mulheres.

EX-CAPITÃO QUE MATOU IRMÃOS EM IGUATU VAI A JULGAMENTO AMANHÃ

O ex-capitão da Polícia Policia Militar Daniel Gomes Bezerra, acusado de um duplo homicídio em Iguatu, na Região Centro-Sul do Estado, a 395 quilômetros de Fortaleza, vai a julgamento pelo 4º Tribunal Popular do Júri, desta Capital amanhã terça feira.


Daniel Bezerra responderá pelas mortes dos irmãos, estudantes de Medicina, Marcelo Moreno Teixeira, de 26 anos e Leonardo Moreno Teixeira, 24, alvejados a tiros de revólver. O caso ocorreu na madrugada do dia 17 de março de 2007 numa churrascaria, onde se encontravam as vítimas e o então militar, este acompanhado da mulher.

O julgamento será realizado pela 1ª Vara do Júri, sob a presidência da juíza Daniele Arruda Coelho, para onde o processo foi desaforado da Comarca de Iguatu.

Daniel Bezerra será julgado como autor de homicídios qualificados por motivo fútil e surpresa, tese do Ministério Público,respresentado pelo promotor de Justiça Francisco Marques Lima. Como assistente de acusação funcionará o advogado Paulo Quezado.

A defesa está confiada ao advogado Delano Cruz. O caso na época obteve grande repercussão na Região Centro Sul do Estado, principalmente na cidade de Mombaça, de onde Marcelo e Leonardo eram naturais.

Por ocasião do julgamento do advogado Pedro Pucci Schumann (condenado a 22 anos de prisão pela morte da ex-esposa), na ultima sexta-feira, familiares dos irmãos Marcelo e Leonardo estiveram no Fórum Clóvis Beviláqua distribuindo cartazes com as fotos deles e nos quais clamam por Justiça. O fato comoveu a assistência presente.

De acordo com os os autos do processo os dois irmãos estavam bebendo na churrascaria, quando um deles foi urinar próximo ao carro do capitão, onde dormia

A mulher de Daniel que vinha chegando, para ver a filha, retornou à churrascaria e contou ao marido o que vira.

Diante o que fora relatado, Daniel foi até onde estava o estudante e o alvejou a queima roupa.O outro rapaz foi em socorro do irmão e também acabou sendo alvejado a queima-roupa. O então capitão fugiu e depois se apresentou em Jaguaribe. Na época, o então delegado Regional de Polícia de Iguatu, Marcos André disse que os dois irmão foram executados.

Seduc aplica provas do Spaece para alunos das escolas públicas de CATARINA

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) começa nesta segunda-feira, dia 28 e vai até o dia 9 de dezembro, a aplicação de provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará(Spaece). Com a iniciativa, a Seduc quer conhecer o nível de alfabetização e as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental.

O Spaece será realizado de forma censitária em aproximadamente 628 escolas estaduais e 6.656 escolas municipais, dos 184 municípios do Ceará. Em Catarina, a secretária de Educação, Dorinha, conclama a todos os alunos das escolas públicas do município a comparecerem às escolas para que os mesmos possam passar pelo processo de avaliação.

"Peço aos pais e responsáveis a sua total atenção nesse período, no sentido de não deixarem que as crianças faltem às aulas. É preciso que todos compareçam às escolas e façam uma boa avaliação, pois esses indicadores servirão de base para a implementação de políticas públicas de novas práticas pedagógicas nas escolas municipais" disse Maria das Dores.

As informações coletadas permitem diagnosticar a qualidade da educação pública em todo estado, especialmente da avaliação do nível de alfabetização, onde o Governo do Estado toma como base, atrelando a ele os repasses do ICMs para os municípios cearenses, ou seja, município que não tem bons resultados, não tem boas parcelas de ICMs.

CE EM ESTADO DE ALERTA CONTRA GRIPE SUÍNA

A falta de vacinas é uma das grandes preocupações do Estado neste momento. Não há estoque no Estado

"O estado é de alerta geral, aqui em Pedra Branca e em todo o Estado", declarou o titular da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Arruda Bastos, em reunião, ontem, com a gestão municipal, profissionais e técnicos de saúde, no auditório do Hospital Municipal São Sebastião. Foi a primeira visita do secretário ao Município após a divulgação do surto pela Secretaria Municipal, que teve a confirmação dos casos na sexta-feira à noite. O vai e vem no Hospital, a movimentação nas ruas e a maioria da população utilizando máscaras no rosto indicam a realidade de medo que o Município enfrenta após se tornar, nos últimos três dias, o alvo das atenções do Estado, devido ao surto de gripe A (H1N1) - a gripe suína.

Onze casos já foram registrados e as notificações aumentaram, mas a Secretaria Municipal de Saúde ainda não tem um número preciso. Os pacientes estão sendo acompanhados e monitorados pelas vigilâncias epidemiológicas da Sesa e da Secretaria de Saúde Municipal. Uma remessa do medicamento Tamiflu, usado no tratamento da gripe, chegou ao Município. Mas falta vacina.

Apesar da preocupação, o secretário salientou que não há motivo para pânico. "O Brasil já é mais estruturado na luta contra o vírus Influenza A, que provoca a doença e a cobertura de vacinação muito boa. Preocupa-nos a grande quantidade de casos notificados aqui no Município, mas há cidades no País com casos também, nos Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo. Estamos monitorando e vamos vencer essa luta". Na reunião, combinou com a gestão e os profissionais de saúde a utilização de estratégias para conter o surto, destacando que a prioridade máxima no Município é a saúde. "O objetivo agora é cortar a transmissão da doença. Enfocaremos as ações de reforço ao atendimento no Hospital e postos de saúde, encaminhamento urgente de pessoas com sintomas, conscientização da população com os cuidados de higiene e mobilização para adquirir vacinas em outros Estados a fim de vacinar as pessoas dos grupos de riscos que não foram vacinadas", frisou.

Sem vacina

Segundo o secretário, já estão garantidas cinco mil doses da vacina, conseguidas junto ao Paraná e a mobilização continua para conseguir as 20 mil doses necessárias para o Município conter o surto. "Estamos em contato com o Ministério da Saúde, que já nos garantiu total apoio, inclusive com a vinda de um técnico amanhã (hoje) para realizar as orientações necessárias à Secretaria Municipal e quanto às vacinas estamos mantendo contatos com outros Estados e vamos conseguir a quantidade necessária". As vacinas serão destinadas aos hipertensos, diabéticos, idosos, crianças e gestantes, todos considerados grupos de risco, que não receberam a vacina. E também às mulheres, cuja gravidez ocorreu após a campanha de vacinação. Este ano, 17 mil moradores de Pedra Branca foram vacinados de um total de 43 mil habitantes.


MAIS INFORMAÇÕES
Hospital Municipal São Sebastião - Praça Leonardo Mota, 39 - Pedra Branca/ CE
Sesa: http://www.saude.ce.gov.br/

Agente de Cidadania é morto a tiros no centro de Tauá


Um homicídio à bala por volta das 22:30h deste domingo, 27, quebrou a tranquilidade da cidade de Tauá, que há vários meses não registrava esse tipo de ocorrência. O Agente de Cidadania Lucas Andrade Bezerra Soriano, 22 anos, foi alvejado com 3 tiros, quando se encontra à paisana na companhia de amigos em um Box da Praça Capitão Citó, no centro da cidade, comendo um sanduíche, sentado em uma moto. Após sofrer os disparos ele caiu no asfalto e foi socorrido para o Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, onde já deu entrada sem vida. O autor efetuou os disparos sem descer da moto que guiava, uma Twister de cor preta, em seguida fugiu pela Rua Joviniano Barreto.
Lucas era acadêmico do Curso de Ciências Contábeis da UVA-Pólo de Tauá.
A Polícia começou a investigar o crime e já identificou o autor dos disparos. Trata-se de Francisco Laércio Rodrigues, que chegou recentemente de São Paulo e seus pais residem na Localidade de São João dos Candidos, Distrito de Marruás.
O motivo do homicídio teria sido uma discussão banal entre os dois ocorrida na última quinta-feira, 24, quando o autor teria feito ameaças de morte contra o Agente de Cidadania.
Lucas Andrade Bezerra Soriano era acadêmico do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Vale do Acaraú, Pólo de Tauá e iria colar grau no próximo ano.
Fonte: Difusora dos Inhamuns

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ceará: Ideb está ruim para 46,74% das cidades cearenses. Catarina aparece entre os que mais cresceram

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Ideb 2009
Último Ideb divulgado

86 dos 184 Municípios cearenses estão com notas abaixo de quatro no Ideb. Sinal de que a Educação precisa melhorar no estado do Ceará

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) está ruim para 46,74% das cidades cearenses. Levaram em 2009 baixas notas (menos de quatro) 86 dos 184 Municípios cearenses. O pior Ideb no Ceará é de Ipaumirim com 2.5. Cidades grandes como Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Caucaia, Canindé, Monsenhor Tabosa, Nova Russas e Baturité também não obtiveram boas notas no exame.

Fortaleza tirou 3.9. A mesma nota receberam Juazeiro do Norte, Caucaia, Canindé, Barbalha, Antonina do Norte, Aratuba, Choró, Coreaú, Farias Brito, General Sampaio, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Moraújo, Pacajus, Quiterianópolis, Tabuleiro do Norte e Quixeré.

Crato foi avaliado com nota 3.8 ao lado de Chaval, Solonópole, Mulungu, Pentecoste, Porteiras, Quixelô, Granja, Guaiuba, Icapuí, Jaguaretama, Jardim e Trairi. Baturité ganhou 3.5. Nota semelhante a de Baixio, Barreira, Milagres e Ererê.

Com notas muito ruins além de Ipaumirim (2.5) estão Lavras da Mangabeira (3.0), Acarape (3.1) e Ipueiras (3.1). Com nota 3.3 aparece Monsenhor Tabosa ao lado de Itarema, Itatira, Jaguaribara, Missão Velha e Salitre. Nova Russas com 3.2 empata com Itarema e Ibaretama.

No ranking do Ideb 2009 no Ceará tiraram nota 3.4, 13 Municípios: Capistrano, Cedro, Chorozinho, Arneiroz, Aurora, Icó, Morada Nova, Orós, Palmácia, Poranga, Saboeiro, Umari e Santana do Acaraú. Com 3.6 de nota no Índice estão 11 cidades: Umirim, Jucás, Marco, Ocara, Pacujá, Potiretama, Ibicuitinga, Aracoiaba, Ararendá, Tamboril e Caridade. Já a nota 3.7, tiraram 12 Municípios: Altaneira, Apuiarés, Assaré, Barro, Campos Sales, Caririaçu, Cascavel, Pacoti, Piquet Carneiro, Irauçuba, Jaguaribe e Tejuçuoca.

Com notas a partir de quatro aparecem 98 Municípios (53.26%). Com nota acima de seis, além de Sobral (6.6), apenas Abaiara (6.5). Tiraram notas a partir de cinco outras quatro cidades: Groaíras (5.6), Itaiçaba (5.3), Pedra Branca (5.1) e Senador Pompeu (5.0).

Com nota 4.9 estão quatro cidades: Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Mucambo e Jaguaribe. Com 4.8, aparecem Eusébio e Forquilha. Com 4.7 estão: Alto Santo, Beberibe, Brejo Santo, Independência, Ipaporanga, Maracanaú, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Tarrafas. Já com 4.6 estão Aiuaba, Itaitinga e Meruoca. Tiraram nota 4.5: Ubajara, Quixeramobim, Tianguá, Guaramiranga, Itarema, Iracema e Horizonte. Com nota 4.4: Acopiara, Araripe, Bela Cruz, Camocim, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Granjeiro, Martinópole, Nova Olinda e Novo Oriente. Com 4.3: Amontada, Cariús, Fortim, Frecheirinha, Itapajé, Jati, Limoeiro do Norte, Maranguape, Madalena, Milhã, Paraipaba, Redenção, Russas, Santa Quitéria e, ainda, Santana do Cariri.

Com nota 4.2 estão: Banabuiú, Graça, Morrinhos, Quixadá e Tauá. Com 4.1, 26 cidades: São Benedito, Reriutaba, Uruburetama, Aracati, Boa Viagem, Crateús, Croatá, Ibiapina, Iguatu, Mauriti, Miraíma, Mombaça, Pacatuba, Palhano, Potengi, Parambu e Pereiro. Com nota quatro, 16 Municípios: Acaraú, Alcântaras, Aquiraz, Barroquinha, Cariré, Carnaubal, Catunda, Ipu, Itapipoca, Massapê, Paramoti, Penaforte, Pindoretama, Pires Ferreira, Tururu e São Luís do Curu.

Primeira fase do vestibular da Uece de 2011.2 acontece neste domingo (27)


Com 24.920 candidatos inscritos, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza neste domingo (27), das 9 às 13 horas, a primeira fase do Vestibular de 2012.1. A Prova, de múltipla escolha, vai medir os conhecimentos gerais dos candidatos, com questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia. Ao todo estão inscritos 24.920 candidatos, sendo 20.671 na Capital e 4.249 no Interior do Estado, disputando
2.220 vagas.

Segundo o presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), Luiz Eduardo Farias, os Cartões de Identificação dos candidatos estão disponíveis, desde quinta-feira (24) na página eletrônica (www.uece.br). Luiz Eduardo recomenda aos candidatos que cheguem ao seu local de prova com uma hora de antecedência.

O primeiro Vestibular de 2012 será realizado em todas as sedes da Universidade, Campus do Itaperi, Centro de Humanidades e nas unidades nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu, Itapipoca e em vários Colégios da Rede Pública e Particular de Fortaleza. Os endereços dos locais de prova encontram-se no Cartão de Identificação do candidato.

A segunda fase acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro, domingo e segunda-feira, respectivamente, no horário das 9h às 13h, com quatro provas: uma de Redação e três Específicas, com 60 questões de múltipla escolha, estabelecidas de acordo com o curso de opção do candidato.

Concorrência:

A concorrência para o vestibular de 2012.1 da UECE tem como média geral 11,23 candidatos para cada vaga. No ranking dos cursos mais procurados, o campeão é Medicina, com 2.964 inscritos, para 40 vagas ofertadas, o que dá uma média de 74,10 candidatos por vaga. O curso de Psicologia, com 40 vagas, vem em segundo lugar com 45,40 candidatos para cada vaga. O curso de Nutrição, com 30 vagas, vem em terceiro lugar, com 44,13 para cada vaga, tem 1.324 candidatos inscritos. O curso Administração/diurno é o quarto mais concorrido com 1.334 inscritos, ou seja, 33,35 candidatos para cada vaga. O curso de Enfermagem/diurrno aparece em quinto lugar com 30,95 candidatos para cada vaga ofertada, com 1.238 inscritos.

Mais informações na CEV nos telefones 3101.9710 e 3101.9711

Governo estuda descontar salário por falta de policiais em greve no CE


Governo vai decidir na segunda (28) se salário de policiais será descontado.
Policiais civis do Ceará trabalham com 30% da categoria desde outubro.
O Governo do Estado do Ceará estuda descontar o pagamento de policiais civis em greve por falta, de acordo com o chefe de gabinete da Polícia Civil, Fernando Castelo. Segundo ele, o Governo tem o controle dos policiais em greve que não compareceram desde 15 de outubro, quando a categoria retornou à greve, e vai decidir se haverá ou não o corte na segunda-feira (28).

Castelo justifica que "no entendimento do governo, a greve é ilegal". A greve dos policiais civis no Ceará foi decretada ilegal em 5 de julho pela 6ª Vara da Justiça. Em agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a decisão judicial que determina a greve como ilegal. O STF entendeu que o juiz da 6ª Vara não tinha competência para julgar a greve dos policiais civis. "No entendimento do Governo do Estado, a derrubada da decisão não retira a ilegalidade da greve", afirma Castelo.
O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira no Estado de Ceará (Sinpoci) divulgou nota na tarde desta quarta-feira (25) em que informa que cerca de 199 policiais civis podem ter seus vencimentos descontados. Segundo o texto divulgado, a ação partiu das secretarias estaduais de planejamento (Seplag) e de segurança pública (SSPDS).

O sindicato orientou os policiais civis a retirarem extratos do banco com seus lançamentos futuros para entregar na sede do Sinpoci. A diretoria do Sinpoci afirma que não recebeu nenhum documento oficial do Governo do Estado com essa informação.

Reivindicações
Os sindicalistas reivindicam que o salário de um policial seja o equivalente a 60% do salário de delegado. Atualmente, o salário do policial representa 30% do salário de um delegado. O Governo do Estado argumenta que a reivindicação exigida é “impraticável”, já que o aumento seria de 100%.
O sindicato quer também a contratação de aprovados em concurso e a eliminação da parte do texto que exige que policiais devem ter curso superior para receber promoções.

Eunício diz que tem 'desejo' de lançar candidato a prefeito de Fortaleza

Defendo candidato próprio', diz o presidente estadual do PMDB.
Senador Eunício ressaltou que antes de decidir precisa debater com aliados.
“O meu desejo é lançar candidatura do PMDB em todos os municípios do Ceará. Fortaleza obviamente não será diferente", disse o senador e presidente nacional do PMDB, Eunício Oliveira, nesta sexta-feira (25), em Fortaleza, sobre as eleições à Prefeitura em 2012..

Eunício ressaltou que o seu partido faz parte da aliança que envolve o partido da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, também presidente do PT no Ceará; e o partido do governador do Ceará, Cid Gomes, presidente do PSB no Ceará. “Como a aliança envolve essas lideranças, que coincidentemente são presidentes regionais, você tem que ter muito cuidado nas negociações”, disse.
O senador ressaltou que PT, PSB e PMDB não têm candidatos definidos e que “defendo candidato próprio do meu partido”. “Eu já apoiei Luizianne duas vezes, já apoiei Cid Gomes duas vezes. Estamos todos numa posição razoável de quem apoiou quem”, explicou.

O senador afirmou também que não queria “fulanizar” quem seria um possível candidato do PMDB à Prefeitura de Fortaleza em 2012. O deputado estadual Carlomano Marques (PMDB-CE) já externou na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará sua intenção de se lançar pré-candidato à prefeitura de Fortaleza pelo partido

Professores estaduais votam pela continuidade das negociações sem paralisação; clima fica tenso

Professores estaduais decidiram pela continuidade das negociações com o Governo do Estado, sem paralisação das aulas, em assembleia no Ginásio Paulo Sarasate. O ginásio estava tomado pelos docentes e o clima ficou tenso, devido à insatisfação de alguns professores que defendiam uma nova paralisação. Grupos de estudantes da rede estadual também acompanharam o movimento.

O professor Reinaldo Mapurunga defendeu o retorno da paralisação, e chamou o sindicato de “pelego”. Em sua fala, o presidente da Apeoc, Anísio Melo, posicionou-se favorável à manutenção das negociações.

Após a votação, professores que queriam a volta da greve se revoltaram. O presidente da Apeoc, Anízio Melo, precisou ser escoltado por outros membros do sindicato, porque algumas pessoas queriam agredi-lo.

Dentro do ginásio, houve confroto e quebra-quebra. Um grupo de docentes ainda se dirigiu ao lado de fora do ginásio e tentaram depredar um carro, que pensavam ser de Anízio Melo. Não há informaçao sobre feridos graves.

O presidente da Comissão de Educação da OAB-CE, Edimir Martins, esteve na votação e defendeu que a assembleia deveria ter sido mediada por alguma entidade isenta à questão, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) ou a própria OAB. “O processo não devia ter sido regido pela Apeoc, que é a parte interessada no processo”, disse Edimir à rádio O POVO/CBN.

Em contato com O POVO Online, o advogado da Apeoc, Fabiano Lima, disse que a condução da assembleia por parte do presidente da Apeoc é norma prevista no estatuto do sindicato. “A assembleia foi conduzida dentro da legalidade. Ilegal seria se fosse conduzida pela CUT ou OAB, que são entidades estranhas ao processo”, disse Fabiano. Segundo ele, ambas as entidades foram convidadas pela própria Apeoc a presenciarem a assembleia, mas apenas como observadoras.

Ainda assim, segundo Edimir, a assembleia deve ser considerada legítima, a menos que alguma entidade queira contestar a votação judicialmente.

(O POVO Online)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CARTÓRIO ELEITORAL ENTREGA 87 NOVOS TÍTULOS A ALUNOS EM CATARINA

Na manhã de hoje, o Analista judiciário responsável pelo Cartório Eleitoral da 60ª Zona de Acopíara à qual Catarina é subordinada, Antônio Cristiano Almeida de Paula, informou a reportagem deste Blog que haviam sido entregue até às 14:00h de hoje 87 títulos de eleitor aos alunos da Escola de Ensino Médio Pedro Jorge Mota e aos alunos da Escola de Ensino Fundamental Francisco Rodrigues Pereira. O cadastarmento dos alunos nas escolas faz parte do Projeto eleitor do Futuro.
O projeto Eleitor do Futuro foi idealizado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral e implementado por alguns estados da federação.
Neste contexto, este projeto tem como objetivo geral:
Promover a educação política, estimulando os adolescentes ao exercício da cidadania e do voto consciente;
E, objetivos específicos:
Incentivar o alistamento eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos no estado do Ceará;
Informar acerca da importância, finalidade e conseqüências do exercício do voto, como processo de tomada de decisão;
Estimular o envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil.

MUNICÍPIO DE CATARINA GANHA MAIS DUAS SESSÕES ELEITORAIS

Numa conversa informal hoje pela mananhã, o Analista judiciário responsável pelo Cartório Eleitoral da 60ª Zona de Acopíara à qual Catarina é subordinada, Antônio Cristiano Almeida de Paula, afirmou que Catarina ganhará mais duas sessões eleitorais: uma no Bairro Lagoinha, que funcionará no Centro de Educação Infantil - CEI e outra na Localidade de Lagoa do Arroz, que funcionará na Escola José Ferreira Lima 2. De acordo com Cristiano os prédios públicos atendem às necessidades e as exigências do Cartório Eleitoral e a quantidade de moradores justifica o pleito. Na lagoa do Arroz, 75 moradores solicitaram o pedido e no Bairro Lagoinha residem mais de 2 mil moradores. As reivindicações foram solicitadas pelos moradores das comunidades beneficiadas e por autoridades locais. Em entrevista concedida ao Jornal Portal de Notícias 2ª edição, o analista recebeu diversos pedidos dos moradores das comunidades atendidas e de autoridades locais. Cristiano ainda afirmou que é preciso que todos os eleitores façam a transferência dos títulos para as novas sessões no Cartório Eleitoral de Acopiara e que o mínimo exigido para que a urna funcione é de 50 eleitores.

VICE-PREFEITO DE SENADOR POMPEU É POSTO EM LIBERDADE APÓS 146 DIAS PRESO

O vice-prefeito de Senador Pompeu, Luís Flávio Mendes de Carvalho (PT), que estava preso desde o dia 29 de junho, obteve habeas corpus ontem(21), concedido pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. Por volta das 20 horas Carvalho deixou o quartel do Corpo de Bombeiros, onde passou 146 dias. Já o prefeito, Antônio Teixeira (PT), continua preso na unidade. Os dois tiveram mandados de prisão decretados por suspeita de fraude e desvio de verbas.

Outras 29 pessoas também tiveram prisões decretadas no dia 21 de junho deste ano, incluindo gestores, secretários e vereadores do Município, que fica a 275,1 quilômetros da Capital.

De acordo com o advogados dos dois gestores, Hélio Leitão, o habeas corpus do vice-prefeito foi concedido por unanimidade. “Foi alegado excesso de prazo, porque o vice-prefeito já estava preso há 145 dias e a instrução processual nem se iniciou, o que caracteriza excesso de prazo. Isso foi alegado na impetração e foi acolhido pelo Tribunal”, explica.

Com relação ao prefeito, Leitão afirma que existe pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça

MULHER ESFAQUEIA MÃE E PADRASTO COM SUSPEITA DE TEREM EMBEBEDADO FILHO DE OITO MESES

Uma mulher esfaqueou a própria mãe e o padrasto em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, após uma discussão na madrugada desse domingo (20). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a briga aconteceu porque as vítimas teriam embebedado o filho da agressora para ele adormecer, na vila dos Comerciários.

Em nota, a secretaria informou que a mulher, cozinheira de 32 anos e natural de Minas Gerais, esperou pela chegada da Polícia Militar e foi presa às 5h50. Ela disse aos policias ter ficado “revoltada” ao descobrir que a dupla teria embebedado seu filho, de apenas oito meses, para ele adormecer.

Ela disse ainda ter encontrado o bebê dormindo e com cheiro de álcool na boca. Segundo ela, o álcool teria sido dado pelo padrasto, de 45 anos. Na discussão, ela pegou duas facas e acabou golpeando a própria mãe, de 55 anos, no abdômen.

O padrasto foi atingido ao tentar defender a mulher, mas correu e teve de pular o muro da residência para escapar da enteada. As vítimas foram encaminhadas a um pronto socorro da região e não correm risco de morte.

A agressora foi conduzida à delegacia de Franco da Rocha e autuada em flagrante por tentativa de homicídio. As duas facas, manchadas de sangue, foram enviadas para perícia no Instituto de Criminalística.

Governo anuncia novo salário mínimo de R$ 622,73


O governo anunciou nesta segunda-feira (21) ao Congresso Nacional a elevação do valor do salário mínimo para R$ 622,73 a partir de 1º de janeiro de 2012. A previsão era R$ 619,21, com a revisão aumentou R$ 3,52. O reajuste consta da atualização dos parâmetros econômicos utilizados na proposta orçamentária de 2012. O anúncio foi enviado em ofício do Ministério do Planejamento.

O projeto orçamentário encaminhado ao Congresso, em agosto passado, foi feito com previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 5,7%. Com a atualização que elevou a inflação para 6,3%, também haverá a elevação do reajuste do salário mínimo, que era 13,62% para 14,26% em relação ao atual valor que é R$ 545,00.


A política de recuperação do salário mínimo prevê reajuste com base na inflação de 2011 mais a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010, que foi de 7,5%. Com a projeção de aumento do INPC haverá também aumento nos benefícios assistenciais e previdenciários para os que recebem acima de um salário mínimo. A previsão de reajuste para esses casos subiu de 5,7% para 6,3%.

PRESOS PODERÃO TER QUE USAR TORNOZELEIRAS PARA MONITORAMENTO ELETRÔNICO NO CEARÁ


A secretária de Justiça Mariana Lobo apresentou, ontem, o projeto piloto do monitoramento eletrônico por tornozeleiras para os detentos em semiliberdade. O equipamento é composto de polipropileno - plástico mais resistível - e fibra óptica. Três empresas serão testadas antes que seja decidido qual ficará responsável pela vigilância, previsto pra ser efetivado para cerca de 1800 presos em regime semiaberto.

Viatura da Polícia é incendiada no interior do CEARÁ


Uma viatura da Polícia Militar foi incendida na madrugada de ontem, em Ibicuitinga, na região Centro do Estado. Conforme relato de populares, alguns homens estacionaram um carro nas proximidades do destacamento da PM nesta cidade, seguiram até a frente da unidade de policiamento, jogaram combustível sobre a viatura policial que estava estacionada ali em frente, atearam fogo e fugiram.

O incêndio começou por volta das 3h30 e só foi percebido quando houve a explosão do veículo. As chamas foram apagadas por policiais do próprio destacamento e agentes do Pró-Cidadania. Apesar do esforço, o fogo se alastrou rapidamente, a viatura já estava completamente destruída.

Uma árvore e a fachada do prédio também foram atingidas pelas chamas. A unidade do Corpo de Bombeiros mais próxima está situada em Quixeramobim, a quase 100Km de distância. Conforme informações do subtenente Valder Costa, do destacamento policial de Ibicuitinga, ainda pela madrugada, a apreensão de uma moto teria levado à polícia até à casa de um dos suspeitos.

Na casa dele foram encontradas garrafas com combustível. Duas pessoas foram detidas e estão sendo investigadas. Os nomes não foram divulgados. Até a noite de ontem, os policiais militares continuavam em diligências na Zona Rural do Município, com o apoio da Força Tática de Apoio (FTA) tentando capturar outras pessoas envolvidas no ataque.

A polícia solicitou as gravações das câmeras de segurança de um posto de combustível da cidade para investigar se o combustível usado no incêndio foi comprado ali.

Represálias

A Polícia trabalha com a hipótese inicial de que o crime foi motivado por represálias às ações da PM na Cidade.

Bandidos queimam caixa eletrônico em Maracanaú

Quatro bandidos, munidos de maçaricos, marretas e outras ferramentas, arrombaram o caixa eletrônico da agência do Banco Itaú, localizada na Avenida 5, no Conjunto Jereissati, em Maracanaú. Durante a ação criminosa, os marginais, por acidente, atearam fogo no equipamento e tiveram de sair do local às pressas, sem levar o dinheiro.

Para não chamar a atenção dos moradores, os ladrões colocaram sacos pretos na porta de vidro, entretanto a fumaça denunciou a presença deles.

No momento em que praticavam o arrombamento, o caixa eletrônico começou a pegar fogo. Nervosos, os bandidos saíram às pressas do local. Testemunhas contaram que eles utilizaram um Siena e um Polo.

Os inspetores da Delegacia Metropolitana de Maracanaú, que fica a cerca de 100 metros da agência bancária, tomaram conhecimento do fato e foram verificar o que estava ocorrendo na agência bancária.

O delegado plantonista, Wagner Jorge Cavalcante, comandou as investigações. Ele suspeita que os bandidos são de outro Estado, pois as testemunhas disseram que eles não tinham sotaque cearense.

Nenhum funcionário da agência bancária quis passar informações sofre a tentativa de furto. Sequer foi informado se as cédulas haviam sido queimadas.

Pela manhã, papéis foram colocados na porta de vidro no compartimento onde fica o caixa eletrônico.

JUIZ DA 2ª VARA DE ACOPIARA CONDENA ACUSADOS DE ASSALTO A MAIS DE CINCO ANOS DE RECLUSÃO

O juiz Fabrício Vasconcelos Mazza, da 2ª Vara da Comarca de Acopiara, condenou Marcelo Alves Araújo e Reginaldo Ferreira Galdino a mais de cinco e mais sete anos de prisão, respectivamente. Eles são acusados do assalto cometido contra C.P.A., em 29 de novembro de 2006.

Segundo o processo (nº 1443-47.2006.8.06.0029/0), por volta das 17h:00, a vítima trafegava pela estrada do Sítio Caixa, em Acopiara, distante 345 Km de Fortaleza.

Naquele momento, a motocicleta que guiava foi interceptada pelos réus, um deles portava um revólver.
A dupla roubou o veículo e fugiu. Eles foram presos em flagrante, com a moto, por policiais militares. A arma também foi apreendida.

O Ministério Público (MP) estadual denunciou os dois por roubo qualificado. Reginaldo Ferreira confessou a participação no crime, mas afirmou que Marcelo Alves era quem estava com o revólver. Já, Marcelo Alves negou qualquer envolvimento na ação.

Ao julgar o caso, o magistrado condenou Reginaldo Ferreira a sete anos, oito meses e 12 dias de reclusão e Marcelo Alves a cinco anos, sete meses e seis dias.

O regime de cumprimento é o inicialmente fechado.

“Do exame fático probatório, extrai-se que ambos os réus praticaram o fato criminoso, em concurso de agentes. Tal pode ser concluído tanto pelas versões apresentadas por estes em juízo, quanto pelo depoimento da vítima”, afirmou o magistrado na sentença.

A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa última 6a.feira (18/11).

Fonte: TJ/Ceará.

PREFEITOS AINDA SUJEITOS A SOFREREM CASSAÇÕES

Alguns processos sobre crimes eleitorais praticados ainda nas eleições de 2008, ainda aguardam decisão

Menos de um ano antes das eleições municipais, ainda tramitam no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) processos sobre a cassação de mandatos de pelo menos sete prefeitos cearenses eleitos no pleito de 2008. Dessas ações, dois gestores ainda aguardam a decisão do Tribunal. O secretário judiciário Raimundo Lúcio Gonzaga admite que a demora causa prejuízos e insegurança à administração dos municípios e credita o problema à defasagem do Código Eleitoral em vigor.

Dos 184 prefeitos cearenses eleitos em 2008, oito foram afastados de forma definitiva do cargo por crime eleitoral. Os municípios de Altaneira, Alcântaras, Jardim, Umirim e Icapuí realizaram eleições suplementares e elegeram novos gestores, após a cassação dos prefeitos e dos vices. Já os municípios de Itapiúna, Bela Cruz e Baixio tiveram seus gestores afastados, com posse do segundo colocado na disputa em 2008.

Porém, outros municípios ainda seguem convivendo com a insegurança, aguardando a decisão judicial sobre a cassação ou não de seu administrador. É o caso de cidades como Orós, Santana do Acaraú, Aracati, Acopiara e Ipu. Os gestores de Antonina do Norte e Ararendá foram afastados pelo TRE, mas, por decisão liminar do TSE, as eleições suplementares estão suspensas.

São vários os tipos de ações que podem ser impetradas pela cassação de um gestor municipal: ação de investigação judicial eleitoral, ação de impugnação de mandato eletivo (Aime), ação contra a diplomação. Elas são protocoladas em momentos diferentes (antes ou depois do prefeito assumir o mandato) e também tramitam de formas diferentes.

No âmbito municipal, explica Raimundo Lúcio, cabe ao juiz eleitoral apreciar o processo e decidir sobre ele em primeira instância. "Se o prefeito eleito perde a ação, aí é que ele recorre ao TRE", acrescenta. Segundo o secretário judiciário, normalmente a ação fica de um a dois anos na própria Comarca e depois pode demorar quase dois anos até a decisão do TRE.

Para ele, são muitas as dificuldades que podem surgir durante a tramitação do processo. "Às vezes, a testemunha é um deputado, e a gente tem que esperar que ele indique o dia que quer ser ouvido. Dependendo do caso, a ação pode se estender bastante por conta disso", pontuou.

Ele também salienta que é comum as ações se acumularem com os juízes, diante de pedidos de licença ou de férias e da pequena estrutura. Mas, o que mais contribui para a demora são os excessos de recursos.

"Os advogados se utilizam do direito eleitoral ultrapassado que temos hoje e aproveitam todos os recursos cabíveis. Algumas vezes, eles conseguem estender a tramitação do processo até o fim do mandato de seu cliente", declarou, salientando que em alguns casos o TRE pode multar a parte por tentar atrasar o processo, mas a cobrança só ocorre após a ação transitar em julgado.

Além disso, acrescenta, mesmo quando o TRE consegue julgar tudo em tempo hábil para a cassação, os gestores recorrem ao TSE, que concede liminar para que a decisão não seja aplicada até uma nova análise. "A gente já cassou prefeito e já marcou eleição. Aí os gestores entram com mandato de segurança no TSE, que decide liminarmente paralisar a ação até ele decidir. A parte aí já ganha mais alguns meses", declarou.

Esse é o caso, por exemplo, de Santana do Acaraú, Antonina do Norte e Ararendá. "Nesse caso, a gente fica a mercê do TSE. Ele pode decidir em uma semana ou em um ano. A gente fica esperando", explicou.

Para Raimundo Lúcio, o problema revela a necessidade de uma reforma eleitoral urgente. "Se a gente agilizar o direito eleitoral, teremos mais recursos para aplicar em políticos com conduta errada. Mas são os próprios políticos que fazem as regras, então é muito difícil avançar nisso", considerou.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

120 municípios receberão veículos para a Estratégia de Saúde da Família


Governo do Estado vai financiar veículos para o Programa Saúde da Família de 120 municípios cearenses que se enquadram nos critérios da Avaliação de Qualidade da Atenção Básica, como parte do Projeto de Expansão e Melhoria da Rede de Unidades Básica de Saúde da Família. A notícia foi transmitida na última Reunião Ampliada do Cosems, realizada no dia 14 de outubro, pela coordenadora de Políticas de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do Estado, Vera Coelho.

O Projeto teve início em 2009 e deve se encerrar em dezembro de 2011, com ações financiadas pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop): construção de 150 novas Unidades Básicas de Saúde e agora a compra de veículos. Os Municípios participantes fizeram adesão à Política Nacional de Atenção Primária (PNAB). Para a construção de UBS, os critérios foram: cobertura de Saúde da Família maior ou igual a 75%; ter 90% de mães com quatro ou mais consultas de pré-natal; e adesão ao Consórcio de Saúde Pública. “O Governo do Estado reconhece dessa maneira a imensa necessidade de investir num nível de Atenção que resolve grande parte dos problemas de assistência num estado onde a maioria da população vive em pobreza absoluta”, declarou a coordenadora.
O Projeto foi orçado em quase R$ 18 milhões, dos quais cerca de R$ 5 milhões serão utilizados para a compra de veículos como incentivo aos municípios com adesão e utilização da metodologia de Avaliação da Qualidade da Atenção Básica- AMQ. Neste caso, os 120 municípios beneficiados com veículos atenderam a algum dos seguintes critérios: têm 50% ou mais de suas Equipes de Saúde da Família alimentando o aplicativo digital da AMQ em 2010; dispõem de 8 a 29 Equipes de Saúde da Família alimentando o aplicativo digital da AMQ em condições de cobertura de no mínimo 50% do total de suas Equipes em 2010, alimentando o referido sistema; ou dispõem de 30 ou mais Equipes de Saúde da Família alimentando o aplicativo digital da AMQ nas mesmas condições anteriores.

Os municípios que atenderem ao critério 1 receberão 01 veiculo para transporte de suas Equipes, os que se enquadrarem no critério 2 receberão 02 veículos, e os que se enquadrarem no critério 3 receberão 3 veículos para a mesma finalidade. Cada veículo foi orçado em R$32.710,69, um Fiat Uno, modelo resolvido de comum acordo com o Cosems. “Pensamos num modelo que tivesse um bom custo-benefício, de fácil manutenção, mais adequado à realidade dos Municípios”, explicou o presidente do Cosems, Wilames Freire.

Estudante é atingida por tiro acidental disparado dentro de sala de aula em Fortaleza


“Uma estudante de 14 anos foi atingida por um tiro disparado acidentalmente por um colega de escola, no bairro João Paulo II, em Fortaleza. A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira, 21, dentro de uma sala de aula da escola estadual Aloísio Barros Leal.

Segundo a titular da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Iolanda Fonseca de Paula, o estudante J.H.G.S, de 16 anos, levou à escola um revólver calibre 22 com a intenção de “intimidar” um colega de sala com quem havia discutido. Ao manusear a arma, o revólver acabou disparando acidentalmente e atingiu uma outra colega de sala.

Inicialmente, alunos e professores achavam que o estrondo ouvido pelos estudantes havia sido provocado por uma bombinha. Depois de inspecionarem a mochila do aluno acusado de efetuar o disparo, foi encontrado o revólver com o garoto. “Ele disse que a arma disparou quando ele tentava esconder na roupa. A cápsula bateu no chão, se resvalou, e um estilhaço atingiu a orelha da colega”, descreveu a delegada, em conversa com O POVO Online.

A adolescente atingida foi socorrida e encaminhada ao hospital Frotinha de Messejana, onde passou por procedimento cirúrgico e já recebeu alta médica. Já o garoto acusado de efetuar o disparo foi encaminhado à DCA e deverá ser levado a uma Unidade de Recepção, onde vai responder por posse de arma e lesão corporal.

Ainda segundo a titular da delegacia, coordenadores da escola relataram que J.H.G.S é considerado um bom aluno, e que nunca havia ido armado à escola. “Em depoimento, ele contou que a arma era de um colega que morreu e deixou o revólver para ele”, disse a delegada Iolanda.”

(O POVO Online)

Reforma de Dilma envolverá no máximo 10 ministros


Está pronto o esboço da reforma ministerial que Dilma Rousseff planeja fazer no início de 2012. Prevê, no máximo, mais dez expurgos, entre ministros e secretários com status ministerial.

Considerando-se as seis trocas já realizadas, as mudanças podem afetar até 42% das 38 nomeações feitas por Dilma ao tomar posse, em 1o de janeiro de 2011.

Antes de se converterem em fatos, as intenções da presidente terão de passar pela fricção de uma negociação com os partidos que a apoiam.

Se prevalecer a vontade de Dilma, o governo pode iniciar o segundo ano com uma Esplanada ligeiramente menor: em vez de 38, 35 pastas.

Abaixo, os detalhes da dança de cadeiras projetada pela presidente:




1. Trabalho: Carlos Lupi (PDT) será convidado a deixar o governo. Se não for abalroado por nenhuma nova denúncia, sairá junto com os demais.

Dilma está decidida a manter um representante do PDT em sua equipe. Porém, considera a hipótese de retirar a legenda do Trabalho.

2. Cultura: Ana de Hollanda deve ser afastada. O desempenho da irmã de Chico Buarque, escolha pessoal de Dilma, ficou aquém do que desejava a presidente.

3. Cidades: Imposto a Dilma pelo PP, Mário Negromonte será defenestrado expurgado por duas razões. Primeiro porque perdeu o apoio de sua legenda.

Segundo porque é visto no Planalto como gestor temerário de uma pasta convertida em escândalo esperando para acontecer.

4. Desenvolvimento Agrário: A cabeça de Afonso Florence (PT) deve descer à bandeja pela mesma razão invocada contra Ana de Hollanda: ineficiência.

5. Educação: Fernando Haddad (PT) trocará a Esplanada pelos palanques municipais de São Paulo.

6. Integração Nacional: Dilma não cogitava trocar Fernando Bezerra Coelho (PSB). O ministro foi à lista graças a uma jogada de seu padrinho político.

O governador pernambucano Eduardo Campos empina a candidatura de Fernando Bezerra à prefeitura do Recife. A troca está condicionada à efetivação do plano.

8. Fusão de secretarias: Dilma cogita incorporar duas secretarias (Igualdade Racial e Políticas para as Mulheres) em uma (Direitos Humanos).

Nessa hipótese, a secretaria “três em um” seria chefiada por Maria do Rosário (PT), atual ministra dos Direitos Humanos.

Luíza Bairros (PT), hoje à frente da secretaria de Igualdade Racial, perderia a função. Iriny Lopes (PT), gestora da pasta das Mulhres, também.

Iriny tenta viabilizar-se como candidata petista à prefeitura de Vitória (ES). Dilma sonha com o êxito da empreitada.

9. Pesca: É outra pasta que, por desnecessária, Dilma gostaria de riscar do organograma. A ideia é fundi-la ao Ministério da Agricultura.

Luiz Sérgio (PT), transferido para a Pesca quando perdeu a coordenação política do governo para Ideli Salvatti (PT), iria ao meio-fio.

10. Portos: Dilma deseja devolver os portos para a estrutura do Ministério dos Transportes. Algo que converteria Leônidas Cristino (PSB) em ex-ministro.

11. Micro e Pequenas Empresas: Dilma mantém de pé a intenção de criar um ministério para esse setor. Coisa já formalizada em projeto enviado ao Congresso.

Assim, se PT e PSB não atraplharem os planos da presidente de extinguir quatro pastas (Racial, Mulheres, Pesca e Portos), o ministério das empresas seria o 35o.

No gogó, a reforma é vendida por auxiliares de Dilma como uma virada de página. O novo time seria mais qualificado e teria as feições de Dilma.

Na prática, avizinha-se uma mexida convencional. Rendida à (i)lógica da coalizão, Dilma tende a render-se às indicações dos partidos que lhe dão suporte legislativo.

Hoje, o condomínio governista é composto por 14 legendas. Sete estão representadas no primeiro escalão.

O PT controla 18 pastas. O PMDB, cinco. O PSB, duas. PP, PDT, PR e PCdoB têm um ministério cada.

Rascunho de projeto para um Ministério da Corrupção


Acabar com a corrupção é o objetivo de todos os políticos. Sobretudo daqueles que ainda não chegaram ao poder.

A despeito das boas intenções coletivas, a corrupção anda tão desavergonhada que já roubou até o benefício da dúvida.

Tudo indica que a corrupção é, hoje, o empreendimento que mais cresce no país. Porém...

...Porém, como os corruptos raramente são denunciados e nunca são punidos, as estatísticas sobre a pujança do setor são imprecisas.

A encrenca reclama arrojo e criatividade. Já que é impossível acabar com a bandalheira, o governo precisa organizá-la.

Não se pode mais tolerar que os corruptos, dispersos pelos ministérios, trafeguem em faixa própria, sem método e sem critérios.

Como primeira providência, sugere-se a criação do Ministério da Corrupção. Vai abaixo um rascunho de projeto-de-lei:




Capítulo I – Das disposições preliminares

Art 1o: Fica criado o Ministério da Corrupção.

Art 2o: Esta lei estabelece normais gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado aos corruptos no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Capítulo II – Da definição dos corruptos

Art 3o: São corruptos, para os efeitos desta lei, homens e mulheres que, embora muito parecidos com os não-corruptos, diferenciam-se destes pela taxa de sucesso.

§ 1o – São corruptos de pequeno porte aqueles que se diferenciam dos não-corruptos por taxas de 5% a 10%. De médio porte, aqueles cujas taxas oscilam de 10% a 30%. De grande porte, os que extrapolam os 30%.

Capítulo III – Da organização administativa

Art 4o: O cargo de ministro da Corrupção será exercido por corrupto com notória especialização, medida pela incompatibilidade dos bens com os rendimentos.

§ 1o: Como os demais ministros, o titular do Ministério da Corrupção participa das reuniões ministeriais, só que embaixo da mesa.

Art 5o: Cabe ao CGC (Comitê Gestor da Corrupção), órgão auxiliar do ministro, estabelcer cotas de desvios para cada repartição pública.

Art 6o: Cabe também ao CGC administrar o CUC (Cadastro Único dos Corruptos). Os corruptos serão catalogados no CUC conforme o setor em que roubam e o volume que afanam.

- Paragrafo único: Mediante pagamento de comissão, o CGU providenciará para que os corruptores tenham acesso ao CUC. O objetivo da medida é evitar a escolha do corrupto errado, desburocratizando o mercado negro dos favores ilícitos.

Capítulo IV – Dos incentivos tributários

Art 7o: Ficam isentos do pagamento de tributos os corruptos que, tendo realizado todo o seu potencial, se abstenham de mandar o fruto do roubo para o exterior, mantendo o dinheiro no Brasil e ajudando a movimentar a economia do país.

Capítulo V – Das disposições finais

Art 8o: Fica formalmente extinta, no âmbito da administração pública, a probidade.

Art 9o: Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art 10o: Revogam-se as disposições e também as indisposições em contrário.

FONTE:blog do Josias

Campos reage a Ciro: em 2014, PSB vai apoiar Dilma

De passagem pelo Espírito Santo, Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente do PSB, foi instado a comentar declarações de Ciro Gomes.

Estrela da banda cearense do PSB, Ciro dissera que acha “natural” que seu partido rompa a aliança com o PT no plano federal.

Afirmara, de resto, que a única hipótese de voltar às urnas seria como candidato a presidente da República.

Eduardo Campos, que também se equipa para virar alternativa presidencial do PSB, tomou distância de Ciro:

"A aliança [com o PT] vem de muito tempo”, disse, negando a intenção de rompimento.

Insinuou que Ciro põe o carroça presidencial adiante dos bois municipais: “Antes de 2014, temos 2012 e esta é a preocupação do PSB.”

De resto, enganchou a legenda no projeto Dilma-2014: “O PSB trabalha com o projeto de reeleição da presidente Dilma."

Diz-se que Ciro Gomes e Eduardo Campos vivem às turras. Bobagem. Na verdade, a dupla já nem se fala. Ou, por outra: eles só dialogam pelos jornais.

PROCESSO QUE PEDE A CASSAÇÃO DO PREFEITO DE ACOPIARA ENTRA NA PAUTA DE JULGAMENTO


Se é ladainha ou não pouco interessa, a verdade é que o processo que pede a cassação do prefeito de Acopiara, Antonio Almeida Neto (PTB) deverá ser julgado nesta segunda-feira (21).
O pedido de cassação do prefeito acopiarense foi sustentado pelo Procurador Regional Eleitoral, Dr. Márcio Torres, por condutas vedadas e captação ilícita de sufrágio (votos) praticadas pelo então candidato nas eleições de 2008.
O julgamento desse processo já foi adiado várias vezes o que não será nenhuma novidades se isso ocorrer novamente.

TIRIRICA DEVE SUBSTITUIR TOM CAVALCANTE


O humorista Tiririca, que também é deputado federal (PR-SP), pode finalmente ter um programa só seu na Rede Record. De acordo com a coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo, publicado neste domingo (20), o palhaço deve substituir Tom Cavalcante.

Tom decidiu reincidir o contrato, que iria até o final de 2012, já para o final de 2011. Ele não estava satisfeito com o horário (depois das 23h) e o dia (mudou de sábado para segunda-feira) que sua atração, o Show do Tom, era exibida.

Agora, Tiririca, que sempre foi um dos pontos altos do programa, está cotado para um programa solo em 2012. Grande parte do elenco, assim como a produção do programa de Tom, devem ser mantidos.

CORREGEDORIA APURA ENRIQUECIMENTO DE 62 JUÍZES

O principal órgão encarregado de fiscalizar o Poder Judiciário decidiu examinar com mais atenção o patrimônio pessoal de juízes acusados de vender sentenças e enriquecer ilicitamente.
A Corregedoria Nacional de Justiça, órgão ligado ao Conselho Nacional de Justiça, está fazendo um levantamento sigiloso sobre o patrimônio de 62 juízes atualmente sob investigação.
O trabalho amplia de forma significativa o alcance das investigações conduzidas pelos corregedores do CNJ, cuja atuação se tornou objeto de grande controvérsia nos últimos meses.
Associações de juízes acusaram o CNJ de abusar dos seus poderes e recorreram ao Supremo Tribunal Federal para impor limites à sua atuação. O Supremo ainda não decidiu a questão.
A corregedoria começou a analisar o patrimônio dos juízes sob suspeita em 2009, quando o ministro Gilson Dipp era o corregedor, e aprofundou a iniciativa após a chegada da ministra Eliana Calmon ao posto, há um ano.
“O aprofundamento das investigações pela corregedoria na esfera administrativa começou a gerar uma nova onda de inconformismo com a atuação do conselho”, afirmou Calmon.

Esse trabalho é feito com a colaboração da Polícia Federal, da Receita Federal, do Banco Central e do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), que monitora movimentações financeiras atípicas.

CURSO DE ENFERMAGEM DA URCA OBTÉM MELHOR AVALIAÇÃO NO CEARÁ


O curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (Urca) obteve a maior pontuação do Ceará e a quarta melhor avaliação no Nordeste, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) realizado pelo Ministério da Educação (MEC).
Apenas 27 Universidades e Faculdades tiraram a nota máxima no ENADE, exame que avalia a qualidade do Ensino Superior no Brasil.
“Quero parabenizar a dedicação de todos os nossos alunos e professores que conquistaram esse reconhecimento”, disse o diretor do campus da Urca, em Iguatu, Ivo Ferreira. “Com todas as carências ainda existentes e reconhecidas, como a ausência de uma infra-estrutura adequada e a urgência de um concurso para efetivar os professores, é preciso ressaltar esta grande conquista”.

Ivo Ferreira lembrou que a instituição já obteve nota máxima no Curso de Direito e prevê excelente avaliação para os cursos de Ciências Econômicas e Educação Física.

PODER PARALELO: ´MILÍCIA´ É INVESTIGADA POR 19 EXECUÇÕES EM FORTALEZA


Além de um duplo homicídio registrado no bairro Pantanal, o grupo é suspeito de praticar outras 17 mortes

A atuação de uma ´milícia´ em dois bairros de Fortaleza pode ser a chave para a elucidar, pelo menos, 17 execuções sumárias ocorridas nos últimos quatro anos. De acordo com as investigações da Polícia Civil, o grupo é comandado por um sargento reformado da Polícia Militar e o irmão dele, um ex-PM.

Vagando à noite em motocicletas pelas ruas do Pan- Americano e Planalto Ayrton Senna (antigo Pantanal), o grupo se apresenta como uma empresa de "vigilância especializada", oferecendo ´proteção´ aos moradores e comerciantes em troca de um pagamento. No entanto, para a Polícia, a atuação dele está diretamente ligada ao tráfico de drogas e aos assassinatos de autoria desconhecida ocorridos desde 2007 nas duas áreas periféricas da Cidade.

O último crime atribuído a essa ´milícia´ ocorreu na madrugada do último dia 27, na Rua Gerôncio Bezerra, no Pantanal, quando bandidos mataram o casal Cláudio Willame da Silva, 22; e Maria Auricélia Santos da Silva, 32.

Seis pessoas supostas integrantes da ´milícia´ foram indiciados no inquérito nº119-00134/2011, instaurado no 19º DP (Conjunto Esperança) que apurou o duplo assassinato. Os crimes variam desde homicídio qualificado até formação de quadrilha.

A investigação concluiu que quatro homens chegaram em motos em frente à residência do casal, além de um veículo Santana, que estava no apoio com mais dois homens.

Um dos pistoleiros, identificado como Francisco Lima Pessoa, 28, o ´Chico da Nazaré´, entrou na casa portando um revólver de calibre 38 cano longo, modelo T.A. (tiro ao alvo) e baleou Maria Aurineide Santos da Silva e executou o casal a tiro.

No mesmo dia do crime, ´Chico da Nazaré´ foi detido por policiais do Grupo Raio, da Companhia de Policiamento de Motos, no bairro Pan-Americano. Ele foi autuado em flagrante acusado de ser matador do casal e lesionar a mulher.

Sargento

No momento da prisão de ´Chico da Nazaré´, o irmão dele, o sargento reformado da PM Paulo Lima Pessoa, 43, teve a arma apreendida, um revólver semelhante ao usado no duplo assassinato. Francisco Pessoa, o ´Chico da Nazaré´ foi indiciado por homicídio e formação de quadrilha. Ele nega participação na dupla execução.

Além dele, responderão pelo mesmo crime os vigilantes José Adilson dos Anjos Silva; Alyson Costa da Silva, 23; e Francisco Milton. Segundo a Polícia, eles estavam nas motos dando apoio na ação criminosa.

Os irmãos Paulo e Fábio Lima Pessoa, sargento reformado da PM e o ex-PM, foram indiciados no inquérito pelo crime de formação de quadrilha.


O delegado Aurélio Araújo, titular do 19º DP (Conjunto Esperança) acredita que as mortes do casal e de outras pessoas, todas envolvidas com o tráfico de drogas no bairro Pantanal, podem ter ligação com a implantação da empresa de segurança no bairro. "Não posso afirmar taxativamente, mas há indícios que apontam para a participação desse grupo em mais 16 mortes ocorridas desde 2007, no Pantanal, o mesmo ano da chegada dele aqui".

Segundo o delegado, desde que assumiu a titularidade da distrital, recebeu dezenas de ligações telefônicas de moradores pedindo o fim da empresa de segurança clandestina. "As pessoas dizem que as mortes de autoria desconhecida aqui nessa região começaram depois da chegada dessa empresa".

Além das mais de dez mortes no Pantanal, o depoimento de uma testemunha sobre a execução do jovem Francisco Márcio Sousa da Silva, no dia 3 de outubro deste ano, no bairro Pan-Americano reforça as suspeitas da Polícia sobre a atuação da milícia nos dois bairros.

Segundo o delegado Aurélio, há indícios de que o grupo seja, na verdade, um braço armado do tráfico de droga com as missões de ´afastar´ traficantes rivais e ´eliminar´ assaltantes e usuários que estivessem devendo. A testemunha disse à Polícia que Francisco Márcio foi assassinado pelos irmãos Francisco Lima Pessoa, o ´Chico da Nazaré´ e Fábio Lima Pessoa, o ´Có´. Isso porque, agonizando, a vítima revelou quem eram os seus matadores. "Quem atirou em mim foi o Chico da Nazaré e o Có", disse antes de ser levado para o hospital e morrer dias depois.

O crime teria sido motivado por uma discussão ocorrida entre Francisco Márcio e outro irmão de ´Chico da Nazaré´, identificado como ´Mamá´.

As testemunhas disseram ainda que os irmãos ´Pessoa´, "aterrorizam" os moradores do bairro fazendo ameaças de morte. "Por toda e qualquer besteira, eles dizem: - quer bala?"

O casal fuzilado no Pantanal também morava no Pan-Americano e havia fugido do local por medo de ser morto pelos milicianos. Parentes das vítimas disseram que depois que eles saíram de lá, ´Chico da Nazaré´ passou a oferecer R$ 100,00 para quem tivesse informações sobre o paradeiro de Cláudio e Aurilene.

Dois dias antes do crime, o acusado descobriu onde eles estavam, passou em frente à casa e foi visto por Aurilene. A mulher disse a testemunhas, que se algo ocorresse com ela, o culpado seria ´Chico da Nazaré´.

PLANTÃO POLICIAL DO FIM DE SEMANA NA REGIÃO DOS INHAMUNS REGISTRA TRÊS MORTES

Três mortes foram registradas no plantão policial do final de semana, na região dos Inhamuns. Um acidente grave foi registrado na CE-277,que liga a cidade de Parambu a BR-020,no choque entre duas motos.O acidente teve como vitima fatal Antonio Sousa Mota,48 anos,residente no Sitio Manuel do Boi.
Ele pilotava a moto Today,vermelha de placa:HVC-1594.Na garupa estava Marcondes Ferreira da Silva,36 anos,que teve poli traumatismo e foi transferido para Fortaleza.A outra moto era uma Fan,preta de Placa:HEG-3993,pilotada por Francisco Maikon Simão,residente na localidade de Ingá,Parambu.Ele fraturou a perna direita e foi transferido para Fortaleza.Na garupa estava a namorada de Maikon,a jovem Alana Gonçalves Morais de 18 anos.Ela também fraturou a perna direita e foi transferida.

Em Novo Oriente tivemos um atropelamento com vitima fatal. Raimundo Carvalho de Sousa,57 anos,foi atropelado e morreu no local.Ele residia na localidade de Lagoa da Areia,naquele município.O acidente aconteceu na CE-187.

Em Arneiroz mais um acidente com vitima fatal.O acidente aconteceu na madrugada dessa segunda-feira,21,após uma festa que aconteceu em praça pública,naquele município.A vitima foi Antonio Pereira Barbosa,conhecido como Totonho,residente na localidade de Cachoeira de Fora.Ele caiu da moto YBR de placa:EII-3154,na Avenida Virgílio Távora,na saída da cidade.

Em Parambu foi preso André da Silva Gomes,de 19 anos.Ele é acusado de rapto de uma menor de 13 anos.Ele levou a menor pra morar com o mesmo sem o consentimento dos pais.

Em Santa Teresa foi detido por posse ilegal de arma,Manuel Francisco de Araújo,de 60 anos.Ele tinha em baixo do balcão de seu bar,uma espingarda.

Foi preso ainda Ezequias Castro de Oliveira.Ele é acusado de fornecer a arma para a prática do assassinato do homem conhecido como fome zero.O autor do homicídio,o Miguel está preso,por 30 dias.

LULA CHEGA A HOSPITAL PARA 2ª SESSÃO DE QUIMIOTERAPIA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou às 8h25 desta segunda-feira (21) ao Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para dar início ao segundo ciclo de quimioterapia no combate a um câncer na laringe, diagnosticado em outubro.
Lula entrou no hospital acompanhado da mulher, Marisa Letícia, e não falou com a imprensa. A perspectiva é de que o ex-presidente passe a noite internado e receba alta na terça-feira à tarde, quando deverá voltar ao seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP).
Em casa, Lula continuará a receber medicamentos quimioterápicos até o próximo fim de semana, por meio de uma bomba de infusão ligada a um cateter inserido sob a pele no ombro direito.
A expectativa da equipe médica que trata do ex-presidente é de que, a partir de janeiro, ele inicie sessões de radioterapia. O tratamento contra o câncer deverá ser finalizado apenas em fevereiro de 2012.
Lula recebeu na sexta-feira (18), em seu apartamento, a visita do técnico da seleção brasileira de futebol, Mano Menezes, que o presenteou com uma camisa oficial com uma mensagem de apoio. "Força, eterno presidente Lula. Contamos com você em 2014."
Na quarta-feira (16), o ex-presidente antecipou-se aos efeitos colaterais da quimioterapia e cortou o cabelo e a barba - "marca registrada" da sua trajetória política -, deixando apenas o bigode.
O petista encarou com bom humor, segundo amigos e familiares, o fato de ter raspado o cabelo e a barba e tem se comparado à imagem de Frei Chico, um irmão mais velho. Foi Frei Chico quem levou Lula para o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, em 1966.
No dia 14 de novembro, mesmo em tratamento médico, o ex-presidente gravou participação no programa partidário do PT, que será veiculado em cadeia nacional em dezembro.

FORTALEZA É A 3ª CAPITAL COM MENOS FUMANTES

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o cigarro a principal causa de morte evitável no mundo

O comerciante José Mauro Guimarães Pinheiro, 52 anos, tragou um cigarro pela primeira vez aos 18 anos. O que começou como brincadeira de adolescente foi crescendo e de repente ele já estava fumando três maços de cigarro por dia. "O vício era tão grande que não conseguia fazer nada sem o cigarro. A doença tomou conta de mim de uma maneira que passei a levar comigo três carteiras de cigarro, uma no bolso da camisa, outro no bolso da calça e outra na meia, o cigarro me dominava".

Por insistência das filhas e diante dos efeitos do tabaco no organismo que o deixavam cansado e depressivo, ele decidiu parar de fumar. Procurou ajuda, se inscreveu no Programa de Controle de Tabagismo que funciona no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart (Hospital de Messejana), seguiu o tratamento à risca, frequentou todos os encontros e está há três meses sem fumar. "Nunca imaginei que um dia eu poderia me livrar desse vício, foram 34 anos dependente da nicotina, mas a minha força de vontade aliada ao tratamento e a ajuda de profissionais competentes me fez alcançar essa vitória, hoje tenho uma vida bem melhor e saudável", diz.

A decisão de José Mauro e de outros ex-fumantes, colaborou com a estatística que classifica Fortaleza a terceira capital com menos fumantes no País. Segundo dados da pesquisa do Vigitel Brasil 2010, realizada pelo Ministério da Saúde, o percentual de adultos fumantes na Capital é de 11% ficando empatado com Aracaju e atrás apenas de São Luiz no Maranhão, que possui 10% da população fumante e Salvador na Bahia que ocupa o primeiro lugar com 8% da população fumante.

A Capital está também abaixo da média nacional a qual indica que 15% da população brasileira é fumante. Ainda de acordo com a pesquisa Vigitel as cidades onde há a prevalência de mais fumantes são: Porto Alegre, São Paulo e Rio Branco, todas com 20% da população adulta fumante.

Para a pneumologista e coordenadora do Programa de Controle de Tabagismo do Hospital de Messejana, Penha Uchôa, o vício do cigarro pode acarretar cerca de 50 outras doenças. Segundo ela, a maioria dos casos que chega ao hospital de infartos, enfisema pulmonar ou câncer de pulmão está ligada diretamente ao tabagismo.

Ainda de acordo com a pneumologista, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões por ano, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

A empresária Marilena Peixoto, 61 anos, sente na pele as consequências de um vício que já dura 33 anos. Hoje, ela luta contra uma doença chamada retinopatia que ocasiona a perda total da visão e uma neuropatia que a faz sentir fortes dores nas pernas. Por conta desse cenário e devido a pedidos dos filhos e da neta há uma semana ela decidiu parar de fumar. "Tive recomendações médicas para fazer um tratamento. Hoje, estou usando o adesivo com nicotina que está me ajudando muito. Minha neta que não me abraçava pois sentia o cheiro do cigarro, agora diz que estou cheirando a flor", conta.



Atualmente, dos 236 pacientes que estão em atendimento na unidade, 162 são mulheres e 74 são homens

Desde de 2002, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes desenvolve o programa de combate ao tabagismo com o objetivo de tratar com medicamentos e ajuda psicológica pessoas que desejam parar de fumar. Até hoje, a unidade tratou 2.012 pacientes e disponibiliza 200 vagas por semestre para novos pacientes. Porém, segundo a pneumologista e coordenadora do programa no hospital, Penha Uchôa, as vagas não atendem à demanda. Atualmente, 350 fumantes estão em uma fila de espera por tratamento na unidade.

É o caso do auxiliar de eletricista Cícero Tarciano Silva, 37 anos, que há cinco meses aguarda por uma vaga no programa. Fumante há 24 anos, ele diz que apesar de não suportar mais o odor da nicotina, não consegue largar o cigarro. A situação agravou ainda mais quando ele sofreu um acidente de trabalho e ficou com sequelas nas pernas. Impossibilitado de trabalhar há nove anos, a ociosidade fez com que ele dobrasse o consumo do cigarro. "Antes eu fumava dois maços por dia e passei a fumar quatro. Nos últimos meses estou tentando parar por conta própria, mas sem o uso de medicamentos está muito difícil".

Ele conta que está cansado de fumar e diz que sente muita falta de ar, porém, as condições financeiras não permitem que ele compre os medicamentos, que são muito caros. Para Cícero Silva seria fundamental a criação de outros centros de apoio a fumantes, tanto na Capital como no interior do Ceará. "A espera pelo tratamento é terrível, nós fumantes ficamos muito ansiosos. Acho que o serviço deveria ser mais descentralizado, abrindo mais postos para o interior do Estado", diz.

Penha Uchôa destaca que a procura por vagas é bem maior do que a oferta, pois as outras unidades que também desenvolvem o programa não funcionam a contento. Conforme a pneumologista, cerca de 70% das pessoas que procuram o tratamento do hospital vão por desejo próprio, os demais por recomendações médicas.

Segundo a pneumologista, para entrar no programa o fumante precisa passar por um processo de triagem para verificar se existem doenças relacionadas, contra-indicação de medicamentos e, ainda, o grau de dependência

domingo, 20 de novembro de 2011

MULHERES ISRAELENSES FICAM NUAS EM APOIO À BLOGUEIRA EGÍPCIA

Cerca de 40 mulheres israelenses decidiram tirar a roupa para mostrar solidariedade a uma egípcia de 20 anos que causou furor no mundo árabe na semana passada ao postar uma foto de si mesma nua em seu blog. A publicação da imagem seria um protesto contra a falta de liberdade de expressão em seu país.
De acordo com o site israelense “Ynet News”, para apoiar a blogueira, Aliaa Magda Elmahdy, –que estaria recebendo ameaças devido à publicação da imagem– as israelenses posaram nuas em uma foto em grupo. No entanto, elas optaram por não aparecer nuas, e sim atrás de uma faixa.
A organizadora do protesto, Or Tepler, 28, abriu uma página no Facebook convidando mulheres a “demonstrarem seu apoio, de uma forma legítima e não-violenta, a uma mulher como todas as outras – jovem, ambiciosa, cheia de sonhos e, evidentemente, com um senso de humor apurado”.
“Garotas, vamos dar ao mundo uma boa razão para verem a beleza única das mulheres israelenses”, escreveu Tepler. “Sem importar se elas são judias, árabes, heterossexuais ou lésbicas, porque aqui, como vocês sabem isso não importa. Vamos mostrar que nosso discurso internacional não depende de governos”.
As participantes foram fotografadas segurando uma faixa onde se lê “Amor sem limites” e “Homenagem a Aliaa Elmahdi. Irmãs em Israel.”
(Folha)

JOVEM UNIVERSITÁRIO DE MOMBAÇA COMETE SUICÍDIO POR ENFORCAMENTO

Morreu na noite de ontem, por volta das 23 horas, em Mombaça, vítima de suicídio por enforcamento, o jovem universitário Romário Marques, o Narin, 20 anos.
Segundo relato de amigos o rapaz estava em casa quando cometeu o sinistro com um punho de uma rede.
Ninguém sabe explicar o que motivou o universitário a tirar sua própria vida.
O clima em Mombaça é de muita tristeza.

MORRE NO RIO O ATOR ADRIANO REYS

Morreu por volta das 9h30 deste domingo (20) o ator Adriano Reys. Segundo Vivi Cantinho, que era casada com o ator havia 29 anos, Adriano tinha 78 anos, sofria de câncer no fígado e no peritônio e estava internado no Hospital Copa D'Or, na Zona Sul do Rio, havia dez dias.
O velório será às 14h deste domingo, das 14h às 18h, na capela 2 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul. O corpo do ator será cremado daqui a 4 dias no Crematório do Caju, na Zona Portuária.
O ator não deixa filhos.

Carreira
Adriano Reys nasceu no Rio de Janeiro em 20 de julho de 1934. Começou sua carreira artística no cinema já em 1953. Fez vários filmes, entre eles: “Os Três recrutas”, “É pra casar?”, “Dupla do barulho”, “Malandros da quarta dimensão”, “Leonora dos sete mares”, “Angu de caroço”, “O golpe”, “Aí vamos cadetes”, As sete Evas”, “No tempo dos bravos”, “Os apavorados”, “Garota de Ipanema”.

Como fez sucesso no cinema, foi chamado para a televisão. Na década de 70, esteve na TV TUPI de São Paulo aparecendo nas novelas como “Bel amy”, “Rosa dos ventos”, “Ídolo de pano”, “Ovelha negra”, “A viagem”, “Éramos seis” e “O direito de nascer”.

Em meados de 1980, foi para a TV Globo. Fez sucesso nas novelas “Barriga de aluguel”, “Mulheres de areia”, “Idade da loba” (na TV Bandeirantes), “Do fundo do coração” (na TV Record), e, por fim, “Kubanacan” (novamente na Globo).

MOTORISTA PERDE CONTROLE DE VEÍCULO E INVADE AS DEPENDÊNCIAS DE CHURRASCARIA EM IGUATU

Um automóvel modelo Montana, de cor branca, de placas NUU 6637, com inscrição de Iguatu, invadiu na manhã deste domingo (20), as dependências de uma churrascaria localizada na Avenida Perimetral, neste município.

De acordo com relatos de testemunhas, antes de atingir o galpão da churrascaria, o automóvel ainda derrubou uma árvore, e por pouco não colide de frente com um poste.

O dono do comércio, conhecido como Kinko, informou que acabou acordando com o barulho, e segundo ele ainda chegou a reconhecer o motorista do veículo que parecia estar muito embriagado.

A Polícia Militar esteve no local e informou que ainda hoje estaria localizando o motorista responsável pelo ocorrido.

Iguatu Notícias

PROCESSO QUE PEDE A CASSAÇÃO DO PREFEITO DE ACOPIARA ENTRA NA PAUTA DE JULGAMENTO

Se é ladainha ou não pouco interessa, a verdade é que o processo que pede a cassação do prefeito de Acopiara, Antonio Almeida Neto (PTB) deverá ser julgado nesta segunda-feira (21).
O pedido de cassação do alcaide acopiarense foi sustentado pelo Procurador Regional Eleitoral, Dr. Márcio Torres, por condutas vedadas e captação ilícita de sufrágio (votos) praticadas pelo então candidato nas eleições de 2008.

sábado, 19 de novembro de 2011

INSEGURANÇA NO TRÂNSITO: MORTES EM ACIDENTES COM MOTOS AUMENTAM 49,5%


Em outubro passado foram apreendidas mais de 100 motos irregulares na Zona Norte. Ainda sem número oficial fechado, o Detran estima que, em todo Estado, esta quantidade seja superior a mil motos no mesmo período. As blitze estão sendo realizadas em todo o Estado. A tolerância é zero para as motos irregulares. A meta é reduzir os números de acidentes envolvendo motos. A última estatística do Detran aponta que este ano, até agosto, 502 pessoas morreram em acidentes de motos no Ceará.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, o número de acidentes fatais com motos aumentou 49,5%. Em 2010, de janeiro a agosto foram 336 mortes com motos. Dados do Detran indicam que de 2002 até agosto de 2011 as motos tiraram a vida de 3.847 pessoas no Ceará. Neste mesmo período, as motos feriram 44.074 pessoas. O maior número de feridos por motos aconteceu no ano passado - 5.971. Agora em 2011, até agosto já foram 3.486 feridos em acidentes de motos.

Blitze constantes estão sendo realizadas para apreender motos que estão sem documentação. A fiscalização também pretende evitar que pessoas não habilitadas estejam no trânsito. O trabalho conjunto da Coordenadoria de Transporte e Trânsito Urbano (CTTU) de Sobral, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem surtindo efeito.

As motos representam hoje mais de 60% dos veículos usados em Sobral. E o pior é que muitas são usadas para cometer crimes. Qualquer moto suspeita é parada para averiguação. O uso obrigatório de capacete é outro cuidado que os fiscais do trânsito exigem. Motociclista sem capacete é multado e a moto recolhida ao Detran.

Acidentes

Outra preocupação é o uso de motos principalmente por jovens embriagados. O número de acidentes fatais com motos devido à embriaguez no volante delas tem aumentado.

A emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral está sempre lotada com jovens acidentados por motos. No mês passado, mais de 30 pessoas morreram devido a quedas de motos, na Zona Norte. A maioria dos acidentes vem de Reriutaba.

Prefeito de Viçosa pressiona vereadores a aprovar contratação de 749 servidores

Continua tenso o clima no município de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba. Tudo começou por conta de um projeto do prefeito Pedro da Silva Brito (PSDB) enviado à Câmara que define concurso para preenchimento de 749 vagas na administração municipal.

A votação aconteceu na última quinta-feira (17) e se estendeu até o final da noite, quando os vereadores de oposição se abstiveram e impediram a aprovação do projeto. A decisão revoltou um grupo de moradores, a maioria estudantes, que aguardavam o resultado da votação.

Os manifestantes impediram a saída dos vereadores que tiveram que ser escoltados pela Polícia Militar. Alguns chegaram a ser atingidos por ovos jogados pelos insatisfeitos. A movimentação prosseguiu durante toda a madrugada e terminou com buzinaço às 04 h contra a não aprovação do concurso.

Ceará participa neste sábado da Campanha Brasil sem Cigarro


A Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, é palco neste sábado (19) da Campanha Brasil sem cigarro, uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado. A campanha tem à frente o ex-fumante e médico Drauzio Varella.

A ação prossegue até o meio dia, onde a população fumante do Ceará está sendo mobilizada para abandonar o vício do cigarro. Numa das tendas de prestação de serviços, médicos pneumologistas e técnicos da Sesa estão realizando com os fumantes o teste de monóxido de carbono, gás que também está presente no cigarro e nos escapamentos dos carros.

Um dos principais serviços, com resultados positivos no abandono do vício do fumo, é mantido no Hospital de Messejana. Lá, desde 2002, funciona o Programa de Controle ao Tabagismo.

A nicotina é uma das 4.700 substâncias que o cigarro contém. É ela quem deixa o fumante dependente, com dificuldade para deixar de fumar. Aumenta a pressão arterial e o número de batidas cardíacas.

Após sete anos, Tom Cavalcante deixa a Record


O humorista cearense Tom Cavalcante, 49, não faz mais parte do elenco da Record. A emissora divulgou um comunicado na tarde desta sexta-feira (18) em que afirma que ele está deixando o canal dos bispos após sete anos.

De acordo com o texto, a decisão foi tomada em comum acordo. O contrato do comediante iria até dezembro de 2012, mas as duas partes decidiram rescindi-lo antes.

Agora, Tom deve permanecer na emissora apenas até o final deste ano.

A emissora diz ainda que o "Show do Tom" permanecerá no ar até a última segunda-feira do ano, na faixa das 23h.





Leia a íntegra do comunicado:

A Record e o apresentador Tom Cavalcante anunciam que, nesta tarde, o contrato entre as duas partes foi rescindido, em comum acordo.

O contrato previa a permanência do humorista até dezembro de 2012, mas em função do novo acordo, o término passa a ser 31 de dezembro de 2011. O programa "Show do Tom" permanece sendo exibido às segundas-feiras, na faixa das 23h, até o final do ano.

Tom Cavalcante estreou na Record em 27 de setembro de 2004, dando início a uma parceria que desde então foi marcada pelo sucesso. Durante os sete anos, o apresentador colocou seu talento a serviço da emissora e aqui apresentou uma extensa galeria de personagens que ficarão na memória do público que sempre acompanhou o seu programa.

Bastidores da política em Acopiara voltam a esquentar

Depois de bater a mesa e afirmar que a candidatura petista está mais viva do que nunca com vistas às eleições em 2012, em Acopiara, o vereador Elias Mandú (PT) poderá começar a colher os frutos de sua coragem nos próximos dias.

Comenta-se nos bastidores da política na Terra do Lavrador que o alcaide acopiarense vai mesmo indicar o vice-prefeito Tião Mandú para disputar o pleito.

Até então, o prefeito tinha interesse em lançar um de seus sobrinhos.

Semana passada na sessão da Câmara Municipal, o vereador Elias Mandú foi taxativo quando afirmou que o apoio prestado pelo seu partido a atual administração rendeu quase cem por cento dos convênios firmados entre Prefeitura e o Governo Federal.


Elias Mandú disse ainda que acabar uma parceria de quase 50 anos não seria o melhor caminho, porém, se houvesse a necessidade o faria sem nenhum problema.


Os bastidores da política em Acopiara não devem esfriar tão cedo.

Estacionado na tabela, só a vitória no Sul mantém o Ceará com chances de evitar a queda para a Série B


Sem mais direito a tropeços, o Ceará encara o Grêmio no Olímpico, neste sábado, às 18h (horário cearense) com a corda no pescoço. Derrotado nas últimas duas rodadas em casa para Santos e Corinthians, o Vovô estacionou nos 35 pontos, amargando o 18ºlugar e a zona de rebaixamento restando três rodadas.

Como o primeiro time fora do Z-4, o Cruzeiro, já abriu três pontos do Vovô, uma nova derrota, somada com uma vitória do time mineiro, deixaria a tarefa do Ceará de evitar uma queda para a Série B quase impossível.

Filho de Carlinhos de Jesus é morto a tiros na Zona Oeste do Rio

O filho do dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, Carlos Eduardo Mendes de Jesus, conhecido como Dudu, de 32 anos, foi morto a tiros na madrugada deste sábado (19) quando saía de um bar em Realengo, na Zona Oeste do Rio. As informações foram confirmadas pela Divisão de Homicídios do Rio.

“Já temos algumas linhas de investigação, mas prefiro não divulgar”, disse o delegado-adjunto da DH, Allan Duarte.


De acordo com as informações iniciais, o músico saía de bar na Avenida Marechal Fontenelle, quando foi atingido por disparos feitos por dois homens em uma motocicleta.
Pelo Twitter, Carlinhos de Jesus lamenta morte do
filho (Foto: Reprodução/Twitter)
Os criminosos, ainda não identificados, fugiram do local em seguida. Dudu ainda foi levado ao Hospital Albert Schweitzer, também em Realengo, mas não resistiu.
Pelo Twitter, Carlinhos de Jesus lamentou a morte do filho e agradeceu as manifestações de solidariedade: "DOR! Insuportável perder que amamos! Perco meu filho brutalmente. Estou em Caxias do Sul tentando voltar o quanto antes", disse o coreógrafo no microblog.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

SECRETÁRIO DE SAÚDE DESTACA OS AVANÇOS DA SAÚDE EM CATARINA

Em entrevista concedida a Radio Portal dos Inhamuns, ao Jornal Portal de Notícias 2ª Edição, o Secretário de Saúde Adjunto do Estado do Ceará, Dr. Haroldo Jorge Pontes de CarvalhO enalteceu de forma significativa o trabalho realizado na área da saúde pelo Prefeito Municipal Dr. Jefferson Paes de Andrade Rodrigues.
Segundo O psicólogo Haroldo Jorge Pontes de Carvalho, o município de Catarina está de parabéns pela estrutura oferecida pelo hospital Municipal Dr. Gentil Domingues. Para Dr. Haroldo, as mais de 1000 cirurgias realizadas pelo Centro Cirúrgico Dr. Antônio Alves de Freitas, é um marco de extrema importância para a melhoria da qualidade da saúde do povo catarinense. “são 1000 pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos, sem precisar sair da companhia de seus familiares.” destacou o secretário.
Com relação aos conselhos municipais de saúde, o secretário destacou que os conselhos são espaços públicos de composição plural e paritária entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrada nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal).

TOMBAMENTO DE ÔNIBUS DA EMPRESA GUANABARA OCORRE NA CE-060 EM IGUATU


Por volta das 04h desta sexta-feira, 18, um ônibus da empresa Guanabara de placa NQY 6230 que fazia a linha Fortaleza/Juazeiro do Norte tombou na CE 060 nas proximidades do Sítio Retiro em Iguatu.
Segundo informações dos passageiros o veículo perdeu o controle e percorreu quase 50 metros na CE antes de tombar numa ribanceira de quase dez metros. Rapidamente após o acidente várias vítimas foram socorridas para o Hospital Regional de Iguatu por motoristas que passavam no local.
A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e chegando ao local prestou socorro a vários passageiros que estavam assustados e alguns que continuavam dentro do ônibus, “ tivemos que socorrer alguns passageiros que estavam em estado de choque e alguns que pediam uma atenção especial, pois estavam com várias dores pelo corpo” afirmou o SGT-CB-Hildebrando.
Um dos passageiros falou para a reportagem do Portal Iguatu.Net sobre um milagre que praticamente aconteceu neste acidente,“ foram momentos de terror eu tenho um tio que estava na poltrona 03 e foi jogado para fora do veículo, eu fiquei desesperado pois o mesmo tinha feito uma cirurgia em um dos olhos e quando observei ele estava sentado no asfalto e sofreu apenas alguns arranhões foi Deus” disse o sobrinho da vítima, Pedro Cruz.
As equipes da Polícia Civil, Militar e Rodoviária Estadual estiveram no local e prestaram socorro às vítimas do acidente, “estamos acompanhando toda movimentação no sentido de tranqüilizar os passageiros e dar segurança na remoção dos seus pertences” declarou o Comandante da 2ªCIA/BPM, Cel. Jarbas Freire.
O Delegado da Polícia Civil, Jeffirson Pires, também se pronunciou sobre o acidente, “ vamos analisar tudo o que aconteceu para após a perícia iremos nos pronunciar” finalizou.
A reportagem da Portal FM entrou em contato com o Hospital Regional de Iguatu e confirmou a informação sobre as seis vítimas que foram socorridas em nenhuma sofre o risco de morte.